ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 09 05 19

-TRF REVOGA HABBEAS CORPUS E TEMER DEVE SER PRESO OUTRA VEZ

-PROMOTORIA VOLTA A PEDIR PRISÃO DO EX-DEPUTADO PIZOLATTI

-APAE DO MUNICÍPIO INAUGURA NOVA COZINHA EDUCACIONAL

-BOMBEIROS JÁ ARRECADARAM 60 MIL COM DOAÇÕES VIA CONTA DE LUZ

-PREFEITURA FARÁ ESTUDO ANTES DE LICITAR NOVA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA

-COLISÃO ENTRE VEÍCULOS DEIXA UMA PESSOA FERIDA NO CENTRO DA CIDADE

-POLÍCIA APRENDE EQUIPAMENTOS USADOS EM CRIMES PELA INTERNET

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Opositores de NICOLÁS MADURO acusam forças de segurança controladas pelo regime de cercar e prender o vice-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, EDGAR ZAMBRANO, nesta quarta-feira. Segundo relato do próprio ZAMBRANO, publicado nas redes sociais, os guardas do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional cercaram e guincharam o carro onde estava o político. Ele foi levado ao Helicoide, prédio em Caracas que guarda opositores ao regime de MADURO. ZAMBRANO lidera um dos partidos de oposição ao governo do país.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, expulsou 56 militares acusados de envolvimento no levante do dia 30 de abril, liderado pelo opositor JUAN GUAIDÓ. Um deles é MANUEL FIGUERA, ex-chefe do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional. Nos protestos daquele dia, convocados por GUAIDÓ, cinco pessoas morreram e 239 ficaram feridas. Além de FIGUERA, foram expulsos cinco tenentes-coronéis, quatro majores, quatro capitães, seis primeiros-tenentes e tenentes e 36 sargentos.

O governo dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira que "apoia que o Brasil inicie o procedimento para se tornar membro completo" da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. Pelo Twitter, a secretária assistente de Estado norte-americana KIMBERLY BREIER disse que a Casa Branca "acolhe as reformas econômicas, as melhores práticas e uma estrutura regulatória conforme os padrões da OCDE". A mensagem foi traduzida e replicada pela conta da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

O ex-presidente MICHEL TEMER disse que irá se apresentar "voluntariamente" à Justiça nesta quinta-feira. A afirmação foi dada a jornalistas que o aguardavam na porta de sua casa, em Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, na noite desta quarta, após o Tribunal Regional Federal decidir pela revogação do habeas corpus do ex-presidente e de JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO, amigo dele. TEMER é acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado um bilhão e 800 milhões em propina. Ele foi preso em 21 de março, durante a Operação Descontaminação, que teve como base a delação do dono da Engevix e investigações sobre obras da usina nuclear de Angra três.

O decreto do presidente JAIR BOLSONARO que altera as regras de posse e porte de arma de fogo, publicado nesta quarta-feira, também altera o rol de armas permitidas ao cidadão comum. Entre as mudanças, está a inclusão, na lista de armas permitidas, de armas que antes eram de uso privativo de forças de segurança, como a pistola 9 milimitros. O texto também dispensa caminhoneiros, políticos eleitos, jornalistas e outras categorias de comprovar necessidade de portar armas. Após a assinatura do decreto, a CNBB criticou a flexibilização da posse e porte de armas pelo presidente. Cerca de 300 bispos de todo país estão reunidos na basílica, em Aparecida, para discutir os rumos da Igreja Católica no país e se manifestaram contra as mudanças.

A comissão especial da Câmara que discute a reforma da Previdência ouviu nesta quinta-feira o ministro da Economia, PAULO GUEDES. A proposta de emenda à Constituiçãomexe nas regras de aposentadoria e é considerada pelo governo federal como uma das principais medidas para recuperar as contas públicas. GUEDES é o primeiro a ser ouvido pelo colegiado, que irá realizar uma série de audiências públicas para discutir a proposta. O ministro disse que, há 40 anos, havia 14 contribuintes por aposentado e, atualmente, são sete. Para Guedes, o atual sistema enfrenta déficit em todas as áreas e que a "velha" Previdência é uma "fábrica de privilégios" e uma "máquina perversa de transferência de renda”.

A Promotoria de Justiça de Blumenau, no Vale do Itajaí, pediu nesta quarta-feira a prisão preventiva do ex-deputado JOÃO PIZZOLATTI. O Ministério Público argumenta que ele descumpriu uma medida judicial ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa. O advogado que defende PIZZOLATTI afirmou que não havia sido notificado sobre o pedido de prisão até a noite desta quarta e que vai se manifestar quando tiver conhecimento do teor do documento. O ex-deputado teve a CNH suspensa em junho de 2018. Ele responde a processo judicial relacionado a um acidente de trânsito de dezembro de 2017 em que ele admitiu estar embriagado. Um homem ficou gravemente ferido na época.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina lançou nesta quarta-feira uma nova etapa da campanha de biometria. O cadastramento biométrico é feito por revisão obrigatória do eleitorado em 122 cidades. Portanto, todos eleitores nesses municípios devem comparecer no cartório eleitoral para fazer o procedimento, que é a identificação através das digitais dos dedos. Santa Catarina tem 66 por cento de eleitores com identificação biométrica, e a meta é atingir 85 por cento. Isso será um incremento de mais de um milhão de eleitores para 2020. O cadastramento obrigatório vai até maio do próximo ano.

Um projeto de lei contra o assédio sexual e a cultura do estupro em órgãos públicos foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na tarde desta terça-feira. O texto teve a maioria dos votos dos parlamentares, mas dois deputados foram contra. Um deles, JESSÉ LOPES do PSL, subiu à tribuna e afirmou não ser necessário criar uma legislação para os órgão públicos porque estupro não seria cometido por "homens normais, mas por pessoas doentes". Ele ainda complementou que atrair estupradores é uma "escolha" da mulher. JESSÉ reafirmou ser contrário ao projeto, que cultura de estupro é "uma ficção criada por órgãos internacionais" e que mulheres deveria andar "com uma arma na bolsa" para resolver a situação.

A notícia da saída temporária da prisão de SUZANE VON RICHTHOFEN publicada pelo portal da Peperi teve grande repercussão nesta terça-feira. A mulher, condenada a 39 anos por ter matado os pais em São Paulo, deve ficar em liberdade até o dia 14 de maio, quando deve retornar à penitenciária. Ela foi beneficiada com a saída temporária para o Dia da Mães. A notícia teve milhares de acessos e dezenas de comentários no Facebook do portal da Peperi. A maioria dos internautas criticou a saída temporária de SUZANE já que ela foi condenada pela morte dos pais.

A partir do próximo domingo, o projeto Palco Aberto terá novo horário. Em razão da proximidade do inverno, as apresentações nas praças do centro da cidade vão começar as três horas e terminar as seis da tarde. A mudança foi definida pela Secretaria Municipal de Cultura para que as famílias possam aproveitar com mais tranquilidade a tarde de domingo. De acordo com o secretário CARLOS CHAVES, duas atrações estão programadas para o domingo. A praça Walnir Bottaro Daniel vai receber KAKO GARCIA e, na praça Belarmino Annoni, o show serpa com PEDRO PINHEIRO.

O segundo seminário regional de prevenção as deficiências irá discutir estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento do autismo. O evento será realizado no dia 14 de junho no centro cultural da Unoesc. O seminário é uma parceria com a Assembleia Legislativa e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiências. De acordo com a terapeuta ocupacional da APAE de Iporã do Oeste e coordenadora regional do programa de prevenção as deficiências das APAES do Vale do Uruguai, PATRÍCIA MELLO, a discussão será voltada para profissionais dos setores de assistência social, saúde e educação, mas é aberto a população em geral. Ela destaca que o objetivo principal é definir estratégias de prevenção as deficiências, bem como, o atendimento aos alunos com vista na sua melhora da qualidade de vida.

O tema centro do segundo seminário de prevenção as deficiências será o transtorno do espectro autista. O assunto será abordado pelo doutor JOSÉ RAIMUNDO FACION. O psicólogo, graduado na Alemanha, possui doutorado no departamento de psiquiatria infanto juvenil e pós-doutorado em neuropediatria, também na Alemanha. A terapeuta ocupacional e coordenadora regional do programa de prevenção as deficiências das APAES do Vale do Uruguai, PATRÍCIA MELLO, destacou que o psicólogo vai discutir formas de prevenir, identificar e estratégias de tratamento para o autismo. As inscrições para o seminário do mês de junho no centro Cultural da Unoesc devem ser feitas pelo site da ALESC.

A Apae inaugurou oficialmente na manhã de hoje a Cozinha Educacional da escola. Segundo a vice-presidente da associação de pais e amigos do excepcionais, NEIDE ZORTEA, os recursos para a obra vieram do Instituto Guga Kuerten. Essa já é a terceira vez que a entidade ajuda a APAE do município. A cozinha será usada em atividades voltadas para o desenvolvimento dos alunos. NEIDE explicou que o espaço vai contribuir bastante nesse sentido e o que os alunos vão participar diretamente da produção de alimentos, como por exemplo, pizzas e bolos. O evento de inauguração da cozinha educacional da Apae contou com a presença da presidente do Instituto Guga Kuerten, ALICE KUERTEN.

A Apae de São Miguel do Oeste investiu cerca de 40 mil reais para a instalação da nova cozinha educacional na escola. 22 mil reais foram doados pelo Instituto Guga Kuerten e os outros 18 mil foram de recursos próprios da Apae. Além de São Miguel do Oeste, Apaes de outras cidades também foram atendidas com repasse de valores pelo Instituto Kuerten. As escolas especiais de Bandeirante, Descanso, Guaraciaba, Romelândia e São José do Cedro também foram contempladas pela entidade. As fotos da inauguração da cozinha educacional da Apae de São Miguel estão no portal da Peperi na internet.

Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste se reuniram nesta semana e aprovaram uma moção de apelo sugerindo a reativação do Conselho Municipal da Juventude. A proposição é do vereador mirin JULIO FRANZEN. Ele também solicitou a realização do Seminário Municipal da Juventude. De acordo com JULIO, a sugestão visa criar uma alternativa para os jovens romper com a "bolha" online em que estão inseridos. Ele disse que a juventude passa boa parte do dia realizando atividades na internet e no celular e a reativação do conselho da juventude é primordial para preencher essa lacuna e aproximar os adolescentes e jovens.

O vereador do PDT, ODEMAR MARQUES, apresentou uma indicação nesta semana para a criação de uma central única de informações gerais do município com atendimento 24 horas por dia. A sugestão foi aprovada em plenário será encaminhada ao poder público municipal. O vereador entende que a prefeitura deve criar essa estrutura para o atendimento da população com as mais variadas informações. Ele disse que a central poderia funcionar em outras estruturas, como a delegacia de polícia ou na UPA 24 horas. ODEMAR disse que as pessoas não tem aonde recorrer quando precisam de alguma informação de urgência.

A campanha de doação de valores para o Corpo de Bombeiros via conta de luz já colocou cerca de 60 mil reais nos cofres do quartel de São Miguel do Oeste. O recurso deve ser usado para a compra de uma nova ambulância. A informação é do capitão do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, MICHAEL MAGRINI. De acordo com ele, a campanha via fatura de luz existe há praticamente três anos e o valor arrecadado até agora é considerável. MAGRINI comentou que existe a necessidade de uma nova ambulância para o atendimento de vítimas de acidentes na região. O recurso deve ser aplicado integralmente na compra de uma nova viatura.

O Corpo de Bombeiros deve fazer um empréstimo para complementar o valor necessário para a compra de uma nova viatura para o quartel de São Miguel do Oeste.

Além dos 60 mil reais obtidos pelas doações de moradores via conta de luz, o Corpo de Bombeiros deve solicitar um empréstimo de 100 mil reais para a compra do novo veículo. A afirmação é do capitão do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, MICHAEL MAGRINI. Ele disse que essa será a primeira vez que o batalhão vai compra uma viatura com o valor arrecadado através das contribuições. MAGRINI explicou que essa aquisição deve ocorrer nos próximos meses.

São Miguel do Oeste possuí cerca de 18 mil residências e desse total quatro mil já foram visitadas pelo Corpo de Bombeiros. Os números foram divulgados pelo capitão do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, MICHAEL MAGRINI. Ele disse que o objetivo é visitar todas as outras 14 mil unidades. MAGRINI lembrou que apenas três bombeiros comunitários atuam nessa área e por isso o trabalho é realizados aos poucos no município. O objetivo, segundo ele, é que mais pessoas passem a contribuir para que a corporação possa investir ainda mais em melhorias no atendimento prestado aos municípios atendidos pelo batalhão de São Miguel do Oeste.

As obras do novo posto de saúde do bairro São Sebastião estão dentro do cronograma estabelecido pela prefeitura. A informação é do secretário de Saúde, LEONIR CARON. Ele lembrou que os trabalhos são fiscalizados por uma comissão de moradores do bairro. O valor investido no novo posto de saúde deve chegar a um milhão de reais. 746 mil reais são oriundos do Fundo Nacional de Saúde e o restante é de contrapartida da prefeitura. CARON disse que o posto vai ser um dos melhores do município. A previsão de entrega da obra é janeiro de 2020.

A lei que trata da exploração do terminal rodoviário de São Miguel do Oeste tem mais de 40 anos e precisa de uma atualização. O comentário é da procuradora do município, BARBARA RODRIGUES. Ela explicou que a lei que permitiu a exploração da rodoviária pela empresa Melhoramentos é de 1978. Naquela época, não existia a lei de concessões públicas e nem a lei de licitações. Além disso, o governo atual não encontrou o documento de renovação do contrato entre a prefeitura e a empresa, já que a lei de 78 previa a exploração dos serviços por 30 anos, prorrogáveis por mais 30. Ela disse que o contrato está em vigor, mas a título precário. Por isso, a prefeitura elaborou um novo projeto de lei tratando do assunto. A matéria foi aprovada em primeiro turno nesta semana.

O projeto de lei que trata da exploração dos serviços do terminal rodoviário não prevê, exatamente, a construção de uma nova rodoviária na cidade. De acordo com a procuradora do município, BARBARA RODRIGUES, trata-se de uma nova lei que contempla requisitos mínimos para o terminal rodoviário. Ela explicou que as novas exigências não inviabilizam a manutenção da estrutura no espaço atual. BARBARA ressaltou que a definição do concessionário e o local serão definidos em licitação. Uma das novidades é que a rodoviária tenha um novo espaço para o terminal urbano. Essas mudanças estão dentro do contexto de mobilidade urbana que está norteando as ações do governo municipal.

Depois que o projeto de lei for aprovado pelos vereadores em segundo turno e a lei ser publicada pelo prefeito, o município vai contratar um estudo técnico sobre o terminal rodoviário de São Miguel do Oeste. Esse levantamento vai apontar a situação atual da rodoviária e as necessidades que devem ser atendidas. Somente depois desse estudo é que deve ser lançada a licitação para escolher a empresa que vai administrar o terminal rodoviário.

A Polícia Militar se reuniu nesta quarta-feira com funcionários de agencias bancárias do município de Guaraciaba. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão da PM, coronel MARCELO DE WALLAU, o objetivo foi discutir questões de segurança pessoal e patrimonial. A polícia repassou orientações de procedimentos pessoais de segurança com tópicos provenientes do programa Arquitetura Contra o Crime. Durante o encontro, também foi oficializada a criação de novos núcleos da Rede de Vizinhos abrindo mais um canal de interação entre a comunidade e a Polícia Militar.

As Polícias Civil e Militar apreenderam telefones celulares, computadores e equipamentos eletrônicos, possivelmente utilizados em crimes praticados pela internet. O mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência no centro de Palma Sola. Durante a busca, também foi encontrada uma arma de fogo com registro vencido e com luneta com capacidade de aproximação mais alto que o limite permitido, de uso restrito. O proprietário da arma foi preso em flagrante e levado para a Unidade Prisional de São José do Cedro. A proprietária dos aparelhos eletrônicos apreendidos responderá a inquérito policial por crimes praticados pela internet.

A Delegacia de Polícia Civil de Palma Sola já registrou vários boletins de ocorrência com diversas vítimas de golpes aplicados pela internet. De acordo com a polícia, os crimes são cometidos por meio de perfis falsos criados em rede social. Os materiais e equipamentos apreendidos ontem serão periciados e podem servir de prova para identificar os responsáveis pelos crimes. Em nota, a polícia reforçou que os crimes na internet podem gerar responsabilização criminal pelos delitos de injúria, calúnia, difamação e falsa identidade. Além disso, os autores podem ser condenados a reparação por danos morais e materiais sofridos pelas vítimas.

O motorista de uma Saveiro ficou ferido em uma colisão com um Celta na noite desta quarta-feira. O acidente aconteceu na rua Waldemar Rangrab, centro de São Miguel do Oeste. Os dois veículos são emplacados na cidade e trafegavam em sentido oposto. Com o impacto da batida o Celta rodou sobre a pista e quase parou em cima da calçada às margens da praça Belarmino Annoni. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o motorista da Saveiro que sofreu ferimentos leves. O condutor do Celta saiu ileso e uma passageira apresentava apenas nervosismo. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.