ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 09-05-2019 Quinta-feira

-TRF REVOGA HABBEAS CORPUS E TEMER DEVE SER PRESO OUTRA VEZ

-PROMOTORIA VOLTA A PEDIR PRISÃO DO EX-DEPUTADO PIZOLATTI

-DESCANSO CREDENCIA ORTOPEDISTA PARA ATENDER PACIENTES NO PRÓPRIO MUNICÍPIO

-PREFEITOS COBRAM SOLUÇÃO RÁPIDA PARA A RECOLHA DE ANIMAIS MORTOS

-TUNÁPOLIS ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA PRÓ EMPRESA

-SANTA HELENA ALTERA PROGRAMA DE SERVIÇOS COM MÁQUINAS TERCEIRIZADAS

-HOMEM SAI DO VEÍCULO EM BLOQUEIO DE OBRAS E É ATROPELADO

-AÇÃO CONJUNTA FLAGRA GRUPO DE USUÁRIOS CONSUMINDO DROGA NA CIDADE

-EMPRESÁRIO MORRE APÓS ACIDENTE NA BR 282


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


Opositores de NICOLÁS MADURO acusam forças de segurança controladas pelo regime de cercar e prender o vice-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, EDGAR ZAMBRANO, nesta quarta-feira. Segundo relato do próprio ZAMBRANO, publicado nas redes sociais, os guardas do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional cercaram e guincharam o carro onde estava o político. Ele foi levado ao Helicoide, prédio em Caracas que guarda opositores ao regime de MADURO. ZAMBRANO lidera um dos partidos de oposição ao governo do país.


O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, expulsou 56 militares acusados de envolvimento no levante do dia 30 de abril, liderado pelo opositor JUAN GUAIDÓ. Um deles é MANUEL FIGUERA, ex-chefe do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional. Nos protestos daquele dia, convocados por GUAIDÓ, cinco pessoas morreram e 239 ficaram feridas. Além de FIGUERA, foram expulsos cinco tenentes-coronéis, quatro majores, quatro capitães, seis primeiros-tenentes e tenentes e 36 sargentos.


O governo dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira que "apoia que o Brasil inicie o procedimento para se tornar membro completo" da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. Pelo Twitter, a secretária assistente de Estado norte-americana KIMBERLY BREIER disse que a Casa Branca "acolhe as reformas econômicas, as melhores práticas e uma estrutura regulatória conforme os padrões da OCDE". A mensagem foi traduzida e replicada pela conta da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.



O ex-presidente MICHEL TEMER disse que irá se apresentar "voluntariamente" à Justiça nesta quinta-feira. A afirmação foi dada a jornalistas que o aguardavam na porta de sua casa, em Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, na noite desta quarta, após o Tribunal Regional Federal decidir pela revogação do habeas corpus do ex-presidente e de JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO, amigo dele. TEMER é acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado um bilhão e 800 milhões em propina. Ele foi preso em 21 de março, durante a Operação Descontaminação, que teve como base a delação do dono da Engevix e investigações sobre obras da usina nuclear de Angra três.


O decreto do presidente JAIR BOLSONARO que altera as regras de posse e porte de arma de fogo, publicado nesta quarta-feira, também altera o rol de armas permitidas ao cidadão comum. Entre as mudanças, está a inclusão, na lista de armas permitidas, de armas que antes eram de uso privativo de forças de segurança, como a pistola 9 milímetros. O texto também dispensa caminhoneiros, políticos eleitos, jornalistas e outras categorias de comprovar necessidade de portar armas. Após a assinatura do decreto, a CNBB criticou a flexibilização da posse e porte de armas pelo presidente. Cerca de 300 bispos de todo país estão reunidos na basílica, em Aparecida, para discutir os rumos da Igreja Católica no país e se manifestaram contra as mudanças.


A comissão especial da Câmara que discute a reforma da Previdência ouviu nesta quinta-feira o ministro da Economia, PAULO GUEDES. A proposta de emenda à Constituiçãomexe nas regras de aposentadoria e é considerada pelo governo federal como uma das principais medidas para recuperar as contas públicas. GUEDES é o primeiro a ser ouvido pelo colegiado, que irá realizar uma série de audiências públicas para discutir a proposta. O ministro disse que, há 40 anos, havia 14 contribuintes por aposentado e, atualmente, são sete. Para Guedes, o atual sistema enfrenta déficit em todas as áreas e que a "velha" Previdência é uma "fábrica de privilégios" e uma "máquina perversa de transferência de renda”.


A Promotoria de Justiça de Blumenau, no Vale do Itajaí, pediu nesta quarta-feira a prisão preventiva do ex-deputado JOÃO PIZZOLATTI. O Ministério Público argumenta que ele descumpriu uma medida judicial ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa. O advogado que defende PIZZOLATTI afirmou que não havia sido notificado sobre o pedido de prisão até a noite desta quarta e que vai se manifestar quando tiver conhecimento do teor do documento. O ex-deputado teve a CNH suspensa em junho de 2018. Ele responde a processo judicial relacionado a um acidente de trânsito de dezembro de 2017 em que ele admitiu estar embriagado. Um homem ficou gravemente ferido na época.


O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina lançou nesta quarta-feira uma nova etapa da campanha de biometria. O cadastramento biométrico é feito por revisão obrigatória do eleitorado em 122 cidades. Portanto, todos eleitores nesses municípios devem comparecer no cartório eleitoral para fazer o procedimento, que é a identificação através das digitais dos dedos. Santa Catarina tem 66 por cento de eleitores com identificação biométrica, e a meta é atingir 85 por cento. Isso será um incremento de mais de um milhão de eleitores para 2020. O cadastramento obrigatório vai até maio do próximo ano.


Um projeto de lei contra o assédio sexual e a cultura do estupro em órgãos públicos foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na tarde desta terça-feira. O texto teve a maioria dos votos dos parlamentares, mas dois deputados foram contra. Um deles, JESSÉ LOPES do PSL, subiu à tribuna e afirmou não ser necessário criar uma legislação para os órgão públicos porque estupro não seria cometido por "homens normais, mas por pessoas doentes". Ele ainda complementou que atrair estupradores é uma "escolha" da mulher. JESSÉ reafirmou ser contrário ao projeto, que cultura de estupro é "uma ficção criada por órgãos internacionais" e que mulheres deveria andar "com uma arma na bolsa" para resolver a situação.


-DESCANSO CREDENCIA ORTOPEDISTA PARA ATENDER PACIENTES NO PRÓPRIO MUNICÍPIO

-PREFEITOS COBRAM SOLUÇÃO RÁPIDA PARA A RECOLHA DE ANIMAIS MORTOS

-TUNÁPOLIS ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA PRÓ EMPRESA

-SANTA HELENA ALTERA PROGRAMA DE SERVIÇOS COM MÁQUINAS TERCEIRIZADAS


Medidas adotadas pelo governo federal causam preocupação na agricultura. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais com atuação em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste, a forma como as políticas públicas estão sendo conduzidas podem penalizar a agricultura familiar. Conforme NESTOR HAMMERSCHMITT, as preocupações estão no corte de recursos para investimentos importantes e aumento de juros. Ressalta que, em algumas situações linhas de financiamento passaram de juros de 2,5 por cento para 4,6 por cento, um aumento de despesas considerado preocupante. HAMMERSCHMITT alerta para dificuldades que podem ocorrer na implantação de lavouras para a safra 2019-2020. No momento o Plano Safra é aguardado com expectativa por ser fundamental nos investimentos de pequenos e grandes produtores rurais.


O Movimento Sindical briga por juros acessíveis e recursos para linhas de créditos que ofereçam vantagens aos agricultores. O sindicalista diz que o programa de habitação rural também merece maior atenção, pois ainda possui demanda. Informa que já foi feita negociação com atual governo, no entanto sem qualquer garantia de recursos para o programa Minha Casa Minha Vida. Segundo NESTOR HAMMERSCHMITT, o sindicato está mantendo serviços e disponibiliza engenheiro agrônomo para elaboração de projetos aos produtores rurais que buscam recursos como para o crédito fundiário. Também realiza pedidos de mudas frutíferas, e até de alevinos. Outra questão considerada relevante é o subsídio na fatura de energia elétrica. A Fetaesc luta para manter 40% de subsídio no meio rural, valor importante para a produção agrícola.


APAE Renascer de São João do Oeste participa do festival “nossa arte” de Joinville. Segundo a diretora da APAE, VANESSA SCHWENGBER, no ano passado ocorreu à etapa regional do festival no município de Descanso, com a participação das APAEs da região Vale do Uruguai. Os primeiros colocados foram classificados para a etapa estadual do festival, que ocorre esta semana em Joinville. VANESSA comenta que os alunos viajaram na segunda-feira, acompanhadosde professores e equipe técnica. A APAE de São João do Oeste está sendo representada nas categorias canto e dança. O transporte é custeado pelo conselho do Vale do Uruguai, e demais despesas de hospedagem são pagas pelas escolas especiais. Já a alimentação fica por conta da federação estadual as APAEs. Também participam do festival as APAEs de Mondaí, Caibi, Itapiranga, SMOeste e Iporã do Oeste.


Epagri oferece curso de processamento de leite. Três municípios serão atendidos com a capacitação este ano. Mondaí já teve um grupo e mais um será atendido em julho, serão dois em Anchieta e mais um em Águas de Chapecó. A gestora do centro de treinamento da Epagri, e responsável pelo programa de gestão de negócios e mercados, JANE ZANIN, explica que o curso de processamento de leite consiste na orientação dos participantes para fabricação de derivados, como iogurte, nata, manteiga e queijo, e o resgate dessa prática pelas famílias. JANE ZANIN comenta que o objetivo é também despertar o interesse dos agricultores na comercialização dos produtos. A gestora do centro de treinamento destaca que a produção destes derivados em casa auxilia na economia de recursos da família, porque o preço dos produtos no mercado é bem mais alto se comparado ao valor pago pelo litro do leite in natura.


Sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar de Mondaí alerta para necessidade de agendamento para atendimento no INSS. Conforme o secretário geral do sindicato, EDON LENZ, além da função principal de defesa e luta pelos direitos dos agricultores, a entidade tem disponibilizado serviços diversos aos sócios, como elaboração de contratos de alugueis, de comodato, financiamentos e preenchimento de notas. EDON LENZ destaca que o tesoureiro do sindicato se dedica especificamente para atender a demanda de encaminhamentos da previdência social. Ele lembra que o INSS regional de SMOeste emitiu um comunicado esta semana de que fará os atendimentos somente mediante agendamento. Um dos serviços mais procurados é o auxilio doença com documento médico, em que o agricultor encaminha o benefício e não precisa passar pela perícia médica. Esse agendamento terá que ser feito pelo numero 135 da previdência social, e os demais são agendados pela internet.


Escola de Cristo Rei desenvolve projeto Amigos da Biblioteca com contribuição voluntária dos alunos. Conforme a diretora da escola de Educação Básica Cristo Rei, ANDREA HACKENHAAR, a biblioteca foi toda reestruturada por meio de um projeto iniciado ainda em 2017, que contempla a troca de móveis e a mudança na organização para tornar o espaço mais agradável aos alunos. Dessa forma foi definido um local específico para leitura e outro para atender crianças desde o maternal. ANDREA HACKENHAAR diz que desde 2016 a escola atende o ensino médio inovador, e em função disso possui também uma orientadora de leitura, responsável pelo atendimento de 40 horas semanais na biblioteca. A diretora cita que já mesmo antes de ter uma pessoa responsável pela biblioteca, a escola desenvolve desde 2014 o projeto Amigos da Biblioteca, que consiste no trabalho voluntário dos alunos, e é aberto também a comunidade.


Por meio do projeto os estudantes vem no contra turno escolar para auxiliar no atendimento da biblioteca, na organização dos livros, fazer a contação de histórias e até apresentar peças teatrais. A biblioteca conta com um acervo de quase 16 mil livros. A diretora ANDREA HACKENHAAR lembra neste sábado a escola promove nesta sexta-feira, o décimo terceiro festival de danças, a partir das 19 horas e 30 minutos, no ginásio da comunidade de Cristo Rei. O festival de dança será dividido em duas categorias. A primeira categoria é dos alunos do ensino fundamental do sexto ao nono ano, e a segunda categoria do ensino médio. Os primeiros três colocados de cada categoria recebem premiação. Não haverá cobrança de ingresso.


Prefeitos cobram solução rápida para a recolha de animais mortos. O prefeito de Tunápolis, RENATO PAULATA, lamenta a necessidade dos municípios realizarem o enterro de animais que morrem nas propriedades agrícolas. Lembra que Tunápolis realizava o pagamento integral do valor pela recolha dos animais que tinham destinação correta. De acordo com PAULATA, o município possui pequena extensão com 130 quilômetros quadrados e no ano passado teve o enterro de mais de 500 carcaças de bovinos adultos. O prefeito diz que voltar ao enterro de animais é um retrocesso criando verdadeiros cemitérios de bovinos. PAULATA cita ainda o problema causado pelo grande deslocamento das máquinas. Chama atenção que somente na segunda-feira desta semana ocorreu o enterro de sete animais em diferentes comunidades. Também lamenta a poluição ao meio ambiente que o sistema proporciona.


Mobilização política busca liberar exportação de farinha de carne. Medida é considerada decisiva para a volta da recolha de animais mortos. O prefeito de Tunápolis, RENATO PAULATA, diz que Ameosc e Fecam abraçaram a causa. Informa que aproximadamente 75 municípios estão sendo prejudicados no Oeste de Santa Catarina. O problema constatado está na falta de licença para exportação do produto final após a incineração. A empresa de Seara, fez a solicitação há mais de dois anos, sem uma definição no Ministério da Agricultura até o momento. Segundo PAULATA, medidas urgentes são necessárias em prol da bovinocultura e suinocultura, além do benefício ambiental. Devido a morosidade com ações burocráticas para a exportação, o prefeito tem expectativa de prazo maior que 30 dias para solução do impasse.


Descanso credencia ortopedista para atender pacientes no próprio município. De acordo com o chefe de divisão da secretaria de saúde, MATHEUS BOLSONI, o município contratou profissional, por meio de credenciamento aberto no início do ano, para atendimento de pacientes na especialidade de ortopedia. Ele explica que são disponibilizadas 15 consultas por mês. O ortopedista atende os pacientes durante um dia por mês quando vem até a unidade de saúde em Descanso. MATHEUS BOLSONI comenta que o profissional realiza o tratamento clínico, encaminha os pacientes para fisioterapia ou cirurgia, e indica medicação. Ele lembra que as cirurgias são agendadas e realizadas já no mês seguinte a indicação do médico. Até o momento cinco pacientes foram encaminhados para cirurgia em Pinhalzinho.


Antes do credenciamento para atendimento no próprio município, o chefe de divisão da secretaria de saúde explica que os pacientes eram encaminhados ao hospital regional de SMOeste. MATHEUS BOLSONI destaca que os pacientes aguardavam o atendimento pelo SUS ou pelo programa de cirurgias eletivas, o que muitas vezes levava bastante tempo. Ele cita que as principais demandas da ortopedia em Descanso são relacionadas a problemas no joelho e no punho. BOLSONI comenta que os problemas são apresentados principalmente por trabalhadores da agricultura, ou pessoas que já desempenharam trabalhos mais forçados no interior. O chefe de divisão da secretaria de saúde ressalta que não é possível apresentar uma média de investimentos nas consultas de ortopedia, porque o valor gasto com cada paciente varia muito conforme o problema apresentado.


Tunápolis abre inscrições para o Programa Pró Empresa. O programa consiste na liberação de crédito às empresas estabelecidas no município, com base no Valor Adicionado do ano anterior. O financiamento é feito no Sicoob. O município efetua o pagamento dos juros somados sobre o montante liberado. As empresas contempladas terão até 36 meses para devolver o valor à instituição financeira. Nesta edição, as empresas deverão entrar em contato com seus escritórios de contabilidade, juntar a documentação necessária e encaminhá-la a prefeitura até o dia 28 de junho. Após encaminhada a documentação com o devido Plano de Aplicação, a comissão designada fará a análise de aprovação e encaminhará a proposta ao Banco. Em 90 dias após a liberação do recurso a municipalidade inicia a fiscalização para averiguar o correto cumprimento do Plano de Aplicação apresentado.


De acordo com o Secretário, VOLMIR LAWISCH, as empresas que tem interesse em participar poderão consultar a lei no site do município ou buscar informações na secretaria. Em 2018, o programa recebeu 23 propostas, destas, 21 estavam dentro das exigências da lei e tiveram os recursos liberados. No total, foram liberados 308 mil 396 reais e 79 centavos para as empresas locais aplicarem em investimentos ou capital de giro. Detalhadamente, 65 mil 82 reais e 90 centavos foram utilizados para capital de giro e 280 mil 984 reais e 19 centavos para investimentos. Até o final dos contratos vigentes, o município irá pagar 83 mil 711 reais e 08 centavos em juros gerados sobre o valor total liberado às empresas.


Prefeitura de Santa Helena altera programa de serviços com máquinas terceirizadas. Conforme o secretário de agricultura, VALDIR CASANOVA, no ano passado o município havia terceirizado o serviço de caminhão e retroescavadeira. Ele explica que a partir deste ano o serviço com retroescavadeira passa a ser feito pela própria prefeitura. Já o serviço de caminhão não foi mais terceirizado, porque segundo CASANOVA, era pouco utilizado pelos agricultores. O secretário cita que outra alteração no programa foi o aumento no número de horas de serviço para giratória e trator esteira. VALDIR CASANOVA comenta que pelo programa de horas máquina a prefeitura fornece o incentivo de um terço do valor da hora até cinco horas de serviço, e o que passar disso, é pago pelo agricultor. O secretário lembra que as empresas foram credenciadas para prestar os serviços de máquina até o mês de novembro.


O secretário de agricultura ressalta que o município registra uma demanda grande de solicitação pelos serviços com máquinas terceirizadas. VALDIR CASANOVA comenta que foram contratadas 300 horas de trator, mas a secretaria analisa a possibilidade de incrementar mais horas para esta máquina que haviam sido destinadas para a giratória. Ele afirma que a contratação de mais horas de serviço não é possível devido ao orçamento da secretaria, que atende os agricultores também com outros programas, como o auxilio na compra de sementes de pastagem. No município o serviço para confecção de silagem também é terceirizado. CASANOVA avalia que a prefeitura não disponibiliza nem de máquinas nem de operadores para atender toda demanda, por isso a necessidade da terceirização. O secretário lembra que o setor inicia hoje a entrega de calcário, do programa do governo do estado, da cooperativa em Descanso até nas propriedades.


-HOMEM SAI DO VEÍCULO EM BLOQUEIO DE OBRAS E É ATROPELADO

-AÇÃO CONJUNTA FLAGRA GRUPO DE USUÁRIOS CONSUMINDO DROGA NA CIDADE

-EMPRESÁRIO MORRE APÓS ACIDENTE NA BR 282


Polícia Civil de Anchieta identifica golpe aplicado no município e recupera objetos usados para a prática do crime. De acordo com o delegado, LEONARDO ZAMBELI, a vítima que reside em Campo Erê participou de um curso de beleza e forneceu os dados pessoais para emissão do certificado. A pessoa responsável pelo curso usos essas informações e solicitou um cartão de crédito em nome da vítima junto a uma instituição financeira. Ela fez compras com o cartão e a vítima passou a receber as cobranças. A polícia identificou a autora e apreendeu o cartão de crédito e dois aparelhos telefônicos na casa dela, no interior da cidade. Um dos smartphones havia sido comprado em nome da vítima. A suspeita de 34 anos confirmou o crime e será indiciada por estelionato.


Caminhão sai da pista e se choca em árvore para evitar colisão em carreta. O acidente foi registrado às nove horas e 45 minutos de ontem, na linha Campinas, SC 163 em Descanso. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, um caminhão Mercedes Benz Atego de São João do Oeste saiu da pista e em seguida se chocou em uma árvore. O motorista, um homem de 20 anos, não se feriu. O acidente teria ocorrido quando o caminhão de São João do Oeste precisou desviar para não colidir em um caminhão de Horizontina/PR que tracionava dois semi reboques, que iria entrar no posto de combustíveis na comunidade. O motorista deste caminhão, de 45 anos, também não se feriu.


Acidente deixa motorista ferido no centro de São Miguel do Oeste. A colisão envolveu uma Saveiro e um Celta, na noite desta quarta-feira, na Rua Waldemar Rangrab. Os dois veículos são emplacados em SMOeste e trafegavam em sentido oposto. De acordo com informações repassadas à reportagem do Portal Peperi, o Celta teria sido atingido quando tentava acessar a Rua Castelo Branco. A Saveiro vinha do sentido rodoviária quando atingiu a lateral direita do carro que fazia uma conversão à esquerda. Com o impacto da batida o Celta rodou sobre a pista e quase parou em cima da calçada às margens da Praça Belarmino Annoni. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o motorista da Saveiro. O condutor do Celta saiu ileso e uma passageira apresentava apenas nervosismo. A Polícia Militar fez o controle do trânsito e registrou um boletim de ocorrência.


Homem sai do veículo em bloqueio de obras e é atropelado. O acidente ocorreu na BR 282, próximo ao trevo de acesso a Iraceminha. No local, um homem foi atropelado por um veículo. Ele é motorista de um Honda EX, que aguardava do lado de fora do carro a liberação do fluxo na barreira onde são realizadas obras na BR 282. O motorista foi atingido por um veículo Hyndai HR, que não percebeu o bloqueio e não conseguiu parar. O homem atropelado foi encaminhado pelo Samu de Maravilha para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Ele estava em estado crítico, com traumatismo crânioencefálico e pneumotórax.


Ação conjunta flagra oito usuários de droga em Mondaí. Nesta quarta-feira, por meio de ação conjunta das Polícias Civil e Militar de Mondaí, foi localizado um grupo de oito pessoas fazendo uso de maconha na cidade. Além da apreensão da droga, todos foram conduzidos a delegacia. A Polícia Civil alerta que o uso de drogas muitas vezes é a razão da prática direta de diversos outros crimes como roubos e furtos. Conforme o delegado, BRUNO DE LELIS OLIVEIRA RAMOS, o artigo 28 da Lei de Drogas prevê que “quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal drogas sem autorização em desacordo com determinação legal, ou regulamentar será submetido as penas” de advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços a comunidade ou medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. O delegado lembra que a investigação continua em andamento para identificar os responsáveis pela venda da droga.


Empresário portelense morre após acidente na BR 282. O acidente ocorreu por volta das 18 horas desta quarta-feira, na BR 282, em Campos Novos. O empresário de Tenente Portela–RS, SÉRGIO WISNIEWSKI, de 62 anos e proprietário da Polaco Motos, dirigia uma Ford Rangel que colidiu frontalmente contra um ônibus. Ele ficou preso às ferragens após a caminhonete, com placas de Frederico Westphalen-RS, capotar as margens da rodovia. No ônibus, emplacado em Lages, estava apenas o motorista, que não se feriu. SÉRGIO WISNIEWSKI foi socorrido pelo Samu e encaminhado a Fundação Hospitalar de Campos Novos. Na madrugada desta quinta-feira, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.