ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 09/05/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... Décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Opositores de NICOLÁS MADURO acusam forças de segurança controladas pelo regime de cercar e prender o vice-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, EDGAR ZAMBRANO, nesta quarta-feira. Segundo relato do próprio ZAMBRANO, publicado nas redes sociais, os guardas do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional cercaram e guincharam o carro onde estava o político. Ele foi levado ao Helicoide, prédio em Caracas que guarda opositores ao regime de MADURO. ZAMBRANO lidera um dos partidos de oposição ao governo do país.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, expulsou 56 militares acusados de envolvimento no levante do dia 30 de abril, liderado pelo opositor JUAN GUAIDÓ. Um deles é MANUEL FIGUERA, ex-chefe do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional. Nos protestos daquele dia, convocados por GUAIDÓ, cinco pessoas morreram e 239 ficaram feridas. Além de FIGUERA, foram expulsos cinco tenentes-coronéis, quatro majores, quatro capitães, seis primeiros-tenentes e tenentes e 36 sargentos.

O governo dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira que "apoia que o Brasil inicie o procedimento para se tornar membro completo" da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. Pelo Twitter, a secretária assistente de Estado norte-americana KIMBERLY BREIER disse que a Casa Branca "acolhe as reformas econômicas, as melhores práticas e uma estrutura regulatória conforme os padrões da OCDE". A mensagem foi traduzida e replicada pela conta da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

O ex-presidente MICHEL TEMER disse que irá se apresentar "voluntariamente" à Justiça nesta quinta-feira. A afirmação foi dada a jornalistas que o aguardavam na porta de sua casa, em Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, na noite desta quarta, após o Tribunal Regional Federal decidir pela revogação do habeas corpus do ex-presidente e de JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO, amigo dele. TEMER é acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado um bilhão e 800 milhões em propina. Ele foi preso em 21 de março, durante a Operação Descontaminação, que teve como base a delação do dono da Engevix e investigações sobre obras da usina nuclear de Angra três.

O decreto do presidente JAIR BOLSONARO que altera as regras de posse e porte de arma de fogo, publicado nesta quarta-feira, também altera o rol de armas permitidas ao cidadão comum. Entre as mudanças, está a inclusão, na lista de armas permitidas, de armas que antes eram de uso privativo de forças de segurança, como a pistola 9 milimitros. O texto também dispensa caminhoneiros, políticos eleitos, jornalistas e outras categorias de comprovar necessidade de portar armas. Após a assinatura do decreto, a CNBB criticou a flexibilização da posse e porte de armas pelo presidente. Cerca de 300 bispos de todo país estão reunidos na basílica, em Aparecida, para discutir os rumos da Igreja Católica no país e se manifestaram contra as mudanças.

A comissão especial da Câmara que discute a reforma da Previdência ouviu nesta quinta-feira o ministro da Economia, PAULO GUEDES. A proposta de emenda à Constituiçãomexe nas regras de aposentadoria e é considerada pelo governo federal como uma das principais medidas para recuperar as contas públicas. GUEDES é o primeiro a ser ouvido pelo colegiado, que irá realizar uma série de audiências públicas para discutir a proposta. O ministro disse que, há 40 anos, havia 14 contribuintes por aposentado e, atualmente, são sete. Para Guedes, o atual sistema enfrenta déficit em todas as áreas e que a "velha" Previdência é uma "fábrica de privilégios" e uma "máquina perversa de transferência de renda”.

A Promotoria de Justiça de Blumenau, no Vale do Itajaí, pediu nesta quarta-feira a prisão preventiva do ex-deputado JOÃO PIZZOLATTI. O Ministério Público argumenta que ele descumpriu uma medida judicial ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa. O advogado que defende PIZZOLATTI afirmou que não havia sido notificado sobre o pedido de prisão até a noite desta quarta e que vai se manifestar quando tiver conhecimento do teor do documento. O ex-deputado teve a CNH suspensa em junho de 2018. Ele responde a processo judicial relacionado a um acidente de trânsito de dezembro de 2017 em que ele admitiu estar embriagado. Um homem ficou gravemente ferido na época.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina lançou nesta quarta-feira uma nova etapa da campanha de biometria. O cadastramento biométrico é feito por revisão obrigatória do eleitorado em 122 cidades. Portanto, todos eleitores nesses municípios devem comparecer no cartório eleitoral para fazer o procedimento, que é a identificação através das digitais dos dedos. Santa Catarina tem 66 por cento de eleitores com identificação biométrica, e a meta é atingir 85 por cento. Isso será um incremento de mais de um milhão de eleitores para 2020. O cadastramento obrigatório vai até maio do próximo ano.

Um projeto de lei contra o assédio sexual e a cultura do estupro em órgãos públicos foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na tarde desta terça-feira. O texto teve a maioria dos votos dos parlamentares, mas dois deputados foram contra. Um deles, JESSÉ LOPES do PSL, subiu à tribuna e afirmou não ser necessário criar uma legislação para os órgão públicos porque estupro não seria cometido por "homens normais, mas por pessoas doentes". Ele ainda complementou que atrair estupradores é uma "escolha" da mulher. JESSÉ reafirmou ser contrário ao projeto, que cultura de estupro é "uma ficção criada por órgãos internacionais" e que mulheres deveria andar "com uma arma na bolsa" para resolver a situação.

O filme “Vingadores: Ultimato” bateu recorde de bilheteria nos Estados Unidos e no Brasil. A previsão é de que isso também deve ocorrer no Cine Peperi. A saga dos super-heróis bateu recordes no fim de semana na China, França e mais de 30 outros mercados, segundo a distribuidora Walt Disney. O filme de três horas de duração é o capítulo final de uma história contada em 22 filmes da Marvel desde 2007. Estão no desfecho, os personagens populares dos quadrinhos da editora como o Homem de Ferro, Hulk e Thor. No Cine Peperi o filme prossegue em exibição hoje, com sessões às 18 e 21 e 30.

Moradora de Campo Erê participa do Programa Roda a Roda Jequiti. NADIR DEON DAL PRÁ moradora de Campo Erê, esteve participando do programa do SBT ontem. O Roda a Roda Jequiti da SBT é um programa voltado para clientes e consultores da marca de perfumes e cosméticos da família Abravanel. Quem é sorteado para participar do programa, ganha uma viagem para São Paulo com tudo pago. NADIR participou da atração pela primeira vez, e conquistou apenas o prêmio de participação no valor de dois mil reais.

Inicia tradicional feira do livro da João Telles Padilha. De acordo com MARINES PICCININI- Diretora da escola, a programação começou na manhã de hoje com espetáculo do palhaço e contador de histórias João Bello, além da comercialização de livros. Hoje pela manhã os alunos da rede municipal e ensino infantil fizeram as visitações. À tarde continua a programação, sem fechar ao meio dia. Segundo a diretora, à noite será realizada a contação de histórias pelos professores, além da apresentação de alunos e do palhaço João Bello. MARINES salienta que a programação é liberada ao público em geral e convida aos pais para participarem à noite.

Feira se estende até amanhã. A informação é de MARINES PICCININI. Enfatiza que devem receber visitas também de escolas de outros municípios, além das estaduais de Campo Erê. As atividades na feira iniciam pela manhã e vão até à noite. De acordo com a diretora, os lucros com a feira do livro são revertidos para o pagamento dos espetáculos que estão ocorrendo. A empresa responsável pela comercialização, mais uma vez, é a JVL Livros.

Caps faz matriciamento com profissionais da saúde mental. JULIANA ANSILIERO – enfermeira e coordenadora da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê, explica que matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em equipe. Num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. A cada mês o trabalho é desenvolvido com equipes de um dos municípios que fazem parte do Cresim – Consórcio do Rio Sargento de Integração Municipal. Ontem foi a vez de Saltinho.

Reuniões são importantes, pois são somente profissionais discutindo tratamento, medicamento, encaminhamentos, enfim são discutidos particularmente a situação de cada paciente. Segundo a coordenadora, o encontro reuniu todos os profissionais do Caps, mais equipe médica, psicólogo e secretária de saúde de Saltinho.

São Lourenço do Oeste identifica primeiro caso de dengue. A informação é da coordenadora do Programa de Combate à Dengue Municipal, CÁTIA SCHAFER. Ela conta que existe uma pessoa infectada no município, porém não foi possível confirmar se é importada ou autóctone. Explica que, agora com a confirmação desse caso, foi feito aplicação espacial a Ultra Baixo Volume de inseticida, o chamado “fumacê”, em partes do bairro São Francisco, identificado como o ponto mais crítico, com maior número de foco. Após a aplicação, o produto fica suspenso no ar por aproximadamente 45 minutos, mas não deixa resíduos no ambiente.

Fumacê é aprovado pela Organização Mundial de Saúde. CÁTIA deixa o alerta, a todos os moradores, para que façam a sua parte, deixando residências limpas, sem lixo e qualquer tipo de material que possa acumular água. Ela informa que a dengue já é uma realidade e não se pode deixar virar uma epidemia em São Lourenço do Oeste.

Fetraf demonstra preocupação com possível corte de subsídios para agricultura familiar. Segundo o coordenador estadual ALEXANDRE BERGAMIN, em abril a federação dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar participou de uma reunião em Brasília, no ministério da economia, que tratou sobre o crédito agrícola e plano safra. Ele afirma que a maior preocupação não foi nem com a posição do governo, mas sim, do banco central. BERGAMIN explica que a preocupação é com o posicionamento do banco central de acabar com todas as formas de subsídios, inclusive para a agricultura familiar, que atualmente é beneficiada com a redução dos juros pelo Pronaf.

Coordenador da Fetraf enfatiza que com a reestruturação do governo federal, em que a área sindical passa a pertencer ao ministério da justiça e segurança pública, ainda não houve nenhuma sinalização de como vai ser a relação com as entidades. ALEXANDRE BERGAMIN ressalta que por parte do governo de JAIR BOLSONARO houve um grande enfrentamento do ponto de vista da organização sindical no Brasil, em especial as entidades filiadas a Central Única dos Trabalhadores, e outros movimentos sociais, como MST. Ele afirma que em relação ao plano safra há o risco do corte de recursos, e já há decisão política do ministério da economia em aumentar juros, o que iria elevar o custo da safra. Com isso, o juro que era de 2,5%, passa para o juro mínimo de 4,6%. O coordenador ressalta que na primeira semana de junho a Fetraf irá a Brasília para tentar reverter a situação.

Parlamentar descarta possibilidade de fusão entre municípios. O assunto surgiu após uma sugestão apresentada pelo Tribunal de contas do Estado que avaliou os gastos e a autonomia financeira dos pequenos municípios. O deputado estadual, FABIANO DA LUZ lembra que a Alesc vem realizando audiências para debater o tema com prefeitos, vereadores e comunidade em geral devido à repercussão que o tema gerou. Ele reconhece que o assunto gerou medo até mesmo dos parlamentares que também vem de pequenos municípios, muitas vezes emancipados recentemente.

Para parlamentar estudo do tribunal provoca debate necessário sobre os gastos e a dependência dos pequenos municípios aos impostos. Já que grande parte dos menores tem no FPM e no ICMS as principais receitas. FABIANO DA LUZ, revela que o objetivo do TCE, foi analisar como o fenômeno da fragmentação impacta no desempenho econômico. Já os deputados levaram outras análises de avanços em áreas da saúde, educação e acesso aos programas que eram restritos antes da emancipação. Também apontaram as dificuldades no desenvolvimento devido a logística e rodovias, por exemplo.

Extinção de municípios não tem sequer embasamento legal. O deputado FABIANO DA LUZ observa que para isso ocorrer seriam necessários vários passos na justiça e aprovação na assembleia, o que ele garante que não corre o risco de acontecer. Ele lembra que existem servidores públicos concursados e efetivos em órgãos municipais que também precisariam ser absorvidos pelos “municípiosmãe”, ultrapassando inclusive o limite de gastos com folha.

Deputado acredita que a partir de agora objetivo é fortalecer as pequenas cidades. Ele entende que dificilmente ocorram novas emancipações tendo em vista que um dos critérios que é o distrito tenha pelo menos cinco mil habitantes. Segundo ele, o objetivo é fomentar programas a ações que valorizem as regiões menores visando o aumento de empregos e de renda, e consequentemente de impostos.

Parlamentar solicita estadualização de rodovias. O deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK, apresentou uma indicação solicitando a estadualização de três rodovias. Os trechos reivindicados são estradas que ligam Guarujá do Sul a Princesa, Barra Bonita a Anchieta, e São José do Cedro a Palma Sola. De acordo com o deputado, a estadualização proporcionará maior controle quanto a preservação, revitalização e melhorias e asfaltamento destas estradas. Ele justifica que os municípios não tem condições de manter, muito menos fazer investimentos, por isso o pedido para que o Estado assuma esta responsabilidade.

O parlamentar citou a importância para a logística e escoamento da produção já que uma futura pavimentação vai reduzir distâncias O deputado afirma que os recursos para manter outras rodovias estaduais já pavimentadas que apresentam problemas devem ser liberados em julho já que o momento atual está sendo de reforma administrativa. MAURÍCIO lembra que houve outros anteriores semelhantes, mas que foram arquivados.

Policiais são promovidos e condecorados. No Ginásio de Esportes do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, no município de Chapecó, ocorreu a solenidade de comemoração dos 184 anos de Criação da Polícia Militar de Santa Catarina. No ato aconteceram as cerimonias de promoção e entrega de medalhas de mérito pessoal, e de tempo de serviço aos policiais militares que se destacaram nas atividades desenvolvidas em São Lourenço do Oeste. AQuinta Companhia de Polícia Militar de São Lourenço contoucom treze policiais entre os agraciados e promovidos.

Polícia Civil identifica golpe aplicado no município e recupera objetos usados para prática do crime. De acordo com o delegado, LEONARDO ZAMBELI, a vítima que reside em Campo Erê participou de um curso de beleza e forneceu os dados pessoais para emissão do certificado. A pessoa responsável pelo curso usos essas informações e solicitou um cartão de crédito em nome da vítima junto a uma instituição financeira. Ela fez compras com o cartão e a vítima passou a receber as cobranças. A polícia identificou a autora e apreendeu o cartão de crédito e dois aparelhos telefônico na casa dela, no interior da cidade. Um dos smartphones havia sido comprado em nome da vítima. A suspeita de 34 anos confirmou o crime e será indiciada por estelionato.

Cumprimento de busca e apreensão resulta em prisão em flagrante. Ontem, a Polícia Civil e Militar deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão no centro da cidade de Palma Sola. A busca se destinava a apreensão de telefones celular e equipamentos eletrônicos, possivelmente utilizados em crimes praticados pela internet. Diversos aparelhos, como computadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos foram apreendidos. Durante a busca também foi encontrada uma arma de fogo com registro vencido e com luneta com capacidade de aproximação mais alto que o limite permitido, de uso restrito.

Proprietário da arma recebeu voz de prisão, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia. Após ser autuado em flagrante delito, o preso foi encaminhado para a Unidade Prisional de São José do Cedro, onde permanece à disposição da Justiça. A proprietária dos aparelhos eletrônicos apreendidos responderá ao inquérito policial perante a Delegacia de Polícia Civil de Palma Sola, no qual constam inúmeros boletins de ocorrência com diversas vítimas, seja diretamente ou indiretamente (no caso da utilização do nome e foto de perfil falso). Segundo a Polícia, com base nas investigações, representou pela expedição de busca e apreensão.

Após parecer favorável do Ministério Público, a autoridade judiciária autorizou a medida. Ainda segundo a Polícia, é importante mencionar que crimes praticados pela internet, como no caso em tela, utilizando-se de nomes de terceira pessoa, geram responsabilização criminal pelos delitos de injúria, de calúnia, de difamação e de falsa identidade, além de poder resultar em responsabilidade civil, pelos danos morais e materiais possivelmente resultante.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.