ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 09/04/2021

GLOBO EM FOCO – 09/04/21

-MINISTRO DO STF DETERMINA ABERTURA DE CPI DA PANDEMIA NO SENADO

-SC RECEBE LOTE PARA COMEÇAR A VACINAR PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA

-SÃO JOÃO DO OESTE COLETA SUGESTÕES PARA SETOR DE CULTURA

-MÉDICA APONTA AVANÇOS NO DIAGNÓSTICO DE EPILEPSIA

-NATURALISTA DE ITAPIRANGA RELATA CUIDADOS COM PLANTAS MEDICINAIS

-TUNÁPOLIS DEFINE INVESTIMNETO DE DOIS MILHÕES DE REAIS EM INFRAESTRUTURA

-TRAFICANTES QUE AGIAM NA REGIÃO SÃO CONDENADOS A 143 ANOS DE PRISÃO

-GRUPO É PRESO EM CARRO DE SMOESTE APÓS FURTAREM LOJA DE ROUPAS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


A quantidade de migrantes detidos na fronteira sul dos Estados Unidos aumentou 71 por cento em março em comparação com o mês anterior, para mais de 172 mil pessoas. É o maior número em 15 anos, e houve um forte aumento de menores não acompanhados, segundo dados oficiais publicados nesta quinta-feira. O número de menores não acompanhados registrou um aumento de 100 por cento em um mês, ao somar mais de 18 mil crianças, de acordo com os dados da Fiscalização de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. Segundo as autoridades, 60 por cento dos migrantes que chegaram nos Estados Unidos, cerca de 104 mil pessoas, foram expulsos.


O presidente americano JOE BIDEN anunciou nesta quinta-feira uma série de medidas de controle contra o que ele classificou como uma "epidemia de violência com armas de fogo" nos Estados Unidos. Antes de apresentar uma série de ordens executivas, o presidente democrata também classificou a violência armada no país como uma "crise de saúde pública" que onera os cofres públicos em cerca de 280 bilhões de dólares por ano. Entre as medidas está o incentivo aos estados para removerem temporariamente o porte de armas para pessoas que representem riscos a si mesmos ou a outros.


O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou que vai prorrogar as atuais medidas contra a Covid-19 até o final de abril. Entre as restrições estão a suspensão das aulas presenciais e de shows públicos. Com a decisão, o governo resiste às pressões de diversos setores para impor restrições mais severas. As medidas anunciadas em 23 de março, inicialmente em vigor até o dia 12 deste mês, vão ser estendidas até 30 de abril. O anúncio foi feito após reunião de LACALLE POU com a comissão de especialistas que assessoram o governo sobre a pandemia.

O Senado aprovou nesta quinta-feira por 75 votos a zero, em dois turnos, uma proposta de Emenda à Constituição que concede isenção tributária, por três anos, a vacinas contra a Covid. A regra também deve ser estendida aos insumos de produção das doses. A proposta será, agora, enviada para análise da Câmara. Ao fim da tramitação, se aprovada, a PEC é promulgada pelo próprio Congresso Nacional e entra em vigor passar pela sanção presidencial. Se o texto for promulgado, mesmo os impostos que já incidem sobre as doses não poderão mais ser cobrados. O governo federal, os estados e os municípios também ficam proibidos de criar nova tributação sobre as vacinas.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, determinou, nesta quinta-feira, que o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO , instaure a “CPI da Pandemia”, que vai apurar ações e eventuais omissões do governo JAIR BOLSONARO no combate à pandemia. A decisão atende a pedido formulado pelos senadores ALESSANDRO VIEIRA do Cidadania do Sergipe e JORGE KAJURU do Cidadania de Goiás. Eles questionam a inércia de PACHECO em avaliar o requerimento pela investigação, apresentado há 64 dias, no início de fevereiro. O presidente do Senado afirmou que vai instalar a CPIcomo determinou o ministro BAROSSO, mas avaliou que a decisão foi "equivocada" e que a comissão poderá ser usada como "palanque político" para as eleições de 2022.

Por nove votos a dois, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira que estados e municípios podem impor restrições a celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em templos e igrejas durante a pandemia de Covid-19. Os dois votos contrários a esse entendimentos foram dos ministros NUNES MARQUES e DIAS TOFFOLI. Os ministros do Supremo julgaram uma ação do PSD. O partido pedia a derrubada de decreto estadual de São Paulo que proibiu cultos e missas presenciais em templos e igrejas. O julgamento foi marcado para esta semana pelo presidente do STF, LUIZ FUX, após decisões conflitantes sobre o mesmo tema dos ministros NUNES MARQUES e GILMAR MENDES.

A Defensoria Pública de Santa Catarina enviou ao governo estadual um ofício recomendando a reserva de vacinas contra a Covid-19 para a população idosa e com deficiência dentro do sistema prisional. Em documento assinado na terça-feira, o órgão afirmou que ao menos 376 pessoas privadas de liberdade estão aptas à vacinação no estado. Segundo o órgão, o governo catarinense pode ser responsabilizado por possíveis mortes de idosos com coronavírus dentro de presídios por causa da demora na vacinação desse público. Pelos planos nacional e estadual de imunização, essa população está incluída nas fases iniciais.

As próximas restrições contra o coronavírus em Santa Catarina estão sendo debatidas pelo governo do Estado nesta sexta-feira. Uma reunião extraordinária do Centro de Operações de Emergência em Saúde foi convocada para as nove horas, com o objetivo de analisar os decretos em vigor, que são válidos até as seis horas de segunda-feira. Respeitando uma decisão judicial, o governo de Santa Catarina precisa levar ao COES todos os debates sobre os decretos da pandemia. Formado por representantes de órgãos técnicos e entidades da área da saúde, o grupo estratégico tem reuniões semanais às terças, mas recebeu a convocação extraordinária para esta sexta.


Santa Catarina recebeu na manhã desta quinta-feira um novo lote com 144 mil e 700 vacinas contra o coronavírus. Do total recebido, 75 mil e 500 são da Astrazeneca e 69 mil e 200 da CoronaVac. Os imunizantes serão destinados para a primeira dose em idosos de 65 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento. As doses também serão destinadas aos trabalhadores da saúde que aguardam a segunda aplicação. A Secretaria de Estado da Saúde também divulgou como planeja vacinar os profissionais da força de segurança. A ordem prioriza quem trabalha diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia como trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes, em resgates e atendimento pré-hospitalar, envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19 enas ações de vigilância das medidas de distanciamento social.

O tema da epilepsia foi destacado pelo deputado estadual VICENTE CAROPRESO, que é médico neurologista e repercutiu o tema na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Para o parlamentar, o desafio é romper preconceitos quanto à doença e garantir que pacientes tenham acesso a tratamento adequado. A epilepsia é um distúrbio neurológico crônico que afeta quase dois milhões no Brasil. Em Santa Catarina, seriam cerca de 130 mil pessoas. Médica que atua no Hospital Sagrada Família de Itapiranga, DESIRE?E SABIONI afirma que o diagnóstico da doença é feito com exame físico em analise durante a crise e exames especializados. Cita ainda queos pacientes que realizam o tratamento correto deixam de ter ataques, porém muitas dessa pessoas têm dificuldade em conseguir realizar exames como eletro encéfalo grama e tomografia de crânio.

Pacientes que fazem uso continuo de medicação conseguem evolução e até deixam de tomar remédios, maioria precisa manter medicação mínima para ter boa qualidade de vida, já uma pequena parcela tem casos graves de epilepsia. A médica DESIRE?E SABIONI observa que as crise duram em média de 30 segundos a cinco minutos e neste período é para evitar colocar a mão na boca da pessoa, que pode morder por estar fora de controle, manter deitada e ter cuidado para não se bater e causar ferimentos. A doença afeta todas as idades, porém é mais comum em crianças prematuras e idosos que já tiveram algum problema de saúde anterior.

Uma mulher de 65 anos é a décima sexta vítima de Covid em Itapiranga. Ela residia no interior do município e estava internada no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso desde 23 março. O falecimento ocorreu as horas da madrugada desta sexta-feira em decorrência de complicações provocadas pelo novo Coronavírus. Nas últimas semana Itapiranga vem registrando queda considerável no número de casos de Covid e de internações. No boletim divulgado ontem pela Secretaria da Saúde, foram cinco casos confirmados da doença.

Vereador defende implantação do IPTU Verde em Itapiranga como forma de preservação do meio ambiente. Incentivo é destinado para pessoas que apresentarem iniciativas consideradas inovadoras visando evitar poluição e de compensação ao danos causados pela ocupação de solo. O vereador LEONARDO SAUSEN salienta que o IPTU Verde contempla projetos de geração de energia, captação e reutilização de água e tratamento de resíduos. Outras iniciativas também podem fazer parte do projeto envolvendo moradores e construtoras com redução no valor de IPTU. SAUSEN ressalta que o projeto IPTU Verde deve ser adotado pelo município para contemplar os moradores da cidade de perímetros urbanos em centros comunitários.

O setor Cultural de São João do Oeste lançou uma pesquisa para as associações e entidades visando entender de que forma o município pode contribuir. A ideia inicial era realizar reuniões presenciais, mas o momento da pandemia não permite realizar esse tipo de encontro. A falta de eventos, ensaios e apresentações dos diferentes grupos culturais causam problemas para a cultura local. O diretor de Cultura de São João do Oeste ELIAS SCHNEIDER explica que houve uma quebra na sequência das atividades e isso preocupa o setor. O diretor de Cultura comenta que o projeto visa aproximar cada vez mais as entidades e associações que exercem atividades culturais afim de identificar problemas e ajudar nas ações.

A pesquisa se estende para grupos culturais, alunos das aulas de música, corais, grupos de canto, artesões e associações culturais. O trabalho de coleta de informações e sugestões segue até o dia 30 de abril. O diretor de Cultura de São João do Oeste relata que o ano de 2021 não permitiu ainda realizar eventos de reunião de público e entende que existe uma certa frustração por parte das entidades em não poder movimentar seu caixa e não poder apresentar seus trabalhos. ELIAS SCHNEIDER lembra ainda que já está cancelada a décima segunda edição da Semana Alemã que seria realizada de 24 a 31 de julho e também a realização da vigésima sexta edição do Festioeste que iria ocorrer na segunda quinzena de maio. Estes dois eventos também não ocorreram no ano de 2020 em função da pandemia.

A prefeitura de Itapiranga está trabalhando na construção da praça no bairro São Cristóvão, em Santa Fé Alta. As obras estão na fase de edificação dos muros no entorno do terreno. Nesta semana, o prefeito, ALEXANDRE RIBAS, esteve no local para verificar o avanço das obras. A praça terá brinquedos para as crianças, campo de futebol, bancos e passeios nos arredores. RIBAS, enfatiza que este é um investimento importante que o poder público municipal realiza em benefício das famílias deste bairro, melhorando a infraestrutura e oferecendo um espaço adequado de recreação e lazer para os moradores usufruírem. Conforme o prefeito, a Administração Municipal pretende implementar melhorias semelhantes em outros bairros e loteamentos, com o intuito de oferecer mais espaços públicos estruturados à população.

O reaproveitamento de madeira é utilizado na fabricação de bancos em São João do Oeste e usado em locais públicos. O engenheiro agrônomo, PEDRO CANÍSIO HEBERLE trabalha no projeto desenvolvido n o viveiro municipal que dispõe de oficina para a confecção de bancos para serem usados em praças e ambientes públicos. Estes bancos provém de dois tipos de materiais: o primeiro, de madeira reciclada, veio da demolição e reforma das escolas de Beato Roque e Vale Pio, respectivamente. O outro material é obtido de madeira de lei, principalmente de eucalipto.

Segundo HEBERLE, a oficina do viveiro serve como centro de triagem de materiais que provém de serviços públicos e que podem ser reaproveitados. Ele admite que o setor público enfrenta dificuldades para estas atividades, do ponto de vista legal, pois muitas vezes precisa contratar ou licitar certos tipos de serviços. Em São João do Oeste é possível observar o interesse de pessoas e profissionais contribui para este trabalho. Um exemplo são as placas de identificação no interior, oriundas de madeira de reflorestamento, assim como os abrigos de passageiros, boxes para lixo e outras iniciativas que melhoram o aspecto visual e incrementam o turismo no município.

Município já vacinou 17 por cento da população contra Covid-19. Nesta semana, o município de Tunápolis atendeu pessoas da faixa etária de 66 e 67 anos com a vacina contra o coronavírus. Com mais este grupo que recebeu a primeira dose, o município alcançou o montante de 873 pessoas vacinadas, o que representa 17 por cento da população tunapolitana. Destas, 170 já receberam a segunda dose. A secretária de Saúde, ROSELI BONAVIGO, salienta que conforme chegam as vacinas é montada uma logística para aplicar as doses o mais breve possível. Uma equipe alternativa é mobilizada com intuito de evitar aglomeração de pessoas no local de vacinação. À medida que chegam as segundas doses, a população também já é convocada para receber a aplicação.

ROSELI BONAVIGO reitera que as doses são aplicadas conforme orientação do estado e já vêm direcionadas com a quantidade necessária para atender público específico. As pessoas são chamadas à vacinação pelos agentes de saúde e também por anúncio nos meios de comunicação. O site da prefeitura disponibiliza os dados da campanha, com o número de doses que foram aplicadas e as pessoas que receberam a primeira ou segunda dose, para ser o mais transparente possível. Segundo a secretária, caso a pessoa não queira receber a aplicação ou não possa vir, é chamado o próximo da fila. Assim que vier novo lote, a equipe de Saúde entra em contato novamente com aquela pessoa. Um dos fatores que impedem de receber a vacina, por exemplo, é quando a pessoa está infectada com o vírus. Nestes casos, deverá aguardar até se recuperar, mesmo que esteja isolada em casa.

A secretária avalia que a campanha recebe adesão positiva e as pessoas realmente aguardam a vez delas para serem imunizadas, embora com grande expectativa. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, Tunápolis registrou 998 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia. Doze pacientes estão com o vírus ativo e 22 pessoas que tiveram contato com infectados ou que apresentam sintomas seguem monitoradas pela vigilância sanitária. Quatro munícipes estão hospitalizados com coronavírus, dos quais um internado na UTI. ROSELI frisa que os casos estão diminuindo gradualmente, porém a gravidade é maior, o que é constatado pelo aumento no número de pessoas hospitalizadas na região. A secretária também verifica que a grande maioria das pessoas segue os decretos estaduais e se mostra preocupada com a situação da pandemia.

A mobilização pelo Dia Mundial da Saúde em Itapiranga incluiu orientações sobre uso de plantas medicinais para a prevenção e tratamento de problemas de saúde. A naturalista LORENA BORRE possui mais de quatro décadas de atuação com remédios naturais. Ela reside e atua em Itapiranga desde 1990. Natural do Rio Grande do Sul, ela relata que aprendeu técnicas de conhecimento de plantas medicinais com os índios há 43 anos. Com receitas de chás, ela presta serviço gratuitamente com atendimento diário em sua residência na comunidade de linha Beleza, interior de Itapiranga. LORENA cultiva 380 espécies de plantas medicinais, além de buscar outros chás na natureza para complementar alguns tratamentos que recomenda para as mais diversas finalidades. Ressalta que em busca de contribuir para a qualidade de vida com boa saúde das pessoas, realiza diversos cursos de capacitações.

Orientações sobre uso de plantas medicinais possuem por base conhecimento prático e também conhecimento repassado em diversos eventos. Antes da pandemia os treinamentos eram frequentes com capacitações em Itapiranga e outros municípios da região. Segundo LORENA BORRE, não há muita contraindicação e o chá também não interfere no tratamento que a pessoa estiver realizando com médicos. A única restrições é para bebes de pouca idade que ela não recomenda tratamento com chás. A naturalista LORENA BORRE ressalta que as pessoas devem ter muito cuidado com o cultivo dos chás e o suo correto das plantas medicinais. A colheita deve ser feira preferencialmente a noite ou nas primeiras horas do dia.

O início de trabalho da gestão pública de Tunápolis tem sido de investimento em infraestrutura esportiva na cidade e três comunidades do interior. Os valores já atingem dois milhões de reais em obras que já estão sendo executadas e projetos que serão colocados em prática. O secretário da Administração, Finanças e Planejamento, JACKSON SCHERER, destaca a licitação realizada ainda no ano passado com investimento de 770 mil reais, no Centro de Eventos na comunidade de Pitangueira. Será um espaço para pratica de esportes e outras programações da comunidade. Já em linha Fátima, estão sendo realizadas ampliações de espaços de cozinha e copa, além de novos banheiros, com valor total de 180 mil reais. SCHERER cita ainda aquisição de área de terra para construção de campo de futebol para a comunidade de São Pedro.. O campo que era utilizado fica distante do centro comunitário e por estar em área de preservação não pode receber investimentos.

O município recebeu do Ministério da Cidadania 334 mil reais para revitalização do Centro Esportivo na cidade. Serão necessários mais 200 mil reais da prefeitura para implantar campo de futebol sete, quadras de tênis e de vôlei de areia, além de pista atlética em um completo centro esportivo e de recreação. O secretário da Administração, Finanças e Planejamento, reconhece que é preciso reorganizar planejamento das ações do poder público. JACKSON SCHERER diz que a economia de recursos próprios visa solucionar questões pontuais com investimentos da prefeitura. Foram feitas avaliações de áreas próximo a cidade, para a compra de espaço para o novo campo de futebol que foi destruído com a revitalização do Centro Esportivo. JACKSON SCHERER, diz que a nova área adquirida visa ainda contemplar projeto de habitação e projeto turístico.

Prefeitura de Tunápolis vai investir em ampliação da creche e local para depósito de materiais. A creche que foi inaugurada no final de 2020, já vai sofrer alterações para contemplar todas as fases da educação infantil. Objetivo é construir mais duas salas de aulas, além de outros espaços. O secretário de Administração, JACKSON SCHERER observa que o município necessita de um local para centralizar o depósito de materiais que são comprados em maior quantidade para diferentes setores. O secretário chama atenção para o planejamento sobre os investimento em todas as áreas. Já foram encaminhados projetos para compra de máquinas. Objetivo é reduzir custo de manutenção e agilizar serviços no interior para atender a demanda que existe em estradas e acessos a propriedades, além dos novos programas que estão sendo implantados.

Investigados pela Policia Civil de Palmitos são condenados a mais de 143 anos de prisão. A investigação ocorreu em janeiro deste ano e resultou na condenação de oito membros de uma facção criminosa do Rio Grande do Sul que distribuía e comercializava drogas em Iraí, Palmitos e cidades do oeste de Santa Catarina. O grupo era responsável por distribuição de cocaína peruana incluindo a participação de uma adolescente. As oito pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público estadual e condenados pelo Poder Judiciário pela prática de crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de acessório de arma de fogo de uso restrito. As penas totalizam mais de 143 anos. O chefe da organização foi condenado a 43 anos de prisão. Outro que chefiava a distribuição em Palmitos, foi condenado a 33 anos. Cinco deles ja? estão presos preventivamente.

Três pessoas diagnosticadas com Covid-19 foram flagradas descumprindo o isolamento domiciliar em dois municípios da região. Os fatos foram em São Miguel do Oeste e Barra Bonita. Em São Miguel do Oeste, durante fiscalização, os policiais constataram que uma família residente no bairro Estrela não estava cumprindo o isolamento. Das três pessoas que deveriam estar em casa, apenas uma estava de fato. O isolamento da família acaba apenas na próxima terça-feira. Já em Barra Bonita, um homem também descumpriu o isolamento e estava trabalhando em São Miguel do Oeste. Em ambos os casos foi confeccionado boletim de ocorrência e os mesmos vão responder pelo descumprimento.

A Polícia Rodoviária Federal prendeu nesta semana na BR-280, em Rio Negrinho, dois homens e uma mulher que haviam acabado de furtar uma loja de roupas em Mafra. O grupo estava em um Peugeot 207 de São Miguel do Oeste. Os três ocupantes usavam tornozeleira eletrônica e estavam cumprindo medidas socioeducativas, impostas pela Justiça do Paraná, pelo crime de furto. No interior do veículo foram encontradas quatro jaquetas contendo a etiqueta do estabelecimento comercial. O motorista de 45 anos, não possuía Carteira Nacional de Habilitação. Ele, sua esposa de 28 anos e o passageiro de 31 anos foram levados à Delegacia de Polícia em Rio Negrinho onde vão responder, novamente, pelo crime de furto.

Investigados pela Policia Civil de Palmitos são condenados a mais de 143 anos de prisão. A investigação ocorreu em janeiro deste ano e resultou na condenação de oito membros de uma facção criminosa do Rio Grande do Sul que distribuía e comercializava drogas em Iraí, Palmitos e cidades do oeste de Santa Catarina. O grupo era responsável por distribuição de cocaína peruana incluindo a participação de uma adolescente. As oito pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público estadual e condenados pelo Poder Judiciário pela prática de crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de acessório de arma de fogo de uso restrito. As penas totalizam mais de 143 anos. O chefe da organização foi condenado a 43 anos de prisão. Outro que chefiava a distribuição em Palmitos, foi condenado a 33 anos. Cinco deles ja? estão presos preventivamente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.