ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 09/04/21

A quantidade de migrantes detidos na fronteira sul dos Estados Unidos aumentou 71 por cento em março em comparação com o mês anterior, para mais de 172 mil pessoas. É o maior número em 15 anos, e houve um forte aumento de menores não acompanhados, segundo dados oficiais publicados nesta quinta-feira. O número de menores não acompanhados registrou um aumento de 100 por cento em um mês, ao somar mais de 18 mil crianças, de acordo com os dados da Fiscalização de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. Segundo as autoridades, 60 por cento dos migrantes que chegaram nos Estados Unidos, cerca de 104 mil pessoas, foram expulsos.

O presidente americano JOE BIDEN anunciou nesta quinta-feira uma série de medidas de controle contra o que ele classificou como uma "epidemia de violência com armas de fogo" nos Estados Unidos. Antes de apresentar uma série de ordens executivas, o presidente democrata também classificou a violência armada no país como uma "crise de saúde pública" que onera os cofres públicos em cerca de 280 bilhões de dólares por ano. Entre as medidas está o incentivo aos estados para removerem temporariamente o porte de armas para pessoas que representem riscos a si mesmos ou a outros.

O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou que vai prorrogar as atuais medidas contra a Covid-19 até o final de abril. Entre as restrições estão a suspensão das aulas presenciais e de shows públicos. Com a decisão, o governo resiste às pressões de diversos setores para impor restrições mais severas. As medidas anunciadas em 23 de março, inicialmente em vigor até o dia 12 deste mês, vão ser estendidas até 30 de abril. O anúncio foi feito após reunião de LACALLE POU com a comissão de especialistas que assessoram o governo sobre a pandemia.

O Senado aprovou nesta quinta-feira por 75 votos a zero, em dois turnos, uma proposta de Emenda à Constituição que concede isenção tributária, por três anos, a vacinas contra a Covid. A regra também deve ser estendida aos insumos de produção das doses. A proposta será, agora, enviada para análise da Câmara. Ao fim da tramitação, se aprovada, a PEC é promulgada pelo próprio Congresso Nacional e entra em vigor passar pela sanção presidencial. Se o texto for promulgado, mesmo os impostos que já incidem sobre as doses não poderão mais ser cobrados. O governo federal, os estados e os municípios também ficam proibidos de criar nova tributação sobre as vacinas.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, determinou, nesta quinta-feira, que o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO , instaure a “CPI da Pandemia”, que vai apurar ações e eventuais omissões do governo JAIR BOLSONARO no combate à pandemia. A decisão atende a pedido formulado pelos senadores ALESSANDRO VIEIRA do Cidadania do Sergipe e JORGE KAJURU do Cidadania de Goiás. Eles questionam a inércia de PACHECO em avaliar o requerimento pela investigação, apresentado há 64 dias, no início de fevereiro. O presidente do Senado afirmou que vai instalar a CPIcomo determinou o ministro BAROSSO, mas avaliou que a decisão foi "equivocada" e que a comissão poderá ser usada como "palanque político" para as eleições de 2022.

Por nove votos a dois, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira que estados e municípios podem impor restrições a celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em templos e igrejas durante a pandemia de Covid-19. Os dois votos contrários a esse entendimentos foram dos ministros NUNES MARQUES e DIAS TOFFOLI. Os ministros do Supremo julgaram uma ação do PSD. O partido pedia a derrubada de decreto estadual de São Paulo que proibiu cultos e missas presenciais em templos e igrejas. O julgamento foi marcado para esta semana pelo presidente do STF, LUIZ FUX, após decisões conflitantes sobre o mesmo tema dos ministros NUNES MARQUES e GILMAR MENDES.

A Defensoria Pública de Santa Catarina enviou ao governo estadual um ofício recomendando a reserva de vacinas contra a Covid-19 para a população idosa e com deficiência dentro do sistema prisional. Em documento assinado na terça-feira, o órgão afirmou que ao menos 376 pessoas privadas de liberdade estão aptas à vacinação no estado. Segundo o órgão, o governo catarinense pode ser responsabilizado por possíveis mortes de idosos com coronavírus dentro de presídios por causa da demora na vacinação desse público. Pelos planos nacional e estadual de imunização, essa população está incluída nas fases iniciais.

As próximas restrições contra o coronavírus em Santa Catarina estão sendo debatidas pelo governo do Estado nesta sexta-feira. Uma reunião extraordinária do Centro de Operações de Emergência em Saúde foi convocada para as nove horas, com o objetivo de analisar os decretos em vigor, que são válidos até as seis horas de segunda-feira. Respeitando uma decisão judicial, o governo de Santa Catarina precisa levar ao COES todos os debates sobre os decretos da pandemia. Formado por representantes de órgãos técnicos e entidades da área da saúde, o grupo estratégico tem reuniões semanais às terças, mas recebeu a convocação extraordinária para esta sexta.

Santa Catarina recebeu na manhã desta quinta-feira um novo lote com 144 mil e 700 vacinas contra o coronavírus. Do total recebido, 75 mil e 500 são da Astrazeneca e 69 mil e 200 da CoronaVac. Os imunizantes serão destinados para a primeira dose em idosos de 65 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento. As doses também serão destinadas aos trabalhadores da saúde que aguardam a segunda aplicação. A Secretaria de Estado da Saúde também divulgou como planeja vacinar os profissionais da força de segurança. A ordem prioriza quem trabalha diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia como trabalhadores envolvidos no atendimento eou transporte de pacientes, em resgates e atendimento pré-hospitalar, envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19 enas ações de vigilância das medidas de distanciamento social.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus promove campanha para arrecadar alimentos. Em comemoração a passada Semana Santa e o domingo da misericórdia, que será esse final de semana, a Igreja Católica de Campo Erê e os demais municípios atendidos pela paróquia estão arrecadando mantimentos para ajudar famílias em estado de vulnerabilidade. O padre CILDO ROCHEMBACK pede a ajuda de todos, pois quanto mais alimentos forem arrecadados, vai ser possível chegar a mais famílias que tanto precisam de ajuda.

Gesto de solidariedade: o pouco para alguns pode garantir muita alegria para outros. Assim define o chefe da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - CILDO ROCHEMBACK, incentivando a população a entender o quanto toda ajuda é importante. As doações devem ser feitas na paróquia e vão até domingo. Após isso o que for arrecadado vai ser encaminhado para a pastoral da criança e também as pessoas necessitadas da cidade e interior de Campo Erê. Segundo o padre, a doação pode até mesmo ser de alimentos perecíveis, pois tudo será entregue o quanto antes para as famílias, e quanto mais doações, mais pessoas serão contempladas.

Aulas presenciais em São Bernardino voltam também na educação infantil. Na segunda-feira, as salas de aula da Creche João Claudio Bevilaqua voltam a ser ocupadas pelos estudantes, seguindo o retorno que já está acontecendo com os mais velhos. Nessa próxima semana, conforme a diretora ALESSANDRA KAEFER, são as turmas do Pré 1 que retornam a escola. Os estudantes vão ser divididos em grupos A e B, devido ao número de alunos que fica acima do máximo permitido por turma. Seguindo o modelo híbrido, as aulas para o Pré 1 vão ser uma semana na escola e outra em casa, com o acompanhamento dos pais, que também podem optar pelo modelo totalmente online.

Demais turmas da Creche João Claudio Bevilaqua voltam gradativamente. A diretora adianta que os estudantes do maternal três estão com retorno agendado para a outra segunda-feira, dia 19, e uma semana depois, no dia 26, voltam o maternal dois e o um. Para que os alunos possam voltar a frequentar o educandário, ALESSANDRA KAEFER explica que os pais precisam assinar um termo de compromisso na escola, momento que já aproveita para repassar as novas orientações. Destaca que isso é importante para que os pais comecem a incentivar seus filhos a seguirem as medidas de segurança desde a saída de casa, tornando a escola mais segura para todos.

Pandemia é um desafio permanente do hospital. Assim OLIDES LUNARDI, diretor do Hospital Santo Antônio de Campo Erê classifica a situação provocada pelo coronavírus. Entretanto, o médico acredita que fazendo as coisas com calma, bem feitas e bem pensadas, vamos ter resultados muito bons. O que o médico desaconselha é fazer algo que vai criar problema. Ele diz que a missão da sua equipe é salvar o maior número de pessoas possível. O Santo Antônio está dividido em duas alas: a do Covid, onde está montada uma estrutura para atender os infectados e a outra para atender as pessoas que ficam doentes normalmente.

Equipe que atende Covid não se mistura com outros profissionais no Hospital Santo Antônio. Doutor OLIDES assegura que agindo assim, o hospital de Campo Erê consegue manter um bom isolamento. Hoje o hospital está com 10 doentes pelo vírus. Ele comemora o fato de pacientes com 28 dias de internamento sair do hospital com vida, recuperados. Última morte por coronavírus foi em torno de 15 dias. A direção informa que até agora, dentro do Santo Antônio ocorreram 3 mortes. LUNARDI explica que mais pessoas morreram, mas foram em UTI e não em Campo Erê. Eram pacientes de idade avançada e com comorbidades.

Os 49 profissionais do Hospital de Campo Erê foram vacinados. Conforme o diretor OLIDES LUNARDI, depois que isso aconteceu, ninguém mais foi atingido pelo vírus. Ele condena o tratamento preventivo, afirmando que os remédios disponíveis provocam intoxicação do fígado e acabam matando as pessoas. O que resta é tomar todos os cuidados e se vacinar. Doutor OLIDES salienta que o vírus está mudando e isso faz com que a medicina perca o controle sobre ele. Sobre a durabilidade da proteção da vacina, diz que ninguém sabe, mas adianta que não é permanente. É preciso esperar 6 meses para saber. LUNARDI crê que até o fim do mês o Brasil vai registrar mais de 5 mil mortes por dia.

Seis óbitos pela Covid são registrados em Francisco Beltrão nas últimas 24 horas. A Secretaria de Saúde divulgou o boletim de ontem, sobre os casos de Covid-19 no município. Conforme o novo boletim, 62 casos e seis óbitos foram confirmados nas últimas 24 horas. Os óbitos são de quatro mulheres e dois homens. Uma mulher de 56 anos; outra de 62 anos; a terceira de 63 anos; e a quarta de 69 anos. Todas tinham comorbidades. A quinta e sexta morte são de dois homens. Um de 38 anos, com comorbidades e um de 51 anos, sem comorbidades.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 apontam que até o momento Francisco Beltrão registrou 145 óbitos e 10 mil e 085 casos confirmados da doença. destes, 722 estão em tratamento, 57 pacientes estão em leito de enfermaria, 17 em UTI e 648 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. Nove mil 218 pacientes já estão recuperados e 109 estão em investigação. Hoje ás 16 horas sai a nova atualização do boletim.

Município de Campo Erê desenvolve projeto Mimo para profissionais da saúde. Como o próprio nome diz, a ideia é fazer um “mimo” para os servidores que trabalham com saúde pública. Ele foi desenvolvido pela psicóloga, a fisioterapeuta e pelo educador físico. A proposta abrange todos os profissionais da Secretaria de Saúde. Nessa semana contou ROSALVA BOLIGON, gestora da pasta, foi iniciado o projeto. Elaborado em dois formatos, um atende os agentes comunitários de saúde, e o segundo acontece na próxima semana com os demais servidores.

Projeto Mimo é realizado em grupos menores para atender as medidas sanitárias de enfrentamento a Covid-19. ROSALVA, explicou que os agentes de saúde são os pilotos da saúde pública e é fundamental trabalhar esse momento com eles. Como o número de profissionais é grande, para os encontros do Projeto Mimo, a equipe dividiu em grupos de cinco pessoas, respeitando o protocolo para evitar a aglomeração de pessoas. O mesmo ocorre na próxima semana com os demais profissionais.

Projeto Mimo consiste em trabalhar a ansiedade e estresse que se gerou nos últimos meses dentro da saúde pública. A secretária PRETA, destacou que esses reflexos se intensificaram devido a pandemia do novo coronavírus, porém eles se originam diariamente do trabalho do setor que é mais complexo que os demais, por se tratar de saúde. Nessa pasta, não mais que em outras, é fundamental que os servidores estejam bem física e psicologicamente também, concluiu a secretária.

Estiagem ainda causa impactos na agricultura de São Bernardino. Com o longo tempo sem chuvas no município, segundo o extensionista da Epagri JACKSON DE MACEDO é possível perceber uma redução no volume das pastagens. Por ser época de entressafra, a falta de água está causando prejuízos principalmente na alimentação do gado para esse momento, mas também prejudica a produção futura por dificultar o plantio do pasto para o inverno. Para evitar que a falta afete ainda mais humanos e animais, informa que a Epagri disponibiliza programas para os agricultores.

Prevenção é fundamental quando se fala de água. Por isso, a Secretaria de Agricultura do Estado tem programas para construção de cisternas e aquisição de caixas de água, auxiliando o homem do campo a armazenar. O extensionista JACKSON DE MACEDO explica que para participar é necessário ir até o escritório da Epagri, onde é avaliado se o produtor se enquadra no Pronaf, e indicado qual linha é a mais adequada para sua realidade. Até o momento, encaminhadas no ano passado, 20 propriedades de São Bernardino estão aproveitando o programa para adquirir caixas de água, e outras seis já instalaram ou vão construir cisternas.

Sindicatos da Agricultura Familiar cumprem todos os protocolos na pandemia, mas também precisam continuar com suas funções. De acordo com a sindicalista LIZETE BERNARDI, as funções não podem parar porque os associados devem ser atendidos e terem respostas. Ela lamenta que foi preciso dar um tempo a muita coisa que foi planejada, como campanha de sindicalização e discussões de base. Como não pode haver junção de pessoas, é preciso esperar o controle do coronavírus. Ela orienta os sindicatos a atenderem os agricultores por agendamento. Muitas atividades estão sendo desenvolvidas online.

Pragas na lavoura serão assuntos de audiência junto a FETRAF Santa Catarina. Conforme LIZETE BERNARDI, a cigarrinha está preocupando por causar muitos estragos, principalmente nas lavouras de milho e produção de silagem. A sindicalista enfatiza que quando a vida voltar ao normal, será realizado um amplo roteiro de planejamento. Todas as direções dos sindicatos serão reunidas para tratar dos trabalhos para o restante do ano.

Em Renascença um carro saiu da pista e bateu numa árvore. O acidente foi no início da noite de ontem, no trecho da PR-884, que liga a cidade ao trevo da PR-180. O motorista do carro, um Peugeot, não teve ferimentos aparentes, mas foi levado a UPA de Francisco Beltrão. Ele disse que uma moto entrou na rodovia, e para não bater tirou o carro da pista, quando acertou a arvore. A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada para registrar a ocorrência.

Policiais fazem grande mobilização e conseguem prender acusado de estupro. As equipes da Polícia Militar de Renascença, Marmeleiro, BPFron e Polícia Civil de Marmeleiro, se juntaram durante todo o dia de ontem para capturar um homem acusado de estupro em Renascença. A mobilização começou quando receberam informações que um morador do bairro Associação havia estuprado a sua enteada de 13 anos. Após seis horas de buscas contínuas o acusado foi encontrado em seu carro, escondido num matagal. Ele disse aos policiais que seu plano era passar a noite ali e fugir durante a madrugada. O homem foi preso por estupro de vulnerável.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.