ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 09/04/2021

-MINISTRO DO STF DETERMINA ABERTURA DE CPI DA PANDEMIA NO SENADO

-SC RECEBE LOTE PARA COMEÇAR A VACINAR PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA

-PRIMEIRA OU PARCELA ÚNICA DO IPTU VENCE NO PRÓXIMO MÊS

-PREFEITO AVALIA OS PRIMEIROS 100 DIAS DE GOVERNO

-PARTIDO SOLICITA RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE MÚLTIPLO USO

-SETOR SOCIAL PROMOVE CAMPANHA DO AGASALHO

-VOLUNTÁRIAS REALIZAM CONFECÇÃO DE FRALDAS PARA DOAÇÃO

-RECURSOS PARA BR 163 AGUARDA DESPACHO DO GOVERNO FEDERAL

-TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS APÓS FURTAREM LOJA DE ROUPAS

-PM FLAGRA AO MENOS 7 ADOLESCENTES COM MACONHA NO CENTRO

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A quantidade de migrantes detidos na fronteira sul dos Estados Unidos aumentou 71 por cento em março em comparação com o mês anterior, para mais de 172 mil pessoas. É o maior número em 15 anos, e houve um forte aumento de menores não acompanhados, segundo dados oficiais publicados nesta quinta-feira. O número de menores não acompanhados registrou um aumento de 100 por cento em um mês, ao somar mais de 18 mil crianças, de acordo com os dados da Fiscalização de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos. Segundo as autoridades, 60 por cento dos migrantes que chegaram nos Estados Unidos, cerca de 104 mil pessoas, foram expulsos.

O presidente americano JOE BIDEN anunciou nesta quinta-feira uma série de medidas de controle contra o que ele classificou como uma "epidemia de violência com armas de fogo" nos Estados Unidos. Antes de apresentar uma série de ordens executivas, o presidente democrata também classificou a violência armada no país como uma "crise de saúde pública" que onera os cofres públicos em cerca de 280 bilhões de dólares por ano. Entre as medidas está o incentivo aos estados para removerem temporariamente o porte de armas para pessoas que representem riscos a si mesmos ou a outros.

O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou que vai prorrogar as atuais medidas contra a Covid-19 até o final de abril. Entre as restrições estão a suspensão das aulas presenciais e de shows públicos. Com a decisão, o governo resiste às pressões de diversos setores para impor restrições mais severas. As medidas anunciadas em 23 de março, inicialmente em vigor até o dia 12 deste mês, vão ser estendidas até 30 de abril. O anúncio foi feito após reunião de LACALLE POU com a comissão de especialistas que assessoram o governo sobre a pandemia.

O Senado aprovou nesta quinta-feira por 75 votos a zero, em dois turnos, uma proposta de Emenda à Constituição que concede isenção tributária, por três anos, a vacinas contra a Covid. A regra também deve ser estendida aos insumos de produção das doses. A proposta será, agora, enviada para análise da Câmara. Ao fim da tramitação, se aprovada, a PEC é promulgada pelo próprio Congresso Nacional e entra em vigor passar pela sanção presidencial. Se o texto for promulgado, mesmo os impostos que já incidem sobre as doses não poderão mais ser cobrados. O governo federal, os estados e os municípios também ficam proibidos de criar nova tributação sobre as vacinas.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, determinou, nesta quinta-feira, que o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO , instaure a “CPI da Pandemia”, que vai apurar ações e eventuais omissões do governo JAIR BOLSONARO no combate à pandemia. A decisão atende a pedido formulado pelos senadores ALESSANDRO VIEIRA do Cidadania do Sergipe e JORGE KAJURU do Cidadania de Goiás. Eles questionam a inércia de PACHECO em avaliar o requerimento pela investigação, apresentado há 64 dias, no início de fevereiro. O presidente do Senado afirmou que vai instalar a CPIcomo determinou o ministro BAROSSO, mas avaliou que a decisão foi "equivocada" e que a comissão poderá ser usada como "palanque político" para as eleições de 2022.

Por nove votos a dois, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira que estados e municípios podem impor restrições a celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em templos e igrejas durante a pandemia de Covid-19. Os dois votos contrários a esse entendimentos foram dos ministros NUNES MARQUES e DIAS TOFFOLI. Os ministros do Supremo julgaram uma ação do PSD. O partido pedia a derrubada de decreto estadual de São Paulo que proibiu cultos e missas presenciais em templos e igrejas. O julgamento foi marcado para esta semana pelo presidente do STF, LUIZ FUX, após decisões conflitantes sobre o mesmo tema dos ministros NUNES MARQUES e GILMAR MENDES.

A Defensoria Pública de Santa Catarina enviou ao governo estadual um ofício recomendando a reserva de vacinas contra a Covid-19 para a população idosa e com deficiência dentro do sistema prisional. Em documento assinado na terça-feira, o órgão afirmou que ao menos 376 pessoas privadas de liberdade estão aptas à vacinação no estado. Segundo o órgão, o governo catarinense pode ser responsabilizado por possíveis mortes de idosos com coronavírus dentro de presídios por causa da demora na vacinação desse público. Pelos planos nacional e estadual de imunização, essa população está incluída nas fases iniciais.

As próximas restrições contra o coronavírus em Santa Catarina estão sendo debatidas pelo governo do Estado nesta sexta-feira. Uma reunião extraordinária do Centro de Operações de Emergência em Saúde foi convocada para as nove horas, com o objetivo de analisar os decretos em vigor, que são válidos até as seis horas de segunda-feira. Respeitando uma decisão judicial, o governo de Santa Catarina precisa levar ao COES todos os debates sobre os decretos da pandemia. Formado por representantes de órgãos técnicos e entidades da área da saúde, o grupo estratégico tem reuniões semanais às terças, mas recebeu a convocação extraordinária para esta sexta.

Santa Catarina recebeu na manhã desta quinta-feira um novo lote com 144 mil e 700 vacinas contra o coronavírus. Do total recebido, 75 mil e 500 são da Astrazeneca e 69 mil e 200 da CoronaVac. Os imunizantes serão destinados para a primeira dose em idosos de 65 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento. As doses também serão destinadas aos trabalhadores da saúde que aguardam a segunda aplicação. A Secretaria de Estado da Saúde também divulgou como planeja vacinar os profissionais da força de segurança. A ordem prioriza quem trabalha diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia como trabalhadores envolvidos no atendimento eou transporte de pacientes, em resgates e atendimento pré-hospitalar, envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19 e nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social.

No Enfoque Legislativo, programa da Câmara de Vereadores de SJCedro a Rádio Cedro recebe o Vereador da oposição, JULIO RUBIN. O vereador vai fazer uma análise da primeira sessão do mês destacando alguns pontos que foram levantados no legislativo. Dentre os assuntos abordados está sobre a implantação de uma rotatória na rodovia estadual sentido SJCedro/Princesa. No programa também será debatido sobre a vacinação contra a covid-19. JULIO também irá comentar sobre a divulgação do nome das pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. O programa do legislativo de Cedro, vai ao ar amanhã depois das 10 horas da manhã.

No Jogo Aberto, programa da prefeitura de SJCedro a Rádio Cedro conversa com o Secretário de Obras do município, JAIR POSTAY. O secretário irá detalhar os trabalhos que estão ocorrendo no interior. Nesta semana, a equipe esteve realizando compactação das estradas gerais, além de serviços de tubulação para escoamento da água. O programa começa por volta das 11 da manhã deste sábado.

Vacinação contra gripe inicia na semana que vem em SJCedro. A secretária Municipal de Saúde do município, através da Sala de Vacinas, informa que na segunda-feira, dia 12, inicia a campanha de vacinação da gripe, a Influenza, para os grupos prioritários. Na primeira fase estão previstas vacinação para as gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e puérperas de até 45 dias após o parto. A vacinação da gripe acontecerá a partir da segunda-feira pela parte da manhã entre as 7 e 30 às 11 horas na Sala de Vacinas. É necessário apresentar o cartão do SUS, carteira de vacinas, carteira de gestante.

A Campanha Nacional da Vacinação contra a Influenza inicia na próxima segunda-feira, dia 12. A meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 79 milhões de brasileiros dos grupos prioritários. A Campanha vai até o dia 9 de julho. A informação é da enfermeira responsável pela Sala de Vacinas em Guarujá do Sul, MARGARETE ANDRES. Segundo ela, na quarta-feira às secretarias da saúde de todo o estado estiveram reunidos de forma virtual para debater sobre a Campanha. Dentro do grupo prioritário estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, professores, caminhoneiros e pessoas portadoras de doenças crônicas. Ela destacou que na mesma reunião foi discutido sobre a vacinação contra a covid-19.

A vacinação da Influenza acontecerá em três etapas e cada município deverá decidir o dia em que estará aplicando as doses. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para receber da Influenza, mas que ainda não foram vacinadas contra o coronavírus deve priorizar a dose contra a Covid-19 e agendar uma data para receber a vacina contra a Influenza. MARGARETE destacou que o município deverá receber hoje as vacinas contra a Influenza. E no próximo sábado, dia 17, a secretaria pretende realizar o Dia D.

Partido solicita recursos para investimento na comunidade São Cristóvão. Nesta semana, o prefeito de Palma Sola, CLEOMAR MANTELLI, recebeu a visita do presidente do Partido dos Trabalhadores, IVANOR DE MOURA, vereador ODAIR PAULETTI, além de representantes do Conselho da Comunidade e Clube de Mães da Linha São Cristóvão. O objetivo foi debater a solicitação de recursos. O valor de 100 mil reais será para a construção de um Centro de Múltiplo Uso na comunidade. De acordo com a Secretária de Planejamento, ELIZETE VISSOTO, a emenda já está prevista no orçamento estadual deste ano, mas depende da liberação do Governo do Estado para pagamento. A secretária comentou que ainda não há o dinheiro em caixa, mas que nos próximos meses esse pagamento seja liberado e assim possa dar início ao processo licitatório para a obra.

O prefeito, CLEOMAR MANTELLI, agradeceu ao deputado PADRE PEDRO BALDISSERA, pelo auxílio no desenvolvimento do município, inclusive da área rural de Palma Sola. O prefeito destacou a importância das emendas parlamentares e que o deputado, sempre contribuiu de forma significativa em investimentos à população. MANTELLI disse que espera a liberação dos 100 mil reais nos próximos meses para possibilitar a continuidade dos trabalhos em Palma Sola.

Secretaria de Assistência Social promoverá a Campanha do Agasalho. Administração de Guaraciaba, através da Secretaria de Assistência Social, está realizando a Campanha do Agasalho para o ano 2021. A informação é da Secretária de Assistência Social ANA REICHERT. Ela explicou que os munícipes podem doar roupas preferencialmente de inverno, calçados, roupas de cama, travesseiros e cobertores. As arrecadações iniciam na próxima segunda-feira, dia 12, e se estendem até dia 30 de abril. As doações devem ser entregues na Secretaria de Assistência Social, no CRAS e também no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os itens arrecadados serão selecionados, organizados e entregues para as famílias que necessitam, no mês de maio. ANA disse que o objetivo da Campanha do Agasalho é coletar quantidade suficiente de roupas para suprir as necessidades das famílias.

Voluntárias da Associação Padre Romualdo Zimmer reiniciaram as atividades com confecção de fraldas. Conforme uma das integrantes, LUCIA VIVIAN, a Paróquia São José cedeu um espaço amplo para as voluntárias realizarem os trabalhos cumprindo o protocolo. Ela salientou apenas algumas voluntárias foram solicitadas para auxiliar na confecção. A entrega das fraldas acontece no dia 19, e as famílias que precisam para algum familiar, necessita apresentar os documentos da pessoa que fará o uso da fralda. Ela salientou que, para a retirada, as pessoas podem estar buscando as fraldas em horários alternados para evitar aglomeração. LUCIA destacou que a entrega acontece a cada dois meses.

Recursos do Estado para obras em rodovias federais aguarda o despacho do Governo Federal. Nesta semana, a Comissão de Finanças e Tributação da Alesc decidiu favorável à destinação de recursos estaduais para obras em rodovias federais. O Deputado, MARCOS VIEIRA, explicou que os 100 milhões para a BR 163 já estão disponíveis, faltando apenas o parecer do Governo Federal para a efetiva destinação dos recursos para a empreiteira. Segundo o deputado, o repasse dos valores será feito mensalmente à empresa responsável pela revitalização. VIEIRA destacou que o montante é proveniente do superávit do governo estadual do ano passado. Ele ressaltou que o valor de 100 milhões de reais para a 163 já estão garantidos.

Primeira ou única parcela do IPTU vence no próximo mês em SJCedro. A prefeitura espera arrecadar mais de um milhão e 700 mil reais com o pagamento de aproximadamente seis mil e 300 carnês. A informação é do Secretário de Administração, EDEMILSON DALMAGRO. Ele comentou que do montante, a prefeitura espera receber mais de um milhão e 400 mil reais com a inadimplência de 20 por cento. O secretário destacou que nem todos irão conseguir pagar o tributo, o que prejudica diretamente na arrecadação dos valores. O aumento ficou dentro da inflação, sendo de quatro vírgula 31 por cento. DALMAGRO disse que alguns municípios da região reajustaram o valor acima da inflação. Neste ano, o desconto para pagamento em cota única continua em 10 por cento, além da possibilidade de parcelar em até seis vezes. O vencimento da primeira parcela ou cota única é dia 10 de maio.

Os recursos arrecadados do imposto servirão para aquisição do quarto parque industrial e para a implantação da Casa do Agricultor em SJCedro. A afirmação é do Secretário de Administração, EDEMILSON DALMAGRO. Ele explicou que a nova área para o parque industrial quatro ainda não está definida. Mas os valores arrecadados serão reservados para estas aquisições. O orçamento para a implantação da Casa do Agricultor está sendo estudado, não há valores definidos de quanto precisará de investimento. Contudo, o local já foi escolhido pela administração. Após passar por adaptações, o antigo quartel do Corpo de Bombeiros estará sendo a sede da Casa do Agricultor.

Prefeito avalia os primeiros 100 dias de governo. O prefeito de Guarujá do Sul avaliou como dificultoso o primeiro trimestre de 2021. O chefe do executivo, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, disse que as semanas destes primeiros três meses foram de grande empenho no combate a pandemia. O prefeito destacou que no início do ano a perspectiva era de uma campanha de imunização em grande escala. Contudo, em meados de fevereiro o município foi pressionado para planejar retorno às aulas presenciais, como montar ações para frear o aumento de casos confirmados e mortes por coronavírus. Ele salientou ainda a busca de doses de vacinas contra a covid-19 em nível estadual juntamente com a Fecam. WESCHENFELDER comentou que a prefeitura já havia planejado algumas atividades e eventos para serem realizadas no decorrer do ano. Mas com o agravamento da crise sanitária foi necessário suspender.

Ainda na avaliação do prefeito CLAUDINHO WESCHENFELDER, a retomada da economia acontecerá apenas com a vacinação da população. O prefeito destacou que não existe outra forma para uma retomada econômica. Ele explicou que todos os esforços em busca de imunizantes estão sendo feitos pelos municípios da região. WESCHENFELDER comentou que todas as vacinas, independentemente do laboratório, devem ser compradas e disponibilizadas para a população. O prefeito comentou que, durante a semana foram vacinados alguns do grupo de idosos de 65 anos em Guarujá do Sul.

Três pessoas diagnosticadas com Covid-19 foram flagradas descumprindo o isolamento domiciliar em dois municípios da região. Os fatos foram em São Miguel do Oeste e Barra Bonita. Em São Miguel do Oeste, durante fiscalização, os policiais constataram que uma família residente no bairro Estrela não estava cumprindo o isolamento. Das três pessoas que deveriam estar em casa, apenas uma estava de fato. O isolamento da família acaba apenas na próxima terça-feira. Já em Barra Bonita, um homem também descumpriu o isolamento e estava trabalhando em São Miguel do Oeste. Em ambos os casos foi confeccionado boletim de ocorrência e os mesmos vão responder pelo descumprimento.

A Polícia Rodoviária Federal prendeu nesta semana na BR-280, em Rio Negrinho, dois homens e uma mulher que haviam acabado de furtar uma loja de roupas em Mafra. O grupo estava em um Peugeot207 de São Miguel do Oeste. Os três ocupantes usavam tornozeleira eletrônica e estavam cumprindo medidas socioeducativas, impostas pela Justiça do Paraná, pelo crime de furto. No interior do veículo foram encontradas quatro jaquetas contendo a etiqueta do estabelecimento comercial. O motorista de 45 anos, não possuía Carteira Nacional de Habilitação. Ele, sua esposa de 28 anos e o passageiro de 31 anos foram levados à Delegacia de Polícia em Rio Negrinho onde vão responder, novamente, pelo crime de furto.

A Polícia Militar de Guaraciaba foi acionada para deslocar até o Campo Municipal do Harmonia no centro da cidade. O denunciante informou que na arquibancada do campo havia vários adolescentes consumindo drogas. Foi deslocado até o local e feito a abordagem, sendo que no local havia 8 pessoas, entre eles 7 eram adolescentes. Junto com ele, foi encontrado um torrão de maconha no bolso de um dos adolescentes. Indagado o autor sobre a droga o mesmo relatou que não lembrava de onde ele havia adquirido a droga. Todos os envolvidos não estavam tomando os devidos cuidados quanto a propagação da doença Covid 19. Estavam todos aglomerados e nenhum deles fazia o uso de máscaras na hora da abordagem. Diante da situação a Guarnição deu voz de prisão a todos os envolvidos e também acionou o conselho tutelar do município que conduziu todos os envolvidos para a delegacia de Polícia Civil de SMOeste para dar prosseguimento na ocorrência..

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.