ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 09/04/2020

GLOBO EM FOCO – 09/04/20

-AUXÍLIO DE 600 REAIS A INFORMAIS COMEÇA A SER DEPOSITADO HOJE

-ESTADO REGISTRA MAIS DE 500 CASOS DE COVID-19 E MORTES SOBEM PARA 17

-PACIENTE COM CORONAVÍRUS EM ITAPIRANGA É LIBERADA DO ISOLAMENTO

-ADVOGADO ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE CADASTRO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

-ITAPIRANGA RETOMA ATIVIDADES EM OBRAS PÚBLICAS

-CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES CONTRIBUI PARA EFICIÊNCIA DE AULAS A DISTÂNCIA

-CASAL CONFESSA QUE CRIANÇA DE TRÊS ANOS MORREU APÓS AGRESSÃO

-POLÍCIA PRENDE QUATRO PESSOAS COM ARMA E 40 QUILOS DE DROGAS EM IPORÃ DO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de tempo bom. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 29 graus.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


O ex-presidente dos Estados Unidos, BARACK OBAMA postou um tuíte nesta quarta-feira, sinalizando que está pronto para reforçar o partido numa campanha que foi atropelada pela pandemia do novo coronavírus. Sem mencionar TRUMP, ele afirmou que não será possível relaxar as medidas de distanciamento social que trancam 97 por cento dos americanos em casa. OBAMA declarou que enquanto não houver sistema robusto de testes para detectar e monitorar a disseminação do novo coronavírus o isolamento deve ser mantido. De acordo com pesquisa publicada no site Politico, 52 por cento dos entrevistados acreditam que OBAMA seria um líder melhor do que TRUMP para gerir a pandemia.

As autoridades de Teerã anunciaram nesta quinta-feira, 117 mortes adicionais em decorrência do novo coronavírus. Com esse número, o balanço oficial da pandemia no Irã subiu para quatro mil 101 mortos. O país é um dos mais afetados pela Covid-19. Segundo o porta-voz do ministério da Saúde, KIANUCHE JAHANPUR, os últimos dados relatados mostram, porém, uma tendência de queda no número de novas infecções.


O saldo diário de mortes na Espanha devido ao coronavírus caiu nesta quinta-feira. O número registrou baixas após dois dias consecutivos de alta. Apesar dessa queda, o número total de mortes desde o início do surto já alcançou 15.238 pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país registrou 683 óbitos nas últimas 24 horas, contra 757 no dia anterior. As novas infecções também caíram timidamente, mas ainda são maiores que o número diário de recuperados.


O governo federal publicou na noite desta quarta-feira uma medida provisória para isentar os consumidores de baixa renda do pagamento das contas de luz. A medida já havia sido anunciada pelo presidente JAIR BOLSONARO durante o pronunciamento em rede nacional. Segundo a MP, os consumidores terão desconto de cem por cento na tarifa entre primeiro de abril e 30 de junho. A isenção vai valer para unidades que consomem até 220 quilowatts-hora por mês. Ao todo, o governo vai destinar 900 milhões de reais para o pagamento das contas. Já os custos remanescentes serão pagos pela Conta de Desenvolvimento Energético.

Um dia após o início do cadastramento, mais de 26 milhões de pessoas já se inscreveram no programa de auxílio emergencial de 600 reais que começa a ser pago hoje. Foram mais de 217 milhões de acessos ao site do programa, 22 vírgula cinco milhões de downloads do aplicativo e três vírgula três milhões de ligações. O pagamento começa nesta quinta-feira para trabalhadores já inscritos no Cadastro Único e que têm conta no Banco do Brasil ou na Caixa. Quem não tem conta nesses bancos vai receber a primeira parcela na próxima terça-feira. Para quem recebe o Bolsa Família, o pagamento seguirá o calendário do programa. Já para os demais trabalhadores que se enquadram nas regras do benefício devem receber em até cinco dias úteis após o cadastro no site ou no aplicativo.

O auxílio emergencial de 600 reais que o governo federal disponibilizou para saque a partir de hoje já causou filas em cidades pelo país no início da manhã. Nas primeiras horas já foram registradas aglomerações tanto em unidades da Receita Federal para regularização de CPF quanto em locais para o saque. As aglomerações contrariam as recomendações de isolamento social e orientações de órgãos do governo sobre o benefício. Quem precisar regularizar o CPF deve efetuar o processo em casa através de site ou por aplicativo.

A Defesa Civil de Santa Catarina lançou um edital para a instalação de um hospital de campanha com 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva em Itajaí. A medida visa atender os pacientes com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira. As propostas de preços precisam ser enviadas até às três horas da tarde desta quinta-feira. O hospital ficará no pavilhão da Marejada.

Os pilotos voluntários do Aeroclube de Santa Catarina estão ajudando na distribuição de equipamentos e testes de Covid-19 pelo estado. Em uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, eles levam em aviões particulares luvas, máscaras, remédios e testes sem custo. A ação solidária começou ontem e as aeronaves decolaram da Grande Florianópolis com uma tonelada e meia de equipamentos de proteção individual e testes do coronavírus. Todos os equipamentos vão ser distribuídos em nove cidades catarinenses, sendo Chapecó, Xanxerê, Concórdia, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Videira, Rio do Sul, Mafra e Jaraguá do Sul.


O número de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus subiu de 457 para 501 em Santa Catarina. A quantidade de mortes também aumentou de 15 para 17. Os dados foram divulgados pelo governo do Estado no final desta quarta-feira. A maior parte dos diagnosticados está em Florianópolis com 123 pacientes. O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA voltou a reforçar o uso de máscaras e também a importância de continuar o isolamento social até o próximo domingo em todo o estado catarinense.

Paciente com novo coronavírus em Itapiranga é liberada do isolamento. A secretaria de Saúde de Itapiranga informa que a paciente com a COVID-19 encontra-se bem e recuperada da doença. Nove dias após o retorno de viagem, foi atendida pelo médico TIAGO SODER, em 28 de março, apresentando febre a três dias, dor de cabeça, tosse, dor no corpo e garganta, sintomas característicos do coronavírus. Em 29 de março foi realizada a coleta de material e remetido para análise no LACEN em Florianópolis. O resultado do exame deu positivo. Todo atendimento da paciente foi efetuado conforme previsto nos protocolos do Ministério da Saúde. A partir de ontem ela foi liberada do isolamento domiciliar. A Secretaria de Saúde reforça que todos estão sujeitos a contrair o coronavírus, expressa solidariedade à paciente e familiares e conclama à toda população que continue se cuidando e, quem puder, fique em casa; esta é a melhor e única medida eficaz para evitar o contágio.

São João do Oeste divulga tabela com novas datas de vencimentos das taxas municipais. O município prorrogou o vencimento de taxas, impostos e serviços ocorridos entre 17 de março a 19 de abril. Nesta quarta-feira foi definida a tabela com os novos vencimentos. Conforme a tabela, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, ISSQN, com vencimento inicial em 15 de abril foi prorrogado para 15 de outubro. O vencimento de 15 de maio foi prorrogado para 15 de novembro e o vencimento de 15 de junho foi prorrogado para 15 de dezembro. A taxa de consumo de água com vencimento em 20 de março poderá ser paga em cinco de junho, e o vencimento de 20 de abril foi adiado para seis de julho. As faturas que contem vencimento impresso nas datas de 20 de março e 20 de abril, poderão ser pagas, isentas dos juros, até cinco de junho e seis de julho. As faturas cujos vencimentos originais seriam 20 de maio e 20 de junho, serão emitidas já com novo vencimento no dia cinco de agosto e oito de setembro.

Advogado esclarece dúvidas sobre cadastro e liberação do auxílio emergencial. A Caixa Econômica Federal lançou na terça-feira o aplicativo para que trabalhadores informais possam solicitar o auxílio emergencial de 600 reais. O valor será pago em três parcelas. Conforme o advogado, AIRTON SEHN, para os beneficiários do Cadastro Único dos programas sociais do governo, a exemplo do Bolsa Família, o pagamento do auxílio será automático, junto com o benefício. O pagamento para estes beneficiários será liberado a partir de hoje, dia nove. Para os demais trabalhadores informais, o advogado explica que é necessário fazer o cadastro, e o pagamento da primeira parcela é liberado em cinco dias. SEHN destaca que o auxílio será pago para trabalhadores com 18 anos ou mais, que não tenham emprego e carteira assinada, que não recebam outro benefício do INSS, como pensão por morte e auxílio doença e a renda da família tem que ser inferior a três mil 135 reais. Caso a renda familiar for maior, terá direito o trabalhador com renda individual de até meio salário mínimo.

O auxílio emergencial será pago para trabalhadores autônomos e micro empreendedores individuais, mas conforme o advogado, algumas classes não se enquadram. AIRTON SEHN explica que na região não serão beneficiados até o momento os agricultores, que também podem ter sido prejudicados com a pandemia. Um projeto de lei já foi aprovado para inclusão dos agricultores, e agora tramita em regime de urgência na câmara dos deputados. O advogado ressalta que se aprovado o projeto serão contemplados também os agricultores familiares, pescadores, aquicultores, técnicos agrícolas e cooperados, além de taxistas, catadores de papel, agentes de turismo, artistas, garimpeiros, missionários, teólogos, trabalhadores do esporte e atletas. Todos estes serão beneficiados se o projeto for aprovado. SEHN comenta que na região os trabalhadores que se enquadram são pedreiros, faxineiras, diaristas e MEIs. Se a mulher for a única a ter renda na família, receberá o benefício duas vezes.

Em caso de dúvidas, sobre o direito ou não de receber o benefício, o advogado orienta os trabalhadores a ligarem no número 111. AIRTON SEHN esclarece que quem tem acesso a internet pode acessar o site da Caixa Econômica Federal, onde há todas as informações sobre o cadastro e o auxílio emergencial. De acordo com o advogado, para fazer o cadastro no site da Caixa Econômica, é necessário que o trabalhador tenha em mãos o número do CPF, a data de nascimento, o nome da mãe, e um telefone de celular para contato. Neste celular informado a Caixa Econômica irá mandar uma mensagem com um código, que deve ser registrado no cadastro. Outra opção é baixar o aplicativo, também pelo site da Caixa Econômica Federal. SEHN explica que o auxílio poderá ser sacado em cinco dias na Caixa ou no Banco do Brasil, e nos demais bancos o valor é liberado em alguns dias a mais. Mesmo assinando carteira após o cadastro, as três parcelas ficam asseguradas.

Vereador de São João do Oeste apresenta moção que pede suspensão do reajuste na energia elétrica do meio rural. A moção foi apresentada em sessão extraordinária realizada nesta semana. A sessão não foi aberta ao público, e os vereadores mantiveram os cuidados de distanciamento devido à pandemia. Conforme o vereador, CORNÉLIO SCHNEIDER, a preocupação no momento não é somente com a pandemia do coronavírus, mas também a estiagem e a economia que afeta vários setores. Ele considera que este não é o momento de falar de reajuste na conta de luz, por isso será enviada ao governo do estado esta moção que pede a suspensão do aumento no valor que os agricultores pagam pela energia elétrica já a partir deste mês. CORNÉLIO SCHNEIDER cita que para produtores com gasto de mil quilowatts por mês, o reajuste seria de cerca de 100 reais a mais na conta de luz. O vereador considera que em um momento que a economia já está prejudicada, falar em reajustes só vai prejudicar a retomada do crescimento.

O vereador também demonstra preocupação com a venda e com os preços praticados no setor de laticínios. CORNÉLIO SCHNEIDER explica que o consumo dos lácteos, mesmo com as agroindústrias funcionando, vem registrando queda. Ele afirma que os agricultores também demonstram preocupação com possíveis quedas no peço pago pelo litro do leite e o aumento no custo de produção. SCHNEIDER considera que o governador deve ter maior atenção e consideração pelo setor agropecuário, que no momento é fundamental na manutenção da economia do estado. O vereador de São João do Oeste ressalta que na sessão desta semana o legislativo também aprovou alterações no Plano Diretor, com mais de 200 itens alterados e que já estão em vigor. SCHNEIDER também encaminhou um pedido ao executivo de que os recursos que serão economizados com o corte dos salários sirvam de auxílio aos agricultores e os trabalhadores do município afetados pelas restrições do decreto.

Capacitação de professores contribui para eficiência de aulas a distância. A Secretaria de Estado da Educação implantou nesta semana e está executando planejamento e processo de ensino aprendizagem online. Devido a pandemia da Covid-19, professores e alunos permanecem em casa, porém conectados por meios eletrônicos e permitindo a sequencia do calendários escolar. Segundo o coordenador regional da educação, VILSON VON BORSTEL é preciso entender as dificuldades que ocorrem neste novo cenário. Lembra que foi elaborada plataforma para as aulas online e os professores receberam formação intensa para atuar com novas ferramentas. Para o coordenador, é normal alguns professores terem maior dificuldade VON BORSTEL comemora que os profissionais estão se ajudando neste processo gradativo na realidade presente no processo de formação dos alunos.

Desafio no novo sistema de ensino está nas séries iniciais. Crianças possuem maior dificuldade no aprendizado estando longe do professor. O coordenador regional da educação diz que neste caso necessita de maior acompanhamento dos familiares. VILSON VON BORSTEL faz um apelo para os pais que tiverem condições para acompanharem mais de perto a rotina escolar dos filhos seja no ensino fundamental ou médio. Cita ainda que os educadores precisam sair da zona de conforto e buscar formas de aperfeiçoar o processo ensino aprendizagem. VON BORSTEL chama atenção para a parceria com os correios para entrega de material impresso aos alunos que não possuem computador e acesso a internet. O coordenador regional da educação diz que este processo deve seguir por um tempo, pois não tem previsão para o retorno da normalidade das aulas presenciais.

Itapiranga retoma atividades em obras públicas. O prefeito JORGE WELTER anunciou em entrevista na Rádio Itapiranga que diversas obras públicas no município estão sendo retomadas. A liberação para trabalho na construção civil possibilitou as empresas seguirem com obras. O prefeito cita como destaques a pavimentação asfáltica no bairro São Cristóvão, na localidade de Santa Fé Alta com mais de um milhão de reais de investimento próprio. O asfalto será da SC 163, próximo a JBS suínos, até o acesso a localidade de Beleza. Outra pavimentação é do acesso ao loteamento Portal do Sol. O prefeito comemora que na próxima semana ocorre a entrega da ordem de serviço para revitalização da Avenida Uruguai. Serão mais de cinco milhões de reais em investimentos para recuperação total das duas pistas com ciclovia, redes de água e esgoto e drenagem.

Edificações e reformas fazem parte das obras retomadas na cidade. O prefeito JORGE WELTER chama atenção para a sequência nas obras na Unidade de Saúde Fronteira, já em fase de conclusão. Também destaca a reforma do Ginásio de Esportes do bairro Santa Tereza, que passa por total revitalização da quadra, banheiros e outras estruturas. Segundo o prefeito, a construção do almoxarifado da prefeitura na garagem de máquinas também está sendo retomada. WELTER informa ainda que academia da saúde na praça das Bandeiras deve ser concluída em breve. O prefeito também informa que foi confirma a conclusão da Estação de tratamento de esgoto com a construção da última lagoa de elevação. JORGE WELTER projeta para os próximos meses os ajustes finais e a inauguração do empreendimento que se arrasta há mais de seis anos.

Prefeito anuncia doação de parte do salário ao Fundo Municipal da Saúde. JORGE WELTER declarou a reportagem da Rádio Itapiranga que teve apoio do vice-prefeito FERNANDO GIRARDI e de todos os secretários de Itapiranga. Ele vão doar 20 por cento de seus salários nos meses de abril e maio. A doação ao Fundo Municipal de Saúde deve ser superior a 30 mil reais. JORGE WELTER diz que será possível auxiliar o fundo na aquisição de insumos, materiais e equipamentos de saúde, muito escassos e necessários, neste momento de combate da Covid-19 no município. Segundo o prefeito a doação é livre para qualquer pessoa e acredita que outros servidores públicos podem seguir o exemplo, principalmente os que possuem cargos comissionados.

Município fará ajustes nos gastos para compensar a queda na receita. Fechamento do comércio, estiagem, redução do retorno de ICMS preocupam o governo municipal. O prefeito de Itapiranga destaca que o município possui aproximadamente dois milhões de reais de despesa fixa e será necessário cortes pontuais em gastos com viagens, diárias, despesas com combustível e energia elétrica. JORGE WELTER recomendou para as secretarias e departamentos para terem o máximo de cuidados e adotarem medidas de contenção de recursos. Lembra que a previsão orçamentária de 66 milhões de reais para este ano não será atingida . De acordo com o prefeito, o momento é difícil e será preciso a contribuição de todos para retomar o crescimento, na indústria, comércio e prestação de serviços. Com aquecimento da economia o município também ganha em arrecadação.

Polícia prende quatro pessoas com arma e 40 quilos de drogas em Iporã do Oeste. Na noite desta quarta-feira, por volta das 21h30, em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba, GAECO de SMOeste, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste e Tático Ostensivo Rodoviário, foram abordados dois veículos suspeitos de estarem carregando produtos ilícitos. A abordagem ocorreu próximo ao trevo de acesso à Mondaí. Um dos veículos, com placa de Foz do Iguaçu, realizava o serviço de “batedor”, já o outro abordado, emplacado em Cianorte, Paraná, estava transportando 40 quilos de maconha. Foi solicitado apoio do Canil da Polícia Militar de SMOeste e durante a revista no veículo, foi localizada, escondida embaixo de um banco, uma espingarda calibre 12, com cano curto, tipo escopeta. Foram presas quatro pessoas, conduzidas à delegacia de SMOeste. Os veículos, a droga e a arma foram apreendidos e entregues a Polícia Civil.

Caminhão desgovernado causa diversos danos em postes, veículo e residência de Iporã do Oeste. O acidente na Avenida Gustavo Fetter foi registrado por volta das 12 horas e 30 minutos desta quarta-feira, em Iporã do Oeste. Segundo informações apuradas pela reportagem, como de costume, o motorista, de 50 anos, foi almoçar em sua casa e deixou o caminhão estacionado próximo a borracharia Goldmeier, as margens da avenida. A carreta estacionada começou a se movimentar descendo a avenida e causando diversos prejuízos em fios de alta tensão, cinco postes da rede elétrica e de telefonia. O veículo também atingiu um Ford Ka que estava estacionado em frente a Lojas Bom Sono. O carro foi arrastado pelo caminhão até uma residência próxima a empresa Pinhal Máquinas, onde a carreta parou na esquina. Parte frontal desta casa, a cerca e o pátio, foi danificada.

Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Celesc foram acionados para atender a ocorrência. Apesar dos estragos materiais elevados, ninguém se feriu. O trânsito teve que ser desviado da avenida. O caminhão estava carregado com 34 mil quilos de trigo. A carga seria levada para o Moinho Marx logo após o meio dia de ontem. O proprietário do caminhão, empresário de Iporã do Oeste, prestou auxílio para reparo dos danos. A carreta, placa de Iporã do Oeste, possui seguro. As causas do acidente serão apuradas. O caminhão foi retirado do local da ocorrência por volta das 19 horas e 30 minutos desta quarta-feira.

Celesc trabalha cerca de oito horas para restabelecer toda energia após acidente na avenida em Iporã do Oeste. Inicialmente a Celesc isolou apenas a parte afetada, onde havia os postes quebrados e os cabos rompidos, o que foi feito em menos de uma hora. Em alguns locais a energia foi restabelecida cerca de uma hora após o acidente. A parte alta da cidade e comunidades próximas ficaram sem luz até por volta das 18 horas. A Celesc encerrou os trabalhos por volta das 20 e 30, quando a energia foi restabelecida para todas as unidades consumidoras. As empresas de internet e telefonia aguardaram a colocação dos postes pela Celesc para assim iniciar o seu trabalho, que segue hoje. Foram empenhados no serviço quatro equipes de caminhão e três de caminhonetas, envolvendo cerca de 35 profissionais da Celesc e de empresas terceirizadas do órgão. Na manhã de hoje ainda estavam sem energia os postes de iluminação pública na região central do acidente, serviço que é de responsabilidade da empresa licitada pela prefeitura, e que trabalha no local.

Casal confessa que criança de três anos morreu após agressão. A mãe e o padrasto de ALEXANDER MARTIN FIGUEIREDO VASQUEZ, de três anos, confessaram que a criança morreu em decorrência de agressão física. A informação foi divulgada pelo delegado EMERSON FERREIRA. Ele lembra que inicialmente o casal apresentou a versão de que a morte teria sido causada por um acidente doméstico na residência, em Bom Jesus do Sul. Contudo, após serem confrontados com a necropsia, ambos confessaram crime. No domingo, o casal levou a criança ao hospital de Dionísio Cerqueira alegando que a mesma havia caído. Após a constatação da morte, a criança foi encaminhada ao IML de São Miguel do Oeste, onde o legista constatou hemorragia aguda, ruptura de fígado e de rim, traumatismo craniano, contusão em pulmão, hemorragia abdominal e outros vários hematomas.

A mulher e o padrasto confirmaram que costumavam agredir a criança. O homem alegou que "perdia a cabeça" e desferia tapas e socos no menino. A mãe, por sua vez, agredia a criança com tapas e com vara. O acusado contou que no dia do crime, por volta de meio-dia, se irritou porque viu a criança mexendo em venenos e a agrediu com vários socos. A criança e foi levada ao hospital. No entanto, já não apresentava os sinais vitais. Conforme o delegado, embora haja pequenas contradições nas versões da mãe e padrasto uma coisa é certa: foi um crime brutal, que vitimou um anjo de apenas três anos de idade. O delegado EMERSON FERREIRA que o fato de trabalhar na área de segurança lida com crimes e situações dramáticas, mas, quando se depara com tamanha barbaridade, o crime ganha contornos de hediondez inenarráveis, de forma que se torna impossível não se emocionar com os fatos. O casal encontra-se preso temporariamente pelo prazo de 30 dias.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.