ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 09 03 19

-MINISTRO DIZ QUE LOMBADAS ELETRÔNICAS VÃO CONTINUAR ONDE FOR NECESSÁRIO

-EXPORTAÇÃO DE CARNE DE SUÍNO E FRANGO CRESCE 30 POR CENTO EM SC

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE COTAS PARA CANDIDATURAS FEMININAS

-CÂMARA DA REGIÃO REJEITA PEDIDO PARA SESSÃO SOLENE DO DIA DA MULHER

-DIRETOR GARANTE QUE REGIONAL DA CELESC NÃO VAI MUDAR UMA VÍRGULA

-HOMEM É PRESO POR ENVOLVIMENTO COM O TRÁFICO DE DROGAS

-POLICIA PRENDE SUSPEITO DE COMPARTILHAR PORNOGRAFIA INFANTIL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de tempo encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Confrontos entre manifestantes e policiais nas ruas de Argel, capital da Argélia, terminaram com 195 detidos e 112 policiais feridos nesta sexta-feira. Foi mais uma manifestação contra um quinto mandato para o presidente argelino ABDELAZIZ BOUTEFLIKA. Ele está com a saúde debilitada desde 2013 devido a um acidente vascular cerebral. Desde janeiro, ele é alvo dos maiores protestos organizados na Argélia nos últimos 20 anos, segundo a France Presse.

O Fundo Monetário Internacional emprestará 229 milhões de dólares ao Haiti no meio da profunda crise econômica e política que afeta o país. A informação foi divulgada ao término de uma visita que uma missão do FMI fez esta semana ao Haiti. O dinheiro será destinado a programas sociais e à luta contra a corrupção, mas ativistas locais questionaram pelas redes sociais por que o acordo não está acompanhado de um plano do governo para seu bom uso.

A Organização dos Estados Americanos prevê mais de cinco milhões de imigrantes da Venezuela em 2019, um fluxo migratório equiparado aos provocados por guerras como a da Síria e do Afeganistão. Os dados estão no relatório divulgado nesta sexta-feira pela OEA. Se permanecer a atual tendência, o total de imigrantes e refugiados venezuelanos poderá chegar a mais de oito milhões em 2020.

O ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO FREITAS, afirmou nesta sexta-feira que a instalação de lombadas eletrônicas nas estradas federais será reavaliada. O ministro entende que há lombadas em pontos onde não há necessidade, mas que os equipamentos continuarão 'onde for absolutamente necessário'. FREITAS disse que as lombadas devem existir em pontos onde os acidentes são causados por excesso de velocidade. Um dia antes, o presidente JAIR BOLSONARO afirmou que esses equipamentos não seriam mais instalados nas rodovias.

O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, informou nesta sexta-feira que vai marcar para quarta-feira a instalação da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A CCJ é a primeira etapa de tramitação da reforma da Previdência. Uma vez aprovada na comissão, a proposta de mudanças nas regras previdenciárias seguirá para uma comissão especial, que vai ser criada exclusivamente para analisar o conteúdo do texto. MAIA afirmou ainda que a indicação dos integrantes do colegiado pelos líderes partidários deve começar na segunda-feira. Principal comissão da Câmara, a CCJ tem 66 integrantes.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que é preciso deixar que continuem as investigações sobre o ministro do Turismo, MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO, envolvido no caso de supostas candidaturas-laranja nas eleições de 2018 em Minas Gerais. Nesta semana, a filiada do PSL ZULEIDE OLIVEIRA acusou ÁLVARO ANTÔNIO de chamá-la para ser candidata-laranja nas eleições 2018. Segundo ZULEIDE, o ministro teria organizado sua candidatura para que ela pudesse devolver verbas ao partido, desviando dinheiro público da campanha. O ministro negou a acusação e disse que ZULEIDE "mente descaradamente".

Um bebê de 10 meses morreu na tarde desta sexta-feira após ser esquecido em um carro no Centro de Itajaí, na região do Vale. O menino chegou a ser levado para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, mas não resistiu. Segundo a Polícia Militar, o pai da criança foi preso em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Segundo os bombeiros de Itajaí, a vítima foi deixada dentro de um carro com os vidros fechados. A guarnição não foi acionada para auxílio no local.

A balneabilidade no litoral catarinense teve nova melhora nesta semana e 65 vírgula nove por cento dos locais analisados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina estão próprios para banho. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira no site do IMA. Em Florianópolis, dos 85 locais analisados, 56 estão adequados para os banhistas. No restante do litoral, são 93 pontos próprios de um total de 144. Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, a situação da Praia Central segue a mesma, com alguns locais que devem ser evitados pelos banhistas.

O balanço das exportações catarinenses de carne suína e de frango segue com resultados positivos em fevereiro. O estado faturou mais de 206 milhões de dólares com o embarque de 86 mil toneladas de carne de frango e de 27 mil e 900 toneladas de carne suína. O valor é cerca de 30 por cento superior ao mesmo período de 2018. Maior produtor nacional de carne suína, Santa Catarina responde por mais da metade das exportações brasileiras do produto nesses dois primeiros meses de 2019. Dentre os dez principais destinos para carne suína catarinense em fevereiro, chama atenção o crescimento dos embarques para Hong Kong, Cingapura, Uruguai e Angola, todos com aumento acima de 100 por cento.

A recente polêmica envolvendo candidaturas laranjas para completar a cota destinada as mulheres nos partidos trouxe à tona um problema histórico no país: a presença da mulher na política. Os partidos tem muitas dificuldades em completar a lista de candidatas do sexo feminino e, nos casos mais graves e extremos, lança as mulheres apenas para atender a lei, sem uma efetiva participação. O Peperi Debates de hoje analisou as cotas e a presença da mulher na política. O programa recebeu as vereadoras do PT, MARIA TEREZA e do MDB, SILVIA KUHN, além do presidente do PP, GILMAR BALDISSERA e do secretário do PSD, ELIAS ARAÚJO. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet.

A legislação para incluir a mulher na política avançou bastante, mas na prática a realidade ainda é diferente. O comentário é da vereadora e presidente do MDB, SILVIA KUHN. De acordo com ela, os recentes casos de candidaturas laranjas e o uso das mulheres apenas para preenchimento das vagas femininas foi um balde de água fria. SILVIA participou do Peperi Debates de hoje e disse que as mulheres precisam se envolver mais e assumir uma postura ativa na política. Na visão da vereadora, o primeiro passo para isso é colocar o nome à disposição e disputar uma eleição. Ela comentou que ainda existe muito preconceito e que a sociedade não valoriza as mulheres que decidem participar da política. A vereadora citou que os partidos precisam criar espaços para que as mulheres se envolvam não apenas no ano eleitoral.

A presença das mulheres na política é de suma importância e que a presença de candidatas do sexo feminino é uma crescente. O comentário é do secretário do PSD, ELIAS ARAÚJO. Ele citou que as cotas são muito importante e servem de instrumento para a inserção da mulher. ELIAS disse que as candidatura laranjas não são algo novo, mas uma prática que já aconteceu em outras eleições e que atinge todos os partidos. O vereador afirmou que no âmbito local essa prática é difícil de acontecer porque as pessoas se conhecem. ELIAS completou afirmando que existe mulheres muito competentes, mas que algumas barreiras fora da política acabam impedindo que elas disputem as eleições e se envolvam mais com a política.

As mulheres são usadas para tudo, inclusive na política. A afirmação é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. Ela disse que é totalmente a favor das cotas para candidaturas femininas, mas o problema está no uso que os partidos fazem desse mecanismo. No entendimento da vereadora, os partidos não veem as mulheres como candidatas com potencial de vitória. Ela disse que as mulheres são apenas chamadas para ajudar e não conseguem espaços de protagonismo dentro dos partidos. MARIA TEREZA disse a presença da mulher na política passa, inicialmente, pela superação das desigualdades que existem dentro de casa e na sociedade. Como a mulher tem mais obstáculos do que os homens, será mais difícil de alcançar a paridade na política.

O cenário atual mostra que houve uma evolução da mulher na política. A afirmação é do presidente do Partido Progressista, GILMAR BALDISSERA. Ele disse que a representatividade feminina nos cargos eletivos passou de cinco por cento em 1998 para 15 por cento em 2018. GICA entende que a destinação obrigatória de 30 por cento dos recursos do fundo partidário para as candidaturas de mulheres é um desses avanços. O presidente do PP chamou a atenção no debate de hoje para a exigência legal da cota de 30 por cento das candidaturas para mulheres e o impacto disso para a eleição de vereador nno ano que vem. Ele lembrou que como não haverá coligação proporcional, os partidos de São Miguel do Oeste podem ter dificuldades para definir a relação de candidatos a vereador.

A maioria dos vereadores do município de Bandeirante votou contra o requerimento para a realização de uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A ideia foi apresentada pela vereadora do PT, LORICI DORNELES. Ela lembrou que a mesma proposta foi apresentada no ano passado sendo aprovada pela maioria. Na época, foram homenageadas mulheres ligadas à política, como por exemplo, ex-vereadoras, primeiras damas e demais. LORICI comentou que neste ano a ideia era que cada vereador indicasse uma mulher para ser homenageada.

O requerimento foi apresentado na primeira sessão ordinária do ano. A informação é da vereadora LORICI DORNELES. Ela destacou que chegou conversar com os demais vereadores, sendo que apenas os vereadores da oposição não aceitaram a proposta. Segundo a vereadora, a justificativa deles é que ela estaria legislando em causa própria e se autopromovendo. Conforme LORICI, na noite da votação um vereador da situação estava ausente e por isso a oposição ganhou. Foram quatro votos contrários e apenas três favoráveis. Ela disse que ficou surpresa com a negativa uma vez que vários municípios realizam essa programação anualmente.

A posição dos vereadores da oposição demostra um quadro de perseguição pessoal e política existente no município de Bandeirante. O comentário é da vereadora do PT, LORICI DORNELES. Ela disse que na noite de ontem, outro vereador apresentou um requerimento para outra sessão solene no município onde a mesma foi aprovada pela maioria. Ela comentou que não vê outra explicação para o fato a não ser perseguição pelo fato de ser a única mulher na Câmara. A vereadora citou que lamenta o fato do município não realizar a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O presidente da Câmara de Vereadores de Bandeirante, CLAUDINEI ZIMMERMANN do PT disse que também ficou surpreso com o resultado da votação sobre a sessão solene proposta pela vereadora. Ele comentou que apesar do fato respeita a decisão da maioria. Questionado sobre as declarações da vereadora no âmbito de perseguição política ou pessoal, ZIMMERMANN destacou que busca o entendimento entre todos e que o fato não chega a esse ponto. O presidente salientou ainda que não sabe o real motivo da rejeição do requerimento, mas que a votação deve ser respeitada e o episódio superado.

O Núcleo da Mulher Empresária de São Miguel do Oeste promoveu na noite dessa sexta-feira uma atividade especial alusivo ao Dia Internacional da Mulher. O evento "Mulheres que inspiram Mulheres" foi planejado como o momento mais importante do núcleo neste ano. O objetivo principal foi comemorar os 25 anos de existência da entidade e homenagear empresárias que fizeram história no município. Quatro personalidades foram homenageadas no evento. Essas pessoas foram escolhidas por representar a história e vida das mulheres, além da força feminina e da grande importância e contribuição que tiveram no processo de crescimento do município.

Um grande público participou do evento Mulheres que Inspiram Mulheres da câmara da mulher empresária. A noite começou com a apresentação do histórica da entidade. Depois disso, aconteceu a homenagem para quatro mulheres da comunidade: LEA COSTA LIMA, CELINA POLETO, IOLANDA BALDISSERA e ROSALINA PRIORI IZÉ. A programação contou ainda com jantar e show com a banda Yahoo. As fotos do evento de ontem a noite no Latitude Eventos estão no portal da Peperi na internet.

A Celesc deve implantar até maio o processo de reestruturação da empresa em SC. Uma das medidas é a redução das gerencia regionais. Hoje são 16. A meta é criar oito núcleos regionais. Com isso, a gerencia de SMO seria uma das unidades de Chapecó. O assunto tem gerado uma certa polemica. O deputado MAURICIO ESKUDLARK, por exemplo, classificou a proposta como insensata e absurda. Ele disse que é contra o que ele chama de fechamento da gerencia reginal da Clesc. Em entrevista para a Peperi, o diretor de geração, transmissão e novos negócios da Celesc, PABLO CUPANI disse que as críticas foram feitas, provavelmente por desconhecimento da proposta de reestruturação e que a ideia é somar esforço e não reduzir estruturas ou locais de atendimento.

O projeto de reestruturação da Celesc foi elaborado para atender os indicadores cada vez mais rigorosos cobrados pela Anel. De acordo com CUPANI, o objetivo das mudanças é reforçar a presença regional da empresa para ter mais agilidade e atender os indicadores de eficiência. Ele disse que a Celesc tem um número muito alto de gerencias regionais. Ele citou que a Copel que atua em uma área muito maior no Paraná, por exemplo, tem cinco regionais. CUPANI ressaltou que a reestruturação vai aumentar a agilidade e a qualidade do serviço prestado pela empresa.

As mudanças promovidas pela Celesc não vão afetar em nada a estrutura da empresa em São Miguel do Oeste. De acordo com o diretor de geração, transmissão e novos negócios da Celesc, PABLO CUPANI, não haverá perda de autonomia ou redução de equipes e serviços no município. O fato de se tornar uma unidade do núcleo de chapeco significa mais gente olhando para a região. CUPANI comentou que as equipes de Chapecó vão ajudar a manter a qualidade dos serviços no município.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente no final da tarde de ontem na SC 160. A colisão frontal aconteceu por volta das seis e 40 no município de Saltinho e envolveu um caminhão Agrale9200, placas de Campo Erê, e um automóvel Siena, placas de Saudades. Uma mulher de 26 anos e um homem de 30 que estavam no carro ficaram presos às ferragens. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao hospital Santo Antônio, em Campo Ere.

Um homem de 22 anos foi preso nesta quinta-feira por tráfico de drogas em São Lourenço do Oeste. Durante a operação, a Polícia Civil abordou um grupo de usuários de drogas. Um deles possuía três porções de droga prontas para a venda. A polícia foi até a casa do suspeito e encontrou mais três porções de maconha já fracionadas. Ele foi detido e levado para a delegacia de polícia onde informou ter adquirido a droga no município de Pato Branco e que faria a venda para usuários em São Lourenço do Oeste. Ele foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.

Um acidente deixou uma pessoa ferida na manhã de hoje na SC 163. A colisão aconteceu por volta das sete horas da manhã na linha Cabeceira do Taquaruçu em Iporã do Oeste e envolveu um Citroen C3 de Itapiranga e um Palio de Iporã do Oeste. A passageira do Citroen, uma mulher de 59 anos, estava consciente e orientada, e com os sinais vitais alterados. Ela se queixava de dores na coluna cervical e dores no lado direito do tórax. Após atendimento dos bombeiros ela foi conduzida ao hospital de Iporã do Oeste. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

A Polícia Civil de Anchieta indiciou um homem suspeito de subtração de incapaz nesta sexta-feira. O caso apurado pela polícia é de uma adolescente de 15 anos que saiu de casa no começo da manhã de quinta-feira e não retornou mais. A família foi até a delegacia e os policiais localizaram a menina em Francisco Beltrão na companhia do suspeito. O homem manteve contato com a vítima, via aplicativo whatsapp, no dia anterior, e pegou a menina na frente da escola na quinta. A adolescente voltou para casa e o homem foi indiciado por subtração de incapaz, crime que prevê uma pena que pode chegar a dois anos de detenção.

Um homem suspeito de armazenar e compartilhar pornografia infantil na internet foi detido pela Polícia Civil de São Miguel do Oeste nesta sexta-feira. A Dpcami cumpriu dois mandados de busca e apreensão na tarde de ontem. Em um dos alvos, foram apreendidos computadores, aparelhos celulares e dispositivos de armazenamento de dados. Os equipamentos continham fotos de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. O suspeito foi preso e levado para a unidade prisional avançada. A Polícia Civil fez um alerta aos pais ou responsáveis para ampliar a vigilância quanto ao uso da internet por crianças e adolescentes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.