ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 09-03-2019 Sábado

-MINISTRO DIZ QUE LOMBADAS ELETRÔNICAS VÃO CONTINUAR ONDE FOR NECESSÁRIO

-EXPORTAÇÃO DE CARNE DE SUÍNO E FRANGO CRESCE 30 POR CENTO EM SC

-PARÓQUIA MANTÉM HORTO-MEDICINAL COM MAIS DE 50 ESPÉCIES DE PLANTAS

-SÃO JOÃO DO OESTE FINALIZA APURAÇÃO DO MOVIMENTO ECONÔMICO COM CRESCIMENTO DE QUASE 10%

-BANCADA DO MDB CONFIRMA EMENDA DE DOIS MILHÕES PARA SAÚDE DE MONDAÍ

-CASA FAMILIAR ESTÁ ENTRE AS ESCOLAS SELECIONADAS NO PROJETO NOVOS RURAIS

-DELEGADO ALERTA SOBRE NÚMEROS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA REGIÃO

-PRESO AUTOR DE CRIMES SEXUAIS PRATICADOS PELA INTERNET ENVOLVENDO JOVENS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de tempo encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.


Confrontos entre manifestantes e policiais nas ruas de Argel, capital da Argélia, terminaram com 195 detidos e 112 policiais feridos nesta sexta-feira. Foi mais uma manifestação contra um quinto mandato para o presidente argelino ABDELAZIZ BOUTEFLIKA. Ele está com a saúde debilitada desde 2013 devido a um acidente vascular cerebral. Desde janeiro, ele é alvo dos maiores protestos organizados na Argélia nos últimos 20 anos, segundo a France Presse.


O Fundo Monetário Internacional emprestará 229 milhões de dólares ao Haiti no meio da profunda crise econômica e política que afeta o país. A informação foi divulgada ao término de uma visita que uma missão do FMI fez esta semana ao Haiti. O dinheiro será destinado a programas sociais e à luta contra a corrupção, mas ativistas locais questionaram pelas redes sociais por que o acordo não está acompanhado de um plano do governo para seu bom uso.


A Organização dos Estados Americanos prevê mais de cinco milhões de imigrantes da Venezuela em 2019, um fluxo migratório equiparado aos provocados por guerras como a da Síria e do Afeganistão. Os dados estão no relatório divulgado nesta sexta-feira pela OEA. Se permanecer a atual tendência, o total de imigrantes e refugiados venezuelanos poderá chegar a mais de oito milhões em 2020.



O ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO FREITAS, afirmou nesta sexta-feira que a instalação de lombadas eletrônicas nas estradas federais será reavaliada. O ministro entende que há lombadas em pontos onde não há necessidade, mas que os equipamentos continuarão 'onde for absolutamente necessário'. FREITAS disse que as lombadas devem existir em pontos onde os acidentes são causados por excesso de velocidade. Um dia antes, o presidente JAIR BOLSONARO afirmou que esses equipamentos não seriam mais instalados nas rodovias.


O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, informou nesta sexta-feira que vai marcar para quarta-feira a instalação da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A CCJ é a primeira etapa de tramitação da reforma da Previdência. Uma vez aprovada na comissão, a proposta de mudanças nas regras previdenciárias seguirá para uma comissão especial, que vai ser criada exclusivamente para analisar o conteúdo do texto. MAIA afirmou ainda que a indicação dos integrantes do colegiado pelos líderes partidários deve começar na segunda-feira. Principal comissão da Câmara, a CCJ tem 66 integrantes.


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que é preciso deixar que continuem as investigações sobre o ministro do Turismo, MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO, envolvido no caso de supostas candidaturas-laranja nas eleições de 2018 em Minas Gerais. Nesta semana, a filiada do PSL ZULEIDE OLIVEIRA acusou ÁLVARO ANTÔNIO de chamá-la para ser candidata-laranja nas eleições 2018. Segundo ZULEIDE, o ministro teria organizado sua candidatura para que ela pudesse devolver verbas ao partido, desviando dinheiro público da campanha. O ministro negou a acusação e disse que ZULEIDE "mente descaradamente".



Um bebê de 10 meses morreu na tarde desta sexta-feira após ser esquecido em um carro no Centro de Itajaí, na região do Vale. O menino chegou a ser levado para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, mas não resistiu. Segundo a Polícia Militar, o pai da criança foi preso em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Segundo os bombeiros de Itajaí, a vítima foi deixada dentro de um carro com os vidros fechados. A guarnição não foi acionada para auxílio no local.


A balneabilidade no litoral catarinense teve nova melhora nesta semana e 65 vírgula nove por cento dos locais analisados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina estão próprios para banho. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira no site do IMA. Em Florianópolis, dos 85 locais analisados, 56 estão adequados para os banhistas. No restante do litoral, são 93 pontos próprios de um total de 144. Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, a situação da Praia Central segue a mesma, com alguns locais que devem ser evitados pelos banhistas.


O balanço das exportações catarinenses de carne suína e de frango segue com resultados positivos em fevereiro. O estado faturou mais de 206 milhões de dólares com o embarque de 86 mil toneladas de carne de frango e de 27 mil e 900 toneladas de carne suína. O valor é cerca de 30 por cento superior ao mesmo período de 2018. Maior produtor nacional de carne suína, Santa Catarina responde por mais da metade das exportações brasileiras do produto nesses dois primeiros meses de 2019. Dentre os dez principais destinos para carne suína catarinense em fevereiro, chama atenção o crescimento dos embarques para Hong Kong, Cingapura, Uruguai e Angola, todos com aumento acima de 100 por cento.


-PARÓQUIA MANTÉM HORTO-MEDICINAL COM MAIS DE 50 ESPÉCIES DE PLANTAS

-SÃO JOÃO DO OESTE FINALIZA APURAÇÃO DO MOVIMENTO ECONÔMICO COM CRESCIMENTO DE QUASE 10%

-BANCADA DO MDB CONFIRMA EMENDA DE DOIS MILHÕES PARA SAÚDE DE MONDAÍ

-CASA FAMILIAR ESTÁ ENTRE AS ESCOLAS SELECIONADAS NO PROJETO NOVOS RURAIS


Associação de artesanato Novo Amanhã desenvolve trabalhos alusivos a páscoa. A artesã integrante da associação LÚCIA RUHOFF explica que estão sendo confeccionados coelhos mediante encomenda, em tamanhos variados. Ela cita que as artesãs também estão aceitando pedidos para ovos de Páscoa pintados, casquinhas e cestinhas. Ainda alusivo a data são disponibilizados panos de prato, capas térmicas e toalhas. LÚCIA RUHOFF lembra que a associação disponibiliza de uma grande variedade de opções para presentes e lembranças. O atendimento de segunda a sexta-feira, é das 14 às 18 horas. Próximo a Páscoa haverá atendimento também no sábado pela manhã. A associação de artesanato de Iporã do Oeste atende na antiga sala do sindicato dos agricultores. A entidade estará presente novamente em feiras da região, como a festa da fruta de Mondaí em julho e a feira FAIC no mês de setembro em Iporã do Oeste.


Escolas de Iporã do Oeste promovem assembleias da APP durante este mês. Conforme a secretária de educação, ELIZIANE FRANTZ, as reuniões das associações de pais e professores iniciaram esta semana pelo Pré Escolar os Peixinhos, que contempla também alunos do Pré Escolar Pequeno Polegar. Ela cita que na segunda-feira dia 11, a assembleia será do EMEI Criança Feliz. A reunião da APP do CIER de linha Esperança será no dia 12, e a assembleia do CIEF será no decorrer deste mês. A secretária enfatiza que as famílias dos alunos recebem o convite para as reuniões, especificando data, local e horário. Ela lembra que a associação de pais e professores é uma instituição obrigatória e necessária para o funcionamento da escola. ELIZIANE ressalta que por meio da APP pais e professores participam da gestão democrática da escola e auxiliam na definição de ações, investimentos, bem como, na fiscalização, arrecadação e aplicação de recursos.


São João do Oeste oferece formação continuada aos profissionais da educação da rede municipal. A formação atende a meta do Plano Municipal de Educação que prevê a obrigatoriedade de adequar os currículos à nova Base Nacional Comum Curricular. A capacitação é direcionada aos professores, técnicos, auxiliares, direções, serventes e estagiárias. O trabalho de formação teve início no retorno dos professores, no dia quatro de fevereiro, com orientação da professora ELAINE SCHUCK RAMBO, que já atuou na rede de ensino de São João do Oeste na formulação da proposta pedagógica da creche e da educação infantil.


O foco da formação pela nova Base Nacional Comum Curricular também norteou os trabalhos do dia cinco de fevereiro e no dia quatro de março. Desta vez a orientação foi da coordenadora pedagógica TERESINHA STAUB. Em fevereiro, também foi oportunizada uma formação para as serventes e merendeiras das escolas. O tema “relacionamento interpessoal” foi abordado pela psicóloga TELMA CORTI e o tema “Segurança alimentar nas escolas” foi abordado pela veterinária DANIELA FLORES. Ainda em fevereiro, na abertura do ano letivo, os servidores participaram de reunião com a secretária SILVANE BAUMGARTEN, e palestra com PLAUTO MENDES que abordou o tema “Práticas docentes: Quem ensina! Quem aprende”. A secretaria de educação também oferece a oportunidade de participação na Jornada das Licenciaturas da UCEFF aos docentes e serventes.


Hospital de São João do Oeste obtém sobras do ano anterior de mais de 12 mil reais. O presidente do hospital, JOSÉ ORLANDO KUNH, explica que em assembleia geral nesta quinta-feira, a diretoria fez a prestação de contas do exercício de 2018. Ele destaca que houve um superávit de mais de 12 mil reais, valor superior as sobras de 2017. JOSÉ ORLANDO KUNH avalia que o resultado é do cuidado em evitar despesas e também porque houve a entrada de recursos extras da associação entre amigos, e outros eventos promovidos pela comunidade. Apesar disso, o presidente lamenta as dificuldades financeiras devido ao baixo repasse pelos serviços prestados através do SUS. Na reunião ocorreu também à apresentação do projeto para internação de longa permanência de idosos, que está pronto e aprovado pela vigilância sanitária. Aproveitando a reunião, o presidente cita que ocorreu também uma assembleia ordinária para alteração do estatuto.


Paróquia católica mantém horto-medicinal com mais de 50 espécies de plantas. De acordo com a representante da pastoral da saúde, CLEUSA LUDWIG, o horto-medicinal foi implantado há cerca de um ano e meio, com o auxílio de várias pessoas da comunidade e recursos que a paróquia obteve da diocese de Chapecó. CLEUSA explica que os chás estão sendo utilizados para o preparo da multi mistura da pastoral da criança. Entre os chás estão a melissa, alfafa, manjerona e hortelã. O preparo das bebidas é feito para o encontro da celebração da vida, sempre no primeiro sábado a cada três meses, com mães e crianças. A representante da pastoral comenta que o horto possui mais de 50 tipos de chás e plantas, identificadas com o nome popular e científico. O espaço é mantido por oito pessoas voluntárias do comunidade. A pastoral também desenvolve um trabalho de visitas as famílias e pessoas doentes.


A representante da pastoral da saúde pede maior envolvimento da comunidade nas ações que são promovidas. CLEUSA LUDWIG cita que a contribuição pode ocorrer com trabalho voluntário, à doação de plantas que o horto-medicinal ainda não possui e a própria participação das pessoas nos eventos que a pastoral promove. Ela comenta que a partir do próximo mês a pastoral irá se reunir todos os meses para estudar o livro de plantas medicinais, sob orientação de VERENE CEOLIN. CLEUSA enfatiza que os chás estão se desenvolvendo bem, sendo que o cultivo e o preparo é feito pelas próprias voluntárias. Para preservar as características, o chá é secado a sombra. Para a semana da saúde, no mês de abril, a pastoral irá realizar uma atividade especial durante a celebração do dia sete de abril, com benção de chás. E para o dia 10 de abril está sendo organizada uma palestra, sobre vida e saúde, com um padre de Novo Hamburgo.


São João do Oeste finaliza apuração do movimento econômico com crescimento de quase 10%. Segundo o diretor de movimento econômico, ROBERTO RAMBO, as informações completas foram obtidas após a conclusão da prestação de contas dos blocos de produtor rural. Ele cita também dados da secretaria de estado da Fazenda sobre a apuração do movimento econômico da indústria e comércio de São João do Oeste. ROBERTO RAMBO ressalta que com a conclusão desta apuração também é feita a verificação para identificar se há inconsistência nos valores, para se necessário, recorrer e rever o montante. A apresentação oficial dos dados a administração ocorreu nesta sexta-feira. O diretor de movimento econômico cita que além da prestação de contas feita pelos agricultores, os dados são provenientes da apuração do valor adicionado pelas empresas, por meio do repasse que é feito pelos contadoresa secretaria de estado da fazenda.


Os valores finais do movimento econômico irão definir o índice de retorno que o município terá com o ICMS. O diretor ressalta que quanto maior o movimento econômico, maior será a porcentagem de retorno deste imposto que é arrecadado entre todos os municípios e depois distribuído pelo governo do estado. ROBERTO RAMBO cita que pela legislação o estado distribui 25% do ICMS que arrecada em Santa Catarina. Ele lembra que os números do movimento ainda são provisórios, pois há possibilidade de rever valores. O diretor antecipa que o setor agropecuário aponta um crescimento em 2018 de 7,5% e a indústria, o comércio, o transporte e telecomunicações tiveram crescimento de 15%. O crescimento total do movimento econômico de São João do Oeste foi de 9,8%. RAMBO enfatiza que a obtenção de destas informações já no mês de março só é possível pelo comprometimento de agricultores e empresários na prestação de contas.


Bancada do MDB confirma emenda de dois milhões para conclusão do novo centro de saúde de Mondaí. Conforme o presidente do partido e ex-prefeito de Mondaí, LEONIR DA ROCHA, a emenda impositiva do deputado CELSO MALDANER foi conquistada pelos vereadores e diretório do MDB. O presidente destaca que a confirmação da emenda já foi entregue ao prefeito VALDIR RUBERT nesta semana, e agora resta apenas o cadastro dos recursos no portal do ministério da saúde, para posterior envio a caixa econômica federal e a licitação da empresa para a construção do centro de saúde. LEONIR DA ROCHA explica que parte da obra já foi executada, e a busca era por recursos para a conclusão do centro de saúde, em frente ao hospital.


O orçamento inicial do projeto elaborado em 2015 era de quatro milhões e 500 mil reais. Hoje esse valor já está em cerca de cinco milhões. Ainda durante o seu mandato na gestão anterior, LEONIR DA ROCHA destaca que recebeu do governo federal 600 mil reais, com contrapartida do município na época de 400 mil reais. Nesta primeira etapa da obra, que já teve investimento de um milhão de reais, foi feita a base e levantada à estrutura. Resta ainda à cobertura, o fechamento e o acabamento. O presidente do MDB comenta que com a confirmação dos dois milhões de reais, será necessário um montante no mesmo valor para conclusão da obra, que prevê uma estrutura de quatro pisos. Ele avalia que o prédio público usado hoje como centro de saúde não oferece condições para atender a demanda de pacientes e não comporta adequadamente as quatro equipes de saúde.


Casa Familiar Rural é selecionada mais uma vez pelo instituto Souza Cruz para participar do projeto Novos Rurais. A parceria da escola com o instituto, com sede do Rio de Janeiro, já se estende por seis anos. A diretora da Casa Familiar Rural, LIANE WENDENBURG, destaca que este ano houve uma reorganização do projeto e entre as cinco escolas beneficiadas no estado foram selecionadas somente duas escolas, a de Iporã do Oeste e de São José do Cedro. LIANE explica que o instituto financia os melhores projetos elaborados por alunos formandos do terceiro ano. Cada jovem selecionado recebe até três mil reais para aplicar o projeto em sua propriedade. A diretoria avalia que o investimento motiva o jovem a se envolver na propriedade, a ter a sua primeira renda e a permanecer no campo.


98% dos projetos que são financiados pelo instituto Souza Cruz obtém resultados positivos. A diretora da Casa Familiar Rural, LIANE WENDENBURG cita que a pequena porcentagem restante é de jovens que acabam não se identificando com o projeto e seguem outra linha de trabalho. Muitos destes projetos são hoje a principal renda familiar. LIANE cita também dois projetos que são referencia nacional, na produção de morangos e área de fruticultura. Também se destacam projetos de criação de galo índio e de produção de mel. A diretora comenta que jovens da escola já foram convidados a compartilhar suas experiências em outros estados. LIANE também foi convidada para palestrar em Florianópolis no final deste mês em um curso de formação de professores e diretores do ensino fundamental e que trabalham com escolas de campo. O objetivo é compartilhar experiências positivas da escola de Iporã do Oeste com profissionais de todo estado.


-DELEGADO ALERTA SOBRE NÚMEROS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA REGIÃO

-PRESO AUTOR DE CRIMES SEXUAIS PRATICADOS PELA INTERNET ENVOLVENDO JOVENS


Polícia Civil prende dois suspeitos de tráfico de drogas em Pinhalzinho. A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigação e Capturas da Delegacia de Pinhalzinho, com auxílio da Delegacia de Saudades, cumpriu na tarde de ontem um mandado de prisão preventiva de um rapaz de 19 anos, e outro de 23 anos, investigados pela prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico neste município. Segundo as investigações, os dois jovens, em associação com outros traficantes, sendo dois deles já presos, vinham já há algum tempo realizando comércio ilegal de drogas em Pinhalzinho, principalmente de cocaína. Um deles foi preso no Bairro Maria Terezinha, e o outro enquanto trabalhava em Nova Itaberaba. Os presos foram encaminhados à Unidade Prisional Avançada de Maravilha. O inquérito será concluído nos próximos dias e encaminhado ao Poder Judiciário.


Polícia Civil de Anchieta soluciona caso de adolescente de 15 anos que estava desaparecida. Na tarde de quinta-feira compareceu na delegacia a mãe de uma adolescente relatando que a filha havia saído por volta das sete horas daquele dia para ir à escola e não retornou no horário esperado. A Polícia Civil, durante investigação, localizou a adolescente em Francisco Beltrão, no Paraná. Ela foi encontrada em segurança. A polícia identificou que o homem que estava com ela fez contato com a vítima, via aplicativo whatsapp, no dia anterior, articulando a subtração da jovem, o que se concretizou pela manhã quando ela saiu para ir à escola e o autor já a aguardava próximo a sua residência. Após o esclarecimento dos fatos, a adolescente foi entregue ontem aos seus responsáveis legais, com a colaboração das Conselheiras Tutelares. A polícia constatou que se trata de um caso de subtração de incapaz, o qual prevê uma pena que pode chegar a dois anos de detenção.


Mulher fica ferida em colisão de veículos na SC 163. O acidente na manhã de hoje, por volta das sete horas, ocorreu na SC 163, na linha Cabeceira do Taquaruçu Iporã do Oeste. A colisão traseira envolveu um Citroen C3 de Itapiranga e um Palio de Iporã do Oeste. O Citroen estava fora da pista. A passageira deste veículo, de 59 anos, estava consciente e orientada, e com os sinais vitais alterados. Ela se queixava de dores na coluna cervical e dores no lado direito do tórax. A mulher disse ainda que há dois meses passou por uma cirurgia de vesícula. Após atendimento dos bombeiros ela foi conduzida ao hospital de Iporã do Oeste. A motorista do Citroen, e o motorista do outro veículo envolvido na colisão não se feriram. A Policia Militar Rodoviária também esteve no local da ocorrência e controlou o trânsito.


Preso autor de crimes sexuais praticados pela internet envolvendo crianças e adolescentes. A Polícia Civil de SMOeste, no início da tarde cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade. Foram apreendidos computadores, celulares e dispositivos de armazenamento de dados, os quais os policiais constataram o armazenamento e compartilhamento de conteúdo de sexo explicito e pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. O autor foi preso e conduzido a delegacia, sendo autuado pelos crimes previstos no Estatuto da Criança e Adolescente, com previsão de pena máxima de 10 anos de reclusão. O preso foi conduzido à UPA de SMOeste. A Polícia Civil alerta que o uso da internet para a prática de crimes não é garantia de impunidade, especialmente quando se trata de crianças e adolescentes. Fica o alerta também aos pais ou responsáveis para que fiquem atentos quanto ao uso da internet pelos seus filhos.


Delegado de Itapiranga faz alerta sobre violência doméstica. JOÃO WESTPHAL explica que muitos casos ainda são registrados em Itapiranga e região. De acordo com WESTPHAL a Lei Maria da Penhaauxilia muito as mulheres que sofrem violência. O delegado conta que todas as vítimas devem procurar a Polícia Civil e requerer as Medidas Protetivas contra o agressor que pode ser afastamento do lar, fixação provisória de alimentos e dever do agressor de não se aproximar da mulher. Salienta que a lei prevê prazo de 48 horas para a aplicação dessas medidas, mas em Itapirangaa Policia Civil, o Ministério Público e o Judiciário costumam agilizar as ações protetivas no mesmo dia da solicitação.


Delegado considera que a comarca de Itapiranga registra elevado índice de violência contra a mulher. Informa que em janeiro foram instaurados nove inquéritos para apurar crimes contra mulher. Em fevereiro foram seis inquéritos. Conforme JOÃO WESTPHAL, considerando a população de Itapiranga, o número de registro está acima do normal. A ocorrência mais comum é de ameaças, mas também ocorre com frequência via de fato e lesão corporal. No caso de lesão corporal gera ação penal incondicionada, com inquérito policial independente da mulher querer ou não denunciar o agressor que terá a responsabilidade criminal. O delegado chama atenção que a mulher deve solicitar medidas protetivas sempre que se sentir ameaçada ou violada nos seus direitos. Segundo JOÃO WESTPHAL, em 2018, foram 38 inquéritos policiais, sendo que 29 resultaram em indiciamentos dos agressores para responder processo criminal que pode resultar em condenação.


O delegado diz que a Lei Maria da Penha visa proteger a mulher, mas alerta para o uso com responsabilidade. Lembra que no ano passado Itapiranga teve um caso de falsa denúncia. Observa que a agressão muitas vezes envolve sentimentos pessoais, vida privada e crime passional. Neste caso pode ocorrer registro de forma fraudulenta por mulheres que desejam se vingar de seus companheiros. Uma mulher denunciou violência doméstica em via pública. Quando a polícia investigou observando imagens do sistema de videomonitoramento a polícia constatou que na verdade a mulher praticou agressão por ciúmes. A falsa vítima acabou sendo indiciada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.