ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 09.03.2019

-MULHERES GANHARAM 20 E MEIO POR CENTO MENOS QUE OS HOMENS EM 2018
-MOISÉS PROTOCOLA PROJETOS DE INCENTIVOS FISCAIS NA ASSEMBLEIA
-SINTE PROMOVE ASSEMBLEIA REGIONAL NESTE MÊS
-ALUNOS DE PRINCESA REPRESENTAM A REGIÃO EM FEIRA NO RS
-ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATAS A SOBERANAS DA FACIG
-FUNDAÇÃO CULTURA DISPONIBILIZA 350 VAGAS PARA OFICINAS CULTURAIS
-OPERAÇÃO VERANEIO REGISTRA MAIS DE 6 MIL TURISTAS
-GERENTE DESMENTE BOATOS SOBRE FECHAMENTOS DE ESTRUTURAS DA COOPER ALFA
-HOMEM É PRESO DURANTE OPERAÇÃO DA PM EM GUARACIABA
-DEFESA DE CONDENADO POR TRIPLO HOMICÍDIO RECORRE DA DECISÃO

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, teve protestos para pedir direitos iguais e respeito em vários países. Na Espanha, as mulheres organizaram a segunda greve geral feminista. Em Israel, integrantes do movimento progressista "Mulheres do Muro" convocaram uma manifestação no Muro das Lamentações, local sagrado para os judeus, na Cidade Velha de Jerusalém. Em Hong Kong, trabalhadoras domésticas e ativistas participaram de um protesto por melhores condições de trabalho.

O número de brasileiros impedidos de entrar nos países da União Europeia aumentou 61 por cento em 2018 com relação ao ano anterior, de acordo com a Frontex, a agência europeia de controle das fronteiras do bloco. A Frontex registrou que quatro mil 984 brasileiros foram barrados em 2018. Com isso, o Brasil é o sétimo país com mais cidadãos impedidos de entrar no bloco europeu. Os brasileiros foram majoritariamente barrados pela falta de visto válido ou permissão de residência e a falta de documentos que justifiquem a viagem ou as condições de permanência.

Veículos de imprensa venezuelanos e usuários de redes sociais relataram falta de energia em diferentes partes da Venezuela na tarde desta quinta-feira. O site do jornal "El Nacional" afirma que pelo menos 21 bairros da capital Caracas e oito estados do país foram afetados. No Twitter, a empresa estatal de energia Corpoelec afirma que ocorreu uma sabotagem na usina hidrelétrica de Guri, situada no leste do país.

A defesa do ministro do Turismo, MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO apresentou nesta quinta-feira ao STF um pedido de desistência de um recurso no caso dos supostos "candidatos-laranja" do partido. Os advogados haviam pedido a transferência do processo da Justiça de Minas Gerais para o Supremo. A investigação apura supostas irregularidades no repasse de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha pelo PSL a quatro candidatas nas eleições de 2018. A denúncia é de que parte do dinheiro enviado a quatro candidatas, segundo as investigações, foi devolvida a assessores ligados ao ministro.

O vice-presidente HAMILTON MOURÃO afirmou nesta quinta-feira que o presidente JAIR BOLSONARO foi "mal interpretado" ao declarar que "democracia e liberdade só existem" quando as Forças Armadas desejam. Segundo MOURÃO, o presidente quis dizer que onde as Forças Armadas não estão comprometidas com democracia e liberdade, esses valores morrem. MOURÃO afirmou que é isso o que acontece na Venezuela. Ele também disse que o tom da fala do presidente não foi ameaçador.

As mulheres seguiram ganhando menos em 2018. Um levantamento IBGE divulgado nesta sexta-feira relevou que o rendimento médio das mulheres ocupadas equivalia a 79 e meio por cento do que era recebido pelos homens. No ano passado, o rendimento médio das mulheres foi de dois mil e 50 reais, enquanto os homens receberam dois mil 579, uma diferença de 20 e meio por cento. Os números colhidos em 2018 mostram uma melhora em relação a 2017, quando o rendimento médio das trabalhadoras equivalia a 78 por cento dos homens, mas ficou inferior ao observado em 2016.

A Justiça determinou que o acusado de matar o professor indígena MARCONDES NAMBLÁ, de 38 anos, em Penha, no Litoral catarinense, vá a júri popular no dia 25 de junho. GILMAR CÉSAR DE LIMA foi preso 13 dias após o crime, em 2018, e segue detido no Presídio de Blumenau. LIMA confessou o assassinato e será julgado por homicídio qualificado, por motivo fútil e sem chance de defesa da vítima. MARCONDES foi espancado durante a madrugada de Ano Novo, enquanto caminhava pela avenida Eugênio Krause, em Penha. Uma câmera de segurança registrou o momento em que foi é atacado.

Em 2019, os catarinenses estão pagando, em média, três vírgula dois por cento a menos de IPVA do que no ano passado. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2018 de acordo com a tabela Fipe. Em Santa Catarina, o tributo varia entre um e dois por cento do valor venal do veículo. Proprietários de veículos com placas que terminam em três, que optarem por pagar o IPVA em três vezes sem juros, podem quitar a primeira parcela até a segunda-feira, dia 11. As demais parcelas têm vencimento no dia 10 dos meses seguintes, neste caso, abril e maio.

O governo de Santa Catarina enviou nesta quinta-feira à Assembleia Legislativa do estado dois projetos de lei relacionados a políticas públicas de redução ou isenção do Imposto sobre Operações relativas ao ICMS. O primeiro projeto trata sobre seis itens da cesta básica, que continuarão com ICMS de sete por cento em todas as operações, inclusive para o consumidor. São eles: farinhas de trigo, milho e mandioca, massas alimentícias na forma seca e não cozida, pão francês, arroz branco, feijão e leite longa vida. O segundo projeto trata de produtos do agronegócio e beneficia produtos, como por exemplo, suínos vivos.

Sinte inicia roteiro de visita nas escolas do Extremo Oeste. A coordenadora regional do sindicato dos trabalhadores em educação, SANDRA ZAVASKI lembra que a prática acontece sempre no início do ano letivo para avaliação das atividades e conversa com professores, direção e alunos. A intenção é buscar informações sobre as necessidades de cada instituição e também apresentar as pautas defendidas. Ela destaca que os encontros servem ainda para prestação de contas sobre as negociações e sobre as ações judiciais contra o governo do estado que se arrastam há anos. Lembra que os processos ocorrem de forma coletiva e nem sempre os professores tem acesso a situação na justiça. SANDRA percebe que o nível de aprendizagem e qualidade da educação é considerado bom no Estado, com destaque para região Oeste. No entanto, ela perceve que faltam investimentos. Cita problemas recorrentes na estrutura física das escolas, na organização do quadro de profissionais, a necessidade de concurso para efetivação e sobre a valorização dos professores.

Sinte promove assembleia regional neste mês. O encontro está marcado para o dia 16 no salão paroquial da matriz de SMOeste a partir das 8 e meia da manhã. A coordenadora regional da entidade, SANDRA ZAVASKI antecipa que a pauta terá como tema as negociações com o novo governo. Uma preocupação, segundo a professora foi o reajuste que houve no piso nacional do magistério, mas, que foi aplicado apenas para os níveis iniciais. Ela revelou que a reforma da previdência também será debatida, já que o tema preocupa a categoria, em relação as mudanças previstas. No projeto atual as professoras mulheres poderão ter aumento de 10 anos de trabalho para conseguir o benefício e os professores homens terão cinco ano a mais de contribuição. SANDRA comenta que a saúde dos profissionais da educação também é um tema de preocupação e por isso na assembleia será lançado um projeto piloto. O trabalho será feito com apoio de uma psicóloga, fisioterapeuta e fonoaudióloga. O Colégio Cedrense será um dos contemplados com a iniciativa.

Alunos da escola Renascer participam da décima nona ExpoagroAfubra no Rio Grande do Sul. O evento acontece na cidade de Santa Cruz do Sul entre os dias 26,27 e 28 de março. O município de Princesa estará sendo representado pelos alunos RAFAEL RAMÃO e BIANCA LIMBERGER, ambos alunos da escola que foram vencedores da segunda fase da “Mostra Científica Regional Verde é Vida”,. O reconhecido projeto “Pomada Labial Hidratante” desenvolvido pelos educandos na escola, será divulgado nacionalmente na feira, com explicações sobre a formula, o objetivo do produto e as avaliações dos pais que também receberam o produto para testarem. Conforme a orientadora do Projeto MAIRA GUELLER, que acompanhará a dupla, esta participação na feira faz parte da premiação da “Mostra Científica” e serve para valorizar os alunos pelo empenho e também para trocar de experiências com outras equipes que tiveram êxito nos projetos.

Abertas inscrições para concursos que escolherão as soberanas da Facig. De acordo com a secretária da Administração e Finanças, GRACIELE MALDANER, as inscrições para as candidatas a categoria da Terceira Idade e vão até o dia 22 de março, diretamente no Centro de Convivência dos Idosos. A escolha desta categoria acontecerá no dia primeiro de maio, durante a Festa Anual dos Idosos no Salão Paroquial. Para participar é necessário ter 60 anos completos. Nas Categorias Infantil e Adulto as inscrições seguem até o mesmo dia, mas, os desfiles acontecem no dia quatro de maio no CTG Fronteira do Oeste. Para as candidatas na Categoria Adulto é exigência ter até a data do concurso, dia quatro de maio, idade mínima de 16 anos e máxima de 23 anos, comprovados através de documento oficial com foto. Já na Infantil é exigência ter até a data do concurso idade mínima de oito anos e máxima de 11 anos. A secretária lembra que que os eventos marcam abertura das divulgações da feira que ocorre em outubro e terá shows, expositores e programações culturais e da agricultura paralelas.

Abertas 350 vagas para oficinas culturais em Palma Sola. De acordo com o presidente da Fundação Cultural, MATEUS DAL PONTE, as oficinas culturais são ofertadas gratuitamente pelo poder público. Há cerca de 350 vagas para as cinco oficinas culturais disponibilizadas. O presidente da Fundação Cultural destaca que as inscrições podem ser feitas para a oficina de Teatro, que acontece nas segundas-feiras pela manhã e pela tarde com crianças a partir de 8 anos. Também há vagas para o Coral, cujos encontros são nas segundas-feiras à tarde para crianças e adolescentes. A de capoeira acontece nas quintas-feiras pela manhã, tarde e noite para alunos acima de 5 anos. Os encontros do CTG são aos domingos no final da tarde e noite. Estão abertas vagas para as categorias mirim, juvenil e adulto. Há ainda a oficina de Viola e Violão, que acontece nas segundas, terças e quartas-feiras no período da manhã, tarde e noite para alunos acima de 7 anos.

Os próximos passeios turísticos de SJCedro já estão sendo organizados com novas atrações. O integrante do conselho, CLEITON FURLANETTO lembrou que nesta semana houve definição em oferecer opções diferentes conforme o público e faixa etária. Ele explica que há vários locais que tem um foco mais para aventura o que dificulta acesso de crianças e idosos. Já para jovens a intenção é oferecer também oficinas ou gincanas como atrativos extras. O agrônomo comentou que a previsão é que as rotas aconteçam em abril e maio, e novamente em setembro e novembro. Ele revela que além de locais já visitados e inclusos nos roteiros do ano passado, o conselho está tentando mobilizar novas adesões de propriedades, campings, pousadas, fazendas, agroindústrias e empresas para que estes envolvidos conquistem renda. FURLANETTO revela que durante a Expo Cedro serão confeccionados folders e um material amplo para divulgar os passeios e alavancar o setor. O conselho promove reuniões mensais para definições de questões sobre transporte, datas dos passeios, guias turísticos, entre outros.

Servidores públicos municipais reforçam o encontro regional de mulheres. De acordo com a presidente do Sindi de São José do Cedro e região, JACINTA HANSEN, a organização dos movimentos sociais conseguiu mobilizar mulheres de toda a região extremo oeste para programa que acontece desde as 9 e 30 no salão da Paróquia Divino Espírito Santo em Dionísio Cerqueira. Segundo ela, a pauta do Encontro Regional de Mulheres envolve debate sobre violência contra a mulher, reforma da previdência e crimes ambientais que são relevantes não apenas para agricultoras, mas também para aquelas moradoras das cidades. Quanto a reforma, ela lembra que todo trabalhador será atingido, mesmo que aprove a proposta, o reflexo ocorrerá. A presidente afirma que há vários aposentados mobilizados que estão pensando no futuro dos filhos e netos. Mas, os maios jovens estão acomodados.

Defesa Civil Regional tem novo coordenador. Capitão do Corpo de Bombeiros, FABIANO GALEAZZI, assumiu a função no extremo oeste. O novo coordenador regional da Defesa Civil frisou que as formações e os treinamentos na instituição militar embasam a atuação no órgão. A partir de uma transição com o então coordenador, DANIEL CARON, que permaneceu por sete anos a frete da coordenadoria, GALEAZZI já pôde identificar alguns dos desafios para o extremo oeste. Segundo ele, uma das frentes de trabalho deverá ser a elaboração de planos de contingência, de acordo, com os eventos que podem ocorrer na região. Por exemplo, o novo coordenador regional da Defesa Civil cita a preparação das pessoas para evitar danos ou saber como reagir em caso de enxurradas, chuvas de granizo e vendavais, que são os que mais ocorrem no Extremo Oeste.

O hacker que atacou o servidor interno da prefeitura de São Miguel do Oeste também bloqueou o acesso da população ao site da prefeitura. De acordo com o secretário de Administração e Finanças, ALENCAR BARBIERI, os “Serviços ao Cidadão” oferecidos no site oficial www.saomiguel.sc.gov.br foram todos afetados ao longo desta quinta-feira. Ele disse ainda que a impressão de boletos de IPTU, alvarás, protocolos e demais serviços ficaram indisponíveis. BARBIERI pediu a compreensão da população até que seja encontrada uma solução o problema. Lembra que pessoas de toda região foram atingidas já que precisam de certidões negativas e outros documentos. Ele reforçou que o município foi vítima de um crime virtual e que a administração espera recuperar o sistema e os dados internos o mais breve possível.

Operação Veraneio registra mais de seis mil banhistas em Itapiranga e Mondaí. A informação é do comandante do quartel dos bombeiros sargento ANDRÉ RAUBER. De acordo com ele a Operação Veraneio em Itapiranga e Mondaí teve resultado positivo. Observa que dos 17 locais de água doce que recebem o serviço de guarda vidas em Santa Catarina, dois são na microrregião. O serviço foi prestado no período de primeiro de dezembro a cinco de março, sempre nos finais de semana e feriados com encerramento no carnaval. RAUBER relata que em Itapiranga foram contabilizadas aproximadamente três mil 250 banhistas que frequentaram a área de lazer Barra do Macaco em linha Laranjeira. Na área de lazer localizada na cidade de Mondaí foram duas mil e 900 pessoas durante o período de atuação dos guarda vidas. O sargento considera que o fluxo de pessoas foi expressivo com mais de seis mil banhistas supervisionados.

Sargento dos bombeiros valoriza segurança proporcionada pela Operação Veraneio. O comandante dos bombeiros de Itapiranga, ANDRÉ RAUBER chama atenção para a importância do trabalho preventivo com destaque para resgate de um banhista em Mondaí. Os guarda vidas salvaram um jovem de 19 anos que foi arrastado pela correnteza no Rio Uruguai. A Operação Veraneio em Itapiranga e Mondaí contou com 20 guarda vidas, um bombeiro militar que esteve presente de maneira constante, além de 10 bombeiros militares que realizaram rondas para supervisionar e dar suporte aos civis. RAUBER lembra que no Extremo Oeste foram três afogamentos registrados em Tunápolis, Anchieta e Paraíso, todos em locais sem atuação dos guarda vidas. O comandante destaca a importância de frequentar áreas de lazer que possuem trabalho preventivo da Operação Veraneio.

Está em vigor a lei que prevê a suspensão da carteira de habilitação por cinco anos para quem for condenado pelos crimes de contrabando, receptação e descaminho. A informação é do delegado da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, MARCIO ANATER. O texto, publicado pelo presidente JAIR BOLSONARO, prevê que a medida será adotada quando o processo transitar em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos. A lei estabelece ainda que, caso seja preso em flagrante, o condutor poderá ter a habilitação suspensa por decisão do juiz antes da condenação. As pessoas que não tenham habilitação serão proibidas de solicitar o documento pelo mesmo período. Para o delegado, esta lei que torna mais dura a punição para quem for condenado por contrabando e descaminho pode ter um efeito inicial positivo no combate a esses crimes. Ele entende que se trata de uma evolução, mas os resultados tendem a diminuir com o passar do tempo. ANATER comentou que ela não deve ter muita força para evitar o contrabando e o descaminho na região.

O contrabando e o descaminho são os crimes cometidos com maior frequência na área atendida pela Polícia Federal no Extremo Oeste. De acordo com o delegado MARCIO ANATER, os contrabandistas são bastante criativos e estão sempre mudando a forma de trazer produtos ilegais para o Brasil. Atualmente, os produtos mais visados são o camarão e o vinho. O primeiro é contrabando, porque a importação é proibida, e o segundo é descaminho porque a entrada se dá sem o recolhimento de impostos. Os dois vêm principalmente da Argentina. Além disso, a PF também se depara com um registro expressivo de tráfico de drogas vindas do Paraguai.

Fechamento sobre estruturas da Cooper Alfa geram boatos em SJCedro. O gerente da cooperativa JOVANI GREGOLIN esclareceu várias informações equivocadas que surgiram nos últimos dias sobre o possível fechamento do silo e do mercado. Segundo ele, a confusão e especulações podem ter sido devido a construção de uma nova estrutura em Guaraciaba e que muitas pessoas acreditaram que viria substituir aquela que opera em Cedro. Ele esclareceu que a empresa está construindo uma grande estrutura no município vizinho com capacitação de 300 mil sacos devido a demanda de caminhões que cresceu na região. Segundo ele, o silo local já não atende a demanda e há formação de filas em período de safra. O gerente garantiu que em vez de fechamento, estão previstos grandes investimentos. GREGOLIN garante que a fábrica de São José do Cedro e o mercado continuarão em funcionamento já que fornecem bons resultados. Ano passado houve incremento de 40 por cento no faturamento que chegou a 90 milhões de reais. A cooperativa conta com 480 associados vinculados a filial de SJCedro que está entre as dez maiores. A cota capital chegará a um milhão de reais para o quadro de sócios.

Motociclista fica gravemente ferido em acidente de trânsito em São Miguel do Oeste. O condutor de uma motocicleta HondaCG sofreu ferimentos graves após uma colisão envolvendo um Fiorino. O acidente aconteceu na Rua F, localizada na Comunidade Vila Nova 2, em São Miguel. Os bombeiros foram acionados e socorreram a vítima com suspeita de fraturas na perna e braço esquerdo e ferimentos na região da cabeça, além de várias escoriações pelo corpo. O motociclista foi imobilizado no local e conduzido ao Hospital Regional para receber atendimento médico. A PM foi acionada e a dinâmica da colisão será apurada.

Polícia Militar vistoria cerca de 240 estabelecimentos durante operação realizada na fronteira. A operação foi realizada em bares e similares do extremo oeste ontem. As ações têm como objetivo coibir, principalmente, os crimes contra a vida, o patrimônio e também o tráfico de drogas. Durante a operação os frequentadores de 239 estabelecimentos foram identificados e revistados. A documentação dos próprios estabelecimentos também foi verificada. A operação aconteceu em todas as cidades que compõem a área de atuação do batalhão, atingindo 35 municípios. Em 30 estabelecimentos foi constatado que o alvará de funcionamento estava vencido. Em um bar, na cidade de Guaraciaba, foram apreendidas 24 carteiras de cigarro paraguaio, sendo também presa uma pessoa por estar com mandado de prisão ativo.

Defesa entra com recurso contra condenação por triplo feminicídio. Os advogados de defesa de JAKSON FELIPE LAHR, condenado a 101 anos de prisão por triplo feminicídio, entraram com recurso judicial pedindo a revisão da condenação. Agora, o processo deve ir ao Tribunal de Justiça. No entanto, ele deve seguir preso em Maravilha, onde está desde a condenação em júri realizado em Cunha Porã. Em julgamento que durou 15 horas, o homem foi condenado a 101 anos de prisão em regime fechado e a indenização de 600 mil para a família das vítimas. O crime foi no dia 27 de fevereiro de 2017, na linha Sabiazinho, interior de Cunha Porã. O réu é acusado de matar com 19 facadas a ex-companheira RAFAELA HORBACH, 15 anos, com quem teve um filho de um relacionamento de 11 meses, e as cunhadas FABIANE HORBACH, de 12 anos, e JULIANE HORBACH, de 23 anos.

JAKSON também é acusado da tentativa de homicídio contra o marido de JULIANE, GILVANE MEYER, que teve 17 perfurações, inclusive no estômago e pulmões. Ele se salvou porque se fingiu de morto e ainda conseguiu pedir socorro para um vizinho. No dia do crime JAKSON teria arrombado a casa de GILVANE E JULIANE, que também abrigava RAFAELA e o filho após o fim do relacionamento da irmã. A irmã mais nova também estava no local. No dia do velório familiares relataram que JAKSON não aceitava o fim do relacionamento e a restrições em ver o filho. A defesa do réu chegou a pedir mudança de lugar do júri, pela comoção social, mas o Tribunal de Justiça manteve o julgamento em Cunha Porã. Durante o depoimento JAKSON falou por apenas dez minutos. Disse apenas que não lembrava de nada. A defesa espera amenizar a pena com novos depoimentos e testemunhas.

Acidente na SC 163 mobiliza bombeiros de Itapiranga e Iporã do Oeste. Foi uma colisão traseira ocorrida por volta das 15 horas e 25 minutos de ontem. As guarnições do Corpo de Bombeiros de Itapiranga e Iporã do Oeste foram acionadas para atender acidente de trânsito, envolvendo duas vítimas, na SC 163, em Beato Roque, interior de São João do Oeste.O acidente envolveu um Astra de São João do Oeste e o caminhão de Tenente Portela – RS. Os ocupantes do Astra estavam sentados ao lado do asfalto sem ferimentos. O motorista do caminhão também relatou estar bem. Todos os envolvidos no acidente dispensaram atendimento e permaneceram no local aguardando a chegada da Polícia Rodoviária Estadual.

Idoso sai da pista e capota carro na BR 163./ Um acidente de trânsito com saída de pista mobilizou o Corpo de Bombeiros por volta das 14 horas e 20 minutos de ontem na serra da Maria Preta, em Dionísio Cerqueira./ Um idoso de 72 anos que conduzia um Fiesta com placas de Chapecó seguia pela rodovia sentido Guarujá do Sul/Dionísio Cerqueira, quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e o veículo veio a capotar./ Motoristas que passavam pelo local acionaram os Militares do Corpo de Bombeiros para prestarem atendimentos a Moacir de Abreu./ No local os socorristas avaliaram a vítima que posteriormente assinou a recusa de encaminhamento hospitalar./ A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e deu registro a ocorrência./ O automóvel foi guinchado para a cidade de São José do Cedro, local de origem do condutor que afirmou estar indo para a fronteira para fazer compras.////

Encerramento

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.