ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 09/03/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de tempo encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Confrontos entre manifestantes e policiais nas ruas de Argel, capital da Argélia, terminaram com 195 detidos e 112 policiais feridos nesta sexta-feira. Foi mais uma manifestação contra um quinto mandato para o presidente argelino ABDELAZIZ BOUTEFLIKA. Ele está com a saúde debilitada desde 2013 devido a um acidente vascular cerebral. Desde janeiro, ele é alvo dos maiores protestos organizados na Argélia nos últimos 20 anos, segundo a France Presse.

O Fundo Monetário Internacional emprestará 229 milhões de dólares ao Haiti no meio da profunda crise econômica e política que afeta o país. A informação foi divulgada ao término de uma visita que uma missão do FMI fez esta semana ao Haiti. O dinheiro será destinado a programas sociais e à luta contra a corrupção, mas ativistas locais questionaram pelas redes sociais por que o acordo não está acompanhado de um plano do governo para seu bom uso.

A Organização dos Estados Americanos prevê mais de cinco milhões de imigrantes da Venezuela em 2019, um fluxo migratório equiparado aos provocados por guerras como a da Síria e do Afeganistão. Os dados estão no relatório divulgado nesta sexta-feira pela OEA. Se permanecer a atual tendência, o total de imigrantes e refugiados venezuelanos poderá chegar a mais de oito milhões em 2020.

A seguir:

-MINISTRO DIZ QUE LOMBADAS ELETRÔNICAS VÃO

CONTINUAR ONDE FOR NECESSÁRIO

O ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO FREITAS, afirmou nesta sexta-feira que a instalação de lombadas eletrônicas nas estradas federais será reavaliada. O ministro entende que há lombadas em pontos onde não há necessidade, mas que os equipamentos continuarão 'onde for absolutamente necessário'. FREITAS disse que as lombadas devem existir em pontos onde os acidentes são causados por excesso de velocidade. Um dia antes, o presidente JAIR BOLSONARO afirmou que esses equipamentos não seriam mais instalados nas rodovias.

O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, informou nesta sexta-feira que vai marcar para quarta-feira a instalação da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A CCJ é a primeira etapa de tramitação da reforma da Previdência. Uma vez aprovada na comissão, a proposta de mudanças nas regras previdenciárias seguirá para uma comissão especial, que vai ser criada exclusivamente para analisar o conteúdo do texto. MAIA afirmou ainda que a indicação dos integrantes do colegiado pelos líderes partidários deve começar na segunda-feira. Principal comissão da Câmara, a CCJ tem 66 integrantes.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que é preciso deixar que continuem as investigações sobre o ministro do Turismo, MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO, envolvido no caso de supostas candidaturas-laranja nas eleições de 2018 em Minas Gerais. Nesta semana, a filiada do PSL ZULEIDE OLIVEIRA acusou ÁLVARO ANTÔNIO de chamá-la para ser candidata-laranja nas eleições 2018. Segundo ZULEIDE, o ministro teria organizado sua candidatura para que ela pudesse devolver verbas ao partido, desviando dinheiro público da campanha. O ministro negou a acusação e disse que ZULEIDE "mente descaradamente".

A seguir:

-EXPORTAÇÃO DE CARNE DE SUÍNO E FRANGO CRESCE 30

POR CENTO EM SC

Um bebê de 10 meses morreu na tarde desta sexta-feira após ser esquecido em um carro no Centro de Itajaí, na região do Vale. O menino chegou a ser levado para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, mas não resistiu. Segundo a Polícia Militar, o pai da criança foi preso em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Segundo os bombeiros de Itajaí, a vítima foi deixada dentro de um carro com os vidros fechados. A guarnição não foi acionada para auxílio no local.

A balneabilidade no litoral catarinense teve nova melhora nesta semana e 65 vírgula nove por cento dos locais analisados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina estão próprios para banho. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira no site do IMA. Em Florianópolis, dos 85 locais analisados, 56 estão adequados para os banhistas. No restante do litoral, são 93 pontos próprios de um total de 144. Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, a situação da Praia Central segue a mesma, com alguns locais que devem ser evitados pelos banhistas.

O balanço das exportações catarinenses de carne suína e de frango segue com resultados positivos em fevereiro. O estado faturou mais de 206 milhões de dólares com o embarque de 86 mil toneladas de carne de frango e de 27 mil e 900 toneladas de carne suína. O valor é cerca de 30 por cento superior ao mesmo período de 2018. Maior produtor nacional de carne suína, Santa Catarina responde por mais da metade das exportações brasileiras do produto nesses dois primeiros meses de 2019. Dentre os dez principais destinos para carne suína catarinense em fevereiro, chama atenção o crescimento dos embarques para Hong Kong, Cingapura, Uruguai e Angola, todos com aumento acima de 100 por cento.

- A SEGUIR:

-CARTÓRIO ELEITORAL SEGUE COM SERVIÇOS DE

REVISÃO OBRIGATÓRIA DO ELEITORADO.

-FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER É PRINCIPAL

BANDEIRA DA PARLAMENTAR.

Aula inaugural do curso Técnico em Enfermagem reúne mais de 40 alunos. O Curso de Técnico em Enfermagem realizou aula inaugural, nesta manhã na sala situada na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Campo Erê. O momento inicial foi de apresentação dos instrutores do curso, de explanação das atividades complementares e demais questões relacionadas as aulas. O curso Técnico em Enfermagem, é promovido pelo ICEU – Instituto Catarinense de Educação, que conta com a coordenação do subtenente do Corpo de Bombeiro Militar da reserva VANDERLEI ARI DOS SANTOS.

Alunos de Campo Erê e municípios vizinhos fazem parte do curso. São de Anchieta, São Bernardino, São José do Cedro, Flor da Serra do Sul, Renascença e Marmeleiro, compõe as 46 pessoas que fizeram parte da aula inaugural. A especialização tem duração de dois anos e meio, com carga horária de 1800 horasaulas, destas 600 horas são de estágio. Durante o curso os alunos participam de estágio obrigatório para alinhar o conhecimento teórico com a prática profissional.

A turma em Campo Erê conta com a coordenação da enfermeira JULIANA ANSILIERO que também vai ministrar aula. Ao todo são quatro professores, mais um auxiliar geral. JULIANA ANSILIERO – enfermeira, vai ministrar as aulas de fundamentos da enfermagem; SARAH DA SILVA – enfermeira, vai ministrar as aulas de anatomia humana; CÁTIA FERLIN DA VEIGA – enfermeira, vai ministrar as aulas de saúde pública; FELIPE ALBERTON – enfermeiro, vai ministrar as aulas de primeiros socorros; MAURÍCIO MARIANO – técnico em enfermagem, será o auxiliar geral do curso.

Morte por meningite no Paraná, preocupa profissionais da saúde pública. LILIAN FACCHIO – enfermeira da Secretaria de Saúde de Campo Erê, comenta que esse fato preocupa muito, devido o caso ter sido registrado no estado que faz divisa com Campo Erê. A meningite é uma doença contagiosa e é preciso ficar atento aos cuidados e prevenir com a vacina. LILIAN lembra que em 2011 teve um surto de meningite em Santa Catarina. Foram registrados 191 casos. Só no Oeste, foram 14.

A meningite viral, geralmente é benigna, é menos agressiva que a bacteriana. Quem explica é LILIAN FACCHIO. Segundo ela, os casos da doença podem ocorrer isoladamente ou em forma de surto que é considerado comum para a época do ano. A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro. Pessoas de todas as idades podem contrair a doença, mas a faixa etária de maior risco são crianças.

São vários os sintomas da meningite. Segundo LILIAN, são: febre, mal-estar, dores pelo corpo, cansaço e fraqueza, além de rigidez na nuca. A profissional destaca que a meningite pode ser curada se for diagnosticada e tratada a tempo. Normalmente a doença dura menos de uma semana. LILIAN, frisa a importância das pessoas procurarem pela vacina contra meningite. Ela é disponibilizada nos postos de saúde, basta levar o cartão do SUS e a carteira de vacinação.

Acanor inicia ano com pauta cheia. Conforme o secretário executivo da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina EDERSON HERMANN, as atividades de 2019, iniciaram neste mês. Para o ano terá formação e qualificação. Estão previstas várias capacitações, envolvendo os associados, os vereadores mirins e pessoas da comunidade. Para os agentes públicos e políticos está programado curso com a Alesc no mês de outubro.

Já para os servidores, receberão treinamento na área de preservação, recuperação de documentos e arquivamento. Os vereadores mirins também terão forte atenção da Acanor. Para o final de abril ou início de maio haverá uma capacitação para os novos vereadores mirins, sobre o mandato que exercerão e demais atividades do Parlamento Jovem. E para o mês de junho acontecerá o quarto Encontro Região Oeste de Câmaras Mirins.

Cartório eleitoral segue com serviços de revisão obrigatória do eleitorado. GUSTAVO AGUIAR – chefe do cartório em Campo Erê, reforça que eleitores de Saltinho e Palma Sola procurarem o cartório para o serviço. O chefe, cita que é obrigatório esse serviço para esses dois municípios. Em Saltinho são quase mil eleitores que precisam fazer essa revisão e em Palma Sola são mais de três mil pessoas.

Eleitores que não fizerem a revisão e cadastramento biométrico não poderão votar na próxima eleição. AGUIAR, explica que o eleitor perde o direito de votar, pois o título é cancelado. Além disso, a pessoa ainda pode ter complicações no CPF junto a receita federal. O prazo para fazer esse serviço junto ao cartório eleitoral vai até 28 de junho. SONORA

Eleitores podem agendar atendimento no site do TRE. GUSTAVO AGUIAR – chefe do Cartório Eleitoral de Campo Erê, lembra que a preferência no atendimento é para os eleitores que agendarem dia e horário pela internet. É uma maneira de deixar o trabalho mais rápido, evitando filas, diz o chefe. AGUIAR reforça a importância dos eleitores estarem em dia com a justiça eleitoral, pois desta maneira não perdem nenhum direito.

Fim da violência contra mulher é principal bandeira da parlamentar. segundo a deputada LUCIANE CARMINATTI existem muitos tipos de violência, não é só a física, mas tudo que cause sofrimento a mulher se caracteriza um abuso e violência. É hora de dar um basta e mostrar para a sociedade que a mulher tem livre escolha e que não pode ser morta por escolher caminhos diferentes. A deputada convida todos a lutar pelos direitos femininos, para uma sociedade mais igualitária. SONORA

Mulheres têm muitos desafios a superar. O comentário é da deputada LUCIANE CARMINATTI. Observa que as mulheres que são 51 por cento da população ocupam uma porcentagem muito pequena nos cargos políticos. Isso revela que no espaço da política ainda é preciso incentivar mais mulheres a se desafiar, porque é um meio de decisão e poder.

Grande desafio da mulher, é o enfrentamento a violência. A deputada observa que muitas vezes o Estado tem falhado na rede de atendimento e na serenidade em relação as medidas protetivas. Ela defende política de rede para atendimento à mulher. LUCIANE comenta que o Estado precisa agir rapidamente no momento em que a mulher cria a coragem de fazer o boletim de ocorrência contra o agressor, pois é nesse momento que ela se sente e está desprotegida.

- A SEGUIR:

- DEIXA MOTORISTA PRESO ÀS FERRAGENS NA SC 160.

-PILOTO DE MOTO MORRE APÓS COLISÃO COM

CAMINHÃO.

Idosa registra BO de furto de imagem de santo. Uma idosa de 86 anos registrou um furto ontem ocorrido no bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste. Conforme a Polícia Militar, trata-se de um furto de uma santa que ficava em uma capelinha no quintal da casa da idosa. Foram realizadas rondas, mas nada foi encontrado.

Polícia Civil de Anchieta soluciona caso de adolescente de 15 anos que estava desaparecida. Na tarde de quinta-feira compareceu na delegacia a mãe de uma adolescente relatando que a filha havia saído por volta das sete horas daquele dia para ir à escola e não retornou no horário esperado. A Polícia Civil, durante investigação, localizou a adolescente em Francisco Beltrão, no Paraná. Ela foi encontrada em segurança. A polícia identificou que o homem que estava com ela fez contato com a vítima, via aplicativo whatsapp, no dia anterior, articulando a subtração da jovem, o que se concretizou pela manhã quando ela saiu para ir à escola e o autor já a aguardava próximo a sua residência.

Após o esclarecimento dos fatos, a adolescente foi entregue ontem aos seus responsáveis legais, com a colaboração das Conselheiras Tutelares. A polícia constatou que se trata de um caso de subtração de incapaz, o qual prevê uma pena que pode chegar a dois anos de detenção.

Colisão deixa motorista preso às ferragens na SC 160. O acidente ocorreu ontem, por volta das 18 horas e 40 minutos, no km 23 da rodovia, no município de Saltinho, Linha Santa Rita. Foi uma colisão frontal que envolveu um caminhão Agrale9200, placas de Campo Erê, e um automóvel Siena, placas de Saudades. No Siena havia vítimas presas às ferragens, uma mulher de 26 anos e um homem de 30.

Vítimas são encaminhadas ao hospital. Após serem retiradas pela equipe do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foram encaminhadas ao hospital Santo Antônio, em Campo Erê. O condutor do caminhão não sofreu ferimentos. Houve, apenas, danos materiais no veículo. A Polícia Militar Rodoviária, posto 17 de São Lourenço do Oeste, atendeu a ocorrência, e contou com apoio da Militar no controle do trânsito.

Piloto de moto morre após colisão com caminhão. A vítima de 27 anos morreu na manhã de hoje, numa colisão entre uma motocicleta emplacada em Cantagalo e um caminhão leiteiro de Pato Branco. O acidente aconteceu no cruzamento da Rua Paraná com a Xingu, no centro de Pato Branco. O condutor da motocicleta que ainda não foi identificado oficialmente não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. A Polícia Militar isolou o local para o trabalho de perícia. Em seguida o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.