ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 09 02 19

-PREÇO MÉDIO DA GASOLINA NAS BOMBAS RECUA PELA DÉCIMA SEXTA VEZ

-REALIZADO PRIMEIRO TRANSPORTE DE ÓRGÃOS COM HELICÓPTERO DO GOVERNO

-MUDANÇAS DEVEM MARCAR MANDATO DE TREVISAN FRENTE À AMEOSC

-MUNICÍPIO DE SMOESTE REGISTRA 38 NOVOS FOCOS DE DENGUE -MAIS DE TRÊS MIL ALUNOS RETORNAM AS AULAS NESTA SEGUNDA-FEIRA NO MUNICÍPIO

-MOTOCICLISTA TEM CNH RECOLHIDA APÓS REALIZAR MANOBRAS IRREGULARES

-POLÍCIA PRENDE IRMÃOS SUSPEITOS DE PRATICAREM DIVERSOS CRIMES

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens com possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde. A mínima das últimas horas foi de 23 graus e a máxima deve ser de 34 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.

O líder da oposição ao regime chavista, JUAN GUAIDÓ, não descarta autorizar uma intervenção militar dos Estados Unidos ou outra força estrangeira na Venezuela para tirar NICOLÁS MADURO do poder. A declaração foi dada ontem durante uma entrevista. Perguntado se faria uso da prerrogativa de autorizar a intervenção, como chefe do Parlamento e presidente encarregado, GUAIDÓ respondeu que fará tudo que for possível. Ele disse que é um tema obviamente polêmico, mas que a soberania do povo precisa agir. GUAIDÓ disse ainda que fará o que for necessário para retirar MADURO do poder.

O enviado dos Estados Unidos para a Correia do Norte, STEPHEN BIEGUN, concluiu ontem uma visita de três dias a Pyongyang e concordou em voltar a se encontrar com um representante do governo norte-coreano antes da cúpula entre DONALD TRUMP e KIM JONG-UM. Segundo TRUMP, a reunião está marcada para 27 e 28 de fevereiro, na cidade de Hanoi, no Vietnã.

Uma mulher que tinha acabado de deixar o hospital psiquiátrico foi formalmente acusada, nesta sexta-feira de provocar um incêndio em um edifício de Paris. O incêndio ocorreu na última terça-feira e deixou ao menos 10 mortos e 96 feridos. A promotoria de Paris explicou que a suspeita, está sob custódia em dependências psiquiátricas da polícia. Ela foi acusada de incêndio resultante em morte. O incêndio ocorreu em uma área nobre da capital francesa. O crime foi o mais letal dos últimos 14 anos. A suspeita havia mantido repetidas discussões com um vizinho, sendo que a última briga foi pouco antes do incêndio. Ele estava embriagada quando foi detida e tentou colocar fogo em um carro.

O preço médio da gasolina nas bombas recuou pela décima sexta semana seguida. O dado foi divulgado ontem, após um levantamento semanal feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O valor por litro caiu zero vírgula quatro por cento, passando de quatro reais e 21 centavos para quatro reais e 19 centavos.A agência apurou também que houve uma queda no preço do diesel. O valor médio recuou zero vírgula um por cento, ficando em três reais e 44 centavos. Já o preço do etanol caiu zero vírgula oito por cento, passando de dois reais e 78 centavos para dois reais e 75 centavos. Apesar da redução a agência disse que os preços podem variar de acordo com cada região.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA do Democratas declarou na tarde de ontem em São Paulo, que o pacote anticrime, do ministro SÉRGIO MORO, irá tramitar paralelamente à Reforma da Previdência. Após declarar que o projeto anticrime pudesse contaminar a discussão sobre a Previdência, MAIA recuou e disse que a tramitação não terá nenhum obstáculo. No entanto, ele reforçou que a prioridade é a Previdência. O presidente tem viajado aos Estados para conversar sobre a reforma da Previdência com os governadores. Ele ressaltou a necessidade de votação da Previdência antes dos demais projetos para organizar os cofres públicos. RODRIGO MAIA também afirmou que espera a recuperação do presidente JAIR BOLSONARO para prosseguir com o trâmite da reforma.

Desde o começo da semana os consumidores estão pagando mais caro pelo preço do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. O produto, que estava sendo comercializado a 25 reais e sete centavos passou a ser vendido pelo preço de 25 reais e 33 centavos. Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo, que representa as distribuidoras, disse que o reajuste vai oscilar entre zero vírgula cinco e um vírgula quatro por cento, variando de acordo com a região de distribuição. O presidente da Associação Brasileira dos Revendedores, ALEXANDRE BORJAILI, afirmou que os reajustes para os revendedores serão altos e isso vai gerar custos também ao bolso do consumidor. Ele criticou o aumento do produto nas refinarias e disse que o gás pode passar de cem reais para os compradores finais. O último aumento aconteceu em setembro de 2018. O reajuste é feito, geralmente, a cada três meses.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, EDSON FACHIN, suspendeu uma decisão que permitia à deputada estadual ANA CAROLINA CAMPAGNOLO do PSL catarinense a fazer publicações em redes sociais estimulando alunos a filmar e denunciar professores por manifestações político-partidárias ou ideológicas.

FACHIN tomou a medida ao analisar uma decisão da desembargadora MARIA DO ROCIO LUZ SANTA RITTA, da terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que autorizou as postagens. Com isso, volta a valer uma liminar de novembro de 2018 que determinou a retirada das publicações das redes sociais.

Os corpos dos catarinenses BERNARDO PISETTA e VITOR ISAÍAS, ambos vítimas da tragédia no Centro de Treinamentos do Flamengo, foram identificados na manhã deste sábado. Familiares dos atletas acompanham a liberação Instituto Médico-Legal do Rio para o velório. Ainda não há informações de onde devem ocorrer as homenagens fúnebres. Os trabalho de identificação ocorreram com apoio do Flamengo, que entregou aos legistas imagens das arcadas dentárias dos 10 jovens mortos no incêndio. Nove foram encontrados carbonizados no alojamento. Na madrugada outros dois corpos também foram identificados e liberados. BERNARDO PISSETA era natural de Indaial e desde meados de 2018 estava no Flamengo. Já VITOR ISAÍAS era de Florianópolis e estava a seis meses no clube.

O helicóptero que antes era de uso exclusivo do governador de Santa Catarina foi utilizado na manhã de ontem para transportar um coração de Brusque a Blumenau, onde um paciente aguardava pelo transplante. A ação foi o primeiro resultado prático do convênio assinado na última quarta-feira, que permitiu o uso da aeronave para transporte de órgãos e tecidos. Além do coração, na manhã desta sexta-feira também foi transportado para Florianópolis o material genético do doador, para avaliar a possibilidade de doação de pâncreas e rins. A medida foi determinada pelo governador CARLOS MOISÉS nesta semana e tem por objetivo, dar melhor aproveitamento ao contrato de aluguel da aeronave, que prevê no mínimo 25 horas de voo por mês. MOISÉS não estaria utilizando a aeronave e decidiu deixá-la à disposição da saúde. Agora, o transporte de órgãos ou tecidos passa a ter prioridade no uso do helicóptero.

O general de Divisão e comandante da quinta Divisão de Exército de Curitiba, TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO vai estar em São Miguel do Oeste na próxima quarta-feira. Ele estará visitando o décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado. Na oportunidade será realizado a Escolta de Honra, Recepção pela Guarda de Honra e Formatura Geral no pátio do Regimento. O evento terá início às oito horas da manhã. A equipe do Portal Peperi vai acompanhar a solenidade.

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família juntamente com a secretaria de Saúde de Bandeirante está realizando o programa Amanhecer Saudável. A informação é da fisioterapeuta do NASF, MANUELA PEREIRA. Ela disse que os interessados devem procurar a unidade de Saúde para maiores informações. A profissional comentou que os encontros têm por objetivo a pratica de alongamentos musculares e atividades físicas. Ela explicou que as aulas tem duração de uma hora e são realizadas no Centro de Múltiplo Uso todas as quintas-feiras. O horário de inicio dos trabalhos é sempre ás oito horas da manhã. MANUELA disse que todas as pessoas, independente da idade podem participar das atividades. Ela lembrou que todo o trabalho é gratuito.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste vai realizar no final deste mês a primeira Assembleia Geral Ordinária. O evento será realizado no dia 28 na Sala de Reuniões da entidade, localizado no Centro Empresarial Andrômeda, no centro da cidade. O horário previsto de inicio é às 19 horas. Não havendo quórum será realizada uma segunda chamada às 19 horas e 30 minutos. Segundo o presidente, AIRTO MOSS, na oportunidade será discutido e analisado o relatório e as contas do Conselho Diretor. MOSS disse ainda que o momento servirá para discutir e deliberar sobre o parecer do Conselho no Consultivo. Ele lembra que todos os documentos podem ser requeridos para análise por qualquer associado. AIRTON MOSS lembrou que a documentação está à disposição em uma empresa de assessoria empresarial de São Miguel do Oeste.

Começou ontem as atividades alusivas ao aniversário de São Miguel do Oeste. O primeiro momento foi à homenagem aos profissionais da Educação. Na próxima semana os demais funcionários públicos também serão homenageados. Já na próxima quinta-feira vai ocorrer o Seminário “São Miguel: Estratégias mais 25”. O evento contará com a presença do prefeito WILSON TREVISAN e do diretor do Senai de São Miguel do Oeste, IVANOR FINATTO. Haverá dinâmicas entre os grupos e todas as atividades serão realizadas no Auditório do Sicoob.

Na próxima sexta-feira, dia 15, vai ocorrer o festival de vôlei de areia. O evento será às 16 horas na Praça Belarmino Annoni. À noite, ocorre o lançamento do Livro sobre a vida do ex-político LUIZ BASSO e a abertura da vigésima primeira edição do São Miguel Tchê. Haverá shows locais e corte do bolo na praça central da cidade. O Sesc vai disponibilizar diversos brinquedos no horário das 16 às 22 horas. Já no dia 17 será realizado o Desafio Sysmo de Moutain Bike e o Início do Campeonato Municipal de Futebol de Campo nas categorias Veterano e Máster. Outros eventos que integram a programação festiva também serão realizados como por exemplo, o São Miguel Tchê, Amostra de Carros Antigos, Copa São Miguel de Futsal de Base e a quarta Copa Oeste Sul Brasileiro de Kart. A programação completa alusiva aos 65 anos de São Miguel do Oeste pode ser conferida no site www.saomiguel.sc.gov.br.

O município de Guaraciaba confirmou nesta semana que vai realizar neste ano a edição da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Guaraciaba. A informação foi divulgada pelo prefeito ROQUE MENEGHINI. Uma reunião entre executivo, legislativo e entidades foi realizada para discutir o tema. Na oportunidade foram definidos os coordenadores gerais do evento e os responsáveis pelas comissões. MENEGHINI disse que haverá novidades na edição deste ano, como por exemplo, a escolha das Soberanas nas Categorias Infantil, Adulto e da Melhor Idade.

Outra novidade na edição desse ano será referente a diversas programações que serão realizadas na semana que antecede a FACIG. De acordo com o prefeito ROQUE MENEGHINI, está previsto a entrega do Troféu Destaque, que visa premiar os empresários e produtores rurais do município em diversos segmentos. MENEGHINI comentou ainda que haverá também uma programação envolvendo o esporte e também uma programação voltada às crianças. A FACIG iniciará na sexta-feira, dia quatro de outubro, e segue até o domingo, dia seis. O prefeito comentou que haverá shows nacionais, visitação de estandes e demais atividades. ROQUE MENEGHINI explicou que programação completa com cada show será anunciada nas próximas semanas, assim como as datas e regulamentos das Escolhas das Soberanas em cada categoria.

O prefeito de São Miguel do Oeste e atual presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, WILSON TREVISAN, conduziu nesta semana a primeira Assembleia Geral da entidade do ano de 2019. Na oportunidade, foram tratados os principais assuntos de interesse comum aos 19 municípios associados. TREVISAN lembrou que está marcado para o dia 22 do próximo mês o leilão do imóvel onde funciona a atual sede da AMEOSC. Ele destacou que o projeto de construção da nova sede da associação está em estágio avançado. O local escolhido foi um terreno situado no bairro Agostini. O imóvel foi doado pelo município de São Miguel do Oeste.

As assembleias que vinham sendo realizadas de modo presencial passarão a ser de modo eletrônico. De acordo com o presidente WILSON TREVISAN o objetivo é agilizar o andamento dos trabalhos rotineiros. Ele disse que os encontros presenciais serão realizados apenas no debate de temas mais relevantes e estratégicos. Outra proposta apresentada pelo novo presidente é em relação ao número de colegiados, reduzindo de 18 para 11. TREVISAN explicou que o objetivo é dinamizar o andamento das atividades nos municípios.

Mais 38 novos focos do mosquito da dengue foram encontrados nessa semana em São Miguel do Oeste. A informação é do Coordenador da equipe de Combate a Dengue, CÉLIO SILVA. Ele disse que esses focos foram encontrados nas armadilhas espalhadas pelos bairros e centro do município. CÉLIO SILVA comentou que na comparação com a semana passada o número de focos encontrados foi menor. Ele citou que ao todo, o município já possui neste ano, 161 focos do mosquito da dengue. O coordenador disse que o número é preocupante e por isso todas as pessoas devem tomar os devidos cuidados para que a situação não se agrave ainda mais.

A equipe do Setor de Combate a Dengue está trabalhando de forma intensa nos bairros e centro a fim de diminuir os casos de focos do mosquito transmissor da dengue. De acordo com CÉLIO SILVA, os agentes estão trabalhando nos bairros Estrela e Agostini e depois seguirão para as demais áreas. Ele citou que os agentes estão visitando os imóveis e onde encontram larvas estão deixando um termo de responsabilidade. SILVA explicou que na próxima visita da equipe se o problema persistir, a Vigilância Sanitária será acionada e os proprietários serão multados. Ele acredita que essa é a única forma de alguns moradores caírem em si sobre a gravidade do problema.

Apesar do alto índice de focos do mosquito da dengue encontrados em São Miguel do Oeste, o município ainda não possui nenhum caso confirmado de paciente com o vírus. A informação foi divulgada pelo Coordenador da equipe de Combate a Dengue, CÉLIO SILVA. Ele disse que na semana passada havia um caso suspeito, porém o resultado foi negativo. O profissional citou que o trabalho não pode parar e a população deve permanecer atenta. Ele disse que os moradores não podem ficar acomodados e precisam agir. Questionado sobre qual seria a área do município mais infestada, SILVA disse que o centro lidera os casos de focos do mosquito da dengue.

Tem inicio na próxima segunda-feira, dia 11, as aulas da rede municipal e estadual de ensino. Neste dia, cerca de três mil e 700 alunos da rede municipal de São Miguel do Oeste que compreende a educação infantil e o ensino fundamental devem retornar para as salas de aula. De acordo com o secretário de Educação, PAULO DRUMM, todas as creches e escolas estão prontas para receber os alunos. Ele disse que nesta semana houve um curso de formação para todos os professores da rede municipal de ensino. DRUMM comentou que na oportunidade foram apresentados aos professores o novo material pedagógico. O secretário explicou que houve uma padronização para que seja trabalhado o mesmo conteúdo em todas as escolas do município. Ele disse que o objetivo é aumentar a qualidade do ensino em São Miguel do Oeste.

Ainda restam vagas em algumas creches do município. O comentário é do secretário de Educação de São Miguel do Oeste, PAULO DRUMM. Ele disse que os pais devem procurar a secretaria ou as unidades escolares a fim de efetuar a matrícula dos filhos. DRUMM lembrou que a partir de segunda-feira até a próxima quinta-feira haverá o período de adaptação das crianças nas creches. Ele citou que esse período é de extrema importância para as crianças e por isso os pais devem ter uma atenção especial. DRUMM também falou sobre a medida do Ministério Público que prevê a aceitação por parte do município de crianças a partir de quatro meses. Ele disse que já houve um consenso com o órgão e a situação está resolvida. Sobre as vagas disponíveis, DRUMM disse que a secretaria já concluiu a primeira etapa e agora está em um segundo momento que incluiu conversas com os pais e responsáveis.

O problema de falta de vagas em creches do município deverá ser sanado neste ano. A expectativa é do secretário de Educação, PAULO DRUMM. Ele disse que no momento estão sendo ampliadas as creches dos bairros São Sebastião, Agostini e São Luiz. DRUMM comentou que nesta semana foi assinada a documentação para licitação de ampliação da creche do bairro Santa Rita. O secretário explicou que a meta da Administração é inaugurar até metade do ano, mais sete salas novas. Elas serão construídas no prédio do antigo Besc, no centro da cidade. PAULO DRUMM acredita que com essas ações, o problema da falta de vagas nas creches seja resolvido até a metade deste ano.

A Polícia Militar de Descanso atendeu um chamado de direção perigosa em via pública. O fato foi registrado na tarde de quinta-feira ainda por volta das 15 horas e 30 minutos na Avenida Martim Piaseski, centro do município. Uma guarnição estava realizando rondas na via quando flagrou um homem conduzindo uma motocicleta. Ele estava fazendo malabarismo e andando com apenas a roda traseira no chão. O motociclista foi abordado. Ele foi autuado e teve sua CNH recolhida.

Uma ocorrência de tráfico de drogas movimentou a Polícia Militar de São Miguel do Oeste. Foi na noite da última quinta-feira ainda por volta das 22 horas e 15 minutos. 14 pessoas estavam em uma residência abandonada na Rua Barão do Triunfo, centro da cidade. No local, foram localizados três torrões, três cigarros não consumidos e dois consumidos de maconha. Ao todo, 25 gramas foram encontradas no local. Diante dos fatos a droga foi apreendida e o boletim de ocorrência foi confeccionado.

Outro fato envolvendo posse de drogas foi atendido pela Polícia Militar de São Miguel do Oeste. Foi por volta da meia noite de ontem. De acordo com os policiais militares o fato ocorreu na Rua Barão do Triunfo, nas proximidades onde mais cedo os profissionais já haviam atendido outro fato da mesma natureza. No local, a guarnição abordou um homem sendo que em busca pessoal foi encontrado uma bucha de cocaína. A droga foi apreendida e o boletim de ocorrência foi confeccionado.

A Polícia Civil de Maravilha realizou investigação policial que culminou na prisão de dois irmãos, com 23 e com 20 anos de idade, suspeitos de estarem envolvidos em diversos crimes ocorridos em um bairro do município. Segundo os policiais, no início deste ano houve uma série de registros policiais relacionados a crimes, entre lesão corporal, ameaças, coação no curso do processo e roubo. De acordo com a polícia, as práticas delituosas trouxeram insegurança aos moradores, chegando ao ponto de testemunhas serem ameaçadas. Diante dos fatos, o Setor de Investigação Criminal identificou os irmãos como envolvidos nas práticas delituosas. Os investigados possuem extensa ficha policial. A Polícia Civil não descarta a prisão de outros envolvidos nos crimes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.