ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 09/02/19

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens com possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde. A mínima das últimas horas foi de 23 graus e a máxima deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.

O líder da oposição ao regime chavista, JUAN GUAIDÓ, não descarta autorizar uma intervenção militar dos Estados Unidos ou outra força estrangeira na Venezuela para tirar NICOLÁS MADURO do poder. A declaração foi dada ontem durante uma entrevista. Perguntado se faria uso da prerrogativa de autorizar a intervenção, como chefe do Parlamento e presidente encarregado, GUAIDÓ respondeu que fará tudo que for possível. Ele disse que é um tema obviamente polêmico, mas que a soberania do povo precisa agir. GUAIDÓ disse ainda que fará o que for necessário para retirar MADURO do poder.

O enviado dos Estados Unidos para a Correia do Norte, STEPHEN BIEGUN, concluiu ontem uma visita de três dias a Pyongyang e concordou em voltar a se encontrar com um representante do governo norte-coreano antes da cúpula entre DONALD TRUMP e KIM JONG-UM. Segundo TRUMP, a reunião está marcada para 27 e 28 de fevereiro, na cidade de Hanoi, no Vietnã

Uma mulher que tinha acabado de deixar o hospital psiquiátrico foi formalmente acusada, nesta sexta-feira de provocar um incêndio em um edifício de Paris. O incêndio ocorreu na última terça-feira e deixou ao menos 10 mortos e 96 feridos. A promotoria de Paris explicou que a suspeita, que está sob custódia em dependências psiquiátricas da polícia, foi acusada de incêndio resultante em morte.

O incêndio ocorreu em uma área nobre da capital francesa. O crime foi o mais letal dos últimos 14 anos. A suspeita havia mantido repetidas discussões com um vizinho, sendo que a última briga foi pouco antes do incêndio. Ele estava embriagada quando foi detida e tentou colocar fogo em um carro.

O preço médio da gasolina nas bombas recuou pela décima sexta semana seguida. O dado foi divulgado ontem, após um levantamento semanal feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O valor por litro caiu zero vírgula quatro por cento, passando de quatro reais e 21 centavos para quatro reais e 19 centavos.A agência apurou também que houve uma queda no preço do diesel. O valor médio recuou zero vírgula um por cento, ficando em três reais e 44 centavos. Já o preço do etanol caiu zero vírgula oito por cento, passando de dois reais e 78 centavos para dois reais e 75 centavos. Apesar da redução a agência disse que os preços podem variar de acordo com cada região.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA do Democratas declarou na tarde de ontem em São Paulo, que o pacote anticrime, do ministro SÉRGIO MORO, irá tramitar paralelamente à Reforma da Previdência. Após declarar que o projeto anticrime pudesse contaminar a discussão sobre a Previdência, MAIA recuou e disse que a tramitação não terá nenhum obstáculo. No entanto, ele reforçou que a prioridade é a Previdência. O presidente tem viajado aos Estados para conversar sobre a reforma da Previdência com os governadores. Ele ressaltou a necessidade de votação da Previdência antes dos demais projetos para organizar os cofres públicos. RODRIGO MAIA também afirmou que espera a recuperação do presidente JAIR BOLSONARO para prosseguir com o trâmite da reforma.

Desde o começo da semana os consumidores estão pagando mais caro pelo preço do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. O produto, que estava sendo comercializado a 25 reais e sete centavos passou a ser vendido pelo preço de 25 reais e 33 centavos. Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo, que representa as distribuidoras, disse que o reajuste vai oscilar entre zero vírgula cinco e um vírgula quatro por cento, variando de acordo com a região de distribuição.

O presidente da Associação Brasileira dos Revendedores, ALEXANDRE BORJAILI, afirmou que os reajustes para os revendedores serão altos e isso vai gerar custos também ao bolso do consumidor. Ele criticou o aumento do produto nas refinarias e disse que o gás pode passar de cem reais para os compradores finais. O último aumento aconteceu em setembro de 2018. O reajuste é feito, geralmente, a cada três meses.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, EDSON FACHIN, suspendeu uma decisão que permitia à deputada estadual ANA CAROLINA CAMPAGNOLO do PSL catarinense a fazer publicações em redes sociais estimulando alunos a filmar e denunciar professores por manifestações político-partidárias ou ideológicas. FACHIN tomou a medida ao analisar uma decisão da desembargadora MARIA DO ROCIO LUZ SANTA RITTA, da terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que autorizou as postagens. Com isso, volta a valer uma liminar de novembro de 2018 que determinou a retirada das publicações das redes sociais.

Os corpos dos catarinenses BERNARDO PISETTA e VITOR ISAÍAS, ambos vítimas da tragédia no Centro de Treinamentos do Flamengo, foram identificados na manhã deste sábado. Familiares dos atletas acompanham a liberação Instituto Médico-Legal do Rio para o velório. Ainda não há informações de onde devem ocorrer as homenagens fúnebres. Os trabalho de identificação ocorreram com apoio do Flamengo, que entregou aos legistas imagens das arcadas dentárias dos 10 jovens mortos no incêndio. Nove foram encontrados carbonizados no alojamento. Na madrugada outros dois corpos também foram identificados e liberados. BERNARDO PISSETA era natural de Indaial e desde meados de 2018 estava no Flamengo. Já VITOR ISAÍAS era de Florianópolis e estava a seis meses no clube.

O helicóptero que antes era de uso exclusivo do governador de Santa Catarina foi utilizado na manhã de ontem para transportar um coração de Brusque a Blumenau, onde um paciente aguardava pelo transplante. A ação foi o primeiro resultado prático do convênio assinado na última quarta-feira, que permitiu o uso da aeronave para transporte de órgãos e tecidos. Além do coração, na manhã desta sexta-feira também foi transportado para Florianópolis o material genético do doador, para avaliar a possibilidade de doação de pâncreas e rins.

A medida foi determinada pelo governador CARLOS MOISÉS nesta semana com o objetivo de dar melhor aproveitamento ao contrato de aluguel da aeronave, que prevê no mínimo 25 horas de voo por mês. MOISÉS não estaria utilizando a aeronave e decidiu deixá-la à disposição da saúde. Agora, o transporte de órgãos ou tecidos passa a ter prioridade no uso do helicóptero.

Escolas municipais se preparam para início do ano letivo de 2019. LOIVA DE OLIVEIRA – diretora do CEI Nilce Sander, de Campo Erê, afirma que tudo está pronto para receber os alunos nesta segunda-feira. Destaca que as áreas de conhecimento infantil sofreram algumas mudanças para esse ano, diz a diretora. Serão duas aulas de recreação, três de educação física e uma aula de contação de história.

116 alunos serão atendidos no CEI Nilce Sander. LOIVA, frisa que por enquanto esse é o número de crianças matriculados. 30 desses alunos frequentam o ensino integral que um dos diferenciais do CEI. Esses 30 alunos começam dez para as sete da manhã e deixam o CEI, dez para as seis da tarde. Ao todo a escola conta com nove professores de turma, uma estagiaria e mais três pessoas de apoio.

Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda passa por reparos antes do início do ano letivo. Afirmação é da diretora LÚCIA KAEFER. De acordo com ela, todo espaço utilizado por ano e que fica parado depois, necessita de reformas. Nesta semana a equipe esteve fazendo a manutenção da parte interna e externa da escola, para acolher bem os alunos nesta segunda-feira. A maioria dos professores do CEI são efetivos e já fizeram a escolha de suas turmas. Ao todo são quatro funcionários de serviços gerais e mais oito professores.

CEI Anjo da Guarda tem 130 crianças matriculadas para este ano. Esse número deve aumentar diz a diretora LÚCIA. Na segunda as aulas iniciam e sempre aparece pais em busca de vagas. A diretora espera que neste ano, assim como nos anteriores, os profissionais venham para escola com ânimo e cheios de conhecimento para que o aprendizado do aluno aconteça realmente e que as ações propostas no planejamento, sejam feitas. LÚCIA, frisa que os alunos do CEI, dependem do transporte escolar, e tudo está bem organizado para começar as aulas segunda-feira.

Profissionais preparam escola para receber alunos na volta as aulas. A informação é da diretora SAMELITA MARTINS, do Centro de Educação Municipal Maria Nely Trapp Catusso do Bairro Cohab, de Campo Erê. Ele ressalta que antes do início do ano letivo, são necessários alguns reparos, bem como limpeza e organização do espaço para receber os estudantes. Tudo isso já foi feito, e a escola está pronta para receber as crianças nesta segunda-feira.

Escola tem 90 por cento dos professores efetivos. Segundo SAMELITA, ao todo são 22 profissionais entre serviços gerais, professores e direção. A metodologia de ensino permanece a mesma dos anos anteriores. Neste ano, a Escola Maria Nely Catusso, vai atender em média 160 alunos, distribuídos entre ensino fundamental e educação infantil. Um diferencial da escola, é que não utiliza transporte escolar, pois todos os alunos matriculados são do Bairro Cohab e Vila Feliz.

Centro de Educação Municipal do bairro melo passa a ser escola independente. Quem explica é a diretora ELIZANDRA COPPI. De acordo com ela, antes chamada de anexo Irmã Florêncio, era uma extensão da Escola João Telles Padilha. Agora para este ano, ela passa a ser Centro de Educação Municipal Irmã Roberto Florêncio. Tudo novo deve ser feito, como formação de APP, Conselho de Educação, tudo isso com ajuda dos pais e professores. A metodologia de ensino não deve sofrer alterações e os projetos que a escola fazia nos anos anteriores terão continuidade.

Centro de Educação Municipal Irmã Roberto Florêncio atende em 2019, 180 alunos. A informação é da diretora ELIZANDRA COPPI. De acordo com ela, para atender a essa demanda, a escola tem três professores de turma, dois de artes, um de educação física e mais dois professores Act’s. A diretora espera, que o ano letivo seja de muito trabalho e que todos os projetos da escola possam ser executados junto comos alunos.

Tudo pronto para início do ano letivo. A confirmação é da secretária de educação de São Bernardino ROZELI FRITZEN. Ela relata que as aulas em seu município começam nesta segunda-feira, a nível municipal e estadual. Frisa que os professores e demais funcionários trabalharam nesta semana na organização das salas de aula para melhor receber os alunos. Eles também tiveram formação de professores, com planejamento dos primeiros dias do ano letivo. Ação ocorreu em parceria com o município de Novo Horizonte, onde teve uma palestra para todos os profissionais.

Secretária reúne funcionários da educação para falar sobre ano letivo de 2019. Para a responsável da pasta em São Bernardino ROZILEI FRITZEN, é necessário que todos os envolvidos com a escola e os alunos participem de eventos assim, não apenas os professores, por isso um dia da semana foi dedicado a todos os profissionais. Ontem ROZILEI conta que a formação ocorreu junto com os professores da rede estadual de ensino e acadêmicos da Uno Chapecó de São Lourenço do Oeste.

Município conta com duas escolas municipais. Segundo ROZILEI, tem a Creche que atende o berçário e o Núcleo Escolar que atende do pré ao quinto ano. ROSI, destaca que as escolas necessitam de algumas mudanças na parte estrutural. A Creche passou por algumas adequações no período de férias dos alunos, e existe um projeto grande para ampliação do Núcleo. Uma das novidades desse ano, conta a secretária, são as aulas de informática, já que no final do ano passado foi construído um espaço para isso.

São Bernardino conta com cerca de 370 alunos. Conforme a secretária de educação de São Bernardino ROZELI FRITZEN, as duas escolas que o município possui estão na cidade. Quanto ao número de profissionais que atuam em São Bernardino as escolas contam com 26 professores efetivos, mas o número total de servidores da educação chega a 60. Com relação ao transporte escolar, a secretária cita que a frota de ônibus passou por revisões, e os alunos serão levados com segurança.

Setor do bolsa família começa ano com averiguações de cadastro. A informação é da gestora em Campo Erê CLAÚDIA DA SILVA. Explica que essa averiguação é a fiscalização que o governo federal faz em cima do Cadastro único e Bolsa Família. Ele serve para identificar as famílias que estão com informações inconsistentes no sistema, seja declaração de renda ou endereço. Averiguação é dividida em três grupos, Um, Dois e Três. Os que fazem parte do grupo um, são os que tinham informações desatualizadas como declaração de renda. Nesse caso, o benefício já foi cancelado.

Quem teve Bolsa Família cancelado precisa procurar o setor. CLAUDIA explica, que no mês passado, quem não conseguiu receber o benefício é porque já foi cancelado, por isso precisa ir até o Cras para um novo cadastro. Já o grupo dois, as famílias tinham prazo até 18 de janeiro para fazer atualização, porém como o setor estava de férias, o benefício será apenas bloqueado, para o desbloqueio é necessário ir até o Cras e atualizar as informações.

Famílias do Grupo Três tem até 15 de março para atualizar o cadastro no Bolsa Família e evitar o bloqueio. Segundo CLAUDIA DA SILVA – gestora do setor em Campo Erê, quem não atualizar até o prazo, no próximo mês não recebem mais o benefício. É muito que todos que tem dúvidas procurem o setor.

Investigação da Polícia Civil resulta na prisão de irmãos. A Polícia Civil de Maravilha realizou investigação policial que culminou na prisão de dois irmãos, um de 23 e outro de 20 anos, suspeitos de estarem envolvidos em diversos crimes ocorridos no bairro Bela Vista. No início do ano houve uma série de registros policiais relacionados a crimes ocorridos no Bairro, entre os quais lesão corporal, ameaça, coação no curso do processo e roubo. As práticas delituosas trouxeram insegurança aos moradores, chegando ao ponto de testemunhas serem ameaçadas.

Setor de Investigação Criminal identificou os irmãos “Vesgo” e “Preto” como envolvidos nos crimes. Os investigados possuem extensa ficha policial. Com informações angariadas na investigação representou-se pela prisão preventiva dos irmãos, que foi deferida pelo Judiciário. No dia 29 de janeiro, Policiais Civis realizaram a prisão de "Vesgo", o qual durante seu interrogatório invocou o direito de permanecer em silêncio. Já o outro, conhecido como "Preto", nesta semana se apresentou com sua advogada no Fórum, sendo encaminhado ao sistema prisional. A Polícia Civil não descarta a prisão de outros envolvidos nos crimes ocorridos no bairro Bela Vista.

Trabalhador morre em acidente com motosserra. Um homem morreu ontem, após um acidente de trabalho no interior do município de Quilombo, na comunidade de Linha Fátima. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a vítima, trabalhava com uma motosserra, perdeu o controle do manuseio e acabou cortando a região do peito, próximo a órgãos vitais. Ele foi a óbito no local. Foi acionado a Polícia Militar e Civil.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.