ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quarta-feira - 09 01 2019

-VICE-PRESIDENTE DEFENDE PROMOÇÃO DO FILHO NO BANCO DO BRASIL

-NÚMERO DE TURISTAS ARGENTINOS NO ESTADO CAI PELA METADE

-LABORATÓRIO DO HOSPITAL REGIONAL FEZ MAIS DE CEM MIL EXAMES EM 2018

-PROCON FECHA O ANO COM AUMENTO DE RECLAMAÇÕES DOS CONSUMIDORES

-NOVA GERENTE DE SAÚDE PRETENDE BUSCAR NOVOS SERVIÇOS PARA A REGIÃO

-DPCAMI TEM MAIS DE 40 CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NOS PRIMEIROS DIAS DO ANO

-RAPAZ É PRESO POR AGRESSÃO E TENTATIVA DE HOMICIDIO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, defendeu a construção do muro com o México em pronunciamento à Nação, no início da madrugada desta quarta-feira. TRUMP disse que há uma crise humanitária e de segurança na fronteira. O discurso do presidente, em horário nobre e em rede nacional de televisão, é uma tentativa de convencer os americanos de que o muro na fronteira com o México é fundamental para a segurança da população.


A Justiça do Chile contabilizou 148 investigações por abusos sexuais perpetrados por membros da Igreja Católica contra 255 pessoas. A atualização nos números foi divulgada nesta terça-feira pelo Ministério Público. A Igreja local enfrentou, desde o começo de 2018, uma onda de denúncias por abusos sexuais perpetrados por religiosos ao longo de décadas. O MP pretende continuar todas as investigações para determinar os casos que ainda não prescreveram, nos quais a Justiça ainda pode condenar os autores.


O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela convocou nesta terça-feira o chefe de Estado, NICOLÁS MADURO, para empossá-lo na próxima quinta-feira como presidente reeleito por ter obtido a vitória em um pleito apontado como fraudulento pela oposição e não reconhecido por vários governos. O presidente do Supremo, MAIKEL MORENO, disse nesta terça-feira que o líder chavista não fará seu juramento diante da Assembleia Nacional, como indica a Constituição, pois este fórum, que é controlado pela oposição, está em situação de "desacato". Desde 2016, MADURO não presta contas aos deputados, enquanto o restante dos poderes públicos, próximos do Poder Executivo, não levam em conta as decisões do Legislativo.


O ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, antecipou nesta terça-feira, que há projeções para privatizar ou liquidar cerca de cem estatais, incluindo subsidiárias do Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e Petrobras, entre outras. A meta é reduzir gastos e levantar recursos. Segundo o ministro, as privatizações podem ocorrer nos próximos meses. Ele não detalhou os planos de desestatização, mas afirmou que serão seguidos os critérios funcionais. GOMS FREITAS citou ainda que podem ocorrer liquidações de empresas que não fazem mais sentido, o que vai desonerar o orçamento e sobrar dinheiro para investir em outras prioridades.


O decreto que irá flexibilizar a posse de armas deverá ser assinado por JAIR BOLSONARO até a próxima semana. O tema foi um dos assuntos tratados na segunda reunião ministerial do novo governo, nesta terça-feira, no Palácio do Planalto. Entre as principais mudanças na regra está a adoção de critérios objetivos para a compra do equipamento, reduzindo a subjetividade da análise de um delegado da Polícia Federal sobre a "necessidade específica" da aquisição. A regra definirá apenas a posse, não liberando o cidadão para andar armado nas ruas, o que poderá ser feito futuramente por meio de lei. As armas não serão vendidas para quem possuir antecedentes criminais. Será preciso, ainda, passar por um teste de aptidão.


A direção do Banco do Brasil soltou comunicado interno aos funcionários nesta terça-feira justificando a nomeação do filho do vice-presidente da república, HAMILTON MOURÃO para o cargo de assessor especial da presidência do Banco. Tão logo tomou posse, o novo presidente da instituição, RUBEM NOVAES, deslocou ANTONIO HAMILTON da diretoria de Agronegócio para um cargo de sua assessoria pessoal. Com a nomeação, o primogênito de MOURÃO praticamente triplicou o salário, passando de 12 mil mensais para cerca de 37 mil. Na nota, NOVAES citou que "Mourão é de absoluta confiança e foi escolhido em função de sua competência”. O vice-presidente, GENERAL MOURÃO, defendeu o filho afirmando que ele foi muito perseguido e agora foi promovido por merecimento.



O número de turistas argentinos em Santa Catarina já é 50 por cento menor do que em anos anteriores. A estimativa é do "Convention & Visitors Bureau" de Balneário Camboriú e a expectativa é que a redução seja ainda maior no balanço final da temporada. A redução já era esperada pelo trade, devido à crise no país vizinho. O jornal Clarín, um dos mais importantes da Argentina, publicou esta semana uma reportagem sobre os hermanos que voltaram a apostar no turismo interno depois de várias temporadas no exterior. A redução dos argentinos tem impactos negativos na receita do turismo de Santa Catarina.


O prefeito de Tubarão, JOARES PONTICELLI, do PP, deverá ser eleito na próxima terça-feira, dia 15 de janeiro, como o novo presidente da Federação Catarinense dos Municípios. Ele foi escolhido como candidato de consenso na chapa única registrada na Fecam e que deverá comandar a entidade entre 2019 e 2020. A nova Diretoria foi definida durante reunião dos prefeitos que comandam as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina. O prefeito de Itapiranga e presidente da Ameosc em 2018, JORGE WELTER, ocupa a terceira vice-presidência na chapa de consenso da nova diretoria da Fecam.


O novo secretário de Estado da Saúde, HELTON DE SOUZA ZEFERINO, afirmou durante entrevista a uma emissora de TV de Florianópolis que quer "potencializar" as unidades próprias do estado. Ele também falou sobre o foco da secretaria. O novo secretário disse que a prioridade é entregar à população uma saúde de qualidade com a revisão de processos de gestão. ZEFERINO declarou que outra meta é a implementação de tecnologias que busquem unificar o serviço e ampliar o atendimento e a oferta de informação à população.

Os municípios de Belmonte e Santa Helena completam 27 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira. Os dois municípios se desmembraram de Descanso em 1992. Em Belmonte, a data será comemorada com o sorteio da campanha de prêmios da Associação Comercial e Industrial de Descanso, da qual Belmonte é integrante. A prefeitura repassou por convênio, cinco mil reais para incentivo do comércio local. Serão sorteados 27 prêmios. Em Santa Helena, o município vai realizar uma programação na área coberta, com mateada e apresentação de talentos locais. Paraíso também completa 27 anos hoje, mas as festividades vão ocorrer no próximo sábado.


A Polícia Militar vai começar na semana que vem o planejamento de atividades do programa educacional de resistências as drogas e a violência. A informação é do coordenador do Proerd, ALTAIR VILANI. Ele disse que o calendário será definido neste mês e a proposta será discutida com as secretarias municipais de educação a partir de fevereiro. VILANI explicou que a PM divide a região em duas partes. Um grupo de cidades vai receber o Proerd no primeiro semestre e outro na segunda etapa do ano. O policial lembrou que o programa tem o objetivo de orientar e alertar os estudantes para os riscos do consumo de drogas.


O Proerd deve atender cerca de quatro mil estudantes de quinto ano em 2019 na região extremo-oeste. A projeção é do coordenador do programa da Polícia Militar, ALTAIR VILANI. Além das aulas com os alunos da quinta série, a PM também realizar aulas especiais com estudantes do sétimo ano em algumas escolas. Outra meta do programa para este ano é ampliar o número de atendidos pelo Proerd para pais. No ano passado, foram mais de 400 pais que participaram do programa nos 35 municípios atendidos pelo décimo primeiro batalhão da PM. VILANI explicou que essa versão do Proerd tem o objetivo de os orientar os pais para que eles possam acompanhar e ajudar os filhos a “dizer não” para as drogas.


A associação dos criadores de bovinos do extremo-oeste definiu a data do primeiro leilão de gado geral do ano. O remate que vai abrir a temporada de 2019 foi programado para o dia 16 de fevereiro no parque de exposições Rineu Gransotto. A informação foi confirmado hoje pela manhã na Peperi pelo presidente da entidade, MOACIR PIROCA. A associação vai promover seis remates neste ano em fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Além disso, a entidade também confirmou o leilão de reprodutores no mês de agosto.


O primeiro remate de gado geral de 2019 deve contar com cerca de 600 animais. A projeção é do presidente da associação dos criadores de bovinos do extremo-oeste MOACIR PIROCA. Ele disse que a entidade deve fazer contato com os bancos ainda neste mês para garantir a oferta de crédito para a compra dos lotes durante o leilão. PIROCA comentou que existe uma boa expectativa entre os produtores para este ano. Ele espera que os preços do boi gordo melhorem já que 2018 foi bastante difícil para o setor. PIROCA disse que o rebanho regional tem uma boa genética e por isso deve receber uma remuneração diferenciada da indústria.


O departamento municipal de trânsito vai começar nesta semana a desativação de dois semáforos no centro da cidade. De acordo com o diretor do Demutran, JEFERSON DIAS, a equipe do órgão vai remover os equipamentos que estão na Santo Dumont, proximidades da rodoviária e no cruzamento da Oiapoque com a Salgado Filho. Nesses locais, foram instaladas faixas elevadas nas esquinas. DIAS explicou que os semáforos foram importantes no passado, mas hoje a realidade é outra e eles atrapalham e congestionam o transito. O Demutran deve finalizar a retirada dos equipamentos até o final desta semana.


Além da desativação dos semáforos, o município já desligou 12 lombadas eletrônicas no centro da cidade. De acordo com o diretor do Demutran, JEFERSON DIAS, a medida foi adotada para melhorar o trânsito e reduzir a penalização sobre os motoristas. Ele comentou que a frota de veículos na cidade cresceu e já chega a 35 mil veículos. Por isso, o município precisa tomar as providencias necessárias para criar alternativas de mobilidade e deslocamento mais rápido e seguro pelas ruas.


O município de São Miguel do Oeste está concluindo mais uma etapa do projeto de mobilidade urbana, com a finalização da reforma de 58 abrigos de passageiros. Foram feitos serviços de solda, construção de calçada, pintura e demais reparos necessários. Outros 30 abrigos novos foram colocados. O prefeito WILSON TREVISAN destacou que, neste ano, também vai ser feita uma nova licitação para concessão do serviço de transporte coletivo urbano. O certame será embasado em um estudo técnico que já está finalizado.


O laboratório do Hospital Regional do Extremo-oeste fez cerca de 106 mil exames em 2018. A informação é da gerente ambulatorial, LUANA DRACZEWSKI. Ela também confirmou que o laboratório do Hospital conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o certificado com grau de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. LUANA explicou que a estrutura teve média de aprovação acima de 90 por cento, o que garante a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Além do controle externo, realizado por meio da PNCQ, também é feito o controle interno diariamente com amostras que possuem resultados conhecidos pelo fabricante para serem comparadas.


O Procon de São Miguel do Oeste atendeu cerca de mil atendimentos em 2018.A informação é da direção é da diretora do órgão, ANALU MEZZOMO VALANDRO. De acordo com ela, aproximadamente 60 por cento das reclamações são sobre os serviços de telefonia móvel. ANALU explicou que a maioria dos casos são resolvidos de forma amigável. Ainda assim, o Procon promoveu 150 audiências de conciliação entre as partes. Outro tema bastante comum entre as reclamações formalizadas estão assuntos financeiros, como por exemplo, as cobranças indevidas, juros abusivos e falta de cópias de contratos de empréstimos.


O volume de atendimentos do Procon aumentou em 2018 na comparação com o ano de 2017. De acordo com a diretora do órgão de defesa do consumidor, ANALU MEZZOMO VALANDRO, o crescimento das reclamações da população não chega a ser um dado negativo ou de piora das relações de consumo. Ela entende que o fato do Procon ter sido mais acionado significa que os consumidores tem mais informações e por isso procuram o órgão para defender seus direitos.

O Procon retomou em 2018 as palestras e atividades de orientações aos consumidores e empresas. A informação é da diretora do órgão, ANALU MEZZOMO VALANDRO. Ela disse que depois de ficar uma ano sem os eventos de caráter preventivo, o Procon voltou a realizar palestras sobre direitos e deveres de consumidores e fornecedores. Ela comentou que esse tipo de trabalho é muito importante porque pode evitar problemas para as partes envolvidas nas relações de consumo. Os principais atendimentos prestados pelo Procon nos primeiros dias do ano foram de reclamações a respeito de produtos e serviços adquiridos para as festa de final de fim de ano, especialmente no Natal.


A escolha da nova gerente regional de saúde foi essencialmente técnica. O comentário é de FABIANA LOLATO, servidora que assumiu o cargo na última segunda-feira. Ela afirmou, no Peperi Entrevista de ontem, que foi escolhida em razão do conhecimento que adquirido nos últimos quatro anos. FABIANA atua na gerencia desde o ano de 2014 e é formada em Engenharia. Ela exercia a função de fiscal sanitária e analisava projetos de estabelecimentos de saúde. FABIANA atuou em contato direto com os gerentes de saúde e vai ocupar o lugar de MIGUEL SCHNEIDER, exonerado no dia dois de janeiro. Ela disse que não houve nenhum viés político partidário na escolha.


O foco da gerencia de saúde é manter os trabalhos de suporte aos municípios e hospitais com o objetivo de intensificar o processo de regionalização da saúde. A afirmação é da nova gerente regional, FABIANA LOLATO. Além disso, ela entende que é necessário ampliar os serviços de saúde direcionados a região. A nova gerente comentou que ações como a implantação da oncologia no Hospital Regional precisam ser reforçadas e ampliadas no extremo-oeste. FABIANA comentou que ninguém faz saúde sozinho e que a união entre estado, municípios, profissionais e hospitais é fundamental para garantir o atendimento de qualidade da população.


A nova gerente de saúde não tem nenhuma informação concreta sobre o risco de fechamento da estrutura regional no extremo-oeste. FABIANA LOLATO comentou que existe uma certa preocupação porque o governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA adotou uma política de contenção de gastos e corte de despesas, incluindo o fechamento de ADRs e órgãos regionais. Por isso, a primeira preocupação de FABIANA é deixar claro para o estado que a gerencia regional de saúde precisa ser mantida.

O secretário de Planejamento, CLEOMAR LIBERT, pediu exoneração do cargo na última semana. Ele alegou motivos particulares e pediu afastamento das funções. LIBERT foi chefe de gabinete do prefeito WILSON TREVISAN na primeira parte do mandato e no final de dezembro foi anunciado como novo secretário de Planejamento, pasta que vinha sendo acumulada pela secretária de Desenvolvimento Urbana, MARLI DA ROSA. Com a saída de LIBERT, ela volta a acumular o comando das duas secretarias.


O início do ano foi bastante movimentado na delegacia de proteção à criança, adolescente, mulher e idoso. De acordo com a delegada LISIANE JUNGES, foram 43 registro de violência doméstica nos oito primeiros dias do ano no município de São Miguel do Oeste. A média é de cinco ocorrências por dia. LISIANE disse que o número é bastante alto e revela a conscientização das mulheres em denunciar. Ela comentou que as vítimas estão buscando ajuda e tomando ações para combater a violência doméstica.


Os boletins de ocorrência registrados pela Dpcami nos primeiros dias do ano envolvem uma série de crimes no âmbito da violência doméstica que vão desde a injúria até a violência sexual. A informação é da delegada LISIANE JUNGES. Ela comentou que o número de novos casos chamou a atenção da Polícia Civil. Além disso, a Dpcami também teve um número expressivo de pedidos de medidas protetivas às vítimas na primeira semana de 2019. LISIANE reforçou a importância da denúncia para que a Polícia possa agir e evitar que a violência continue e se agrave.


Um rapaz foi preso nesta terça-feira suspeito de tentativa de homicídio. O crime aconteceu por volta das nove e meia da noite no bairro Rainha da Paz em Itapiranga. De acordo com a Policia Militar, um rapaz de 19 anos acabou se desentendendo com familiares. Durante o desentendimento, ele esfaqueou uma das vítimas de 18 anos. Uma idosa de 66 anos, sogra do autor, tentou separar a briga e também foi agredida. Ela sofreu ferimentos graves no rosto. Os dois feridos foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e levados para o hospital. O suspeito foi e levado para a Delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.