ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 09-01-2019 Quarta-Feira

-VICE-PRESIDENTE DEFENDE PROMOÇÃO DO FILHO NO BANCO DO BRASIL

-NÚMERO DE TURISTAS ARGENTINOS NO ESTADO CAI PELA METADE

-DESCANSO IRÁ AMPLIAR INVESTIMENTO NA ESPECIALIDADE DE OFTALMOLOGIA

-BELMONTE E SANTA HELENA COMEMORAM 27 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

-TUNÁPOLIS AMPLIA EQUIPE COM CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO

-SÃO JOÃO DO OESTE AMPLIA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO

-POLÍCIA MILITAR ALERTA SOBRE ULTRAPASSAGENS EM LOCAL PROIBIDO

-HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, defendeu a construção do muro com o México em pronunciamento à Nação, no início da madrugada desta quarta-feira. TRUMP disse que há uma crise humanitária e de segurança na fronteira. O discurso do presidente, em horário nobre e em rede nacional de televisão, é uma tentativa de convencer os americanos de que o muro na fronteira com o México é fundamental para a segurança da população.


A Justiça do Chile contabilizou 148 investigações por abusos sexuais perpetrados por membros da Igreja Católica contra 255 pessoas. A atualização nos números foi divulgada nesta terça-feira pelo Ministério Público. A Igreja local enfrentou, desde o começo de 2018, uma onda de denúncias por abusos sexuais perpetrados por religiosos ao longo de décadas. O MP pretende continuar todas as investigações para determinar os casos que ainda não prescreveram, nos quais a Justiça ainda pode condenar os autores.


O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela convocou nesta terça-feira o chefe de Estado, NICOLÁS MADURO, para empossá-lo na próxima quinta-feira como presidente reeleito por ter obtido a vitória em um pleito apontado como fraudulento pela oposição e não reconhecido por vários governos. O presidente do Supremo, MAIKEL MORENO, disse nesta terça-feira que o líder chavista não fará seu juramento diante da Assembleia Nacional, como indica a Constituição, pois este fórum, que é controlado pela oposição, está em situação de "desacato". Desde 2016, MADURO não presta contas aos deputados, enquanto o restante dos poderes públicos, próximos do Poder Executivo, não levam em conta as decisões do Legislativo.


O ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, antecipou nesta terça-feira, que há projeções para privatizar ou liquidar cerca de cem estatais, incluindo subsidiárias do Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e Petrobras, entre outras. A meta é reduzir gastos e levantar recursos. Segundo o ministro, as privatizações podem ocorrer nos próximos meses. Ele não detalhou os planos de desestatização, mas afirmou que serão seguidos os critérios funcionais. GOMS FREITAS citou ainda que podem ocorrer liquidações de empresas que não fazem mais sentido, o que vai desonerar o orçamento e sobrar dinheiro para investir em outras prioridades.


O decreto que irá flexibilizar a posse de armas deverá ser assinado por JAIR BOLSONARO até a próxima semana. O tema foi um dos assuntos tratados na segunda reunião ministerial do novo governo, nesta terça-feira, no Palácio do Planalto. Entre as principais mudanças na regra está a adoção de critérios objetivos para a compra do equipamento, reduzindo a subjetividade da análise de um delegado da Polícia Federal sobre a "necessidade específica" da aquisição. A regra definirá apenas a posse, não liberando o cidadão para andar armado nas ruas, o que poderá ser feito futuramente por meio de lei. As armas não serão vendidas para quem possuir antecedentes criminais. Será preciso, ainda, passar por um teste de aptidão.


A direção do Banco do Brasil soltou comunicado interno aos funcionários nesta terça-feira justificando a nomeação do filho do vice-presidente da república, HAMILTON MOURÃO para o cargo de assessor especial da presidência do Banco. Tão logo tomou posse, o novo presidente da instituição, RUBEM NOVAES, deslocou ANTONIO HAMILTON da diretoria de Agronegócio para um cargo de sua assessoria pessoal. Com a nomeação, o primogênito de MOURÃO praticamente triplicou o salário, passando de 12 mil mensais para cerca de 37 mil. Na nota, NOVAES citou que "Mourão é de absoluta confiança e foi escolhido em função de sua competência”. O vice-presidente, GENERAL MOURÃO, defendeu o filho afirmando que ele foi muito perseguido e agora foi promovido por merecimento.


O número de turistas argentinos em Santa Catarina já é 50 por cento menor do que em anos anteriores. A estimativa é do "Convention & Visitors Bureau" de Balneário Camboriú e a expectativa é que a redução seja ainda maior no balanço final da temporada. A redução já era esperada pelo trade, devido à crise no país vizinho. O jornal Clarín, um dos mais importantes da Argentina, publicou esta semana uma reportagem sobre os hermanos que voltaram a apostar no turismo interno depois de várias temporadas no exterior. A redução dos argentinos tem impactos negativos na receita do turismo de Santa Catarina.


O prefeito de Tubarão, JOARES PONTICELLI, do PP, deverá ser eleito na próxima terça-feira, dia 15 de janeiro, como o novo presidente da Federação Catarinense dos Municípios. Ele foi escolhido como candidato de consenso na chapa única registrada na Fecam e que deverá comandar a entidade entre 2019 e 2020. A nova Diretoria foi definida durante reunião dos prefeitos que comandam as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina. O prefeito de Itapiranga e presidente da Ameosc em 2018, JORGE WELTER, ocupa a terceira vice-presidência na chapa de consenso da nova diretoria da Fecam.


O novo secretário de Estado da Saúde, HELTON DE SOUZA ZEFERINO, afirmou durante entrevista a uma emissora de TV de Florianópolis que quer "potencializar" as unidades próprias do estado. Ele também falou sobre o foco da secretaria. O novo secretário disse que a prioridade é entregar à população uma saúde de qualidade com a revisão de processos de gestão. ZEFERINO declarou que outra meta é a implementação de tecnologias que busquem unificar o serviço e ampliar o atendimento e a oferta de informação à população.


-DESCANSO IRÁ AMPLIAR INVESTIMENTO NA ESPECIALIDADE DE OFTALMOLOGIA

-BELMONTE E SANTA HELENA COMEMORAM 27 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

-TUNÁPOLIS AMPLIA EQUIPE COM CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO

-SÃO JOÃO DO OESTE AMPLIA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO


O Ecoponto da Ameosc recebeu cerca de 36 mil pneus usados durante o ano de 2018. Em média, os 19 municípios da região encaminharam cerca de três mil pneus para o local por mês. A informação é do secretário executivo da Associação, AIRTON FONTANA. Ele explicou que parte desse material é usado em obras de drenagem e contenções na própria região. A maioria dos pneus, no entanto, é destinada para uma indústria de Pinhais no Paraná que usa o material para a fabricação de asfalto. Além de pneus, o Ecoponto também recebe lixo eletrônico dos municípios da região.


A gerência regional do Meio Ambiente no Extremo Oeste será ocupada por RODRIGO ESKUDLARK. A nomeação do novo gerente do IMA foi publicada no Diário Oficial do estado de ontem. Ele vai ocupar o lugar de AIRTON FAVERO que pediu exoneração e teve o desligamento da função confirmado na última sexta-feira. A gerência de Educação continua com o professor MOACIR MARTELLO, pelo menos até o mês de abril. Os gerentes regionais da Epagri, JONAS RAMON e da Cidasc, MANUELA ROCHA, também permanecem nos cargos até o final do primeiro trimestre. Até lá, o novo governo vai definir se mantém ou se altera os responsáveis por essas estruturas regionais.


Cartório eleitoral de Itapiranga retorna as atividades após recesso. Conforme o chefe do cartório eleitoral de Itapiranga, BRUNO LOPES MARRONI, nessa semana o cartório retornou as atividades com apenas um funcionário. Com um servidor de férias e o início dos trabalhos das estagiarias marcado para fevereiro, ele informa que poderá ocorrer alguma demora no atendimento. O chefe do cartório destaca que os trabalhos no momento estão voltados para soluções de problemas ocorridos com eleitores que não votaram ou não justificaram o voto, emissão de títulos e transferências de domicílios. Segundo ele, quem não justificou o voto até esta segunda-feira, deverá pagar uma multa no valor de três reais e 50 centavos em cada turno que não compareceu nas urnas. MARRONI lembra que após três eleições sem votar a pessoa tem o titulo cancelado e após cinco anos, o nome sai da lista de eleitores.


Sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar de Mondaí inicia encaminhamentos para o ano. Após o período de recesso o sindicato retomou os trabalhos no dia dois de janeiro. Conforme o secretário de finanças do sindicato, CLEO GOETTEMS, os trabalhos neste começo do ano já estão sendo executados normalmente, principalmente no que se refere aos encaminhamentos da previdência social. Ele cita que o sindicato é procurado com freqüência para o esclarecimento de dúvidas, no que diz respeito principalmente a aposentadoria e benefícios diversos do INSS. Além do secretário de finanças, o sindicato conta com mais três profissionais, sendo o presidente FLÁVIO ZANG, o secretário geral EDON LEZ e a secretária SALETE. O sindicato conta com cerca de 600 agricultores associados. Entre as vantagens de ser sócio,o secretário cita os convênios que a entidade mantém com o comércio local, oferecendo descontos aos agricultores.


Unidade de saúde da cidade concentra atendimentos de pacientes em Mondaí. O secretário de saúde, GUINTER DREHER, destaca que apesar da equipe reduzida no mês de janeiro, devido às férias de maior parte dos profissionais, o atendimento na unidade de saúde da cidade é mantido normalmente. Em Lajú o atendimento será retomado dia primeiro de fevereiro. O secretário afirma que o planejamento da secretaria este ano é reduzir a fila de espera de pacientes que aguardam por consultas, exames ou cirurgias, por meio de convênios com hospitais e laboratórios credenciados. GUINTER DREHER ressalta que a maior demanda da unidade de saúde são os exames de alta complexidade, além de cirurgias eletivas, que são aquelas com grau menor de urgência e que podem ser agendadas.


Para atender a demanda de cirurgias, o secretário de saúde de Mondaí comenta que o município está investindo recursos próprios para complementar o valor que é destinado pelo estado para os procedimentos. GUINTER DREHER lembra que a secretaria conta com quatro equipes, com profissionais intercalados em férias neste mês. A secretaria disponibiliza ainda de atendimento de pediatra. O secretário destaca que está sendo contratado um ginecologista, em função do profissional que atuou durante 2018 ter encerrado o seu contrato no final do ano.

CELESC efetua limpeza e poda de árvores nas proximidades da rede de energia elétrica. O gerente regional da CELESC, JOSÉ WOLKWEISS, destaca que o serviço consiste na retirada de árvores e de vegetação que estão dentro da faixa da rede de energia elétrica. Essa faixa de limpeza varia conforme o nível de tensão da rede. O gerente enfatiza que os profissionais seguem um roteiro destes trabalhos durante o ano. Ele cita que o investimento na limpeza da faixa de rede soma cerca de um milhão e 200 mil reais por ano. Para atender a demanda a CELESC terceiriza a equipe de profissionais que executa a limpeza, por meio de licitação. WOLKWEISS cita também investimentos realizados na troca de cabos nus, por cabos protegidos. Ele lembra que além dos investimentos da Celesc, a população precisa contribuir evitando o plantio de árvores de grande porte próximo a rede de energia elétrica.


Sorteio da campanha de prêmios da CDL marca aniversário de 27 anos de emancipação político-administrativa de Belmonte. Conforme o prefeito, GENÉSIO BRESSIANI, a administração não tem definida uma programação específica para o aniversário hoje, dia nove de janeiro. O prefeito explica que na noite de hoje, a partir das 20 horas na rua coberta, na praça municipal, ocorre o sorteio da campanha de prêmios da associação comercial e industrial de Descanso, da qual Belmonte é integrante. BRESSIANI destaca que a prefeitura repassou por convênio, cinco mil reais para incentivo do comércio local. Na noite de hoje serão sorteados 27 prêmios. Em decorrência do aniversário do município foi decretado feriado municipal nesta quarta-feira.


O município de Belmonte se desmembrou de Descanso em 1992. De acordo com o prefeito GENÉSIO BRESSIANI, a colonização do município ocorreu por agricultores vindos do Rio Grande do Sul, e o nome Belmonte é alusivo as características do relevo das terras. A sugestão do nome foi do padre Aurelio Canzi, pároco da paróquia de São Miguel do Oeste. Para este ano, o prefeito cita que a prioridade de investimentos é na infraestrutura urbana, e a continuidade nas melhorias das estradas do interior. A agricultura é o setor responsável pela maior fatia do faturamento, cerca de 80%, e também pelo desenvolvimento do município. BRESSIANI lembra que o município está em fase de recadastramento dos eleitores, que devem procurar o cartório até junho. Dos dois mil e 700 habitantes, dois mil 486 são eleitores.


Também nesta quarta-feira, dia nove, o município de Santa Helena comemora o seu vigésimo sétimo aniversário. Da mesma forma que Belmonte, a emancipação de Santa Helena ocorreu no dia nove de janeiro de 1992. Segundo o prefeito, LUIZ GLUITZ, para comemorar a data será desenvolvida uma programação na área coberta, com mateada, e apresentação de talentos locais. O prefeito destaca que hoje inicia também a venda do primeiro lote de ingressos para o show nacional com HUMBERTO e RONALDO, atração principal da oitava Extenoleite, de 22 a 24 de março. GLUITZ ressalta que para a pista o valor do ingresso é de 20 reais, e vip o valor é de 30 reais. O prefeito lembra que os espaços para exposição já estão praticamente todos comercializados, trabalho que é coordenado pela AEST.


Para 2019, o prefeito LUIZ GLUITZ cita entre as prioridades de investimento o sistema de abastecimento de água com a perfuração de mais poços artesianos. Ele destaca também a criação de um novo programa para atender os agricultores, além de ações específicas para indústria e comércio com foco no incentivo a ampliação da produção. O prefeito ressalta que para este ano o município objetiva concretizar a reforma e a ampliação da creche. Ele lembra que as demais escolas já estão recebendo reparos que serão finalizados até o início do ano letivo.


Secretaria de saúde de Descanso irá ampliar investimento na especialidade de oftalmologia. Segundo o secretário, CLEBER RECH, já em 2018 vários pacientes foram atendidos com cirurgias de catarata e pterígios no hospital de Iporã do Oeste, no qual o município está credenciado. Ele cita que devido a demanda grande em oftalmologia o município está credenciando um profissional para os atendimentos. CLEBER RECH comenta que os municípios da AMEOSC estão organizando mais um mutirão de cirurgias de catara em fevereiro, também no hospital de Iporã do Oeste. Além de oftalmologia, o secretário cita que o município investe também no credenciamento das especialidades de endoscopia, ultrassom, ressonância e colonoscopia. Para o mês de fevereiro também está prevista a retomada no atendimento de pediatra e ginecologista.


Secretaria de saúde de Tunápolis amplia equipe com contratação de profissionais aprovados em concurso público. De acordo com a secretária, CLARICE STAUB, o município já conta com um profissional de fisioterapia para atender os pacientes da atenção básica, mas devido à grande demanda do setor, mais um profissional foi contratado por concurso, realizado no ano passado. A secretária explica que o fisioterapeuta foi contratado para 20 horas semanais de trabalho, e vai atuar no Núcleo de Apoio a Saúde da Família, principalmente nos atendimentos aos grupos de pacientes. CLARICE cita que o profissional irá atender também pacientes acamados, os quais representam uma demanda grande no município, e que devido a dificuldade de deslocamento até a unidade de saúde recebem atendimento em casa.


A secretária de saúde de Tunápolis cita ainda a contratação de uma servidora para atuar no combate a dengue. A agente de endemias também foi aprovada no concurso realizado ano passado. CLARICE STAUB ressalta que até o momento o trabalho de combate aos mosquitos transmissores de doenças, como de fiscalização e vistorias, era realizado pelo setor de vigilância sanitária, e com a contratação o setor estará mais liberado para atender as demandas que lhe são pertinentes. A secretária de saúde comenta que foi integrada a equipe também uma agente comunitária de saúde, que irá atender uma área que estava sem agente desde o mês de março. Ainda em novembro a secretaria contratou mais um médico, além da vinda de uma profissional do programa mais médicos, completando as equipes com cinco médicos.


São João do Oeste amplia a partir deste ano a terceirização de serviços no setor público. Conforme o secretário de administração, VILSON WEBER, o município mantém há vários anos a contratação de serviço terceirizado de máquinas no setor de obras. Ele destaca que a partir de 2017 estes serviços terceirizados passaram a ser contratados em maior escala, inclusive para parte do transporte de pacientes desde o ano passado. Para este ano, WEBER comenta que já está aberto o edital para contratação de serviços de paisagismo e de limpeza de repartições públicas em geral. O secretário enfatiza que a principal vantagem da terceirização é a agilidade na execução dos serviços, e a desburocratização. A médio e longo prazo, WEBER cita que também serão reduzidos os índices da folha salarial da prefeitura, criando condições para sobra de recursos e investimentos em outras áreas.


Em relação ao edital aberto para licitação de serviços de paisagismo, o secretário de administração explica que a contratação é de 250 dias de mão de obra para plantio de flores, corte de grama, podas e manutenções de jardins em geral. O valor previsto no edital é de 120 reais o dia. O contratado deve oferecer todos os equipamentos ou as ferramentas de trabalho. VILSON WEBER lembra que o cronograma de trabalhos é organizado pela prefeitura. Na conclusão do contrato, um fiscal fará a verificação do trabalho executado, para após isso efetuar o pagamento. O secretário cita ainda a contratação de serviço terceirizado para limpeza de repartições públicas. Nesse caso o município fornece os produtos e o contratado fornece apenas a mão de obra. Para se habilitar, os interessados na licitação devem ter empresa constituída ou MEI, e participar da licitação dia 18 de janeiro, às oito horas e 30 minutos no setor de compras da prefeitura.


Ainda nesta terça-feira, a prefeitura de São João do Oeste abriu o edital para contratar mão de obra para a leitura do consumo de água. O secretário de administração comenta que o contratado irá trabalhar do dia 20 ao dia 27 de cada mês, efetuando a leitura do consumo de água nas residências. VILSON WEBER enfatiza que os editais de licitação ficam disponíveis no site da prefeitura, onde podem ser obtidas mais informações. O secretário lembra que alguns setores e funcionários mantém o trabalho normal neste período para encaminhar as atividades aos servidores que retornam das férias em fevereiro, quando os demais quetrabalharam em janeiro iniciam seu período de descanso.


-POLÍCIA MILITAR ALERTA SOBRE ULTRAPASSAGENS EM LOCAL PROIBIDO

-HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO


Acidente com danos materiais é registrado na SC 163. O acidente ocorreu por volta das nove horas e 35 minutos de ontem, na SC 163 em Itapiranga. A colisão envolveu o veículo Gol com placa de Itapiranga, conduzido por um homem de 62 anos e o veículo Fiat/Uno, também de Itapiranga, conduzido por um homem de 60 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos.


Cachorro é encontrado com marcas de crueldade. Moradores de Maravilha, na tarde de terça-feira, denunciaram um crime contra um animal. Um cachorro foi encontrado já em estado de decomposição e com marcas de morte com muita crueldade. Ele estava com a cabeça esfacelada e com indícios de que ele foi queimado ainda vivo. Integrantes da ONG Ame Bicho também estiveram no local junto com a Polícia Militar. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e imagens de câmeras de segurança serão usadas para tentar descobrir o autor. Integrantes da ONG lamentaram a situação, que vem se repetindo com freqüência e exigem providências.


Polícia Militar de Iporã do Oeste alerta sobre ultrapassagens em local proibido. A ultrapassagem em faixa contínua foi a infração de trânsito mais autuada em 2018 pela Polícia Militar em Iporã do Oeste. Conforme o comando da PM, durante o ano passado 37 veículos foram flagrados ultrapassando pela contramão, em linha de divisão de fluxos opostos. A multa, nestes casos, é de mil e 467 reais e 34 centavos, além de sete pontos na CNH. Nos primeiros dias de janeiro, cinco veículos já foram autuados devido a infração.


Homem é preso por tentativa de homicídio em Itapiranga. A ocorrência envolvendo tentativa de homicídio, violência doméstica e Maria da Penha, aconteceu na Rua São Francisco no Bairro Rainha da Paz em Itapiranga na noite desta terça-feira, por volta das 21 horas. De acordo com a Policia Militar, um jovem de 19 anos, acabou se desentendendo com familiares e com uma faca feriu no braço um outro jovem de 18 anos. Uma senhora de 66 anos, sogra do autor, tentou separar a briga e também foi agredida sofrendo ferimentos graves no rosto. Os envolvidos foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e conduzidos ao hospital. O autor foi preso e conduzido à delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.