ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 09/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Atalaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove vírgula cinco centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, defendeu a construção do muro com o México em pronunciamento à Nação, no início da madrugada desta quarta-feira. TRUMP disse que há uma crise humanitária e de segurança na fronteira. O discurso do presidente, em horário nobre e em rede nacional de televisão, é uma tentativa de convencer os americanos de que o muro na fronteira com o México é fundamental para a segurança da população.

A Justiça do Chile contabilizou 148 investigações por abusos sexuais perpetrados por membros da Igreja Católica contra 255 pessoas. A atualização nos números foi divulgada nesta terça-feira pelo Ministério Público. A Igreja local enfrentou, desde o começo de 2018, uma onda de denúncias por abusos sexuais perpetrados por religiosos ao longo de décadas. O MP pretende continuar todas as investigações para determinar os casos que ainda não prescreveram, nos quais a Justiça ainda pode condenar os autores.

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela convocou nesta terça-feira o chefe de Estado, NICOLÁS MADURO, para empossá-lo na próxima quinta-feira como presidente reeleito por ter obtido a vitória em um pleito apontado como fraudulento pela oposição e não reconhecido por vários governos. O presidente do Supremo, MAIKEL MORENO, disse nesta terça-feira que o líder chavista não fará seu juramento diante da Assembleia Nacional, como indica a Constituição, pois este fórum, que é controlado pela oposição, está em situação de "desacato". Desde 2016, MADURO não presta contas aos deputados, enquanto o restante dos poderes públicos, próximos do Poder Executivo, não levam em conta as decisões do Legislativo.

O ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, antecipou nesta terça-feira, que há projeções para privatizar ou liquidar cerca de cem estatais, incluindo subsidiárias do Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e Petrobras, entre outras. A meta é reduzir gastos e levantar recursos. Segundo o ministro, as privatizações podem ocorrer nos próximos meses. Ele não detalhou os planos de desestatização, mas afirmou que serão seguidos os critérios funcionais. GOMS FREITAS citou ainda que podem ocorrer liquidações de empresas que não fazem mais sentido, o que vai desonerar o orçamento e sobrar dinheiro para investir em outras prioridades.

O decreto que irá flexibilizar a posse de armas deverá ser assinado por JAIR BOLSONARO até a próxima semana. O tema foi um dos assuntos tratados na segunda reunião ministerial do novo governo, nesta terça-feira, no Palácio do Planalto. Entre as principais mudanças na regra está a adoção de critérios objetivos para a compra do equipamento, reduzindo a subjetividade da análise de um delegado da Polícia Federal sobre a "necessidade específica" da aquisição. A regra definirá apenas a posse, não liberando o cidadão para andar armado nas ruas, o que poderá ser feito futuramente por meio de lei. As armas não serão vendidas para quem possuir antecedentes criminais. Será preciso, ainda, passar por um teste de aptidão.

A direção do Banco do Brasil soltou comunicado interno aos funcionários nesta terça-feira justificando a nomeação do filho do vice-presidente da república, HAMILTON MOURÃO para o cargo de assessor especial da presidência do Banco. Tão logo tomou posse, o novo presidente da instituição, RUBEM NOVAES, deslocou ANTONIO HAMILTON da diretoria de Agronegócio para um cargo de sua assessoria pessoal. Com a nomeação, o primogênito de MOURÃO praticamente triplicou o salário, passando de 12 mil mensais para cerca de 37 mil. Na nota, NOVAES citou que "Mourão é de absoluta confiança e foi escolhido em função de sua competência”. O vice-presidente, GENERAL MOURÃO, defendeu o filho afirmando que ele foi muito perseguido e agora foi promovido por merecimento.

O número de turistas argentinos em Santa Catarina já é 50 por cento menor do que em anos anteriores. A estimativa é do "Convention & Visitors Bureau" de Balneário Camboriú e a expectativa é que a redução seja ainda maior no balanço final da temporada. A redução já era esperada pelo trade, devido à crise no país vizinho. O jornal Clarín, um dos mais importantes da Argentina, publicou esta semana uma reportagem sobre os hermanos que voltaram a apostar no turismo interno depois de várias temporadas no exterior. A redução dos argentinos tem impactos negativos na receita do turismo de Santa Catarina.

O prefeito de Tubarão, JOARES PONTICELLI, do PP, deverá ser eleito na próxima terça-feira, dia 15 de janeiro, como o novo presidente da Federação Catarinense dos Municípios. Ele foi escolhido como candidato de consenso na chapa única registrada na Fecam e que deverá comandar a entidade entre 2019 e 2020. A nova Diretoria foi definida durante reunião dos prefeitos que comandam as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina. O prefeito de Itapiranga e presidente da Ameosc em 2018, JORGE WELTER, ocupa a terceira vice-presidência na chapa de consenso da nova diretoria da Fecam.

O novo secretário de Estado da Saúde, HELTON DE SOUZA ZEFERINO, afirmou durante entrevista a uma emissora de TV de Florianópolis que quer "potencializar" as unidades próprias do estado. Ele também falou sobre o foco da secretaria. O novo secretário disse que a prioridade é entregar à população uma saúde de qualidade com a revisão de processos de gestão. ZEFERINO declarou que outra meta é a implementação de tecnologias que busquem unificar o serviço e ampliar o atendimento e a oferta de informação à população.

Pacientes com câncer são auxiliados com roupas, cesta básica e até dinheiro. Quem informa é EDILENE BOUCKART, que a 4 anos está envolvida com o hospital do câncer, de Pato Branco. Frisa que são muito importantes os encontros. Lamenta que por falta de voluntários e de tempo não se conseguiu desenvolver até agora um projeto que é de fazer visitas nas casas das pessoas doentes. O grupo realizou importantes eventos ano passado em Pato Branco, com auxilio de voluntários de Campo Erê e de vários municípios do Sudoeste do Paraná.

Jornada oncológica teve deslocamento da equipe de Campo Erê para Pato Branco. EDILENE acredita que os trabalhos vão continuar na mesma intensidade do ano passado. Os principais recursos para manter o núcleo de apoio e o próprio hospital do câncer vem do brechó. A integrante lembra que é muito importante a doação das pessoas para ajudar a manter os trabalhos.

Sinais de recuperação da economia começaram em 2018. O comentário é de GILBERTO WOLFARTH – secretário executivo da Acislo. Conforme ele, os empresários de São Lourenço do Oeste começaram a se animar dos graves problemas de 2017. O principal evento da Associação Empresarial de São Lourenço foi a Feal, que teve resultados acima do esperado. Foram realizadas 23 capacitações aos associados, com envolvimento direto de duas mil 174 pessoas.

Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço tem 400 associados. WOLFARTH faz questão de frisar que é grande a pauta de reivindicação aos políticos, agora para 2019. Eles cobram a construção do contorno viário oeste e melhorias na SC – 305, que liga Campo Erê. Acislo quer acompanhar, ainda, os investimentos que são necessários nas BR’s que cortam a nossa região.

Inauguração do novo prédio da Rádio Itapiranga foi o grande investimento da Rede Peperi de Comunicação em 2018. O diretor geral ADILSON BALDISSERA informa que se trata de um prédio cem por cento germânico, com salas comerciais e cinema. O Cine Peperi em, Itapiranga deverá ser inaugurado este ano ainda. A grande perspectiva para 2019, destaca BALDISSERA, será a migração das emissoras AM da Rede Peperi para FM. Junto está incluindo o processo de FM da Rádio Atalaia.

Responsabilidade é muito maior à frente do legislativo. ROBSON RAMOS- Presidente da Câmara de Vereadores de Campo Erê, eleito no fim do ano passado, salienta que a expectativa é boa para conduzir os trabalhos no decorrer do ano. Informa que nos próximos dias estará divulgado o nome do novo diretor da câmara, para que juntos possam fazero planejamento de 2019. ROBSON salienta que o objetivo é de contribuir não só com o legislativo, mas também com o poder executivo, fazendo com que o município ganhe com isso.

Câmara já voltou com atendimento normal. A informação é de ROBSON RAMOS. Salienta que as atividades ao público iniciaram no início desta semana. Até o momento não há previsão de sessões extraordinárias. Segundo o presidente, foram feitos alguns contatos com o prefeito via telefone, mas que estarão se reunindo pessoalmente nas próximas semanas para fazer as tratativas de trabalho em prol do município. O início das sessões do ano devem ocorrer no dia 04 de fevereiro.

Dificuldades foram sentidas em todos os setores e na Cooperê não foi diferente. O presidente ZITO LUNARDI salienta que com a economia travada em 2018, os negócios não avançaram. Ele tem perspectivas melhores agora, acreditando que os trabalhos dos novos governos vão mexer com a economia, atingindo também a agropecuária. O setor passou por dias difíceis, mas agora é pensar no melhor, completa. ZITO informa que a Cooperê recebe grãos e uma das principais atividades é produção de trigo. Houve retração do produto ano passado.

Município inicia confecção de silagens. JOÃO DA SILVA- O JUCA Coordenador de agricultura de Campo Erê informa que o trabalho iniciou ainda na semana passada. Destaca que estavam programados para iniciar amanhã, mas devido ao bom tempo, anteciparam.JUCA salienta que os agricultores devem fazer o agendamento para a realização dos trabalhos na secretaria de agricultura.

Trabalhos já estão agendados até dia 20. A afirmação é do Coordenador de Agricultura de Campo Erê. Salienta que se o tempo colaborar, todos os dias já estão programados em diversas propriedades do município. JUCA destaca a importância de fazer o agendamento para poder garantir o quanto antes a assistência da secretaria na confecção da silagem. Afirma que estão trabalhando com dois tratores do município e que neste ano não houve a necessidade de terceirizar os trabalhos das máquinas, o que diminui custos para administração.

Neste ano há mudanças no corte das silagens. ADEMIR CIMA- Secretário de Agricultura de São Bernardino destaca que a partir de agora não será mais a prefeitura que fará os cortes do milho, mas será repassado o auxílio em dinheiro. Afirma que isso através do programa Bônus Leite, o que propicia ao agricultor fazer a silagem no momento em que ele achar propicio. O secretário destaca que o auxílio do programa varia conforme a venda de leite de cada produtor.

Agricultores devem fazer cadastro para receber auxílio. ADEMIR CIMA chama atenção dos produtores para que compareçam na secretaria munidos com os documentos pessoais e número da conta do banco, para fazer o cadastro no programa. O dinheiro será liberado na conta de cada um. Segundo CIMA, o agricultor ainda terá a opção de escolher se quer o auxílio em dinheiro ou então que a secretaria faça a silagem.

Incentivo à pagamento por hectare é desenvolvido no município. VOLNEI LUDWIG- Diretor de agricultura de Santa Terezinha do Progresso afirma que neste ano o município não está fazendo as silagens através da prefeitura. Agora a secretaria está dando o incentivo através do pagamento de 200 reais por hectare e ainda fazendo o transporte da silagem. De acordo com VOLNEI, o agricultor pode terceirizar esse serviço e realizar no momento em que achar mais adequado.

Mudança ocorreu devido à grande demanda. O diretor de agricultura de Santa Terezinha do Progresso, explica, que, as alterações ocorreram porque o município tem muito produtores de leite, o que gera uma grande demanda em confecção de silagem. Por isso, foi modificado para o auxílio em dinheiro. VOLNEI afirma que o valor ainda não é muito significativo, mas que nos próximos anos vão aumentando esse valor. Conforme ele, a mudança beneficiou também ao agricultor, onde muitos deles já tem o trator, assim, colhem a própria silagem e ganham pago.

Secretaria ainda faz os trabalhos do silo. VOLNEI LUDWIG diretor de agricultura de Santa Terezinha do Progresso salienta que a pasta ainda faz os silos novos e a limpeza das valas. Destaca que nos últimos quinze dias trabalham com três retroescavadeiras fazendo esse trabalho. O diretor afirma que a secretaria de agricultura trabalha sem período de férias nesse momento para dar conta de todo o trabalho da silagem, principalmente.

Se patrulha não vencer a demanda, será chamado o serviço terceirizado. Afirmação é de ALAERCIO PELETIN- O TATO Secretário de agricultura de Saltinho. Afirma que já iniciaram os trabalhos de silagem e ele já começou a acumular. Destaca que há uma definição no município de que se a patrulha agrícola não conseguir dar conta da demanda, devem ser chamados o serviço terceirizado. O agricultor pode chamar para esse serviço qualquer pessoa de dentro do município que possui trator.

Cinquenta e quatro agricultores tem equipamento próprio. TATO afirma que, por esse motivo, não há preocupação em haver acumulação. Salienta que se houver necessidade de terceirizar o serviço, o próprio agricultor que tem trator pode fazer a colheita.

Município já está há dois anos com novo método da silagem. ELÓI SWAIZER- Secretário de agricultura de Anchieta explica que o agricultor contrata de forma direta o prestador do serviço de colheita da silagem. A administração faz o pagamento em dinheiro, através da movimentação econômica do agricultor. O secretário afirma que foi optado por essa nova forma, devido aos grandes custos que a administração tinha e pela falta de funcionários para atender a demanda.

Agricultores devem fazer solicitação do bônus a partir de fevereiro. De acordo com o secretário de agricultura de Anchieta, no dia primeiro, do próximo mês, já podem fazer este requerimento. Os produtores devem fazer esse procedimento na secretaria, onde é iniciado o processo, para após fazer o pagamento do incentivo.ELOI frisa que no ano passado, primeiro ano dessa nova forma, foi percebido melhora no atendimento aos agricultores.

Homem é preso durante abordagem policial. Foi na madrugada de ontem no contorno viário Armindo ecker, Bairro Perpétuo Socorro, em São Lourenço do Oeste. A Policia Militar estava em rondas, quando avistou um Renault Duster, com 4 homens em atitude suspeita. Ao realizar consulta no sistema foi verificado que o veículo estava com licenciamento atrasado. Foi realizado a abordagem do veículo e seus ocupantes, sendo constatado que um dos ocupantes, de 38 anos possuía mandado de prisão ativo expedido pela comarca de Umuarama, no Paraná. O homem foi levado para o pronto atendimento para avaliação médica e após conduzido ao presídio de Xanxerê.

Rapaz é preso por tentativa de homicídio e Maria da Penha. A ocorrência foi na Rua São Francisco, no Bairro Rainha da Paz, em Itapiranga, na noite de ontem. De acordo com a PM, um jovem de 19 anos acabou se desentendendo com familiares e com uma faca feriu outro jovem, de 18 anos, no braço. Uma senhora de 66 anos, sogra do autor, tentou separar a briga e também foi agredida, sofrendo ferimentos graves no rosto, sendo necessário acionar Corpo de Bombeiros e conduzir as partes até o hospital. O autor foi preso e conduzido à delegacia.

Morre idosa atropelada no Centro de São Miguel do Oeste. Nilda Terezinha Antunes, de 60 anos, natural de Mondaí, foi colhida por uma caminhonete Hilux, ainda no dia 28 de dezembro. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros. Após cerca de dez dias internada, a paciente não resistiu e veio a óbito. O Instituto Geral de Perícias encaminhou o corpo até o IML de Chapecó para necropsia. A assessoria do Hospital Regional informou que a mulher morreu devido a uma parada cardiorrespiratória, no entanto, um laudo pericial aponta trauma no crânio como a causa da morte.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.