ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - sábado - 0812 2018

-TEMER ANUNCIA INTERVENÇÃO FEDERAL EM RORAIMA

-MOISÉS ANUNCIA MAIS QUATRO NOMES PARA O GOVERNO DE SC

-PREFEITOS DEBATEM NA PEPERI CONQUISTAS E DIFICULDADES EM 2018

-EMENDA OBRIGA PREFEITO A PEDIR AUTORIZAÇÃO PARA MEXER NO ORÇAMENTO

-DI BERTI DEVE SER O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES EM 2019

-SUSPEITO DE MATAR E JOGAR CORPO NO RIO URUGUA É PRESO PELA POLÍCIA

-IDOSO É PRESO AO TENTAR FURTAR NOVILHA EM PROPRIEDADE RURAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Pelo menos seis pessoas morreram, na madrugada deste sábado, por conta de uma confusão em uma boate na cidade de Corinaldo, província de Ancona, na Itália. Supostamente alguém disparou um spray de pimenta, de acordo com informações dos bombeiros, o que assustou o público que correu para as saídas. Na tentativa de sair do local por uma das portas, os jovens se foram amontoando, caíram e muitos acabaram pisoteados pelos demais.

Estudantes franceses voltaram às ruas nesta sexta-feira, engrossando o movimento iniciado pelos "coletes amarelos" para protestar contra medidas do presidente EMMANUEL MACRON. Manifestantes ocuparam a estrada A2, que liga Paris a Bruxelas, e em Toulouse, no sul do país, um protesto foi dispersado pela polícia. Uma grande manifestação está convocada para este sábado, e em Paris diversos museus e muitas lojas que ficam nos arredores da Avenida Champs-Elysées, a mais famosa da cidade, fecharão por medida de segurança.

A economia da zona do euro cresceu em seu ritmo mais lento em quatro anos no terceiro trimestre de 2018. O crescimento do emprego também diminuiu durante o período, segundo dados divulgados pela agência de estatísticas da União Europeia nesta sexta-feira. O Produto Interno Bruto da zona do euro cresceu zero vírgula dois por cento no período de julho a setembro, confirmando as estimativas preliminares.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO disse nesta sexta-feiraque os depósitos realizados na conta da mulher dele, MICHELE DE PAULA BOLSONARO, por FABRÍCIO JOSÉ CARLOS DE QUEIROZ se referem ao pagamento uma dívida de QUEIROZ com o próprio BOLSONARO. FABRICIO QUEIROZ é ex-assessor do deputado estadual e senador eleito pelo PSL FLÁVIO BOLSONARO, filho mais velho do presidente eleito. Ele foi exonerado do gabinete do deputado em 15 de outubro deste ano. Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras apontou movimentações bancárias na conta de QUEIROZ, consideradas suspeitas, de mais de um milhão 230 mil reais.

Terminou sem acordo a audiência de conciliação entre o governo de Roraima e a União. A audiência aconteceu na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Em abril, o governo do estado pediu ao STF para fechar a fronteira com a Venezuela, e a ministra ROSA WEBER, relatora do caso, negou o pedido por entender que a decisão cabe ao presidente da República. MICHEL TEMER, por sua vez, já disse que o fechamento é "incogitável". A audiência desta sexta-feira foi marcada por ROSA WEBER e conduzida pelo juiz instrutor GABRIEL DA SILVEIRA MATOS. O objetivo era chegar a um consenso e pôr fim à ação movida pelo estado.

O presidente MICHEL TEMER anunciou nesta sexta-feira a intervenção federal em Roraima até 31 de dezembro. De acordo com a assessoria da Presidência, como a intervenção é integral, a governadora SUELY CAMPOS será afastada do cargo após o interventor federal ser nomeado. O interventor será o governador eleito, ANTONIO DENARIUM do PSL. Roraima enfrenta uma crise migratória com a chegada de cidadãos venezuelanos e também uma crise no sistema penitenciário.

Começa hoje à tarde o vestibular de verão da Universidade Federal de Santa Catarina. Ao todo, 28 mil e 51 pessoas vão disputar as quatro mil 555 vagas na UFSC. Hoje, eles terão quatro horas para resolver 40 questões. São 12 perguntas de língua portuguesa, oito de segunda língua, 10 de matemática e 10 de biologia. A prova ocorrerá de forma simultânea em 23 cidades do Estado, entre elas, São Miguel do Oeste. As provas vão até segunda-feira.

A gripe matou 58 catarinenses até o dia cinco de dezembro deste ano. Além disso, 457 foram hospitalizadas pela doença no Estado, o que representa um aumento de 50 por cento em relação ao ano passado inteiro, quando foram 303 casos graves. Em 2017, foram 39 mortes. Os dados foram divulgados pelaDiretoria de Vigilância Epidemiológica. Dos 58 óbitos pelo vírus influenza, 47 apresentaram algum fator de risco, sendo 30 idosos e 10 doentes crônicos. Os casos graves da doença foram registrados em todas as regiões, espalhados em 103 municípios de Santa Catarina.

O governador eleito Carlos Moisés anunciou no fim da tarde desta sexta-feira mais quatro nomes para compor o secretariado catarinense a partir de janeiro de 2019. Conforme esperado, LUCAS ESMERALDINO estará no governo e assume a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo. DOUGLAS BORBA será o secretário da Casa Civil, que é considerada uma "supersecretaria" por abranger outras pastas que perderam o status de secretaria, como a Casa Militar e Secretaria Executiva de Comunicação. A Casa Militar ficará com JOÃO CARLOS NEVES JÚNIOR e a comunicação com RICARDO DIAS.

Iniciou na noite desta sexta-feira, a quarta edição da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de São João do Oeste. Diversas autoridades prestigiaram o cerimonial de abertura na Arena de Shows da Feira. O prefeito de São João, FERNANDO BISIGO destacou a importância da feira que evidencia as potencialidades do município em vários setores. O show nacional de hoje será com CHRISTIAN E RALF. O show terá cobrança de ingresso, mas o acesso para a feira é liberado durante os três dias do evento.

O Rotary e a Casa da Amizade de São Miguel do Oeste realizaram na noite desta sexta-feira um jantar especial em comemoração aos 50 anos das entidades no município. O evento contou com a presença dos ex-presidentes e diversas autoridades. De acordo com o presidente do Rotary, ROBERTO MILESKI, o clube cumpre um papel social importante e buscar melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão em condição de vulnerabilidade. Entre as principais ações da atual diretoria está a ajuda na construção da Casa de Apoio ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. As fotos do evento de ontem estão no portal da Peperi na internet.

Os novos soldados que foram aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros foram recepcionados nesta semana na sede do décimo primeiro batalhão. 19 soldados que fizeram a escola de formação participaram do encontro que também reuniu os comandantes das companhias e dos quarteis espalhados pelas região. De acordo com o comandante da primeira companhia, MICHAEL MAGRINI, o objetivo foi deixar claro para os novos bombeiros quais são as linhas de trabalho e as metas das unidades. Ele confirmou que os novos bombeiros começam a trabalhar na região a partir da semana que vem.

O ingresso de novos bombeiros militar terá uma importância maior em razão da demanda provocada pela operação veraneio na região. O comentário é do comandante o comandante da primeira companhia, MICHAEL MAGRINI. Ele disse que a região vai ceder oito bombeiros para a operação que será realizada no litoral catarinense. MAGRINI citou que o ingresso de 19 novos bombeiros vai evitar que a saída de profissionais para a Operação Veraneio desfalque as equipes nas unidades e no atendimento das necessidades da população local.

O Peperi Debates deste sábado avaliou o ano de 2018 pela perspectiva dos prefeitos do extremo-oeste. A edição de hoje fez um balanço do ano que está terminando para as prefeituras. Em pauta, os avanços, as conquistas e as dificuldades que os municípios enfrentaram. O programa também projetou 2019 para os poderes públicos locais. O debate reuniu os prefeitos de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, de Itapiranga JORGE WELTER, de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO e de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

Há muito tempo os municípios vem pagando a conta de atribuições que são do governo federal e estadual, especialmente com transporte escolar e saúde. O comentário é do prefeito de Itapiranga e presidente da Ameosc, JORGE WELTER. De acordo com ele, esse quadro cria dificuldades para o atendimento de outras demandas da população e isso também aconteceu em 2018. O prefeito disse que, apesar das dificuldades, os municípios estão conseguindo investir e atender a necessidade dos moradores. WELTER comentou que a principal conquista de Itapiranga neste ano foi a liberação da área de preservação permanente do rio Uruguai para novas construções. Ele citou que isso vai permitir a emissão de alvarás de construção e o desenvolvimento da cidade.

2018 foi um ano atípico para as prefeituras em razão das eleições gerais de outubro. Segundo o prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO, o período eleitoral impões limitações que emperram a execução de obras e trabalhos, sobretudo na área de convênios com a União e o estado. Ele disse que um dos grandes problemas da gestão municipal é a descentralização de serviços sem o repasse adequado de recursos para as prefeituras. PLÍNIO disse que apesar disso, a região é diferenciada e os municípios ainda conseguem manter as contas em dia e investir. Ele afirmou que o principal pedido que ele tem para o ano que vem é a recuperação da BR 163 entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

Administrar uma prefeitura, no momento atual, é uma tarefa árdua e espinhosa que exige a adoção de medidas impopulares, mas necessárias. A declaração é do prefeito Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele disse que 2018 exigiu dos prefeitos ainda mais criatividade, dinamismo e ações para buscar soluções para os problemas dos municípios. WESCHENFELDER afirmou que os prefeitos da região conseguem, apesar de tudo, atender a demanda da população. O prefeito citou que a maior frustração da região em 2018 foi a inoperância do governo federal e a estagnação das ações para recuperar a BR 163. Ele comentou que não espera muitos recursos para as prefeituras no primeiro anos dos novos governos federal e estadual em 2019.

O ano de 2018 foi importante para os município consolidou um sentimento de mudança que iniciou ainda nas eleições municipais de 2016. A avaliação é do prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. De acordo com ele, a cobrança da população por algo novo e diferente no pleito deste ano já estava na pauta na eleição de prefeito. TREVISAN comentou que os gestores municipais também precisam conduzir as prefeituras com eficiência, profissionalismo e contenção de gastos. Ele comentou que, mais uma vez, os prefeitos tiveram que se humilhar em Brasília em busca de recursos.TREVISAN defende o fim das emendas dos parlamentares. Ele entende que os municípios deveriam apresentar programas que seriam bancados pelo governo federal depois de uma análise da proposta.

A nova sede do Creas é muito importante para a população de São Miguel do Oeste, mas a obra foi inaugurada sem respeitar a acessibilidade em frente ao prédio. O alerta foi feito nesta sexta-feira pelo vereador do PSD, VAGNER PASSOS. Ele disse, em entrevista para a Peperi que o município passa por um momento de cobranças neste setor em razão do TAC das calçadas acordado entre o município e o Ministério Público. De acordo com o vereador, não é aceitável inaugurar uma obra pública, com recursos do Governo do Estado e do governo municipal sem o passeio padrão. PASSOS questiona a obrigação que é imposta aos moradores do município com prazo final para este mês de dezembro enquanto o próprio executivo cumpre a norma e inaugura uma obra pública sem antes promover o devido acesso.

A obra do novo Centro de Referência Especializado em Assistência Social de fato apresenta alguns problemas, mas a administração vai realizar, até o final do ano, a adequação. A afirmação é do diretor do setor de engenharia da prefeitura de São Miguel do Oeste, CHARLES DALL ORSOLETTA. O terreno para a sede do Creas, nas proximidades do Senac, foi cedido pelo município, mas o prédio foi construído pela secretaria estadual de Assistência Social. Questionado sobre a inauguração da obra sem ter construído o passeio padrão, DALL ORSOLETTA comentou que a responsabilidade é do governo do estado.

O prefeito de São Miguel do Oeste terá que pedir autorização da câmara de vereadores toda vez que for mexer no orçamento de 2019. Os vereadores, que aprovaram o orçamento geral nesta semana, incluíram uma emenda que prevê essa necessidade. E,m 2017, o projeto de orçamento previa a possibilidade de alteração de até 25 por cento do orçamento por ato própria, sem a obrigação de projeto de lei específico. Neste ano, o percentual de livre movimentação caiu para 15 por cento. Para 2019, os vereadores decidiram fechar o orçamento e qualquer mudança deve ser aprovada pelo plenário da casa.

O atual governo tem experiência suficiente e pode fazer um orçamento bem planejado onde não serão necessárias tantas mudanças. O comentário é do presidente da câmara CLAUDIO BARP. De acordo com ele, é importante que os vereadores acompanhem e sejam consultados em caso de alteração de rubricas e valores entre os setores do poder público. Na visão de BARP, a emenda não engessa o poder executivo.

O repasse de recursos do orçamento geral de 2019 para a câmara de vereadores será de cinco milhões e 200 mil reais. De acordo com o presidente do legislativo, CLAUDIO BARP os valores do chamado duodécimo foram corrigidos em cinco por cento, índice da inflação do período. Ele comentou que o valor é suficiente para as despesas da câmara. BARP citou que a câmara foi conduzida com o objetivo de economizar e que uma nova devolução de valores para a prefeitura deve ocorrer na segunda-feira. O presidente destacou que o legislativo deve devolver cerca de 800 mil reais para o município neste ano.

O vereador EVERALDO DI BERTI deve ser o presidente da câmara de vereadores em 2019. Nesta sexta-feira, o grupo de 10 vereadores anunciou o fechamento de um acordo para a eleição da mesa diretora da casa. As tratativas foram definidas na quinta-feira e o vereador do PSD deve conduzir a câmara no ano que vem. Pelo acordo, o vice-presidente será um vereador do MDB e o primeiro secretário será CARLOS GRASSI do PP. O segundo secretário será indicado pelo PDT. A eleição da mesa diretora da câmara para 2019 será realizada no dia 18 deste mês.

A confirmação do acordo entre 10 vereadores para a eleição da mesa diretora da casa repete o que aconteceu na eleição de 2017 que levou CLAUDIO BARP para a presidência do legislativo. Naquele ano, oito vereadores fizeram uma coletiva de imprensa para assumir publicamente o voto em BARP. Ontem, a cena se repetiu com a diferença de que o grupo teve o ingresso de mais dois vereadores: VANIRTO CONRADT do PDT e CARLOS GRASSI do PP. Neste ano, três vereadores ficaram fora desse “acordão”: os vereadores do PR, IDEMAR GUARESI e MILTON ANONI e a petista MARIA TEREZA CAPRA.

A eleição de um vereador do PSD para presidir a câmara de vereadores havia sido acertada em 2017, quando o MDB colocou o nome do presidente da casa. Segundo EVERALDO DI BERTI, o acordo anunciado ontem é a segunda parte do que foi combinado há dois anos atrás. O vereador do PSD explicou que as reuniões se intensificaram em outubro e nesta semana houve a definição de que ele será o próximo presidente da câmara de vereadores.

Um homem de 65 anos foi preso por furto de gado na última quinta-feira no interior de Descanso. O caso aconteceu por volta das quatro horas da tarde na Linha Macaco Branco. O dono do animal flagrou o suspeito tentando sair da propriedade com uma novilha de cerca de 120 quilos. Ele prendeu o homem com uma corda em uma arvore e chamou a polícia. O suspeito do furto foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.

Um homem foi preso temporariamente, na manhã desta quinta-feira, pela Polícia Civil, no município de Sagrada Família no Rio Grande do Sul. O rapaz de 20 anos é suspeito de participar de um homicídio ocorrido no dia 28 de outubro na cidade. A prisão foi efetuada por policiais civis da Delegacia de Polícia de Jaboticaba. Segundo as investigações da polícia, a vítima foi morta com golpes de faca e o corpo jogado no Rio Uruguai, onde foi encontrado quase uma semana depois, nas proximidades do município de Itapiranga. Um segundo suspeito, com prisão temporária decretada, está foragido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.