ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 08/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Pelo menos seis pessoas morreram, na madrugada deste sábado, por conta de uma confusão em uma boate na cidade de Corinaldo, província de Ancona, na Itália. Supostamente alguém disparou um spray de pimenta, de acordo com informações dos bombeiros, o que assustou o público que correu para as saídas. Na tentativa de sair do local por uma das portas, os jovens se foram amontoando, caíram e muitos acabaram pisoteados pelos demais.

Estudantes franceses voltaram às ruas nesta sexta-feira, engrossando o movimento iniciado pelos "coletes amarelos" para protestar contra medidas do presidente EMMANUEL MACRON. Manifestantes ocuparam a estrada A2, que liga Paris a Bruxelas, e em Toulouse, no sul do país, um protesto foi dispersado pela polícia. Uma grande manifestação está convocada para este sábado, e em Paris diversos museus e muitas lojas que ficam nos arredores da Avenida Champs-Elysées, a mais famosa da cidade, fecharão por medida de segurança.

A economia da zona do euro cresceu em seu ritmo mais lento em quatro anos no terceiro trimestre de 2018. O crescimento do emprego também diminuiu durante o período, segundo dados divulgados pela agência de estatísticas da União Europeia nesta sexta-feira. O Produto Interno Bruto da zona do euro cresceu zero vírgula dois por cento no período de julho a setembro, confirmando as estimativas preliminares.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO disse nesta sexta-feiraque os depósitos realizados na conta da mulher dele, MICHELE DE PAULA BOLSONARO, por FABRÍCIO JOSÉ CARLOS DE QUEIROZ se referem ao pagamento uma dívida de QUEIROZ com o próprio BOLSONARO. FABRICIO QUEIROZ é ex-assessor do deputado estadual e senador eleito pelo PSL FLÁVIO BOLSONARO, filho mais velho do presidente eleito.

FLAVIO BOLSONARO foi exonerado do gabinete do deputado em 15 de outubro deste ano. Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras apontou movimentações bancárias na conta de QUEIROZ, consideradas suspeitas, de mais de um milhão 230 mil reais.

Terminou sem acordo a audiência de conciliação entre o governo de Roraima e a União. A audiência aconteceu na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Em abril, o governo do estado pediu ao STF para fechar a fronteira com a Venezuela, e a ministra ROSA WEBER, relatora do caso, negou o pedido por entender que a decisão cabe ao presidente da República.

MICHEL TEMER, por sua vez, já disse que o fechamento é "incogitável". A audiência desta sexta-feira foi marcada por ROSA WEBER e conduzida pelo juiz instrutor GABRIEL DA SILVEIRA MATOS. O objetivo era chegar a um consenso e pôr fim à ação movida pelo estado.

O presidente MICHEL TEMER anunciou nesta sexta-feira a intervenção federal em Roraima até 31 de dezembro. De acordo com a assessoria da Presidência, como a intervenção é integral, a governadora SUELY CAMPOS será afastada do cargo após o interventor federal ser nomeado. O interventor será o governador eleito, ANTONIO DENARIUM do PSL. Roraima enfrenta uma crise migratória com a chegada de cidadãos venezuelanos e também uma crise no sistema penitenciário.

Começa hoje à tarde o vestibular de verão da Universidade Federal de Santa Catarina. Ao todo, 28 mil e 51 pessoas vão disputar as quatro mil 555 vagas na UFSC. Hoje, eles terão quatro horas para resolver 40 questões. São 12 perguntas de língua portuguesa, oito de segunda língua, 10 de matemática e 10 de biologia. A prova ocorrerá de forma simultânea em 23 cidades do Estado, entre elas, São Miguel do Oeste. As provas vão até segunda-feira.

A gripe matou 58 catarinenses até o dia cinco de dezembro deste ano. Além disso, 457 foram hospitalizadas pela doença no Estado, o que representa um aumento de 50 por cento em relação ao ano passado inteiro, quando foram 303 casos graves. Em 2017, foram 39 mortes. Os dados foram divulgados pelaDiretoria de Vigilância Epidemiológica. Dos 58 óbitos pelo vírus influenza, 47 apresentaram algum fator de risco, sendo 30 idosos e 10 doentes crônicos. Os casos graves da doença foram registrados em todas as regiões, espalhados em 103 municípios de Santa Catarina.

O governador eleito Carlos Moisés anunciou no fim da tarde desta sexta-feira mais quatro nomes para compor o secretariado catarinense a partir de janeiro de 2019. Conforme esperado, LUCAS ESMERALDINO estará no governo e assume a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo. DOUGLAS BORBA será o secretário da Casa Civil, que é considerada uma "supersecretaria" por abranger outras pastas que perderam o status de secretaria, como a Casa Militar e Secretaria Executiva de Comunicação. A Casa Militar ficará com JOÃO CARLOS NEVES JÚNIOR e a comunicação com RICARDO DIAS.

Programa especial amanhã na Rádio Atalaia. A partir das 4 da tarde, a emissora reproduz, na integra, o FESTERÊ – Festival Municipal de Interpretação da Musica Livre de Campo Erê. A final do municipal aconteceu no Tênis Clube, dia 20 de julho. A fase NACIONAL será reproduzida no outro domingo, no mesmo horário. O FESTERÊ foi retomado em 2016.

MARIA TIBER é a nova Garota Serb Chapecoense. O desfile com escolha da Garota 2019, aconteceu ontem no Campo Erê Tênis Clube. Nove meninas desfilaram e três foram classificadas. A terceira Garota foi JOICI OLDIGES de Saltinho, a segunda: MARIA FELICIO também de Saltinho e a primeira de Campo Erê MARIA TIBER. O indiozinho ficou com KEVIN ELY de Campo Erê e a indiazinha com ANA LUIZ PRESSOTTO de Saltinho. Eles que venderam mais números de rifa foram os escolhidos.

Romaria de Nossa Senhora da Imaculada Conceição celebra 46 anos de existência. Segundo o padre CILDO ROCHEMBACK da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê, milagres, graças, pedidos, agradecimentos, histórias de luta, sofrimento, alegria e vitória marcam os 46 anos da tradicional romaria em Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ou a Romaria do Faxinal como é mais conhecida. Os romeiros andam por cerca de cinco quilômetros da Igreja Matriz até a Comunidade do Faxinal, onde tem as aguinhas para bênçãos e local também de celebração da missa.

Impulsionados pelo tema “Maria Mãe Missionária” romeiros renovam fé em procissão. O pároco da matriz em Campo Erê CILDO ROCEMBACHK, ressalta que a procissão saiu às oito horas da manhã de frente da Igreja Matriz. O tema escolhido para esse ano foi: Maria Mãe Missionária. É um tema importante, cita o padre pois caminha junto com as adversidades de cada um, e vem de encontro também com o trabalho que está sendo feito nas Santas Missões.

População participa em grande número nesta edição da Romaria. É o que observa o padre ARMANDO MAGALHÃES. Ele diz que hoje, pelo fato de ser sábado, ajudou para que pessoas de outros municípios participassem também do evento religioso. Frisa que os romeiros participam com muita fé, além de percorrer o caminho pagando promessas, eles vão renovando sua fé a cada palavra de reflexão feita durante o caminho. O padre reconhece o empenho de toda a comunidade na realização desta romaria. É um trabalho bonito que precisa continuar, mas também tem que ter gente para estar à frente, cuidando da organização.

Primeira Caminhada Ecológica será realizada hoje em Anchieta. A Epagri está organizando o passeio para logo mais com saída às 14 horas do Sítio de GILNEI DELLA MÉA, na Linha Gaúcha. A caminhada acontecerá por uma trilha em meio a mata nativa com elementos típicos da paisagem regional, além de visita a sete cachoeiras e cinco piscinas naturais. As inscrições podem ser realizadas no local do evento com os documentos pessoais.

Participantes da Primeira Caminhada Ecológica devem atender algumas recomendações. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. A Epagri orienta que os participantes usem tênis e roupas adequadas para caminhada, chapéu ou boné, protetor solar e repelente.

-

Projeto Sanitarista Júnior é concluído em Novo Horizonte. A informação é do médico veterinário da Cidasc Regional de São Lourenço do Oeste MILTON KASPER. De acordo com ele, ação é referência em conscientização para Defesa Sanitária e Agropecuária. Foram entregues os certificados aos estudantes que participaram da edição 2018 do Projeto Sanitarista Júnior. A solenidade contou com a presença de autoridades e familiares dos 95 alunos do sexto e nono ano que frequentam a escola.

Pelo quarto ano ininterrupto, a Agência Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste realiza o Projeto Sanitarista Júnior. Ação, diz KASPER teve por objetivo, promover, por meio dos estudantes, a conscientização da importância da Defesa Sanitária e Agropecuária. Neste ano o projeto contemplou estudantes da Rede Estadual de Ensino. É um diferencial, já que as outras edições do Projeto foram desenvolvidas em parceria com a Rede Municipal de Ensino. De acordo com o veterinário que também é o coordenador do programa na região, quatro turmas de estudantes, perfazendo um total de 95 alunos, receberam durante todo o ano letivo, aulas teóricas e práticas a respeito da importância da Defesa Fitossanitária.

Em 2015 foi realizada a primeira edição do Projeto, em 2016 a segunda e no ano passado a terceira. KASPER conta que por conta do sucesso nos trabalhos realizados, a Agência Regional da CIDASC de São Lourenço ocupa uma posição de destaque em Santa Catarina e é vista como referência em Educação Sanitária. Por esta razão, a quarta edição aconteceu neste ano. O profissional enfatiza que é gratificante ver o entusiasmo das crianças em participar das aulas e o depoimento dos pais quanto a cobrança que os alunos fazem em casa.

Projeto Sanitarista Junior gera uma mudança na imagem que a Defesa Agropecuária tem perante a sociedade. Segundo MILTON KASPER – médico veterinário da Cidasc Regional de São Lourenço do Oeste, ele faz com que o produtor rural perceba através dos filhos, que a Cidasc é uma parceira do seu negócio e que trabalha visando o bem estar e o bom andamento da atividade agrícola e da saúde pública como um todo.

Rodovia entre Romelândia e São Miguel da Boa Vista recebe melhorias. A Secretaria de Obras do município de Romelândia realizou nesta semana um trabalho de recuperação da rodovia SC-492 que dá acesso a São Miguel da Boa Vista. Segundo o prefeito VALDIR BUGS, para executar as obras, o município teve que solicitar uma autorização ao Deinfra. Conforme o prefeito, os trabalhos foram em caráter de urgência devido a situação precária do trecho entre os dois municípios.

Afogamento é a segunda causa de morte entre crianças de um a nove anos. O número de óbitos por afogamento no país supera os seis mil casos ao ano. Isso sem contar os incidentes não fatais que chegam a mais de 100 mil. As crianças, infelizmente, são as maiores vítimas dessa situação. Entre um e nove anos de idade, o afogamento é a segunda causa de morte. Os números comprovam que os meses do verão são os mais propícios aos óbitos por afogamento.

A cada 84 minutos um brasileiro morre afogado. Os dados são da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. De acordo com eles, adolescentes tem o maior risco de morte. 51 por cento das mortes na faixa de um a nove anos ocorrem em piscinas e residências. Crianças de nove anos se afogam mais em piscinas e em casa. Já as de dez e os adultos se afogam mais em águas naturais, como: rios, represas e praias. Os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro representaram 52 por cento dos óbitos anuais por afogamento em Santa Catarina.As vítimas são a maioria do público masculino, sendo 89 por cento homens e 11 por cento mulheres.

Os óbitos por afogamento do período de 2010 a 2018 na região corresponderam à três por cento do total de afogamentos do Estado. Ao todo, são 52 óbitos de 2010 a 2018, sendo que crianças de até 10 anos de idade correspondem a 10 por cento das mortes por afogamento no período. A média é superior à do Estado que está em sete por cento. 38 por cento, dos óbitos tem o grupo de 20 a 49 anos.

Conheça a estatística no Extremo Oeste. Anchieta tem registro de dois casos em 2010 e um em 2016; Barra Bonita um em 2012 e dois em 2013. Em Campo Erê até agora um caso em 2011; Dionísio uma morte por afogamento em 2010; Iraceminha uma em 2012, uma em 2013 e uma em 2014 e mais uma em 2016; Em Palma Sola são três no total, sendo uma em 2012, outra em 2015 e a terceira em 2017; Romelândia tem uma vítima que morreu no ano de 2017; São Miguel do Oeste tem o maior número de mortes por afogamento do extremo oeste, somando nove ao todo. Duas delas ocorreram nos anos de 2010 e 2011, depois em 2013 quatro vítimas morreram, 2014 uma e 2016 teve dois óbitos por afogamento.

Casa fica destruída por incêndio. Por volta das 13 horas e 20 minutos de ontem, a Guarnição do Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste se deslocou até a saída para a Linha Lageado Raul, Bairro Brasília, onde atendeu incêndio em residência unifamiliar com cerca de 50 metros quadrados. Quando a equipe chegou no local, a casa estava completamente tomada pelas chamas e o fogo já se alastrava para casas próximas. Foram gastos cerca de oito mil litros e meio água para o combate e rescaldo.

Polícia Militar evita furto de gado, apreende objetos e prende suspeitos. Na madrugada de hoje, a equipe recebeu uma ligação de um integrante do projeto vizinhança rural segura, informando que haveria um veículo Kadett com três homens em atitude suspeita, trafegando na Linha Pedra Lisa e que nas proximidades de sua residência percebeuo gado inquieto, cachorros latindo esilhuetas de pessoas emmeio a sua propriedade. A equipe se deslocou até a comunidade e avistou o veículo com as características descritas.

PM prende suspeitos de roubar gado. Dado voz de abordagem foi encontrado no bolso de um dos abordados duas balaclavas (toucas ninjas) e em revista no veículo foi encontrado três facas, um facão, um alicate tesoura corta vergalhão, três pares de luvas, uma lanterna, uma corda, uma alavanca e alguns sacos. Esses materiais, segundo a PM, costumeiramente são utilizados para a prática de abigeato. Um dos abordados se evadiu e adentrou numa propriedade e depois num matagal, não sendo mais localizado. Na residência foi localizado um alicate tesoura corta vergalhão e uma roçadeira de origem duvidosa, as quais foram apreendidas para perícia.

Homem é encontrado morto na manhã de hoje. A Polícia Militar foi acionada por pessoas que passavam pelo local e avistaram o rapaz caído próximo a um muro na Rua Sorocaba, bairro Pinheirão, em Francisco Beltrão. Ele apresentava ferimentos provocados por faca nas costas e no pescoço. A Criminalística esteve no local para realizar a perícia. A vítima não portava documentos e não foi identificada. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.