ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 08 11 19

-STF DIZ QUE SOLTURA DE CONDENADOS EM SEGUNDA INSTÂNCIA NÃO SERÁ AUTOMÁTICA

-GOVERNO DE SANTA CATARINA CRIA DELEGACIAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO

-PREFEITO VETA PROJETO QUE ISENTA IPTU EM NOVOS LOTEAMENTOS

-CASA DE APOIO A PESSOA IDOSA TERÁ CAPACIDADE PARA RECEBER 60 PESSOAS

-BOMBEIROS VÃO ANTECIPAR VISTORIA PARA EMISSÃO DE ALVARÁ NA FAISMO

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NA WALDEMAR RANGRAB

-BOMBEIROS RETOMAM BUSCAS POR ESTUDANTE DESAPARECIDO NO RIO URUGUAI

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, foi condenado a pagar dois milhões de dólares a instituições de caridade por utilizar sua fundação com interesses políticos e empresariais. A procuradoria acusou a Fundação Trump de "conduta ilegal persistente", incluindo "coordenação ilegal com a campanha presidencial de TRUMP". Em dezembro passado, ele aceitou fechar a fundação, mas a ação não foi retirada. O presidente “admitiu ter abusado pessoalmente dos fundos" e assumiu vários compromissos com o tribunal para que isso não aconteça novamente.

O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou nesta quinta-feira várias medidas para reforçar a segurança em meio a protestos, saques e atos de violência que deixaram pelo menos 20 mortos em mais de duas semanas de instabilidade no país. PIÑERA anunciou projetos de lei para endurecer as sanções contra vândalos encapuzados e reprimir os saques, além de uma medida para reforçar medidas de segurança pelo ar. Os protestos sociais chegaram na quarta-feira ao centro comercial Costanera Center, a porta de entrada para o distrito financeiro e as áreas mais abastadas de Santiago, que até então tinham ficado à margem das manifestações que abalam o Chile.

Os ministros de Segurança, Justiça e Interior dos países membros do Mercosul aprovaram, nesta quinta-feira, um acordo que permite que agentes de segurança atravessem fronteiras durante perseguições policiais. O encontro foi presidido pelo ministro da Justiça brasileiro SÉRGIO MORO. De acordo com ele, o acordo será assinado pelos presidentes dos cincos países e, depois, precisar passar pela aprovação dos congressos locais. A proposta aprovada nesta quinta-feira prevê que a equipe policial possa continuar a perseguição por um quilômetro dentro do território vizinho.

Por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento adotado desde 2016. Na quinta sessão de julgamento sobre o assunto, a maioria dos ministros entendeu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado - que é fase em que não cabe mais recurso - e que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência. O voto de desempate foi dado pelo presidente do tribunal, ministro DIAS TOFFOLI, o último a se manifestar. A decisão deve beneficiar cerca de cinco mil pessoas que estão presas em todo o país, entre elas, o ex-presidente LULA.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI, e o relator da Operação Lava Jato, LUIZ EDSON FACHIN, afirmaram nesta quinta-feira que não haverá liberação automática de presos em segunda instância. Na noite desta quinta, o STF derrubou por seis votos a cinco a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. A aplicação da decisão, contudo, não será automática para os processos nas demais instâncias do Judiciário. Isso porque caberá a cada juiz analisar, caso a caso, a situação processual dos presos que poderão ser beneficiados. Se houver entendimento de que o preso é perigoso, por exemplo, ele pode ter a prisão preventiva decretada. A defesa do ex-presidente LULA anunciou que vai ingressar hoje com um pedido para liberação imediata do petista.

Os procuradores da Operação Lava Jato afirmaram em nota, na noite desta quinta-feira, que a decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância impactará nos resultados da força-tarefa. O comunicado afirma também que a decisão "está em dissonância com o sentimento de repúdio à impunidade e com o combate à corrupção". Os procuradores afirmaram que “a existência de quatro instâncias de julgamento, associada ao número excessivo de recursos que chegam a superar uma centena em alguns casos criminais, resulta em demora e prescrição, acarretando impunidade”. A força-tarefa encerra a nota expressando o compromisso de seguir buscando justiça nos casos em que atua.

A Assembleia Legislativa vai instalar, na próxima segunda-feira, Frente Parlamentar da Nova Rota do Milho. De acordo com o deputado MARCOS VIEIRA, o objetivo de apoiar, agilizar e fortalecer os entendimentos para a importação do milho consumido em Santa Catarina, que virá do Paraguai, passando por balsas pela Argentina e entrando via terrestre por Dionísio Cerqueira e abastecer todo o Estado. O encontro para instalar a frente vai acontecer na próxima segunda-feira, as nove horas da manhã, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, durante o primeiro Fórum Internacional Agro Sem Fronteiras.

Uma nova lei catarinense prevê multa de 500 reais para quem fizer trote para serviços de emergência no estado. A norma refere-se a ligações para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Centro de Operações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, delegacias e Defesa Civil sobre fatos inexistentes. A lei foi sancionada na sexta-feira passada pelo governador CARLOS MOISÉS. As operadoras de telefonia vão precisar informar o nome e endereço de quem fez o trote para que possa ser enviada a notificação. Primeiramente, a pessoa receberá uma advertência. Caso faça outro trote, receberá a multa de 500 reais. Esse valor será dobrado a cada reincidência.

Foi publicada no Diário Oficial do estado desta quinta-feira a criação de uma Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção e mais cinco delegacias relacionadas. O serviço será feito pela Polícia Civil, porém, ainda não há definições de onde ficarão as delegacias. Segundo a publicação no Diário Oficial, a medida não pode gerar mais despesas, "especialmente com pessoal". De acordo com o documento, os locais onde ficarão as delegacias serão definidos em uma resolução posterior pelo delegado-geral, PAULO NORBERTO KOERICH. Uma vai abranger a região da Grande Florianópolis; outra, o Sul do estado; a terceira, o Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí; a quarta, a região da Serra; e a quinta, o Oeste.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir o contexto de liberdade econômica e os impactos para a abertura de novas empresas. Além do governo federal, o estado de Santa Catarina e a prefeitura de São Miguel do Oeste estão mudando regras e alterando legislações para reduzir a burocracia e flexibilizar a abertura dos empreendimentos. O programa de amanhã vai analisar o efeito prático e as consequências desse momento. O debate vai contar com a presença da procuradora do município, BARBARA RODRIGUES, do presidente da Acismo, AIRTON MOSS, do consultor do Sebrae, MIGUEL GARRIDO e com a contadora PAMELA SCHONS. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Retrato Falado deste sábado vai prestar uma homenagem a uma das pioneiras do município. OTILIA FERRASSO chegou a Vila Oeste em 1945 aos 13 anos de idade. Ela é natural de Sobradinho no Rio Grande do Sul. A família de OTILIA ajudou a construir a praça Walnir Botaro Daniel. Dona OTILIA faleceu no último final de semana e o Retrato Falado de amanhã vai reproduzir uma entrevista que ela concedeu para a Peperi no dia 28 de abril de 2018. O programa começa as dez da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. Ele vai falar sobre os trabalhos da administração de forma geral, mas em especial sobre dois assuntos: a segunda etapa do projeto de pavimentação de ruas da cidade e o veto ao projeto que prevê isenção de IPTU para terrenos não vendidos em novos loteamentos. TREVISAN anunciou hoje o veto ao projeto aprovado pela câmara de vereadores. O executivo entende que o projeto é ilegal. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com o prefeito TREVISAN será as 11 e meia.

A primeira ação do Novembro Azul organizada pela secretaria de Saúde, acontece neste sábado, no Sesc. O evento vai acontecer entre sete e meia as dez e meia da manhã. No local, os homens poderão verificar a pressão arterial e realizar o exame de PSA. O evento também vai ter roda de conversa sobre prevenção do câncer de próstata. Além disso, durante todo o mês de novembro, as equipes dos postos de saúde vão repassar orientações e reforça a importância de exames periódicos e preventivos. O dia D do Novembro Azul será no sábado do dia 30 de novembro no posto de saúde do centro.

Foi lançada na última segunda-feira em todo o país mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios 2019. A informação é do gerente dos Correios de São Miguel do Oeste, ALEXANDRE BRESCANSIN. De acordo com ele, a ação já é tradicional e teve inicio oficialmente nesta quinta-feira em todos os municípios brasileiros. Conforme ele, a exemplo do ano passado, neste ano, a agência firmou novamente uma parceria com a secretaria de Educação do município. Segundo BRESCANSIN, nesta parceria o poder público indica uma escola e os alunos daquela unidade escolar são beneficiados com a campanha dos Correios.

Neste ano a escola beneficiada com a campanha Papai Noel dos Correios será a Atílio Luiz Calza do bairro Santa Rita. A afirmação é do gerente dos Correios de São Miguel do Oeste, ALEXANDRE BRESCANSIN. Ele explicou que serão atendidas crianças do pré-escolar ao quinto ano. Ele destacou que serão contemplados os alunos que estiverem frequentando de forma regularmente as aulas na unidade escolar. BRESCANSIN disse que nesta edição ao todo serão beneficiadas 205 crianças do município de São Miguel do Oeste.

As cartinhas feitas pelos alunos da escola do bairro Santa Rita devem ser retiradas nas agências dos Correios de São Miguel do Oeste até o dia 29 deste mês. O comentário é do gerente dos Correios no município, ALEXANDRE BRESCANSIN. Ele ressaltou que o Correio atende de segunda a sexta-feira entre oito da manhã e cinco da tarde sem fechar ao meio dia. Ele revelou que os presentes também devem ser entregues nos próprios Correios até o dia 29 deste mês. BRESCANSIN ressaltou que a entrega dos brinquedos aos alunos deve ocorrer na primeira semana de dezembro. O gerente disse ainda esperar que a comunidade se envolva e todas as 205 crianças recebam os presentes no começo do mês que vem.

A Unoesc vai promover neste final de semana mais uma edição do Dia da Unoesc na comunidade. As atividades estão marcadas para o domingo, entre duas e cinco da tarde, na área coberta da Praça Walnir Botaro Daniel, em São Miguel do Oeste. Nesse dia, os cursos de Medicina Veterinária e Direito vai realizar pelo menos duas ações comunitárias. O curso de Medicina Veterinária vai desenvolver mais uma etapa da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. Serão disponibilizadas 150 doses da vacina pelo custo unitário de dez reais. As vacinas serão aplicadas pelos acadêmicos sob a supervisão de professores. Os proprietários deverão levar a carteira de vacina do animal.

Além da campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos, o Dia da Unoesc da comunidade também pretende arrecadar ração para animais de famílias carentes. Os interessados em ajudar podem levar um pacote de ração para a praça neste domingo. Outra ação do Dia da Unoesc na comunidade será desenvolvida pelo curso de Direito. Os acadêmicos e professores do curso vão prestar informações sobre os direitos da pessoa com deficiência. O coordenador do curso de Direito, PETERSON SCHAEDLER disse que o objetivo é esclarecer as dúvidas das pessoas e aproximar a universidade da comunidade.

O Centro de Apoio à Pessoa Idosa apresentou ao prefeito WILSON TREVISAN, nesta quinta-feira, uma prévia do projeto arquitetônico da casa de acolhimento de idosos que será construída no município. O projeto será doado pelo Grupo Vivaplan. O próximo passo será o encaminhamento dos demais projetos necessários e a busca por recursos que viabilizem a efetivação da obra. O terreno onde o Centro de Apoio será construído está localizado no bairro São Jorge e foi doado pela prefeitura. A área tem cerca de mil e 500 metros quadrados. A intenção do Ceapi é construir um casa de apoio verticalizada com cerca de dois mil e 500 metros quadrados de área construída para receber os idosos do município.

A casa de acolhimento de idosos terá capacidade para receber cerca de 60 pessoas. A informação é da presidente do Ceapi, MARIA HELENA DOTTO. O projeto apresentando pela arquiteta LUANA D’AGOSTINI contempla diversos ambientes de convivência, como biblioteca, sala de jogos, sala de TV, sala de artesanatos, sala de oração e meditação e espaços de encontros. A presidente do centro disse que o projeto foi concebido com itens que assegurem a funcionalidade, acessibilidade, baixo custo e itens de sustentabilidade para baixar custos de manutenção no futuro. MARIA HELENA destacou que o desafio agora é buscar os recursos para construir a casa de apoio à pequena idosa.

A sessão solene dos 65 anos do poder legislativo de São Miguel do Oeste pretende fazer uma homenagem a todos os vereadores da história do município. A informação é do presidente da casa, EVERALDO DI BERTI. De acordo com ele, a câmara emitiu convites para os cerca de 120 ex-vereadores ou familiares. EVERALDO acredita que mais de cem pessoas que exerceram mandatos no legislativo devem participar da sessão solene. Além disso, os familiares dos sete primeiros vereadores da história vão receber uma placa com a ata da primeira reunião. O evento vai acontecer no feriado do dia 15 de novembro, a partir das nove horas da manhã.

Infraestrutura, segurança e estacionamento foram as principais preocupação da CCO da Faismo desta semana. A afirmação é do coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que além dos pavilhões e do portal, a prefeitura está fazendo pequenos reparos e ajustes no parque. Outro trabalho importante é a organização do terreno comprado pela prefeitura ao lado do parque para estacionamento. Ele explicou que as duas áreas de estacionamento foram cascalhadas e estão interligadas. Além do espaço na direção da Linha Cruzinha, os veículos podem ser deixados na área que fica ao lado da rodovia municipal Leolino Baldissera. O valor do estacionamento é de 15 reais.

A Comissão Central Organizadora vai fazer plantão presencial no parque de exposições a partir de segunda-feira. A informação é do coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que o objetivo é dar apoio aos expositores que devem começar a levar os produtos e mercadorias para o parque já no começo da semana. A estrutura dos estandes internos está praticamente concluída. ZANARDI comentou que o local vai contar com segurança privada 24 horas a partir de segunda e os expositores podem começar a levar as mercadorias para a exposição com tranquilidade. Nesta semana, a maior movimento no parque foi das empresas com estandes na área externa.

O Corpo de Bombeiros antecipou a vistoria final para a liberação dos alvarás necessários a realização da Faismo. De acordo com o coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI, normalmente, a vistoria de todos os estandes acontece no dia de abertura, mas neste ano a inspeção vai acontecer na quarta-feira, dia 13. ZANARDI disse que existe uma preocupação geral com a segurança da feira e que a conclusão do estandes também será antecipada.

Faltam seis dias para a abertura oficial da Faismo de 2019. A maior exposição feira do extremo-oeste começa na próxima quinta-feira as sete horas da noite e vai até o domingo. No parque de exposições, a movimentação é cada vez maior. De acordo com o coordenador geral da CCO, EDENILSON ZANARDI, o parque está um canteiro de obras. Ele disse que duas das três obras principais para a feira deste ano estão concluídas. Os pavilhões da agricultura e da Mercoindustrial estão prontos, mas o novo portal do parque ainda está em construção. A previsão de conclusão era para o final de outubro. ZANARDI disse que esse pequeno atraso não preocupa e o pórtico estará pronto para a abertura da feira.

Um engavetamento entre três veículos e uma motocicleta deixou um motociclista gravemente ferido na manhã desta sexta-feira. A colisão aconteceu por volta das oito horas da manhã na Rua Waldemar Rangrab, nas proximidades do Clube Jardim. O acidente envolveu um Gol de São Miguel do Oeste, um Etios de Tunápolis, uma motocicleta de Campinas, São Paulo e uma Ecosport. Segundo informações da Polícia Militar, o Gol parou sobre a pista e foi atingido na traseira pelo Etios. Um mototáxi também não conseguiu frear e colidiu na traseira da Etios. A Ecosport, que trafegava atrás da moto, acabou prensando o motociclista contra o carro. O homem sofreu traumatismo craniano e foi levado para o Hospital Regional.

O corpo de bombeiros retomou o trabalho de buscas pelo acadêmico que desapareceu depois que um barco de passageiros afundou no Rio Uruguai. O acidente aconteceu por volta das 11 horas da noite entre Itapiranga e Barra do Guarita. 13 estudantes da Uceff de Itapiranga voltavam para casa depois da aula. Todos conseguiram se salvar, com exceção de ANDREI FRANCHINI, de 19 anos, que permanece desaparecido. Segundo o capitão dos Bombeiros, DIOGO BATTAGLIN, as buscas foram retomadas as cinco horas da manhã. A operação envolve 25 profissionais dos Bombeiros e Marinha de Porto Alegre e Florianópolis. Quatro embarcações estão sendo usadas nos trabalhos.

O Corpo de Bombeiros solicitou o fechamento parcial de comportas da Usina da Foz do Rio Chapecó, em São Carlos, para facilitar o trabalho de buscas do estudante que desapareceu nas águas do rio Urugui. O pedido foi feito pelo comandante da operação de busca, capitão DIOGO BATAGLIN. Ele explicou que o objetivo é reduzir o nível do Rio Uruguai em Itapiranga em até dois metros possibilitando mais visibilidade. Durante a madrugada, o nível de água começou a baixar e já reduziu em 25 centímetros. A medida será adotada por 10 horas e deve atingir o menor nível por volta das quatro da tarde. O capitão BATAGLIN informou que a embarcação que naufragou ainda não foi localizada.

O piloto do barco que afundou com 13 pessoas no rio Uruguai confirmou que os passageiros não usavam coletes no momento do acidente. O homem de 46 anos, residente em Barra do Guarita, declarou em depoimento ao inspetor da polícia civil, IGOR BRAGATO DOS SANTOS, que os ocupantes da embarcação não usavam os coletes salva vidas. Ele destacou ainda que o barco possuía 14 coletes e uma boia. De acordo com o inspetor, o piloto explicou que a embarcação foi atingida por uma onda provocada por outro barquinho que fazia o trajeto contrário. Com o pânico dos ocupantes o barco inclinou e acabou afundando. De acordo com o policial, o piloto foi resgatado do rio à cerca um quilômetro do local do acidente. Segundo a polícia, o piloto e o proprietário do barquinho estão contribuindo com as investigações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.