ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 08-11-2018 Quinta-feira

-BOLSONARO CONFIRMA EXTINÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO

-MOISÉS ANUNCIA 11 NOMES PARA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO GOVERNO

--DESCANSO FARÁ RECOLHA DE MATERIAIS QUE ACUMULAM ÁGUA NO CEMITÉRIO

-OITAVA EXTENOLEITE SERÁ LANÇADA OFICIALMENTE EM JANEIRO

-RÁDIO COMUNITÁRIA VOLTA DESCUMPRIR ORDEM JUDICIAL

-PREFEITURA DE SÃO JOÃO OESTE DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM REAJUSTE SALARIAL

-PM DE IPORÃ DO OESTE ATENDE VÁRIAS OCORRÊNCIAS NAS ÚLTIMAS HORAS

-AGRICULTOR FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE COM TRATOR

-ADOLESCENTE MORRE AO SER ATROPELADO POR TRATOR NO INTERIOR DE DESCANSO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12centavos para venda.


O júri que vai definir o futuro do narcotraficante mexicano JOAQUÍN 'EL CHAPO' GUZMÁN será composto por sete mulheres e cinco homens. A definição ocorreu nesta quarta-feira no tribunal em Nova York responsável pelo caso. A idade dos jurados varia entre 20 e 50 anos. EL CHAPO é acusado de liderar o maior cartel de drogas do planeta e de enviar mais de 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos durante 25 anos. Se condenado, pode pegar prisão perpétua.


Nas eleições deste ano para governador nos Estados Unidos, que ocorreram em 36 dos 50 estados americanos, o Partido Democrata ganhou em 15 estados e o Republicano, em 18. Dois estados, Alaska e Connecticut, aguardam a contagem final dos votos. Na Geórgia, onde a apuração já terminou, a candidata democrata STACEY ABRAMS ainda contesta o resultado da votação, que deu a vitória ao republicano BRIAN KEMP. O Partido Democrata é o do ex-presidente americano, BARACK OBAMA; o Republicano é do atual chefe de governo, DONALD TRUMP.


Um número recorde de candidatas foi eleito para o Congresso Nacional dos Estados Unidos quase dois anos depois que mulheres se espalharam pelas ruas de cidades em várias regiões do país para protestar contra a posse do presidente DONALD TRUMP. Somados os resultados, Câmara e Senado terão mais de 100 mulheres congressistas. São 92 para a câmara e 10 para o Senado.



O Senado aprovou nesta quarta-feira, por 41 votos a 16, projeto que aumenta em 16 por cento os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal. A proposta segue agora para a sanção do presidente MICHEL TEMER. Com o reajuste, os subsídios dos magistrados passarão de 33 mil e 700 para 39 mil e 200 reais. O aumento nos salários dos ministros gera um efeito-cascata nas contas, porque representa o teto do funcionalismo público. Segundo cálculos de consultorias da Câmara e do Senado, o reajuste poderá causar um impacto de quatro bilhões de reais nas contas públicas.


A deputada TEREZA CRISTINA do DEM do Mato Grosso do Sul foi confirmada como ministra da Agricultura no governo de JAIR BOLSONARO. O nome foi sugerido pela Frente Parlamentar da Agricultura, a chamada "bancada ruralista", da qual ela é presidente. TEREZA é a primeira mulher a ser anunciada como parte da equipe do capitão reformado. A definição ocorreu em reunião na tarde desta quarta-feira, entre BOLSONARO e dezenas de integrantes da frente. O deputado ALCEU MOREIRA confirmou que Bolsonaro não fará a fusão dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.


O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou, nesta quarta-feira, que o Ministério do Trabalho será extinto e suas atribuições serão incorporadas a outra pasta, sem entrar em detalhes. A possibilidade de extinção do Ministério do Trabalho foi confirmada pelo presidente eleito. Em meio às especulações sobre a incorporação, a assessoria de imprensa do ministério divulgou nota na qual afirma que a pasta é "seguramente capaz de coordenar as forças produtivas" a fim de "buscar o pleno emprego e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros".



A Justiça condenou o diretório municipal do Partido Social Democrático de São Lourenço do Oeste a pagar multa de 53 mil e 25 reais por divulgar informações falsas. A decisão é do juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral, JAIME PEDRO BUNN, e foi assinada nesta terça-feira. De acordo com a decisão, o PSD publicou numa página do diretório em uma rede social o resultado de uma pesquisa eleitoral ilícita, porque não estava registrada no TSE. A defesa do diretório disse que vai recorrer da decisão e que não houve má-fé na divulgação porque o partido não tinha conhecimento de que a pesquisa não estava registrada perante a Justiça Eleitoral.


Quase um ano após a compra de um prédio por 83 milhões de reais, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina concluiu a mudança para o novo imóvel, que estava prevista para abril. Com isso, a Alesc deixará de pagar quatro aluguéis, que custavam um milhão e 800 mil reais por ano. O prédio foi comprado em dezembro de 2017. O objetivo da aquisição era economizar com os aluguéis. Os oito andares do prédio agora estão ocupados. Eles concentram os serviços que antes estavam espalhados em quatro imóveis alugados na capital.


O governador eleito CARLOS MOISÉS DA SILVA anunciou nesta quarta-feira os 11 indicados que vão formar oficialmente a equipe de transição do governo de Santa Catarina. O grupo terá a coordenação do professor LUIZ FELIPE FERREIRA, do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Os nomes foram publicados ainda nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado. MOISÉS anunciou ter escolhido uma equipe técnica para conduzir o processo, destacando que há um caráter de multidisciplinaridade nos escolhidos.


--DESCANSO FARÁ RECOLHA DE MATERIAIS QUE ACUMULAM ÁGUA NO CEMITÉRIO

-OITAVA EXTENOLEITE SERÁ LANÇADA OFICIALMENTE EM JANEIRO

-RÁDIO COMUNITÁRIA VOLTA DESCUMPRIR ORDEM JUDICIAL

-PREFEITURA DE SÃO JOÃO OESTE DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM REAJUSTE SALARIAL


Prefeitura de Belmonte atende em turno único. O horário diferenciado de atendimento iniciou na segunda-feira. O turno único nas repartições públicas municipais contempla atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das sete às 13 horas. Por meio do turno único, a administração objetiva a economia administrativa e contenção de despesas. O turno único não será estendido a Unidade de Saúde, secretaria de Educação e Conselho Tutelar, visto que as atividades são de cunho emergencial. Ainda, enquanto estiver mantido o turno único, a jornada de trabalho será diferenciada no Centro de Referência de Assistência Social, com atendimento à população sem intervalo mediante divisão em duas escalas de trabalho, compreendidas das sete as 13 e das 11 às 17 horas. O período de vigência do turno único não foi definido.


Prefeitura de Santa Helena investe em perfuração de poço artesiano. No decorrer desta semana a prefeitura realizou um investimento na perfuração de um poço artesiano, próximo à estação de tratamento de água que abastece a cidade. De acordo com o secretário da administração, GENÉSIO FLACH, a perfuração foi de 300 metros, e obteve excelente vazão. Segundo os operadores que executaram a perfuração, a vazão poderá ultrapassar os 30 mil litros por hora, o que será verificado no teste nos próximos dias. O secretário enfatiza que, por estar próxima a estação de tratamento, o município vai economizar, inclusive com a despesa de energia elétrica.


Setor de tributos de Iporã do Oeste avalia primeiro mês na mudança dos atendimentos ao público. A mudança na forma de atendimento aos munícipes iniciou no começo de outubro. Conforme o fiscal de tributos MAICO GAMBATTO, na avaliação dos próprios contribuintes, a mudança teve boa aceitação. Ele explica que com horário específico para atender os munícipes pela manhã, foi possível melhorar a organização e a dedicação dos dois fiscais aos trabalhos a campo na parte da tarde. O fiscal enfatiza que a mudança no atendimento vale apenas para o setor de tributos, e não para os demais setores da prefeitura. GAMBATTO destaca que com atendimento a população durante a manhã, é garantido que os fiscais sejam encontrados quando procurados, a não ser que sejam chamados para alguma fiscalização externa. Ele lembra que ao setor compete tanto o trabalho administrativo como as vistorias a campo.


Associação dos criadores de suínos de Iporã do Oeste promove encontro com associados. A reunião nesta sexta-feira será no salão Vogt, a partir das 20 horas e 30 minutos. O presidente da associação, suinocultor LUIS JORGE MALLMANN, explica que na pauta da reunião estão assuntos de interesse dos produtores e palestra com MILTON MELZ, sobre o uso de novas tecnologias. Ele comenta que será discutido com os suinocultores a viabilidade de investir em novas tecnologias nas granjas, ou então, se compensa contratar mão de obra. A maior dificuldade hoje é encontrar mão de obra qualificada. MALLMANN enfatiza que atualmente a associação possui 45 sócios, de um total de 140 famílias que trabalham na atividade no município. Ele lembra que a entidade desenvolve uma campanha frequente na busca de novos associados, também com o objetivo de fortalecer o setor.


Epagri de Tunápolis terá reunião técnica com agricultores em novembro. De acordo com o extensionista, TIAGO CARVALHO, a reunião no dia 23, será na propriedade da família DRESCHLER, na saída para linha São Pedro, a partir das 13 horas e 30 minutos. O encontro terá como assunto o manejo das pastagens de verão e a criação de bezerras para garantir o futuro do plantel da propriedade. O extensionista enfatiza que durante o ano a Epagri mantém o acompanhamento aos agricultores no trabalho de avaliação do plantel para identificar se as bezerras estão com as características ideais para a idade e se necessário orientar os produtores para a correção antes dos 24 meses, quando o animal já está na fase de cria. Em relação a pastagens, TIAGO avalia que as propriedades contam com uma boa estrutura de pasto, mas ainda há dificuldades na transição de pastagens entre as estações.


Área para produção de milho terá redução na região. A área plantada de milho no Extremo Oeste vai sofrer uma redução de cerca de 10 por cento e na comparação com o ano passado, serão mais de cinco mil hectares a menos. Segundo o agrônomo da Epagri regional, ELVIS TAFFAREL, essa área foi destinada para o plantio do milho que será usado para a produção de silagem. Ao todo, foram plantados 87 mil hectares do produto sendo que desse total, cerca de 48 mil hectares são de milho grão, incluindo a safra e a chamada safrinha. Conforme o extensionista, a produtividade média deve ser de oito toneladas por hectar. O agrônomo comentou que o milho é a principal cultura agrícola do Extremo Oeste, sendo que a área ocupada é o dobro da soja, que fica em segundo lugar com 38 mil hectares. TAFFAREL disse ainda que as lavouras estão se desenvolvendo bem e a previsão é de uma safra cheia, com reflexos positivos para a economia regional.


AMEOSC realiza Assembleia Geral Mensal na tarde de hoje. Reunião terá início às 14 horas na sede da entidade em São Miguel do Oeste reunindo prefeitos dos 19 municípios do Extremo Oeste. Conforme o presidente da Associação, prefeito de Itapiranga, JORGE WELTER, assuntos relevantes estarão na pauta, incluindo coleta de sugestões para construção da nova sede da Ameosc. Destaca ainda definições sobre questões administrativas visando equiparar valores de servidores dos diferentes órgãos ligados a AMEOSC. Segundo WELTER, é preciso dar o mesmo tratamento em relação ao CONDER, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional e o CIS Ameosc. Hoje os prefeitos definem ainda sobre a Assembleia de encerramento das atividades em 2018 com a eleição do novo presidente.


Congresso de Prefeitos deve reunir atual governador e também o eleito que assume a partir de dezembro. O presidente da Ameosc, JORGE WELTER projeta debates relevantes no evento que será realizado nos dias 22 e 23 de novembro na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. Está confirmada a presença do Ministro de Turismo, VINICIUS LUMMERTZ, secretário de Estado da Agricultura, AIRTON SPIES, governador EDUARDO PINHO MOREIRA e o governado eleito, comandante MOISÉS. O presidente da Ameosc cita ainda presença de representantes de várias entidades estaduais e nacionais para o debate sobre meio ambiente, programa Lixo Zero e Diagnóstico Socioambiental. O Congresso ainda terá espaço para os prefeitos da região apresentarem projetos que tiveram resultado positivo em cada município.


São João do Oeste promove amanhã a Conferência Intermunicipal do Direitos da Pessoa Idosa. Programação será coordenada pelo Conselho Municipal. O tema geral será sobre “Os desafios de Envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Conforme a coordenadora dos idosos de São João do Oeste, ANDRESSA MARASCA, a Conferência terá início às 13 horas, no Auditório da Feira Livre e é aberta para o público em geral. O roteiro inclui palestra, trabalhos em grupo e eleição dos Delegados para a Conferência Estadual. Estarão presente os representantes de São João do Oeste, Itapiranga, Santa Helena, Tunápolis e Iporã do Oeste. ANDRESSA considera que a Conferência tem grande importância pelo debate e avaliação sobre a política da Pessoa Idosa, de forma a ter maior participação popular.


A coordenadora dos idosos de São João do Oeste também chama atenção para o tema da conferencia. Segundo ANDRESSA MARASCA, é importante debater políticas públicas para as pessoas da terceira idade, pois o aumento da longevidade é uma das maiores conquistas da humanidade. Salienta que o desafio é proporcionar condições das pessoas envelhecerem com dignidade e segurança, desfrutando da vida através da plena realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais. ANDRESSA também chama atenção que a conferência vai abordar os desafios e oportunidades para o sucesso em um mundo em envelhecimento.


Preocupação com a dengue forçará recolha de materiais que acumulam água no Cemitério Municipal de Descanso. Por consequência do Dia de Finados, o cemitério recebeu ornamentação com flores, mas por outro lado traz um alerta para a vigilância epidemiológica e população em geral. O espaço e o clima são propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya. Muitos recipientes, responsáveis por fixarem as flores, acumulam água. Em breve visita pela coordenadora do programa de combate à dengue no município, EDILENE LORENSKI, foram constatados diversos vasos em situação irregular e com plásticos ao redor.


Por orientação da vigilância estadual, sabendo que o período de desenvolvimento do ovo ao mosquito adulto é de poucos dias, a coordenadora do programa de combate à dengue em Descanso destaca que os materiais em desacordo serão retirados por uma equipe de agentes comunitárias de saúde. A ação ocorre nesta sexta-feira. EDILENE LORENSKI afirma que o setor lamenta em ter que retirar os recipientes, mas o número de focos aumentou no município e o potencial para a criação do mosquito é muito grande no cemitério. O espaço é um dos pontos estratégicos em que a visita é feita a cada 14 dias por agentes de combate a endemias. Mesmo assim, o setor solicita atenção pelos responsáveis e familiares para manterem túmulos livres de materiais que venham acumular água.


Oitava Extenoleite de Santa Helena será lançada oficialmente em janeiro. A feira será realizada dias 22, 23 e 24 de março de 2019. Conforme o presidente da comissão central organizadora, ex-prefeito MOACIR LAZAROTTO, o lançamento foi marcado para o dia nove de janeiro, aniversário de Santa Helena. Ele antecipa que neste dia também inicia a venda do primeiro lote de ingressos para o show principal, único com cobrança de ingresso. O presidente da CCO enfatiza que no momento o foco é a visitação aos produtores que irão expor animais, principalmente gado de leite, principal atração da feira. Ele lembra que o evento surgiu justamente para homenagear e reconhecer o trabalho dos produtores de leite. LAZAROTTO lembra que a comissão está recebendo os interessados em expor gado de leite, novilhas ou pequenos animais. A CCO e as subcomissões se reúnem com freqüência para tratar da organização do evento.


O presidente da CCO destaca que a oitava Extenoleite contempla também a festa do queijo, além da participação da indústria e do comércio. Ele lembra que as empresas já estão procurando estandes para reserva, trabalho que será coordenado pela Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, AEST. A feira irá se concentrar no ginásio de esportes e espaços que estão disponibilizados pela prefeitura. O presidente da comissão avalia que a feira já tomou proporções regionais, e para esta edição, está projetada a ampliação dos espaços externos para exposição. LAZAROTTO avalia que tanto Santa Helena, como os municípios vizinhos, tem muita evolução genética para apresentar, e resultados positivos na melhora da produção de leite. A atração principal no sábado, dia 23 de março, será a dupla HUMBERTO e RONALDO. A projeção é que de 15 a 20 mil pessoas circulem nos três dias de feira.


Rádio Comunitária Onda Positiva de Itapiranga volta a descumprir decisão judicial. Na manhã de ontem foi cumprida nova ordem judicial e transmissor apreendido pela segunda vez. Novamente a emissora saiu do ar por decisão judicial. Na manhã desta quinta-feira a programação foi retomada. O judiciário de Itapiranga concedeu decisão em favor da Acaert – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão contra a Associação Rádio Comunitária de Itapiranga, Rádio Onda Positiva. Foi o segundo transmissor apreendido. A justiça já tinha dado outras decisões contra a emissora, mas nenhuma foi cumprida.


Prefeitura de São João Oeste demonstra preocupação com reajuste da folha de pagamento. De acordo com o prefeito em exercício, GENÉSIO ANTON, o controle do reajuste salarial dos servidores exige um grande empenho do executivo, para que estes recursos não comprometam outros investimentos do município. Ele afirma que no momento a folha de pagamento está em um índice tranquilo, mas o reajuste ocorre pelo IGPM. No acumulado dos últimos 12 meses o Índice Geral de Preços do Mercado está em 10,04%. Já no último ano o acumulado do IGPM foi menor a 0,53%. GENÉSIO ANTON lembra que devido ao índice ter sido baixo no ano passado foi acordado um reajuste real de 2% ao funcionalismo público. Com índice alto em 2018, o prefeito em exercício demonstra preocupação porque isso representa um impacto significativo na folha de pagamento.


O prefeito em exercício de São João do Oeste enfatiza que quando ocorre um aumento excessivo na folha de pagamento sobra um orçamento menor para os outros setores. GENÉSIO ANTON destaca que hoje a folha está em um percentual de 45%, índice considerado bom, mas que pode chegar aos 50% se o reajuste do IGPM se confirmar. Outra preocupação do município, é com o retorno do ICMS em 2019 relativo ao movimento econômico de 2017, um ano em que o rendimento econômico foi considerado baixo e que por isso haverá retorno menor ao município. ANTON assumiu o cargo na segunda-feira, e permanece no executivo até esta sexta-feira, quando o titular FERNANDO BISIGO retorna de viagem a Florianópolis e Brasília. Ele antecipa que os recursos solicitados a parlamentares catarinenses e de Brasília deverá garantir emendas para o município em 2019.


-PM DE IPORÃ DO OESTE ATENDE VÁRIAS OCORRÊNCIAS NAS ÚLTIMAS HORAS

-AGRICULTOR FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE COM TRATOR

-ADOLESCENTE MORRE AO SER ATROPELADO POR TRATOR NO INTERIOR DE DESCANSO

Colisão entre carro e moto deixa piloto ferido na SC 163. O acidente ocorreu às 18 horas e 38 minutos de ontem, na SC 163 em Iporã do Oeste. A colisão envolveu a motocicleta Yamaha/XTZ 125 E, pilotada por um homem de 33 anos, e a caminhonete Fiat/Fiorino IE, conduzida por um homem de 55 anos. Os dois veículos são emplacados em Iporã do Oeste. O motociclista teve ferimentos leves.


Caminhão do Rio Grande sai da pista e capota na BR 158. O acidente ocorreu por volta das 15 horas de ontem, na BR 158, em Linha Humaita, interior de Cunha Porã. Conforme os bombeiros, um Caminhão Scania, com placas de São Sepé – RS, saiu da pista e capotou. O motorista, de 40 anos, foi encontrado pelos socorristas de Cunha Porã consciente e orientado em pé ao lado da rodovia. A vítima não apresentava ferimentos e não relatava dor, recusando condução a unidade de saúde. O caminhão vinha do município gaúcho e estava carregado de arroz com casca. A Polícia Rodoviária Federal também atendeu a ocorrência.


Tentativa de ultrapassagem resulta em colisão de carro e moto em SMOeste. Bombeiros e policiais militares atenderam, por volta das sete e meia da noite de ontem, um acidente envolvendo uma Biz e um Santana na Rua 21 de Abril, no centro da cidade. Segundo informações, a condutora da moto tentou ultrapassar o carro, momento em que o motorista dobrou à esquerda. A colisão lateral resultou na queda da motociclista, que sofreu escoriações e foi socorrida com suspeita de fratura no braço direito. Ela foi imobilizada e levada ao Hospital Regional. O condutor do carro não se feriu.


Polícia Ambiental desencadeia Operação Combustão no Extremo Oeste. O objetivo foi fiscalizar postos de combustíveis em todo o estado. De acordo com o comandante no Extremo Oeste, capitão EVERTON RONCAGLIO, mais de 60 estabelecimentos foram fiscalizados na região. Os policiais verificaram a situação documental, a exemplo de licenças, cadastros e taxas ambientais, além da parte estrutural de funcionamento, como sistema de separação de água e óleo, canaletas de drenagem, impermeabilidade dos pisos de abastecimento, troca de óleo e lavação, entre outros aspectos. Segundo o comandante, a polícia fará novas fiscalizações para garantir que todos os postos de combustíveis sejam auditados. Ele destaca que algumas situações são passíveis de regularização, no entanto, outras necessitam de imediata autuação.


Morador encontra celular perdido e entrega na delegacia. Nesta terça-feira, um morador de Itapiranga, de 63 anos, compareceu até a delegacia para entregar um aparelho. Ele explicou que seu filho de 36 anos encontrou o celular na sexta-feira e que ambos já haviam tentado localizar o proprietário, porém, sem êxito. O aparelho não havia recebido nenhuma ligação que pudesse auxiliar na identificação. Após o recebimento, a Polícia Civil localizou a possível dona. A delegada, DAIANA DA LUZ, afirma que a ocorrência parece corriqueira, mas atitudes como esta merecem ser divulgadas, porque demonstram a solidariedade entre as pessoas. Ela explica que o fato do objeto encontrado não ser restituído ao dono ou de não entregá-lo à autoridade competente, dentro no prazo de 15 dias, poderá caracterizar o crime de apropriação de coisa achada.


Polícia militar de Iporã do Oeste atende várias ocorrências nas últimas horas. Por volta das 17 horas e 40 minutos de ontem ocorreu um acidente na avenida Gustavo Fetter, envolvendo uma caminhonete que estava estacionada e uma carreta. Ninguém se feriu e houve apenas danos materiais nos veículos. Próximo as 19 horas, durante rondas preventivas, a guarnição se deparou com um automóvel transitando em atitude suspeita. A PM acionou o sistema sonoro da viatura, mas o veículo desobedeceu às ordens de parada, cometendo várias infração de trânsito no trajeto. Durante a abordagem, na casa do condutor, a guarnição identificou que o motorista não era habilitado. Da mesma forma, próximo as 21 horas, a guarnição suspeitou de um veículo, e na abordagem, identificou que o motorista não era habilitado, e o automóvel apresentava outras irregularidades. A proprietária do veículo estava no banco de passageiros.


Nos dois casos, além das autuações de trânsito cabíveis, os infratores, após terem se comprometido formalmente a comparecer no Fórum da Comarca, respondem também pelos crimes de trânsito por dirigir sem habilitação, gerando perigo de dano e por confiar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada. Durante a madrugada, a PM abordou outro veículo também com irregularidades, sendo autuado e removido ao pátio conveniado. Ainda na manhã de ontem, a PM apreendeu um carro irregular no centro. Um Astra, de cor preta, emplacado em Iporã do Oeste, foi apreendido na avenida Gustavo Fetter por estar com o licenciamento atrasado e foi removido ao pátio. Entre sábado e domingo também foi recolhido um automóvel pela PM. O condutor se envolveu em acidente e recusou o teste de alcoolemia, sendo recolhida a CNH e o veículo emplacado em Iporã do Oeste removido ao pátio por não ter condutor habilitado no local.


Agricultor fica gravemente ferido em acidente com trator no interior de SMOeste. O acidente de trabalhoocorreu por volta das 18 horas de ontem, na Linha Caxias, interior de São Miguel do Oeste. Ao chegar no local os bombeiros encontraram a vitima deitada próxima a maquina agrícola. O homem, de 53 anos, estava consciente e orientado com vários ferimentos no crânio e face, escoriações no tórax e abdômen, suspeitas de fratura nas pernas, com lacerações na pele e com hemorragia na perna esquerda. Segundo informações de testemunhas, o agricultor, ao realizar a manutenção no arado do trator, foi atropelado pela máquina. Em estado grave os socorristas encaminharam o homem ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.


Adolescente morre ao ser atropelado por trator no interior de Descanso. Segundo a assessoria do Hospital Regional, o pai do adolescente trouxe o filho para o atendimento no Pronto Socorro na unidade hospitalar na noite desta quarta-feira, por volta das 20 horas. JOÃO GABRIEL DEGANI, 15 anos, é de São Miguel do Oeste, porém morava na linha Parda em Descanso. Segundo relato dos familiares, o jovem desempenhava atividades com um trator quando foi atacado por um enxame de abelhas. Ele pulou do veículo e foi atropelado pelo trator. Os médicos realizaram manobras de reanimação por cerca de uma hora, mais sem sucesso, e o óbito foi confirmado. O corpo da vítima está sendo velado na igreja do Bairro Santa Rita em SMOeste e o sepultamento será às 17 horas desta quinta-feira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.