ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo Em Foco Atalaia Quarta-Feira 08/11/17

A Bolsa de Valores abriu a quarta-feira em alta. O dólar começou o dia da mesma forma, cotado em três reais e 26centavos. O euro vale três reais e 79. Já o peso argentino está cotado a 18,5 centavos para venda e 16,5 para a compra.

A Rússia comemorou o centenário da Revolução Comunista de forma discreta nesta terça-feira. O presidente VLADIMIR PUTIN preferiu se manter à distância. O desfile militar na Praça Vermelha comemorou a marcha do exército soviético por Moscou durante a Segunda Guerra Mundial. Ex-agente da polícia secreta comunista, o presidente disse recentemente que não há motivos para comemorar os 100 anos da revolução e, por isso, não apareceu em nenhum dos eventos desta terça-feira.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, chegou nesta quarta-feira a Pequim, na China, para a sua primeira visita ao país após assumir a presidência. A presença de TRUMP tem o objetivo de melhorar os laços entre as duas potências mundiais e será marca pelo clima de tensão em torno do programa nuclear norte-coreano. Os presidentes também vão discutir as tensões causadas pela Coreia do Norte.

O presidente da Bolívia, EVO MORALES, ameaçou nesta terça-feira expulsar o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, PETER BRENNAN, após acusá-lo de planejar uma "conspiração" relacionada com a corrupção e o narcotráfico. O presidente disse que “não tremeria a mão para expulsar” novamente o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos. MORALES também criticou os opositores, acusando-os de agir "como selvagens" quando fazem acusações contra o governo.

A Agência Nacional de Saúde divulgou nesta terça-feira uma nova lista de procedimentos que deverão ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde a partir do dia dois de janeiro de 2018. Foram acrescentados 18 procedimentos à lista, entre exames, terapias e cirurgias. Também será ampliada a cobertura para outros sete procedimentos, incluindo medicamentos orais contra o câncer e um remédio para tratamento de esclerose múltipla, algo inédito no Rol de Procedimentos, segundo a ANS.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que retira do Código Penal dispositivo que atenua a pena quando o criminoso for menor de 21 anos. Atualmente, a atenuante depende do tipo de crime praticado. Todas as emendas de alteração foram rejeitadas e a proposta seguirá agora para apreciação do Senado. Pela proposta, também fica extinto o dispositivo que reduz à metade o prazo de prescrição se o autor do crime for menor de 21 anos.

Governadores de pelo menos 15 estados pediram nesta terça-feira aos presidentes da Câmara, RODRIGO MAIA e do Senado, EUNÍCIO OLIVEIRA, celeridade na tramitação do projeto que regulamenta jogos de azar na internet. Segundo os governadores, os tributos cobrados seriam utilizados como receita para um fundo de segurança pública. Na semana passada, representantes de 23 estados já haviam defendido, durante reunião em Rio Branco, a criação de um Sistema Nacional de Segurança para combater o narcotráfico.

Um ofício do governador RAIMUNDO COLOMBO, a criação de uma comissão formada às pressas e uma sabatina relâmpago deixaram o nome do deputado estadual JOSÉ NEI ASCARI a um passo da confirmação como substituto de JÚLIO GARCIA no Tribunal de Contas do Estado. Todos esses atos aconteceram ontem a tarde. A definição será feita no plenário da Assembleia Legislativa na tarde de hoje. JÚLIO GARCIA vai voltar à política partidária e ASCARI vai assumir a vaga no TCE.

63 por cento dos três mil 249 quilômetros de rodovias federais estaduais de Santa Catarina estão em condições regulares, ruins ou péssimas. O dado está na vigésima primeira edição da pesquisa da Confederação Nacional de Transportes. O restante, 36 vírgula três por cento se apresentam boas ou ótimas. Santa Catarina ainda tem um destaque negativo no ranking geral dos trechos avaliados: a BR-282, entre Florianópolis e Lages, é considerada a décima pior ligação rodoviária da pesquisa que foi feita em todo o país.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas cumpriu nesta terça-feira mandados de busca e apreensão em uma clínica médica de Chapecó por suspeita de fraudes no Sistema Único de Saúde. Segundo o Gaeco, existe a suspeita de que a fila para realização de quimioterapia do Hospital Regional do Oeste era ampliada para "privilegiar o atendimento em caráter particular de pacientes por uma clínica médica”. A clínica seria dirigida pelo coordenador de oncologia do hospital. Em nota, a direção do hospital disse que nenhum paciente que buscou atendimento foi negligenciado por questões financeiras.

Gincana do Clube de Mães reúne cerca de 30 grupos. Quem comenta é a secretária de assistência social de São Lourenço do Oeste ADRIANE DE JESUS. De acordo com ela, o município tem hoje 42 grupos de mães, e compareceram na gincana aproximadamente 30. O evento proporcionou maior integração, além de promover o trabalho em equipe. Objetivo é ainda divertir e descontrair as mães, aproveitando o momento de união dos grupos. Aconteceu diversas brincadeiras e o envolvimento das mulheres foi bastante positivo.

Escola recebe promotor. Segundo a diretora da Escola Municipal João Telles Padilha, de Campo Erê, MARINES PECININI, aconteceu ontem na escola, uma palestra, ministrada pelo promotor de justiça da comarca GUILHERME SIMAS. De acordo com ela, o tema da palestra foi voltado para os pais e responsáveis pelos alunos. O promotor falou sobre responsabilidade dos pais e das escolas na criação e educação dos filhos.

Promotor ministra palestra em escola do município. GUILHERME SIMAS, da comarca de Campo Erê, relata que esteve na escola João Telles Padilha, falando sobre os problemas enfrentados pelas famílias na educação dos filhos. Ele ressalta a importância da estruturação familiar, a responsabilidade dos pais na criação e educação dos filhos, além dos atos infracionais e crimes contra crianças e adolescentes.

União do poder judiciário, escola e família é muito importante. O entendimento é do promotor de justiça da comarca de Campo Erê GUILERME SIMAS. De acordo com ele, isso favorece na formação da criança e do adolescente. Contudo, frisa que a responsabilidade com a criação e o acompanhamento da educação de seus filhos é responsabilidade dos pais, ela nem sempre pode ser compartilhada.

Setor de habitação trabalha na regularização fundiária. Segundo LAUDENIR DA ROSA – responsável pelo setor de habitação de São Lourenço do Oeste, a pasta segue com o programa no município. Lembra que é um projeto antigo, mas que estava parado, sendo reativado no começo do ano. Ele consiste em proporcionar alguns benefícios a famílias de baixa renda, como o caso das reformas residenciais. Para ter direito ao beneficio é preciso atender alguns pré-requisitos, como: renda de um salário mínimo, ser maior de 50 anos e possuir apenas um imóvel no nome.

Programa de regularização fundiária serve para ajudar famílias ter escritura de seus terrenos. O responsável pelo setor de habitação em São Lourenço do Oeste, LAUDENIR DA ROSA, comenta que por meio do programa, os moradores podem adquirir sua escritura com um baixo custo e em alguns casos até sem nenhum custo. Como o programa estava parado, neste ano, apenas 15 famílias serão beneficiadas com as escrituras. Porém, nos próximos, ROSA garante que um número maior da população será beneficiado.

Contribuintes podem contar com Refis no município para quitar débitos. Quem lembra é ELENICE BORCH - Assessora de projetos e auxiliar do setor de tributação da prefeitura de Santa Terezinha do Progresso. De acordo com ela, o Refis é um programa de recuperação fiscal, oferecido aos contribuintes que se encontram em dívida com a Fazenda Municipal. É um meio de incentivo, para que os débitos sejam pagos. ELENICE, reforça o pedido para que, os contribuintes que estão em débito, que procurem o setor de tributação e renegociem sua situação.

Dívida ativa do município é alta. A declaração é da assessora de projetos e auxiliar do setor de tributação da prefeitura de Santa Terezinha do Progresso ELENICE BORCH. Conforme ela, quem não renegociar sua dívida para com o município será cobrado judicialmente. Explica que é lei cobrar impostos dos contribuintes, por isso a prefeitura oferece novas maneiras de quitar débitos. Frisa que todo recurso arrecadado com impostos volta em ações para o município, por isso é muito importante que todos estejam em dia.

Refis pode ser parcelado em até vezes. Segundo ELENICE BORCH – assessora de projetos e auxiliar do setor de tributação da prefeitura de Santa Terezinha do Progresso, aderindo ao refis, o contribuinte fica isento das multas e juros da dívida ativa. No entanto, essa renegociação só é valida até o dia 20 de dezembro. Após essa data, o débito entrará em cobrança judicial.

Município tem mais de 300 mil reais de dívida ativa. ELENICE BORCH – assessora de projetos e auxiliar do setor de tributos da prefeitura de Santa Terezinha do Progresso, relata que esse é um dinheiro que deixa de entrar e ser investido em todas as áreas do município. Ela reconhece que o Refis não vai resolver todo problema, mas é uma maneira do executivo, dar um subsídio aos contribuintes.

Autoridades e lideranças ainda trabalham no levantamento dos prejuízos causados pela chuva. JACSON SANTOS é o responsável pela defesa civil municipal de São Lourenço do Oeste. Ele relata que os estragos causados pela chuva ainda estão sendo contabilizados pela administração municipal. Autoridades continuam se reunindo com o coordenador regional da Defesa Civil, para os procedimentos e também para validar o decreto de situação de emergência.


Mais de 50 chamados são atendidos pelos bombeiros. Quem lembra é o responsável pela defesa civil municipal de São Lourenço do Oeste JACSON SANTOS. Segundo ele, no final de semana, o Corpo de Bombeiros do município atendeu cinquenta e uma ocorrências. Nestes atendimentos estavam pessoas ilhadas e casas com algum dano. SANTOS, acrescenta que o levantamento de dados será concluído na próxima semana.

Secretário executivo da ADR é agraciado com medalha e certificado. WALMOR PEDERSSETTI de São Lourenço do Oeste, conta que em solenidade que homenageou a Polícia Militar Rodoviária pelos 40 anos de atuação, algumas autoridades regionais também receberam reconhecimento, em São Miguel do Oeste. A Câmara de Vereadores realizou sessão solene em homenagem aos 40 anos da Polícia Militar Rodoviária em Santa Catarina. Durante o ato, algumas autoridades foram agraciadas com medalhas e certificados pela relevante parceria com a Polícia.

Histórico da Polícia Militar Rodoviária Estadual é apresentado em sessão solene. Segundo o secretário executivo da ADR de São Lourenço do Oeste WALMOR PEDERSSETTI, conforme histórico, a Polícia Rodoviária, teve sua origem por meio de convênio celebrado em 12 de novembro de 1976, entre a então Secretaria de Estado de Segurança e Informações e a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras. A ação teve por objetivo a execução do policiamento das rodovias estaduais. As atividades tiveram início em maio de 1977.

Homenageados em sessão solene são divididos em quatro categorias. De acordo com o secretário executivo da ADR de São Lourenço do Oeste WALMOR PEDERSSETTI, foram agraciados com homenagens, as autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público. Além, de autoridades policiais estaduais, de bombeiro militar e das forças armadas e Autoridades do Poder Executivo e do Poder Legislativo.

Indicação dos homenageados de São Lourenço é feita pelo sargento do Posto 17 da Polícia Rodoviária. Segundo o secretário executivo da ADR de São Lourenço WALMOR PEDERSSETTI, a indicação dos homenageados do município foi feita pelo sargento FABIANO ANDRÉ DOS SANTOS, Comandante do 17º Posto da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste. A nominata passou por avaliação do Comandante de Iporã e Lages. O secretário salienta que ficou muito honrado com o reconhecimento

Alesc promove mais uma edição do SUSTENTAR 2017. Quem comenta é o deputado estadual DIRCEU DRESCH. Segundo ele, o evento aconteceu na capital e reuniu especialistas em energias renováveis. O parlamentar conta que com 30 palestrantes do Brasil e do Exterior, inicia hoje á noite a sexta edição do Fórum de Energias Renováveis, Consumo Responsável, Cidades Inteligentes - SUSTENTAR 2017. O evento, que segue até o dia 10 na Capital, é realizado pela Comissão de Economia, Ciências, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa. São esperados cerca de 500 participantes.

É preciso discutir e tirar os entraves que dificultam a expansão da autogeração distribuída de energia das fontes renováveis. DIRCEU DRESH – Deputado estadual, se refere a energias: solar, eólica, hídrica ou biogás. Se todas as casas do Brasil gerassem energia solar, por exemplo, o país seria capaz de suprir 2,3 vezes toda sua demanda residencial de eletricidade. Além disso, ainda criaria emprego e renda e reduziria o risco de apagões, acrescenta o parlamentar. DRESCH é proponente do evento e autor do projeto que isenta impostos sobre a energia elétrica produzida pelo cliente da concessionária, cujo excedente seja compartilhado na rede pública de abastecimento.

Sustentar 2017 conta com diversos apoios. Quem comenta é o deputado estadual DIRCEU DRESCH. Segundo ele, os apoiadores são: Instituto Ideal, Sebrae, Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica, Associação Brasileira de Energia Distribuída, Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis e Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina. DRESCH frisa que além das palestras, haverá workshop, oficina para gestores públicos, passeio com o ônibus movido por energia solar e visitas técnicas a projetos de fomento e de geração de energia sustentável.

Motociclista fica ferido em colisão. Por volta das 20 horas e 50 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste, foi acionado na SC 157, centro de Novo Horizonte, para atender acidente de trânsito, tipo colisão lateral. A colisão envolveu uma moto, emplacada em Joinvile, pilotada por um homem de 25 anos, e um gol placas de Novo Horizonte, conduzido por uma mulher. O piloto da moto sofreu ferimentos considerados, médios. Já a motorista do carro não teve ferimentos. Após procedimentos foi conduzido ao pronto atendimento 24 horas.

Saída de pista mobiliza bombeiros na madrugada. O acidente aconteceu nesta madrugada, por volta das 2h05na Rua Antônio Chalitto, bairro Alto São Mateus, em Marmeleiro. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê ao chegar ao local se deparou com uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um VWGol, placas de Campo Erê. O carro estava com as rodas para cima. No interior do veículo estava um homem, de 34 anos, consciente e orientado, preso pelo cinto de segurança. Foi realizado o corte do cinto e a remoção da vítima. O paciente não apresentou nenhum ferimento e foi liberado no local após receber atendimento. O Local foi isolado até a chegada do Polícia Militar de Marmeleiro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.