ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 08/10/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, ameaçou nesta segunda-feira "destruir" a economia da Turquia se o país fizer algo "fora dos limites" em suas operações na Síria. O presidente da Turquia, RECEP TAYYIP ERDOGAN, afirmou nesta segunda que o exército de seu país está pronto para iniciar a qualquer momento operações contra milícias curdas no nordeste da Síria. Os Estados Unidos, ao mesmo tempo, começaram a retirar suas tropas perto da fronteira turca, abrindo caminho para uma ofensiva militar na região.

Um homem morreu no domingo no Equador ao ser atropelado por um veículo durante o quinto dia de protestos contra o forte aumento nos preços dos combustíveis. Nesta segunda-feira, o balanço já somava 14 feridos e 477 detidos, segundo a ministra do Interior, PAULA ROMO. A maioria das prisões foi por vandalismo. Nesta segunda, manifestantes indígenas se uniram aos protestos paralisando estradas de todo o país e interditando uma importante rodovia de acesso à capital. O protesto foi causado, principalmente, pelos aumentos de até 123 por cento nos preços dos combustíveis mais usados.

Após protestos perto do Palácio Carondelet, o presidente do Equador, LENÍN MORENO, decidiu mudar a sede do governo da capital Quito para a cidade costeira de Guayaquil. O anúncio foi feito em pronunciamento por rádio e televisão já transmitido da cidade costeira nesta segunda-feira. MORENO responsabilizou seu antecessor , RAFAEL CORREA, e também NICOLÁS MADURO, presidente da Venezuela, “por tentativa de desestabilizar o governo do Equador". O Congresso do Equador informou também que manifestantes tentaram ocupar a sede da Assembleia Nacional, em Quito, nesta segunda-feira.

A Procuradoria da República no Distrito Federal denunciou 26 pessoas investigadas pela Operação Greenfield, que apura irregularidades nos fundos de pensão da Caixa Econômica Federal, Correios e Petrobras. Nas denúncias, o Ministério Público pede penas de prisão para os investigados e também reparação de três bilhões e cem milhões de reais aos cofres públicos. Esse valor corresponde a três vezes o que foi desviado, segundo a operação. De acordo com os procuradores da força-tarefa da Greenfield, os fundos fizeram aportes milionários em um fundo de investimento, chamado Multiner, que comprovadamente tinha uma situação de "desequilíbrio e incapacidade financeira".

A agenda de privatizações e concessões avançou em 2019 e foi ampliada. Somados os projetos iniciados ainda no governo MICHEL TEMER e os anunciados na gestão do presidente JAIR BOLSONARO, o número atual de ativos listados para serem oferecidos em leilões para a iniciativa privada está em 119, contra 69 no começo do ano. Um levantamento feito pelo site de notícia G1 a partir dos dados disponibilizados pelo Programa de Parcerias de Investimentos mostra que 29 leilões já foram realizados em 2019 e que outros 22 estão previstos para ocorrer até o final do ano. O avanço das parcerias com a iniciativa privada e a privatização de estatais e serviços de aeroportos, rodovias, ferrovias, portos, entre outros ativos, é tratada pelo governo como fundamental para aumentar o nível de investimentos no país.

O presidente JAIR BOLSONARO se reuniu nesta segunda-feira com ministros e comandantes das Forças Armadas para discutir o aparecimento de manchas de óleo em praias do Nordeste. O encontro aconteceu na sede do Ministério da Defesa. Após a reunião, BOLSONARO disse a jornalistas que as manchas de óleo estão sendo “analisadas” desde dois de setembro. Ele afirmou que trata-se de uma investigação “bastante complexa” e frisou que o óleo não é produzido e nem comercializado no Brasil. Segundo o presidente, o aparecimento das manchas pode ter origem criminosa ou acidental. De acordo com ele, existe um país “no radar”, mas não quis dizer qual.

O catarinense deve gastar, em média, 180 reais e 29 centavos no presente de Dia das Crianças em 2019, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, a Fecomércio. No ano passado, essa média foi de 189 reais e 28 centavos. A maioria vai presentear com brinquedo. Entre as cidades pesquisadas, Chapecó é que mais vai gastar com presente, com uma média de 210 reais. De acordo com a pesquisa, a maioria dos catarinenses deve pagar à vista em dinheiro. Essa foi a resposta de 64 por cento dos entrevistados.

O número de pacientes que tiveram gripe A ou B em 2019 ultrapassou o total dos 12 meses de 2018. Este ano, 470 pessoas contraíram a doença no estado. Em 2018, foram 461 de janeiro a dezembro. 269 apresentavam algum fator de risco. Os dados são do boletim da Dive divulgado nesta segunda-feira. O estado também registrou três novas mortes em uma semana, nos municípios de São José, Águas Mornas e Camboriú. Ao todo, foram 62 mortes desde o começo do ano. Desse total, 51 pessoas tinham algum fator de risco, como mais de 60 anos, doença crônica e obesidade. A Dive informou que não foram enviadas novas vacinas contra a gripe após o término da campanha de vacinação, em 14 de junho.

Em Santa Catarina, somente dois por cento dos cursos superiores particulares alcançaram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2018. Entre os cursos de instituições públicas avaliados no Estado, esse índice foi de 17 por cento. Entre os 410 cursos de instituições particulares avaliados no exame, 49 por cento obteve o conceito 3. Já entre os 46 cursos superiores públicos examinados, a nota 4 foi a mais preponderante em 45 por cento das instituições. O conceito máximo da avaliação é 5. Aplicado pelo Inep, o Enade avalia alunos do último ano das faculdades com a intenção de medir a qualidade da graduação no país.

Alunos do Projeto Semear visitam quartel do Corpo de Bombeiros. Quem comenta é EDIRLEIA ZANQUETIN- Monitora social do Projeto em Campo Erê. Segunda ela, essa parceria com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar tem grande importância para as crianças conhecerem os equipamentos, vestimentas, viaturas e caminhão. EDIRLEIA acrescenta que os alunos também participaram de atividades e brincadeiras com: cama elástica e tirolesa. Ela destaca que pela manhã de hoje, participaram em torno de cinquenta crianças.

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros recebem visita dos Alunos do Projeto Semear. Conforme o Sargento da PM, JONES PAGLIOCHI é importante as crianças verem como funciona o dia a dia da polícia. Ele relata que muitos julgam o órgão, como vilão, que é só para prender pessoas e atender ocorrências. Destaca que a polícia é para ajudar todas as classes sociais. JONES comenta que hoje os bombeiros mostram o caminhão e a o rapel, e a polícia deixa à mostra a viatura e conta como é o trabalho.

É importante para Polícia Militar visitas de crianças e adolescentes. O comentário é de JONES PAGLIOCHI. De acordo com ele, é comum esse tipo de evento com as escolas do município. Lembra que neste ano ação já aconteceu com as creches Turma da Mônica e do Cei Odila. Na oportunidade, também foi mostrado como funcionam as câmeras de videomonitoramento Campo Erê.

Parceria entre administração, Bombeiros e Projeto Semear possibilita conhecimento das crianças sobre trabalho e equipamentos. Quem comenta é VANTUIR SCHOENINGER - Comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Erê. Ele relata que hoje, a Polícia está no mesmo espaço que os bombeiros com a viatura, e instruindo as crianças e jovens sobre as atividades. Objetivo dessa programação é proporcionar algo diferente para a semana da criança. Por isso, são várias atividades desenvolvidas.

Ao mesmo tempo que as crianças se divertem, também tem uma questão cultural e educacional. Isso se dá, explica o comandante, pois eles, recebem instruções de como evitar acidentes no dia a dia, inclusive boas maneiras. SCHOENINGER, informa que hoje tem dois grupos de visita, pela manhã foram em torno de 50 crianças, e a tarde 90. Destaca que sempre que possível é feito parceria com as escolas e administração dos municípios para fazer essa interação com o Corpo de Bombeiros e sociedade. Comenta ainda que agora com o curso de formação de novos bombeiros comunitários eles têm o período de estágio, e assim como os bombeiros comunitários da ativa, eles auxiliam nos trabalhos com as crianças.

Feira tem por objetivo incentivar agricultor a plantar e comercializar seus produtos. A informação é de ADEMIR CIMA- Secretário da Agricultura de São Bernardino. De acordo com ele, a feira acontece todo mês. Essa ação é realizada pela secretaria, mas também conta com a parceria da Epagri. Os técnicos auxiliam todos os meses na organização da feira. Objetivo é trabalhar para que cada edição reúna um número maior de agricultores e consumidores.

Caps desenvolve diversas ações do outubro rosa. A informação é da coordenadora da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê JULIANA ANSILIERO. De acordo com ela, ação está marcada para está quinta-feira, no Caps. Neste dia, o atendimento será voltado apenas para as mulheres. Na quinta, o

Centro recebe pacientes do todos os municípios atendidos pelo consórcio, e as atividades vão acontecer o dia todo. Pela manhã, JU, destaca que será servido café da manhã, e depois acontecem várias atividades voltadas a orientações sobre saúde da mulher.

Prevenção do câncer de mama e colo do útero é importante para todo público feminino. A enfermeira JULIANA ANSILIERO, relata que muitas vezes as mulheres deixam de lado o cuidado consigo mesmas. No entanto, ressalta a importância de cuidar da saúde em todas as faixas etárias da mulher. Várias dicas de prevenção vão ser dadas no encontro de mulheres no Caps. Será um momento de tirar dúvidas e também, conhecer métodos de prevenção dessas doenças.

Bingo e Chá Rosa são atividades do Caps na programação do Outubro Rosa. JULIANA ANSILIERO – coordenadora da equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê, conta que haverá vários prêmios para o bingo, e as mulheres vão poder aproveitar um dia diferente voltado para o bem estar delas mesmas. Depois será promovido o primeiro Chá Rosa, momento de relaxar, conversar e aproveitar um delicioso chá.

Projeto Sesc Mulher é oficialmente lançado em Campo Erê. Aconteceu na tarde de ontem, abertura oficial dos atendimentos do Sesc no município. Segundo a secretária de saúde ELIZANDRA DA SILVA, objetivo é até o final dos atendimentos em Campo Erê, no dia 12 de dezembro chegar a mil e cem mamografias e mil e cem exames Papanicolau. A vinda do Sesc para o município, segundo ELIZANDRA possibilita mais comodidade para as mulheres que precisam se deslocar para outros municípios para fazer mamografia, por exemplo.

Além dos atendimentos na carreta do Sesc, acontecem várias ações educativas. A informação é de TATIANE DA SILVA – coordenadora do Sesc Mulher. De acordo com ela, o Sesc também faz parcerias com entidades para realização de palestras educativas sobre a saúde da mulher. Os atendimentos na carreta devem ser previamente agendados com as agentes de saúde do município, ou então direto na carreta do Sesc. Enquanto o Sesc estiver no município, todos os atendimentos são voltados apenas para mulheres de Campo Erê.

Campo Erê é a quarta cidade atendida pelo Sesc Mulher em 2019. A informação é de NAIURA DARTORA – responsável técnica do Sesc Mulher. De acordo com ela, os atendimentos no município são todos voltados para mulheres, por isso reforça o convite para que o público feminino compareça e aproveite os exames que podem ser feitos na carreta, todos de forma gratuita. As ações, envolvem coleta do preventivo, mamografia e educação em saúde.

O Sesc Saúde Mulher é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde. Quem explica é a responsável técnica do projeto. Segundo ela, em Campo Erê, até 12 de dezembro, s unidades atendem mulheres com dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Os exames oferecidos nas unidades são: mamografia, ultrassonografia pélvica, mama e transvaginal, e citopatológico, que é o exame preventivo. O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um deles, é indispensável , a identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde.

Estrutura interna do caminhão é dividida. NAIURA DARTORA – responsável técnica do Sesc Mulher em Campo Erê, ressalta que a carreta é dividida em: Consultório para realização de exames de ultrassonografia, citopatológico, com mesa ginecológica, ultrassom portátil e impressora; Sala de mamografia: espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho, impressora a laser e negatoscópio; Banheiro e tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, funcionamento de recepção e sala de espera.

A unidade do Sesc Saúde Mulher é composta por seis profissionais. Segundo NAIURA, atendem na carreta, uma enfermeira, uma educadora em saúde, técnico de radiologia, técnico de enfermagem, artífice de manutenção e motorista. Além disso, conta com a colaboração de um médico ultrassonografista e laboratórios para emissão de laudos, assim como um médico responsável técnico que responde pela unidade.

Comarca volta a ter delegado titular. Volta para a delegacia de Campo Erê MIGUEL DOMINGUES DUTRA. Ele já atuou na comarca em 2010, onde ficou até 2015. Agora retorna para assumir por mais um tempo. Ele cita que a importância de ter um delegado titular na comarca é muito grande, pois desta maneira os trabalhos são despachados de forma mais rápida. Ressalta que alguns trabalhos precisam de uma urgência maior, devido o tempo que a delegacia ficou sem delegado titular. DUTRA observa que 2019 comparado á 2010 o índice de crimes está bem menor, não só em Campo Erê. Mas em toda a comarca.

Polícia recupera veículo furtado. Por volta das 11 horas e15 minutos de ontem, a polícia recebeu uma denúncia anônima, relatando que no final da Rua Edgar Faust no bairro Padre Ulrico, havia uma caminhonete S10, abandonada. No local foi constatado que o veículo possuía alerta de furto domingo, em Francisco Beltrão. O veículo foi guinchado e entregue a delegacia.

Homem é preso por porte de arma de fogo. Por volta das 16 horas após receber informações de que um homemestaria de posse de uma arma de fogo em sua residência, a equipe deslocou até o local e conversou com a mãedo suspeito. Logo na entrada da casa foi localizado o suspeito, realizada a abordagem e nada de ilícito foi localizado com ele. Ao perguntar sobre a arma, ele negou e disse que poderia procurar que não iria ser encontrado nada. Realizada a busca na residência e em um dos quartos da casa, foi localizado dentro do guarda-roupas, uma garrucha de fabricação artesanal, municiada com um cartucho de carregamento manual de calibre aparentemente 32. O homem juntamente com a arma de fogo foram conduzidos até a delegacia.

Bombeiros combatem incêndio em forno de indústria. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste combateu a um incêndio em forno de uma indústria localizada no bairro São Francisco, em São Lourenço, na tarde de ontem. Segundo os bombeiros, foram utilizados os hidrantes da própria fábrica para o combate ao fogo. No total, dez bombeiros estiveram no local. De acordo com os bombeiros, sete colaboradores foram conduzimos ao hospital com náuseas e dor de cabeça por excesso de inalação de fumaça. Os bombeiros destacam que o tempo resposta da equipe do Corpo de Bombeiros foi fundamental para evitar que o incêndio se alastrasse por outras áreas da fábrica.

Mulher fica ferida ao ser agredida por ex-companheiro. A Polícia Militar de Anchieta foi acionada ontem para atendimento da ocorrência, aonde a mulher foi agredida pelo ex-companheiro. A vítima estava em sua residência quando ele chegou e começaram a discutir, sendo a mulher agredida com um pedaço de pau de aproximadamente 30 centímetros e arrastada por cerca de 30 metros do local, sofrendo diversas lesões graves. Durante a agressão o filho da vítima e outra pessoa ajudaram a socorrer a mulher. O agressor fugiu do local, sendo localizado pela Polícia Militar e preso em flagrante. A vítima estava com suspeita de fratura numa das mãos e diversas escoriações.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.