ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 08 10 2018

-SC DÁ A MAIOR VOTAÇÃO PROPORCIONAL A BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO

-MAIS DA METADE DAS VAGAS NA ASSEMBLEIA SERÃO RENOVADAS EM 2019

-PLEITO FOI MARCADO PELA TRANQUILIDADE NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

-GELSON MERÍSIO VENCEU ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR EM SÃO MIGUEL DO OESTE

-DEPUTADOS MAIS VOTADOS NO MUNICÍPIO NÃO CONSEGUEM SE ELEGER

-SAÍDA DE PISTA DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA SC 496

-POLÍCIA CIVIL E IGP FAZEM RECONSTITUIÇÃO DE ASSASSINATO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 virgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O número de mortos no terremoto seguido de tsunami que atingiu a ilha de Sulawesi, na Indonésia, aumentou neste domingo para mil 763 e o número de desaparecidos subiu para provavelmente mais de cinco mil. O último balanço apontava cerca de mil desaparecidos. Milhares de casas foram destruídas pelo abalo de magnitude sete vírgula cinco seguido de tsunami, que atingiram a região em 28 de setembro.

Pelo menos quatro pessoas morreram, duas ficaram desaparecidas e centenas desabrigadas neste domingo, após chuvas torrenciais que caíram em Honduras desde quinta-feira. As fatalidades são um homem que foi arrastado por uma corrente, uma mulher de 25 anos e suas duas filhas, de oito e seis que morreram na noite de sábado quando uma casa desabou.

O presidente eleito do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, disse neste domingo que consideraria a legalização de certas drogas como parte de uma estratégia mais ampla de combate à pobreza e ao crime. Ele disse que uma proposta recente do ministro da Defesa do país, que apoiou a legalização do ópio para uso medicinal, era importante e que ele não descartaria nada. LÓPEZ OBRADOR, que toma posse no dia primeiro de dezembro, disse neste domingo que também procuraria pagar mais aos agricultores pelo milho, como forma de dissuadi-los de plantar sementes de papoula.

O candidato do PSL, JAIR BOLSONARO, venceu a eleição para presidente da república em 16 estados e no Distrito Federal.. FERNANDO HADDAD do PT ganhou em nove. Nas capitais, o placar foi de 23 a três a favor de BOLSONARO. Terceiro colocado na disputa nacional, CIRO GOMES do PDT venceu apenas no Ceará e na sua capital, Fortaleza. Na divisão por regiões, BOLSONARO venceu em todos os estados do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul, e em todas as capitais dessas três regiões, além de nas do Norte. Já HADDAD teve seu melhor desempenho no Nordeste, onde teve a maior parte dos votos em oito dos nove estados e em três das nove capitais.

MDB, Rede e PP são os partidos que mais elegeram senadores nas eleições deste ano. Os eleitores definiram neste domingo os 54 senadores que vão compor a Casa junto aos demais 27, eleitos em 2014. A partir de 2019, o Senado Federal será composto por 81 senadores de 21 partidos diferentes. Neste ano, a sigla que mais ganhou cadeiras no Senado ainda foi o MDB, com sete senadores eleitos. A Rede Sustentabilidade, partido elegeu cinco senadores. Rede e PP têm cinco senadores cada um. Depois, cinco siglas conseguiram quatro senadores cada um: DEM, PSD, PT, PSDB e PSL.

A advogada e professora JANAÍNA PASCHOAL do PSL é a deputada mais votada na história do país. Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, a candidata recebeu dois milhões 31 mil 829 votos e superou o recorde histórico para o legislativo estadual e federal. Ela conquistou um número de votos quase sete vezes maior que os recebidos por FERNANDO CAPEZ do PSDB, deputado estadual reeleito em 2014 com 306 mil 268 votos, maior número registrado até aquele período.

Santa Catarina foi o estado que garantiu a maior votação proporcional ao candidato à Presidência JAIR BOLSONARO do PSL. O capitão da reserva do Exército terminou com 65 vírgula 82 por cento dos votos válidos, o que lhe garantiria uma vitória folgada em primeiro turno, caso o Brasil se resumisse às terras catarinenses. O candidato do PSL, que vai disputar o segundo turno com FERNANDO HADDAD do PT, também teve votação expressiva nos três maiores colégios eleitorais de Santa Catarina: Joinville, Florianópolis e Blumenau.

ESPERIDIÃO AMIN do PP e JORGINHO MELLO do PR são os novos representantes de Santa Catarina no Senado Federal. AMIN recebeu um milhão 226 mil e 46 votos, ou 18 virgula 77 por cento dos votos válidos, e MELLO teve um milhão 179 mil 750 votos, 18 virgula zero sete por cento. Eles têm mandato até 2027 e formam a bancada catarinense com DÁRIO BERGER do MDB, eleito em 2014. A disputa para a segunda vaga foi acirrada. O terceiro colocado, LUCAS ESMERALDINO do PSL recebeu 17 vírgula 79 por cento dos votos válidos e ficou a 18 mil e 88 votos do segundo eleito.

Entre os 40 deputados estaduais eleitos neste domingo, apenas 18 já estão na casa e terão mais quatro anos de mandato. 11 deputados estaduais que tentaram a reeleição não tiveram votos suficientes. Assim, as outras 22 cadeiras terão novos donos a partir de 2019. Quem sai fortalecido das urnas é o PSL. O partido de JAIR BOLSONARO não conta com nenhum parlamentar na Alesc hoje, mas passará a ter seis representantes em janeiro. Entre eles, o vereador de Blumenau RICARDO ALBA do PSL, eleito para Assembleia com a maior votação do Estado: 62 mil 762 votos.

A secretaria de Cultura começa hoje a Festa da Cultura em São Miguel do Oeste. O evento tem o apoio da Associação dos Afrodescendentes, Centro de Convivência de Descendentes de Italianos, Centro Cultural Morgenstern, Grupo de Danças Ítalo Germânico e CTG Porteira Aberta. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, CARLOS CHAVES, as festividades estão programadas para acontecer na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel, no Museu Histórico Ruy Arcádio Luchesi e na Biblioteca Pública Municipal José de Alencar. CHAVES disse que o objetivo da semana é valorizar a cultura e as etnias do município.

A Festa da Cultura da semana que vem terá exposições, contação de histórias, Feira de Artesanato e do Livro e o Festival da Canção "Canta São Miguel", além de desfile cultural e apresentações artísticas. A programação começa hoje com exposição no Museu Municipal e contação de histórias na biblioteca. As atividades prosseguem amanhã. Na quarta-feira tem encontro do programa Vida Longa com Saúde as duas da tarde a noite da Cultura Gaúcha com jantar, apresentações artística, exposição de objetos típicos gaúchos e mateada. Na quinta-feira começa a Festa da Etnias e o Festival da Canção Canta São Miguel na área coberta Walnir Botaro Daniel.

O feriado do dia 12 de outubro será marcado por uma série de atividades dentro da programação da festa da cultura. As quatro horas da tarde tem feira do artesanato, feira do livro, mateada e apresentações artísticas. As sete e meia começam as finais do Canta São Miguel. Para o sábado, a Festa da Cultura tem todas as atrações da sexta e mais um desfile cultural pelas ruas da cidade. As sete e meia da noite tem a Noite Cultural com apresentações artísticas das etnias, grupos folclóricos e do CTG. A Festa da Cultura termina no domingo com apresentações de artistas locais e dos finalistas do Festival da Canção "Canta São Miguel" na praça.

O programa Vida Longa com Saúde, implantado pela secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai realizar atividades em comemoração aos 16 anos de existênciao município. As ações serão realizadas a partir das duas horas da tarde na área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel. O programa tem facilitado e agilizado o atendimento às pessoas da terceira idade, pois os medicamentos são distribuídos nos encontros e a médica e a enfermeira estão à disposição para consultas e demais encaminhamentos. Atualmente, a equipe atende 23 grupos e cerca de mil e 800 idosos do município. Durante as comemorações serão realizadas orientações de saúde, jogos,atividades físicas e a apresentação do grupo teatral Cia de La Curva.

A eleição deste domingo foi muito tranquila na quadragésima quinta zona eleitoral de São Miguel do Oeste. A avaliação é do juiz eleitoral, MARCIO CRISTÓFOLI. De acordo com ele, as urnas funcionarão bem e não houve a necessidade de troca de equipamentos. O incidente mais expressivo acontecer na escola Alberico Azevedo do bairro São Jorge. A eleitora JULIANA ORTIGARA disse que em praticamente todos os cargos, porém, na hora de votar para presidente, houve um problema e a foto e o número não apareceram. De acordo com o Ministério Público, outras três pessoas relataram o mesmo problema. O promotor MAICON HAMMES disse que as pessoas podem ter se confundido na hora da votação e não terem percebido o final do procedimento de votação.

A ata de encerramento dos trabalhos de envio e certificação de todos os dados para o Tribunal Regional Eleitoral foi finalizado as seis e 45 da tarde de ontem. De acordo com o juiz MARCIO CRISTOFFOLI, o último pen drive com os votos das urnas eletrônicas chegou no cartório por volta das seis e 35. Ele comentou que o sistema funcionou semnenhum problema e toda a logística montada pelo cartório funcionou dentro do planejado. Os boletins de urna com os resultados de todas as seções eleitorais da região vão permanecer fixados no estúdio de vidro do prédio da Rede Peperi de Comunicação durante toda a semana.

O candidato JAIR BOLSONARO fez 58 vírgula 40 por cento dos votos válidos na eleição deste domingo em São Miguel do Oeste. O candidato do PSL recebeu 13 mil 289 votos. O petista FERNANDO HADDAD fez cinco mil 297 votos e ficou em segundo lugar com 23 vírgula 28 por cento. CIRO GOMES fez mil 633 e JOÃO AMOEDO 849. A eleição no município teve uma abstenção de cerca de 20 por cento e aproximadamente seis por cento dos eleitores votaram em branco ou nulo para presidente da república.

Na disputa pelo senado, o candidato do PR JORGINHO MELLO foi o mais votado em São Miguel do Oeste. Ele recebeu cinco mil 990 votos, o que representa 16 por cento do total. RAIMUNDO COLOMBO ficou em segundo com cinco mil 946. LUCAS ESMERALDINO do PSL fez cinco mil 608 e apareceu em terceiro lugar. ESPERIDIÃO AMIN, o mais votado no estado, ficou na quarta posição no município com cinco mil 599 votos. PAULO BAUER do PSDB fez quatro mil 469 votos. IDELI SALVATTI do PT fez três mil 829 e LEDIO ROSA também do PT somou três mil 509 votos. A soma de brancos e nulos para o senado foi superior a 22 por cento.

O deputado GELSON MERISIO venceu a eleição para governador do estado em São Miguel do Oeste. O candidato do PSD recebeu seis mil 991 votos, o que equivale a 33 vírgula 62 por cento dos votos válidos. O comandante MOISÉS do PSL ficou em segundo lugar com quatro mil 789, ou seja, 23 por cento do total. MAURO MARIANI, do MDB, acabou em terceiro no município com quatro mil 461. O candidato do PT, DECIO LIMA teve quatro mil 182 votos. Os brancos e nulos para governador foram de 14 por cento.

O candidato do PSD, GELSON MERISIO, disse ontem, logo depois da confirmação do segundo turno no estado, que o cenário eleitoral fica em segundo plano agora, já que os dois candidatos a governador apoiam BOLSONARO. Ele comentou que o PSD começa hoje a campanha a nova eleição no dia 28 de outubro e que o partido não fazer acordos com as siglas que disputaram o primeiro turno e ficaram pelo caminho.

A população não quer mais os mesmos políticos e por isso aceitou a proposta de mudança apresentada pelo PSL. A declaração é do candidato a governador COMANDANTE MOISES. Ele disse que não ficou surpreso com o resultado obtido neste domingo que o coloca no segundo turno com GELSON MERISIO do PSD. COMANDANTE MOISÉS afirmou que acredita que esse movimento vai continuar na segunda votação no final do mês.

GELSON MERÍSIO do PSD venceu a eleição para governador em Barra Bonita com 392 votos. DECIO LIMA fez 388, MAURO MARIANI fez 364 e COMANDANTE MOISÉS 145. No município de Bandeirante, DECIO LIMA do PT venceu com 824 votos, seguido de MARIANI com 611, MERÍSIO com 257 e COMANDANTE MOISÉS com 256. Já em Paraíso o resultado para governador ficou assim: MERÍSIO com 861 votos, DÉCIO LIMA com 786, MARIANI com 512 e COMANDANTE MOISÉS com 316.

FERNANDO HADDAD do PT foi o vencedor do pleito para presidente em Bandeirante com 940 votos. BOLSONARO fez 840 votos no município. Já em Barra Bonita, o candidato do PSL venceu a disputa com 619 votos contra 554 do candidato do PT. Em Paraíso, BOLSONORO fez mil 228 votos e superou HADDAD que recebeu mil e 58 votos.

O empresário JUNGLES WEGHER, do PSL, foi o candidato mais votado a deputado federal em São Miguel do Oeste. Ele recebeu dois mil 892 votos no município e nove mil e 85 votos em Santa Catarina. JUNGLES ficou na posição número 73 na eleição para a câmara federal. PEDRO UCZAI do PT ficou em segundo com dois mil 450 votos. Em terceiro, ficou CELSO MALDANER do MDB com dois mil e 95. A candidata do PSL, CAROLINE DE TONI do PSL fez mil 285. O quinto mais votado para deputado federal no município foi HUGO BIEHL do PP com mil e 85 votos. Os brancos e nulos para a câmara federal foi de 17 por cento.

O professor JOÃO GRANDO foi o candidato a deputado estadual mais votado no pleito deste domingo em São Miguel do Oeste. O emedebista recebeu quatro mil 392 votos. Em todo o estado, ele somou 22 mil 597 votos e ficou na posição de número 58, fora da assembleia legislativa. O segundo mais votado no município foi PADRE PEDRO BALDISSERA do PT, que se reelegeu, com mil 702 votos. O terceiro foi MARLENE FENGLER do PSD com mil 550 votos. O candidato do PR, MAURICIO ESKUDLARK somou mil 416 votos e foi o quarto mais votado no município. O quinto foi LUCIANE CARMINATTI do PT com mil 317 votos. Os brancos e nulos chegaram a 13 por cento para deputado estadual.

Apenas duas ocorrências de cunho eleitoral foram registradas pela Polícia Civil neste domingo. De acordo com o delegado regional, ADRIANO BINI, as denúncias apuradas pela polícia são de transporte irregular de eleitores. Um caso foi registrado em Guaraciaba e o outro em Itapiranga. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as duas situações. Ao todo, foram empregados 62 policiais civis na operação das eleições deste ano.

A nona região de Polícia Militar de Fronteira atendeu 17 ocorrências relacionadas a eleição neste domingo. Em Maravilha houve um caso de “boca de urna”. Em Guaraciaba, uma pessoa foi detida por compra de votos.. Em São Miguel do Oeste, houve um caso de distribuição de material eleitoral e em Itapiranga, uma pessoa foi detida por fazer transporte de eleitores. Além disso a Polícia Militar prestou apoio à Justiça para apuração de várias denúncias envolvendo “boca de urna” e compra de votos. A Polícia Militar empregou, na operação Eleições, mais de 350 policiais militares em 74 viaturas.

Um homem ficou ferido em um acidente de trânsito neste domingo na SC 496. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um Hyunday I 30 de Barra Bonita saiu da pista nas proximidades da pedreira em Belmonte por volta das seis da tarde. O carona do veículo sofreu ferimentos no rosto e escoriações. Ele foi atendido no local e encaminhado para ao hospital regional para avaliação médica. O motorista do carro saiu ileso.

A Polícia Civil de São José do Cedro e o IGP realizaram na última sexta-feira a reconstituição de um homicídio no interior do município. De acordo com o delegado SANDRO ZANCANARO, o objetivo da reprodução simulada dos fatos é apurar as circunstâncias do crime e trazer os últimos elementos de prova para conclusão da investigação. Participaram da reconstituição integrantes da PM, do Instituto Geral de Periciais e do Departamento de Administração Penitenciária, além do suspeito, que está preso preventivamente, e de diversas testemunhas. O crime aconteceu no dia 22 de setembro. VALDECIR DE CARVALHO foi morto com três tiros durante uma briga de bar entre Linha Imperatriz e 21 de Novembro. O suspeito, que foi ferido com golpes de facão, alega legítima defesa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.