ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 08-10-2018 Segunda-Feira

-SC DÁ A MAIOR VOTAÇÃO PROPORCIONAL A BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO

-MAIS DA METADE DAS VAGAS NA ASSEMBLEIA SERÃO RENOVADAS EM 2019

-SAÚDE DE TUNÁPOLIS TERÁ AMPLA PROGRAMAÇÃO PARA O OUTUBRO ROSA

-CRAS DE DESCANSO MANTEM DIVERSOS GRUPOS COM JOVENS E IDOSOS DO MUNICÍPIO

-SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DEFINEM ATIVIDADES ESPECIAIS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

-BOLSONÁRIO E MERÍSIO FORAM OS MAIS VOTADOS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

-ACOMPANHE A VOTAÇÃO REGIONAL PARA DEPUTADOS E SENADORES

-POLÍCIA AVALIA DE FORMA POSITIVA O PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES NO EXTREMO OESTE

-MOTORISTA É PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NA SC 496


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 virgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.


O número de mortos no terremoto seguido de tsunami que atingiu a ilha de Sulawesi, na Indonésia, aumentou neste domingo para mil 763 e o número de desaparecidos subiu para provavelmente mais de cinco mil. O último balanço apontava cerca de mil desaparecidos. Milhares de casas foram destruídas pelo abalo de magnitude sete vírgula cinco seguido de tsunami, que atingiram a região em 28 de setembro.


Pelo menos quatro pessoas morreram, duas ficaram desaparecidas e centenas desabrigadas neste domingo, após chuvas torrenciais que caíram em Honduras desde quinta-feira. As fatalidades são um homem que foi arrastado por uma corrente, uma mulher de 25 anos e suas duas filhas, de oito e seis que morreram na noite de sábado quando uma casa desabou.


O presidente eleito do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, disse neste domingo que consideraria a legalização de certas drogas como parte de uma estratégia mais ampla de combate à pobreza e ao crime. Ele disse que uma proposta recente do ministro da Defesa do país, que apoiou a legalização do ópio para uso medicinal, era importante e que ele não descartaria nada. LÓPEZ OBRADOR, que toma posse no dia primeiro de dezembro, disse neste domingo que também procuraria pagar mais aos agricultores pelo milho, como forma de dissuadi-los de plantar sementes de papoula.



O candidato do PSL, JAIR BOLSONARO, venceu a eleição para presidente da república em 16 estados e no Distrito Federal.. FERNANDO HADDAD do PT ganhou em nove. Nas capitais, o placar foi de 23 a três a favor de BOLSONARO. Terceiro colocado na disputa nacional, CIRO GOMES do PDT venceu apenas no Ceará e na sua capital, Fortaleza. Na divisão por regiões, BOLSONARO venceu em todos os estados do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul, e em todas as capitais dessas três regiões, além de nas do Norte. Já HADDAD teve seu melhor desempenho no Nordeste, onde teve a maior parte dos votos em oito dos nove estados e em três das nove capitais.


MDB, Rede e PP são os partidos que mais elegeram senadores nas eleições deste ano. Os eleitores definiram neste domingo os 54 senadores que vão compor a Casa junto aos demais 27, eleitos em 2014. A partir de 2019, o Senado Federal será composto por 81 senadores de 21 partidos diferentes. Neste ano, a sigla que mais ganhou cadeiras no Senado ainda foi o MDB, com sete senadores eleitos. A Rede Sustentabilidade, partido elegeu cinco senadores. Rede e PP têm cinco senadores cada um. Depois, cinco siglas conseguiram quatro senadores cada um: DEM, PSD, PT, PSDB e PSL.


A advogada e professora JANAÍNA PASCHOAL do PSL é a deputada mais votada na história do país. Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, a candidata recebeu dois milhões 31 mil 829 votos e superou o recorde histórico para o legislativo estadual e federal. Ela conquistou um número de votos quase sete vezes maior que os recebidos por FERNANDO CAPEZ do PSDB, deputado estadual reeleito em 2014 com 306 mil 268 votos, maior número registrado até aquele período.



Santa Catarina foi o estado que garantiu a maior votação proporcional ao candidato à Presidência JAIR BOLSONARO do PSL. O capitão da reserva do Exército terminou com 65 vírgula 82 por cento dos votos válidos, o que lhe garantiria uma vitória folgada em primeiro turno, caso o Brasil se resumisse às terras catarinenses. O candidato do PSL, que vai disputar o segundo turno com FERNANDO HADDAD do PT, também teve votação expressiva nos três maiores colégios eleitorais de Santa Catarina: Joinville, Florianópolis e Blumenau.


ESPERIDIÃO AMIN do PP e JORGINHO MELLO do PR são os novos representantes de Santa Catarina no Senado Federal. AMIN recebeu um milhão 226 mil e 46 votos, ou 18 virgula 77 por cento dos votos válidos, e MELLO teve um milhão 179 mil 750 votos, 18 virgula zero sete por cento. Eles têm mandato até 2027 e formam a bancada catarinense com DÁRIO BERGER do MDB, eleito em 2014. A disputa para a segunda vaga foi acirrada. O terceiro colocado, LUCAS ESMERALDINO do PSL recebeu 17 vírgula 79 por cento dos votos válidos e ficou a 18 mil e 88 votos do segundo eleito.


Entre os 40 deputados estaduais eleitos neste domingo, apenas 18 já estão na casa e terão mais quatro anos de mandato. 11 deputados estaduais que tentaram a reeleição não tiveram votos suficientes. Assim, as outras 22 cadeiras terão novos donos a partir de 2019. Quem sai fortalecido das urnas é o PSL. O partido de JAIR BOLSONARO não conta com nenhum parlamentar na Alesc hoje, mas passará a ter seis representantes em janeiro. Entre eles, o vereador de Blumenau RICARDO ALBA do PSL, eleito para Assembleia com a maior votação do Estado: 62 mil 762 votos.


-SAÚDE DE TUNÁPOLIS TERÁ AMPLA PROGRAMAÇÃO PARA O OUTUBRO ROSA

-CRAS DE DESCANSO MANTEM DIVERSOS GRUPOS COM JOVENS E IDOSOS DO MUNICÍPIO

-SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DEFINEM ATIVIDADES ESPECIAIS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

-BOLSONÁRIO E MERÍSIO FORAM OS MAIS VOTADOS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

-ACOMPANHE A VOTAÇÃO REGIONAL PARA DEPUTADOS E SENADORES


Sindicato abre pedido de alevinos em Tunápolis. O presidente do sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar, NESTOR HAMMERSCHMITT destaca que este é o quarto pedido de alevinos que o sindicato faz para agricultores de Tunápolis, independente de serem sócios ou não. Ele explica que são disponibilizadas várias espécies de alevinos, e o valor varia conforme a espécie. HAMMERSCHMITT comenta que os pedidos devem ser feitos nas terças e quintas-feiras, dias da semana em que o sindicato atende em Tunápolis. Os alevinos vem do viveiro Nossa Senhora Aparecida de Ijuí. Os pedidos devem ser feitos até dia primeiro, e a entrega está prevista para dia oito de novembro, às nove horas e 30 minutos.


Escolas da rede municipal de ensino programam ações alusivas ao dia das crianças. Conforme a secretária de educação, SELMIRA SCHWENGBER, no CIEF da cidade, e no CIER de linha Esperança, os alunos do primeiro ao quinto ano estão sendo levados ao Cine Peperi em SMOeste, com transporte da secretaria de educação e ingresso pago com recursos da associação de pais e professores, APPs. Também fazem parte da programação os piqueniques, viagens de estudo e oficinas. A secretária cita também as atividades para as crianças do pré escolar Os Peixinhos da cidade, o pré escolar Pequeno Polegar de São Lourenço, o pré escolar Vivendo a Infância e o EMEI Criança Feliz, compiqueniques, passeios, dia de brinquedões e oficinas nas escolas. SELMIRA lembra que este mês, no dia 25, também será realizada a fase municipal do festival da canção estudantil, envolvendo todas as escolas municipais, estaduais e APAE.


Em Tunápolis, a programação especial alusiva ao dia das crianças será no feriado do dia 12, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e as escolas municipais. Conforme a secretária, ANGELITA BOURSCHEID, o evento será no feriado da próxima sexta-feira, dia 12, nos pavilhões cobertos da Efacitus na Rua Santa Cruz. Haverá brinquedos infláveis, disponibilizados gratuitamente para as crianças, durante o dia todo, das nove às 11 horas e 30 minutos, e à tarde das 13 às 17 horas e 30 minutos. ANGELITA lembra que no período vespertino haverá transporte para as famílias do interior com saída às 12 horas e 30 minutos da cidade, seguindo o trajeto escolar normal, com retorno às 16 e 30. Também será disponibilizado lanche gratuito para as crianças e, além disso, o Lions Clube estará comercializando pastéis e cupcakes.


A expectativa da secretaria de educação é envolver no dia 12, ao menos os 500 alunos das escolas municipais. ANGELITA destaca que todas as crianças do município estão convidadas a participar da programação. A secretária de educação comenta que a programação é também um dia de integração das famílias, alunos e escolas. Ela lembra que nos anos anteriores a programação era desenvolvida de forma separada em casa escola, e este ano foi integrada. A secretária destaca que na última semana a escola Balduino Rambo recebeu 13 alunos e duas professoras da escola de Ahaus, na Alemanha, para o primeiro intercâmbio internacional. Os alunos permanecem na casa de famílias em Tunápolis até o final de outubro. ANGELITA avalia como importante esta integração cultural, considerando que Tunápolis também é de origem alemã. O idioma alemão está presente nas escolas de Tunápolis desde 2010. Os alunos retribuem a visita a Alemanha em janeiro.


A secretaria de educação de Descanso também terá programação especial para o dia das crianças e do professor. Segundo o chefe de divisão de educação, MAICON ROSIN, na próxima semana, cada escola irá realizar atividades com os seus alunos, de segunda até quinta-feira. Ele chama atenção para as atividades externas de piquenique, almoços de confraternização e a prática de esportes. MAICON ROSIN cita também atividades envolvendo as famílias, alunos e funcionários das escolas. O chefe de divisão de educação lembra que na semana seguinte ao dia das crianças, também serão disponibilizados brinquedos aos estudantes da creche até o quinto ano. Já para o dia do professor, dia 15 de outubro, a secretaria de educação de Descanso está organizando uma viagem com os professores para o Salto do Yucumã. Ainda em relação a viagens, ROSIN cita uma viagem que será feita até final do ano pela escola de Cachoerinha para Foz do Iguaçu.


Em Mondaí, a secretaria de educação de Mondaí está organizando uma programação especial com os alunos das séries iniciais e educação infantil, de toda rede municipal de ensino. As atividades serão realizadas de oito a 11 de outubro. Nos dias oito e nove, serão realizadas atividades no Ginásio da Escola Gessy Spier Averbeck, onde serão instalados diversos brinquedos infláveis, com contação de histórias e exposição de brinquedos antigos na casa da Comunidade Evangélica. No dia 10 será realizada a Festa das Cores na Área de Lazer, no período da tarde. E no dia 11, as atividades encerram com o Cultural Kids, junto ao Grêmio Cultural Ipanema, no turno da tarde.


Ações do Outubro Rosa em Tunápolis integram roda de conversa, palestra e atendimento especial para coleta do preventivo. De acordo com a secretaria CLARICE STAUB, neste mês dedicado a prevenção das doenças que afetam o público feminino, o município de Tunápolis promove uma série de ações voltadas ao combate do cancer de mama e do cancer de colo de útero. A secretária enfatiza que durante todo o mês a secretaria de saúde terá como foco a realização dos exames do preventivo, em que as duas unidades de saúde se organizaram para atender as mulheres em dias específicos para a coleta. CLARICE cita também a organização de rodas de conversa no interior, para reunir as mulheres e esclarecer dúvidas sobre doenças e cuidados com a higiene e a saúde de forma geral. As datas para estas rodas de conversa são comunicadas pelos agentes de saúde. As orientações serão repassadas pela equipe de profissionais da secretaria.


A secretaria de saúde de Tunápolis também irá promover no final deste mês, uma atividade em parceria com a rede feminina de combate ao cancer. A secretária de saúde destaca que a atividade será realizada no dia 25, quando será disponibilizado um chá as mulheres, e uma palestra da rede feminina de SMOeste. O tema da palestra será auto-estima. O evento inicia as 19 horas no Lar do Idoso. A programação também ira contar com a presença de estudantes da escola padre Balduino Rambo, que irão falar sobre o combate a violência contra a mulher. Além dos exames diários nas duas unidades de saúde, CLARICE cita que também está sendo organizado o dia D de coleta para o exame do preventivo no dia 27. Neste dia, que será um sábado, as unidades de saúde atendem o dia todo, facilitando a realização do exame por aquelas mulheres impossibilitadas de comparecer a unidade durante a semana.


Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de Descanso beneficia vários grupos do município. Conforme a coordenadora do Centro de Referencia de Assistência Social, SUZAMARA MIOTTO, por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos são atendidos grupos de crianças e adolescentes de todas as faixas etárias, além de idosos. Ela cita o grupo de zero a seis anos, que é um complemento ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, o PAIF, e que abrange toda família. A coordenadora explica que o grupo abrange de seis a oito crianças, sendo que os trabalhos foram retomados no mês de agosto. SUZAMARA destaca que as crianças são atendidas no distrito de Itajubá, todas as sextas-feiras à tarde, com o acompanhamento da orientadora social.


A coordenadora do CRAS de Descanso enfatiza que o fortalecimento de vínculos é feito por meio de brincadeiras com as crianças, de forma lúdica e com as atividades da brinquedoteca disponibilizada no distrito de Itajubá. SUZAMARA MIOTTO enfatiza que as atividades também envolvem os pais das crianças. A coordenadora avalia que os resultados deste trabalho são percebidos aos poucos, porque o fortalecimento dos vínculos é construído de forma gradativa. Além do grupo de zero a seis anos, o CRAS atende também os grupos de crianças e adolescentes dos seis aos 15 anos, dos 15 aos 17 anos, estes dois grupos atendidos na linha Campinas, o grupo das mulheres de 18 a 59 anos atendidas pelas oficinas de artesanato e culinária na sede e nas comunidades de Cachoerinha e Itajubá, e o serviço para idosos, grupo se reúne uma vez ao mês.


Os atendimentos aos grupos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos são feitos por duas orientadoras sociais na linha Campinas, as instrutoras das oficinas de dança e artesanato, instrutor de violão, além dos profissionais merendeiras, zelador, motorista e a equipe do CRAS, composta por psicóloga, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais e a coordenadora. O transporte para os alunos que residem distantes do local dos encontros é disponibilizado pelo município. A coordenadora do CRAS SUZAMARA MIOTTO enfatiza que conforme as crianças evoluem de idade, e havendo a necessidade, elas passam a integrar os grupos seguintes, em que as atividades são realizadas especificamente levando em conta a faixa etária.


Número de idosos que compareceu as urnas surpreende em Iporã do Oeste. As pessoas com necessidades especiais e idosos tinham direito a acompanhante para a votação na cabine. CARMELA GOERGEN acompanhou o irmão ARMANDO GOERGEN, de 66 anos, durante a votação. O idoso possui dificuldades de locomoção. OLÍVIO BERTI, 76 anos, também foi votar. Segundo ele, a colinha com os números contribuiu para uma votação mais tranquila, levando em conta o número de candidatos para escolha. SONIA SCHUTZ, 80 anos, votou com um sorriso no rosto e manifestou alegria por ter essa condição de contribuir com a democracia. Conforme o chefe do cartório eleitoral de Itapiranga, BRUNO MARRONI, fiscais de partido e mesários não puderam auxiliar no voto. Por isso, a orientação é que idosos ou pessoas com necessidades especiais e que tivessem dificuldade em votar levassem um acompanhante.


Em Iporã do Oeste, a mudança no número de seções causou dúvidas aos eleitores. O município, que anteriormente pertencia a comarca de Mondaí, passou a pertencer ao cartório eleitoral de Itapiranga. Em função disso, ocorreu a mudança no número das seções. Neste domingo, as seções foram identificadas com o número antigo e o número novo. O maior movimento nos locais de votação foi registrado durante as primeiras horas da manhã, e também por volta do meio dia. Outra dúvida dos eleitores, foi quanto a necessidade do documento com foto para votação. Conforme o chefe do cartório eleitoral, BRUNO MARRONI, a regra sempre foi apresentar um documento oficial com foto para votar, mesmo com a biometria, pois já são três eleições que o TSE está divulgando essa informação. Ele lembra que a orientação é não deixar votar sem documento com foto, e a apresentação do título não é obrigatória.


JAIR BOLSONARO teve votação expressiva em Iporã do Oeste. Na eleição para presidente, BOLSONARO obteve 3.047 votos. FERNANDO HADDAD somou 1.392 votos. O terceiro mais votado para candidato a presidente em Iporã do Oeste foi CIRO GOMES com 375 votos. Para governador, MAURO MARIANI foi o mais votado com 1.882. Seguido de GELSON MERÍSIO com 1.798 e DÉCIO DE LIMA com 923 votos. Para senador, os mais votados foram JORGINHO MELLO, com 2.245 votos, PAULO BAUER com 2.067 votos e ESPERIDIÃO AMIN com 1.677 votos. Os três deputados federais mais votados foram ROBERTO BASTO com 839 votos, CELSO MALDANER com 827 votos e PEDRO UCZAI com 443 votos. E deputado estadual MAURO DE NADAL recebeu 1.773 votos, MARLENE FENGLER 975 votos e PEDRO BALDISSERA com 396 votos.


Em DESCANSO, os resultados da votação foram semelhantes. JAIR BOLSONARO recebeu 2.731 votos, FERNANDO HADDAD 1.667 votos e CIRO GOMES 364 votos. Os três candidatos a governador mais votados foram MAURO MARIANI com 1.533 votos, DÉCIO DE LIMA 1.469 votos e GELSON MERÍSIO com 1.326 votos. Para senador JORGINHO MELLO recebeu 1.883 votos, PAULO BAUER 1.503 votos e ESPERIDIÃO AMIN 1.409 votos. Em Descanso os candidatos a deputado federal mais votados foram PEDRO UCZAI com 1.512 votos, MARCO TEBALDI com 399 votos e VALDIR COLATTO com 363 votos. Já os candidatos a deputado estadual que mais receberam votos em Descanso foram JOAO CARLOS GRANDO com 774 votos, PEDRO BALDISSERA com 770 votos e MAURO DE NADAL com 692 votos.


No município de SANTA HELENA, BOLSONARO mais uma vez foi o mais votado, com 750 votos. FERNANDO HADDAD somou 604 votos. Já na terceira colocação aparecem empatados GERALDO ALCKMIN e CIRO GOMES, cada um com 96 votos. Para governador os mais votados foram GELSON MERÍSIO, com 618 votos, MAURO MARIANI com 438 votos e DÉCIO DE LIMA com 359 votos. Para senador receberam a maior quantia de votos em Santa Helena ESPERIDIÃO AMIN com 618 votos, PAULO BAUER com 534 votos e JORGINHO MELLO com 523 votos. Candidatos a deputado federal os mais votados foram HUGO BIEHL com 308 votos, CELSO MALDANER com 172 votos e MARCO TEBALDI com 135 votos. E deputado estadual em primeiro aparece MAURO DE NADAL com 398 votos, ALTAIR DA SILVA com 326 votos e MARCOS VIEIRA com 165 votos.


A exemplo dos demais municípios, em MONDAÍ, JAIR BOLSONARO foi o mais votado para presidente, com 2.946 votos. FERNANDO HADDAD obteve 1.757 votos e GERALDO ALCKMIN com 339 votos. Os três candidatos a governador mais votados em Mondaí foram GELSON MERÍSIO com 2.287 votos, MAURO MARIANI com 1.471 votos, DÉCIO DE LIMA com 953 votos. Senador os três com maior número de votos foram JORGINHO MELLO com 2.479 votos, ESPERIDIÃO AMIN com 2.229 votos e PAULO BAUER com 1.572 votos. Para deputado federal MARCO TEBALDI recebeu 984 votos, HUGO BIEHL com 787 votos e CELSO MALDANER com 678 votos. E para deputado estadual MAURO DE NADAL recebeu 888 votos em Mondaí, ALTAIR DA SILVA com 870 votos e MAURICIO ESKUDLARK com 544 votos.


Em TUNÁPOLIS, o candidato a presidente JAIR BOLSONARO, recebeu quase dois mil votos. Foram 1.998 votos para BOLSONARO, - FERNANDO HADDAD recebeu 578 votos e GERALDO ALCKMIN 164 votos. Os três candidatos a governador mais votados em Tunápolis foram GELSON LUIZ MERÍSIO com 1.165 votos, MAURO MARIANI com 980 votos e DÉCIO DE LIMA com 406 votos. Candidatos a senador mais votados foram JORGINHO MELLO com 1.303, PAULO BAUER com 1.001 votos e ESPERIDIÃO AMIN com 971 votos. Os deputados federais com maior votação em Tunápolis foram ROBERTO BASTO com 949 votos, CELSO MALDANER com 461 votos e PEDRO UCZAI com 253 votos. E deputado estadual MARLENE FENGLER foi a mais votada com 671 votos, MAURO DE NADAL aparece logo na sequência com 611 votos e LUCIANE CARMINATTI com 181 votos.


O candidato a presidente, JAIR BOLSONARO, também fez uma votação expressiva em SÃO JOÃO DO OESTE. Foram 2.763 votos para BOLSONARO, 639 para FERNANDO HADDAD e 255 GERALDO ALCKMIN. Para governador os três mais votados foram GELSON MERÍSIO com 1.694 votos, MAURO MARIANI com 1.110 votos e DÉCIO DE LIMA com 436 votos. Os candidatos a senador com maior votação em São João do Oeste foram PAULO BAUER com 1.626 votos, JORGINHO MELLO com 1.512 votos e ESPERIDIÃO AMIN 1.392 votos. Os três candidatos a deputado federal mais votados foram ROBERTO BASTO com 1.200 votos, CELSO MALDANER com 493 votos e MARCO TEBALDI com 344 votos. MARLENE FENGLER recebeu a maior votação para deputada estadual com 1.184 votos, seguida de MAURO DE NADAL com 923 votos e MARCOS VIEIRA com 268 votos.


Dos municípios da região, BELMONTE foi o que teve a votação para presidente mais equilibrada. JAIR BOLSONARO recebeu 854 votos, FERNANDO HADDAD 659 votos e GERALDO ALCKMIN com 113 votos. Para governador, MAURO MARIANI recebeu 727 votos, GELSON MERÍSIO 521 votos e DÉCIO DE LIMA 329 votos. Os três candidatos a governador mais votados em Belmonte foram JORGINHO MELLO com 735 votos, PAULO BAUER com 693 votos e ESPERIDIÃO AMIN com 537 votos. Os candidatos a deputado federal mais votados foram PEDRO UCZAI com 373 votos, RONALDO BENEDET com 246 votos e CELSO MALDANER com 201votos. Já para deputado estadual MAURO DE NADAL recebeu 446 votos, JOAO CARLOS GRANDO 303 votos e MARLENE FENGLER com 236 votos.


Candidato do interior de Itapiranga faz avaliação positiva da campanha para deputado federal. ROBERTO BASTOS, do PSD, candidato a deputado federal obteve oito mil 354 votos na eleição de ontem. Nos quatro municípios de abrangência do cartório eleitoral o candidato de Itapiranga somou seis 451 votos. Itapiranga também teve uma mulher eleita para deputada estadual. MARLENE FENGLER, PSD, candidata a deputada estadual recebeu 41 mil 684 votos na eleição de ontem. Ela obteve a décima segunda vaga para a câmara. MARLENE recebeu votos nos quatro municípios da comarca de Itapiranga. MARLENE FENGLER salienta que na função de deputada precisa pensar no estado, no entanto com o coração voltado para o extremo oeste, principalmente pela sua origem na localidade de Popi, interior de Itapiranga e pela presença de seus pais que residem atualmente em Iporã do Oeste.


Número de abstenções foi significativo na região. Em São João do Oeste o número de eleitores que estavam aptos, mas não compareceram as urnas neste domingo, foi de 742 eleitores. Em Mondaí, foram 1.398 eleitores, em Belmonte 464 eleitores, Descanso 1.096 eleitores, Tunápolis 502 eleitores, Santa Helena 328 eleitores e em Iporã do Oeste 1.045 não compareceram as urnas para votar neste domingo.


-POLÍCIA AVALIA DE FORMA POSITIVA O PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES NO EXTREMO OESTE

-MOTORISTA É PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NA SC 496


Motorista tem mal súbito e morre após colidir veículo em residência. Os bombeiros de Pinhalzinho foram chamados por volta das 20 horas deste domingo, para atender um acidente na Avenida Recife. No local a guarnição constatou se tratar de uma colisão em residência, envolvendo um Astra do município, dirigido por OSVALDO JOSÉ TRETTO, de 58 anos. O motorista foi encontrado dentro do carro, apresentando arritmia cardíaca. Ele foi levado ao hospital. Segundo os bombeiros, ainda na ambulância a situação da vítima agravou. Ele entrou em parada cardiorrespiratória e a guarnição iniciou os procedimentos de reanimação. Porém, Osvaldo não resistiu e morreu ao dar entrada no pronto socorro.


Polícia Civil realiza reconstituição de homicídio no interior de São José do Cedro. Conforme o delegado, SANDRO ZANCANARO, o objetivo da reprodução simulada dos fatos feita na sexta-feira objetiva apurar as circunstâncias do crime e trazer os últimos elementos de prova para conclusão da investigação. Participaram da reconstituição integrantes da PM, do Instituto Geral de Periciais e do Departamento de Administração Penitenciária, inclusive com a participação do suspeito que se encontra preso preventivamente e diversas testemunhas. O crime aconteceu no dia 22 de setembro quando VALDECIR DE CARVALHO foi morto com três tiros durante uma briga em bar no interior. Conforme o delegado, acusado do crime foi ferido com golpes de facão na ocasião. Ele passou por atendimentos no hospital regional e na sequência foi preso. No depoimento, o homem alegou legítima defesa, o que motivou a reprodução dos fatos.


Material irregular de campanha é apreendido na Avenida Willy Barth. A Polícia Federal e a Justiça Eleitoral apreenderam na manhã de ontem um material irregular na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, ANGELO PASQUALE, trata-se de uma propaganda que excedia as dimensões estabelecidas por lei. PASQUALE comentou que o material foi retirado imediatamente e a pessoa que fez a colocação poderá receber uma multa.


PM apresenta ações realizadas durante a eleição na região. A nona Região de Polícia Militar de Fronteira atuou em 35 municípios com a operação Eleições 2018, na qual foram atendidas 17 ocorrências envolvendo eleitores. Em Maravilha houve um caso de “boca de urna”. Em Guaraciaba uma pessoa foi presa por compra de votos. Em São Miguel do Oeste houve um caso de distribuição de material eleitoral e em Itapiranga uma pessoa foi presa por fazer transporte de eleitores. Além disso a Polícia Militar prestou apoio à Justiça para apuração de várias denúncias envolvendo “boca de urna” e compra de votos. A Polícia Militar empregou, na operação Eleições, mais de 350 policiais militares em 74 viaturas.


Polícia Civil investiga possível transporte irregular de eleitor em Itapiranga. O suspeito foi detido pela guarnição da polícia militar e conduzido para a delegacia de Iporã do Oeste que centralizou as ocorrências de ontem. A ocorrência foi registrada por volta das 16 horas e 50 minutos, próximo a escola São Vicente. Os policiais receberam a informação e flagraram o suspeito. Policias civil e militar não divulgaram mais detalhes da ocorrência. Em Guaraciaba também teve ocorrência de transporte irregular de eleitor. O suspeito foi conduzido para a delegacia de São Miguel do Oeste. Em ambos os casos foi instaurado inquérito policial para apurar os fatos.


Polícia Civil avalia de forma positiva o primeiro turno das eleições no extremo oeste. Conforme o delegado regional, ADRIANO BINI, nos 27 municípios da décima terceira Delegacia Regional de São Miguel do Oeste, foram registradas duas ocorrências em São José do Cedro, sendo uma morte natural e um furto praticado por um menor. Em Iporã do Oeste nenhuma ocorrência foi atendida pela Polícia Civil. Em Maravilha e Cunha Porã duas prisões foram efetuadas, por embriaguez ao volante e lesão corporal. Segundo o delegado, em São Miguel do Oeste duas prisões foram efetuadas por embriaguez. Conforme Bini, a Polícia Civil contou com quatro equipes compostas por delegados, agentes de polícia e escrivão, totalizando 62 policiais civis, trabalhando em todas as centrais regionais de plantão.


Motorista é preso por embriaguez ao volante na SC 496. A prisão ocorreu após o motorista se envolver em um acidente, por volta das 19 horas de ontem, na SC 496 em Belmonte. Foi uma saída de pista seguida de choque em árvore de um veículo I/HYUNDAI I30 emplacado em Barra Bonita, conduzido por um homem de 37 anos que saiu ileso. O passageiro, um adolescente de 17 anos, teve ferimentos leves. O motorista foi preso em flagrante pela Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, pelo crime de embriaguez ao volante. Ele foi conduzido para a delegacia de Iporã do Oeste. Ainda na manhã de ontem, próximo ao meio dia, a PMR atendeu um acidente na SC 386 em Mondaí. Foi uma saída de pista seguida de choque em barranco, envolvendo o veículo GOL emplacado em Iporã do Oeste, conduzido por um rapaz de 22 anos. O motorista não se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.