ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 08/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 virgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O número de mortos no terremoto seguido de tsunami que atingiu a ilha de Sulawesi, na Indonésia, aumentou neste domingo para mil 763 e o número de desaparecidos subiu para provavelmente mais de cinco mil. O último balanço apontava cerca de mil desaparecidos. Milhares de casas foram destruídas pelo abalo de magnitude sete vírgula cinco seguido de tsunami, que atingiram a região em 28 de setembro.

Pelo menos quatro pessoas morreram, duas ficaram desaparecidas e centenas desabrigadas neste domingo, após chuvas torrenciais que caíram em Honduras desde quinta-feira. As fatalidades são um homem que foi arrastado por uma corrente, uma mulher de 25 anos e suas duas filhas, de oito e seis que morreram na noite de sábado quando uma casa desabou.

O presidente eleito do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, disse neste domingo que consideraria a legalização de certas drogas como parte de uma estratégia mais ampla de combate à pobreza e ao crime. Ele disse que uma proposta recente do ministro da Defesa do país, que apoiou a legalização do ópio para uso medicinal, era importante e que ele não descartaria nada. LÓPEZ OBRADOR, que toma posse no dia primeiro de dezembro, disse neste domingo que também procuraria pagar mais aos agricultores pelo milho, como forma de dissuadi-los de plantar sementes de papoula.

O candidato do PSL, JAIR BOLSONARO, venceu a eleição para presidente da república em 16 estados e no Distrito Federal.. FERNANDO HADDAD do PT ganhou em nove. Nas capitais, o placar foi de 23 a três a favor de BOLSONARO. Terceiro colocado na disputa nacional, CIRO GOMES do PDT venceu apenas no Ceará e na sua capital, Fortaleza.

Na divisão por regiões, BOLSONARO venceu em todos os estados do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul, e em todas as capitais dessas três regiões, além de nas do Norte. Já HADDAD teve seu melhor desempenho no Nordeste, onde teve a maior parte dos votos em oito dos nove estados e em três das nove capitais.

MDB, Rede e PP são os partidos que mais elegeram senadores nas eleições deste ano. Os eleitores definiram neste domingo os 54 senadores que vão compor a Casa junto aos demais 27, eleitos em 2014. A partir de 2019, o Senado Federal será composto por 81 senadores de 21 partidos diferentes. Neste ano, a sigla que mais ganhou cadeiras no Senado ainda foi o MDB, com sete senadores eleitos. A Rede Sustentabilidade, partido elegeu cinco senadores. Rede e PP têm cinco senadores cada um. Depois, cinco siglas conseguiram quatro senadores cada um: DEM, PSD, PT, PSDB e PSL.

A advogada e professora JANAÍNA PASCHOAL do PSL é a deputada mais votada na história do país. Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, a candidata recebeu dois milhões 31 mil 829 votos e superou o recorde histórico para o legislativo estadual e federal. Ela conquistou um número de votos quase sete vezes maior que os recebidos por FERNANDO CAPEZ do PSDB, deputado estadual reeleito em 2014 com 306 mil 268 votos, maior número registrado até aquele período.

Santa Catarina foi o estado que garantiu a maior votação proporcional ao candidato à Presidência JAIR BOLSONARO do PSL. O capitão da reserva do Exército terminou com 65 vírgula 82 por cento dos votos válidos, o que lhe garantiria uma vitória folgada em primeiro turno, caso o Brasil se resumisse às terras catarinenses. O candidato do PSL, que vai disputar o segundo turno com FERNANDO HADDAD do PT, também teve votação expressiva nos três maiores colégios eleitorais de Santa Catarina: Joinville, Florianópolis e Blumenau.

ESPERIDIÃO AMIN do PP e JORGINHO MELLO do PR são os novos representantes de Santa Catarina no Senado Federal. AMIN recebeu um milhão 226 mil e 46 votos, ou 18 virgula 77 por cento dos votos válidos, e MELLO teve um milhão 179 mil 750 votos, 18 virgula zero sete por cento. Eles têm mandato até 2027 e formam a bancada catarinense com DÁRIO BERGER do MDB, eleito em 2014. A disputa para a segunda vaga foi acirrada. O terceiro colocado, LUCAS ESMERALDINO do PSL recebeu 17 vírgula 79 por cento dos votos válidos e ficou a 18 mil e 88 votos do segundo eleito.

Entre os 40 deputados estaduais eleitos neste domingo, apenas 18 já estão na casa e terão mais quatro anos de mandato. 11 deputados estaduais que tentaram a reeleição não tiveram votos suficientes. Assim, as outras 22 cadeiras terão novos donos a partir de 2019. Quem sai fortalecido das urnas é o PSL. O partido de JAIR BOLSONARO não conta com nenhum parlamentar na Alesc hoje, mas passará a ter seis representantes em janeiro. Entre eles, o vereador de Blumenau RICARDO ALBA do PSL, eleito para Assembleia com a maior votação do Estado: 62 mil 762 votos.

Eleições gerais são tranquilas na comarca de Campo Erê. Pouco antes das 8 horas, de ontem, começou a movimentação nos locais de votação da cidade e interior. Como determina a lei, às 8 horas, foram abertas as urnas para votação. A Polícia Militar atuou junto com a Civil, Federal, Força Nacional e Justiça Eleitoral, atentos principalmente aos crimes eleitorais, como boca de urna e compra de voto.

Neste ano, os eleitores de Campo Erê, já votaram biometricamente. Segundo os mesários, o processo deu certo, apresentando poucos problemas. Nos casos em que o leitor biométrico não reconheceu a digital, o eleitor votou assinando o caderno de votação.A Polícia Militar avaliou positivamente o transcorrer das eleições. O Tenente LUCAS FIGUEIRA comandante da PM, conta que não houve nenhuma anormalidade. Apenas algumas denúncias que não se concretizaram.

Duas uras apresentam problemas na comarca. De acordo com o Promotor de Justiça, GUILHERME SIMAS, apenas duas urnas tinham travado, na linha São Donato, Saltinho, mas foram reiniciadas, voltando a funcionar normalmente. Em Maravilha, a chefe do cartório MARIANA FLEMMING, relata que pela novidade da biometria, teve alguns contratempos, mas de forma geral, tudo saiu como esperado sem anormalidades. Teve apenas uma urna, que apresentou problemas na tecla três, mas foi trocada e os votos já registrados foram salvos, e depois tudo voltou ao normal.

Marmeleiro votou 100 por cento biometricamente. O juiz MÁRCIO DE LIMA, conta que como outras, estas eleições foram de bastante trabalho, porém, tudo ocorreu de forma tranquila. O único contratempo foi o atraso, pois 100 por cento dos eleitores votaram pela biometria, uma novidade para todos.

Conheça os principais eleitos da nossa região para deputado estadual. LUCIANE CARMINATTI, do PT; VALDIR COBALCHINI do MDB; MAURO DE NADAL também do MDB; NEODI SARETTA do PT; JAIR MIOTTO do PSC; MARCOS VIEIRA do PSDB; PADRE PEDRO BALDISSERA do PT; RODRIGO MINOTTO do PDT; MAURICIO ESKUDLARK do PR eFABIANO DA LUZ do PT.

LUCIANE CARMINATTI é a deputada com maior número de votos em Campo Erê. A petista fez 759 votos nas urnas do município. O total de votos no estado da parlamentar é de 61 mil e 271. Em segundo aparece MAURICIO SKUDLARK do PR com 438 votos, somando ao todo 26 e 333. Em terceiro FABIANO DA LUZ, do PT, com 318 votos, totalizando 18 mil 474. O quarto mais votado em Campo Erê é VALDIR COBALCCHINI do MDB com 275 votos, a soma final dele é de 49 mil e 355. Em seguida vem PADRE PEDRO BALDISSERA do PT com 246 votos, somando um total de 35.184 votos.

RODRIGO MINOTTO do PDT é o sexto mais votado em Campo Erê. Ele fez 172 votos, chegando num total de 26 mil 623. Depois vem, MAURO DE NADAL do MDB, que fez 107 votos, no município, e no estado todo 42 mil e 507 votos. JAIR MIOTTO do PSC, fez 101 votos, chegando a 38 mil e 554 votos. E por fim MARCOS VIEIRA do PSDB 85 votos em Campo Erê e no estado35 mil e 423 votos.

Parlamentares do PT recebem o maior número de votos em Campo Erê, tanto para estadual, quanto para federal. Para a disputa federal, PEDRO UCZAI do PT, foi o líder no município. Ele fez 941 votos. Em segundo, CELSO MALDANER do MDB, com 389 votos. Depois aparece GEOVÂNIA DE SÁ, do PSDB com 43 votos, em seguida vem CARMEN ZANOTTO do PPS que fez em Campo Erê, 27 votos.

Os mais votados para o senado em Campo Erê. Os eleitos foram JORGINHO MELO do PR e ESPERIDIÃO AMIN do PP. Nas urnas do município, JORGINHO fez mil quinhentos e quarenta e seis votos, sendo o terceiro mais votado. Já AMIN, ficou na quinta colocação com mil cento e cinquenta e oito votos.

Segundo turno para governador em Santa Catarina. Veja percentual na região. Está confirmado o segundo turno para governador no estado, entre GELSON MERÍSIO do PSD e COMANDANTE MOISÉS do PSL. Em Campo Erê o mais votado foi DÉCIO LIMA do PT, com dois mil e treze votos. Em segundo MAURO MARIANI do MDB que fez, mil quatrocentos e vinte e sete votos. Depois aparece GELSON MERÍSIO do PSD com oitocentos e doze votos e por fim o COMANDANTE MOISÉS com quinhentos e noventa e nove votos. O segundo turno será no dia 27, agora de outubro.

Bolsonaro lidera votos em Santa Catarina e região. Em Campo Erê, HADDAD conseguiu 47,8 por cento dos votos, e BOLSONARO 39,5 por cento. O petista liderou as urnas com dois mil quinhentos e noventa o oito votos. Já JAIR BOLSONARO do PSL, fez dois mil cento e quarenta e quatro votos. Os dois disputam o segundo turno, no dia 27.

PM recuperado duas motos furtadas. Por volta das 13 horas e 30 minutos, de sábado, na Linha São Caetano, Interior de São Lourenço do Oeste , a guarnição da Policia Militar fez buscas na área de mata, onde foram localizadas duas motocicletas, uma HONDAXLR 125, e uma HONDAC100 BIZ. As duas motos tinham registro de furto.

Motorista pede controle do veículo e bate em cerca. Por volta do meio dia e meia de ontem, Vila Gaúcha, interior de Quilombo, a guarnição foi acionada para atender a um acidente de trânsito com vítima. No local, constatou um choque contra cerca, envolvendoum Voyage, conduzido por um homem de 48 anos. O condutor estava inconsciente no interior do veículo. Ele foi socorrido e encaminhado para o hospital, pelo Corpo de Bombeiros.

Mulher é vítima de abuso. Ontem por volta das três horas na Rua João Beux Sobrinho, no bairro Perpetuo Socorro, em São Lourenço do Oeste, a guarnição foi acionada e ao chegar no local, encontrou a porta da residência aberta e um homem de 28 anos, no sofá da sala, imobilizando uma mulher de 30 anos. Foi dado a ordem para parar e colocar as mãos na cabeça,sendo acatado pelo homem. A mulher estava chorando, com os cabelos desarrumados e bastante abalada, com sinais de embriaguez, com alguns hematomas. A porta tinha sinais de arrombamento e o homem estava com uma lesão leve na orelha. Os dois foram levados até a Delegacia de Polícia.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.