ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 08/09/2020

GLOBO EM FOCO – 08/09/20

-DEPUTADO QUE REABRIR COMISSÃO SOBRE PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA

-INSS VAI NOTIFICAR 54 MIL SEGURADOS QUE TIVERAM BENEFÍCIO REVISADO EM SC

-MAIS DE 30 DESCENDENTES JÁ OBTIVERAM CIDADANIA ROMENA NA REGIÃO

-COMUNIDADE DE SÃO JOÃO DO OESTE ADERE AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS

-TUNÁPOLIS JÁ PROJETA ANO DE 2021 NAS ATIVIDADES CULTURAIS

-UCEFF REGISTRA GRANDE PROCURA NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO

-COLISÃO EM ÁRVORE DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA BR-163

-HOMEM É PRESO POR AMEAÇAR A COMPANHEIRA COM FACA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

DONALD TRUMP acusou, nesta segunda-feira (7), o candidato democrata, JOE BIDEN, e sua companheira de chapa, KAMALA HARRIS, de usarem uma "retórica irresponsável" contra a possibilidade de uma vacina contra a Covid-19 estar disponível antes das eleições presidenciais, marcadas para o dia três de novembro. KAMALA declarou na semana passada à rede de TV CNN que não se fiaria apenas na palavra do presidente sobre a possibilidade de haver uma vacina disponível antes da eleição. Já BIDEN comentou nesta segunda que "gostaria de ver o que os cientistas dizem". TRUMP reagiu e acusou os rivais de terem uma "retórica antivacinas irresponsável, que coloca vidas em risco e desacredita a ciência".

A Justiça da Bolívia determinou, nesta segunda-feira, que o ex-presidente EVO MORALES não pode se candidatar ao Senado nas eleições de 18 de outubro. O ministro da Justiça, ÁLVARO COIMBRA, divulgou a informação em uma rede social, depois que o juiz ALFREDO JAIMES TERRAZAS confirmou a impugnação da candidatura do ex-presidente, conforme determinação do Supremo Tribunal Eleitoral em fevereiro. MORAES não pode se candidatar porque mora na Argentina. Os bolivianos vão às urnas em 18 de outubro.

A última instância da Justiça do Equador confirmou nesta segunda-feira, a condenação a oito anos de prisão do ex-presidente RAFAEL CORREA. Na prática, isso significa o fim de sua carreira política. Ele buscava participar das eleições de fevereiro. O ex-presidente vive na Bélgica desde 2017 e foi julgado à revelia. CORREA e os antigos colaboradores receberam propina em troca de contratos com várias empresas, entre elas a brasileira Odebrecht, que foi citada, mas não investigada.


O presidente JAIR BOLSONARO lembrou nesta segunda-feira, em pronunciamento na cadeia nacional de rádio e TV, os avanços trazidos pela independência do Brasil e disse que o processo deu liberdade ao país e ao povo brasileiro para "decidir nossos destinos". Ele também afirmou que tem compromisso com a Constituição, com a preservação da soberania, com a democracia e com a liberdade. O pronunciamento durou cerca de três minutos. Para BOLSONARO, a data "merece ser comemorada nos lares e nos corações dos brasileiro porque o Brasil é uma Nação temente a Deus, que respeita a família e que ama a sua Pátria".

Líderes partidários vão tentar chegar a um acordo com representantes do governo no Congresso Nacional para a derrubada do veto do presidente JAIR BOLSONARO à prorrogação da desoneração da folha de pagamentos das empresas de 17 setores que empregam mais de 6 milhões de pessoas. O encontro marcado para hoje para discutir o tema em Brasilia foi adiado. A medida permite que as empresas substituam a contribuição previdenciária de 20 por cento sobre os salários por uma alíquota, entre um por cento e quatro e meio por cento sobre a receita bruta. A desoneração termina no fim deste ano. O Congresso prorrogou a medida até o fim do ano que vem. Mas o presidente vetou. Agora, deputados e senadores podem derrubar o veto.


O deputado FÁBIO TRAD do PSD do Mato Grosso do Sul disse nesta terça-feira que vai pedir a reabertura da comissão que analisa a proposta de emenda à Constituição da segunda instância. TRAD é relator do texto. As comissões do Congresso foram fechadas no início da pandemia de Covid-19 e ainda não foram reabertas. O relator argumentou que se a Câmara esperar a volta à normalidade dos trabalhos na Casa para reativar as comissões, a PEC da segunda instância pode ser "engavetada". O relatório de TRAD ainda precisa ser apresentado e votado. O texto prevê a prisão após a condenação em segunda instância, ao modificar os artigos 102 e 105 da Constituição, que permitem recursos ao Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.


As prefeituras catarinenses receberam uma orientação do Tribunal de Contas do Estado para a volta às aulas. Com a queda nos casos de coronavírus em Santa Catarina, a atual perspectiva é de que em 13 de outubro as atividades sejam retomadas. Diante disso, o TCE enviou aos prefeitos um ofício para que todos criem comitês municipais e comissões escolares para gerenciar retorno dos trabalhos e o quadro da doença. Outra orientação é para que sejam seguidas as diretrizes publicadas em 28 de julho pela secretaria de Estado de Educação e construídas junto com outros órgãos como o próprio Tribunal. Entre os pontos práticos da retomada, o documento prevê que a volta presencial seja feita gradativamente - dividida por níveis ou cursos -, e também aponta a possibilidade de atividades em dias alternados para ampliar o distanciamento social.

O Instituto Nacional do Seguro Social começou a notificar segurados que tiveram seus benefícios revisados. Em Santa Catarina, são 54 mil e 21 beneficiários. A notificação será feita por meio de cartas enviadas pelos Correios, que também estarão disponíveis em versão digital no aplicativo da estatal. Quem for notificado terá 60 dias para enviar a documentação solicitada, preferencialmente pelo aplicativo ou site Meu INSS. O segurado notificado que não apresentar a documentação pelo Meu INSS ou não realizar o agendamento para entrega no prazo poderá ter o benefício suspenso e bloqueado.

Mais um pedido de impeachment do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA será oficializado junto à mesa diretora da Alesc. O presidente da CPI dos Respiradores, deputado SARGENTO LIMA e o relator deputado IVAN NAATZ marcaram para esta terça, à uma e meia da tarde, a entrega oficial do relatório final dos trabalhos da CPI dos Respiradores, aprovado por unanimidade dos nove integrantes. Os trabalhos foram encerrados em 18 de agosto, nos quais, foram apontadas responsabilidades de 14 pessoas, entre elas o governador CARLOS MOISÉS com o pedido para analisar um novo processo de impeachment em face da conclusão por crime de responsabilidade.

Estudantes contemplados com recursos do projeto Novos Rurais recebem visita dos professores da Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste. O professor da escola, ELIO KUHN, explica que o projeto Novos Rurais é uma parceria com o instituto Souza Cruz mantida há vários anos. Os alunos que tem os projetos selecionados recebem até três mil reais para investir em uma nova atividade ou melhorar alguma já existente na propriedade. O aluno devolve apenas metade do valor. ELIO KUHN comenta que na última semana os estudantes que receberam os recursos foram visitados pela escola, e a avaliação dos professores, e dos próprios pais, é muito positiva quanto aos resultados. Conforme o professor, os projetos em andamento são na área de oficina mecânica rural, gado leiteiro, melhoramento de pastagem, instalação de água nos piquetes, criação de codornas e produção de legumes.

Mais de 30 descendentes já obtiveram cidadania romena na região. Segundo o cônsul geral honorário da Romênia, EDSON DREHER, durante a pandemia foram agendados pelo consulado atendimentos por vídeo conferência, mas também, de forma presencial com horário agendado. DREHER explica que os atendimentos podem ser agendados tanto com o cônsul, como com a diretora cultural FLORENTINA GRULKE, pelo site consuladogeralromenia.com.br. De acordo com o cônsul, os trabalhos se concentram principalmente no encaminhamento da dupla cidadania. DREHERlembra que a entrada de brasileiros ainda não está sendo permitida na Romênia e na União Europeia, devido a pandemia. A entrada é permitida somente para cidadãos que já tem a cidadania romena, mas mediante o cumprimento de um período de quarentena em hotel. A liberação para circulação nos países europeus é permitida após exames.

Em relação à situação de Covid-19 na Romênia, o cônsul geral honorário cita que foram confirmados mais de 92 mil casos no país, quase dois milhões de pessoas já foram testadas para o vírus e foram três mil e 800 óbitos até dia quatro de setembro. As aulas presenciais estão previstas para retornarem este mês na Romênia. De acordo com o EDSON DREHER, o Ministro Conselheiro e Cônsul da Embaixada VALERIO RUSSO está deixando a função em função de aposentadoria. O cônsul enaltece o trabalho realizado pelo ministro, por auxiliar e se empenhar no encaminhamento da dupla cidadania aos descendentes de Santa Catarina. O cônsul enfatiza que hoje a Bessarábia pertence ao território de outros países, e é necessário recuperar a cidadania das famílias que moraram na região, trabalho que teve importante contribuição do ministro. Atualmente são mais de 30 cidadanias romenas já finalizadas e mais 200 foram encaminhadas.

Comunidade de São João do Oeste adere ao uso de plantas medicinais. O horto de São João do Oeste foi inaugurado em dezembro do ano passado, pela parceria das secretarias de agricultura e da saúde, hospital, Epagri e a Pastoral da Saúde. Conforme uma das voluntárias da horta e do horto medicinal, TEREZA ARNHOLD, os cuidados com as plantas estão sendo mantidos, mas com restrições, já que devido à pandemia não estão ocorrendo os tradicionais encontros para o trabalho coletivo. Ela cita que estão sendo cultivadas as hortaliças que são destinadas ao hospital e também outras famílias do município que tem a necessidade, bem como, a limpeza e o cuidado com os chás. TEREZA enfatiza que a maior satisfação das voluntárias que cuidam do horto, é ver que diariamente as pessoas passam pelo local, se admiram com as variedades de chá e colhem folhas para o consumo. Mudas também são fornecidas no viveiro municipal.

Horto medicinal possui mais de 100 variedades de chás disponíveis a população. TEREZA ARNHOLD destaca que atualmente a variedade de chás é muito ampla, inclusive alguns tipos vêm desde a época de Jesus Cristo, e ao longo do tempo vem mantendo a sua função na prevenção, cura ou tratamento de doenças. Entre as variedades mais comuns, TEREZA cita melissa, salvia, alecrim, hortelã, quebra-pedra, alcachofra, malva, tanchagem, bardana, sete sangria e espinheira santa. A voluntária destaca que a melissa é usada contra ansiedade, insônia e problemas estomacais. A salvia é usada para o alívio de aftas, indigestão, calorão, diabete, é também estimulante da memória.

Para pressão alta, ácido úrico e insônia, a indicação é o chá sete sangrias. Já o hortelã, é usado contra asma, problemas respiratórios, alivia dores, problemas estomacais e uma variedade pode até ser usada como vermífugo. TEREZA ARNHOLD cita também a alcachofra, usado como diurético e desintoxicaste. A malva é usada para problemas com afta na boca, bronquite, gastrite e dor na garganta. A tanchagem é um anti-inflamatório e antibiótico para problemas de infecção. A bardana estimula o funcionamento da vesícula, facilita a digestão, é usada contra gastrite, é um anti-inflamatório e também diurético. A voluntária enfatiza que as pessoas devem dar mais valor aos chás, e por serem naturais, também entender o tempo que levam pra fazer efeito, mas respeitar a dosagem e o tempo de uso.

Exportação e aumento no dólar elevam preço de produtos da cesta básica. Segundo o presidente da Associação Catarinense de Supermercados, ACATs, PAULO LOPES, no último mês supermercadistas e consumidores foram surpreendidos com o aumento no preço de produtos, principalmente os chamados commodities que são exportados e fazem parte da cesta básica. Ele cita como exemplos o arroz e o óleo de soja, que estão tendo grande demanda do mercado internacional. O aumento do preço também é influenciado pela alta do dólar. LOPES chama atenção também para o leite, que no início da pandemia já registrava alta no preço, bem como, nos derivados, que registram aumento de cerca de 30%. O presidente da ACATs afirma que os aumentos ocorrem mesmo não havendo inflação, que está com previsão para este ano de 2.6%, uma das mais baixas já registradas nos últimos anos.

O que também ocorre no momento é a já conhecida lei da oferta e da procura. O presidente da Associação Catarinense de Supermercados explica que quando há sobra de produtos os preços ficam muito baixos já quando a procura é maior os preços aumentam. Além da exportação estar favorável, PAULO LOPES diz que a demanda no mercado interno brasileiro também aumentou muito. Ele lembra que todo o processo de produção, até que o alimento chega na mesa do consumidor, influencia nos preços. O presidente da ACATs chama atenção também para o aumento nos custos das embalagens, em função da China ter deixado de produzir os materiais e o maior produtor nos Estados Unidos ficou fechado durante três meses devido a pandemia. Além disso, impostos influenciam diretamente no preço final. LOPES cita que somente no leite o imposto representa 18,65%, na carne 29%, no frango 26,8%, no açúcar 3,6% e no arroz a tributação é de 17,24%.

O presidente da Associação Catarinense de Supermercados defende a reforma tributária, principalmente nos produtos da cesta básica, e justifica que o Brasil tem uma das maiores cargas de impostos do mundo. PAULO LOPES afirma que isso prejudica a economia, pois o empresário fica desmotivado e deixa de investir. Conforme o presidente da ACATs, não é possível fazer uma projeção de até quando os preços dos alimentos se normalizem, pois isso depende do resultado da safra, do aquecimento ou não da exportação e do estoque regulador do governo. Ele lembra que em reunião com o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, a ABRAS, a ministra da Agricultura garantiu que não haverá falta de produtos no mercado externo e que o governo federal possui esse controle. LOPES lembra que é importante que os consumidores saibam que não são os supermercados que formam os preços, o que é resultado de todos os fatores citados.

Tunápolis já projeta ano de 2021 nas atividades culturais. Pandemia frustrou metas com vários em atividade no município. Conforme o presidente da Associação Folclórica Alemã, GABRIEL THOMAS, a expectativa de um ano produtivo não se confirmou devido a pandemia. A Associação não possui evento programado e foca em novo sistema de aulas para manter os alunos que estavam inscritos no inicio do ano. THOMAS cita como destaque aulas da Banda Municipal, grupo de danças folclóricas alemãs, invernada artística, gaita e violão. Ele considera que as aulas e oficinas ainda estão em processo de adaptação. No início do isolamento social ocorreu a suspensão das aulas. Sem o retorno presencial, a opção ficou para o sistema remoto para atender os alunos.

Presidente da Associação Folclórica Alemã de Tunápolis destaca importância das aulas online para evitar desistências de alunos. A queda dos grupos é um risco com a pandemia. GABRIEL THOMAS informa que as atividades ocorrem pelo WhatsApp. A maior dificuldade ocorre nas danças de forma individual. Já as aulas de música possuem retorno maior com vídeos enviados pelos alunos e avaliados pelos professores permitindo evolução no aprendizado e possibilidade de apresentações logo após o retorno das aulas presenciais. De acordo com GABRIEL THOMAS, a Associação mantém cinco oficinas com mais de 100 alunos. Ele relata que o momento é de dificuldade para ingresso de novos alunos devido a necessidade de entender o sistema de trabalho sem a presença dos professores. THOMAS avalia que este ano a prioridade é por aula online respeitando a legislação.

Cresce a procura por cursos de pós graduação na Uceff. Sistema remoto tem boa aceitação dos alunos. As principais demandas estão nas áreas de Gestão Empresarial, Finanças, Controladoria, Produção Vegetal e Bovinocultura. Segundo a coordenadora de Pós Graduação e Extensão da Uceff, NATHALIA BERGER WERLANG, no momento estão abertas as inscrições para os cursos de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA, Gestão Comercial e Relacionamento, com formação de turmas emItapiranga. Salienta o foco em vendas e relacionamento voltado ao comércio, indústria e prestação de serviços, além do marketing digital. NATHALIA destaca que o curso de Produção Vegetal já teve a formação de quatro turmas na área da agronomia e apresenta grande demanda.

Uceff ganha força em cursos de pós graduação e extensão. São fortes as parcerias no Rio Grande do Sul principalmente na área de Produção Vegetal. A coordenadora de Pós Graduação e Extensão da Uceff, NATHALIA WERLANG devido cultivo de grãos que é bastante forte na região Noroeste. A coordenadora também chama atenção para pós graduação em engenharia de segurança do trabalho, controladoria, finanças e gestão tributária, que registra crescimento na demanda por profissionais nesta área. NATHÁLIA WERLANG diz que os empresários estão cada vez mais conscientes da necessidade de cuidar do patrimônio financeiro. Ela cita adoção de sistemas híbridos e IAD totalmente online no modelo a distância. A avaliação é positiva com as turmas de pós-graduação com grande reconhecimento dos profissionais formados.

Capacitações de profissionais da educação segue no sistema online. Jornada das Licenciaturas da Uceff é reconhecida pela capacitação de professores. Com o cancelamento do evento neste ano, foi preciso adaptar para cursos a distância. Mais de 800 professores do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul participaram das capacitações. Segundo, NATHALIA WERLANG, surgem novas demandas de cursos de extensão em formato online. A Uceff mantém parceria com as secretarias municipais de Educação para formação continuada de professores. Cita que em tempo de pandemia, os cursos de Excel tiveram formação de três turmas e novos grupos estão sendo formados. NATHALIA cita a oferta de capacitação nas áreas de turismo, mídias digitais e vendas. Salienta que o foco está nos empreendedores focados em novas tendências do turismo regional.

Colisão em árvore deixa três pessoas feridas na BR-163. O Corpo de Bombeiros Militar de Guaraciaba foi acionado por volta das 22 horas desta segunda-feira, para atender um acidente de trânsito. A ocorrência foi registrada na BR-163, no trevo de Daltro Filho. Ocorreu uma saída de pista seguida de colisão frontal em árvore envolvendo um Siena com placas Guarujá do Sul. O carro era ocupado por três pessoas que foram encontradas fora do carro, sem ferimentos graves. As três vítimas foram avaliadas no local e encaminhadas a hospital São Lucas de Guaraciaba para atendimento médico. A PRF esteve no local e ficou responsável pelo veículo, além do levantamento da ocorrência.

Motorista invade preferencial e causa acidente em SMO. Uma mulher ficou com ferimento grave em uma das pernas ao sofrer um acidente com moto nesta segunda-feira, em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu no cruzamento das ruas Marcílio Dias e Cristóvão Colombo, bairro Estrela por volta das 13 horas. O motorista do Fiat Uno envolvido, disse que ao atravessar a rua não viu a moto vindo e invadiu a preferencial, causando o acidente. Com o impacto, a mulher que conduzia uma Honda CG caiu e teve ferimentos, com maior gravidade em uma das pernas. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, imobilizada e levada ao Hospital Regional. A Polícia Militar foi chamada e fez todos os levantamentos necessários.

Jovem morre vítima de atropelamento em Dionísio Cerqueira. Um jovem de 19 anos foi encontrado sem vida caído na rodovia, no interior de Dionísio Cerqueira por volta das 23 horas de domingo nas proximidades do Trevo de Idamar. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o rapaz caído em cima da pista, com ferimentos diversos na cabeça e perda de massa encefálica. No local estava um casal, sendo que a mulher se identificou como irmã da vítima. Conforme a equipe, mesmo estando em óbito, a vítima foi transportada para o hospital para evitar confusão no local, tendo em vista que o casal estava agressivo. Durante o deslocamento, aproximadamente cem metros à frente do local do acidente foi avistado já fora da pista, caído em uma vala, um Vectra, placas de Barracão com o vidro quebrado. Segundo populares, este foi o carro que atropelou a vítima, mas, o condutor do veículo não estava mais no local.

Incêndio atinge madeireira no interior de Belmonte. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros de São Miguel do Oeste, na manhã de segunda-feira, em uma madeireira na linha Timbaúva, em Belmonte. O incêndio atingiu um galpão de aproximadamente 200 metros quadrados utilizado para serraria e com alguns maquinários. Anexo ao galpão havia ainda um depósito de serragem, com aproximadamente 50 metros quadrados, que também estava em chamas. Foram utilizados cerca de 20 mil litros de água para realizar o combate ao incêndio. Uma retroescavadeira do município foi utilizada para realizar a remoção de madeira já queimada e revirar o entulho, a fim de realizar o rescaldo total do local. O combate às chamas durou cerca de duas horas e meia.

Homem é preso por porte irregular de arma. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar ainda na sexta-feira, por volta das dez horas, em Paraíso. A guarnição em rondas abordou um veículo e no porta luvas foi encontrada uma arma de fogo tipo revolver em um coldre municiada com seis munições intactas. O motorista apresentou a documentação de registro da arma e documentos que comprovam que possui Certificado de Registro. Em busca mais minuciosa foi encontrado em um compartimento embaixo do banco do motorista uma pistola marca Taurus e 10 munições de calibre 380 auto intactas lacradas em uma pacote com 50 munições de calibre 22 intactas dentro de uma caixa de marca CBC. O homem foi preso por porte irregular da pistola e dos objetos.

Polícia encontra arma e homem é preso após ameaçar a filha. Por volta das 15 horas de ontem a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse irregular de arma de fogo e munição na Linha Bom Princípio, interior de Romelândia. No local um homem estava ameaçando a filha. Segundo a PM, ele havia colidido um carro no seu veículo. Com apoio da Polícia Militar Ambiental e a PM de Flor do Sertão foram realizadas buscas e localizado o homem em um galpão na propriedade dele. Em conversa com o homem, foi questionado se ele possuí arma de fogo, e a resposta foi que sim. Foi localizada na sala, atrás do sofá, uma espingarda, calibre 36 alimentada com uma munição. O homem foi preso e a arma apreendida.

Homem é preso por ameaçar a companheira com faca. A ocorrência foi atendida às 14 horas de ontem pela Polícia Militar na Rua Celso Ramos, Santa Rita em SMOeste. Uma mulher relatou que seu marido a ameaçou com uma faca e quando ela acionou a PM o homem fugiu para uma área de mata. Foi feito cerco e iniciada a busca na região de mata e localizado o homem. Ele foi preso pelo crime de ameaça no âmbito da lei Maria da Penha. Ainda na noite de domingo a PM atendeu uma tentativa de homicídio em uma boate em SMOeste. Segundo informações, um homem que estava no local apunhalou a vítima nas costas com uma faca. A vítima foi encaminhada ao hospital e o suposto autor, que saiu após o ocorrido, foi identificado pelas pessoas que estavam no local e confeccionado o boletim de ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.