-PLANO PARA EMPRESAS AFETADAS POR TARIFAÇO DEVE SAIR ATÉ TERÇA-FEIRA
-JORGINHO COBRA AÇÃO IMEDIATA DO GOVERNO FEDERAL EM RELAÇÃO À TARIFA DOS EUA
-POLÍCIAS E CREAS FAZEM AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO NOS 19 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA
-PLANO MUNICIPAL DE CULTURA É APROVADO DURANTE CONFERÊNCIA DO SETOR
-VEREADORES APROVAM REAJUSTE DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO EM SEGUNDO TURNO
-BOMBEIROS CONTROLAM INCÊNDIO EM BAR DESATIVADO NO CENTRO DA CIDADE
-PM PRENDE DOIS HOMENS SUSPEITOS DE ASSALTO EM EMPRESA NA REGIÃO
A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de sete graus. A máxima deve chegar a 14 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a sexta-feira cotado em cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0041 centavos.
O gabinete de segurança de Israel, liderado pelo primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU, autorizou formalmente nesta sexta-feira um plano para assumir o controle de Gaza como parte de uma ofensiva mais ampla contra o Hamas. A estratégia, conhecida como os “cinco princípios para encerrar a guerra”, envolve a desmilitarização da área; a desarticulação da infraestrutura do Hamas e o estabelecimento de uma zona de segurança israelense. Além disso, o plano prevê o resgate de todos os reféns, vivos ou mortos e a implementação de uma nova administração civil, sem a participação do Hamas ou da Autoridade Palestina.
Seis pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas depois que um avião ambulância caiu sobre casas nos arredores de Nairóbi, no Quênia, nesta quinta-feira. O acidente ocorreu no condado de Kiambu, região metropolitana da capital. Imagens do local mostram escombros da aeronave espalhados pelo chão e casas totalmente destruídas pelo impacto. Além disso, duas pessoas ficaram gravemente feridas, incluindo uma idosa. As vítimas foram levadas para um hospital. O avião havia decolado de um pequeno aeroporto no centro de Nairóbi e seguia para a Somalilândia, que é uma região separatista da Somália.
Os Estados Unidos elevaram para 50 milhões de dólares a recompensa por informações que levem à prisão ou condenação de NICOLÁS MADURO, presidente da Venezuela. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela procuradora-geral PAM BONDI. No início de janeiro, ainda sob o governo de JOE BIDEN, os Estados Unidos divulgaram um cartaz com a foto de Maduro, oferecendo uma recompensa de 25 milhões. Nesta quinta, BONDI afirmou que o valor foi dobrado por MADURO representar uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos. Ainda segundo ela, o presidente venezuelano é “um dos maiores narcotraficantes do mundo”.
Após cerca de 48 horas de obstrução do funcionamento dos plenários pela oposição, o Senado aprovou, nesta quinta-feira, o projeto de lei que isenta do pagamento do Imposto de Renda os trabalhadores que ganham até dois salários-mínimos, o que equivale a três mil e 36 reais. O texto agora segue para sanção presidencial. A isenção vai valer a partir de maio do mês-calendário 2025. O projeto foi apresentado pelo deputado JOSÉ GUIMARÃES do PT, líder do governo na Câmara, e substituiu a medida provisória, editada pelo governo federal, e cuja validade venceria na próxima segunda-feira. A proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais está em tramitação na Câmara, aguardando votação no plenário.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, GERALDO ALCKMIN, afirmou nesta quinta-feira que o plano de contingência para proteger setores afetados pelo tarifaço de 50 por cento imposto pelos Estados Unidos foi finalizado nesta quarta e apresentado ao presidente LULA. A expectativa é que as medidas sejam anunciadas até terça-feira. Segundo ALCKMIN, o plano tem por objetivo atender as empresas mais impactadas pelo tarifaço e que possuem maior volume de exportações, principalmente para os Estados Unidos. O vice-presidente explicou que será estabelecida uma análise setorial, considerando que alguns segmentos dependem majoritariamente do mercado interno. Ele disse que apesar do início do tarifaço, o Brasil segue tentando diálogo com os Estados Unidos.
A bancada do PL na Câmara dos Deputados quer aprovar em duas semanas a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com o foro privilegiado e o projeto de lei que anistia os investigados pelos atos de 8 de janeiro. O líder do partido, SÓSTENES CAVALCANTE, pretende discutir durante o fim de semana as possibilidades de texto e de tramitação da PEC. A ideia é retirar deputados e senadores do foro privilegiado e, assim, impedir que investigações contra eles parem diretamente no Supremo Tribunal Federal. Na quarta, o PL fez um acordo com lideranças do Progressistas e do União Brasil que deu fim à ocupação da mesa diretora do plenário.
Ao chegar à Câmara nesta quinta-feira, o presidente da casa, HUGO MOTTA, negou que tenha feito qualquer acordo para acabar com a ocupação.
Entre os meses de janeiro e agosto de 2025, a Polícia Militar de Santa Catarina realizou seis mil 135 cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão em todas as regiões do estado. O número representa um aumento de 22 vírgula seis por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, que totalizou cinco mil e quatro mandados cumpridos. Os mandados envolveram diversas qualificações criminais, como estupro, tráfico de drogas, homicídio, roubo, furto e estelionato, entre outros delitos. Além das capturas realizadas em solo catarinense, a PM coordenou operações integradas para cumprimento de ordens judiciais expedidas pelo Poder Judiciário de Santa Catarina, com apoio das forças de segurança do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso, efetuando a prisão de foragidos nestes estados.
Em encontro virtual realizado na manhã desta quinta-feira, a Federação das Indústrias do estado e o Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, responsável pelas relações bilaterais com Santa Catarina, discutiram os impactos mútuos das tarifas aplicadas pelo governo norte-americano. A FIESC apresentou ao cônsul-geral, Jason Green, os principais produtos exportados pelo estado, com os potenciais reflexos tanto para os exportadores, que podem perder negócios, quanto ao mercado norte-americano, que pode enfrentar alta de preços nas importações. No encontro, a entidade também apresentou o resultado da pesquisa realizada com indústrias exportadoras catarinenses sobre os efeitos da elevação das tarifas.
Em reunião com governadores de nove estados, o governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, cobrou ações urgentes do governo federal para lidar com os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O grupo de governadores se reuniu na residência do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em Brasília. JORGINHO MELLO destacou a preocupação com a falta de resposta do governo federal diante de uma crise que já está em andamento. Além de pressionar por uma resposta econômica, o governador catarinense pediu que o Congresso Nacional atue de forma decisiva. Ele defendeu que os parlamentares “deliberem todas as matérias que estão pautadas”, incluindo a proposta de anistia. O governador complementou dizendo que o Estado tem um plano, mas é necessário esperar o posicionamento da União, para não haver medidas conflitantes.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir os avanços e obstáculos que envolvem o processo de inclusão das pessoas com deficiência. O programa de amanhã vai ampliar a discussão a respeito das dificuldades que ainda marcam o dia-a-dia das pessoas com deficiências em diferentes aspectos. O Peperi Debates deste sábado vai reunir a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, MAYARA NORONHA; a coordenadora pedagógica da Apae, CLARICE GALLINA; a diretora da Apas, CLAUDIA VIZENTIN e o presidente da Adefismo, JOSÉ FOLMANN. O Peperi Debates ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste final de semana vai receber o presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina, JOÃO GRANDO. Ele foi nomeado para o cargo na Aresc em 2021 e o mandato de quatro anos está próximo de ser concluído. Ele vai falar sobre os trabalhos desenvolvidos pela agência no mandato atual. O Peperi Rádio Repórter desde sábado começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o presidente da Aresc, JOÃO GRANDO, está programada para as 11 e meia da manhã.
A Associação de Pais, Amigos e Autistas do Extremo Oeste realizou na noite desta quinta-feira, a segunda edição do Bingo Azul, evento beneficente que reuniu a comunidade para arrecadar fundos destinados a famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Segundo a presidente da entidade, FRANCELE RASCH, 366 ingressos foram vendidos, superando as expectativas da organização. De acordo com ela, a renda será usada para custear diagnósticos, terapias e consultas com neurologistas, principalmente para famílias em situação de vulnerabilidade social. Ela ressaltou que o diagnóstico precoce é fundamental para que a criança tenha acompanhamento adequado.
A Secretaria de Agricultura de Descanso vai realizar, entre os dias 11 e 29 de agosto, uma campanha de recolha de vidros no município. O objetivo é dar a destinação correta ao material e contribuir com o meio ambiente. Segundo o secretário de Agricultura, THIAGO GRASSIOLI, a população poderá entregar os vidros, exclusivamente, no viveiro municipal, que será o ponto de coleta durante todo o período da campanha. Conforme o secretário, serão aceitos diversos tipos de vidros, como potes de conserva, preferencialmente sem tampa, garrafas, vidros de abertura, louças e vidros em geral. Não serão recolhidos frascos de medicamentos, tanto da área humana quanto veterinária, não serão aceitos. O material recolhido será encaminhado para a ACOMAR, a cooperativa de catadores de recicláveis de São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizaram, na tarde desta quinta-feira, uma ação conjunta alusiva aos 19 anos da Lei Maria da Penha e à Operação Shamar. A ação ocorreu no bairro Santa Rita em São Miguel do Oeste. De acordo com a sargento PM, JULIANA MACHADO, integrante da Rede Catarina de Proteção à Mulher, as equipes percorreram residências do bairro, realizaram visitas e entregaram materiais informativos. O objetivo foi orientar a comunidade sobre os diferentes tipos de violência previstos na lei, divulgar os canais de denúncia e reforçar a importância do apoio às vítimas. A atividade faz parte de um esforço integrado de conscientização social.
A Operação Shamar, promovida em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, busca ampliar o enfrentamento à violência de gênero por meio de ações educativas e repressivas. A explicação é da sargento PM, JULIANA MACHADO. Durante a panfletagem de ontem, a escrivã de Polícia Civil, ALINE MASSONI, destacou que a Lei Maria da Penha é considerada um marco no combate à violência contra a mulher. A asssitente social, JACINTA IMIG, frisou que o Creas disponibiliza ações de apoio para as mulheres vítimas de violência, como acompanhamento psicossocial especializado. Os 19 anos da Lei Maria da Penha foi lembrado ontem pelas instituições como um marco no combate a violência contra a mulher.
Terminou nesta quinta-feira um mutirão de regularização migratória de estrangeiros que estão residindo em São Miguel do Oeste. O atendimento dos imigrante foi promovido pela pelo Departamento de Cidadania da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Polícia Federal. Entre segunda-feira e ontem foram atendidos 158 imigrantes. Eles tiveram acessos a serviços da Polícia Federal, como por exemplo, as Carteiras de Registro Nacional Migratório. De acordo com o Departamento de Cidadania da Secretaria Municipal de Assistência Social, São Miguel do Oeste conta com cerca de três mil e 500 estrangeiros. O setor faz o trabalho de acolhimento e auxilia essas famílias no processo de regularização dos documentos no Brasil.
A Secretaria de Cultura, realizou na tarde desta quinta-feira, a Conferência Municipal de Cultura, na Câmara de Vereadores. O evento reuniu artistas, produtores culturais, professores, estudantes, representantes de entidades e comunidade em geral para debater os rumos da cultura no município. A conferência teve como objetivo principal discutir, avaliar e propor políticas públicas voltadas ao setor cultural, promovendo o diálogo entre sociedade civil e poder público. O encontro também integra o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura e serviu como etapa preparatória para as conferências Estadual e Nacional de Cultura, previstas para 2026. Durante o evento, os participantes debateram e apresentaram propostas sobre financiamento da cultura, diversidade cultural, democratização do acesso, formação e valorização dos agentes culturais.
Um dos principais marcos da conferência de Cultura desta quinta-feira em São Miguel do Oeste foi a discussão e aprovação do Plano Municipal de Cultura para o período de 2025 a 2035. O documento tem metas voltadas à democratização e ao desenvolvimento da cultura local. De acordo com o secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI, a participação da comunidade foi importante nesse processo. Ele citou que a conferencia foi um momento muito rico de troca de ideias, escuta e construção coletiva. PELEGRINI disse que as contribuições coletadas durante a conferência serão sistematizadas e encaminhadas como propostas para as próximas etapas do processo participativo em nível estadual e nacional.
A vereadora MARLI DA ROSA do PL apresentou, nesta quinta-feira, uma moção de apelo solicitando a criação de uma legislação específica para loteamentos populares no município. A proposta busca atender à crescente demanda da população por moradia própria com valores acessíveis. O pedido foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste. Na justificativa, a vereadora cita o direito à moradia digna previsto na Constituição Federal, ressaltando que “o município tem a responsabilidade de promover o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, parcelamento e ocupação do solo urbano”. A parlamentar defende que o conceito de loteamento popular visa possibilitar a famílias de baixa renda o acesso a lotes urbanos com custos reduzidos, com infraestrutura mínima essencial.
A vereadora SILVIA KUHN do MDB apresentou uma moção de apelo, na sessão da câmara de ontem, solicitando ao Ministério da Educação que estude a inclusão obrigatória da disciplina de Língua Brasileira de Sinais na grade curricular do Ensino Fundamental. De acordo com a vereadora, a medida visa garantir "uma educação verdadeiramente inclusiva e acessível", ao mesmo tempo em que fortalece a comunicação entre alunos surdos e ouvintes e promove o respeito à diversidade e à cultura surda no ambiente escolar. A moção destaca que a Libras é reconhecida oficialmente como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas e que a inclusão da disciplina "contribui diretamente para o combate à exclusão social". A proposição é destinada ao ministro da Educação, CAMILO SANTANA
Os vereadores aprovaram, nesta quinta-feira, uma moção de apelo solicitando que a Secretaria Municipal de Saúde realize estudo de viabilidade para reorganizar a logística do transporte da saúde, com o objetivo de possibilitar o atendimento direto nas residências de idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. O pedido é dos vereadores do PSD, ANDRÉIA REBELATO, RAVIER CENTENARO, SISSE VELOZO, do MDB SILVIA KUHN e do Podemos, VIVI DE CARLI. De acordo com os autores, a medida busca "garantir condições mais humanas, dignas e inclusivas para o acesso à saúde pública", considerando principalmente cidadãos com dificuldades motoras, ausência de rede de apoio ou que residem longe dos pontos de embarque. Os parlamentares ainda sugerem que a triagem para esse atendimento domiciliar seja feita por profissional capacitado e com sensibilidade social. A moção é destinada ao prefeito e à secretária municipal de Saúde.
A vereadora CRIS ZANATTA do PSDB apresentou uma moção de apelo solicitando "com a máxima urgência" a implantação de uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste. O pedido, aprovado durante a sessão desta quinta-feira, é destinado ao prefeito e à secretária municipal de Saúde. A parlamentar explicou que os moradores do Andreatta atualmente são atendidos pela UBS do Bairro São Gotardo. De acordo com CRIS, a unidade do São Gotardo já atende uma comunidade de grande porte e também presta atendimento a moradores de outras localidades. Essa situação, segundo ela, gera "sobrecarga no atendimento, aumento no tempo de espera para consultas e procedimentos, e dificuldade de acesso e de encaminhamentos". CRIS disse que uma nova UBS no Andreatta permitirá uma melhor redistribuição dos atendimentos entre os postos de saúde.
Na sessão ordinária desta quinta-feira, os vereadores aprovaram diversos projetos de lei em segundo turno. As propostas, de autoria do Poder Executivo, agora seguem para sanção do prefeito para entrarem em vigor. Entre os projetos que passaram pelo segundo turno, está alteração do Sistema Tributário Municipal. Conforme o prefeito EDENILSON ZANARDI, o texto revogado atualmente permite a dedução presumida de materiais da base de cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza nos casos de empreitada global nos serviços de construção civil. Outro projeto aprovado ontem acrescenta, entra as ações do programa “Melhor Amigo”, o fornecimento de alimentação aos animais e o fornecimento de materiais para manutenção e construção. Também foi aprovado em segundo turno o aumento do vale-alimentação dos servidores de 550 para 630 reais por mês.
Uma mulher ficou ferida em um acidente de trânsito na tarde de ontem na BR 158. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a condutora de um veículo de passeio perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra arvores. O acidente aconteceu por volta das cinco e meia nas proximidades do Posto Franco, interior de Palmitos. A mulher, de 48 anos, sofreu ferimentos leves. Ela foi atendida pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e conduzida ao hospital de Regional de Palmitos.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na noite desta quinta-feira na estrada geral da Linha São Pedro, no interior de Tunápolis. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de um carro da Fiat perdeu o controle da direção e tombou. No veículo estavam duas pessoas, um homem e uma mulher, que sofreram ferimentos leves. A mulher foi socorrida por populares que passavam pelo local. Após os primeiros socorros ela foi encaminhada, pelos Bombeiros, ao hospital. O homem, que sofreu ferimentos na mão, também foi atendido e conduzido ao hospital.
O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste combate um incêndio no interior de uma estrutura desocupada no centro da cidade durante a madrugada desta sexta-feira. O fato aconteceu no antigo bar “Energy”, na rua Marcilio Dias. As guarnições foram chamadas por volta das duas horas e fizeram a eliminação do fogo. Segundo populares, durante a tarde de quinta-feira, o proprietário esteve no endereço e construiu uma cerca para impedir o acesso ao local. O solicitante anônimo da ocorrência relatou que alguns homens colocaram fogo no local e fugiram. O caso será investigado pela Polícia Civil.
A Polícia Militar prendeu, na noite de ontem, dois homens suspeito de assalto em um estabelecimento comercial de Maravilha. O crime aconteceu por volta das duas e meia da tarde no Bairro Floresta. A vítima, uma mulher de 29 anos, informou que estava trabalhando no caixa da empresa, quando dois homens entraram e anunciaram o assalto. Um dos homens estava armado com uma faca. Eles levaram cerca de 500 reais em dinheiro e duas carteiras de cigarros. O assalto foi registrados pelas câmeras de videomonitoramento da empresa. Mais tarde, a PM localizou os suspeitos no Bairro Kasper. Eles estavam com 150 reais do total do valor roubado. Os homens de 20 e 23 anos, que já possuem passagens pela polícia, foram presos e encaminhados até a delegacia de Polícia.