ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 08 08 19

-STF SUSPENDE TRANSFERÊNCIA DE LULA PARA PRESÍDIO EM SÃO PAULO

-VALOR DEVOLVIDO POR PODERES SERÁ USADO PARA ABATER DÍVIDA DA SAÚDE

-SECRETARIA DE SAÚDE DEFINE ATIVIDADES PARA O AGOSTO DOURADO

-JUSTIÇA DETERMINA QUE ESTADO CONTRATE PROFISSIONAIS PARA O CEDUP

-ESTUDO TÉCNICO VAI APONTAR LOCAIS PARA NOVOS RADARES NAS BRs DA REGIÃO

-TJ MANTÉM PRISÃO DE HOMEM FLAGRADO COM 48 QUILOS DE MACONHA

-COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS NA SC 163 DEIXA UMA PESSOA FERIDA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

Os parlamentares indianos aprovaram na terça-feira a lei que retira o status de especial que garantia mais autonomia para o estado de Jammu e Caxemira. A região no norte da Índia também é disputada pelo Paquistão, que promete lutar contra essa medida. A nova determinação dissolveu o Artigo 370, que dava direitos exclusivos para a Caxemira e uma constituição própria. Para evitar distúrbios, logo depois da medida entrar em vigor, 80 mil soldados foram deslocados até a região.

Funcionários da alfândega de Hamburgo, na Alemanha, encontraram mil 650 quilos de cocaína em um navio que chegou do Brasil na semana passada. O anúncio foi feito pela instituição nesta quarta-feira. As autoridades alemãs informaram que a droga foi localizada em um contêiner que transportava tabaco do navio que saiu do porto de Rio Grande e seguia para Antuérpia, na Bélgica. Na sexta-feira, a alfândega de Hamburgo anunciou a apreensão de quatro toneladas e meia de cocaína. A droga vinha do Uruguai e também ia para a Antuérpia.

Funcionários da imigração dos Estados Unidos fizeram buscas em diversas fábricas de alimentos em Mississippi nesta quarta-feira e prenderam 680 trabalhadores, a maioria latinos. Essa foi a maior operação em locais de trabalho em pelo menos uma década. A operação foi outra demonstração da prioridade interna de TRUMP para reprimir a imigração ilegal. Embora planejada meses atrás, a ação coincidiu com o dia em que TRUMP foi visitar El Paso para oferecer suas condolências à cidade de maioria latina depois que um atirador ligado a postagens online anti-hispânicas matou 22 pessoas no sábado.

A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta quarta-feira a votação em segundo turno da proposta de reforma da Previdência. Durante a sessão, que se estendeu por mais de 9 horas, os deputados rejeitaram oito destaques, propostas que tinham o objetivo de retirar pontos do texto-base, aprovado na última madrugada. A proposta é defendida pelo governo como uma das principais formas de recuperar as contas públicas. A estimativa da equipe econômica é economizar cerca de 930 bilhões em dez anos. Após a conclusão da votação, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, se disse "muito satisfeito" com a aprovação da PEC.

Após a conclusão da votação pela Câmara na noite desta quarta-feira, a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência será encaminhada para o Senado. Um resumo da PEC deve ser lido no plenário do Senado nesta quinta-feira. Em seguida, a proposta será publicada no "Diário Oficial" e no sistema eletrônico da Casa, para distribuição aos senadores. Depois disso, abre-se o prazo de cinco dias para a apresentação de emendas e a proposta será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça que terá até 30 dias para votar um parecer dizendo se o texto está em conformidade com a Constituição e se o colegiado concorda com o conteúdo da reforma. O relator será o senador TASSO JEREISSATI do PSDB do Ceará.

O Supremo Tribunal Federal suspendeu nesta quarta-feira, por 10 votos a um, a transferência do ex-presidente LULA para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, e decidiu mantê-lo preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O caso foi levado ao Supremo pela defesa de LULA depois de o juiz PAULO EDUARDO DE ALMEIDA SORCI, da Justiça estadual de São Paulo, ter decidido mais cedo que o ex-presidente cumpriria pena em Tremembé. Após receber no Supremo parlamentares que protestavam contra a transferência, o presidente do STF, ministro DIAS TOFFOLI, decidiu em caráter de urgência submeter o recurso de LULA ao plenário do tribunal. Em menos de meia hora, os ministros decidiram manter o ex-presidente em Curitiba até que a Segunda Turma do STF conclua o julgamento de um pedido de suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, SÉRGIO MORO.

A Secretaria de Estado da Administração publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira a instrução normativa número que trata de reserva de vagas para mulheres vítimas de violência doméstica. A norma é direcionada a empresas terceirizadas que prestam serviços ao governo catarinense. A ideia é reservar até cinco por cento das vagas dessas companhias para as mulheres vítimas de violência doméstica que atendem à qualificação profissional necessária. Segundo o governo, a independência financeira da mulher é fundamental para que o ciclo de agressões seja quebrado. De acordo com a instrução normativa, a empresa deverá manter sigilo quanto à identificação de quais funcionárias foram contratadas com base na norma.

A indústria é o setor que mais contribuiu para a criação de vagas com carteira assinada no primeiro semestre de 2019 no estado. A atividade foi responsável por 60 por cento dos postos de trabalho formais gerados nos primeiros seis meses do ano. No total, Santa Catarina abriu quase 50 mil novas vagas de empregos formais no período. A indústria abriu pouco mais de 29 mil novos postos de trabalho. O desempenho do estado é o terceiro melhor do país, atrás de São Paulo, como 151 mil 722 vagas, e Minas Gerais, com 88 mil 238.

O governo do Estado anunciou que irá utilizar os 118 milhões que serão repassados pelas instituições e poderes de Santa Catarina para saldar parte da dívida da área da saúde herdada pela atual gestão. A devolução do valor corresponde a economias das instituições nos últimos anos e foi anunciada nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa. O governo do Estado afirmou que o repasses dos recursos é um fato comemorado e "entendido como um sinal de sensibilidade dos Poderes ante a situação de crise financeira que o Executivo vem enfrentando na última década".

A Polícia Militar instalou nesta quarta-feira mais duas células do Programa Rede de Vizinhos no Bairro São Jorge em São Miguel do Oeste. As mais de cem famílias envolvidas com esses dois novos grupos receberam as placas para identificação das residências e orientações sobre o programa. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar, coronel MARCELO DE WALLAU, a Rede de Vizinhos contribui para a cidadania ativa, onde a comunidade auxiliar a PM na prevenção e combate da criminalidade. A primeira ferramenta de comunicação entre a polícia e os moradores é um aplicado de mensagem que permite a troca de informações uteis para a segurança das pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar na próxima semana três dias de atividades alusivas ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, enfermeira ANA ARNOLD, secretaria desenvolve atividades com as gestantes durante todo o ano, mas a semana que vem terá algumas ações especiais, como roda de conversa, curso de massagens para bebes e mamaço. Ela destacou que a intenção é repassar informações sobre o pré-natal, pós-parto e direitos das gestantes. ANA disse que é precisamos de um controle maior para evitar o crescimento na taxa de mortalidade infantil.

A semana de ações do Agosto Dourado começam na próxima segunda-feira, dia 12. A informação é da diretora de Atenção à Saúde, enfermeira ANA ARNOLD. A primeira atividade será uma roda de conversa será com a ginecologista VANESSA KLEIN e com a fonoaudióloga ARIANA SILVA. O evento será as sete horas da noite no Salão Nobre da Prefeitura. No dia 14, quarta-feira, acontece o curso de Shantalaque é a massagem para bebês. A capacitação será ministrada pela nutricionista TAILINE LIMA, a partir das duas da tarde na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social. A semana termina no sábado com o mamaço na praça Walnir Bottaro Daniel as duas horas da tarde.

Os jovens rurais do Curso de Qualificação com foco em bovinocultura de leite e gestão de propriedades participaram nesta semana de mais uma etapa da formação. De acordo com a extensionista da Epagri, SIMONE BIANCHINI, os jovens receberam orientações sobre Manejo de Solo e Água nas Propriedades Rurais. Além disso, eles também discutiram aspectos da Gestão de Recursos Pessoais. À tarde, na propriedade da família ORSO, na Linha Aparecida, os jovens acompanharam explanações do médico veterinário da Cidasc, ODY GONZALVES, sobre Brucelose e Tuberculose e, também, do médico veterinário da Epagri, JAIME PRESTES, acerca de Doenças Reprodutivas em Rebanhos Leiteiros. Eles também conheceram as instalações e o funcionamento das atividades da propriedade.

O Curso de Qualificação com foco em bovinocultura de leite e gestão de propriedades voltado para jovens rurais acontece desde o mês de abril, no Cetresmo, com aulas teóricas e práticas. Além da formação, o Governo do Estado disponibiliza para este público, um kit forrageiro, um kit informática e recursos para a implantação e desenvolvimento de projetos de vida, por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural. O secretário de Agricultura, ANTÔNIO ORSO afirmou que o projeto vem formando jovens que pretendem dar continuidade às atividades da família, preservando a produtividade e garantindo a sucessão nas propriedades rurais. Além da Prefeitura de São Miguel do Oeste e da Epagri, outras entidades e sindicatos estão envolvido com o projeto.

Foram abertas nesta quinta-feira as inscrições para a segunda edição do Festival da Canção "Canta São Miguel". O evento é promovido pela secretaria de Cultura e vai acontecer nos dias quatro e cinco de outubro de 2019, durante a Festa da Cultura, na praça Walnir Bottaro Daniel. O regulamento do festival foi divulgado hoje e todas as informações podem ser acessadas no site da Prefeitura www.saomiguel.sc.gov.br ou pelo telefone 3631 2089. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às cinco horas da tarde do dia 03 de setembro no Centro Municipal Cultural Olimpio Dal Magro ou pelo email [email protected]

O Festival da Canção "Canta São Miguel" tem o objetivo descobrir e incentivar novos talentos musicais locais. A afirmação é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. Ele comentou ainda que o evento também tem o propósito de valorizar a cultura, a história e os costumes da cidade, preservar as raízes culturais e possibilitar o intercambio artístico-cultural dos segmentos musicais em suas várias faixas etárias. CHAVES explicou que a programação do festival e da festa das etnias em outubro será bastante extensa. Ele reforçou que a previsão é de uma grande participação do público na área coberta da praça.

O festival da Canção "Canta São Miguel" está dividido em quatro categorias e terá premiação em dinheiro. A informação é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. As categorias são Infantojuvenil de sete a 12 anos, Juvenil de 13 a 17 anos, Adulto e especial acima de 18 anos. Durante as apresentações serão avaliados quesitos como afinação, ritmo, dicção e interpretação. CHAVES confirmou que a premiação será em dinheiro e troféus. Ele também disse que haverá premiação extra para o primeiro lugar de cada categoria. Os vencedores vão receber uma bolsa de estudos de dois anos da Escola KNN Idiomas.

A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude, o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional e a Polícia Civil promoveram, nesta quarta-feira, o evento "Roda de Conversa: prevenção e combate a crimes cibernéticos envolvendo crianças e adolescentes". O encontro foi realizado no centro cultural da Unoesc e serviu para sensibilizar a comunidade e os membros da rede de proteção sobre os riscos da exposição de crianças e adolescentes na internet, especialmente nas redes sociais. O evento de ontem também marcou o lançamento do projeto “Conhecer para se Proteger”, uma parceria entre o Poder Judiciário de Santa Catarina, Polícia Civil e a Secretaria Estadual de Educação. As fotos do encontro estão no portal da Peperi na internet.

A justiça determinou que o governo de Santa Catarina deve contratar servidores para atuarem no Cedup Getúlio Vargas em São Miguel do Oeste. A decisão liminar foi tomada em resposta a uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra o estado. No processo, a promotoria pede a contratação de pelo menos três monitores e dois merendeiros ou técnicos em alimentação para o Centro Educacional em período integral. Na sentença, a justiça fixa prazo de 30 dias para que o estado faça a contratação de ao menos uma pessoa para atuar como monitor dos aluno em regime de internato e uma pessoa para o preparo das refeições aos estudantes. A ação e a sentença são da semana passada, mas as informações foram divulgada para a imprensa nesta quarta-feira.

Na ação movida contra o estado, o Ministério Público alega que mais de cem alunos do Cedup não contam com profissionais adequados e em número suficiente das dez da noite às seis da manhã e nos finais de semana, feriados, recessos e férias escolares. Além disso, neste período, eles não contam com merendeiras ou técnicos em alimentação para o preparo de refeições. De acordo com o promotor ALEXANDRE VOLPATTO, a ação objetiva à proteção integral das crianças e adolescentes que estudam no educandário em regime de internato. Ele disse que não é seguro e nem apropriado que um grande número de adolescentes residam em um colégio sem a supervisão permanente de monitores capacitados para protegê-los e orientá-los. O MP entende que a contratação de mais profissionais é uma medida que garante proteção à integridade física, psíquica e emocional dos estudantes.

O Dnit deve realizar nesse semestre os estudos técnicos para a implantação de novos radares nas rodovias federais que passam por Santa Catarina e consequentemente pela região Extremo Oeste catarinense. A informação é do supervisor regional do Dnit, DIEGO DA SILVA. De acordo com ele, no momento o órgão está em um processo de verificação e só após haverá um estudo detalhado para a efetiva instalação dos controladores de velocidade. DIEGO adiantou que o foco principal das novas colocações será nas travessias urbanas e nos pontos mais críticos das rodovias.

Os trechos da BR-282 entre Maravilha e São Miguel do Oeste e da BR-163 entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira também receberão radares eletrônicos. A afirmação é do supervisor regional do Dnit, DIEGO DA SILVA. No entanto, ele não soube informar em quais pontos e quantos controladores devem ser instalados nos dois trechos. Ele disse que a implantação é de extrema importância visto o baixo índice de acidentes que ocorrem nas rodovias que possuem radares eletrônicos. DIEGO comentou que já existem alguns pontos mapeados para a colocação dos novos equipamentos, porém, a divulgação oficial deve ocorrer somente após a conclusão de todo o estudo técnico.

A Polícia Rodoviária Estadual de São Lourenço do Oeste apresentou um balanço das apreensões e acidentes registrados nos primeiros sete meses deste ano. De janeiro até agora, a PRE apresentou 462 quilos de drogas, recuperou cinco veículos com registros de furto ou roubo e apreendeu duas armas de fogo. Além disso, foram apreendidos mais de 600 mil reais em mercadorias contrabandeadas. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 23 por cento no índice de acidentes atendidos e de 25 por cento em relação a acidentes que resultaram em lesões. O número de feridos caiu 34 por cento neste ano.

Um incêndio destruiu uma residência na noite de ontem no centro de Riqueza. O fogo atingiu uma casa que fica na rua dos Imigrantes, por volta dez horas da noite. Quando a guarnição do Corpo de Bombeiros chegou ao local, a edificação de 42 metros quadrados estava completamente destruída pelo fogo. Foram utilizados cerca de três mil litros de água para combate e rescaldo das chamas. A casa não era habitada, não possuía energia elétrica e nem móveis. Uma perícia será feita no local para levantar as possíveis causas do sinistro.

Um homem que estava desaparecido desde a última semana em São Miguel do Oeste retornou para casa. A informação foi confirmada pela nora e pelo filho do idoso. De acordo com familiares, ERI PEREIRA DIAS, de 71 anos, saiu na última quinta-feira para efetuar um serviço no interior de Bandeirante e, desde então, a família ficou sem contato com ele. Um familiar, preocupado com a situação, procurou a Polícia e efetuou um Boletim de Ocorrência. O idoso acabou retornando para casa na última terça-feira, porém a família esqueceu de fazer a comunicação para a Polícia. O homem passa bem e está na companhia dos familiares.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou habeas corpus a homem acusado de transportar 48 quilos de maconha no banco traseiro do carro. Ele foi flagrado em São Miguel Oeste no dia 23 de maio deste ano durante a Operação Ágata, na BR-282. O motorista seguia de Toledo no Paraná para Passo Fundo. O entorpecente, dividido em 53 pacotes, foi avaliado em 400 mil reais. O juiz da comarca converteu a prisão em flagrante em preventiva e indeferiu pedidos posteriores de revogação. Na sentença, o juiz cita que a quantidade apreendida seria suficiente para fazer 48 mil `baseados', um para cada habitante da comarca e ainda sobrariam dez mil. Ele usou essa relação para apontar a gravidade da conduta praticada. O TJ confirmou a manutenção da prisão por entender que a liberdade do acusado representa risco à ordem pública.

Uma mulher ficou ferida em uma colisão traseira na noite desta quarta-feira na SC-163, em São Miguel do Oeste. O acidente ocorreu por volta das nove e 40 da noite nas proximidades do acesso ao Cedup Getúlio Vargas. A mulher, de 35 anos, sofreu lesões nas costas. Ela foi socorrida pela equipe do SAMU, com apoio do Corpo de Bombeiros, e encaminhada ao Hospital Regional. Ela era passageira de um Toyota Etios que foi atingido na traseira por uma Saveiro. Ambos os veículos são emplacados em São Miguel do Oeste.

Um adolescente de 17 anos morreu durante uma partida de de futsal nesta quarta-feira na Linha Conceição, em Itapiranga. RODRIGO VON PORSTEL sofreu um mal súbito, por volta das nove horas da noite. Os Bombeiros de Itapiranga foram acionados, mas ao chegar no local, o rapaz já estava sem os sinais vitais. RODRIGO é o segundo jovem que morre este ano em Itapiranga durante uma partida de futebol. Em março, GUSTAVO PETZOLD, 19 anos, também morreu jogando, na comunidade vizinha de Santo Antônio. O corpo de RODRIGO está sendo velado no Clube de Linha Maria Goretti.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.