ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 08-08-2019 Quinta-feira

-STF SUSPENDE TRANSFERÊNCIA DE LULA PARA PRESÍDIO EM SÃO PAULO

-VALOR DEVOLVIDO POR PODERES SERÁ USADO PARA ABATER DÍVIDA DA SAÚDE

-CONSULADO DA ROMÊNIA LANÇA NOVOS CURSOS DO IDIOMA ROMENO

-APAE ENFATIZA A PREVENÇÃO ÀS DEFICIÊNCIAS NO AGOSTO LARANJA

-ARTESÃOS BUSCAM EXPERIÊNCIAS E CAPACITAÇÃO NA MAIOR FEIRA LATINO AMERICANA

-PROGRAMA JUVENTUDE RURAL FORNECE CAPACITAÇÃO GRATUITA A JOVENS

-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDÊNCIA NO CENTRO DE RIQUEZA

-ADOLESCENTE MORRE JOGANDO FUTEBOL NO INTERIOR DE ITAPIRANGA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 28graus. A mínima das últimas horas foi de 17graus. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.


Os parlamentares indianos aprovaram na terça-feira a lei que retira o status de especial que garantia mais autonomia para o estado de Jammu e Caxemira. A região no norte da Índia também é disputada pelo Paquistão, que promete lutar contra essa medida. A nova determinação dissolveu o Artigo 370, que dava direitos exclusivos para a Caxemira e uma constituição própria. Para evitar distúrbios, logo depois da medida entrar em vigor, 80 mil soldados foram deslocados até a região.


Funcionários da alfândega de Hamburgo, na Alemanha, encontraram mil 650 quilos de cocaína em um navio que chegou do Brasil na semana passada. O anúncio foi feito pela instituição nesta quarta-feira. As autoridades alemãs informaram que a droga foi localizada em um contêiner que transportava tabaco do navio que saiu do porto de Rio Grande e seguia para Antuérpia, na Bélgica. Na sexta-feira, a alfândega de Hamburgo anunciou a apreensão de quatro toneladas e meia de cocaína. A droga vinha do Uruguai e também ia para a Antuérpia.


Funcionários da imigração dos Estados Unidos fizeram buscas em diversas fábricas de alimentos em Mississippi nesta quarta-feira e prenderam 680 trabalhadores, a maioria latinos. Essa foi a maior operação em locais de trabalho em pelo menos uma década. A operação foi outra demonstração da prioridade interna de TRUMP para reprimir a imigração ilegal. Embora planejada meses atrás, a ação coincidiu com o dia em que TRUMP foi visitar El Paso para oferecer suas condolências à cidade de maioria latina depois que um atirador ligado a postagens online anti-hispânicas matou 22 pessoas no sábado.


A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta quarta-feira a votação em segundo turno da proposta de reforma da Previdência. Durante a sessão, que se estendeu por mais de 9 horas, os deputados rejeitaram oito destaques, propostas que tinham o objetivo de retirar pontos do texto-base, aprovado na última madrugada. A proposta é defendida pelo governo como uma das principais formas de recuperar as contas públicas. A estimativa da equipe econômica é economizar cerca de 930 bilhões em dez anos. Após a conclusão da votação, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, se disse "muito satisfeito" com a aprovação da PEC.


Após a conclusão da votação pela Câmara na noite desta quarta-feira, a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência será encaminhada para o Senado. Um resumo da PEC deve ser lido no plenário do Senado nesta quinta-feira. Em seguida, a proposta será publicada no "Diário Oficial" e no sistema eletrônico da Casa, para distribuição aos senadores. Depois disso, abre-se o prazo de cinco dias para a apresentação de emendas e a proposta será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça que terá até 30 dias para votar um parecer dizendo se o texto está em conformidade com a Constituição e se o colegiado concorda com o conteúdo da reforma. O relator será o senador TASSO JEREISSATI do PSDB do Ceará.


O Supremo Tribunal Federal suspendeu nesta quarta-feira, por 10 votos a um, a transferência do ex-presidente LULA para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, e decidiu mantê-lo preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O caso foi levado ao Supremo pela defesa de LULA depois de o juiz PAULO EDUARDO DE ALMEIDA SORCI, da Justiça estadual de São Paulo, ter decidido mais cedo que o ex-presidente cumpriria pena em Tremembé. Após receber no Supremo parlamentares que protestavam contra a transferência, o presidente do STF, ministro DIAS TOFFOLI, decidiu em caráter de urgência submeter o recurso de LULA ao plenário do tribunal. Em menos de meia hora, os ministros decidiram manter o ex-presidente em Curitiba até que a Segunda Turma do STF conclua o julgamento de um pedido de suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, SÉRGIO MORO.


A Secretaria de Estado da Administração publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira a instrução normativa número que trata de reserva de vagas para mulheres vítimas de violência doméstica. A norma é direcionada a empresas terceirizadas que prestam serviços ao governo catarinense. A ideia é reservar até cinco por cento das vagas dessas companhias para as mulheres vítimas de violência doméstica que atendem à qualificação profissional necessária. Segundo o governo, a independência financeira da mulher é fundamental para que o ciclo de agressões seja quebrado. De acordo com a instrução normativa, a empresa deverá manter sigilo quanto à identificação de quais funcionárias foram contratadas com base na norma.


A indústria é o setor que mais contribuiu para a criação de vagas com carteira assinada no primeiro semestre de 2019 no estado. A atividade foi responsável por 60 por cento dos postos de trabalho formais gerados nos primeiros seis meses do ano. No total, Santa Catarina abriu quase 50 mil novas vagas de empregos formais no período. A indústria abriu pouco mais de 29 mil novos postos de trabalho. O desempenho do estado é o terceiro melhor do país, atrás de São Paulo, como 151 mil 722 vagas, e Minas Gerais, com 88 mil 238.


O governo do Estado anunciou que irá utilizar os 118 milhões que serão repassados pelas instituições e poderes de Santa Catarina para saldar parte da dívida da área da saúde herdada pela atual gestão. A devolução do valor corresponde a economias das instituições nos últimos anos e foi anunciada nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa. O governo do Estado afirmou que o repasses dos recursos é um fato comemorado e "entendido como um sinal de sensibilidade dos Poderes ante a situação de crise financeira que o Executivo vem enfrentando na última década".


-CONSULADO DA ROMÊNIA LANÇA NOVOS CURSOS DO IDIOMA ROMENO

-APAE ENFATIZA A PREVENÇÃO ÀS DEFICIÊNCIAS NO AGOSTO LARANJA

-ARTESÃOS BUSCAM EXPERIÊNCIAS E CAPACITAÇÃO NA MAIOR FEIRA LATINO AMERICANA DE ARTESANATO

-PROGRAMA JUVENTUDE RURAL FORNECE CAPACITAÇÃO GRATUITA A JOVENS


Tunápolis inaugura hoje revitalização da praça da cidade. O investimento nas melhorias ocorreu de forma gradativa nos últimos meses. O evento de inauguração do Chimarródromo acontece no final da tarde desta quinta-feira. Será, na praça Municipal Willy Eidt, no Centro da Cidade, com início às 18 horas e 30 minutos. De acordo com o secretário da Indústria e Comércio, VOLMIR LAWISCH, iniciativa do setor de Urbanismo visa valorizar a cultura do chimarrão no município. Outro objetivo com a implantação deste espaço público,com água quente gratuita disponível, épara que as pessoas possam realizar rodas de chimarrão e em um ponto de encontro de amigos e famílias.


O Chimarródromo faz parte do projeto de revitalização da Praça Willy Eidt. Local passa a ter acessibilidade e estrutura que possibilite a realização de ações culturais no local. O secretário da Indústria e Comércio, VOLMIR LAWISCH projeta aumento significativo de pessoas frequentando a praça. O secretário da Indústria e Comércio, cita ainda a disponibilidade um bebedouro de água para comodidade e qualidade de vida, principalmente às crianças. VOLMIR LAWISCH elogia o trabalho desenvolvido pela equipe de urbanismo do município e desta forma reduzir os custos. O secretário lembra que a praça já possui academia ao ar livre, parquinho infantil, banheiros públicos, geladeiroteca, chafariz, mesas para jogos de xadrez e damas, coreto e bicicletário.


Escola Municipal desenvolve gincana na semana do estudante. Dia 11 de agosto é dia do estudante, para tanto, a escola Municipal Cinderela de Santa Helena realiza a semana do estudante com gincana e cinema. Conforme a diretora ILONÍ MANFROI, a semana envolverá todos os alunos da Educação Infantil, do pré escolar até o quinto ano do Ensino Fundamental. Nesta sexta feira, dia nove, será desenvolvida uma gincana com atividades diversificadas e com equipes mistas, compostas por alunos de todas as turmas. O objetivo é oferecer a criança atividades diferenciadas e estimular o aluno a solução de tarefas da gincana através da interação com diferentes idades e habilidades. MANFROI destaca que haverá tarefas que estimulam o desenvolvimento cognitivo e outras que exercitam o trabalho em equipe e liderança.


Visita ao cinema promove a vivencia de aprendizagens. Ainda de acordo com a diretora ILONÍ, no dia 16 de agosto, está prevista a visita ao cinema em SMOeste, para estimular a convivência em outros ambientes e com outras realidades através de filme. MANFROI destaca a importância de se desenvolver atividades para o desenvolvimento integral do estudante que acontece quando ele vivencia aprendizagens diferentes, tornando significativa a vida escolar. O cinema, por exemplo, enriquece a vivencia com outras culturas, desenvolve a autonomia através da pratica de locomoção a locais diferentes e a compra de ingresso.


Consulado da Romênia em Ipora do Oeste lança novos cursos do idioma romeno. De acordo com o Cônsul Geral Honorário EDSON DREHER em Ipora do Oeste, a procura pelo idioma romeno é por pessoas com descendência romena e também por pessoas interessadas em realizar um intercambio estudantil na Romênia, uma vez que o governo romeno libera bolsas de estudo para brasileiros. Inclusive, conforme EDSON,pessoas da região realizaram mestrado, doutorado e pós Doc na Romênia. Nestes casos, é imprescindível ter o conhecimento básico da língua romena. Mas a grande procura pelo curso do idioma romeno é por pessoas da comunidade romena da região devido ao encaminhamento da cidadania romena para a qual o conhecimento básico do idioma romeno é obrigatório.DREHER cita que foram encaminhadas entre 200 a 300 pedidos de cidadania romena durante este ano. Agora serão lançados a abertura de novas turmas para o aprendizado da língua romena, tanto presencial e virtual.


Desde o inicio do mutirão de encaminhamentos de cidadania já foram aprovadas algumas cidadanias romenas em cinco a oito meses. Conforme o Cônsul DREHER, após a aprovação dos documentos, a pessoa possui um prazo de seis meses para se apresentar e provar o conhecimento básico do idioma romeno e efetivamente receber a cidadania. O pouco conhecimento de uma língua limita muitas possibilidades. DREHER enfatiza que na região pode se considerar a existência de comunidade de romenos o que traz muitas oportunidades. Importante também conforme o Cônsul Romeno que pessoas daqui façam cursos e visitem a Romênia promovendo maior integração. Nas ultimas semanas, ALEXANDRE RUSCHEINSKY E JOÃO WILSKI WILDNER, estiveram em Bukarest e se formaram no básico do idioma romeno, através de intercambio de imersão propiciado pela embaixada do dia 21 de julho a quatro de agosto com aulas nos três turnos.


O idioma romeno é um italiano rudimentar falado há dois mil anos, no período de Roma. A palavra Romênia provem de Romanos, assim os romenos são como filhos de Roma. Portanto, as línguas romenas provem do Latim, totalmente diferente da língua alemã. Mas devido a localização da Romênia no leste europeu, após a queda do Império Romano, o pais ficou isolado, ao lado de países eslavos. O que influenciouna estrutura da língua romena com algumas palavras do eslavo. É um idioma peculiar para ser estudado e considerado o idioma mais puro do latim no mundo, com 300 milhões de falantes ao todo, conforme DREHER não é uma grande quantidade mas é um idioma romântico e muito bonito de se ouvir.


Os descendentes atuais da região são da segunda e terceira geração e começam a estudar a língua no inicio, pois por questões de misturas étnicas, alemã e italiana, o idioma romeno não se expandiu nas famílias. DREHER destaca que ele é bisneto de romenos e iniciou os estudos do idioma como iniciante em 2015 e hoje possui o nível avançado nativo. A expectativa é atingir em torno de 100 pessoas nas novas turmas. As aulas são ministradas pela professora Florentina Muller Gruhlk, formada pela Universidade de Bra?ov da Romênia. Ela também é a coordenadora cultural.


O consulado em Ipora do Oeste é referencia no Brasil no ensino do idioma. Pessoas do Brasil inteiro procuram pelo curso do idioma romeno. O Cônsul cita a tentativa por alternativas com universidades para atender a demanda. No momento, as novas turmas estão em fase de pré inscrição, para tanto o cônsul DREHER pede as pessoas interessadas contatar os organizadores pelo email da Professora Florentina [email protected] informando a sua localização e a disponibilidade de aula virtual ou presencial. O custo é relativamente baixo, somente para aquisição de material.


Prefeito e soberanas divulgam feira FAIC na Assembleia Legislativa. Na tarde desta quarta-feira, o prefeito LUCIO MALLMANN, acompanhado da rainha do município VANESSA SCHWENGBER, e as princesas TAINARA POHREN e TICIANA REIS, estiveram na Assembleia Legislativa em Florianópolis, onde ocuparam a tribuna para falar sobre a feira FAIC que será realizada de 05 a 08 de setembro. LUCIO MALLMANN ressaltou as conquistas do município, seus avanços e aproveitou a oportunidade para solicitar apoio dos deputados na solução do problema no abastecimento de água na cidade. Lúcio também falou da organização da feira, dos expositores, em sua grande maioria do município e fez um convite as autoridades para que participem. As soberanas também ocuparam a tribuna e apresentaram a programação da feira, e os diferentes atrativos. Deputados também falaram da importância da realização da FAIC em Iporã do Oeste. Toda a cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV AL e Rádio AL da Assembleia Legislativa.


Setor de urbanismo foca na segurança e no embelezamento da cidade. Conforme o Diretor de urbanismo de Ipora do Oeste, ILMO WALTER, o setor retomou os trabalhos de urbanismo nas reformas do passeio publico da Avenida Gustavo Fetter, no sentido Cooper A1 a Descanso. São feitos trocas de lajotas, melhoramentos na acessibilidade e pintura. Na iluminação publica, foi efetuada a troca das lâmpadas normais, por LED nas ruas próximas, paralelas e transversais, da Gustavo Fetter e, também, na avenida até a Policia Rodoviária. A próxima etapa de troca de lâmpadas será nas ruas das imediações do parque feira FAIC. O investimento é de recursos próprios e, conforme ILMO, o objetivo é de tornar a cidade mais bonita e segura.


A acessibilidade na escola Os Peixinhos está em fase de acabamento. De acordo com ILMO, na escola Pré Escolar Os Peixinhos, houve a instalação de rampas e lajotas para garantir a acessibilidade. O espaço interno está praticamente pronto conforme determina a legislação. A obra é realizada em parceria com a secretaria da educação. WALTER destaca também as obras dos estacionamentos públicos, os atuais ao lado do Banco do Brasil e, ao lado do Hora Certa são mantidos com ajardinamento terceirizado. Conforme ILMO WALTER, serão organizados dois novos espaços com ajardinamento, um em frente a Radio Oeste e outro em frente ao Banco SICOOB. Também está sendo realizado o ajardinamento no pátio ao redor da prefeitura. Por outro lado, o diretor ILMO orienta a população para auxiliar na manutenção dos locais não jogando lixo e não provocando estragos ao estacionar os veículos.


APAE de Descanso enfatiza a prevenção às deficiências no agosto laranja. ADRIANA BALBINOT diretora da APAE MAURICIO DALLA VECHIA de Descanso informa que ocorreu no dia 06 de agosto a abertura oficial do Agosto Laranja com exposição e divulgação dos trabalhos realizados pela APAE em parceria com a secretaria da saúde através do CRAS, ao lado da SICOOB. Em agosto ocorre a semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla com vários eventos e ações de conscientização e previsão às deficiências. A semana inicia dia 21 de agosto com Show de EDUARDO GUSTAVO no Clube Sadi e estão convidadas as APAES de Tunapolis, Guaraciaba e São Miguel do Oeste. Será um momento de integração entre os alunos e funcionários das quatro escolas. No dia 22 será o dia da beleza, para o qual estão convidadas profissionais de salões de beleza para efetuar corte e escova de cabelo e maquiagem nos alunos e, após, sessão de fotos com profissionais da fotografia.


A programação segue no dia 23 com show de talentos dos alunos. Dia 24 missa de ação de graças na Igreja Matriz e dia 26 um lanche diferenciado com cardápio a escolha dos alunos também para proporcionar um momento de descontração. ADRIANA cita que no dia 27 terá palestra com ABEL PETTER, técnico do IGP, sobre prevenção as deficiências no clube SADI em parceria com a secretaria da saúde e CRAS e no dia 28 a programação encerra com um piquenique. Conforme a diretora a aceitação dos eventos é muito boa pelos alunos e comunidade.


Prevenção é feita através de diferentes atividades por vários setores. Quanto a prevenção a diretora ADRIANA esclarece que a secretaria da saúde disponibiliza vários exames para a prevenção à deficiência que iniciam antes da gestação. São realizadas palestras com os pais e nas escolas. ADRIANA também esclarece que diariamente as pessoas são orientadas através das agentes de saúde e demais profissionais. Nas escolas, os profissionais também encaminham alunos para efetuar uma avaliação multidisciplinar quando observam algo diferente. Ainda de acordo com BALBINOT, depois da avaliação, quem necessita é encaminhado ao serviço de estimulação essencial com equipe formada por pedagoga, psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, da assistência social, fisioterapeuta. Conforme ADRIANA, muitas vezes são casos de um simples atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, mas importante ser trabalhada o quanto antes para uma solução imediata.


Artesãos da região buscam experiências e capacitação na maior feira latino americana de artesanato. A décima quinta Mega Artesanal foi realizada de dois a sete de agosto, na São Paulo Expo, reunindo cerca de 400 expositores. A viagem dos 37 artesãos da região extremo oeste foi organizada pela Uniplart, Casa de Artesanato de SMOeste. A presidente da entidade, CLEUSA PHULE, destaca que este é o quarto ano consecutivo que artesãos da região participam da feira. Em 2016, os profissionais participaram da feira junto com a associação de artesanato de Mondaí, e nos três anos posteriores a organização ocorreu por meio da Uniplart. CLEUSA ressalta que a entidade contempla artesãos de SMOeste, São José do Cedro, Guarujá do Sul, Tunápolis e Iporã do Oeste. O número de profissionais que participam em eventos, como a feira, varia a cada ano.


Além da maior feira latino americana de artesanato, os artesãos também visitaram Embu das Artes, uma cidade totalmente envolvida no artesanato. CLEUSA PHULE enfatiza que na nossa região, o artesanato ainda é pouco praticado em comparação a cidades maiores como esta onde ocorreu a feira. Em função disso, a presidente da Uniplart avalia como importante a participação dos profissionais em eventos como este para busca de conhecimento e novas idéias para fomentar a atividade local. Além da exposição, a feira ofereceu várias oportunidades para capacitação. Artesã desde 2005, CLEUSA avalia que o artesanato em nossa região tem grande expectativa de crescimento. Ela incentiva os profissionais a valorizarem o uso da reciclagem no artesanato, como já acontece em centros maiores. A presidente comenta que apesar de não ser a atividade financeira principal a, o artesanato pode ser um complemento importante na renda das famílias.


Programa Juventude Rural da EPAGRI fornece capacitação gratuita para garantir a sucessão familiar. SIDINEI SIMOM, gerente regional da EPAGRI de SMOeste, explica que o programa Juventude Rural fornece uma formação ao jovem para que ele compreenda a sua importância no contexto de desenvolvimento econômico da sociedade. O objetivo principal é proporcionar condições para que o jovem possa continuar suas atividades na propriedade familiar com satisfação e orgulho de ser jovem rural. Conforme SIMOM, a preocupação é garantir a sucessão familiar nas propriedades rurais e, assim, também dar continuidade ao desenvolvimento regional. O programa atende jovens entre 15 a 29 anos e fornece capacitações durante nove meses, em média, um encontro de um dia por mês, no qual há um turno de teoria e um turno de aplicação no campo para o jovem obter a habilidade em aplicar o conhecimento na sua propriedade.


Conforme SIDINEI, os recursos para as capacitações são fornecidos a partir de uma parceria entre EPAGRI e entidades do município, como cooperativas de credito e de produção, agencias bancarias, clubes de serviço, associações comerciais, sindicatos. SIMON explica que a entidade parceira financia uma formação por mês com custos da alimentação e a instrução, normalmente, é pela EPAGRI. Os conteúdos das formações são as linhas de projetos da EPAGRI e também o que as entidades parceiras preconizam. Para o jovem rural a formação é totalmente gratuita.


O Programa Juventude Rural está atualmente com projeto piloto em quatro municípios, Guarujá do Sul, Palma Sola, São Miguel do Oeste e Princesa com ênfase na produção leiteira. SIMOM destaca que para os jovens que estão em formação foi oferecido um aporte financeiro, denominado Projeto de Vida, pelo governo do estado, de 15 mil reais por propriedade. O valor é restituído em cinco anos sem juros e com abatimento de 10% nos pagamentos em dia. Ainda conforme SIMOM, além disto, os alunos recebem um Kit forrageira e possuem a oportunidade de desenvolver um projeto para instalar um sistema de informática na propriedade e receber recursos para a sua implantação.


A intenção da EPAGRI, conforme SIMON, é de expandir o projeto para outros municípios e para o estado e para, o próximo, dobrar a quantidade de projetos. Para um município adotar este programa é necessário demonstrar interesse na EPAGRI e ter entidades parceiras. Ainda de acordo com o gerente da EPAGRI, os resultados são de curto e a longo prazo tanto financeiramente, como na área ambiental e no desenvolvimento como um todo. Nos projetos pilotos atuais há uma grande participação dos jovens com muito entusiasmo.


-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDÊNCIA NO CENTRO DE RIQUEZA

-ADOLESCENTE MORRE JOGANDO FUTEBOL NO INTERIOR DE ITAPIRANGA


Mulher ferida em colisão traseira na SC-163 em São Miguel do Oeste. Uma mulher ficou ferida em uma colisão traseira na noite desta quarta-feira, 7, na SC-163, em São Miguel do Oeste. O acidente ocorreu por volta das 21 horas nas proximidades do acesso ao Cedup Getúlio Vargas. / A vítima, que não teve a identidade divulgada, sofreu ferimentos aparentemente leves. Ela foi socorrida pela equipe do SAMU, com apoio do Corpo de Bombeiros, e encaminhada ao Hospital Regional. Ela era passageira de um Toyota Etios que foi atingido na traseira por uma Saveiro. Ambos os veículos são emplacados em São Miguel do Oeste.


De acordo com familiares da vítima, o motorista do Etios tentava acessar uma via secundária quando ocorreu o acidente. Além disso, testemunhas, que seriam amigas do condutor da Saveiro e presenciaram o acidente, informaram que um automóvel que teria saído do pátio da Cervejaria Big John invadiu a pista obstruindo a passagem da Saveiro obrigando o motorista a efetuar uma manobra de desvio, ocasionando o acidente. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Iporã do Oeste esteve no local, controlou o trânsito e registrou um Boletim de Ocorrência.


Idoso que estava desaparecido retorna para casa. Um homem que estava desaparecido desde a última semana em São Miguel do Oeste retornou para casa. A informação foi confirmada pela nora e pelo filho do idoso. Conforme os familiares, Eri Pereira Dias, de 71 anos, saiu na última quinta-feira, 01, para efetuar um serviço no interior de Bandeirante. Como no local não há sinal de celular, ele ficou sem contato com a família desde então. De acordo com relato do filho de Eri, um tio, preocupado com a situação, procurou a Polícia e efetuou um Boletim de Ocorrência. O idoso acabou retornando para casa na última terça-feira, 06, porém a família se esqueceu de comunicar a PM sobre o retorno dele. O homem passa bem e está na companhia dos familiares.


Lavoura é atingida por incêndio no interior de Itapiranga. Foi por volta das 19 horas e 30 minutos de ontem. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender incêndio em vegetação na Linha Santa Fé Baixa, interior de Itapiranga. Os bombeiros realizaram o combate às chamas e rescaldo da área de aproximadamente mil metros quadrados que foi atingida pelo fogo. Não foi possível identificar as causas do inicio do incêndio em área próximo a estrada.


Incêndio destrói residência no centro de Riqueza. Por volta das 22 horas desta quarta-feira o Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado para atender um incêndio em residência na rua Imigrantes, centro de Riqueza. Além da residência em chamas havia outra casa próxima. Quando a guarnição chegou ao local a edificação de 42 metros quadrados estava completamente destruída pelo fogo, com toda a estrutura já caída. Foram utilizados cerca de três mil litros de água para combate e rescaldo das chamas. A casa não era habitada, não possuía energia elétrica e nem móveis. A residência vizinha não foi atingida. Perícia será feita no local para levantar as possíveis causas do sinistro. A Polícia Militar também esteve no local.


Adolescente morre jogando futebol no interior de Itapiranga. Foi por volta das 21 horas e 30 minutos de ontem no Ginásio de Esportes da comunidade de Conceição, interior de Itapiranga. O adolescente de 17 anos, RODRIGO VON PORSTEL estava jogando futsal com amigos quando sofreu um mal súbito. Os Bombeiros de Itapiranga foram acionados e chegando ao local já encontraram PORSTEL sem os sinais vitais. Foi realizada reanimação e encaminhamento ao hospital onde a médica de plantão constatou o óbito. O Corpo do jovem está sendo velado no Clube de Linha Maria Goretti. RODRIGO é o segundo jovem que morre esse ano em Itapiranga jogando futebol. Em março desse ano, GUSTAVO PETZOLD, 19 anos também morreu jogando na comunidade vizinha, em Santo Antônio, em um torneio de futsal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.