ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 08/08/2019

GLOBO EM FOCO – 080819

-STF SUSPENDE TRANSFERÊNCIA DE LULA PARA PRESÍDIO EM SÃO PAULO

-VALOR DEVOLVIDO POR PODERES SERÁ USADO PARA ABATER DÍVIDA DA SAÚDE

-RÁDIO PEPERI RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA OPERAR NA FREQUÊNCIA DE FM

-ESTRADA DO INTERIOR É INTERDITADA PARA OBRAS DE ASFALTO

-TUNÁPOLIS INAUGURA HOJE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DA CIDADE

-PREFEITO ANUNCIA LICITAÇÃO DE OBRA DE CINCO MILHÕES DE REAIS

-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDÊNCIA NO CENTRO DA CIDADE

-ADOLESCENTE MORRE JOGANDO FUTEBOL NO INTERIOR DE ITAPIRANGA

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus. Neste momento graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

Os parlamentares indianos aprovaram na terça-feira a lei que retira o status de especial que garantia mais autonomia para o estado de Jammu e Caxemira. A região no norte da Índia também é disputada pelo Paquistão, que promete lutar contra essa medida. A nova determinação dissolveu o Artigo 370, que dava direitos exclusivos para a Caxemira e uma constituição própria. Para evitar distúrbios, logo depois da medida entrar em vigor, 80 mil soldados foram deslocados até a região.

Funcionários da alfândega de Hamburgo, na Alemanha, encontraram mil 650 quilos de cocaína em um navio que chegou do Brasil na semana passada. O anúncio foi feito pela instituição nesta quarta-feira. As autoridades alemãs informaram que a droga foi localizada em um contêiner que transportava tabaco do navio que saiu do porto de Rio Grande e seguia para Antuérpia, na Bélgica. Na sexta-feira, a alfândega de Hamburgo anunciou a apreensão de quatro toneladas e meia de cocaína. A droga vinha do Uruguai e também ia para a Antuérpia.

Funcionários da imigração dos Estados Unidos fizeram buscas em diversas fábricas de alimentos em Mississippi nesta quarta-feira e prenderam 680 trabalhadores, a maioria latinos. Essa foi a maior operação em locais de trabalho em pelo menos uma década. A operação foi outra demonstração da prioridade interna de TRUMP para reprimir a imigração ilegal. Embora planejada meses atrás, a ação coincidiu com o dia em que TRUMP foi visitar El Paso para oferecer suas condolências à cidade de maioria latina depois que um atirador ligado a postagens online anti-hispânicas matou 22 pessoas no sábado.

A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta quarta-feira a votação em segundo turno da proposta de reforma da Previdência. Durante a sessão, que se estendeu por mais de 9 horas, os deputados rejeitaram oito destaques, propostas que tinham o objetivo de retirar pontos do texto-base, aprovado na última madrugada. A proposta é defendida pelo governo como uma das principais formas de recuperar as contas públicas. A estimativa da equipe econômica é economizar cerca de 930 bilhões em dez anos. Após a conclusão da votação, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, se disse "muito satisfeito" com a aprovação da PEC.

Após a conclusão da votação pela Câmara na noite desta quarta-feira, a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência será encaminhada para o Senado. Um resumo da PEC deve ser lido no plenário do Senado nesta quinta-feira. Em seguida, a proposta será publicada no "Diário Oficial" e no sistema eletrônico da Casa, para distribuição aos senadores. Depois disso, abre-se o prazo de cinco dias para a apresentação de emendas e a proposta será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça que terá até 30 dias para votar um parecer dizendo se o texto está em conformidade com a Constituição e se o colegiado concorda com o conteúdo da reforma. O relator será o senador TASSO JEREISSATI do PSDB do Ceará.

O Supremo Tribunal Federal suspendeu nesta quarta-feira, por 10 votos a um, a transferência do ex-presidente LULA para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, e decidiu mantê-lo preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O caso foi levado ao Supremo pela defesa de LULA depois de o juiz PAULO EDUARDO DE ALMEIDA SORCI, da Justiça estadual de São Paulo, ter decidido mais cedo que o ex-presidente cumpriria pena em Tremembé. Após receber no Supremo parlamentares que protestavam contra a transferência, o presidente do STF, ministro DIAS TOFFOLI, decidiu em caráter de urgência submeter o recurso de LULA ao plenário do tribunal. Em menos de meia hora, os ministros decidiram manter o ex-presidente em Curitiba até que a Segunda Turma do STF conclua o julgamento de um pedido de suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, SÉRGIO MORO.

A Secretaria de Estado da Administração publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira a instrução normativa número que trata de reserva de vagas para mulheres vítimas de violência doméstica. A norma é direcionada a empresas terceirizadas que prestam serviços ao governo catarinense. A ideia é reservar até cinco por cento das vagas dessas companhias para as mulheres vítimas de violência doméstica que atendem à qualificação profissional necessária. Segundo o governo, a independência financeira da mulher é fundamental para que o ciclo de agressões seja quebrado. De acordo com a instrução normativa, a empresa deverá manter sigilo quanto à identificação de quais funcionárias foram contratadas com base na norma.

A indústria é o setor que mais contribuiu para a criação de vagas com carteira assinada no primeiro semestre de 2019 no estado. A atividade foi responsável por 60 por cento dos postos de trabalho formais gerados nos primeiros seis meses do ano. No total, Santa Catarina abriu quase 50 mil novas vagas de empregos formais no período. A indústria abriu pouco mais de 29 mil novos postos de trabalho. O desempenho do estado é o terceiro melhor do país, atrás de São Paulo, como 151 mil 722 vagas, e Minas Gerais, com 88 mil 238.

O governo do Estado anunciou que irá utilizar os 118 milhões que serão repassados pelas instituições e poderes de Santa Catarina para saldar parte da dívida da área da saúde herdada pela atual gestão. A devolução do valor corresponde a economias das instituições nos últimos anos e foi anunciada nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa. O governo do Estado afirmou que o repasses dos recursos é um fato comemorado e "entendido como um sinal de sensibilidade dos Poderes ante a situação de crise financeira que o Executivo vem enfrentando na última década".

O Ministério da Ciência e Comunicação emitiu uma nota técnica autorizando o processo de migração da Rádio Peperi AM para o canal de FM. O documento é a última etapa antes da publicação da autorização definitiva no Diário Oficial da União, o que deve acontecer ainda nesta semana. Dessa forma, a rádio Peperi AM poderá começar a transmitir em FM nos próximos dias na frequência 99 vírgula nove. Durante seis meses, a Peperi ainda vai operar simultaneamente em AM e FM aumentando a abrangência com as duas frequências paralelas. O diretor, ADILSON BALDISSERA ressaltou que o avanço do processo de migração da emissora é uma questão positiva para os ouvintes e anunciantes. BALDISSERA disse que os ouvintes devem se organizar para ouvir na nova frequência. Todos os equipamentos já estão instalados, aguardando apenas a publicação do ato no Diário Oficial da União.

Prefeitura de São João do Oeste vai investir em abertura de nova estrada na comunidade de Itacuruçu. Obras devem iniciar nos próximos dias para facilitar acesso dos moradores. O prefeito FERNANDO BISIGO visitou o local para abertura de nova estrada visando agilizar o deslocamento de veículos, reduzir distâncias e facilitar o escoamento da produção agrícola. De acordo com BISIGO, a solicitação das famílias será atendida. Moradores também estão contribuindo com sugestões para a execução do trabalho. Nas próximas semanas iniciará a abertura do leito da estrada que terá aproximadamente um quilômetro de extensão. Será feito o alargamento ideal, preenchimentos, cascalhamento e compactação para permitir o tráfego de veículos, caminhões de carga e maquinários agrícolas.

Estrada do interior é interditada para obras de pavimentação asfáltica. O transito no centro da comunidade de Jaboticaba foi interrompido na manhã de hoje. Conforme o secretário de Transportes e Obras, LEANDRO BOHNENBERGER, a empresa Gaia Rodovias colocou material que necessita ser preservado por 72 horas. Salienta que até segunda-feira os motoristas devem procurar acessos alternativos. A colocação de brita, rachão e pinche é uma etapa importante na construção do asfalto no centro comunitário. BOHNENBERGER informa que o leito da estrada está interditado com cascalho e sinalizado com placas para evitar acidentes. O secretário recomenda cuidado e planejamento dos motoristas para o deslocamento no centro da comunidade de Jaboticaba.

Artesãos da região buscam experiências e capacitação na maior feira latino americana de artesanato. A décima quinta Mega Artesanal foi realizada de dois a sete de agosto, na São Paulo Expo, reunindo cerca de 400 expositores. A viagem dos 37 artesãos da região extremo oeste foi organizada pela Uniplart, Casa de Artesanato de SMOeste. A presidente da entidade, CLEUSA PHULE, destaca que este é o quarto ano consecutivo que artesãos da região participam da feira. Em 2016, os profissionais participaram da feira junto com a associação de artesanato de Mondaí, e nos três anos posteriores a organização ocorreu por meio da Uniplart. CLEUSA ressalta que a entidade contempla artesãos de SMOeste, São José do Cedro, Guarujá do Sul, Tunápolis e Iporã do Oeste. O número de profissionais que participam em eventos, como a feira, varia a cada ano.

Além da maior feira latino americana de artesanato, os artesãos também visitaram Embu das Artes, uma cidade totalmente envolvida no artesanato. CLEUSA PHULE enfatiza que na nossa região, o artesanato ainda é pouco praticado em comparação a cidades maiores como esta onde ocorreu a feira. Em função disso, a presidente da Uniplart avalia como importante a participação dos profissionais em eventos como este para busca de conhecimento e novas ideias para fomentar a atividade local. Além da exposição, a feira ofereceu várias oportunidades para capacitação. Artesã desde 2005, CLEUSA avalia que o artesanato em nossa região tem grande expectativa de crescimento. Ela incentiva os profissionais a valorizarem o uso da reciclagem no artesanato, como já acontece em centros maiores. A presidente comenta que apesar de não ser a atividade financeira principal a, o artesanato pode ser um complemento importante na renda das famílias.

Prefeito e soberanas divulgam feira FAIC na Assembleia Legislativa. Na tarde desta quarta-feira, o prefeito LUCIO MALLMANN, acompanhado da rainha do município Vanessa Schwengber, e as princesas TAINARA POHREN e TICIANA REIS, estiveram na Assembleia Legislativa em Florianópolis, onde ocuparam a tribuna para falar sobre a feira FAIC que será realizada de 05 a 08 de setembro. LUCIO MALLMANN ressaltou as conquistas do município, seus avanços e aproveitou a oportunidade para solicitar apoio dos deputados na solução do problema no abastecimento de água na cidade. LÚCIO também falou da organização da feira, dos expositores, em sua grande maioria do município e fez um convite as autoridades para que participem. As soberanas também ocuparam a tribuna e apresentaram a programação da feira, e os diferentes atrativos.

Consulado da Romênia lança novos cursos do idioma romeno. De acordo com o Cônsul Geral Honorário EDSON DREHER em Iporã do Oeste. A procura pelo idioma romeno é por pessoas com descendência romena e também por pessoas interessadas em realizar um intercambio estudantil na Romênia, uma vez que o governo romeno libera bolsas de estudo para brasileiros. Inclusive, conforme DREHER,pessoas da região realizaram mestrado, doutorado na Romênia. Nestes casos, é imprescindível ter o conhecimento básico da língua romena. Mas a grande procura pelo curso do idioma romeno é por pessoas da comunidade romena da região devido ao encaminhamento da cidadania romena que exige conhecimento básico do idioma.DREHER cita que foram encaminhadas entre 200 a 300 pedidos de cidadania romena durante este ano. Agora serão lançados a abertura de novas turmas para o aprendizado da língua romena, tanto presencial e virtual.

Desde o início do mutirão de encaminhamentos de cidadania já foram aprovadas algumas cidadanias romenas em cinco a oito meses. Conforme o Cônsul DREHER, após a aprovação dos documentos, a pessoa possui um prazo de seis meses para se apresentar e provar o conhecimento básico do idioma romeno e efetivamente receber a cidadania. O pouco conhecimento de uma língua limita muitas possibilidades. DREHER enfatiza que na região pode se considerar a existência de comunidade de romenos o que traz muitas oportunidades. Importante também conforme o Cônsul Romeno que pessoas daqui façam cursos e visitem a Romênia promovendo maior integração. Nas ultimas semanas, ALEXANDRE RUSCHEINSKY E JOÃO WILSKI WILDNER, estiveram em Bukarest e se formaram no básico do idioma romeno, através de intercambio de imersão propiciado pela embaixada do dia 21 de julho a quatro de agosto com aulas nos três turnos.

Tunápolis inaugura hoje revitalização da praça da cidade. O investimento nas melhorias ocorreu de forma gradativa nos últimos meses. O evento de inauguração do Chimarródromo acontece no final da tarde desta quinta-feira. Será, na praça Municipal Willy Eidt, no Centro da Cidade, com início às 18 horas e 30 minutos. De acordo com o secretário da Indústria e Comércio, VOLMIR LAWISCH, iniciativa do setor de Urbanismo visa valorizar a cultura do chimarrão no município. Outro objetivo com a implantação deste espaço público,com água quente gratuita disponível, épara que as pessoas possam realizar rodas de chimarrão e em um ponto de encontro de amigos e famílias.

O Chimarródromo faz parte do projeto de revitalização da Praça Willy Eidt. Local passa a ter acessibilidade e estrutura que possibilite a realização de ações culturais no local. O secretário da Indústria e Comércio, VOLMIR LAWISCH projeta aumento significativo de pessoas frequentando a praça. O secretário da Indústria e Comércio, cita ainda a disponibilidade um bebedouro de água para comodidade e qualidade de vida, principalmente às crianças. VOLMIR LAWISCH elogia o trabalho desenvolvido pela equipe de urbanismo do município e desta forma reduzir os custos. O secretário lembra que a praça já possui academia ao ar livre, parquinho infantil, banheiros públicos, geladeiroteca, chafariz, mesas para jogos de xadrez e damas, coreto e bicicletário.

Prefeito de Itapiranga anuncia licitação para obra de cinco milhões de reais. O valor é expressivo, porém representa 50 por cento do valor previsto para concluir o projeto. A prefeitura prepara a documentação para lançar licitação na próxima semana. Segundo o prefeito JORGE WELTER, o recurso foi liberado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional. Informa que a Caixa Econômica Federal já autorizou o município realizar o processo licitatório. A revitalização da Avenida Uruguai é aguardada desde 2014. O Governo do Estado anunciou recursos em duas oportunidades e nada foi liberado. O prefeito salienta que desta vez os recursos são do Governo Federal com empréstimo de quatro milhões e 500 mil reais, além de 500 mil reais de contrapartida do município.

Revitalização da Avenida Uruguai será em três etapas. O valor de cinco milhões de reais será aplicado na implantação das redes de água potável e de esgoto, além da drenagem da água pluvial. Segundo o prefeito, também será realizada a obra de revitalização da Avenida Uruguai com ciclovia e pistas de rodagem no trecho da Praça dos Pioneiros até a Rua Teodoro Tres. JORGE WELTER diz que o processo burocrático deve se estender por três meses e confia no início da obra ainda este ano. O prefeito diz que o projeto total, iniciando na Praça dos Pioneiros, incluindo o Porto da Barca até a balança do frigorifico JBS na Rua John Kenedy, terá mais duas etapas. O complemento da Avenida Uruguai terá recursos do Ministério dos Transportes. Já o pórtico no acesso ao Rio Grande do Sul e a pavimentação da John Kenedy depende da confirmação da verba do Ministério do Turismo.

Prefeito defende empréstimo para pavimentação de ruas e centro comunitário. JORGE WELTER considera que o município terá benefício com o financiamento de três milhões e500 mil reais. O prefeito diz que a pavimentação de ruas é uma reivindicação antiga e que pode ser atendida neste momento. WELTER aponta como fundamental os vereadores aprovarem o projeto que está no legislativo para contemplar moradores de diferentes bairros e também das comunidades de Santa Fé Alta e Santo Antônio. O prefeito cita como exemplo empréstimos anteriores lembrando que desde 2005 foram feitos seis financiamentos na rede bancária. Para JORGE WELTER é normal o pagamento de juro, pois a obra terá custo mais elevado nos próximos anos e com isso compensa o pagamento de juro e antecipar a realização de asfalto aguardado pela população.

Incêndio atinge lavoura no interior de Itapiranga. Foi por volta das 19 horas e 30 minutos de ontem. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender incêndio em vegetação na Linha Santa Fé Baixa, interior de Itapiranga. Os bombeiros realizaram o combate às chamas e rescaldo da área de aproximadamente mil metros quadrados que foi atingida pelo fogo. Não foi possível identificar as causas do inicio do incêndio em área próximo a estrada.

Colisão é registrada no centro de São Miguel do Oeste. Uma colisão lateral foi registrada por volta das 12h30 desta quarta-feira, no centro de São Miguel do Oeste na Rua Chuí no cruzamento com a Rua Padre Aurélio Canzi e envolveu um Corsa de Bandeirante e uma Hilux da Argentina. Conforme apurado pela reportagem, a Hilux acabou cortando a frente do Corsa, ocasionando a colisão. No local, existia uma placa de PARE, porém a mesma estava caída no chão, fato este, que acabou ocasionando o acidente. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados. Nenhum dos condutores se feriu com gravidade.

Idoso está desaparecido há seis dias de São Miguel do Oeste. Um homem de 71 anos está desaparecido desde a última quinta-feira, 1, de São Miguel do Oeste. ERI PEREIRA DIAS, morador da Rua Oiapoque, no Centro da cidade, saiu de casa em direção a Bandeirante e não retornou. O caso foi registrado pela Polícia Militar na noite de segunda. No Boletim de Ocorrência a família relata que o idoso foi até a cidade vizinha realizar uma instalação elétrica. Além disso, vários contatos telefônicos foram feitos, mas sem sucesso. Nesta quarta-feira, a Polícia Militar confirmou o desaparecimento e revelou que guarnições realizaram rondas na tentativa de encontrá-lo, porém, sem êxito. A delegada LISIANE JUNGES, responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso disse que até o momento este caso não chegou ao conhecimento da Polícia Civil.

Mulher ferida em colisão traseira na SC-163 em São Miguel do Oeste. O acidente ocorreu por volta das nove e meia da noite de ontem nas proximidades do acesso ao Cedup Getúlio Vargas. A vítima, que não teve a identidade divulgada, teria sofrido ferimentos aparentemente leves. Ela foi socorrida pela equipe do SAMU, com apoio do Corpo de Bombeiros, e encaminhada ao Hospital Regional. Ela era passageira de um Toyota Etios que foi atingido na traseira por uma Saveiro. Ambos os veículos são emplacados em São Miguel do Oeste. De acordo com familiares da vítima, o motorista do Etios tentava acessar uma via secundária quando ocorreu o acidente. Além disso, testemunhas, que seriam amigas do condutor da Saveiro e presenciaram o acidente, informaram que um automóvel que teria saído do pátio da Cervejaria Big John invadiu a pista obstruindo a passagem da Saveiro obrigando o motorista a efetuar uma manobra de desvio, ocasionando o acidente.

Acusados de tentativa de homicídio vão a júri popular em Dionísio Cerqueira. A sessão começou as 9 horas e acontece na câmara de vereadores. Estão nos bancos dos réus: ARLINDO DA SILVEIRA, MARIO DE LIMA e CELSO SCHULLER. O crime ocorreu em 20 de maio de 2012, sendo o primeiro em um Bar do Bairro Três Fronteiras, e o segundo em uma residência do Bairro Floresta. Nesta sessão do tribunal do júri, dois dos acusados também são vítimas da tentativa de homicídio. Conforme a denúncia, na época dos fatos, MARIO após um desentendimento por uma dívida, desferiu um golpe de facão em ARLINDO, sendo impedido pelo dono do bar. Da agressão resultaram apenas escoriações na vítima. Logo após os fatos, a até então vítima pediu ajuda de CELSO para procurar e se vingar de MARIO na casa dele. No local foram feitos seis disparos e um atingiu MARIO que passou de autor, para também vítima. Os três respondem por homicídio tentando.

Incêndio destrói residência no centro de Riqueza. Por volta das 22 horas desta quarta-feira o Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado para atender um incêndio em residência na rua Imigrantes, centro de Riqueza. Além da residência em chamas havia outra casa próxima. Quando a guarnição chegou ao local a edificação de 42 metros quadrados estava completamente destruída pelo fogo, com toda a estrutura já caída. Foram utilizados cerca de três mil litros de água para combate e rescaldo das chamas. A casa não era habitada, não possuía energia elétrica e nem móveis. A residência vizinha não foi atingida. Perícia será feita no local para levantar as possíveis causas do sinistro. A Polícia Militar também esteve no local.

Adolescente morre jogando futebol no interior de Itapiranga. Foi por volta das 21 horas e 30 minutos de ontem no Ginásio de Esportes da comunidade de Conceição, interior de Itapiranga. O adolescente de 17 anos, RODRIGO VON PORSTEL estava jogando futsal com amigos quando sofreu um mal súbito. Os Bombeiros de Itapiranga foram acionados e chegando ao local já encontraram PORSTEL sem os sinais vitais. Foi realizada reanimação e encaminhamento ao hospital onde a médica de plantão constatou o óbito. O Corpo do jovem está sendo velado no Clube de Linha Maria Goretti. RODRIGO é o segundo jovem que morre esse ano em Itapiranga jogando futebol. Em março desse ano, GUSTAVO PETZOLD, 19 anos também morreu jogando na comunidade vizinha, em Santo Antônio, em um torneio de futsal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.