ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 08/08/2019

-STF SUSPENDE TRANSFERÊNCIA DE LULA PARA PRESÍDIO EM SÃO PAULO
-VALOR DEVOLVIDO POR PODERES SERÁ USADO PARA ABATER DÍVIDA DA SAÚDE
-ESCOLA RENASCER REALIZA 2ª SOPA NO PÃO NESTA SEXTA-FEIRA
-CAMPANHA DE COMBATE ÀS DSTS REGISTRA NOVOS CASOS DE SÍFILIS
-MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES AUTORIZA RÁDIO PEPERI DE SMOESTE OPERAR EM FM
-CONSUMIDORES DE SJCEDRO SAEM AS COMPRAS DE PRESENTES PARA OS PAIS
-RECEITA FEDERAL PROMOVE LEILÃO DE BEBIDAS NA REGIÃO
-FAMÍLIAS QUE NÃO MANTÉM FILHOS NA ESCOLA PODEM SER MULTADAS E PROCESSADAS
-COLISÃO TRASEIRA DEIXA MULHER FERIDA NA SC-163
-ADOLESCENTE DE 17 ANOS MORRE DURANTE PARTIDA DE FUTSAL

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

Os parlamentares indianos aprovaram na terça-feira a lei que retira o status de especial que garantia mais autonomia para o estado de Jammu e Caxemira. A região no norte da Índia também é disputada pelo Paquistão, que promete lutar contra essa medida. A nova determinação dissolveu o Artigo 370, que dava direitos exclusivos para a Caxemira e uma constituição própria. Para evitar distúrbios, logo depois da medida entrar em vigor, 80 mil soldados foram deslocados até a região.

Funcionários da alfândega de Hamburgo, na Alemanha, encontraram mil 650 quilos de cocaína em um navio que chegou do Brasil na semana passada. O anúncio foi feito pela instituição nesta quarta-feira. As autoridades alemãs informaram que a droga foi localizada em um contêiner que transportava tabaco do navio que saiu do porto de Rio Grande e seguia para Antuérpia, na Bélgica. Na sexta-feira, a alfândega de Hamburgo anunciou a apreensão de quatro toneladas e meia de cocaína. A droga vinha do Uruguai e também ia para a Antuérpia.

Funcionários da imigração dos Estados Unidos fizeram buscas em diversas fábricas de alimentos em Mississippi nesta quarta-feira e prenderam 680 trabalhadores, a maioria latinos. Essa foi a maior operação em locais de trabalho em pelo menos uma década. A operação foi outra demonstração da prioridade interna de TRUMP para reprimir a imigração ilegal. Embora planejada meses atrás, a ação coincidiu com o dia em que TRUMP foi visitar El Paso para oferecer suas condolências à cidade de maioria latina depois que um atirador ligado a postagens online anti-hispânicas matou 22 pessoas no sábado.

A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta quarta-feira a votação em segundo turno da proposta de reforma da Previdência. Durante a sessão, que se estendeu por mais de 9 horas, os deputados rejeitaram oito destaques, propostas que tinham o objetivo de retirar pontos do texto-base, aprovado na última madrugada. A proposta é defendida pelo governo como uma das principais formas de recuperar as contas públicas. A estimativa da equipe econômica é economizar cerca de 930 bilhões em dez anos. Após a conclusão da votação, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, se disse "muito satisfeito" com a aprovação da PEC.

Após a conclusão da votação pela Câmara na noite desta quarta-feira, a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência será encaminhada para o Senado. Um resumo da PEC deve ser lido no plenário do Senado nesta quinta-feira. Em seguida, a proposta será publicada no "Diário Oficial" e no sistema eletrônico da Casa, para distribuição aos senadores. Depois disso, abre-se o prazo de cinco dias para a apresentação de emendas e a proposta será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça que terá até 30 dias para votar um parecer dizendo se o texto está em conformidade com a Constituição e se o colegiado concorda com o conteúdo da reforma. O relator será o senador TASSO JEREISSATI do PSDB do Ceará.

O Supremo Tribunal Federal suspendeu nesta quarta-feira, por 10 votos a um, a transferência do ex-presidente LULA para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, e decidiu mantê-lo preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O caso foi levado ao Supremo pela defesa de LULA depois de o juiz PAULO EDUARDO DE ALMEIDA SORCI, da Justiça estadual de São Paulo, ter decidido mais cedo que o ex-presidente cumpriria pena em Tremembé. Após receber no Supremo parlamentares que protestavam contra a transferência, o presidente do STF, ministro DIAS TOFFOLI, decidiu em caráter de urgência submeter o recurso de LULA ao plenário do tribunal. Em menos de meia hora, os ministros decidiram manter o ex-presidente em Curitiba até que a Segunda Turma do STF conclua o julgamento de um pedido de suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, SÉRGIO MORO.

A Secretaria de Estado da Administração publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira a instrução normativa número que trata de reserva de vagas para mulheres vítimas de violência doméstica. A norma é direcionada a empresas terceirizadas que prestam serviços ao governo catarinense. A ideia é reservar até cinco por cento das vagas dessas companhias para as mulheres vítimas de violência doméstica que atendem à qualificação profissional necessária. Segundo o governo, a independência financeira da mulher é fundamental para que o ciclo de agressões seja quebrado. De acordo com a instrução normativa, a empresa deverá manter sigilo quanto à identificação de quais funcionárias foram contratadas com base na norma.

A indústria é o setor que mais contribuiu para a criação de vagas com carteira assinada no primeiro semestre de 2019 no estado. A atividade foi responsável por 60 por cento dos postos de trabalho formais gerados nos primeiros seis meses do ano. No total, Santa Catarina abriu quase 50 mil novas vagas de empregos formais no período. A indústria abriu pouco mais de 29 mil novos postos de trabalho. O desempenho do estado é o terceiro melhor do país, atrás de São Paulo, como 151 mil 722 vagas, e Minas Gerais, com 88 mil 238.

O governo do Estado anunciou que irá utilizar os 118 milhões que serão repassados pelas instituições e poderes de Santa Catarina para saldar parte da dívida da área da saúde herdada pela atual gestão. A devolução do valor corresponde a economias das instituições nos últimos anos e foi anunciada nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa. O governo do Estado afirmou que o repasses dos recursos é um fato comemorado e "entendido como um sinal de sensibilidade dos Poderes ante a situação de crise financeira que o Executivo vem enfrentando na última década".

Universidade da Terceira Idade envolve adultos e idosos com conteúdos atrativos. A Uniti possui uma série de turmas na região, entre elas, no campus de SJCedro com mais de 40 alunos que tem idade mínima de 55 anos. As aulas acontecem nas quartas-feiras à tarde, das 13 e 15 às 16 horas e 30 minutos, com duração de um ano e meio. Durante esse período, os alunos tem a oportunidade de participar de atividades físicas, culturais e de ampliação do conhecimento. A Rádio Cedro esteve no campus conversando com a turma. Conforme a aluna de Guarujá do Sul VERA SEGAT, os encontros são oportunidade de confraternização e de conhecer novos temas e atuais. Eles foram recepcionados no retorno do recesso com uma festa julina. Outra participante de SJCedro EDITH LOHMANN afirmou que as aulas são muitas vezes práticas e atrativas, ajudando no desenvolvimento humano. Para NEIVA KLEIN que é de Princesa revela que são mais 12 colegas do município vizinho participando das atividades voltadas ao conhecimento e cuidado; revisão de vida e da reflexão à ação. Entre os temas está a saúde, direito e informática.

Escola Renascer promove amanhã a segunda edição da Sopa no Pão. A programação será no pavilhão comunitário. De acordo com a diretoraNEILA HAMMES, serão servidos quatro tipos de sopa: mandioca com calabresa, creme de milho, slava e de feijão. Lembra que na primeira edição, o cardápio foi um sucesso em aceitação. Neste ano, o jantar contará com apresentações de danças organizadas pelos alunos da escola, com início às 20 horas. Às 20 e 30 será servido o jantar. NEILA explicaque a Sopa no Pão, surgiu com a intenção de reunir as famílias em confraternização escolar, aberta a toda comunidade. Os recursos arrecadados são reinvestidos em ações na escola. Na primeira edição foram servidos aproximadamente 320 jantares. O evento conta com a colaboração de voluntários. A sopa é servida dentro de um pão especial produzido no próprio município. As fichas custem 22 reais para adultos e 10 reais para crianças com até 12 anos.

Campanha de combate às hepatites é finalizada com blitz da saúde e com novos diagnósticos em Palma Sola. O médico de unidade de saúde FELIPE SALVADORI lembra que o julho Amarelo é marcado pelo combate as hepatites, mas, em nível local a ação compreendeu ainda o combate de outras DTS como: HIV e Sífilis. A campanha finalizada no sábado passado, dia três, com Blitz da Saúde que percorreu o comercio e abordou motoristas e pedestres falando sobre cada doença, o modo de diagnostico e tratamento. De acordo com ele, em Palma Sola foram realizados 1.028 testes com pessoas de todas as faixas etárias. Deste total dois deram positivo para Hepatite B e 11 positivaram para Sífilis. O médico lamenta a constatação, de que há uma epidemia de Sífilis em Palma Sola. Além dos testes já há dezenas de pessoas em tratamento. Ele lembra que os jovens eram o maior grupo de risco, mas agora o destaque negativo é para o número de pacientes infectados na terceira idade. SALVADORI cita que no caso de sífilis, a gestante sem tratamento adequado pode transmitir ao bebê, causando problemas como cegueira, problemas ósseos, surdez e retardo mental.

O Ministério da Ciência e Comunicação emitiu uma nota técnica autorizando o processo de migração da Rádio Peperi AM para o canal de FM. O documento é a última etapa antes da publicação da autorização definitiva no Diário Oficial da União, o que deve acontecer ainda nesta semana. Dessa forma, a rádio Peperi AM poderá começar a transmitir em FM nos próximos dias na frequência 99 vírgula nove. Durante seis meses, a Peperi ainda vai operar simultaneamente em AM e FM aumentando a abrangência com as duas frequências paralelas. O diretor, ADILSON BALDISSERA ressaltou que o avanço do processo de migração da emissora é uma questão positiva para os ouvintes e anunciantes. Ele explicou que o canal FM tem um som de qualidade maior. BALDISSERA disse que os ouvintes devem se organizar para ouvir na nova frequência. Todos os equipamentos já estão instalados, aguardando apenas a publicação do ato no Diário Oficial da União.

Vendas de presentes e lembranças para os pais movimentam o comércio de SJCedro. A Rádio Cedro foi para as ruas conversar com alguns clientes que se anteciparam nas compras.ADRIANA MACHADO revela que já comprou o presente para o pai e para o sogro. Ela pretende dar itens semelhantes e a escolha foi por um copo para fazer caipirinha. PEDRO BERTAN revela que está fazendo pesquisa de preços dos produtos. Conforme ele, o seu pai já deu algumas sugestões de roupas que gostaria de ganhar e por isso a escolha será uma destas peças para atender o pedido. THAIS REOLON comenta que está na dúvida entre uma camiseta do time que o pai torce ou perfume. ISABELI VOLKWEIS deve comprar uma roupa como presente. CLAUDIR KINZEL revela que o pai gosta bastante de camisa social, cintos, chapéu e por isso a escolha ficará fácil. Ele também lembrou que além do presente material, que serve para homenagear, a presença também é muito importante neste dia. MARILDE ONGARATTO revelou que já contemplou o pai com uma viagem ao santuário de Aparecida. GABRIELLI PICOLOTTO também vai apostar no vestuário básico para acertar na escolha.

Secretaria de Obras trabalha na drenagem de vias que receberão melhorias. A equipe que atual com serviços urbanos de Guaraciaba está trabalhando nos últimos dias na realização da estrutura de drenagem nas ruas Idelmo Comin e Padre Anchieta, no Bairro Santa Terezinha, saída para Linha Barra do Guaraciaba. Conforme o prefeito ROQUE MENEGHINI, esses trabalhos antecedem a obra de pavimentação com pedras irregulares que será realizada no local. Serão utilizados cerca de 200 tubos para as melhorias no local. Essa obra faz parte da juntamente com as Ruas Alcides Montagna e Osvaldo Radavelli que já foram concluídas. MENEGHINI explica que essa obra no total terá quatro mil e 600 metros quadrados de pavimentação com pedras irregulares e os valores somados de contrapartida e de emendas somas mais de 255 mil reais. Segundo o prefeito, a obra compreende também a confecção de 930 metros lineares de calçadas.

Guarujá do Sul desenvolve mais uma etapa do programa prefeitura no bairro. O diretor de urbanismo FERNANDO SCHNEIDER lembra que as ações de melhorias foram retomadas no mês passado e vão seguir até o final do ano realizando alguns serviços em ruas, calçadas, praças, acessos as casas e demais consertos necessários. Neste sábado será atendido o loteamento Grimm e arredores. Ele lembra que o mutirão é feito por servidores públicos, voluntários e moradores, e por isso, não existe custo. O diretor destaca que o objetivo é que a equipe de obras faça um trabalho inicial de preparação ao longo da semana para que no sábado sejam feitos os reparos e acabamentos nos meio fios que são pintados, canteiros onde há plantio de flores, troca de tubos, recolha de entulhos e tudo mais que se fizer necessário. FERNANDO destaca que também é uma oportunidade de confraternização entre os vizinhos e levantamento de demandas que podem ser apresentadas diretamente para a administração. As 11 horas acontece também inauguração de um calçamento.

Receita Federal promove leilão de mercadorias apreendidas. Segundo o delegado da alfandega de Dionísio Cerqueira, VALTER DURIGOM poderão participar pessoas físicas e jurídicas mediante a utilização de certificado digital. Serão leiloados 143 lotes, abrangendo uma diversidade de produtos apreendidos. Os 11 lotes, do 46 a57, estarão expostos em Dionísio e os demais lotes em depósitos em Itajaí e Navegantes, conforme constante no edital. O delegado comenta que os volumes apreendidos na região são bebidas. São lotes contendo 30 litros de vinho procedentes da Argentina. VALTER afirma que o objetivo da venda é que o valor arrecadado retorne para sociedades com algumas ações. O valor entra no orçamento da união e tem fundos para serem revertidos. O período de recepção de propostas será até o dia 13 deste mês. Na quarta-feira ocorrerá à sessão pública de classificação e a sessão pública para lances. Os valores iniciais dos lotes disponíveis na fronteira vão de mil e 900 reais até três mil e 500. O teor completo do edital, inclusive a identificação de cada lote, fotodasmercadorias, o preço de arrematação inicial.

Guaraciaba também promove leilão com sete lotes de bens. Conforme a secretária de finanças, GRACIELE MALDANER, o processo acontece amanhã, a partir das 9 horas, no Centro de Eventos, próximo ao CTG Fronteira do Oeste. Na ocasião serão leiloados sete lotes de bens móveis. no primeiro está uma ensiladeira no valor mínimo de mil e 800 reais. Ela detalha que o segundo volume contém grades, portas e janelas em ferro de diversos tamanhos e sucatas, avaliados em 500 reais. Há também a disposição um compressor odontológico com motor elétrico trifásico avaliado em 400 reais. Já o quarto lote contém caixas de água com capacidade para 500 e mil litros, com valor mínimo de 290 reais. Há ainda portas e janelas em vidro, avaliados em mil e 500 reais. A secretária citou também um distribuidor de adubo orgânico avaliado em mil e cem reais. O último é de distribuidor de calcário e esterco seco, capacidade para seis toneladas, avaliado em dois mil e duzentos reais.

Ministério Público propõe ações conjuntas para reduzir evasão escolar na comarca de SJCedro. O promotor MATEUS ERDTMANN afirma que o problema tem preocupado devido ao número elevado de estudantes de todas as faixas etárias que tem deixando de frequentar as aulas nos municípios de SJCedro, Guarujá do Sul e Princesa. Ele percebe que a situação atinge outras cidades, mas, as metas previam uma redução dos índices em nível local, o que não ocorreu. Lembra que há quatro anos existe o programa Apoia que visa resgatar os estudantes para sala de aula. No primeiro momento cabe as escolas notificar o sistema sobre faltas consecutivas do aluno ou em grande quantidade, mesmo que em dias alternados. A equipe pedagógica realiza o primeiro contato com as famílias tentando resolver o problema, mas, caso não seja possível, há interferência do Conselho Tutelar com novas estratégias. A intenção é encontrar alternativas como mudar o turno, oferecer transporte ou outras soluções de acordo com a causa da evasão. O promotor revela que até os 18 anos todas as crianças e jovens são obrigados a frequentar o ensino regular.

Pais e responsáveis por menores podem ser responsabilizados por não manterem os filhos na escola. O promotor MATEUS ERDTMANN lembra que existe uma Lei obrigando os pais a manterem os filhos matriculados independente de suas escolhas, vontades, religião ou outros fatores. O próprio ensino domiciliar não está regulamentado no País com diversas famílias sendo processadas. O promotor comenta que são diversas as causas do abandono. Na comarca o principal motivo alegado é a falta de interesse ou por já terem um trabalho. Mas, MATEUS revela que há outros fatores como a gravidez durante a adolescência. No programa “Jovem Aprendiz” o ingresso já acontece a partir dos 14 anos, porém, com atestado de frequência escolar. Cabe aos responsáveis convencer e exigir que o filho a volta para sala de aula, explicando a importância em adquirir conhecimento e demais argumentos. O descumprimento cabe uma ação civil e multa de três a 20 mil reais. O abandono intelectual, por sua vez, gera uma ação criminal.

Vereador denuncia perda de benefícios pagos para pessoas que necessitam em Anchieta. MARIO SIGNOR lembra que o INSS está realizando vários recadastramentos e um pente fino para evitar fraudes e pagamentos indevidos de aposentadorias, pensões e outros benefícios como o caso do BPC. O Benefício de Prestação Continuada é pago para pessoas com mais de 60 anos que não contribuíram o tempo suficiente para conquistar a aposentadoria e para pessoas com deficiência. Ele revela que há casos em Anchieta em que pessoas tiveram o benefício suspenso. Lembra que quase todos os casos são de moradores que realmente precisam do dinheiro porque não possuem outra fonte de renda. Além disso, a maioria gasta com medicamentos e consultas. SIGNOR comenta que o problema é ainda mais grave, já que o governo está pedindo a devolução dos pagamentos que considerou indevido.

Incêndio atinge lavoura no interior de Itapiranga. Foi por volta das 19 horas e 30 minutos de ontem. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender incêndio em vegetação na Linha Santa Fé Baixa, interior de Itapiranga. Os bombeiros realizaram o combate às chamas e rescaldo da área de aproximadamente mil metros quadrados que foi atingida pelo fogo. Não foi possível identificar as causas do inicio do incêndio em área próximo a estrada.

Colisão é registrada no centro de São Miguel do Oeste. Uma colisão lateral foi registrada por volta das 12h30 desta quarta-feira, no centro de São Miguel do Oeste na Rua Chuí no cruzamento com a Rua Padre Aurélio Canzi e envolveu um Corsa de Bandeirante e uma Hilux da Argentina. Conforme apurado pela reportagem, a Hilux acabou cortando a frente do Corsa, ocasionando a colisão. No local, existia uma placa de PARE, porém a mesma estava caída no chão, fato este, que acabou ocasionando o acidente. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados. Nenhum dos condutores se feriu com gravidade.

Idoso está desaparecido há seis dias de São Miguel do Oeste. Um homem de 71 anos está desaparecido desde a última quinta-feira, 1, de São Miguel do Oeste. ERI PEREIRA DIAS, morador da Rua Oiapoque, no Centro da cidade, saiu de casa em direção a Bandeirante e não retornou. O caso foi registrado pela Polícia Militar na noite de segunda. No Boletim de Ocorrência a família relata que o idoso foi até a cidade vizinha realizar uma instalação elétrica. Além disso, vários contatos telefônicos foram feitos, mas sem sucesso. Nesta quarta-feira, a Polícia Militar confirmou o desaparecimento e revelou que guarnições realizaram rondas na tentativa de encontrá-lo, porém, sem êxito. A delegada LISIANE JUNGES, responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso disse que até o momento este caso não chegou ao conhecimento da Polícia Civil. A reportagem também tentou contato com familiares de ERI, mas o telefone estava fora de área ou desligado.

Mulher ferida em colisão traseira na SC-163 em São Miguel do Oeste. O acidente ocorreu por volta das nove e meia da noite de ontem nas proximidades do acesso ao Cedup Getúlio Vargas. A vítima, que não teve a identidade divulgada, teria sofrido ferimentos aparentemente leves. Ela foi socorrida pela equipe do SAMU, com apoio do Corpo de Bombeiros, e encaminhada ao Hospital Regional. Ela era passageira de um Toyota Etios que foi atingido na traseira por uma Saveiro. Ambos os veículos são emplacados em São Miguel do Oeste. De acordo com familiares da vítima, o motorista do Etios tentava acessar uma via secundária quando ocorreu o acidente. Além disso, testemunhas, que seriam amigas do condutor da Saveiro e presenciaram o acidente, informaram que um automóvel que teria saído do pátio da Cervejaria Big John invadiu a pista obstruindo a passagem da Saveiro obrigando o motorista a efetuar uma manobra de desvio, ocasionando o acidente.

Acusados de tentativa de homicídio vão a júri popular em Dionísio Cerqueira. A sessão começou as 9 horas e acontece na câmara de vereadores. Estão nos bancos dos réus: ARLINDO DA SILVEIRA, MARIO DE LIMA e CELSO SCHULLER. O crime cometido ocorreu em 20 de maio de 2012, sendo o primeiro em um Bar do Bairro Três Fronteiras, e o segundo em uma residência do Bairro Floresta. Nesta sessão do tribunal do júri, dois dos acusados também são vítimas da tentativa de homicídio. Conforme a denúncia, na época dos fatos, MARIO após um desentendimento por uma dívida, teria atentado contra a vida de ARLINDO com um golpe de facão, sendo impedido pelo dono do bar. Da agressão resultaram apenas escoriações na vítima. Logo após os fatos, a até então vítima pediu ajuda de CELSO para procurar e se vingar de MARIO na casa dele. No local foram feitos seis disparos e um atingiu MARIO que passou de autor, para também vítima deste segundo crime. ARLINDO ainda desferiu golpes de facão contra o homem ferido com o tiro, mas foi impedido pela PM. Diante dos fatos os três respondem por homicídio tentando.

Adolescente morre jogando futebol no interior de Itapiranga. Foi por volta das 21 horas e 30 minutos de ontem no Ginásio de Esportes da comunidade de Conceição, interior de Itapiranga. O adolescente de 17 anos, RODRIGO VON PORSTEL estava jogando futsal com amigos quando sofreu um mal súbito. Os Bombeiros de Itapiranga foram acionados e chegando ao local já encontraram PORSTEL sem os sinais vitais. Foi realizada reanimação e encaminhamento ao hospital onde a médica de plantão constatou o óbito. O Corpo do jovem está sendo velado no Clube de Linha Maria Goretti. Ele era estudante na Escola de Educação Básica Humberto Machado de Linha Popi. A direção publicou na rede social nota de pesar e de solidariedade a família e comunicou que as aulas na tarde desta quinta-feira foram suspensas para que colegas, professores e direção possam fazer as últimas homenagens. Em março desse ano, GUSTAVO PETZOLD, 19 anos também morreu jogando na comunidade vizinha em Santo Antônio em um torneio de futsal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.