ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 08/08/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e dez centavos para venda.

Os parlamentares indianos aprovaram na terça-feira a lei que retira o status de especial que garantia mais autonomia para o estado de Jammu e Caxemira. A região no norte da Índia também é disputada pelo Paquistão, que promete lutar contra essa medida. A nova determinação dissolveu o Artigo 370, que dava direitos exclusivos para a Caxemira e uma constituição própria. Para evitar distúrbios, logo depois da medida entrar em vigor, 80 mil soldados foram deslocados até a região.

Funcionários da alfândega de Hamburgo, na Alemanha, encontraram mil 650 quilos de cocaína em um navio que chegou do Brasil na semana passada. O anúncio foi feito pela instituição nesta quarta-feira. As autoridades alemãs informaram que a droga foi localizada em um contêiner que transportava tabaco do navio que saiu do porto de Rio Grande e seguia para Antuérpia, na Bélgica. Na sexta-feira, a alfândega de Hamburgo anunciou a apreensão de quatro toneladas e meia de cocaína. A droga vinha do Uruguai e também ia para a Antuérpia.

Funcionários da imigração dos Estados Unidos fizeram buscas em diversas fábricas de alimentos em Mississippi nesta quarta-feira e prenderam 680 trabalhadores, a maioria latinos. Essa foi a maior operação em locais de trabalho em pelo menos uma década. A operação foi outra demonstração da prioridade interna de TRUMP para reprimir a imigração ilegal. Embora planejada meses atrás, a ação coincidiu com o dia em que TRUMP foi visitar El Paso para oferecer suas condolências à cidade de maioria latina depois que um atirador ligado a postagens online anti-hispânicas matou 22 pessoas no sábado.

A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta quarta-feira a votação em segundo turno da proposta de reforma da Previdência. Durante a sessão, que se estendeu por mais de 9 horas, os deputados rejeitaram oito destaques, propostas que tinham o objetivo de retirar pontos do texto-base, aprovado na última madrugada. A proposta é defendida pelo governo como uma das principais formas de recuperar as contas públicas. A estimativa da equipe econômica é economizar cerca de 930 bilhões em dez anos. Após a conclusão da votação, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, se disse "muito satisfeito" com a aprovação da PEC.

Após a conclusão da votação pela Câmara na noite desta quarta-feira, a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência será encaminhada para o Senado. Um resumo da PEC deve ser lido no plenário do Senado nesta quinta-feira. Em seguida, a proposta será publicada no "Diário Oficial" e no sistema eletrônico da Casa, para distribuição aos senadores. Depois disso, abre-se o prazo de cinco dias para a apresentação de emendas e a proposta será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça que terá até 30 dias para votar um parecer dizendo se o texto está em conformidade com a Constituição e se o colegiado concorda com o conteúdo da reforma. O relator será o senador TASSO JEREISSATI do PSDB do Ceará.

O Supremo Tribunal Federal suspendeu nesta quarta-feira, por 10 votos a um, a transferência do ex-presidente LULA para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, e decidiu mantê-lo preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O caso foi levado ao Supremo pela defesa de LULA depois de o juiz PAULO EDUARDO DE ALMEIDA SORCI, da Justiça estadual de São Paulo, ter decidido mais cedo que o ex-presidente cumpriria pena em Tremembé.

Após receber no Supremo parlamentares que protestavam contra a transferência, o presidente do STF, ministro DIAS TOFFOLI, decidiu em caráter de urgência submeter o recurso de LULA ao plenário do tribunal. Em menos de meia hora, os ministros decidiram manter o ex-presidente em Curitiba até que a Segunda Turma do STF conclua o julgamento de um pedido de suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, SÉRGIO MORO.

A Secretaria de Estado da Administração publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira a instrução normativa número que trata de reserva de vagas para mulheres vítimas de violência doméstica. A norma é direcionada a empresas terceirizadas que prestam serviços ao governo catarinense. A ideia é reservar até cinco por cento das vagas dessas companhias para as mulheres vítimas de violência doméstica que atendem à qualificação profissional necessária. Segundo o governo, a independência financeira da mulher é fundamental para que o ciclo de agressões seja quebrado. De acordo com a instrução normativa, a empresa deverá manter sigilo quanto à identificação de quais funcionárias foram contratadas com base na norma.

A indústria é o setor que mais contribuiu para a criação de vagas com carteira assinada no primeiro semestre de 2019 no estado. A atividade foi responsável por 60 por cento dos postos de trabalho formais gerados nos primeiros seis meses do ano. No total, Santa Catarina abriu quase 50 mil novas vagas de empregos formais no período. A indústria abriu pouco mais de 29 mil novos postos de trabalho. O desempenho do estado é o terceiro melhor do país, atrás de São Paulo, como 151 mil 722 vagas, e Minas Gerais, com 88 mil 238.

O governo do Estado anunciou que irá utilizar os 118 milhões que serão repassados pelas instituições e poderes de Santa Catarina para saldar parte da dívida da área da saúde herdada pela atual gestão. A devolução do valor corresponde a economias das instituições nos últimos anos e foi anunciada nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa. O governo do Estado afirmou que o repasses dos recursos é um fato comemorado e "entendido como um sinal de sensibilidade dos Poderes ante a situação de crise financeira que o Executivo vem enfrentando na última década".

Fundação Hospitalar arrecada mais de vinte mil com Fandango da Solidariedade. O evento realizado no dia 25 de julho, foi a sua quarta edição, segundo a comissão central organizadora, o fandango foi um sucesso em público e em resultado. De acordo com o balanço, fechado nesta semana, após todas as entradas e saídas serem contabilizadas, o evento rendeu um resultado positivo de vinte mil e 533 reais.

Colaboração da sociedade garantiu sucesso da promoção. A gerente administrativa da entidade hospitalar, SILVANE SANAJOTTO, agradece a todos que contribuíram. Ela explica que o evento foi um sucesso e o resultado financeiro está depositado numa conta específica do hospital, para ser empregado em melhorias internas. Conta que este tipo de recurso, é um extra do dia a dia, é investido em melhorias como ar condicionado, equipamentos ou reformas.

Resultado financeiro é importante, mas o melhor foi o engajamento da sociedade. A declaração é de SILVANE SANAJOTTO. Cita o CTG de São Lourenço e demais profissionais que atuaram no fandango. Além do repasse feito pela patronagem do CTG de 4 mil reais, parte do resultado da copa e da cozinha, a receita foi composta pela venda de ingresso vinte mil 965 reais, venda de mesas 4 mil e 180, e doações que totalizaram 11 mil e 257 reais.

Corpo de Bombeiros centraliza atendimento de chamadas em Xanxerê.

O tenente coronel VALTER PARIZOTTO, do décimo quarto batalhão de bombeiros esteve na tarde de ontem em Campo Erê. O motivo da visita foi para explicar para a corporação, imprensa e demais entidades do município como funcionará a mudança, que está em fase de instalação em todos os municípios do batalhão. Ao todo ele abrange trinta e uma cidades. Esse, segundo o coronel, será um novo formato de atendimento.

Centralização do telefone 193 tende a melhorar o trabalho dos bombeiros militares, profissionais e comunitários. O coronel explica que já está em andamento o processo para centralizar as chamadas feitas via 193, que até agora caem direto no quartel em Campo Erê, para a sede do Batalhão em Xanxerê. PARIZOTTO conta que alguns municípios já estão trabalhando com esse novo modelo e não houve contratempos. Nesta segunda etapa os chamados de Campo Erê e São Lourenço do Oeste passam a ser direcionados. Campo Erê para Xanxerê e São Lourenço do Oeste para Chapecó.

Até fim do ano, todas as chamadas devem ser centralizadas em Chapecó. Para isso, o coronel do décimo quarto Batalhão de Bombeiro Militar, VALTER PARIZOTTO conta que está sendo instalado um sistema de alarme remoto para que o atendente faça o chamado da equipe e veículos necessários para as ocorrências. Ele enfatiza que a intenção desse novo processo, é liberar os atendentes de cada quartel para que possam atuar diretamente no atendimento de ocorrências. Afirma que a central possuilinhas suficientes para atender toda a demanda e atendentes qualificados para identificar as ocorrências.

Bancada do Oeste oficializa posição contrária à taxação dos defensivos agrícolas. Deputados que compõem a Bancada do Oeste, reunidos ontem, no gabinete do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado MAURO DE NADAL, decidiram emitir uma nota oficial contrária ao chamado imposto verde. A iniciativa do governo do Estado que retirou, desde o dia primeiro de agosto, a isenção de 17 por cento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS dos agrotóxicos preocupa os parlamentares, que alertam para a perda de competitividade do agronegócio catarinense em decorrência da elevação de tributos.

Benefício fiscal de taxação zero era concedido à comercialização de defensivos agrícolas pelo convênio 1001997 do Conselho Nacional de Política Fazendária. Porém, o Estado de Santa Catarina decidiu não renovar. Os estados vizinhos do Paraná e Rio Grande do Sul renovaram o benefício, o que vai gerar perda de competitividade e aumento do custo da produção agrícola, conforme apontado pelos parlamentares presentes à reunião. O deputado ALTAIR SILVA diz que a Bancada do Oeste tem uma posição bem clara de que é preciso manter a isonomia competitiva de Santa Catarina em comparação com Rio Grande do Sul e Paraná.

Paraná prorrogou o convênio 10097 do Conselho Fazendário até abril de 2020, assim como o Rio Grande do Sul. Portanto, explica SILVA, os defensivos agrícolas para aqueles estados terão taxa zero, não há imposto, e se os catarinenses comprarem do Rio Grande do Sul ou do Paraná pagarão uma taxa de 4,8 por cento, que é o diferencial de ICMS, o que inviabiliza praticamente o agronegócio e Santa Catarina.

Plantio direto é a grande revolução produtiva nos últimos 40 anos, precisa dos defensivos agrícolas. O deputado ALTAIR SILVA, frisa que se encarecer o custo de produção em Santa Catarina, a exemplo do milho e da soja, que são produtos usados para fazer a ração, tanto de suínos quanto de aves, vai encarecer todos os produtos e consequentemente perder a competitividade. Por isso a Bancada do Oeste trabalha com o plano de manter a isonomia com o Rio Grande do Sul e o Paraná, para manter a competividade.

Vários deputados participam do encontro para debater taxação zero à comercialização de defensivos agrícolas. Estiveram presentes, os deputados MAURO DE NADAL e MARLENE FENGLER do PSD, MAURICIO ESKUDLARK do PL, ALTAIR SILVA e MOACIR SOPELSA do MDB e FABIANO DA LUZ do PT.

Polícia Rodoviária divulga balanço de apreensões em 2019. O balanço da Polícia Militar Rodoviária Posto 17 de São Lourenço do Oeste foi apresentado na tarde de ontem. Segundo o sargento FABIANO ANDRÉ DOS SANTOS, através do Comando de Policiamento Rodoviário, a Polícia instituiu numa nova filosofia, tendo o trabalho não única e exclusivamente para o trânsito, mas sim também cumprindo com um papel constitucional e atuando como Polícia ostensiva, visando preservação da ordem pública.

São Lourenço do Oeste trabalha no combate aos mais diversos tipos de crimes transfronteiriços. Em oito meses, a Polícia Rodoviária retirou de circulação 462,5 quilos de drogas ilícitas, recuperou cinco veículos com registros de furto ou roubo e apreendeu duas armas de fogo. Além disso, mais de R$ 600 mil em mercadorias contrabandeadas foram apreendidos.

Há muito o que comemorar, principalmente ao comparar os índices dos meses de janeiro a julho de 2018. O sargento diz que: “Obtivemos a redução de 23,46 por cento no índice de acidentes atendidos, redução de 21,11 por cento em acidentes sem vítimas e 25 por cento em relação a acidentes que resultaram em lesões nos ocupantes dos veículos. Mas, com certeza, as mais expressivas são a redução de 34,35 por cento no número de pessoas feridas e, a redução mais importante, cerca de 40 por cento do índice de óbito”.

Resultado positivo da Polícia Militar Rodoviária é devido ao aumento na fiscalização das principais infrações. O sargento FABIANO ANDRÉ DOS SANTOS, cita a embriaguez ao volante que teve aumento de 23,08 por cento de pessoas que foram presas em flagrante por este delito.

Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções em vegetação. O Corpo de Bombeiros atendeu a mais uma ocorrência de incêndio vegetação em Francisco Beltrão. Por volta das 18 horas e 40 minutos a guarnição foi acionada para combater a um incêndio de grandes proporções na Avenida Natalino Faust, nas proximidades da UPA. Diariamente são registradas diversas ocorrências de incêndios ambientais em Francisco Beltrão e na região. De acordo com os bombeiros, os incêndios ambientais podem ser causados por fatores da natureza ou pela ação do homem como queimadas para limpeza de terrenos, incêndios criminosos ou simplesmente pelo descuido de jogar uma bituca de cigarro em local onde há vegetação seca. A orientação é evitar queimadas e quando ocorrer procurar ajuda imediatamente do Corpo de Bombeiros no 193.

Carro capota na BR-280. Um veículo Gol capotou na tarde de ontem na rodovia em Marmeleiro, sentido à Flor da Serra do Sul. O Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão foi acionado e atendeu três vítimas. Uma jovem de 18 anos e uma criança de dois, foram atendidas no local e liberadas. Uma mulher de 73 anos teve ferimentos leves, e foi levada para o hospital.

Motorista morre após carro capotar na BR-158. Uma pessoa morreu em um acidente de trânsito na noite de ontem, em Pato Branco. O acidente envolveu um Gol de Pato Branco, que saiu da pista e capotou. Socorristas do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência e constataram que o condutor, morreu no local. Após os procedimentos, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Pato Branco. A Polícia Rodoviária Federal realizou os levantamentos no local.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.