ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 08 07 2020

-MAIS DE 500 MIL PESSOAS TEM AUXILIO EMERGENCIAL CANCELADO NO PAÍS

-GOVERNO REPASSA MAIS 32 MILHÕES DE EMENDAS PARA SAÚDE DOS MUNICÍPIOS

-MUNICÍPIO REPASSA DADOS DO GPS RURAL PARA ÓRGÃOS DE SEGURANÇA E SAÚDE

-VEREADORES DERRUBAM MAIS UM VETO DO PREFEITO ÀS EMENDAS DO PLANO DIRETOR

-REGIÃO VAI MANTER EVENTOS ESPORTIVOS E CULTURAIS SUSPENSOS POR MAIS 30 DIAS

-HOMEM É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR DEPOIS DE FURTAR CELULAR EM LOJA

-MOTO ATROPELA E DEIXA PEDESTRE FERIDO NO CENTRO DA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 10 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O vice-presidente do Equador, OTTO SONNENHOLZNER, anunciou nesta terça-feira que renunciou ao cargo para o qual foi eleito pela Assembleia Nacional em dezembro de 2018, no momento em que o país se prepara para as eleições gerais de fevereiro de 2021. Ele fez o anúncio em um discurso oficial transmitido pela rádio e televisão, sem informar se tomou a decisão para se candidatar à presidência. A Assembleia Nacional deve se pronunciar se aceita ou não a renúncia do vice-presidente e eleger o novo vice-presidente de uma pequena lista que deverá ser apresentada pelo presidente LENÍN MORENO.

O governo dos Estados Unidos vai pagar um bilhão e 600 milhões de dólares para a empresa Novavax testar e produzir uma vacina que tem potencial para prevenir o coronavírus. A meta é que eles consigam entregar um milhão de doses até janeiro. O valor foi anunciado pelo Departamento de Saúde e Serviços dos Estados Unidos e é a maior iniciativa para acelerar o acesso a vacinas e tratamento para combater a Covid-19. Os resultados da fase um, que é de teste da segurança, devem sair em uma semana.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta terça-feira ao Congresso e às Nações Unidas que iniciou o processo para retirar formalmente o país da Organização Mundial da Saúde. A saída terá efeito a partir de seis de julho de 2021. TRUMP fez o anúncio inicial sobre o tema em 29 de maio: na ocasião, disse que está encerrando relações com a Organização Mundial da Saúde e que vai realocar financiamento antes destinado ao órgão a outras iniciativas.

Mais de 565 mil beneficiários foram excluídos do auxílio emergencial em maio por não terem direito ao benefício, segundo informação transmitida ao Tribunal de Contas da União pelo Ministério da Cidadania. O relatório que acompanha o pagamento do auxílio deve ser analisado nesta quarta-feira em sessão do tribunal. O TCU já havia informado que enviará ao Ministério Público casos de quem recebeu auxílio emergencial sem ter direito. Com isso, MP pode decidir se abre ação penal contra essas pessoas. De acordo com o relatório, os 565 mil 351 beneficiários excluídos receberam a primeira parcela do auxílio em abril, mas foram considerados inelegíveis para a segunda parcela.

O senador FLÁVIO BOLSONARO foi ouvido nesta terça-feira pelo Ministério Público do Rio de Janeiro no inquérito que investiga o esquema de “rachadinha” em seu gabinete enquanto era deputado estadual no Rio de Janeiro. O esquema consistiria na devolução de parte dos salários dos assessores. O depoimento desta terça-feira foi prestado a pedido do próprio senador, que afirmou por meio de sua assessoria querer ‘restabelecer a verdade’. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do senador, o conteúdo da audiência está em segredo de Justiça e será preservado.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira que, apesar do resultado positivo para covid-19, está perfeitamente bem. BOLSONARO informou que adotou o uso de hidroxicloroquina e azitromicina em seu tratamento contra a covid-19. O mandatário contou que chegou a ter febre de 38 graus nesta segunda-feira, data do exame feito no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Ele também relatou que sentiu mal estar e cansaço. Em seguida, contou que tomou o medicamento. O presidente tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco. Ele informou que nos próximos dias vai despachar por videoconferência na residência oficial do Palácio da Alvorada e que talvez receba auxiliares para assinar documentos. BOLSONARO também cancelou viagens que faria nesta semana para Bahia e Minas Gerais.

O Governo do Estado repassou mais 32 milhões de reais para pagamento de 135 emendas impositivas de 2019 voltadas à Saúde. A verba, encaminhada entre os dias 17 de junho e três de julho, atende diretamente 95 municípios em todas as regiões de Santa Catarina. Somando-se aos repasses realizados até o início de junho, o Governo já pagou mais de 76 milhões em emendas impositivas destinados para a Saúde dos municípios catarinenses, em 2020. Os recursos, que atendem a 40 deputados e ex-deputados estaduais, vão custear aquisição de medicamentos, insumos, pagar exames, cirurgias e consultas médicas, comprar veículos para transporte de passageiros, financiar reformas e construção de unidades de Saúde, entre outros.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina aceitou na manhã desta terça-feira o pedido de habeas corpus da defesa do ex-secretário da Casa Civil DOUGLAS BORBA e do empresário LEANDRO ADRIANO DE BARROS. A decisão é da terceira Câmara Criminal, por unanimidade. Eles foram presos no dia seis de junho, durante a segunda fase da Operação Oxigênio, que investiga uma suposta fraude ocorrida na compra de respiradores feita pelo governo do estado. BORBA e BARROS foram liberados no dia de ontem. A investigação apura crimes contra a administração pública em processo de dispensa de licitação para aquisição emergencial de 200 respiradores destinados ao enfrentamento da Covid-19, adquiridos no valor 33 milhões e pagos de forma antecipada.

O secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, disse nesta terça-feira que não há sinalização de que Santa Catarina tenha chegado ao pico da pandemia. Ele falou ainda sobre a adoção de medicamentos supostamente preventivos adotados por prefeituras no combate ao coronavírus. RIBEIRO disse que a secretaria de Saúde desconhece qualquer tipo de tratamento preventivo, a não ser isolamento social e etiqueta respiratória. O secretário de Saúde destacou que os protocolos clínicos instituídos pelos gestores públicos devem ter a chancela de órgãos regulamentadores, mas disse que notas técnicas orientativas "podem e devem ocorrer". Nesta semana, Itajaí, Biguaçu e Balneário Camboriú anunciaram que vão usar Ivermectina, um medicamento antiparasitário, para auxiliar na prevenção ao coronavírus.

Durante a sessão ordinária dos vereadores mirins de São Miguel do Oeste, realizada nesta terça-feira por videoconferência, foram apresentados diversos pedidos de obras e serviços públicos para o município. Uma das indicações aprovadas pelo parlamento mirim foi o pedido para a instalação de uma rotatória na esquina em frente à Rádio Peperi, no cruzamento das ruas Marquês do Herval e Sete de Setembro. O autor da reivindicação foi o vereador mirim, LUIS LERNER. Ele justificou a indicação afirmando que no local a ocorrência de acidentes é frequente devido ao grande fluxo de veículos. LERNER citou ainda que alguns veículos passam em alta velocidade e o cruzamento é bastante perigoso. A instalação de uma rótula no local já foi solicitada pela Rede Peperi ao Conselho de Transito.

O poder legislativo de São Miguel do Oeste devolveu 95 mil reais ao cofres da prefeitura nesta semana. A informação foi divulgada ontem pelo presidente da casa, EVERALDO DI BERTI. O valor é a sobra do chamado duodécimo, a parte do orçamento geral do município que cabe aos vereadores. Desde março, a devolução é mensal para que a prefeitura possa usar o recurso no setor da saúde em razão da pandemia do coronavírus. DI BERTI disse que o valor relativo ao mês de junho foi menor do que os meses anteriores porque a câmara fez o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário aos servidores do legislativo. Ele também informou que já foram devolvidos quase 900 mil reais à administração municipal neste ano e que até o fim de 2020 os valores devolvidos devem chegar a um milhão e 400 mil reais.

Em sessão realizada por videoconferência na noite desta terça-feira, os vereadores de São Miguel do Oeste derrubaram, por 12 votos contrários e uma abstenção, o veto parcial do prefeito ao Projeto de Lei que altera normas relativas ao Plano Diretor. O projeto havia sido aprovado em maio e foi alterado por oito emendas, que trataram sobre área considerada não edificável, sobre número máximo de pavimentos, sobre taxa de permeabilidade, sobre a macrozona rural, e sobre usos e atividades incômodos e não incômodos. O prefeito vetou dois artigos, por considerá-los contrários ao interesse público. Na votação de ontem à noite, os vereadores derrubaram o veto do prefeito e as emendas dos vereadores serão incorporadas a lei que será promulgada pela própria Câmara de vereadores.

Uma das emendas vetados pelo prefeito ampliava a área não edificável para todo o trecho das rodovias localizadas no perímetro urbano do município. O prefeito justifica que vetou o trecho por impedir a possibilidade de expansão das rodovias ou criação de vias marginais, com o consequente desordenamento do planejamento urbanístico do município e afunilamento do trânsito de automóveis. O outro artigo vetado trata da permeabilidade. O texto proposto no projeto original prevê a possibilidade de apresentar uma solução alternativa de permeabilidade para edificações construídas anteriormente à vigência do Plano Diretor. A emenda proposta estende essa possibilidade para todos os imóveis, já edificados ou não. O veto à emenda que trata do contorno viário ainda não foi apreciada pelos vereadores.

Os vereadores aprovaram na sessão de ontem uma moção de apelo para que a prefeitura adote medidas necessárias para a suspensão da cobrança de juros e multas por atraso no pagamento de tributos municipais neste período de pandemia da covid-19. A autora do pedido é a vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA justificou que a pandemia tem imposto restrições de circulação, com impactos na economia, redução de produção e de vendas. Ela sugere a isenção do pagamento de juros, multas e correção monetária dos tributos pagos em atraso e disse que a medida contribuirá para a redução da inadimplência e dará mais tranquilidade a quem possui dificuldades financeiras neste momento. O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário de Administração e Finanças.

Outra moção de apelo aprovada no plenário virtual da câmara ontem pedem a aplicação da lei do Programa Viver Melhor para ajudar os proprietários de imóveis a construírem os passeios padrão na cidade. O pedido, de autoria dos 12 vereadores, solicita ao Poder Executivo que cumpra a Lei Municipal que institui o Programa Viver Melhor, especialmente em relação a parte sobre os projetos de pavimentação de passeios públicos. Os vereadores destacam que a lei prevê auxílio técnico e de materiais do municípios para a execução das calçadas de acordo com as normas de acessibilidade. A câmara alega que diante da pandemia da Covid-19, a população enfrenta dificuldades financeiras e a prefeitura pode ajudar dessa forma. A moção será enviada ao prefeito, aos secretários de Planejamento e de Urbanismo, e cópia para o promotor de Justiça MAYCON HAMMES.

A base de dados do programa GPS Rural foi compartilhada nesta terça-feira com órgãos públicos de segurança, como Polícia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Tribunal de Justiça. O ato simbólico de entrega dos dados ocorreu na tarde de ontem no gabinete do prefeito WILSON TREVISAN. Nos próximos dias, o material também será compartilhado com o SAMU. A partir de agora, a empresa responsável pelo georreferenciamento dos endereços no meio rural e desenvolvimento do aplicativo via GPS vai auxiliar as instituições de segurança e saúde a implantar o sistema nos seus bancos de dados. Segundo o proprietário da empresa, DANIEL POZZER, São Miguel do Oeste é o sexto município do estado a desenvolver o programa de GPS para o meio rural.

O GPS Rural foi lançado no ano passado pela adminstriaão muncipal e faz parte programa “Agora é Crescer”. Durante o trabalho, foram mapeados, em toda a área rural de São Miguel do Oeste, um total de mil 835 estabelecimentos, entre moradias, centros comunitários, igrejas e empresas. Cada um deles foi identificado por um código, que ficará disponível aos órgãos de segurança e saúde pública, juntamente com um mapa indicando o acesso a cada local específico, por meio de um aplicativo guiado por GPS. Durante o ato de entrega da base de dados para os órgãos públicos na tarde de ontem, o proprietário da empresa, DANIEL POZZER, fez uma demonstração do funcionamento do sistema.

Os proprietários rurais também poderão solicitar, na Secretaria de Agricultura, o código de sua propriedade e produzir uma placa em modelo padrão para sua identificação. Com o código, qualquer pessoa que baixar o aplicativo do GPS Rural poderá ter acesso ao guia. Até mesmo quando uma família precisar explicar alocalização para alguém que queira lhe visitar, bastará informar o código do imóvel, que a busca será automática. O proprietário da empresa, DANIEL POZZER ressaltou que a ativação da base de dados nos órgãos de segurança e saúde vai trazer uma série de benefícios para os agricultores.

A Vigilância Epidemiológica Municipal realizou 32 coletas para exame de covid-19 nesta terça-feira na população assintomática. Os exames foram efetuados em pessoas residentes nos bairros Jardim Peperi, Progresso e São Gotardo. Foram 31 resultados negativos e um positivo. Com isso, o número de total de casos já confirmados chega a 140, com 128 recuperados e doze ativos, em isolamento domiciliar. Hoje, mais 37 moradores assintomáticos serão testados no centro de triagem do salão paroquial. Com isso, a vigilância epidemiológica encerra o trabalho de testes nos moraodres sem sintomas da doença.

O município tem menos de 50 doses da vacina contra a gripe disponíveis para a população em geral. Cerca de duas mil e 650 pessoas já se protegeram contra a doença deste a semana passada. De acordo com a secretária de Saúde, GENI GIRELLI, ainda restam poucas doses do medicamento. A vacina pode ser feita na sala de vacinas do posto de saúde do centro. O espaço fica aberto das sete da manhã as cinco horas da tarde sem intervalo ao meio-dia. Desde o começo da campanha, incluindo os públicos prioritários e a última etapa com a ampliação para todos os moradores, cerca de 15 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe no município.

Os prefeitos da Ameosc realizaram uma Assembleia Virtual nesta terça-feira para discutir três assuntos principais: a execução do projeto de construção da nova sede da Associação no bairro Agostini em São Miguel do Oeste, a necessidade de habilitar leitos de enfermaria em outros hospitais para pacientes com sintomas leves de Covid-19 e as proibições para eventos culturais e esportivos. O encontro contou com a participação virtual dos prefeitos, da coordenadora do Colegiado Regional de Saúde e secretária de Saúde de Palma Sola, DÉBORA PREVEDELLO e do diretor do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, JEFERSON GOMES. Em razão do sistema de gestão compartilhada do coronavírus entre Estado e município, a Ameosc está acompanhando a evolução da doença para determinar as ações adotadas na região.

A conclusão da nova sede da Ameosc no bairro Agostini vai ficar para o ano que vem. A ideia inicial era de que a entidade pudessem funcionar no novo local, mesmo antes da conclusão da obra. O presidente da associação e prefeito de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO, disse ontem que ainda faltar uma parte dos recursos necessários para a conclusão dos trabalhos em 2020. Além disso, um novo investimento dos municípios neste momento de pandemia do coronavírus é inviável. A primeira etapa da obra, a da parte estrutural, já está em fase de conclusão. O investimento foi de mais de 800 mil na primeira etapa. A segunda etapa, está sendo licitada. Porém, uma parte da obra ficará para uma terceira etapa ou licitação, que ficará sob responsabilidade da próxima diretoria da Ameosc. A nova sede contará com uma área total de 746 metro quadrados e vai abrigar a Ameosc, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional e o Consórcio de Saúde.

Os prefeitos da região também discutiram ontem a possiblidade de habilitar leitos de enfermaria em pequenos hospitais do extremo-oeste para a internação de pacientes com sintomas leves de Covid-19. Durante a assembleia virtual desta terça-feira, o diretor do Hospital Regional, JEFERSON GOMES, destacou a preocupação quanto à ocupação dos leitos de enfermaria do hospital para evitar o que chamou de “estrangulamento”. Ele disse que o Hospital de Itapiranga teve mudança de gestão e está sem contrato com o governo estadual. Por isso, só o Hospital de São Miguel do Oeste é referência na região. GOMES comentou que é preciso solicitar para que o Governo reconheça outros hospitais da região quanto aos leitos de enfermaria. Ficou acertado ontem que os municípios farão um levantamento dos hospitais da região quanto ao número de leitos de enfermaria que tem disponíveis. Os dados serão encaminhados ao Governo do Estado e Secretaria da Saúde para que se estude a possibilidade da habilitação de outros hospitais

A região da Ameosc vai prorrogar por mais 30 dias a proibição de eventos públicos, como shows, teatros, cinemas e atividades esportivas. A decisão foi tomada na assembleia virtual da associação realizada nesta terça-feira. Em decreto assinado no início do mês de junho, o Governo de Santa Catarina decidiu que essas atividades poderiam ser retomados a partir de cinco de julho. Os prefeitos da região avaliaram que o número crescente de casos de Covid-19 nos últimos dias é um indicativo de que ainda é cedo para a retomada das atividades. Por consenso, os gestores municipais decidiram manter a suspensão dessas atividades por mais 30 dias por meio de um decreto que será elaborado de forma coletiva. A proibição deve ser estendida até o dia dois de agosto.

A região da Ameosc dobrou o número de pessoas infectadas pelo coronavírus nos últimos 15 dias. A informação é do presidente da associação, PLINIO DE CASTRO. De acordo com ele, os 19 municípios passaram de 202 para 408 registros da doença. O prefeito disse que diante desse quadro não há como a região determinar a volta de atividades culturais e esportivas. A Ameosc também entende que esse quadro vai impactar no prazo para o retorno das aula presenciais.

Um incêndio atingiu um restaurante na madrugada de hoje no município de Anchieta. O fogo iniciou por volta das uma e 20 na avenida Brasil, centro da cidade. Os bombeiros foram chamados e conseguiram conter o incêndio ainda na fase inicial. 90 por cento da edificação de alvenaria foi salva. O restaurante tem cerca de 130 metros quadrados. Os bombeiros usaram cerca de dois mil litros de água para conter as chamas. As causas do incêndio ainda não foram oficialmente confirmadas.

Um motorista ficou ferido em um acidente na tarde de ontem na BR 158. O condutor de uma carreta de Dourados no Mato Grosso do Sul perdeu o controle da direção e saiu da pista. O veículo tombou ao lado da rodovia. O motorista, de 29 anos, se queixava de fortes dores no braço direito e clavícula. Após o atendimento inicial dos bombeiros, a vítima foi conduzida para a Fundação Hospitalar de Cunha Porã. A Polícia Rodoviária Federal também atendeu a ocorrência e orientou os transito até a remoção da carreta.

A Polícia Militar prendeu, nesta terça-feira, um homem suspeito de furtar um telefone celular em uma loja no centro da cidade. Por volta da quatro e meia da tarde, o suspeito entrou no estabelecimento, como se fosse um cliente, e aproveitou a distração dos atendentes para furtar um aparelho. Depois disso, a empresária contou para os policiais que sentiu falta do aparelho e verificou as câmeras de videomonitoramento que registraram o furto. A PM foi acionada e o suspeito foi localizado por volta das dez horas da noite na Vila Basso. O homem ainda estava com o aparelho quando foi detido pelos policiais. Ele foi entregue na Delegacia de Polícia.

Um homem foi atropelado no começo da noite de ontem no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das seis e meia na rua Itaberaba, proximidades do Super Treviso. O condutor de uma moto Honda Biz seguia em direção ao centro da cidade quando acabou atropelando um pedestre que atravessava a rua. A vítima teve ferimentos leves e foi atendida pelo Corpo de Bombeiros. O pedestre foi encaminhado ao Hospital Regional onde recebeu atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.