ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 08/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de menos quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Os participantes da quadragésima terceira reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que acontece até quarta-feira, em Baku, capital do Azerbaijão, fizeram um minuto de silêncio neste domingo em homenagem a JOÃO GILBERTO. O cantor baiano morreu no sábado, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Segundo o presidente do comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, ABULFAS GARAYEV, a morte de JOÃO GILBERTO “é uma perda para o patrimônio cultural” e que a cultura agora “ficou mais pobre”.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, MIKE POMPEO, ameaçou o Irã neste domingo com mais sanções depois que o país asiático começou a enriquecer urânio com pureza superior a três vírgula 67 por cento, o que representa uma violação do acordo nuclear de 2015. Ele afirmou que "a última expansão do programa nuclear do Irã resultará em mais isolamento e mais sanções". O Irã começou a enriquecer urânio acima do acertado ao expirar o ultimato de 60 dias que as autoridades de Teerã tinham dado aos signatários europeus do acordo para compensar o impacto da retirada unilateral dos Estados Unidos.

O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, subiu para 44 por cento, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo pelo jornal "The Washington Post" e a emissora "ABC". O índice é o mais alto desde que ele chegou à Casa Branca e representa um aumento em relação a abril, quando o índice a aprovação era de 39 por cento. Já 53 por cento dos americanos desaprovam o governo do presidente. Para 65 por cento dos entrevistados, TRUMP atua de maneira imprópria para um presidente.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste sábado que o Brasil é uma "virgem que todo tarado de fora quer". A declaração foi dada quando o presidente falava sobre o processo de demarcação de terras indígenas e o desmatamento na Amazônia. Segundo BOLSONARO, os países da Europa defendem a preservação da Amazônia com o objetivo de explorá-la no futuro. Para ele, na "cabeça dos europeus", a região não é dos brasileiros. Ele disse que o primeiro mundo quer para eles administração dessa área.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra que um terço dos entrevistados consideram o governo do presidente JAIR BOLSONARO como ótimo. Para 31 por cento, o governo é regular e 33 por cento o consideram ruim ou péssimo. Dois por cento não souberam responder. A pesquisa foi realizada nos dias 4 e 5 de julho com dois mil 86 entrevistados com mais de 16 anos, em 130 cidades do país. O Datafolha também perguntou se BOLSONARO fez mais ou menos de que deveria pelo país. 12 por cento afirmaram que ele fez pelo país mais do que esperava e 61 por cento respondeu que o presidente fez menos do que esperava pelo país.

O ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, afirmou neste domingo que o mapeamento do Palácio do Planalto aponta que a proposta de reforma da Previdência deve ser aprovada em primeiro turno no plenário da Câmara com cerca de 330 votos. Para ser aprovada pelos deputados, a proposta de emenda à Constituição da Previdência precisa obter, no mínimo, 308 votos, em dois turnos de votação. A estimativa divulgada pelo chefe da Casa Civil prevê uma margem de segurança para que o texto passe para o segundo turno.

ONYX foi na manhã deste domingo à residência oficial do presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, para alinhar a estratégia para colocar a PEC em votação nesta semana. O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE e o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, ROGÉRIO MARINHO, também participaram da reunião.

Santa Catarina receberá investimento de três milhões e 900 mil do Governo Federal para expansão da cobertura de Atenção Primária à Saúde. NoEstado, serão credenciadas 190 novas equipes ou serviços da Atenção Primária em 46 municípios. Além disso, haverá mais 106 agentes comunitários de Saúde, seis equipes de Saúde da Família, 41 equipes de Saúde Bucal, cinco polos de Academia da Saúde, dois Centros Especializados em Odontologia, 30 Laboratórios de Próteses Dentárias. Santa Catarina conta com mil 794 equipes de saúde da família em atuação.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável confirmou que o Estado vai receber cinco bilhões e 600 milhões de reais em investimentos privados no segundo semestre, o que deve gerar 12 mil 846 empregos diretos e indiretos. São pelo menos 15 grandes empresas com novas unidades ou ampliações robustas previstas para este ano. Pelo Prodec, programa de postergação de ICMS, estão previstos investimentos de três bilhões e 600 milhões bilhões, cifra 605 por cento maior do que o mesmo período do ano anterior. Esses projetos vão gerar quase oito mil novos empregos. A Junta Comercial do Estado, incluindo os Microempreendedores Individuais, registrou 69 mil 844 novas empresas no semestre, 32 por cento mais que no mesmo período de 2018.

Santa Catarina terminou o primeiro semestre deste ano com números positivos para o comércio exterior. Entre janeiro e junho, as exportações catarinenses cresceram 10 vírgula sete por cento na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto no Brasil houve um recuo de três e meio por cento. Em números absolutos, as vendas de Santa Catarina para o exterior somaram quatro bilhões e 500 milhões de dólares contra quatro bilhões e sete milhões no primeiro semestre do ano passado. Apenas em junho, a alta foi de um vírgula três por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do semestre, as carnes de aves representam 24 por cento das exportações catarinenses.

Iniciados atendimentos do Centro Regional de Especialidades. O Centro Regional de Especialidades em São Lourenço do Oeste iniciou os atendimentos neste mês. Ele foi inaugurado em 19 de junho, e terá as especialidades de Otorrino, Pediatra, Obstetra, Vascular, Cardiologia e Ortopedia e PediatraAdulto. Tudo isso, através do governo municipal de São Lourenço em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde o Conims. Ao todo, oito municípios da região Noroeste já podem receber atendimento.

Centro regional traz economia aos cofres públicos e praticidade para as pessoas. Isso, segundo a secretária de saúde de São Lourenço ADRIANE DE JESUS, porque a população terá agora seis especialidades no município e não terão mais que se deslocar a outras cidades. O Centro Regional de Especialidades tem toda a estrutura mantida pela prefeitura sua administração fica por parte do Conims.

Agricultores têm até quarta feira para fazer cadastro do CAEPF. De acordo com JEFERSON TONIN- Diretor de Agricultura de Saltinho, o prazo termina no dia 10. Explica que o CAEPF é um cadastro de atividade econômica da pessoa física.Enfatiza que o cadastro é obrigatório para todos os agricultores familiares, devendo eles procurar sindicatos ou um contador para estar fazendo. Quem não fazer está sujeito a pagamento de multas.

Todo mês o agricultor deverá prestar conta da movimentação econômica. Segundo JEFERSON TONIN, todo dia 07 de cada mês o agricultor deverá prestar conta, mesmo aqueles que não tiveram movimentação. Salienta que o cadastro pode ser feito pelo próprio agricultor, ou procurar sindicatos e contadores, mas, dúvidas podem ser tiradas na secretaria de agricultura do município. Finaliza ressaltando que essa é uma exigência do governo e que os agricultores devem evitar pendências.

Falta de energia elétrica na região. JOSÉ VOLKWEIS – gerente regional da Celesc de São Miguel do Oeste, relata que no sábado à noite próximo das 20 horas, houve interrupção na energia dos consumidores de Palma Sola e Campo Erê. Teve falha num equipamento instalado pela Celesc por isso da falta de luz. No sábado foram cerca de 26 minutos sem energia elétrica em Campo Erê e em Palma Sola cerca de uma hora e 20 minutos. Os técnicos tiveram bastante dificuldade para encontrar a causa do problema, mas ainda na mesma noite a energia foi reestabelecida nos dois municípios.

Mesmo problema volta acontecer e deixa municípios sem energia elétrica. Conforme JOSÉ VOLKWEIS, ontem pela manhã, novamente teve interrupção na energia em Palma Sola e Campo Erê. Segundo o gerente, devido a ação do frio, um condutor acabou rompendo a cinta que o prende ao isolador, causando a queda. Aleatoriamente o condutor ficava tocando a estrutura do poste, deixando a energia instável e isso dificultou para encontrar o problema, porém na manhã de ontem os técnicos localizaram e solucionaram definitivamente o problema.

Celesc não recebeu nenhuma reclamação por queima de equipamentos causados pelas quedas de energia elétrica. ZECA, destaca que os consumidores podem ter feito reclamações semelhantes pelo telefone 0800 nesta final de semana, porém afirma que ainda não chegou nada para ele. Contudo, assegura que sempre que aparecem problemas assim, a Celesc busca resolver o mais rápido possível e para isso mobiliza um número grande de profissionais

Polícia Militar faz entrega de Donativos em Campo Erê. A informação é do sargento do quinto grupamento do terceiro pelotão de Polícia de Campo Erê JONES PAGLIOCHI. Segundo ele, na sexta-feira, a Polícia Militar de Campo Erê realizou visitas em residências da cidade e do interior onde havia pessoas com necessidades, inclusive relacionadas ao frio. Atividade, que foi realizada por três policiais militares, teve como principal finalidade, entregar cobertores para auxiliar a diminuir o frio dessas pessoas.

37 famílias receberam donativos da Polícia Militar. Segundo o sargento, destas, quatro são pessoas da melhor idade, um estava em cama por ter sofrido acidente de trabalho, quatro pessoas possuem necessidades especiais, 25 são crianças de cinco a dez anos e 22 crianças de três a cinco anos. Essa ação da PM com a iniciativa privada beneficiou cerca de 60 pessoas moradoras do Assentamento Olívio Albani, Bairro Cohab, Vila Feliz, Bairro Melo, Jardim Esperança e Bairro Sander.

Donativos entregues para famílias carentes são doações de uma empresa de Modelo. De acordo com o sargento da PM de Campo Erê JONES PAGLIOCHI, eles foram viabilizados pela empresa Bordados Vitória localizada no município de Modelo, no oeste catarinense. A ideia, frisa o policial é no ano que vem dar continuidade a essa ação e atender cada vez mais um número maior de pessoas.

Empresário se defende de acusações do Ministério Público, com condenação da justiça. A ELTON HOFFMANN foi aplicada pena de 5 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, por corrupção eleitoral, quando foi candidato a vice-prefeito por Campo Erê. Conforme a denúncia, houve compra de voto. HOFFMANN garante que não houve nada disso. Comenta que sua condenação foi encima de áudios de ligações telefônicas, de eleitores, pedindo favorecimento.

ELTON assegura que em nenhuma das ligações telefônica que recebeu, na época de campanha, foi prometido ou oferecido alguma coisa em troca de voto. Ele informa que entrou com recurso no Tribunal de Justiça para reverter essa situação. ELTON tranquiliza os eleitores e seus amigos, dizendo que acredita na justiça e que vai reverter essa situação.

Acusado de corrupção eleitoral se manifesta sobre pena que recebeu do MP. JOSÉ IDACIR CORDEIRO teve deferido pelo Ministério Público a pena de um ano de prisão em regime inicial aberto, por corrupção eleitoral. Em contato com ele, afirma que já participou da audiência com o juiz da comarca de Campo Erê, e que já está pagando pelo ato cometido.

Operação da PM apreende quatro veículos. A Polícia Militar de Saltinho fez operação e apreendeu quatro veículos, um Del Rey placas de Riqueza, uma D20 de São Miguel da Boa Vista, uma F1000 de Francisco Beltrão e um Ford KA de Pinhalzinho, três deles por não estarem licenciados e um pelo condutor não ter CNH. Além disso, a polícia apreendeu uma CNH por suspensão do direito de dirigir.

Homem é preso por tráfico de droga. Na tarde de sábado as equipes da Polícia Militar de Marmeleiro e Renascença, cumpriram mandado de busca e apreensão numa residência onde havia diversas denúncias de ser ponto de tráfico de droga. No local foi identificado o proprietário da casa um homem de 30 anos, que está com monitoramento eletrônico (tornozeleira) e já havia sido preso por tráfico. Durante buscas foram localizadas 10 buchas de cocaína que totalizaram mais de oito gramas e uma bucha de maconha que totalizou quase três gramas. Foi localizado também um veículo Gol que ele utilizava para fazer entregas das drogas e que está com registro de furto. O homem deverá responder por tráfico de drogas e receptação de veículo furtado, e após os procedimentos foi encaminhado para a cadeia pública em Francisco Beltrão.

Saída de pista na SC 305 deixa uma pessoa ferida. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi chamado ontem, por volta das 22 horas e 30 minutos, para atendimento de ocorrência do tipo saída de pista seguido de capotamento. Se envolveu um FordFusion, placas de Campo Erê. O acident5e ocorreu no km 34,150 da rodovia SC-305, próximo a Casan, em Campo Erê. Ao chegar no local, os socorristas encontram três vítimas. O condutor de 27 anos, que estava deambulando no local e recusou atendimento, a caroneira uma mulher de 24 anos, também deambulava pelo local e recusou atendimento dos bombeiros.

Caroneiro do banco traseiro tem ferimentos e é levado para o hospital. Um homem de 20 anos, estava dentro do veículo, inconsciente, com TCE - Traumatismo Cranio Encefálico, fratura no braço direito e hemorragia moderada. Após os procedimentos a vítima foi encaminhada ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê. As Polícias, Militar e Rodoviária Estadual foram acionadas. Segundo a Polícia Rodoviária de São Lourenço do Oeste, o condutor do FordFusion foi preso em flagrante por embriaguez ao volante.

Ele foi levado para a Delegacia de Polícia local.

Homem atira contra suspeito que estava tentando furtar seu veículo. Na noite de ontem, a Polícia Militar foi acionada na Rua Antônio Carneiro Neto, em Francisco Beltrão, onde teria ocorrido disparos de arma de fogo. No local o proprietário da residência informou que efetuou quatro disparos com seu revólver, devidamente registrado, contra um homem que estava tentando furtar seu veículo, estacionado em um terreno ao lado da casa. Ele disse que gritou com o suspeito, e mesmo assim ele continuou tentando abrir o veículo, então ele efetuou os disparos.

O suspeito fugiu, mas foi reconhecido pela vítima que indicou onde ele mora. Os policiais foram até a casa e encontraram o homem ainda ofegante devido a fuga. Os envolvidos e a arma foram encaminhados para a decima nona Subdivisão de Polícia.

Homem é encontrado morto dentro de residência. Um homem de 59 anos foi encontrado morto na rua Tupinambá, em Jupiá, na manhã de ontem. Segundo a Polícia Militar, profissionais do plantão da saúde acionaram os policiais por volta de 9 horas, acreditando que a pessoa teria morrido em decorrência das temperaturas baixas da madrugada. O corpo de ADÃO DE SOUZA, 59 anos, estava caído no chão de uma residência. Segundo testemunhas no sábado, a vítima com mais dois amigos, foram jantar numa casa no bairro Cohab, em Jupiá, e consumiram bebida alcoólica. A PM acionou a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP).

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.