ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 08 06 2020

-MINISTÉRIO DA SAÚDE DIZ QUE VAI VOLTAR A DIVULGAR TOTAL DE CASOS DE COVID-19

-VÍDEO MOSTRA GOVERNADOR EM FESTA JUNINA PROMOVIDA POR HOTEL

-DELEGADO FAZ ALERTA DIANTE DO AUMENTO DE CASOS DO GOLPE POR WHATSAPP

-ONG VAI RETOMAR PLANTIO DE ÁRVORES NO PROGRAMA CIDADE VERDE

-SINDICATO COBRA REDUÇÃO DE JUROS PARA O PLANO SAFRA 2020-2021

-HOMEM É PRESO DEPOIS DE BATER NA MULHER E DESACATAR POLICIAIS

-PM ATENDE 16 CASOS DE DESCUMPRIMENTO DE MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 96 centavos. O euro está valendo cinco reais e 60 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os Estados Unidos ofereceram ajuda a Moscou neste sábado para combater a despoluição de um rio no Círculo Polar Ártico, após vazamento de mais de 21 mil toneladas de hidrocarbonetos que começou em 29 de maio. Dizendo-se "entristecido de saber da fuga de combustível em Norilsk, Rússia", o secretário de Estado MIKE POMPEO declarou no Twitter que os Estados Unidos estão prontos a ajudar a Rússia a mitigar esse desastre ambiental. Trata-se de um dos piores vazamentos de combustível da história do país e um dos piores desastres ecológicos da Sibéria. Segundo especialistas, serão necessários anos até a região se recuperar.

Um protesto contra o racismo na cidade de Seattle, em Washington, no noroeste dos Estados Unidos, teve confronto entre manifestantes e forças de segurança na noite do domingo. Um homem armado avançou no meio da multidão e feriu uma pessoa. A polícia afirmou que manifestantes jogaram garrafas e pedras contra os policiais, soltaram fogos de artifício e utilizaram lasers para atingir os olhos dos agentes de segurança. A polícia respondeu com granadas e spray de pimenta. A manifestação era parte dos protestos que acontecem em todo Estados Unidos desde a morte, em 25 de maio, de GEORGE FLOYD. Algumas manifestações acabaram terminando em confronto com agentes de segurança, o que levou mais de 40 cidades a imporem um toque de recolher. Mais de 10 mil pessoas foram detidas desde o final de maio no país.

A Câmara Municipal de Minneapolis se comprometeu no domingo a desmantelar o Departamento de Polícia e reconstruir a instituição, depois de o assassinato de GEORGE FLOYD por um policial ter provocado uma onda de protestos no país e no exterior contra o racismo nas forças de segurança. Em entrevista a CNN, a presidente da câmara da cidade, LISA BENDER, disse que os vereadores se comprometem a desmantelar a polícia e reconstruir, com a comunidade, “um novo modelo de segurança pública que realmente mantenha a salvo a comunidade". O prefeito Minneapolis, JACOB FREY, se opõe a desmantelar o departamento.

Ao menos 20 capitais brasileiras registraram protestos pacíficos durante a manhã e à tarde deste domingo. A maioria dos manifestantes usou máscara durante os atos e carregou cartazes contra o racismo e o fascismo. Os participantes gritaram palavras de ordem em defesa da democracia. Os protestos por essas pautas no Brasil começaram no último domingo, com manifestações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Neste domingo, em São Paulo, no Rio e em Brasília, também houve manifestações a favor do presidente JAIR BOLSONARO. A maioria dos participantes carregava bandeiras do Brasil. Não houve tumulto. Pelo menos 11 estados tiveram atos públicos neste domingo.

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde lançou neste domingo um site para divulgar dados sobre o novo coronavírus no Brasil. A medida do órgão, que reúne os gestores dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, ocorreu após o Ministério da Saúde mudar a forma de divulgação dos números sobre a covid-19 no País. Nos últimos dias, o ministério passou a omitir o número total de casos e mortes causadas pela doença, informando apenas os dados das últimas 24 horas. A divulgação passou também a ser cada vez mais tarde, das 17 para 19 e depois para 22 horas. A pasta divulgou nota oficial argumentando que as mudanças se encaixam numa política de deixar os dados mais acessíveis e interativos, levando a informação correta ao máximo da população brasileira e evitando “subnotificações e inconsistências.

O Ministério da Saúde informou no fim da noite de domingo que voltará a divulgar o total de mortes e casos da covid-19 no país. Em seu portal, o ministério afirma que "será analisado como trabalhar as curvas logarítmicas sem desconsiderar os totais de casos e óbitos, pois entende-se que um tipo de dado trabalhado não dispensa o outro". A pasta diz ainda que os dados "precisam ser divulgados por especialistas com um esclarecimento adequado, apontando as tendências, sem dar margens a interpretações equivocadas da curva epidemiológica em cada estado ou região do país". O texto ressalta que os dados acumulados de casos e mortes são públicos e estão disponíveis nos boletins epidemiológicos diários dos Estados.

O médico e empresário que era procurado por estar envolvido em um caso de desvio de verbas de respiradores usados em pacientes com Covid-19 em Santa Catarina foi preso em Sorocaba na manhã deste domingo. Segundo a Polícia Civil de Sorocaba, o homem já tinha um mandado de prisão preventiva decretada por Santa Catarina, onde a operação é realizada. No sábado, cinco pessoas foram presas preventivamente, entre elas, o ex-secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA. Uma força-tarefa formada por vários órgãos, incluindo Ministério Público de Santa Catarina e Polícia Civil, investiga a compra de 200 respiradores ao custo de 33 milhões de reais, com dispensa de licitação e pagamento antecipado. No início de maio, o Governo de Santa Catarina assumiu que teve "fragilidades" no processo de aquisição.

Segundo o coordenador da operação Oxigênio no Ministério Público de Santa Catarina, MAURÍCIO MEDINA, as prisões do ex-secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA e do advogado LEANDRO BARROS foram necessárias para evitar interferência nas investigações e que provas sejam destruídas. Os dois ficarão detidos na carceragem da sede da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, em Florianópolis, até prestarem depoimento. Ambos poderão ser transferidos para outro local se a prisão for estendida pela Justiça após serem ouvidos. Com eles, foram apreendidos aparelhos celulares que estavam em uso. Os equipamentos devem passar por perícia e serão integrados à investigação. A defesa de DOUGLAS BORBA informou que a prisão preventiva causou surpresa, pois "desde o início das investigações ele tem colaborado e contribuído, de forma espontânea e sempre que chamado, com as autoridades". O advogado de LEANDRO BARROS disse que prefere não se manifestar no momento, pois ainda não acessou o pedido de prisão preventiva.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, no que seria uma festa junina neste fim de semana em um hotel de Gaspar, no Vale do Itajaí, durante a pandemia do novo coronavírus. Nas imagens, ele aparece sem máscara e em um ambiente com aglomeração. Pelas regras de uma portaria estadual, os hotéis devem fechar as áreas de convivência e oferecer alimentação apenas via serviço de quarto. A assessoria de comunicação do governo afirmou em nota que o governador jantava no local, quando um hóspede que fazia uma apresentação musical mencionou a presença dele, que passou a ser procurado por outras pessoas em sua mesa. Por cortesia, MOISÉS interrompeu por um momento a refeição e conversou brevemente com algumas delas. Na declaração, o governo disse que todas as normas de segurança foram observadas. O hotel informou que estava com 120 hóspedes na casa, o que equivale a menos de 30 por cento de ocupação, e que todas as normas estavam sendo cumpridas. Segundo eles, a decoração é porque o hotel é temático.

A campanha do Agasalho do Corpo de Bombeiros está entrando na reta final. As doações de roupas e cobertores podem ser feitas até quarta-feira da semana que vem, dia 17. Os materiais devem ser entregues no quartel dos bombeiros no estado de segunda a sexta-feira, das duas as seis da tarde. Para garantir a segurança dos doadores e dos bombeiros, as caixas para arrecadação estarão em ambiente ventilado, de fácil acesso e sem contato com equipes. As pessoas que forem realizar a doação devem estar sozinhas e usando máscara. As roupas doadas também devem estar em sacolas plásticas. As doações para as famílias carentes vão ocorrer entre os dias 22 e 26 de junho.

A Oktoberfest de Itapiranga prevista para outubro foi cancelada. O anúncio foi feito no final da manhã de hoje. A decisão foi conjunta com a comissão organizadora da linha Presidente Becker, ACETI, que organiza o evento na cidade e o governo municipal. Conforme o presidente da ACETI, Associação de Cultura, Esporte e Turismo, INÁCIO HAMMES, a decisão ocorreu após longa análise com as entidades culturais e baseada em decretos do governo do estado e também do município. Segundo HAMMES, o cancelamento da Oktoberfest é fundamentado em argumentos que justificam a suspensão de outros eventos no município e também pensando na segurança e bem estar de toda a sociedade. Ele explicou que as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 motivaram cancelamento do maior evento germânico do Oeste de Santa Catarina. Com isso, a quadragésima segunda edição da Oktoberfest de Itapiranga fica para 2021.

O aumento dos casos de golpe por whatsApp na região vem preocupando a Polícia Civil. A declaração é do delegado CLAUDIR STANG. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que o número de ocorrências desse tipo vem crescendo porque os golpistas estão usando a tecnologia para fazer vítimas de modo mais elaborado e de difícil investigação. STANG citou que os estelionatários conseguem os números de telefone em algum banco de dados e passam a enviar mensagens de texto ás vítimas a fim de confirmar os dados cadastrais. Quando a pessoa repassa esses dados, ocorre a clonagem do número e do whatsApp. O passo seguinte é a mensagem pelo aplicativo de conversa pedindo depósitos em dinheiro. Várias pessoas já perderam dinheiro nesse golpe, mas até agora nenhuma pessoa foi presa.

O golpe aplicado por whatsApp cria muitas dificuldades para a identificação e responsabilização dos autores. A afirmação é do delegado CLAUDIR STANG. De acordo com ele, os golpistas são de outros estados e usam contas bancárias em nome de terceiros. Ele comentou que as pessoas não devem repassar informações pessoais e confirmar dados cadastrais sem a checagem de quem está fazendo essa solicitação. O importante é fazer contato com a operadora ou empresa que está solicitando esse código para verificar a veracidade do pedido. O delegado citou que as pessoas que recebem mensagens de whatsApp de amigos que pedem dinheiro, é fundamental não fazer nenhum depósito sem conversar diretamente com essa pessoa.

O Instituto Catuetê vai retomar o programa Cidade Verde. A iniciativa começou em 2009, ano de criação da ONG. De acordo com a presidente do instituto, INDIANARA HERBERT, o objetivo é promover a renovação da arborização urbana para melhorar a qualidade de vida da população com conforto térmico e aumento das áreas de sombra. Ela explicou que o plantio das arvores ocorre entre maio e setembro, mas neste ano houve um atraso e em razão da estiagem e da pandemia do coronavírus. A ação deve ocorrer nos próximos dias com a participação de um grupo pequeno e com todas as medidas de segurança para evitar a transmissão do novo vírus.

Nos últimos 10 anos, o Instituto Catuetê já plantou mais de mil e 500 mudas de árvores dentro do Programa Cidade Verde. A informação é da presidente da ONG, INDIANARA HERBET. Ela disse que a entidade procura priorizar o plantio de espécies nativas, principalmente o ipê amarelo e roxo que é a árvore símbolo do município. Neste ano, a ONG vai plantar mais 75 mudas em três regiões da cidade. Elas serão plantas nas proximidades da escola do bairro Agostini, perto do Hospital Regional no bairro São Gotardo e na Waldemar Rangrab. Nesse último local vai ocorrer a reposição de mudas, já que muitas arvores do primeiro plantio acabaram não se desenvolvendo. As datas do plantio serão divulgadas nas redes sociais do Instituto Catuetê.

A Casan está executando os serviços de troca da tubulação e bomba do poço profundo que fica na Linha Gramadinho. De acordo com o chefe da empresa, EDNILSON MELLO. Ele explicou que a empresa que presta o serviço de manutenção do equipamento já havia alertado a Casan sobre a necessidade de fazer a substituição das bombas e tubos. MELLO disse que o serviço começou no sábado e deve terminar nesta terça-feira. Ele comentou que a troca é necessária porque os tubos onde fica presa a bomba poderiam despencar e provocar um dano ainda maior no sistema do poço profundo. O serviço é preventivo e durante o trabalho não haverá nenhum prejuízo no abastecimento de água da cidade.

Apenas um novo caso de Covid-19 foi confirmado neste final de semana em São Miguel do Oeste. O número total de registros da doença é de 74 moradores. 54 já se recuperaram e são considerados curados. Dois pacientes estão internados em hospital. 18 moradores que tiveram o teste positivo para Covid-19 estão com sintomas respiratórios leves em isolamento domiciliar. 566 pessoas com suspeita de Covid-19 fizeram os testes e tiveram resultado negativo para a doença. Segundo o comitê de crise do coronavírus, a situação está sob controle no município.

O comitê de crise do coronavírus divulgou no final da manhã de hoje os detalhes do perfil etário dos casos de Covid-19 confirmados no município. Dos 74 registros da doença, 60 por cento são mulheres. São 44 pacientes do sexo feminino e 30 homens. Em relação a idade, 18 pessoas que contraíram a doença tem entre 30 e 39 anos e outros 18 tem entre 40 e 49. 17 pacientes tem entre 20 e 29 anos. Nove dos casos estão na faixa etária dos 60 aos 69 e sete registros tem entre 50 e 59 anos. Quatro pacientes tem menos de 19 anos.

O governo federal deve lançar nos próximos dias o plano safra 2020-2021 para a agricultura familiar. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que os detalhes do anúncio deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 15. De acordo com JOEL, a expectativa da categoria é muito grande porquemomento sindical vem negociando o plano safra com o governo federal desde o mês de janeiro. O sindicalista explicou que um dos principais pontos da pauta é a redução dos juros dos financiamentos para o custo e investimento para os pequenos agricultores.

O sentimento dos sindicatos ligados a Fetaesc já é de uma certa frustração em relação ao plano safra 2020-2021. A observação é do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, JOEL DE MOURA. De acordo com ele, os sindicatos pediram a redução dos juros de quatro vírgula seis para dois por cento, mas o governo sinalizou que deve fechar em três por cento. Apesar da queda, o índice não corresponde a expectativa dos agricultores. JOEL criticou o governo federal e disse que desde o ano passado o presidente BOLSONARO vem dando sinais de que quer uma política única para toda a agricultura, tanto para grandes quanto para pequenos agricultores. O sindicalista entende que a agricultura familiar, responsável por 70 por cento da produção de alimentos no país, precisa de um atendimento diferenciado.

Além do Plano Safra com recursos para o investimento e custeio das lavouras, o governo também precisa retomar programas importantes que estão parados desde 2015. A cobrança é do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, JOEL DE MOURA. Um deles é o programa de acesso a compra de terras no meio rural. Ele disse que o governo anunciou que vai lançar o “Minha Primeira Terra Brasil” junto com o Plano Safra. JOEL espera que o programa, que é essencial para a região, venha com mais recursos e com menos burocracia para beneficiar especialmente os jovens filhos de agricultores. Outra ação que a agricultura familiar aguarda é a retomada do programa de habitação rural que está parado desde 2013.

O presidente do sindicato dos trabalhadores rurais também fez uma alerta sobre os riscos de preenchimento de dados e informações em programas federais pela internet. Segundo JOEL DE MOURA, alguns agricultores estão acessando e prestando informações em cadastros pela internet, com o Cadastro Ambiental Rural e questões previdenciárias sem o devido conhecimento. O preenchimento incorreto dos formulários pode criar uma série de problemas para os agricultores. O sindicalista orientou os produtores a ter muito cuidado e, preferencialmente, buscar apoio no próprio sindicato. JOEL disse que essa é uma questão preocupante e que os agricultores devem prestar muita atenção na hora de acessar qualquer programa pela internet.

São Miguel do Oeste teve um movimento econômico de 829 milhões 403 mil e 97 reais em 2019. O valor é nove vírgula sete por cento maior do que o valor adicionado do município em 2018. Naquele ano, o movimento foi de 755 milhões 534 mil reais. Em 2019, o município movimentou 73 milhões 869 mil reais a mais. Os dados provisórios do valor adicionado e do Índice de Participação dos Municípios para 2021 foram divulgados na última semana pela secretaria estadual da Fazenda. As projeções levam em conta o movimento econômico de cada cidade em 2018 e 2019. O maior valor adicionado em 2019 na região da Ameosc é de Itapiranga com 897 milhões 181 mil reais.

As guarnições da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira apreenderam duas armas de fogo durante ações da Operação Hórus realizadas neste final de semana. No dia de ontem, a PM fiscalizou um bar no bairro Primeiro de Maio. Ao perceber a aproximação dos policiais, um homem jogou um objeto para trás do balcão. Durante as buscas, foi localizado um revólver calibre 38 com cinco munições. Por não possuir registro e porte da arma, foi dada voz se prisão ao proprietário, que estava em visível estado de embriaguez. Na revista dos demais frequentadores do bar, a PM localizou outro revólver calibre 38 com seis munições. O proprietário não possuía registro e porte da arma e também foi preso em flagrante.

O Corpo de Bombeiros de Itapiranga atendeu um acidente de trânsito neste sábado na SC 163. Foi uma saída de pista e capotamento de veículo por volta das sete e 45 da noite na em Linha Santa Fé Alta, interior do município. O acidente envolveu um Gol conduzido por um homem, 20 anos, residente em Uruguaiana no Rio Grande do Sul. Os bombeiros prestaram atendimento ao motorista que não quis ser conduzido ao hospital da cidade.

Um acidente envolvendo três veículos bloqueou a BR 163 por cerca de duas horas no começo da noite de sábado. A colisão aconteceu por volta das seis horas nas proximidades da área industrial do município de Guaraciaba, na saída para São José do Cedro. Foi uma colisão lateral envolvendo uma Saveiro, placas de São Miguel do Oeste, e duas carretas, com placas de Carazinho. O motorista da Saveiro foi avaliado pelos bombeiros e não apresentou lesões aparentes. Ele não quis ser conduzido ao hospital. Com o impacto, houve derramamento de óleo diesel por cerca de 150 metrosao longo da pista. A rodovia foi interditada por cerca de duas horas para a colocação de serragem e lavação do local. A Policia Ambiental também foi chamada devido ao vazamento do combustível e possível dano ambiental.

Um homem foi preso depois de bater na mulher, quebras objetos dentro de casa e desacatar os policiais militares na noite de ontem em São Miguel do Oeste. O caso aconteceu por volta das oito horas da noite na rua Celso Ramos. A PM foi acionada pela vítima que relatou ter sofrido ameaças com uma faca. Ela também sofreu lesões corporais do companheiro. Vários utensílios da residência estavam quebrados em virtudes de discussões e brigas. Segundo a PM, o homem ainda desacatou os policiais e obedeceu as ordens da guarnição. O homem foi preso em flagrante por violência doméstica e levado para a delegacia de polícia. A ocorrência foi filmada por câmera Policial.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu 16 ocorrências de descumprimento das medidas para evitar a disseminação do coronavírus. Os casos foram registrados em residências e estabelecimentos comerciais. Em vários estabelecimentos foram flagradaspessoas envolvidas com diversos jogos, sem uso de máscara e sem respeitar a distância de segurança. Em Paraíso um bar foi fechado, pois além de não acatar as determinações sanitárias, o proprietário não possuía alvará de funcionamento. Neste final de semana, também foram flagradas festas familiares com aglomeração de pessoas. As pessoas notificadas foram informadas dos procedimentos e comparecerão em audiência para responder pelo crime de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.