ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 08/06/2020

GLOBO EM FOCO – 08/06/20

-MINISTÉRIO DA SAÚDE DIZ QUE VAI VOLTAR A DIVULGAR TOTAL DE CASOS DE COVID-19

-VÍDEO MOSTRA GOVERNADOR EM FESTA JUNINA PROMOVIDA POR HOTEL

-EXAME PARA COVID-19 DEU NEGATIVO EM MULHER DE ITAPIRANGA

-PREFEITO DESTACA DECISÃO REGIONAL SOBRE EVENTOS

-ITAPIRANGA NÃO ATINGE META DE VACINAÇÃO NO GRUPO DAS CRIANÇAS

-CANCELADA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA

-BR 163 FICA BLOQUEADA APÓS ACIDENTE COM VAZAMENTO DE COMBUSTÍVEL

-CRIANÇA ACIONA PM PARA AJUDAR MÃE AGREDIDA PELO MARIDO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 22 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 96 centavos. O euro está valendo cinco reais e 60 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os Estados Unidos ofereceram ajuda a Moscou neste sábado para combater a despoluição de um rio no Círculo Polar Ártico, após vazamento de mais de 21 mil toneladas de hidrocarbonetos que começou em 29 de maio. Dizendo-se "entristecido de saber da fuga de combustível em Norilsk, Rússia", o secretário de Estado MIKE POMPEO declarou no Twitter que os Estados Unidos estão prontos a ajudar a Rússia a mitigar esse desastre ambiental. Trata-se de um dos piores vazamentos de combustível da história do país e um dos piores desastres ecológicos da Sibéria. Segundo especialistas, serão necessários anos até a região se recuperar.

Um protesto contra o racismo na cidade de Seattle, em Washington, no noroeste dos Estados Unidos, teve confronto entre manifestantes e forças de segurança na noite do domingo. Um homem armado avançou no meio da multidão e feriu uma pessoa. A polícia afirmou que manifestantes jogaram garrafas e pedras contra os policiais, soltaram fogos de artifício e utilizaram lasers para atingir os olhos dos agentes de segurança. A polícia respondeu com granadas e spray de pimenta. A manifestação era parte dos protestos que acontecem em todo Estados Unidos desde a morte, em 25 de maio, de GEORGE FLOYD. Algumas manifestações acabaram terminando em confronto com agentes de segurança, o que levou mais de 40 cidades a imporem um toque de recolher. Mais de 10 mil pessoas foram detidas desde o final de maio no país.

A Câmara Municipal de Minneapolis se comprometeu no domingo a desmantelar o Departamento de Polícia e reconstruir a instituição, depois de o assassinato de GEORGE FLOYD por um policial ter provocado uma onda de protestos no país e no exterior contra o racismo nas forças de segurança. Em entrevista a CNN, a presidente da câmara da cidade, LISA BENDER, disse que os vereadores se comprometem a desmantelar a polícia e reconstruir, com a comunidade, “um novo modelo de segurança pública que realmente mantenha a salvo a comunidade". O prefeito Minneapolis, JACOB FREY, se opõe a desmantelar o departamento.

Ao menos 20 capitais brasileiras registraram protestos pacíficos durante a manhã e à tarde deste domingo. A maioria dos manifestantes usou máscara durante os atos e carregou cartazes contra o racismo e o fascismo. Os participantes gritaram palavras de ordem em defesa da democracia. Os protestos por essas pautas no Brasil começaram no último domingo, com manifestações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Neste domingo, em São Paulo, no Rio e em Brasília, também houve manifestações a favor do presidente JAIR BOLSONARO. A maioria dos participantes carregava bandeiras do Brasil. Não houve tumulto. Pelo menos 11 estados tiveram atos públicos neste domingo.

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde lançou neste domingo um site para divulgar dados sobre o novo coronavírus no Brasil. A medida do órgão, que reúne os gestores dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, ocorreu após o Ministério da Saúde mudar a forma de divulgação dos números sobre a covid-19 no País. Nos últimos dias, o ministério passou a omitir o número total de casos e mortes causadas pela doença, informando apenas os dados das últimas 24 horas. A divulgação passou também a ser cada vez mais tarde, das 17 para 19 e depois para 22 horas. A pasta divulgou nota oficial argumentando que as mudanças se encaixam numa política de deixar os dados mais acessíveis e interativos, levando a informação correta ao máximo da população brasileira e evitando “subnotificações e inconsistências.

O Ministério da Saúde informou no fim da noite de domingo que voltará a divulgar o total de mortes e casos da covid-19 no país. Em seu portal, o ministério afirma que "será analisado como trabalhar as curvas logarítmicas sem desconsiderar os totais de casos e óbitos, pois entende-se que um tipo de dado trabalhado não dispensa o outro". A pasta diz ainda que os dados "precisam ser divulgados por especialistas com um esclarecimento adequado, apontando as tendências, sem dar margens a interpretações equivocadas da curva epidemiológica em cada estado ou região do país". O texto ressalta que os dados acumulados de casos e mortes são públicos e estão disponíveis nos boletins epidemiológicos diários dos Estados.


O médico e empresário que era procurado por estar envolvido em um caso de desvio de verbas de respiradores usados em pacientes com Covid-19 em Santa Catarina foi preso em Sorocaba na manhã deste domingo. Segundo a Polícia Civil de Sorocaba, o homem já tinha um mandado de prisão preventiva decretada por Santa Catarina, onde a operação é realizada. No sábado, cinco pessoas foram presas preventivamente, entre elas, o ex-secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA. Uma força-tarefa formada por vários órgãos, incluindo Ministério Público de Santa Catarina e Polícia Civil, investiga a compra de 200 respiradores ao custo de 33 milhões de reais, com dispensa de licitação e pagamento antecipado. No início de maio, o Governo de Santa Catarina assumiu que teve "fragilidades" no processo de aquisição.

Segundo o coordenador da operação Oxigênio no Ministério Público de Santa Catarina, MAURÍCIO MEDINA, as prisões do ex-secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA e do advogado LEANDRO BARROS foram necessárias para evitar interferência nas investigações e que provas sejam destruídas. Os dois ficarão detidos na carceragem da sede da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, em Florianópolis, até prestarem depoimento. Ambos poderão ser transferidos para outro local se a prisão for estendida pela Justiça após serem ouvidos. Com eles, foram apreendidos aparelhos celulares que estavam em uso. Os equipamentos devem passar por perícia e serão integrados à investigação. A defesa de DOUGLAS BORBA informou que a prisão preventiva causou surpresa, pois "desde o início das investigações ele tem colaborado e contribuído, de forma espontânea e sempre que chamado, com as autoridades". O advogado de LEANDRO BARROS disse que prefere não se manifestar no momento, pois ainda não acessou o pedido de prisão preventiva.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, no que seria uma festa junina neste fim de semana em um hotel de Gaspar, no Vale do Itajaí, durante a pandemia do novo coronavírus. Nas imagens, ele aparece sem máscara e em um ambiente com aglomeração. Pelas regras de uma portaria estadual, os hotéis devem fechar as áreas de convivência e oferecer alimentação apenas via serviço de quarto. A assessoria de comunicação do governo afirmou em nota que o governador jantava no local, quando um hóspede que fazia uma apresentação musical mencionou a presença dele, que passou a ser procurado por outras pessoas em sua mesa. Por cortesia, MOISÉS interrompeu por um momento a refeição e conversou brevemente com algumas delas. Na declaração, o governo disse que todas as normas de segurança foram observadas. O hotel informou que estava com 120 hóspedes na casa, o que equivale a menos de 30 por cento de ocupação, e que todas as normas estavam sendo cumpridas. Segundo eles, a decoração é porque o hotel é temático.

Exame para Covid-19 deu negativo em mulher de Itapiranga que faleceu no Hospital Regional. Uma mulher de 64 anos, residente em Itapiranga estava internada no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. A paciente faleceu na noite de sexta-feira e surgiu a suspeita de novo Coronavírus. Foi solicitado exame ao laboratório Lacen de Florianópolis. Conforme assessoria do hospital, na manha de hoje o resultado foi divulgado e apontou como negativo. Portanto a morte não foi causada pela Covid-19.

O prefeito JORGE WELTER afirma que o decreto do Governo Estadual criou problemas para os municípios justificarem as restrições impostas pela pandemia. A liberação substancial de atividades não essenciais públicas e privadas segue com monitoramento do Centro de Operações Emergências em Saúde. O prefeito lembra que são adotados critérios técnicos e científicos para liberar qualquer atividade. WELTER avalia que é um equívoco pensar que agora a responsabilidade é dos prefeitos para liberar eventos. Ele cita diversos pedidos de informações de lideranças e dirigentes de entidades sobre possibilidade de eventos públicos. Salienta que tem um novo modelo de enfrentamento ao coronavírus de forma compartilhada entre os municípios e governo do estado. Conforme o prefeito, é preciso seguir as orientações e adotar decisões conjuntas com a região da Ameosc.

JORGE WELTER cita como exemplo que Itapiranga não pode tomar uma decisão isolada e neste caso não tem autonomia para definir a flexibilização que envolva aglomeração de pessoas. Lembra que seguem as restrições para a educação e transporte até dois de agosto. Já atividades esportivas começam a ser liberadas a partir de cinco de julho e com várias imposições visando prevenção a Covid-19. O prefeito avalia que ainda é mais seguro manter as medidas preventivas que estão em vigor. WELTER considera que a gestão compartilhada com o governo do estado e decisão regional dos municípios gera uma segurança para as ações de enfrentamento ao novo Coronavírus. Para o prefeito o melhor é seguir o que estabelece o Centro de Operações de Emergenciais em Saúde.

Venda direta de peixes ao consumidor foi a mais prejudicada com a pandemia e período de estiagem. Conforme o extensionista da Epagri e responsável pela unidade regional de gestão técnica de piscicultura, ELIAS KOVALSKI, tanto a estiagem como a pandemia afetaram a produção e a comercialização de peixes. Ele explica que os maiores prejuízos foram registrados principalmente em função da seca, pois em muitos tanques a despesca teve que ser antecipada devido à falta de água. Em alguns casos também houve relatos de mortalidade. Em relação a comercialização, KOVALSKI cita que houve a restrição na realização das feiras, devido a pandemia, para evitar a aglomeração de pessoas./Nos casos em que as feiras foram realizadas, o extensionista destaca que a venda acabou sendo prejudicada da mesma forma porque o consumidor optou por se resguardar com medo da pandemia.

O extensionista explica que a abrangência de atuação da unidade de gestão técnica de piscicultura é das regionais de SMOeste e Palmitos, totalizando em torno de 40 municípios. ELIAS KOVALSKI esclarece que a produção regional é dividida em dois segmentos, a poli-cultivo, em que a venda é feita diretamente ao consumidor em feiras e despescas na propriedade, e a comercialização para frigoríficos. Neste último a principal espécie é a tilápia, e na venda direta ao consumidor as espécies são as carpas, jundiá e ket fish. Conforme o extensionista, para a produção em escala comercial o prejuízo foi menor porque a despesca da tilápia ocorreu ainda antes da fase de isolamento e os frigoríficos conseguiram absorver a carne. Com a volta das chuvas, KOVALSKI diz que foi possível retomar o manejo dos tanques para a partir de setembro iniciar o povoamento. Ele chama atenção para cuidados com os peixes no inverno, pois o frio pode causar problemas no desenvolvimento e até mortes.

Municipalização dos serviços ambientais via Conder complementa meio ano na região. Desde janeiro os processos para obtenção de licenças ambientais é feito pelo consórcio ligado a Ameosc. O Conder Ambiental assumiu algumas responsabilidades que eram do IMA com um grande objetivo: reduzir o tempo de análise dos pedidos e emissão das licenças. De acordo com o coordenador do Conde Ambiental, JOSÉ FRANCISCO MORA, o trabalho está ocorrendo dentro do previsto e a municipalização está atingindo os objetivos. Ele avalia que os processos estão mais rápidos e atendendo a demanda dos empreendedores. Até hoje o Conder recebeu 470 pedidos de licenciamentos ambientais. Desse total, 10 por cento são para a renovação de licenças. A maior demanda é na suinocultura, com 78 pedidos, o que representa 17 por cento do total. Depois, o maior volume de pedidos está na área de avicultura e de loteamentos. A equipe técnica está conseguindo analisar os pedidos e responder dentro do prazo projetado.

Cerca de 80 por cento dos pedidos protocolados no Conder Ambiental neste ano foram analisados e tiveram as licenças ambientais emitidas pelo órgão. A informação é do coordenador do serviço, JOSÉ MORA. Dos 470 processos, 370 foram liberados e cerca de cem ainda permanecem em análise pelo corpo técnico. Entre os projetos aprovados, ele cita a liberação de 23 licenças ambientais para loteamentos e 18 autorizações para novos prédios. A média, segundo MORA, é de 100 novos pedidos de licenciamento ambiental por mês, número que caiu um pouco em maio. Ele citou que o tempo de espera para a emissão das licenças é baixo diante do volume processos apresentados. A tramitação pode ser acompanhado pelo sistema do Conder Ambiental via internet.

Campanha de vacinação contra a gripe prossegue até fim do mês. Itapiranga ainda não atingiu meta entre o público infantil. O vice-prefeito de Itapiranga, médico FERNANDO GIRARDI faz um apelo para as pessoas que possuem direito a imunização que compareçam na sala de vacinas. A campanha já atingiu mais de cinco mil pessoas no município. Do grupo de idosos foram aplicadas mais de duas mil e 200 doses. Também aparece como de destaque as crianças com 954 imunizações. Pessoas com idade entre 55 a 59 anos foram 481 vacinas aplicadas. A secretaria da saúde já atendeu 483 pessoas com doenças crônicas, 220 da equipe de trabalhadores da saúde, além de 183 professores. GIRARDI chama atenção que ainda não foi atingido a meta do público infantil, faltando aproximadamente 100 crianças para serem vacinadas.

O médico lembra que a sala de vacinas tem espaço exclusivo na unidade de saúde Fronteira que não realiza atendimento de pacientes durante a pandemia. FERNANDO GIRARDI aponta a vacina contra a gripe como fundamental neste período de prevenção ao novo Coronavírus. FERNANDO GIRARDI afirma que Itapiranga segue com atenção especial com a equipe da saúde e ao mesmo tempo procurando atender a demanda dos munícipes. O vice-prefeito salienta que que apenas três, das seis unidades de saúde, estão com atendimento. O pacientes devem procurar atendimento médico nas unidades Central, Beira Rio e Santa Tereza Alto das sete horas às 18 horas, sem fechar ao meio dia. Ressalta ainda que o laboratório de análises clínicas possui atendimento no período das sete horas às 13 horas.

Médico elogia contribuição dos munícipes na prevenção ao novo Coronavírus. O médico e vice-prefeito de Itapiranga, FERNANDO GIRARDI afirma que normas de prevenção como uso de máscara e evitar aglomeração são aliados fundamentais para evitar o aumento de contágio. Cita que isso se reflete em nível bastante baixo de contaminação em Itapiranga e municípios vizinhos. GIRARDI reforça a necessidade das pessoas somente buscarem atendimento médico em caso de urgência e emergência e desta forma evitarem aglomeração. O médico considera que o atendimento na saúde e medidas adotadas no município ocorrem de forma correta.

Cancelada Oktoberfest deste ano em Itapiranga. Anuncio foi feito no final da manhã de hoje. Quadragésima segunda edição fica para 2021. Restrições impostas pela pandemia da Covid-19, motivaram cancelamento do maior evento germânico do Oeste de Santa Catarina. A decisão foi conjunta com a comissão organizadora de linha Presidente Becker, ACETI, que organiza o evento na cidade e governo municipal. Conforme o presidente da ACETI, Associação de Cultura, Esporte e Turismo, INÁCIO HAMMES, a decisão ocorreu após longa análise com as entidades culturais e baseada em decretos do governo do estado e também do município. Segundo HAMMES, o cancelamento da Oktoberfest é fundamentado em argumentos que justificam a suspensão de outros eventos no município e também pensando na segurança e bem estar de toda a sociedade.

Soberanas da Oktoberfest serão mantidas para o próximo ano. O presidente da ACETI afirma que elas foram eleitas para a quadragésima segunda edição e esta festa vai ocorrer em 2021. INÁCIO HAMMES destaca que a Oktoberfest possui como rainha TAINÁ DILL, primeira princesa LUANA EIDT CARDOSO e segunda princesa LUÍZA ISABELLA MALLMANN. Salienta ainda que os preparativos agora estarão focadas na festa do ano que vem. A quadragésima segunda Oktoberfest iniciaria no dia 26 de setembro em linha Presidente Becker, dias nove, 10, 11, 12 e 15 de outubro na cidade. O encerramento com o Domingo Cultural no dia 18 de outubro, em linha Becker.

Jovem sem habilitação foge de motocicleta após abordagem da polícia. A guarnição da Polícia Militar de Itapiranga realizava trabalho de rotina quando avistou uma motocicleta e fez a abordagem. O condutor fugiu sem respeitar sinal fechado do semáforo e ainda realizou outras manobras perigosas. Ele acabou sendo parado pela PM que constatou que o jovem de 20 anos, não possuía habilitação. A motocicleta Honda Fan 160 emplacada em Itapiranga foi apreendida e recolhida ao pátio conveniado. O proprietário, residente no Rio Grande do Sul, também não é habilitado.

Carro sai da pista e capota na SC 163. Por volta das 19 horas e 45 minutos de sábado a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender um acidente de trânsito, uma saída de pista seguida de capotamento, na SC 163, em Linha Santa Fé Alta. O condutor do Gol, um homem, 20 anos, residente em Uruguaia, RS, relatou estar bem e que perdeu o controle do veículo. Ele não quis ser conduzido ao hospital. A guarnição ainda desconectou a bateria do automóvel a fim de diminuir os riscos no local da cena.

PM flagra condutores sem CNH e veículos com documentos atrasados em SJCedro. O primeiro fato ocorreu por volta das 15 horas de sábado, na Rua Tancredo Neves, no loteamento São Domingos. Segundo a Polícia Militar, uma motocicleta Yamaha 125 estava em atitude suspeita. Quando os policiais iniciaram acompanhamento o veículo entrou no pátio de uma residência e escondeu o moto. Ele foi abordado e a polícia constatou que ele estava com a Carteira de Habilitação vencida e a moto com débitos de licenciamento. Ainda no sábado a PM atendeu outra ocorrência por volta das 19 horas e 30 minutos, na avenida Rio Grande do Sul. A guarnição visualizou uma Twister de Guarujá do Sul ocupada por dois homens. Foi solicitada parada e o condutor acatou. Ele não possuía carteira de habilitação e a moto apresentava débitos. Na terceira ocorrência, no começo da madrugada de domingo, a equipe realizava fiscalização na Linha São Domingos quando encontrou um Palio com três rapazes. Durante abordagem foi constatado que o motorista não possuía a CNH. Nas três ocorrências foram feitas as notificações pertinentes e os veículos foram recolhidos.

BR 163 fica bloqueada após acidente com vazamento de combustível. Bombeiros de Guaraciaba foram acionados por volta das 18 horas de sábado para atender um acidente na BR 163, próximo a área industrial de Guaraciaba. No local foi constatada uma colisão lateral envolvendo uma Saveiro, placas de São Miguel do Oeste, e duas carretas, com placas de Carazinho, RS. O motorista da picape foi avaliado pelos bombeiros, porém, não apresentou lesões aparentes. Ele não quis ser conduzido ao hospital. Houve derramamento de óleo diesel por cerca de 150 metros ao longo da pista, sendo necessária a colocação de serragem e lavação do local. O trânsito ficou interrompido por aproximadamente duas horas durante os trabalhos. A PRF de Guaraciaba controlou o trânsito e fez o levantamento da ocorrência. A Policia Ambiental de SMOeste também foi chamada devido ao vazamento do combustível e possível dano ambiental.

PM alerta sobre descumprimento do isolamento social. O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira publicou nas redes sociais, um material informativo, alertando sobre o descumprimento do isolamento social. Segundo o Sargento Vilani, da Polícia Militar de São Miguel do Oeste, as pessoas com suspeita ou com contágio pela COVID-19 devem ficar em isolamento, respeitando o que foi determinado pelas autoridades de saúde. Caso aconteça o descumprimento, existem algumas penalidades que podem ser aplicadas, como, por exemplo, pena de um ano de detenção e multa.

Criança aciona PM para ajudar mãe agredida pelo marido. Uma criança acionou a Polícia Militar de São Lourenço do Oeste na tentativa de ajudar a mãe, uma mulher de 32 anos, que estava sendo agredida pelo companheiro, um homem de 30 anos. Conforme a PM, o caso aconteceu ainda na quinta-feira, por volta do meio dia, no bairro Progresso. A criança disse que estava trancada no quarto e pedia ajuda. No local, os policiais constataram que a mulher tinha lesões pelo corpo e rosto, provocadas segundo ela, pelo marido. Havia vidro quebrado pelo chão e vários móveis danificados. A PM encontrou os quatro filhos do casal escondidos no quarto. Eles não tiveram a idade divulgada. O agressor foi preso e o Conselho Tutelar foi acionado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.