ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 08-06-2019 Sábado

-JUIZ MANDA MEC SUSPENDER BLOQUEIO DE VERBAS EM UNIVERSIDADES

-MOISÉS DIZ QUE VERBA PARA HOSPITAIS FILANTRÓPICOS ESTÁ GARANTIDA

-VEREADORA E SECRETÁRIO SÃO ELEITOS DELEGADOS PARA CONFERÊCIA NACIONAL DA SAÚDE

-SECRETÁRIO CITA GRANDE DEMANDA DE SERVIÇOS NAS ESTRADAS DE SÃO JOÃO DO OESTE

-DESCANSO INICIA SEGUNDA-FEIRA CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO ELETRÔNICO NO INTERIOR

-ENERGIA SOLAR, ÁGUA E MELHORIAS NA AVENIDA SÃO TEMAS DE AUDIÊNCIAS NA CAPITAL

-OPERAÇÃO COÍBE ADULTERAÇÃO DE QUILOMETRAGEM EM VEÍCULOS REVENDIDOS

-FAMÍLIA SERÁ INDENIZADA POR ERRO MÉDICO OCORRIDO HÁ 15 ANOS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta sexta-feira que chegou a um acordo com o México e, assim, suspendeu a aplicação de taxas a produtos importados mexicanos programada para começar na segunda-feira. As taxas, que aumentariam mês a mês até um patamar máximo de 25 por cento, faziam parte de uma estratégia de TRUMP para forçar o México a tomar medidas contra o fluxo de imigrantes ilegais rumo aos EUA. As detenções de imigrantes na fronteira entre os dois países atingiram em maio maior nível em uma década.


O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, disse nesta sexta-feira que autorizou a reabertura da fronteira com a Colômbia no estado de Táchira a partir deste sábado. A fronteira entre os dois países foi fechada em 22 fevereiro deste ano. Naquela data, a decisão foi comunicada pela vice-presidente DELCY RODRÍGUEZ, que atribuiu a medida a "sérias e ilegais ameaças do Governo da Colômbia contra a paz e a soberania da Venezuela". Desde então, a passagem por três das quatro pontes que ligam os dois países na região estava restrita.


O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, afirmou nesta sexta-feira que não há previsão, por enquanto, de novas conversas com representantes do chavismo na Noruega. O líder oposicionista ainda reforçou que qualquer tentativa de diálogo deve considerar a saída de NICOLÁS MADURO do poder. A condição, segundo o líder oposicionista, também se aplica às conversas com o grupo de contato formado por países europeus e com o Grupo de Lima – do qual o Brasil e outros países das Américas fazem parte.



O Ministério da Economia informou nesta semana que o processo de avaliação de políticas de benefícios fiscais começará a ser implementado de "maneira institucional" neste ano pelo governo federal. O objetivo é propor manutenção, redefinição ou extinção de programas. As análises englobarão, entre outros, o Programa de Financiamento Estudantil, a Zona Franca de Manaus e o Programa de Geração de Emprego e Renda. Ao todo, os benefícios a serem avaliados neste ano pelo governo somam cerca de 70 bilhões de reais. Os benefícios fiscais são concedidos na forma de renúncia fiscal ou subsídio para empresas e setores.


O presidente JAIR BOLSONARO enviou ao Supremo Tribunal Federal um documento formulado por técnicos do governo segundo o qual o bloqueio em parte do orçamento das universidades visa o equilíbrio das contas públicas. O bloqueio de 30 por cento atinge os gastos não obrigatórios, chamados discricionários, como por exemplo, gastos com conta de água, de luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas. Conforme o documento enviado por BOLSONARO, as universidades não estão "imunes" às medidas econômicas. A documentação afirma que as universidades federais têm orçamento de 49 bilhões e 600 milhões e que as despesas discricionárias representam 13 por cento do montante total.


A Justiça Federal da Bahia determinou, na noite desta sexta-feira, que o Ministério da Educação suspenda o bloqueio de verbas nas universidades federais. O governo pode recorrer. A decisão foi tomada pela juíza RENATA ALMEIDA DE MOURA em resposta a uma ação apresentada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília. O bloqueio de 30 por cento nos gastos não obrigatórios foi anunciado em abril pelo Ministério da Educação. O contingenciamento representa, segundo o governo, três vírgula quatro por cento do orçamento total das universidades. A juíza fixou multa de 100 mil reais por dia, caso o MEC não cumpra a decisão dentro do prazo de 24 horas.


O governador CARLOS MOISÉS disse nesta sexta-feira que a verba prevista para o hospitais filantrópicos será mantida, mas será cobrada produtividade das unidades. A afirmação vai contra a postura do governo de questionar no Supremo Tribunal Federal a obrigatoriedade do repasse de 10 por cento do Fundo Estadual de Saúde. De acordo com o governador, a tentativa de acabar com a obrigatoriedade é uma questão "técnica". MOISÉS disse que esses valores “já estão garantidos e vão continuar sendo aplicados”. Não há, segundo ele, nenhuma interferência no sistema hospitala. O governador explicou que o dinheiro será repassado, mas o estado vai cobrar a produção e o hospital que mais produzir mais vai receber.


Em visita ao Complexo Penitenciário de Chapecó nesta sexta-feira o ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, disse que a unidade está sendo recomendada por uma nota técnica do ministério como modelo a ser implantado em outras unidades prisionais do país. Ele afirmou que a visita a penitenciária superou a expectativa. Dos cerca de dois mil presos das penitenciárias agrícola e industrial de Chapecó, 862 trabalham em 23 empresas, o que representa cerca de 45 por cento da população carcerária local. MORO parabenizou os empresários que tiveram coragem de romper barreira do preconceito e ofereceram trabalho aos presos, prestando um serviço social e ainda tendo lucro.


Santa Catarina obteve recorde de exportações no período de janeiro a maio. Foram três bilhões 770 milhões de dólares, o maior valor da série histórica que começou em 1997. Os dados são do Observatório da Indústria, da Fiesc. A cifra é 12 vírgula dois por cento superior a do mesmo período do ano passado e foi puxada pela venda de carnes. As importações também foram recordes para o período e alcançaram seis bilhões 800 milhões de dólares e subiram 12 por cento na comparação com os mesmos meses de 2018. O destaque foi o crescimento da movimentação de veículos, com 381 por cento mais em maio frente ao mesmo mês do ano anterior.


-VEREADORA E SECRETÁRIO SÃO ELEITOS DELEGADOS PARA CONFERÊCIA NACIONAL DA SAÚDE

-SECRETÁRIO CITA GRANDE DEMANDA DE SERVIÇOS NAS ESTRADAS DE SÃO JOÃO DO OESTE

-DESCANSO INICIA SEGUNDA-FEIRA CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO ELETRÔNICO NO INTERIOR

-ENERGIA SOLAR, ÁGUA E MELHORIAS NA AVENIDA SÃO TEMAS DE AUDIÊNCIAS NA CAPITAL


Assembleia Legislativa confirma 20 mil reais para a décima sétima Festa da Fruta de Mondaí. Em viagem a Florianópolis, o prefeito VALDIR RUBERT recebeu resposta positiva do presidente da Assembleia Legislativa, deputado JÚLIO GARCIA, na destinação de 20 mil para a realização da décima sétima edição da Festa da Fruta. O recurso foi viabilizado pelo deputado ALTAIR SILVA, através da sua cota parlamentar. O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para entregar o convite da abertura oficial da feira. A Assembleia Legislativa terá um estande na feira. A programação será realizada de 20 a 23 de junho, na área de lazer em Mondaí. A entrada de visitantes na área de lazer está restrita, no período da noite, em virtude dos preparativos para a feira. A área do camping pode ser visitada durante o dia, porém a entrada deve ser pelo portão lateral, para evitar transtornos e contribuir para o bom andamento da organização da feira.


Clube do Cavalo de São João do Oeste terá invernada artística. Danças tradicionalistas gauchescas estarão em evidência a partir de hoje no município. Segundo o patrão do Clube do Cavalo Otto Veit, JACKSON ROYER, o clube surgiu em 2005 a partir do grupo de cavalgadas com formação inspiradana organização dos CTGs. Devido a dificuldades de atender as normas e regras de um Centro de Tradição Gaúcha, foi optado pela fundação de um clube tradicionalista. ROYER considera que o resgate e manutenção da cultura gaúcha é o principal atrativo nas cavalgadas no município e outras regiões. Para o patrão, o clube é influente na parceria em vários eventos comemorativos do município. Uma nova forma de manutenção da tradição gaúcha vai utilizar a sede da entidade que fica próximo à cidade em ambiente acolhedor.


O projeto da invernada artística surgiu no ano passado e a partir deste sábado será implantado o grupo de danças gaúchas. O Patrão do Clube do Cavalo, JACKSON ROYER cita que a partir das 13 horas de hoje, os integrantes da invernada e familiares terão o primeiro encontro para definir detalhes para as aulas. ROYER elogia o currículo do professor LUIZ MATHEUS que segue a linha de cultura de Paixão Cortes que foi o principal expoente desta arte da tradição gaúcha. O Clube do Cavalo Otto Veit terá os grupos infantil e adulto buscando também proporcionar ocupação sadia aos jovens. Segundo JACKSON ROYER, São João do Oeste já possui ótimas referências com danças folclóricas alemãs e agora também abre espaço para os valores da tradição gaúcha. Lembra ainda que para participar não há necessidade da vestimenta gaúcha e também não precisa ser sócio do clube.


Administração de Descanso vistoria obras em andamento. O secretário de administração, PAULO LAUXEN, explica que nas ultimas semanas o prefeito tem vistoriado as obras sendo executadas para agilizar o andamento dos trabalhos. O secretário cita a finalização do calçamento nas ruas Santo Estanislau e Félix Jaroseski, no bairro Jaroseski. No local cerca de quatro mil metros de ruas receberão calçamento. Outra obra em andamento é a creche de Itajubá, que deve ser concluída até o próximo ano para o inicio do atendimento. LAUXEN destaca que o município aguarda liberação do IMA para construção da casa cultura, próximo ao colégio Paulo Henrique Pissaia, na saída para linha Pratinha. O dinheiro para a obra, quase 500 mil reais, já está garantido pelo município. O secretário lembra que o município também aguarda a liberação da licença para o início do funcionamento da unidade de tratamento de dejetos humanos na linha Campinas.


Campanha “Cidade Limpa, Missão de Todos” incentiva munícipes de Tunápolis para a destinação correta do lixo. O setor de urbanismo instalou na última semana mais 20 novas lixeiras na avenida Cerro Largo e praças públicas. Conforme o responsável pelo urbanismo, VOLMIR LAWISCH, após um levantamento o setor identificou a necessidade da instalação de mais lixeiras ao longo da avenida, onde há fluxo maior de pedestres. O investimento do município foi de quatro mil 396 reais. O secretário lembra que já existiam cerca de 250 lixeiras ao longo da avenida para a coleta de lixo orgânico, na cor amarela. As lixeiras azuis instaladas agora são somente para lixo reciclável. Mais pontos da cidade irão receber lixeiras em breve. LAWISCH lembra que o município possui coleta seletiva do lixo três vezes por semana. Nas segundas, quartas e sextas-feiras de manhã é feita a coleta do lixo orgânico e nas quartas de tarde a recolha do lixo reciclável.


São João do Oeste aguarda a formação de grupo de fumantes. De acordo com a enfermeira MORGANA GRADE, a formação do novo grupo de tabagismo enfrenta dificuldades devido a ter poucos fumantes no município e a resistência em largar o cigarro. O trabalho de pesquisa envolveu visita nas escolas e das agentes comunitárias de saúde, que mensalmente visitam as famílias e convidam os fumantes a participar dos encontros. Ela comenta que os interessados em participar devem se manifestar e fazer a inscrição na unidade de saúde. Inicialmente os encontros são semanais, depois passam a ser quinzenais e encerram com encontros mensais. De acordo com MORGANA os fumantes costumam aceitar ajuda para largar o vício do cigarro após enfrentarem algum problema de saúde causado pelo tabagismo.


Secretaria de transportes e obras de Tunápolis lança campanha de roçadas nas margens das estradas. A campanha tem como slogam "roçadas, se todos fazem, todos ganham!". Segundo o secretário, JULINHO ZINHANI, o objetivo da campanha é incentivar os moradores a preservarem limpas as margens dos lotes, a fim de melhorar o aspecto do município e a visibilidade dos motoristas, evitando acidentes. A lei que institui o Código de Posturas do município prevê que os moradores são responsáveis pelas limpezas dos passeios e das margens de suas residências e propriedades. Em casos de infração da legislação, a prefeitura poderá efetuar os serviços de limpeza, porém, será imposta multa que varia de 177 á 709 reais ao infrator. O código também define que é obrigatório que sejam preservadas e conservadas as ruas, logradouros públicos e praças, de maneira geral, no que diz respeito à higiene pública.


Secretário cita grande demanda de serviços no setor de transportes e obras de São João do Oeste. Segundo o secretário, LEANDRO BONEMBERGER, durante a semana o setor trabalhou no cascalhamento da estrada de Fortaleza a linha Poná, trecho onde já havia sido feita a limpeza da vegetação nos dias de chuva e agora, com a melhora do tempo, foi possível o cascalhamento. O secretário destaca que o município definiu dois roteiros de patrulhamento para o ano, sendo que o primeiro foi concluído em maio. Ele lembra que o setor se organizou para evitar os serviços de patrolamento nos períodos de umidade, devido ao barro que é gerado nas estradas. O planejamento feito no começo do ano também contempla as estradas prioritárias para o cascalhamento. BONEMBERGER cita serviços já realizados na linha Fortaleza, com limpeza da vegetação, alargamento, retirada de curvas e cascalhamento.


O secretário cita que o setor aproveita o tempo bom para recuperar o serviço atrasado em função das frequentes chuvas. Para tanto, as equipes tem trabalhado também durante os finais de semana. Hoje os servidores trabalham no cascalhamento.LEANDRO BONEMBERGER destaca que durante a semana foi realizada a limpeza da estrada que liga Fortaleza a comunidade de Jabuticaba, onde na próxima semana continua o cascalhamento. Ele cita também a necessidade de melhorias em uma travessia na comunidade de Fortaleza, que dá acesso a cidade, onde ocorreu a retirada de uma curva. A equipe iniciou também nesta semana os serviços na estrada geral de Cristo Rei, em direção a Medianeira, onde havia duas curvas acentuadas e fechadas. Duas máquinas trabalham na abertura e limpeza do leito para melhorar a visibilidade e o tráfego. O secretário diz que neste local será analisada ainda a necessidade de detonar a rocha ou somente romper a laje.


Representantes de Iporã do Oeste e Tunápolis são eleitos como delegados para conferência nacional da saúde. O secretário de saúde de Iporã do Oeste MAURO BARELLA, o psicólogo MOACIR PIRES, a vereadora IRMI SCHNEIDERS e a munícipe MARIA HELENA JANTSCH participaram esta semana da oitava conferência estadual da saúde em Florianópolis. O tema discutido foi democracia e saúde. A vereadora explica que na conferência municipal foi eleita como representante dos usuários para a etapa estadual, onde foram discutidas as propostas para a conferência nacional, de quatro a sete de agosto em Brasília. IRMI comenta que em todo o estado foram 80 vagas para delegados que irão representar Santa Catarina na etapa nacional. Da região extremo oeste, que contempla Ameosc e Amerios, a vereadora IRMI e o secretário de saúde de Tunápolis AQUILES BAMBERG foram escolhidos como delegados.


Descanso realiza na próxima semana a primeira campanha do ano de recolha de lixo eletrônico pelo interior. Segundo a secretária de agricultura, MARLISE LOVATEL, a recolha será realizada a partir do dia 10 de junho. Ela explica que esta será a primeira recolha do ano, e mais uma está prevista para o final do segundo semestre. MARLISE lembra que a recolha será dividida em duas etapas. O roteiro começa dia dez e se estende até dia 14. E depois é retomado no dia 24 até o dia 28. A secretária explica que essa semana de intervalo é feita para que a equipe de coletores terceirizada do município possa fazer a triagem e destinar o material para reciclagem. Serão recolhidos plásticos, lonas, ferro, arame, alumínio e lata. Entre os materiais que não serão recolhidos estão vidro, pneus, lâmpadas e embalagens de agrotóxicos, para os quais há campanhas específicas de recolha.


No dia dez, o roteiro inicia em Famoso, Bela Vista Durigon e Jacutinga. No restante da semana, segue por Macaco Branco, Gaúcha, Leste, Pântano, São Valentim, Santa Catarina, Itajubá, Jorge Lacerda, Campinas, São José, Vorazinho, Vorá, Taqua a Cachoeirinha. Na semana do dia 24 serão contempladas as comunidades de Ervalzinho, Matão, Barra do Erval, Bonita, Pratinha, São Brás, Navegantes, Colorado, Alegre, Santo Expedito, Parda, Cruzinhas, Burin, Sanga Curta, Barra do Veado e Santa Lúcia. O material deverá ser colocado na beira da estrada para a recolha. MARLISE LOVATEL avalia que a campanha anual está tendo boa aceitação e permite que os agricultores se programem para a destinação correta do lixo. Ela cita também o benefício para o meio ambiente, pois grande parte do material recolhido pode ser reaproveitado, evitando que seja queimado. Além disso, o lixo reciclável gera renda aos coletores que realizam a triagem.


Iporã do Oeste apresenta projeto piloto de energia solar nas repartições públicas para zerar gasto com energia elétrica. O prefeito LUCIO MALLMANN esteve na capital do estado nesta semana, onde participou de audiências na Casan, Casa Civil e secretaria de infraestrutura. Conforme o prefeito, a avaliação da viagem é positiva, levando em conta que passados seis meses do novo governo, os contatos com as autoridades estaduais são facilitados. MALLMANN ressalta que na Casa Civil o assunto tratado foi em relação ao projeto de energia solar. Ele explica que Iporã do Oeste foi o primeiro município do país a assinar contrato para obras do programa Avançar Cidades, que prevê a pavimentação de ruas. Da mesma forma, o prefeito enfatiza que o objetivo é que o município também seja pioneiro na instalação de energia solar nas repartições públicas, eliminando gastos com energia elétrica, que por ano somam 600 a 800 mil reais.


Na Casa Civil, o responsável por receber o projeto se mostrou surpreso pelo interesse do município em investir de forma integral na energia solar, já que até então, o setor só tinha conhecimento do investimento parcial em captação da luz solar em algumas repartições públicas. O prefeito LUCIO MALLMANN destaca que agora o projeto será levado para o conhecimento do governador e da Celesc, com o objetivo de firmar uma parceria com o município. O prefeito cita também a possibilidade de levar o projeto a Brasília, e com a influência do governador, solicitar apoio na implantação do projeto piloto. LUCIO MALLMANN cita uma estimativa de investimento no projeto, de cerca de quatro milhões de reais, valor que segundo o prefeito, será recuperado em 50 meses.


Na secretaria de infraestrutura LUCIO MALLMANN tratou sobre a situação do asfalto na avenida Gustavo Fetter. O prefeito explica que ainda em viagem anterior a Florianópolis foi apresentado um relatório fotográfico do estado da avenida, e na época, o pedido foi atendido com uma operação tapa buracos no trecho. Da mesma forma, na audiência desta semana foi confirmada ao prefeito uma nova operação tapa buracos. MALLMANN também reivindicou a recuperação total da avenida. Ele explica que o objetivo e a necessidade é arrancar todo o asfalto existente na extensão da polícia militar rodoviária até o trevo, e fazer uma base nova, levando em conta que o asfalto foi construído sobre o calçamento. O prefeito solicitou também duas pistas, uma em cada lado, a partir da Cooper A1, para estacionamento. A avenida é um local de passagem para vários municípios da região, e o intenso tráfego acaba causando transtornos e buracos na pista.


Diante dos pedidos apresentados pelo prefeito de Iporã do Oeste, o secretário de estado da infraestrutura citou a dificuldade na disponibilidade de recursos para obras de infraestrutura. Interessado no projeto, o secretário garantiu que irá visitar o município quando fizer um roteiro pela região. Em audiência na Casan, LUCIO MALLMANN tratou sobre investimentos no sistema de abastecimento de água. O prefeito explica que em audiência no mês de março a presidente da Casan disse que iria visitar Iporã do Oeste, mas como isso não ocorreu, MALLMANN agendou a reunião na capital. O prefeito cobrou investimento no abastecimento de água da cidade, mas também no interior, a exemplo de Aparecida, São Lourenço e São Vendelino, onde há projeto de urbanização e com isso a necessidade da água tratada nas residências. A presidente disse que dará uma resposta, se a Casan faz o investimento, ou se o abastecimento será municipalizado.


-OPERAÇÃO COÍBE ADULTERAÇÃO DE QUILOMETRAGEM EM VEÍCULOS REVENDIDOS

-FAMÍLIA SERÁ INDENIZADA POR ERRO MÉDICO OCORRIDO HÁ 15 ANOS


Mulher é presa por envolvimento no tráfico de drogas. A Polícia Civil de Maravilha prendeu na manhã de quarta-feira, uma mulher de 43 anos, a qual responde a processo criminal devido ao envolvimento com tráfico de drogas. No dia 31 de janeiro ela foi presa em flagrante. Em seu estabelecimento comercial, localizado na linha Tope da Serra, foi encontrada cocaína. A droga era vendida no local. Após a prisão em flagrante, a mulher passou a responder o processo em liberdade, mediante o cumprimento de medidas restritivas. Contudo, após recurso do Ministério Público, foi expedido novo mandado de prisão preventiva em desfavor dela. A Polícia Civil localizou a mulher no interior do município, quando foi presa e encaminhada à Unidade Prisional.


Colisão deixa motorista ferido na SC 305. O acidente ocorreu no começo da tarde desta sexta-feira, na linha Prateleira em Anchieta. A colisão envolveu um Celta e um Fusca, ambos com placas do município/ Segundo os bombeiros, o condutor do Fusca, de 77 anos, apresentava ferimento contuso na região do supercílio esquerdo, hematoma e edema na perna esquerda e escoriações pelo corpo. Já a motorista do Celta, de 28 anos, foi avaliada sem nenhum ferimento aparente, mas emocionalmente abalada. As duas vítimas foram encaminhadas ao Pronto atendimento de Anchieta. A Polícia Militar também foi acionada e fez o controle do trânsito até a chegada da PMR.


Operação Ferrolho Três encerra com oito prisões no Extremo Oeste. Com postos de bloqueio em todos os acessos ao Estado, policiais militares realizaram nesta sexta-feira, diversas abordagens de veículos e pessoas. A operação Ferrolho foi desencadeada em todo o estado nas divisas com Paraná e Rio Grande do Sul e Argentina. O objetivo foi impedir a entrada de criminosos e de produtos ilícitos. Nesta edição, houve a participação da Cidasc que atuou nas ações de defesa sanitária/animal, impedindo a possível entrada de animais infectados. Na área da nona Região de Polícia Militar de Fronteira foram mobilizados 446 policiais militares e 177 viaturas em 100 pontos de bloqueio. Os resultados da operação foram duas mil 575 pessoas abordadas, oito pessoas presas, mil 809 veículos vistoriados, 52 autos de infração de transito emitidos, 12 veículos apreendidos, sete CNHs recolhidas e uma arma de fogo apreendida.


Empresa é fechada após prisão de proprietários acusados de receptação. A Divisão de Investigação Criminal e Delegacia da Comarca de São Miguel do Oeste interditaram o estabelecimento comercial alvo de fiscalização no dia 25 de maio, ocasião em que um dos sócios proprietários foi autuado em flagrante pelo crime de receptação qualificada de um veículo furtado em Curitiba/PR. Dias depois, o outro sócio da empresa foi preso preventivamente e ainda permanece recolhido na Unidade Prisional. Pelo fato de um dos sócios ser multirreincidente no crime de receptação qualificada, a Polícia Civil representou pela suspensão das atividades da empresa de comércio de peças veiculares, para evitar que condutas criminosas continuassem sendo perpetradas no local. Na tarde de ontem Policiais Civis interditaram a empresa. Os suspeitos foram denunciados e responderão a processo, podendo ser condenados a pena de oito anos de reclusão.


Acusados de homicídio em São José do Cedro são absolvidos em júri popular. A sessão do tribunal do júri ocorreu nesta sexta-feira. Foram julgados INOSIEL e NIVAEL MUHL e também CLEUMIR HECK, o “CLEO” que não esteve presente. Os três eram acusados de um homicídio na antiga Parada 204, proximidades do trevo de acesso a Cedro. O crime ocorreu no dia primeiro de fevereiro de 2014 quando REINALDO HOTH, na época com 28 anos, foi alvejado por dois disparos de arma de fogo calibre 22. Ele foi encaminhado ao hospital regional em estado grave e morreu logo depois A motivação seria um acerto de contas devido ao furto de uma moto. O júri teve vários depoimentos e também defesa dos réus. Após as explanações os três foram absolvidos do crime. NIVAEL e CLEUMIR foram absolvidos devido a falta de provas. Já INOSIEL tinha menos de 21 anos na época dos fatos e por isso o crime prescreveu.O Código Penal brasileiro prevê que nos casos que o réu tenha menos de 21 anos na época do crime é aplicada essa atenuante com redução de pena.


Polícia Civil deflagra operação para coibir adulteração de quilometragem em veículos revendidos. A Polícia Civil de São Miguel do Oeste com apoio de delegacias do Extremo Oeste deflagrou a operação Hodos nesta sexta-feira, com a finalidade de apurar a adulteração de hodômetros de veículos. A investigação iniciou depois que polícia civil recebeu informações de que empresários do ramo de comercialização de veículos estavam adulterando o hodômetro com a utilização de um instrumento tecnológico, reduzindo a quilometragem registrada e, desse modo, facilitando a venda do bem e obtendo maior vantagem econômica. O ato coloca em risco a vida do comprador, tendo em vista que a manutenção periódica muitas vezes é condicionada à quantidade de quilômetros rodados. A análise documental de algumas transferências de veículos comprovou a redução da quilometragem.


Em um dos casos a polícia apurou que a verdadeira quilometragem do veículo passava dos 140 mil quilômetros, sendo esta reduzida para aproximadamente 70 mil. A partir disso foi instaurado um inquérito, e realizada a ordem de busca e apreensão em dez locais, entre empresas e residências. Nesta sexta-feira agentes cumpriram dez mandados de busca e apreensão nos locais investigados, em SMOeste e Belmonte, resultando na apreensão de diversos aparelhos eletrônicos utilizados para realizar a redução da quilometragem, além de celulares e computadores. Foram apreendidos 26 veículos com suspeita de fraude, os quais serão submetidos à perícia. Três pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos e uma presa em flagrante pela posse irregular de uma arma de fogo e munições. As investigações prosseguem com o intuito de identificar outros envolvidos e empresas que cometem essa prática fraudulenta na região.


Os consumidores e clientes que eventualmente tenham adquiridos veículos com a quilometragem adulterada, após identificados, serão intimados para prestar depoimento, uma vez que além dessa prática representar crime contra as relações de consumo e estelionato, enseja possível dano moral. A operação contou, também, com a participação do Detran, que com o objetivo de combater a adulteração da quilometragem, implantou, no dia 10 de maio, o sistema de validação da quilometragem nos laudos emitidos pelas Empresas Credenciadas de Vistorias. A operação foi batizada de “hodos” tendo em vista que a palavra hodômetro é de origem grega, decorrente da junção das expressões “hodo + metro”, sendo que “hodo” significa caminho, via ou estrada.


Família será indenizada por erro médico ocorrido há 15 anos. A Justiça determinou, nesta semana, a indenização de uma família de SMOeste que perdeu um filho, em 2004. No dia do ocorrido a gestante chegou ao hospital de manhã em início de trabalho de parto e com um quadro anormal de hipertensão. O médico, que também era diretor do hospital, mandou a paciente esperar pela obstetra de plantão que recomendou a transferência da grávida. Porém, o diretor não atendeu a sugestão. A obstetra chegou ao hospital de tarde e percebeu a gravidade da situação, optando pela cesárea. Mas, a menina já havia ingerido material fecal decorrente da demora no parto. A criança foi encaminhada ao hospital, mas morreu três dias depois. A defesa alegou que a morte não decorreu do atendimento tardio à gestante. Entretanto, para o desembargador, o acervo probatório comprova à omissão de assistência e negligência. O hospital foi condenado a indenização de 100 mil. O médico foi condenado por homicídio culposo qualificado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.