ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 08.06.2019

-JUIZ MANDA MEC SUSPENDER BLOQUEIO DE VERBAS EM UNIVERSIDADES
-MOISÉS DIZ QUE VERBA PARA HOSPITAIS FILANTRÓPICOS ESTÁ GARANTIDA
-SINTE ELEGE NOVA COORDENAÇÃO NA SEMANA QUE VEM
-IGREJA MATRIZ REALIZA SACRAMENTO DA CRISMA DE 70 JOVENS NESTA NOITE
-ALUNOS DO PNOA PARTICIPAM DE TRILHA NO PARQUE AMBIENTAL
-UM MÊS APÓS A INTERRUPÇÃO, RECOLHA DOS ANIMAIS MORTOS CONTINUA SEM DEFINIÇÃO
-CÂMARA DE GUARUJÁ ANALISA IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIA
-PARQUE DA CAMPEIRA RECEBE UMA SÉRIE DE MELHORIAS PARA EXPO CEDRO
-POLÍCIA APREENDE 26 VEÍCULOS COM SUSPEITA DE FRAUDE NA QUILOMETRAGEM
-ACUSADOS DE HOMICÍDIO EM SJCEDRO SÃO ABSOLVIDOS EM JÚRI

O tempo está ensolarado no Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta sexta-feira que chegou a um acordo com o México e, assim, suspendeu a aplicação de taxas a produtos importados mexicanos programada para começar na segunda-feira. As taxas, que aumentariam mês a mês até um patamar máximo de 25 por cento, faziam parte de uma estratégia de TRUMP para forçar o México a tomar medidas contra o fluxo de imigrantes ilegais rumo aos EUA. As detenções de imigrantes na fronteira entre os dois países atingiram em maio maior nível em uma década.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, disse nesta sexta-feira que autorizou a reabertura da fronteira com a Colômbia no estado de Táchira a partir deste sábado. A fronteira entre os dois países foi fechada em 22 fevereiro deste ano. Naquela data, a decisão foi comunicada pela vice-presidente DELCY RODRÍGUEZ, que atribuiu a medida a "sérias e ilegais ameaças do Governo da Colômbia contra a paz e a soberania da Venezuela". Desde então, a passagem por três das quatro pontes que ligam os dois países na região estava restrita.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, afirmou nesta sexta-feira que não há previsão, por enquanto, de novas conversas com representantes do chavismo na Noruega. O líder oposicionista ainda reforçou que qualquer tentativa de diálogo deve considerar a saída de NICOLÁS MADURO do poder. A condição, segundo o líder oposicionista, também se aplica às conversas com o grupo de contato formado por países europeus e com o Grupo de Lima – do qual o Brasil e outros países das Américas fazem parte.

O Ministério da Economia informou nesta semana que o processo de avaliação de políticas de benefícios fiscais começará a ser implementado de "maneira institucional" neste ano pelo governo federal. O objetivo é propor manutenção, redefinição ou extinção de programas. As análises englobarão, entre outros, o Programa de Financiamento Estudantil, a Zona Franca de Manaus e o Programa de Geração de Emprego e Renda. Ao todo, os benefícios a serem avaliados neste ano pelo governo somam cerca de 70 bilhões de reais. Os benefícios fiscais são concedidos na forma de renúncia fiscal ou subsídio para empresas e setores.

O presidente JAIR BOLSONARO enviou ao Supremo Tribunal Federal um documento formulado por técnicos do governo segundo o qual o bloqueio em parte do orçamento das universidades visa o equilíbrio das contas públicas. O bloqueio de 30 por cento atinge os gastos não obrigatórios, chamados discricionários, como por exemplo, gastos com conta de água, de luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas. Conforme o documento enviado por BOLSONARO, as universidades não estão "imunes" às medidas econômicas. A documentação afirma que as universidades federais têm orçamento de 49 bilhões e 600 milhões e que as despesas discricionárias representam 13 por cento do montante total.

A Justiça Federal da Bahia determinou, na noite desta sexta-feira, que o Ministério da Educação suspenda o bloqueio de verbas nas universidades federais. O governo pode recorrer. A decisão foi tomada pela juíza RENATA ALMEIDA DE MOURA em resposta a uma ação apresentada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília. O bloqueio de 30 por cento nos gastos não obrigatórios foi anunciado em abril pelo Ministério da Educação. O contingenciamento representa, segundo o governo, três vírgula quatro por cento do orçamento total das universidades. A juíza fixou multa de 100 mil reais por dia, caso o MEC não cumpra a decisão dentro do prazo de 24 horas.

O governador CARLOS MOISÉS disse nesta sexta-feira que a verba prevista para os hospitais filantrópicos será mantida, mas será cobrada produtividade das unidades. A afirmação vai contra a postura do governo de questionar no Supremo Tribunal Federal a obrigatoriedade do repasse de 10 por cento do Fundo Estadual de Saúde. De acordo com o governador, a tentativa de acabar com a obrigatoriedade é uma questão "técnica". MOISÉS disse que esses valores “já estão garantidos e vão continuar sendo aplicados”. Não há, segundo ele, nenhuma interferência no sistema hospitalar. O governador explicou que o dinheiro será repassado, mas o estado vai cobrar a produção e o hospital que mais produzir mais vai receber.

Em visita ao Complexo Penitenciário de Chapecó nesta sexta-feira o ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, disse que a unidade está sendo recomendada por uma nota técnica do ministério como modelo a ser implantado em outras unidades prisionais do país. Ele afirmou que a visita a penitenciária superou a expectativa. Dos cerca de dois mil presos das penitenciárias agrícola e industrial de Chapecó, 862 trabalham em 23 empresas, o que representa cerca de 45 por cento da população carcerária local. MORO parabenizou os empresários que tiveram coragem de romper barreira do preconceito e ofereceram trabalho aos presos, prestando um serviço social e ainda tendo lucro.

Santa Catarina obteve recorde de exportações no período de janeiro a maio. Foram três bilhões 770 milhões de dólares, o maior valor da série histórica que começou em 1997. Os dados são do Observatório da Indústria, da Fiesc. A cifra é 12 vírgula dois por cento superior a do mesmo período do ano passado e foi puxada pela venda de carnes. As importações também foram recordes para o período e alcançaram seis bilhões 800 milhões de dólares e subiram 12 por cento na comparação com os mesmos meses de 2018. O destaque foi o crescimento da movimentação de veículos, com 381 por cento mais em maio frente ao mesmo mês do ano anterior.

Coordenação estadual do sindicato dos trabalhadores em educação avalia trabalhos da atual diretoria. O Sinte organiza eleição da nova coordenação para os dias 11 e 12 de junho. O atual coordenador estadual do Sinte, ALDOIR KREMER citou entre as conquistas atuais o convenio com a universidade federal Fronteira Sul para a oferta de 120 horas de capacitação em todo o estado. Em 2018 foram mil e 500 formações através do sindicado. O coordenador cita também as mudanças das coordenações estadual e regional para as sedes próprias. KREMER ressalta ainda as lutas em relação a reforma da previdência, o segundo professor de turma e a contratação dos ACTs para as APAEs. Ele lembra que no dia 14 de junho será realizada a greve geral dos profissionais da educação, a exemplo do que já ocorreu no dia 15 de maio, com mobilização nacional dos trabalhadores.

Igreja Matriz realiza sacramento da crisma nesta noite em São José do Cedro. A informação é do coordenador pastoral e das catequeses, LORENO ECKERT. Ele revela que nesta noite participarão do sacramento da crisma 70 crianças na faixa de 13 e 14 anos do centro e bairros, exceto Promorar. Ele afirma que há também jovens que participam da catequese nas comunidades e terão celebrações em outro momento. O coordenador afirma que a cada ano vem reduzindo a quantidade de participantes, pois em edições passadas chegava a cem o número de participantes. Ontem ocorreu a celebração da vigília que marca a renovação dos votos do batismo que antecede a unção de hoje. A celebração será Igreja Matriz a partir das 19 horas conduzida pelo padre NELSON LÍBANO, na paroquia de Descanso que representará o Bispo DOM ODELIR MAGRI. O pároco, Padre SÉRGIO MELZ também vai participa da celebração crisma. ECKER agradeceu a ajuda de mais de cem catequistas que atuam de forma voluntária.

Escola realiza caminhada ecológica em São José do Cedro. A ação foi realizada na última quinta, no parque ecológico Armando Rosa. Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, cerca de 55 alunos do Programa Estadual Novas Oportunidade de Aprendizagem, estiveram participando de uma caminhada no parque. Segundo MARLI DELGADO, umas das orientadoras pedagógicas da escola, o objetivo foi alcançado sendo que são realizadas atividades em sala de aula. Ela destaca que com essa pesquisa foi possível visualizar na prática o que é estudado pelos alunos quando a vegetação, espécies de fauna e flora, tipo de solo e clima em áreas de preservação. Essa atividade teve ainda a parceria de profissionais da Epagri, que repassaram informações sobre mata ciliar, mata primaria, mata segundaria e todo o ambiente na floresta.

Casa Familiar Rural inicia roteiro de visitas para busca de experiências. O diretor da instituição de Guaraciaba, ARTÊMIO BARTH afirma que a pedagogia da alternância permite uma flexibilidade maior já que atua com a teoria e a prática. Ele comenta que dentro das ciências agrárias os alunos conhecem várias tecnologias, diferentes atividades para subsistência e para fins econômicos e por isso são organizadas viagens e visitas. O diretor destaca que os pequenos municípios da região tem exemplo de cooperativas de sucesso que reúnem centenas de famílias para compra coletiva de insumos e venda conjunta de leite ou alimentos. Já as agroindústrias geram agregação de renda com a matéria prima produzida na propriedade e com a industrialização. Na semana passada a turma esteve na empresa Sabor da Terra na linha São Roque das famílias Bariviera e Benachio que trabalham com o processamento da cana de açúcar e produzem vários derivados. Nesta semana, a tarde de campo foi na linha Tigre em uma propriedade de SILVÉRIO KNOPP que atua com fruticultura variada para consumo próprio. Eles aprendem sobre o manejo e condução de pomares.

Chuvas de maio ultrapassaram a marca de 500 milímetros em São José do Cedro. A estimativa é do extensionista da Epagri ELMAR HENTZ que faz a medição própria, diária e mensal, da chuva desde o ano de 1997. De acordo com ELMAR HENTZ, o mês de maio de 2019 foi o mais chuvoso desde o início de sua medição quando foram contabilizados 507 milímetros. A média mensal para o mês é de 180 milímetros em Cedro. No mês passado foram 18 dias só chovendo e apenas quatro dias de sol pleno. ELMAR revela que nestes 22 anos a maior precipitação até então para maio havia sido em 2017 quando choveu 340 milímetros. Por outro lado, o maio menos chuvoso foi em 2006, quando São José do Cedro teve apenas 12 milímetros em um único dia. HENTZ comenta que as fortes chuvas vieram associadas a problemas nas lavouras, especialmente, no que se refere ao cultivo de hortaliças, de frutas e das pastagens.

Varejo catarinense deve registrar alta de quatro por cento com Dia dos Namorados. De acordo com a FCDL, 85 por cento dos entrevistados acreditam que as vendas deste ano devem ser semelhantes ou melhores do que o registrado em 2018. Como a base de comparação é baixa, agora a expectativa apresenta leve alta. Enquanto no ano passado o comércio varejista catarinense teve um e meio por cento nas vendas, agora o setor acredita que pode chegar a quatro. Segundo o presidente IVAN TAUFFER, o valor médio gasto deve ser de 120 reais. A pesquisa feita com consumidores aponta que entre as opções estão vestuário, joias, calçados, acessórios, perfume, flores, cosméticos e chocolates. TAUFFER afirma que a tendência tem se confirmado nas datas comemorativas deste ano. Ele percebe que o perfil consumidor é conservador, que realiza pequenas compras de um presente, e que está preocupado em não estender o tempo para pagamento desses valores.

Um mês após a interrupção, recolha dos animais mortos continua sem definição. Na região o serviço era prestado pela empresa Previatti de Cunha Porã, e as carcaças eram destinadas para a Companhia Brasileira de Reciclagem Animal, Cbrasa, de Seara. Santa Catarina foi pioneira no país na implantação do projeto Recolhe. Segundo a deputada e coordenadora da bancada dos deputados do Oeste catarinense, MARLENE FENGLER, após a interrupção do serviço de recolha a bancada convidou para uma reunião o secretário de estado da agricultura e um representante do Ministério da Agricultura, que não compareceu. Na ocasião ficou decidido pelo agendamento de uma audiência com a ministra da agricultura TEREZA CRISTINA, mas apesar das tentativas diárias do deputado MAURO DE NADAL, responsável direto pelas tratativas, o encontro não foi marcado até agora.

A deputada lembra que uma equipe do ministério da agricultura esteve na região e constatou as adequações que a empresa precisa realizar para obter a autorização para exportação da farinha que é produzida a partir da carcaça dos animais. A farinha possui mercados internacionais interessados na compra, mas é necessária a liberação da licença pelo ministério. MARLENE FENGLER ressalta que em nenhum momento a empresa disse que não faria as adequações, mas a questão é que enquanto isso não se resolve todo o estado é prejudicado. A deputada defende agilidade no atendimento a esta demanda, levando em conta que a recolha das carcaças evita prejuízos ao meio ambiente e água, além disso, auxilia os agricultores na destinação correta dos animais. MARLENE ressalta que nova reunião será realizada na quarta-feira, com expectativa da presença de um representante do MAPA para apresentação de novidades.

Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul trabalha para implantar ouvidoria. De acordo com o presidente, ILÁRIO BAUMGARDT, o projeto de resolução de autoria do Legislativo foi apresentado aos vereadores nesta semana. O objetivo é regulamentar o funcionamento de uma ouvidoria, por meio da adesão ao programa federal instituído por meio de uma lei criada ainda em 2017. Segundo o presidente da Casa, o processo de implantação da ouvidoria é simples. Basta a aprovação da adesão ao programa federal e, então, a criação de um link no site da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul. BAUMGARDT salienta que, a partir disso, as pessoas terão mais um canal de comunicação com os vereadores. Por meio da ouvidoria poderão ser feitas sugestões, reclamações, pedidos de informação. O presidente assinala que a intenção é aproximar o cidadão dos servidores do Legislativo e também dos vereadores.

Servidores da Secretaria de Obras trabalham para melhorar infraestrutura do Parque de Exposições Balduíno Schneider. Conforme o secretário, VOLNEI DALLO, já foram feitos serviços de manutenção e também melhorias no espaço que vai sediar a quinta Expo Cedro, por exemplo, a substituição de bueiros e a limpeza de galhos, folhas e vegetação que se acumula no parque. Foram retirados em torno de 50 pés de eucalipto, que estavam plantados na área. As árvores foram serradas e a madeira guardada para melhorias em ações do município, inclusive nas pontes. O secretário acredita que com mais uma semana de trabalho por parte dos servidores do setor de Transportes e Obras, as principais demandas possam ser atendidas. São deslocados cerca de cinco servidores por dia para os ajustes no local. A feira acontece dias 26, 27 e 28 de julho no parque na linha São Domingos, em São José do Cedro.

Novo pavilhão no parque de exposições deve abrigar mais de 40 empresas. A estrutura que está sendo construída no Parque de Exposições Balduíno Schneider deve abrigar 45 espaços do setor do comércio. O secretário de Obras VOLNEI DALLO explica que as obras de construção do novo galpão estão em andamento, adiantadas e devem ficar prontas no final desde mês. O secretário enfatiza que a construção do novo galpão foi necessária e efetuada, por meio de licitação, com recursos do município. Lembra que serão mais de 800 metros quadrados destinados aos stands, a Rádio Feira e banheiros. O secretário afirmou que são feitas reuniões semanais para ajuste dos trabalhos em todos os segmentos. Outro ponto forte é a venda de ingressos para os shows. Os espaços foram todos comercializados ainda em abril e há empresas na fila de espera, com interesse em expor.

Taxa de Melhorias cobrada devido a valorização de imóveis com obras públicas deve ser implantada em todos os municípios. O fiscal de tributos de Guarujá do SUL JUNIOR MATTOS afirma que um estudo do tribunal de contas de Santa Catarina apontou no ano passado que 60 por cento das prefeituras não tinham o valor instituído. Porém, a partir da recomendação do Ministério Público a cobrança precisou ser instituída junto com outras mudanças como a taxa do lixo. Ele justifica que o valor referente as obras de asfalto, calçamento, passeio e outras melhorias valorizam as casas, apartamentos e terrenos e por isso a não cobrança era caracterizada como renúncia de receita. Neste caso, os prefeitos respondem por crime de improbidade administrativa, já que a cobrança serve também como contrapartida para as obras. MATTOS explica que foi feito um estudo. Ele comenta que os moradores foram alertados sobre a mudança e também modo de pagamento que prevê parcelas.

Veículo é notificado após denúncias sobre som excessivo na madrugada. A PM de SJCedro atendeu uma ocorrência de perturbação do sossego público por volta da uma hora desta madrugada, na Linha São Domingos. A equipe foi acionada por várias pessoas que faziam a denúncia de quebra da ordem pública proveniente de veículo que se encontrava estacionado, com som ligado extremamente alto e perturbando no local. A guarnição foi ao local e constatou perturbação que estava sendo gerado de um Gol de cor branca emplacado em São José do Cedro, sendo que o proprietário e responsável já tinham sido orientados anteriormente sobre o volume. A guarnição, diante da constatação da infração penal de menor potencial ofensivo, ofertou um termo circunstanciado, sendo aceito pelo autor.

Incêndio em silo mobiliza bombeiros em Palma Sola. Por volta das oito horas da manhã de ontem a guarnição do Corpo de Bombeiros foi chamada para atender a um incêndio em silo na empresa Palma Sola SA. No local confirmada a ocorrência, o incêndio acontecia em silo metálico com pó e se propagou para um segundo silo. A Guarnição auxiliou a brigada de incêndio da empresa, usando hidrantes locais, e várias linhas de ataque direto, onde foram usados aproximadamente 40 mil litros de água, sendo feito resfriamento, extinção e orientação da equipe de segurança no trabalho na retirada do material.

Operação Ferrolho três encerra com oito prisões no Extremo Oeste. Com postos de bloqueio em todos os acessos ao Estado, policiais militares realizaram na última sexta, diversas abordagens e conferiram a situação de veículos e pessoas. A operação Ferrolho três foi desencadeada em todo o estado de Santa Catarina nas divisas com o Paraná e Rio Grande do Sul e fronteira com a Argentina visando impedir a entrada de criminosos e de produtos ilícitos no estado. Nesta edição, a novidade ficou por conta da participação da Cidasc que atuou nas ações de defesa sanitária/animal, impedindo a possível entrada de animais infectados que poderiam trazer sérios prejuízos à economia. No Extremo Oeste foram mobilizados 446 policiais militares e 177 viaturas em 100 pontos de bloqueio. Os resultados da operação foram 2.575 pessoas abordadas, oito pessoas presas, 1.809 veículos vistoriados, 52 autos de infração de transito emitidos, 12 veículos apreendidos, sete CNH recolhidas e uma arma de fogo apreendida.

Idoso fica ferido em acidente na SC-305 em Anchieta. A batida envolveu um Fusca e um Celta, ambos emplacados no município, pouco antes das 13 horas na comunidade de Linha Prateleira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista do Fusca, de 77 anos, apresentava sinais vitais levemente alterados, ferimento contuso na região do supercílio esquerdo, hematoma e edema na perna esquerda e escoriações pelo corpo. A motorista do Celta, de 28 anos, foi avaliada e estava com os sinais vitais levemente alterados, sem nenhum ferimento aparente, mas emocionalmente abalada. Ambas as vítimas foram encaminhadas ao Pronto Socorro de Anchieta para avaliação médica. A Polícia Militar também foi acionada e fez o controle do trânsito. Não há informações sobre as causas da batida.

Polícia Civil deflagra operação para coibir adulteração de quilometragem em veículos revendidos. Conforme o delegado regional ADRIANO BINI, a investigação iniciou depois que a Ciretran recebeu informações de que empresários de revendas de veículos estavam adulterando o hodômetro com uso de um instrumento tecnológico, reduzindo a quilometragem registrada e, desse modo, facilitando a venda do bem e obtendo maior vantagem econômica. Porém, com a prática, eles também estavam colocando em risco a vida do comprador, tendo em vista que a manutenção periódica muitas vezes é condicionada à quantidade de quilômetros rodados. Além disso, procedeu-se à análise de algumas transferências, oportunidade em que a redução da quilometragem ficou comprovada. A partir disso foi instaurado um inquérito. Nesta sexta-feira os agentes deram cumprimento a dez mandados de busca e apreensão em casas e revendas de carros em SMOeste e Belmonte, resultando na apreensão de aparelhos eletrônicos utilizados para a fraude, celulares e computadores.

Ação da Polícia Civil apreende 26 veículos com suspeita de fraude. Conforme o delegado ADRIANO BINI os carros serão submetidos à perícia. Na ação de ontem três pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos e uma presa em flagrante pela posse irregular de uma arma de fogo e munições. As investigações prosseguem com o intuito de identificar outros envolvidos que cometem essa prática fraudulenta na região. Ele alerta que os consumidores que eventualmente tenham adquiridos veículos com a quilometragem adulterada, após identificados, serão intimados para prestar depoimento, uma vez que além dessa prática representar crime contra as relações de consumo e estelionato, enseja possível dano moral. A operação contou, também, com a participação do Detran que implantou um sistema de validação da quilometragem nos laudos emitidos pelas Empresas Credenciadas.

Acusados de homicídio em São José do Cedro são absolvidos em júri popular. A Câmara de Vereadores de São José do Cedro foi sede de uma sessão do tribunal do júri nesta sexta-feira. Na oportunidade foram julgados INOSIEL e NIVAEL MUHL e também CLEUMIR HECK, o “CLEO” que não esteve presente. Os três eram acusados de um homicídio na antiga Parada 204, proximidades do trevo de acesso a Cedro. O crime ocorreu no dia primeiro de fevereiro de 2014 quando REINALDO HOTH, na época com 28 anos, foi alvejado por dois disparos de arma de fogo calibre 22. Ele foi encaminhado ao hospital Regional de SMOeste em estado grave e morreu logo depois A motivação seria um acerto de contas devido ao furto de uma moto. O júri teve vários depoimentos e também defesa dos réus. Após as explanações os três foram absolvidos do crime. NIVAEL e CLEUMIR foram absolvidos devido a falta de provas. Já INOSIEL tinha menos de 21 anos na época dos fatos e por isso o crime prescreveu.O Código Penal brasileiro prevê que nos casos o réu tenha menos de 21 anos na época do crime é aplicada essa atenuante com redução de pena. Atuaram na defesa JÚLIO OLTRAMARI, VIGANDO LANDSTEINER NETO e JONAS MASSAIA DOS SANTOS. O tribunal foi presidido pelo juiz da comarca RAFAEL RESENDE BRITTO e a acusação foi feita pelo promotor MATEUS ERDTMANN.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.