ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 08/06/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ,... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos para a compra e nove centavos e meio para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta sexta-feira que chegou a um acordo com o México e, assim, suspendeu a aplicação de taxas a produtos importados mexicanos programada para começar na segunda-feira. As taxas, que aumentariam mês a mês até um patamar máximo de 25 por cento, faziam parte de uma estratégia de TRUMP para forçar o México a tomar medidas contra o fluxo de imigrantes ilegais rumo aos EUA. As detenções de imigrantes na fronteira entre os dois países atingiram em maio maior nível em uma década.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, disse nesta sexta-feira que autorizou a reabertura da fronteira com a Colômbia no estado de Táchira a partir deste sábado. A fronteira entre os dois países foi fechada em 22 fevereiro deste ano. Naquela data, a decisão foi comunicada pela vice-presidente DELCY RODRÍGUEZ, que atribuiu a medida a "sérias e ilegais ameaças do Governo da Colômbia contra a paz e a soberania da Venezuela". Desde então, a passagem por três das quatro pontes que ligam os dois países na região estava restrita.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, afirmou nesta sexta-feira que não há previsão, por enquanto, de novas conversas com representantes do chavismo na Noruega. O líder oposicionista ainda reforçou que qualquer tentativa de diálogo deve considerar a saída de NICOLÁS MADURO do poder. A condição, segundo o líder oposicionista, também se aplica às conversas com o grupo de contato formado por países europeus e com o Grupo de Lima – do qual o Brasil e outros países das Américas fazem parte.

O Ministério da Economia informou nesta semana que o processo de avaliação de políticas de benefícios fiscais começará a ser implementado de "maneira institucional" neste ano pelo governo federal. O objetivo é propor manutenção, redefinição ou extinção de programas. As análises englobarão, entre outros, o Programa de Financiamento Estudantil, a Zona Franca de Manaus e o Programa de Geração de Emprego e Renda. Ao todo, os benefícios a serem avaliados neste ano pelo governo somam cerca de 70 bilhões de reais. Os benefícios fiscais são concedidos na forma de renúncia fiscal ou subsídio para empresas e setores.

O presidente JAIR BOLSONARO enviou ao Supremo Tribunal Federal um documento formulado por técnicos do governo segundo o qual o bloqueio em parte do orçamento das universidades visa o equilíbrio das contas públicas. O bloqueio de 30 por cento atinge os gastos não obrigatórios, chamados discricionários, como por exemplo, gastos com conta de água, de luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas. Conforme o documento enviado por BOLSONARO, as universidades não estão "imunes" às medidas econômicas. A documentação afirma que as universidades federais têm orçamento de 49 bilhões e 600 milhões e que as despesas discricionárias representam 13 por cento do montante total.

A Justiça Federal da Bahia determinou, na noite desta sexta-feira, que o Ministério da Educação suspenda o bloqueio de verbas nas universidades federais. O governo pode recorrer. A decisão foi tomada pela juíza RENATA ALMEIDA DE MOURA em resposta a uma ação apresentada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília. O bloqueio de 30 por cento nos gastos não obrigatórios foi anunciado em abril pelo Ministério da Educação. O contingenciamento representa, segundo o governo, três vírgula quatro por cento do orçamento total das universidades. A juíza fixou multa de 100 mil reais por dia, caso o MEC não cumpra a decisão dentro do prazo de 24 horas.

O governador CARLOS MOISÉS disse nesta sexta-feira que a verba prevista para o hospitais filantrópicos será mantida, mas será cobrada produtividade das unidades. A afirmação vai contra a postura do governo de questionar no Supremo Tribunal Federal a obrigatoriedade do repasse de 10 por cento do Fundo Estadual de Saúde. De acordo com o governador, a tentativa de acabar com a obrigatoriedade é uma questão "técnica". MOISÉS disse que esses valores “já estão garantidos e vão continuar sendo aplicados”. Não há, segundo ele, nenhuma interferência no sistema hospitala. O governador explicou que o dinheiro será repassado, mas o estado vai cobrar a produção e o hospital que mais produzir mais vai receber.

Em visita ao Complexo Penitenciário de Chapecó nesta sexta-feira o ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, disse que a unidade está sendo recomendada por uma nota técnica do ministério como modelo a ser implantado em outras unidades prisionais do país. Ele afirmou que a visita a penitenciária superou a expectativa. Dos cerca de dois mil presos das penitenciárias agrícola e industrial de Chapecó, 862 trabalham em 23 empresas, o que representa cerca de 45 por cento da população carcerária local. MORO parabenizou os empresários que tiveram coragem de romper barreira do preconceito e ofereceram trabalho aos presos, prestando um serviço social e ainda tendo lucro.

Santa Catarina obteve recorde de exportações no período de janeiro a maio. Foram três bilhões 770 milhões de dólares,o maior valor da série histórica que começou em 1997. Os dados são do Observatório da Indústria, da Fiesc. A cifra é 12 vírgula dois por cento superior a do mesmo período do ano passado e foi puxada pela venda de carnes. As importações também foram recordes para o período e alcançaram seis bilhões 800 milhões de dólares e subiram 12 por cento na comparação com os mesmos meses de 2018. O destaque foi o crescimento da movimentação de veículos, com 381 por cento mais em maio frente ao mesmo mês do ano anterior.

Novo Horizonte avança mais uma etapa na construção do centro de idosos. Administração municipal de Novo Horizonte recebeu a licença ambiental para construção do centro de convivência dos idosos. O documento era esperado para a terraplanagem e, consequentemente, o início dos serviços. Para não perder os prazos e os recursos, a prefeitura licitou a obra no dia 16 de dezembro de 2018, com pendências.

Liberação da licença ambiental é uma conquista. Para o prefeito de Novo Horizonte, VANDELEI SANAGIOTTO, a equipe insistiu e foi até Chapecó tratar da questão inúmeras vezes. Ontem, as equipes da prefeitura iniciaram a limpeza do terreno. SANAGIOTTO explica que a empresa vencedora da licitação já foi comunicada e a ordem de serviço será assinada na próxima semana. Com isso, a empresa terá 120 dias para concluir o centro.

Obra deve receber investimentos de 500 mil. Os recursos estão garantidos 200 mil já estão na conta do município. O resto será liberado conforme o andamento da obra. O valor assegurado é de emenda parlamentar e será repassado via Ministério do Desenvolvimento Social.

Cidasc orienta produtores de novilho precoce a cadastrarem rebanho para receber incentivo do governo do estado. A Cidasc divulgou uma nota, ainda em maio, por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, orientando os produtores sobre o cadastro. De acordo com o médico veterinário e responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual da Cidasc, ALEXANDRE SCHWENGBER, o programa do novilho precoce foi criado pelo governo do estado com objetivo de incentivar produtores de bovinos e bubalinos, classificados como novilho precoce, a fazerem o cadastro dos animais.

Divulgação da nota da Cidasc causou interesse nos produtores. O veterinário estadual explica que a partir da divulgação da nota pela Cidasc, no dia 17 de maio, todos os novos produtores que querem fazer o cadastro devem acessar o sistema Sigem, pelo qual é feito o controle de trânsito e do brinco dos animais.

Com login e senha, o produtor insere no cadastro os dados da propriedade, e a partir disso, será gerado um número que será utilizado sempre que for emitido GTA para abate. Produtores já cadastrados tem prazo até 30 de junho para atualização, com risco de perder o número e com isso terão que fazer novo cadastro. O veterinário explica que com o número gerado no cadastro, quando o animal chegar no frigorífico, será feita através da inspeção, uma classificação das carcaças, com relação ao peso e idade.

É a classificação que vai definir se o produtor irá receber ou não o incentivo pago pelo governo do estado. Esse incentivo que o produtor recebe é um imposto que o frigorífico deixará de pagar. ALEXANDRE ressalta que a procura pelo cadastro aumentou bastante em função do incentivo, que pode ser de 2,8 a 3.5% a mais sobre o valor que o produtor recebe pela carcaça. Sem cadastro, o produtor não recebe o incentivo do animal encaminhado para abate.

Objetivo do governo, com a criação do programa e do incentivo, é melhorar a qualidade da carne além de incentivar maior produção no estado. O veterinário ALEXANDRE SCHWENGBER lembra que o frigorífico que fará o abate também precisa estar cadastrado no programa. Em todo o estado 11 frigoríficos estão cadastrados, dois deles em Iporã do Oeste e São Miguel do Oeste.

Novilho precoce é todo o macho com 240 quilos de carcaça ou mais, e fêmeas, com 210 quilos ou mais. O veterinário explica que para ser considerado novilho precoce a idade do animal deve ser de até 30 meses. A idade é comprovada também se o animal possui até quatro dentes definitivos. Existe ainda a categoria super precoce, que são machos com 210 quilos de carcaça ou mais, e fêmeas com 180 quilos ou mais. Nesse caso, a idade é de até 20 meses, e que possuam ao menos dois dentes definitivos.

Campanha dos Bombeiros através da conta de energia elétrica já atinge cerca de duzentas pessoas. Conforme o comandante da corporação em Campo Erê VANTUIR SCHOENINGER, a campanha segue sendo apresentada pelos bombeiros comunitários do município. Como o município é grande e o trabalho é feito de forma voluntária, as visitas demoram um pouco para serem feitas. Porém, garante que os bombeiros comunitários vão passar em todas as residências apresentando a campanha que visa arrecadar recursos para compra e manutenção de equipamento de segurança para os voluntários.

Primeiras aquisições com recurso adquirido pela campanha dos bombeiros já são feitas. VANTUIR, destaca que toda ajuda é bem vinda, e o pouquinho de cada um, para os bombeiros é bastante. Coletes refletivos para atendimento a acidentes foram os primeiros materiais investidos com o dinheiro da campanha. Nos próximos dias mais aparelhos e equipamentos devem ser adquiridos. Ele lembra que na campanha, as pessoas podem fazer uma doação por meio da conta de luz aos bombeiros, a partir de dois reais. Para isso basta receber o bombeiro que vai explicar o funcionamento da campanha e fazer o cadastro para doação.

Abastecimento de água em Campo Erê é normalizado. Afirmação é do chefe da Casan ARENOR WAGNER. Conforme ele, desde a sexta-feira, 31 de maio, a bomba de recalque apresentou defeito. No dia seguinte, foi feito reparo, porém o mesmo problema aconteceu deixando a cidade por três dias consecutivos desabastecida. Novamente técnicos de Chapecó e de São Miguel do Oeste fizeram o reparo, mas precisou ser colocada uma bomba de menor capacidade, com menos pressão dificultando que a água chegasse em todas as residências. Por isso, a Casan precisou fazer um rodízio para que todas as famílias fossem abastecidas.

Casan utiliza caminhão pipa para reabastecer população com água. ARENOR, lembra que nesses dias, além do rodízio, foi feito abastecimento para alguns bairros e escolas com o caminhão pipa. Na tarde de sexta-feira, o problema foi totalmente resolvido com a troca da bomba, que era de menor potência, por uma maior, normalizando o abastecimento para toda população.

Todas as famílias deveriam ter caixa de água em casa. Segundo o chefe da Casam em Campo Erê ARENOR WAGNER, a orientação dele é que se a população tivesse esse reservatório, não sofreria tanto quando acontece esse tipo de problema. Assegura que não foi falha dos profissionais e sim um problema mecânico.

Mulher é presa após furtar dinheiro no Departamento de Assistência Social. Ontem, a Polícia Militar de Marmeleiro registrou um furto de mil reais, em dinheiro de uma funcionária do Departamento de Assistência Social do município. Segundo a vítima, várias pessoas estavam escolhendo roupas para doação e ela deu falta do valor do seu dinheiro. A Polícia Militar foi acionada e com auxílio de uma polícia feminina de Francisco Beltrão foi realizada busca pessoal nas pessoas presentes, porém no primeiro momento nada foi encontrado.

Uma mulher que estava no local esperou até o término do atendimento. Quando estava saindo com uma peça de roupa embaixo do braço a vítima desconfiou, puxou a roupa que caiu no chão com o dinheiro furtado. A Polícia Militar retornou ao local e encaminhou a mulher junto com o dinheiro para a delegacia.

Mulher natural de São Lourenço do Oeste é encontrada morta ao lado de presídio. Uma terapeuta ocupacional foi encontrada morta ao lado da Colônia Penal Agrícola em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Civil, o corpo de ALINE MIOTTO NADOLNY, foi encontrado pelo marido dela na tarde de quinta-feira. A delegacia de Piraquara está investigando o caso. A informação da Polícia Civil é de que ALINE prestava serviço no presídio. Contudo, o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) afirmou que ela não fazia parte do quadro de funcionários da Colônia Penal Agrícola.

A suspeita da Polícia Civil é de que um preso esteja envolvido no crime. ALINE tinha 27 anos. O corpo da jovem tinha sinais de violência, com ferimentos no rosto. Conforme a Polícia Civil, ela foi enforcada com o próprio cachecol. O marido da vítima, relatou à polícia que ela desapareceu pela manhã. O último sinal do celular da terapeuta ocupacional foi na Praça das Nações, ainda de acordo com a Polícia Civil.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.