ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 08/05/2019

-DECRETO DE BOLSONARO AMPLIA LIBERDADE DE USO DE ARMAS DE FOGO

-JUSTIÇA SUSPENDE DIREITOS POLÍTICOS DE DEPUTADO ESTADUAL DO PSD
-REDE MUNICIPAL PROMOVE HOJE ATIVIDADE ALUSIVA AO DIA DAS MÃES
-CRAS REÚNE 60 PARTICIPANTES EM ATIVIDADE SOCIOEDUCATIVA
-PREFEITURA REPASSA 25 MIL PARA BAILE DA SENHORITA CEDRENSE
-CELESC ALERTA SOBRE AUMENTO DE ACIDENTES COM DESCARGAS ELÉTRICAS
-CRIAÇÃO DE SERVIÇO DE ÁGUA DE PRINCESA É ANALISADA NA CÂMARA
-PARLAMENTAR SOLICITA ESTADUALIZAÇÃO DE RODOVIAS DO EXTREMO OESTE
-ACUSADA DE ESPANCAR FILHO DE 5 ANOS RESPONDERÁ POR MAUS TRATOS
-COLISÃO ENTRE MOTO E CAMINHÃO MATA RAPAZ DE 23 ANOS

O tempo é de ensolarado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Dois assassinos abriram fogo em uma escola no estado de Colorado, Estados Unidos, na tarde desta terça-feira. Um estudante de 18 anos morreu e outros oito ficaram feridos. A identidade da vítima não foi revelada. Horas após o ataque, policiais prenderam duas pessoas consideradas suspeitas de terem efetuado os disparos. De acordo com a polícia local, os dois suspeitos presos são alunos da escola. Um deles é adulto, e o outro, menor de idade.

Mais de duas mil pessoas foram detidas na Venezuela em 2019, a maioria durante protestos contra o governo. A denúncia é da ONG de direitos humanos Foro Penal. A organização diz que mais de 800 pessoas continuam presas, incluindo vários militares. Na terça-feira passada, o líder opositor JUAN GUAIDÓ, reconhecido como presidente interino da Venezuela por cerca de 50 países, liderou uma fracassada rebelião de um reduzido grupo de militares. De acordo com a Foro Penal, 338 civis e militares foram detidos após a rebelião.

A Embaixada de Cuba no Brasil negou, nesta terça-feira, que o país caribenho mantenha tropas militares na Venezuela como forma de apoiar o governo de NICOLÁS MADURO. Segundo os diplomatas, a alegação é uma "vulgar calúnia" para justificar a ampliação dos embargos norte-americanos contra os dois países. O embaixador ROLANDO ANTONIO GOMEZ GONZÁLEZ, classificou o agravamento do embargo Estados Unidos - Cuba como "genocida" e "colonialista", mas evitou críticas diretas ao presidente JAIR BOLSONARO, aliado de TRUMP na política continental.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta terça-feira um decreto para alterar as regras sobre o uso de armas e munições. O decreto foi assinado em uma cerimônia no Palácio do Planalto. De acordo com BOLSONARO, entre as principais medidas do decreto, estão a permissão para o proprietário rural com posse de arma de fogo utilizar a arma em todo o perímetro da propriedade e a quebra do monopólio da importação de armas no Brasil. Outra medida é a permissão para colecionadores, atiradores desportivos e caçadores poderem ir de casa ao local de tiro com a arma carregada com munição. Segundo o presidente da República, o governo foi "no limite da lei" ao editar o decreto desta terça-feira.

O relator na comissão especial na Câmara da Reforma da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA, disse nesta terça-feira que o ministro da Economia, PAULO GUEDES, será ouvido pelo colegiado nesta quarta-feira. O convite ao ministro foi aprovado pela comissão na tarde de ontem. Ele irá participar da primeira de uma série de audiências públicas que a comissão vai realizar para debater a proposta, considerada pelo governo como a principal medida para recuperar as contas públicas do país. O secretário especial de Previdência Social, ROGÉRIO MARINHO, também deverá estar presente. Os nomes foram confirmados após uma reunião entre os coordenadores das bancadas partidárias.

O ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, disse nesta terça-feira durante audiência na Comissão de Educação no Senado que não haverá corte no orçamento das universidades e instituições de ensino federais, mas sim um contingenciamento. O ministro afirmou que o recurso poderá voltar a ser liberado se a reforma da Previdência for aprovada e se a economia do país melhorar no segundo semestre. Nesta semana, entidades estudantis como a União Nacional dos Estudantes acionaram o Superior Tribunal de Justiça contra o bloqueio de verbas de universidades federais. As entidades ajuizaram um mandado de segurança coletivo para suspender a medida.

As exportações de carnes suína e de frango catarinenses aumentaram 18 vírgula três por cento nos primeiros quatro meses de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. O faturamento foi de 794 milhões de dólares. Foram 436 mil toneladas vendidas ao exterior. Levando em conta somente a carne de frango, foram exportadas 325 mil toneladas do produto nos primeiros quatro meses de 2019 com faturamento de 580 milhões de dólares. Os principais compradores da carne de frango catarinense são Japão, China e Holanda. Em relação à carne suína, foram exportadas 111 mil toneladas do produto até abril de 2019 com alta de 22 por cento na comparação com 2018.

A Secretaria de Estado da Fazenda deu início nesta terça-feira à Operação Dia das Mães, que vai fiscalizar a regularidade na emissão de cupons fiscais no comércio varejista. Até o final da tarde de hoje, 276 auditores fiscais vão visitar mais de dois mil estabelecimentos em 152 municípios, na maior operação já feita pela Fazenda Estadual. O principal alvo de fiscalização são lojas de roupas, presentes, tecidos, brinquedos, autopeças, cama, mesa e banho, joias e restaurantes. Também serão verificadas mercadorias em trânsito, em rodovia estadual. Os estabelecimentos foram selecionados previamente e a Fazenda defende que a fiscalização garante um ambiente de mercado competitivo e justo.

O deputado estadual MILTON HOBUS do PSD foi condenado nesta terça-feira por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A Justiça entendeu que houve fraude em uma licitação de revitalização de uma praça em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em 2006. Na época, HOBUS era prefeito do município. Na primeira instância, ele havia sido absolvido, mas o Ministério Público recorreu. Ainda cabe recurso da decisão. O deputado deve devolver ao município cerca de 27 mil gastos na licitação, com correção monetária, e teve os direitos políticos suspensos por cinco anos. Entretanto, pelo entendimento do STJ, a condenação só se aplica caso o político esteja no cargo vigente do objeto da condenação, ou seja, a determinação não se aplica ao mandato de deputado.

Rede Municipal da educação de SJCedro promove hoje atividade alusiva ao dia das mães. A informação é da secretária de Educação e Cultura, CÉLIA TOIGO. De acordo com ela, a palestra intitulada ‘Mãe - um olhar diferenciado para o estilo de vida' será realizada nesta quarta-feira às 19 horas, no Clube Cedrense. O palestrante, ABEL PETER, irá promover uma reflexão sobre o papel da figura materna na sociedade atual. A secretária convida toda a comunidade a participar, independentemente de serem mães ou não, uma vez que muitas pessoas acabam desenvolvendo o papel.A secretária lembra que o profissional vem realizando atividades com professores e servidores do setor.

Centro de Referência de Assistência social realiza atividade socioeducativa. Na segunda-feira a equipe e participantes das atividades do Cras receberam a visita da coordenadora do Lar Aprisco, NEMORA PAULA SPILLMANN para uma atividade socioeducativa com orientações e abordagens sobre o trabalho prestado na entidade. Segundo a coordenadora do centro, GABRIELA TOIGO, mais de 60 crianças e adolescentes participaram de uma roda de conversa que teve como objetivo levar conhecimento para as crianças e esclarecer várias dúvidas sobre o trabalho de acolhimento. A equipe da Proteção Social Especial também levou informações referentes aos trabalhos realizados na alta complexidade, dando suporte para pessoas que sofreram violência, e também aplicando medidas socioeducativas. O tema trabalhado abrangeu ainda os casos de internação no CASEP e o programa da Família Acolhedora.

Palmassolense receberá prêmio pela valorização à cultura italiana. ODETE DELAZERI vai receber na Itália, no mês de outubro, o prêmio Arte em Movimento, em reconhecimento ao trabalho realizado durante 14 anos a frente da organização do Fest'Itália, um dos maiores concursos de música italiana que atraia calouros de todo país. O evento acontecia anualmente e destacava a canção folclórica, clássica e canto coro à capela. Foram também 14 anos do programa "Ricordi d'Itália" na rádio Atalaia, em Campo Erê. ODETE destaca que estas histórias da família que incentivaram a buscar informações sobre a cultura para manter a tradição. Ao longo dos anos ela também dirigiu o departamento de Cultura de Palma Sola por três anos e lecionou curso de dialeto Veneto. Há 17 anos fundou o grupo folclórico "La Terra Del Pin", em Palma Sola. Na Província de Treviso, onde reside atualmente, ela apresenta um programa de rádio. Outro trabalho voluntários e gratuito é de intermediação para busca de documentos para interessados em obter cidadania italiana.

Baile com escolha da Senhorita Cedrense acontece neste sábado. De acordo com o secretário da Administração, ELANDIR ZANARDI o evento abre as festividades alusivas aos 61 anos de São José do Cedro e tem um incentivo financeiro da Administração 25 mil reais. Ele explica que o valor é para ajudar nas melhorias necessárias na estrutura do Clube Cedrense, já que a administração também utiliza o local para eventos do município sem custo de aluguel. Lembrou que no ano passado foram mais de 20 palestras, seminários, reuniões e eventos beneficentes sem cobranças para prefeitura e entidades e por isso o repasse foi maior. O desfile terá inicio às 22 horas quando 11 candidatas vão disputar o título. Todas elas são moradoras em São José do Cedro, com idades entre 16 e 26 anos. Foram colocadas a venda 72 mesas no valor total de 480 reais com direito a oito lugares e oito ingressos. Praticamente todas elas estão comercializadas. O baile será animado pela banda Sabor do Som.

Candidatas ao título de senhorita Cedrense realizam ensaios decisivos nesta semana. A coordenadora dos ensaios para o baile, MARINA DAMBRÓS destaca que são mais de dois meses de preparação e nesta semana os encontros são semanais. As jovens puderam se apresentar ao público em um pedágio feito para Ong Cedro Animal, no Casal Girassol e na janta da creche Pingo de Gente. MARINA explica que além da passarela elevada e o salto alto, as jovens estão aprendendo a se comunicar melhor com o público, já que a oratória é avaliada no dia. Ela destaca que tradicionalmente as jovens faziam um discurso para o público que era decorado antes. Nesta edição haverá perguntas sorteadas para que elas respondam. . Nesta vigésima sexta edição concorrem as candidatas ALINE LEBENS, AMANDA ROCKENBACH, ELIANE PRIMAZ, ÉRICA BONAMIGO, FERNANDA TURANI e JENIFER BENETTI. Concorrem ainda NATÁLIA RODRIGUES DA SILVA, SAIONARA STANISLAWSKI, TAINÁ DE MOURA, THAYNÁ SEVALD e VANESSA MARTINS. A Rádio Cedro fará transmissão do evento.

Uma reunião com os reitores de todos os Institutos Federais do país será realizada nesta semana em Brasília. O objetivo do encontro é tentar reverter ou ao menos amenizar os impactos que os cortes propostos pelo Ministério da Educação vão causar na rotina dessas instituições. De acordo com o diretor do campus do IFSC do Extremo Oeste, DIEGO MARTINS, o evento também contará com a presença da reitora do instituto de Santa Catarina. O anúncio do corte de 30 por cento no orçamento de instituições mantidas pelo governo federal está causando uma grande preocupação no campus de São Miguel. Em entrevista no RPN ele comentou que caso o quadro não seja revertido, o IFSC não terá dinheiro para despesas básicas de custeio.

O Instituto Federal campus de São Miguel do Oeste pode ter as atividades paralisadas antes do final desse ano caso os cortes anunciados pelo Ministério da Educação sejam mantidos. O alerta é do diretor do IFSC, DIEGO MARTINS. Ele disse que a redução de 30 por cento no repasse de recursos para as universidades federais vai afetar milhares de estudantes de todo o Brasil. Explicou que o corte proposto pelo MEC é sobre o custeio da instituição e vai afetar drasticamente o serviço diário do campus. Ele comentou que orçamento para esse ano já estava limitado e agora a situação pode ficar ainda mais delicada. A direção ainda não definiu que tipo de corte terá que promover no campus se a redução do orçamento for mantida. Segundo MARTINS a instituição vai esperar o resultado da reunião dessa semana em Brasília com os reitores do IFSC de todo o país para definir os próximos passos. Ele reforçou a preocupação de que com o corte no orçamento, o campus não terá recursos para levar as aulas e atividades até o final do ano letivo.

Celesc alerta sobre aumento no número de acidentes causados por má instalação elétrica. De acordo com o técnico de segurança de trabalho da agência regional, GILSON GOHLKE, em 2016, em todo o Brasil, foram registradas 600 mortes por choque elétrico, dentro de casa ou nas proximidades. Os choques foram causados pelas más condições das instalações elétricas. Já em 2017, o número de mortes subiu para 627, destas, 88 foram dentro de casa. O técnico de segurança de trabalho da Celesc ressalta que a grande maioria destes acidentes podia ter sido evitada, se a pessoa tivesse a informação e o cuidado necessário. Ele cita que nesse sentido a empresa oferece palestras sobre prevenção de acidentes nas escolas e também para grupos, como de agricultores, organizados pelos sindicatos. ?

O técnico de segurança de trabalho explica que a função da Celesc vai até a instalação do medidor das residências e estabelecimentos. GILSON GOHLKE destaca que sobre o que acontece da residência para dentro a Celesc não tem interferência, por isso o objetivo é orientar os consumidores para evitar acidentes, por exemplo, com extensões, motores e máquinas. Ele lembra que a preocupação aumenta com a chegada do inverno na tentativa de aquecer os ambientes. Em muitos casos a instalação interna é inadequada ou com defeito, e mais equipamentos acabam sendo inseridos, aumentando a carga e o consumo de energia. O técnico de segurança de trabalho orienta que seja feita uma revisão geral da instalação elétrica por um profissional da área. Em caso de dúvidas, a Celesc disponibiliza o número 0800 196.

Retomado trabalho de pinturas das faixas e sinalizações. Como antecipado na segunda-feira pela reportagem, a empresa voltou a fazer o trabalho de pintura das sinalizações das ruas de São José do Cedro e iniciado a colocação de redutores de velocidade em alguns pontos. De acordo com o Diretor do Semae JUNIOR KUNZ, a empresa retornou ao município e está realizando os trabalhos na Rua São José, entre a Rua Santa Maria e a Rua Tiradentes. Neste trajeto, será realizada a pintura das faixas de segurança, pintura dos estacionamentos e também serão colocados 3 redutores de velocidade. Ele detalha que um dos redutores será frente à Escola Infantil Tia Mone e dois próximo ao cruzamento da Rua Santa Maria com a Rua João XXIII, proximidades do posto de saúde central. A próxima rua a receber os trabalhos, será a Rua General Gois Monteiro, onde também será instalado um redutor de velocidade em frente à escola básica São José.

Projeto de lei que institui o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é analisado pelos vereadores de Princesa. A matéria deu entrada na Câmara de Vereadores no dia 29 de abril e foi baixada nas comissões para análise detalhada do texto. O projeto de Lei Complementar pede autorização do Legislativo para que a Administração Municipal possa instituir o Samae, a fim de regulamentar a prestação de serviços que está sendo feita pelo município. A justificativa da matéria cita que em função de o serviço de tratamento e distribuição de água estar sendo feito pelo município é preciso regulamentar também as tarifas por uma lei própria. Até então, vem sendo usado o regramento da Casan para estabelecer as tarifas cobras pela prestação do serviço em Princesa. O presidente do Legislativo, LEANDRO SCHEIN, baixou o texto em comissão e adianta que o projeto será colocado em votação somente após análise minuciosa.

Parlamentar solicita estadualização de rodovias do Extremo Oeste. O deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK, apresentou ontem uma indicação solicitando a estadualização de três rodovias. Os trechos reivindicados são estradas que ligam Guarujá do Sul a Princesa, Barra Bonita a Anchieta, e SJCedro a Palma Sola. De acordo com o deputado, a estadualização proporcionará maior controle quanto a preservação, revitalização e melhorias e asfaltamento destas estradas. Ele justifica que os municípios não tem condições de manter, muito menos fazer investimentos, por isso o pedido para que o Estado assuma esta responsabilidade. O parlamentar citou a importância para a logística e escoamento da produção já que uma futura pavimentação vai reduzir distâncias. O deputado afirma que os recursos para manter outras rodovias estaduais já pavimentadas que apresentam problemas devem ser liberados em julho já que o momento atual está sendo de reforma administrativa. MAURÍCIO lembra que houve outros anteriores semelhantes, mas que foram arquivados.

Parlamentar descarta possibilidade de fusão entre municípios. O assunto surgiu após uma sugestão apresentada pelo Tribunal de contas do Estado que avaliou os gastos e a autonomia financeira dos pequenos municípios. O deputado estadual, FABIANO DA LUZ lembra que a Alesc vem realizando audiências para debater o tema com prefeitos, vereadores e comunidade em geral devido à repercussão que o tema gerou. Ele reconhece que o assunto gerou medo até mesmo dos parlamentares que também vem de pequenos municípios, muitas vezes emancipados recentemente. Para ele, o estudo do tribunal provoca um debate necessário sobre os gastos e a dependência dos pequenos municípios aos impostos, já que grande parte dos menores tem no FPM e no ICMS as principais receitas. O deputado revela que o objetivo do TCE, foi analisar como o fenômeno da fragmentação impacta no desempenho econômico. Já os deputados levaram outras análises de avanços em áreas da saúde, educação e acesso aos programas que eram restritos antes da emancipação. Também apontaram as dificuldades no desenvolvimento devido a logística e rodovias, por exemplo.

Extinção de municípios não tem sequer embasamento legal. O deputado FABIANO DA LUZ observa que para isso ocorrer seriam necessários vários passos na justiça e aprovação na assembleia, o que ele garante que não corre o risco de acontecer. Ele lembra que existem servidores públicos concursados e efetivos em órgãos municipais que também precisariam ser absorvidos pelos “municípiosmãe”, ultrapassando inclusive o limite de gastos com folha. DA LUZ acredita que a partir de agora o objetivo é fortalecer as pequenas cidades já que dificilmente ocorram novas emancipações tendo em vista que um dos critérios que é o distrito tenha pelo menos cinco mil habitantes. Segundo ele, o objetivo é fomentar programas a ações que valorizem as regiões menores visando o aumento de empregos e de renda, e consequentemente de impostos.

Polícia Militar apreende droga com dois homens em Dionísio Cerqueira. A guarnição Reforçada de Fronteira da Polícia Militar realizava rondas por volta das as 13 horas de ontem pela Rua Japão, no Loteamento Lago das Nações quando percebeu que havia dois homens próximo a um Gol os quais, ao visualizarem os policiais demonstraram bastante nervosismo.A guarnição fez a abordagem e a revista pessoal e veicular. Na revista pessoal nada foi localizado, porém, em revista carro foi encontrado, na roda traseira uma porção de maconha. Os envolvidos foram identificados e ao analisar o sistema, verificou-se que estes possuem restrição judicial em seu desfavor. Os dois assumiram a autoria da posse da substância. Diante dos fatos, foi confeccionado um Termo Circunstanciado em desfavor dos doisque terão que comparecer em uma audiência e prestar os devidos esclarecimentos a justiça sobre suas condutas.

Condenado por homicídio culposo é detido em Anchieta. A Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar cumpriram nesta terça-feira, um mandado de prisão em desfavor de um homem com 43 anos. A prisão ocorreu após sentença condenatória do crime previsto no Código de Trânsito relativo praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor. A pena para o crime varia de dois a quatro anos, e suspensão do direito de dirigir veículo automotor. O apenado foi encaminhado ao Fórum para apresentação em audiência para começar a cumprir a pena em regime inicialmente aberto. O acidente ocorreu no dia 15 de março na SC-161 quando um Pálio com placas de Anchieta conduzido por ANTÔNIO PRESOTTO, invadiu a pista contraria e colidiu frontalmente na moto Honda NXR 150, conduzida pelo empresário ANTÔNIO STEFFEN de 55 anos, que morreu na hora. A polícia Civil instaurou inquérito e concluiu que o motorista, na época, invadiu a pista contrária em um local onde é proibida ultrapassagem. Ele se envolveu em outros acidentes e como deixou de se apresentar na justiça houve a regressão do regime.

Operação Irmandade investiga crimes ambientais e contra a administração pública na região. Durante a operação também foram afastadas três pessoas da função pública e cumpridos 29 mandados de busca e apreensão. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, 29 buscas e apreensões e três afastamentos cautelares de função pública. A operação ocorre em nove municípios catarinenses: São Miguel do Oeste, Barra Bonita, Santa Helena, Guaraciaba, São José do Cedro, Paraíso, Canoinhas, Joinville e Florianópolis. Na região Extremo Oeste houve cinco prisões relacionadas a crimes de corrupção. As investigações se iniciaram há 10 meses pelas promotorias de Justiça de São Miguel do Oeste. Segundo as apurações, servidores do Instituto do Meio Ambiente junto com particulares e empresários, facilitavam a aprovação de projetos ambientais. Durante a operação foram apreendidos documentos, computadores e outros materiais. Nesta manhã acontece uma coletiva de imprensa onde as informações foram reforçadas, mas, sem repasse de detalhes ou nome dos envolvidos.

Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso concluiu investigação envolvendo espancamento de criança de cinco anos. O crime ocorreu no dia três de maio no interior de SMOeste. A própria mãe da criança, segurando-a pelos cabelos, desferiu várias varadas contra seu corpo, causando diversas lesões. A ação foi filmada por um familiar que disse não ser a primeira vez que isso acontece, acionando a Polícia Civil para a tomada de providências. Os filhos da agressora foram encaminhados aos cuidados de familiares pelo Conselho Tutelar. A mãe responderá por crime de maus-tratos, agravado pelo fato de se tratar de vítima com apenas cinco anos. A Polícia Civil orienta que casos de violência física, sexual ou psicológica contra crianças e adolescentes devem ser comunicados imediatamente a Polícia Civil ou Conselho Tutelar para que sejam tomadas as providências o mais rápido possível.

Homem morre em colisão de moto e caminhão na SC 386. O acidente ocorreu por volta das seis horas da manhã de hoje, próximo a comunidade de linha Tigre, Mondai. No local ocorreu uma colisão lateral entre um caminhão de ração da Empresa Serafini de Itapiranga, e a moto CBX 250 Twister de Gaspar. O motorista do caminhão, de 45 anos, não se feriu e permaneceu no local. O motociclista, GELSON LAVICKI, de 23 anos, foi encontrado pelos bombeiros deitado sobre a via, sem o capacete, inconsciente e com ausência dos sinais vitais. O rapaz apresentava ferimento cortante no queixo, fratura exposta no fêmur esquerdo, fratura de tíbia e fíbula, sangramento pelo nariz e pelos ouvidos e com suspeita de traumatismo craniano. A Policia Civil e o IGP foram acionados para os demais procedimentos. No momento do acidente, havia neblina intensa no local. O motociclista era morador da rua Primavera, no bairro Capivara de Mondaí.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.