ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 08/05/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Dois assassinos abriram fogo em uma escola no estado de Colorado, Estados Unidos, na tarde desta terça-feira. Um estudante de 18 anos morreu e outros oito ficaram feridos. A identidade da vítima não foi revelada. Horas após o ataque, policiais prenderam duas pessoas consideradas suspeitas de terem efetuado os disparos. De acordo com a polícia local, os dois suspeitos presos são alunos da escola. Um deles é adulto, e o outro, menor de idade.

Mais de duas mil pessoas foram detidas na Venezuela em 2019, a maioria durante protestos contra o governo. A denúncia é da ONG de direitos humanos Foro Penal. A organização diz que mais de 800 pessoas continuam presas, incluindo vários militares. Na terça-feira passada, o líder opositor JUAN GUAIDÓ, reconhecido como presidente interino da Venezuela por cerca de 50 países, liderou uma fracassada rebelião de um reduzido grupo de militares. De acordo com a Foro Penal, 338 civis e militares foram detidos após a rebelião.

A Embaixada de Cuba no Brasil negou, nesta terça-feira, que o país caribenho mantenha tropas militares na Venezuela como forma de apoiar o governo de NICOLÁS MADURO. Segundo os diplomatas, a alegação é uma "vulgar calúnia" para justificar a ampliação dos embargos norte-americanos contra os dois países. O embaixador ROLANDO ANTONIO GOMEZ GONZÁLEZ, classificou o agravamento do embargo Estados Unidos - Cuba como "genocida" e "colonialista", mas evitou críticas diretas ao presidente JAIR BOLSONARO, aliado de TRUMP na política continental.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta terça-feira um decreto para alterar as regras sobre o uso de armas e munições. O decreto foi assinado em uma cerimônia no Palácio do Planalto. De acordo com BOLSONARO, entre as principais medidas do decreto, estão a permissão para o proprietário rural com posse de arma de fogo utilizar a arma em todo o perímetro da propriedade e a quebra do monopólio da importação de armas no Brasil. Outra medida é a permissão para colecionadores, atiradores desportivos e caçadores poderem ir de casa ao local de tiro com a arma carregada com munição. Segundo o presidente da República, o governo foi "no limite da lei" ao editar o decreto desta terça-feira.

O relator na comissão especial na Câmara da Reforma da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA, disse nesta terça-feira que o ministro da Economia, PAULO GUEDES, será ouvido pelo colegiado nesta quarta-feira. O convite ao ministro foi aprovado pela comissão na tarde de ontem. Ele irá participar da primeira de uma série de audiências públicas que a comissão vai realizar para debater a proposta, considerada pelo governo como a principal medida para recuperar as contas públicas do país. O secretário especial de Previdência Social, ROGÉRIO MARINHO, também deverá estar presente. Os nomes foram confirmados após uma reunião entre os coordenadores das bancadas partidárias.

O ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, disse nesta terça-feira durante audiência na Comissão de Educação no Senado que não haverá corte no orçamento das universidades e instituições de ensino federais, mas sim um contingenciamento. O ministro afirmou que o recurso poderá voltar a ser liberado se a reforma da Previdência for aprovada e se a economia do país melhorar no segundo semestre. Nesta semana, entidades estudantis como a União Nacional dos Estudantes acionaram o Superior Tribunal de Justiça contra o bloqueio de verbas de universidades federais. As entidades ajuizaram um mandado de segurança coletivo para suspender a medida.

As exportações de carnes suína e de frango catarinenses aumentaram 18 vírgula três por cento nos primeiros quatro meses de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. O faturamento foi de 794 milhões de dólares. Foram 436 mil toneladas vendidas ao exterior. Levando em conta somente a carne de frango, foram exportadas 325 mil toneladas do produto nos primeiros quatro meses de 2019 com faturamento de 580 milhões de dólares. Os principais compradores da carne de frango catarinense são Japão, China e Holanda. Em relação à carne suína, foram exportadas 111 mil toneladas do produto até abril de 2019 com alta de 22 por cento na comparação com 2018.

A Secretaria de Estado da Fazenda deu início nesta terça-feira à Operação Dia das Mães, que vai fiscalizar a regularidade na emissão de cupons fiscais no comércio varejista. Até o final da tarde de hoje, 276 auditores fiscais vão visitar mais de dois mil estabelecimentos em 152 municípios, na maior operação já feita pela Fazenda Estadual. O principal alvo de fiscalização são lojas de roupas, presentes, tecidos, brinquedos, autopeças, cama, mesa e banho, joias e restaurantes. Também serão verificadas mercadorias em trânsito, em rodovia estadual. Os estabelecimentos foram selecionados previamente e a Fazenda defende que a fiscalização garante um ambiente de mercado competitivo e justo.

O deputado estadual MILTON HOBUS do PSD foi condenado nesta terça-feira por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A Justiça entendeu que houve fraude em uma licitação de revitalização de uma praça em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em 2006. Na época, HOBUS era prefeito do município. Na primeira instância, ele havia sido absolvido, mas o Ministério Público recorreu. Ainda cabe recurso da decisão. O deputado deve devolver ao município cerca de 27 mil gastos na licitação, com correção monetária, e teve os direitos políticos suspensos por cinco anos. Entretanto, pelo entendimento do STJ, a condenação só se aplica caso o político esteja no cargo vigente do objeto da condenação, ou seja, a determinação não se aplica ao mandato de deputado.

Comemorações de 50 anos da congregação Irmãs Franciscanas de Cristo Rei reúne religiosas na cidade. VANDERLÉIA CORREIA DE MELO, é campoerense e uma das jovens encaminhada para a vocação. A irmã conta que atualmente está trabalhando na Bahia. Ela relata que passou por três anos atuando no Haiti, país situado no caribe. Ela revela que lá, a realidade é totalmente diferente do que é vista por aqui.

Pessoas gritam por fome e cede. Este é o relato da irmã VANDERLÉIA CORREIA DE MELO, que passou por três anos no Haiti. Ela comenta, que agora repensa muito sobre diversas atitudes que toma no dia-dia. No entanto conta que na Bahia onde está agora, muitas situações são semelhantes, daquelas que viu fora do Brasil. Fala que se sente feliz por poder ajudar, e dar conforto á essas pessoas que precisam. Conclui agradecendo a congregação Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, por encaminha-la á esta missão.

Projeto de Vida é desenvolvido em escolas de Campo Erê. Segundo a irmã NAIR TENROLLER uma das organizadoras do evento, explica que ação faz parte da comemoração aos 50 anos de atuação das irmãs Franciscanas de Cristo Rei em Campo Erê. As atividades alusivas a essa comemoração aconteceram na cidade e interior em todos os municípios que compõe a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. O Projeto de Vida foi apresentado nas duas escolas estaduais da cidade.

Projeto de Vida tem por objetivo despertar no Jovem o desejo de traçar metas para a vida. Segundo a irmã, a atividade não tem credo religioso e envolveu todos os alunos das escolas. A ideia é mostrar e fazer com que cada um construa na prática seu projeto de vida. A celebração em comemoração aos 50 anos das irmãs reuniu um grande público e religiosos.

Irmãos Lasalistas participam de Projeto de Vida nas escolas. GUILHERME ALVES formando lasalista em São Miguel do Oeste, relata que foram convidados pelas irmãs Franciscanas para esse projeto vocacional. Frisa que a ideia foi repassar aos alunos sobre projeto de vida e não sobre a vocação dos religiosos.

Projeto de Vida é muito importante para jovens. A classificação é de LEONEL DOFMAN – padre comboniano. Ele frisa que ação que ocorreu nas escolas em Campo Erê, estimula o jovem a crescer com o pensamento formado e metas de vida. Além disso, atividade feita nas escolas ajudam eles a trabalhar melhor em equipe e construir junto uma vida melhor.

DANIEL COMBONI é o fundador dos padres comboniano. O padre LEONEL explica que ele era um italiano que atuou na Africa Central e teve como projeto de vida a evangelização. Criou a Congregação dos Combonianos para levar o evangelho a todas as cidades. Em Campo Erê, conta que há muitos anos os padres dessa congregação passaram por aqui, inclusive construíram uma casa que é da congregação comboniana até hoje.

Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer recebe doação em dinheiro. A informação é da presidente EDILENE BOLKART CEREZOLLI. De acordo com ela, uma vendedora de enxovais de Campo Erê ÉLIA CAZUNI, fez um Bingo recentemente e na última rodada o valor de 580 reais foi revertido ao Núcleo. A entidade ainda teve a colaboração de mais mil reais do Consulado do Grêmio do município, que fez uma rifa recentemente, e doou mil reais ao Núcleo.

Dinheiro recebido de doação será enviado ao Hospital do Câncer para construção da Casamata. Segundo EDILENE CEREZOLLI, esses mil 580 reais serão doados ao Hospital do Câncer para a campanha Rumo ao Meio Milhão, para construção da Casamata que vai abrigar o aparelho novo de radioterapia que está vindo dos Estados Unidos. A ideia lembra a presidente do Núcleo, é até metade do ano conseguir os 500 mil reais que são necessários para a obra.

Valores para construção da sala de radioterapia são altos devido seu revestimento. EDILENE, ressalta que o valor é alto porque o aparelho é muito grande, e também porque toda a sala precisa ser revestida de Titânio, devido a radiação emitida durante o tratamento aos pacientes. Esse revestimento faz com que os raios fiquem apenas dentro da sala e ajam só nos pacientes sem sair para fora. Frisa que até agora o Núcleo já repassou mais de cinco mil reais ao Hospital para essa ação. A ideia é continuar fazendo ações para arrecadar ainda mais dinheiro e doar para o Hospital.

Mãe do tenista Guga Kuerten inaugura Jardim Sensorial em Campo Erê. Aconteceu na tarde de ontem, em Campo Erê, a inauguração da obra que custou pouco mais de 21 mil reais. O ato contou com a presença da mãe do tenista Gustavo Kuerten, ALICE KUERTEN. Ela explica que o Jardim Sensorial é um jardim para retomar os sentidos, que por muitas vezes não são percebidos devido a vida corrida que temos. O grande diferencial cita ALICE, é num espaço só poder tocar, provar e sentir o cheiro.

Todos os sentidos são estimulados no Jardim Sensorial. A diretora da Apae LUCIANA ARTUSO ressalta que pelo tato se estimula o contato direto com as plantas e com as pistas sensoriais. Olfato é estimulado por plantas que exalam perfumes. A audição é por meio do som em ambiente aberto, canto dos pássaros e do lago com cascata que permite o som do cair das águas. A gustação junto com a olfação, é através do gosto de algumas ervas e condimentos. Tem ainda a visão, onde os alunos vão brincar com formas cores e volumes.

O papel de um Jardim Sensorial transcende o espaço terapêutico. A diretora conta que esse espaço vai desenvolver muito o tratamento dos alunos, cuidando da particularidade de cada um. O Jardim Sensorial não será utilizadoapenas pelos alunos da Apae, mas aberto a toda rede de ensino, para que eles também sintam todas as sensações. O recurso para o Jardim Sensorial é do Instituto Guga Kuerten. De acordo com a diretora, a escola especial de Campo Erê foi contemplada com pouco mais de 21 mil reais para a construção dessa importante obra.

Senai regional de São Lourenço doOeste está em novo endereço. CLAUDIA MEDEIROS, coordenadora da instituição, conta que o Senai está há 19 anos no município. Durante todos esses anos esteve em um espaço cedido pela prefeitura. A coordenadora explica, que a administração de São Lourenço tem como prioridade a educação básica e fundamental, e por isso solicitou ao Senai a devolução deste espaço.

Senai firma parceria com Unopar. O anúncio é de CLAUDIA MEDEIROS, coordenadora regional. Ela conta que o Senai agora, está junto á universidade. Conta que os laboratórios de alimentos, informática, elétrica predial e industrial, já estão instalados e funcionando. CLAUDIA explica que estes laboratórios foram priorizados pois é a grande demanda da região. Para os cursos de mecânica pesada a instalação ficará para uma segunda etapa.

Proerd Pais é muito importante para família. A avaliação é de ELTON DA SILVA ALVES, que já participou do programa em sua primeira edição na Escola Irmã Roberto Florêncio em Campo Erê. O programa além de chamar a atenção dos pais para o cenário atual, também traz conhecimento aos pais e responsáveis. Cita que antigamente tudo era diferente, desde brincadeiras e amizades. Antes uma bola fazia a diversão de todo mundo. Hoje, só se vê crianças e adolescentes em frente de smartphones e computadores compartilhando jogos e muito mais.

Dificuldade de relacionamento familiar todos tem. A observação é do pai ELTON. Ele revela que durante o Proerd Pais, pôde perceber que o problema que uma família tem com seus filhos é o mesmo que outros, e a troca de experiência mais o conhecimento repassado pelo instrutor do Programa se somam e dão resultados positivos. Complementa que o Proerd Pais é fundamental na vida das famílias.

Proerd pais inicia hoje na escola Médici. NEIVA LOPES- Diretora da escola salienta que essa é uma oportunidade para que os pais conheçam o programa e a forma com que a Polícia Militar trabalha com as crianças. Segundo ela, a expectativa para a participação é boa, pois essa é a primeira vez que a escola tem turma para os pais. A diretora afirma que essa é mais uma forma de aproximar os responsáveis para a vida escolar dos filhos. Serão quatro encontros, nas quartas feiras. Inicia hoje, às 19 horas na escola. Todos os pais estão convidados a participar.

Programa traz a possibilidade de conhecer ainda mais os filhos. Quem comenta é CLEUSA TIBER, mãe, que estará participando dos encontros do proerd pais, na escola Médici. Para ela, o programa vai fazer os responsáveis entender mais o comportamento dos filhos e assim facilitar a conversa e convívio nas famílias. Ela afirma que pretende com o proerd, aprender formas de trazer o debate sobre drogas e violência para dentro de casa, de uma forma mais tranquila.

Deputado estadual visita oeste catarinense. FABIANO DA LUZ, conta que esteve recentemente na região para conhecer de perto a realidade de cada munícipio, bem como a situação das rodovias. No seu ponto de vista essas visitas são necessárias para o bom andamento das ações, assim como para que as autoridades tenham conhecimento das demandas de cada região.

Veículo pega fogo no interior. Por volta das 08 horas de hoje, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi chamado para atender a um incêndio numa Saveiro, placas de São Lourenço. Quando a guarnição chegou no local, o carro já estava tomado pelas chamas, ocasionando danos de grande monta. Após a extinção do fogo, o local foi deixado na responsabilidade do proprietário. Ninguém ficou ferido.

Polícia prende homem condenado por homicídio culposo. A Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar de Anchieta, cumpriram ontem, um mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário em desfavor de um homem com 43 anos. A prisão ocorreu após sentença condenatória do crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro relativo praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor. A pena para o crime varia de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. Após as formalidades legais, o apenado foi encaminhado ao Fórum de Anchieta para apresentação em audiência para começar a cumprir a pena em regime inicialmente aberto.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.