ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 08/08/2020

GLOBO EM FOCO – 08/04/20

-GOVERNO AUTORIZA NOVOS SAQUES DO FGTS EM MEIO À CRISE DO CORONAVÍRUS

-SC TEM MAIS QUATRO MORTES E QUARENTENA É PRORROGADA POR MAIS 5 DIAS

-PREFEITURAS DECRETAM PONTO FACULTATIVO QUINTA E SEXTA-FEIRA

-VEREADORES DE SÃO JOÃO DO OESTE REDUZEM SALÁRIOS E DESPESAS

-CHUVA FAVORECE PLANTIO DA PASTAGEM DE INVERNO

-ASSEMIT LANÇA CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO COMÉRCIO LOCAL

-POLÍCIA INVESTIGA TENTATIVA DE HOMICÍDIO

-SAMU DE ITAPIRANGA SOCORRE HOMEM QUE ENGOLIU PREGO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


A Espanha registrou nesta quarta-feira novas 757 mortes relacionadas ao novo coronavírus nas últimas 24 horas. É o segundo dia consecutivo de aumento no número diário, elevando o total para 14 mil 555 óbitos no país. Em Londres, na Inglaterra, o prefeito SADIQ KHAN, afirmou que o Reino Unido está longe de reduzir as restrições impostas para conter a propagação da pandemia. O levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkings, em atualização na manhã de hoje, apontou que o novo coronavírus já atingiu mais de um milhão e 400 mil pessoas ao redor do mundo e já matou mais de 82 mil e 900 pessoas. Mais de 307 mil pessoas se recuperaram da doença.


Os Estados Unidos registraram mil 939 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo boletim da Universidade Johns Hopkins divulgado na noite desta terça-feira. Este número diário de óbitos é o mais elevado para um país em todo o planeta desde o início da pandemia e coloca os Estados Unidos com 12 mil 844 mortes no total. O país responde ainda por mais de um quarto dos casos declarados oficialmente de COVID-19 em todo o mundo: 398 mil 185, sendo 29 mil 609 apenas no último dia.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta terça-feira que vai suspender a contribuição de seu país à Organização Mundial da Saúde, acusando a instituição de mal desempenho na pandemia do novo coronavírus. O presidente escreveu no Twitter que a OMS estava realmente errada em relação ao novo vírus. Em coletiva de imprensa, TRUMPN voltou a acusar a OMS de ter errado na forma de lidar com a pandemia. Segundo o presidente norte americano, "perderam a oportunidade epoderiam ter alertado meses antes” para o problema do coronavírus.


O governo publicou no fim da noite desta terça-feira uma Medida Provisória que libera saque de mil e 45 reais de contas ativas e inativas do FGTS a partir de 15 de junho e até 31 de dezembro. Caberá à Caixa Econômica Federal definir os critérios e o cronograma dos saques. A MP também acaba com o com o Fundo PIS-Pasep. O patrimônio acumulado nas contas dos participantes do Fundo PIS-Pasep fica preservado. A medida provisória transfere o montante para dar mais liquidez ao FGTS, que vem sendo usado nos últimos anos para injetar dinheiro na economia. O texto é uma forma de mitigar os efeitos na economia da pandemia de coronavírus.


O Senado aprovou nesta terça-feira em sessão virtual, por 78 votos a zero, um projeto que cria uma linha de crédito para micro e pequenas empresas durante a pandemia do novo coronavírus. O texto ainda será analisado pela Câmara dos Deputados e entrará em vigor se for sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. Pelas estimativas, serão destinados ao programa 13 bilhões e 600 milhões de reais. De acordo com a proposta, o valor que poderá ser financiado corresponderá a, no máximo, 50da receita bruta da empresa em 2019. As empresas poderão pedir acesso ao crédito até 30 de junho. Os juros serão de três vírgula 75 por cento ao ano. O pagamento poderá ser feito em até 36 parcelas. A dívida deve ser paga a partir de seis meses após a concessão do crédito.

O governo começa a pagar na quinta-feira a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 reais para pessoas inscritas no Cadastro Único com conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. Para os clientes dos demais bancos, o pagamento será feito a partir do dia 14 deste mês. O valor será pago a título de ajuda durante o período de pandemia do novo coronavírus. O segundo pagamento do benefício de 600 ocorrerá entre 27 e 30 de abril, conforme a data de aniversário dos beneficiários. E a última parcela será paga de 26 a 29 de maio. A ideia é que todo o pagamento do benefício - as três parcelas de 600 - seja feito em cerca de 45 dias, totalizando a liberação 98 bilhões de reais para 54 milhões de pessoas. Sobre a doença, o país superou a marca de cem óbitos em apenas um dia. Foram 114 em 24 horas e o número total de morte é de cerca de 700.

Em Santa Catarina, pelo menos oito hospitais já fazem parte da rede de unidades que promovem estudos clínicos para testar a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Duas unidades ficam em Florianópolis, quatro em Joinville, uma em Criciúma e uma em Blumenau. Pelo menos três desses hospitais já têm pacientes voluntários que estão sendo testados. No Brasil, mais de 40 centros clínicos participam dos estudos, encabeçados por importantes instituições de saúde, como Hospital Israelita Albert Einstein, HCor, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e integrantes da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva. Os pesquisadores pretendem avaliar entre 800 e mil e 200 pacientes voluntários. Os pacientes serão voluntários, com 18 anos ou mais e serão selecionados por sorteio, para garantir a distribuição ideal da amostragem do estudo. O tratamento com a hidroxicloroquina levará em torno de sete dias.

O número de pessoas contaminadas por coronavírus em Santa Catarina subiu em oito e meio por cento nas últimas 24 horas. São 457 casos confirmados, 36 a mais do que no dia anterior. Desses, 54 pacientes estão em UTI. O número de mortes também teve acréscimo: com quatro óbitos a mais, o Estado chegou a 15 mortes nesta terça-feira. Elas ocorreram em municípios da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. Florianópolis segue como a cidade com o número mais alto de pessoas contaminadas no estado, com 114 casos. Logo depois aparece Blumenau, com 52 pacientes e Joinville com 26. O estado também confirmou ontem que 68 pacientes deram alta das UTIs e foram para leitos comuns. Segundo o governador CARLOS MOISÉS são pessoas que "estão no caminho da cura".

Além da atualização de números, o Estado também anunciou a prorrogação da quarentena por mais cinco dias. Dessa forma, as restrições nas atividades continuam até a próxima segunda-feira. O governador CARLOS MOISÉS explicou ontem que a manutenção das restrições segue uma orientação do Ministério da Saúde. Apesar da renovação da quarentena, alguns setores foram liberados. A partir dessa quarta-feira voltam a funcionar atividades em oficinais, borracharias, varejo de auto-peças, auto center, vendas e instalação de acessórios, concessionárias, auto-elétricas, venda de máquinas, locação de veículos, serviços de despachantes e autoescolas, inspeção veicular, lavações e afins. Apesar dos apelos das entidades empresariais de Santa Catarina, o comércio geral terá que esperar mais um pouco para retomar atividades.

Prefeituras da região decretam ponto facultativo nesta quinta e sexta-feira. O ponto facultativo nas repartições públicas municipais será nesta quinta-feira santa e na sexta-feira da Paixão, feriado católico. Não terão atendimento nestes dois dias as prefeituras de Belmonte, Santa Helena, Iporã do Oeste e São João do Oeste. Em Descanso e Tunápolis o atendimento será somente na parte da manhã desta quinta-feira, com ponto facultativo a partir da tarde. Mondaí terá atendimento normal nesta quinta-feira, respeitando as medidas do decreto, com feriado somente na sexta. O atendimento será normalizado na segunda-feira, dia 13, conforme também prevê o decreto estadual, que trata do isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. O prefeito de Itapiranga, JORGE WELTER decretou ponto facultativo nesta quinta e sexta-feira, voltando atendimento apenas na segunda-feira.

Câmara de vereadores de São João do Oeste reduz salários e despesas. Os vereadores aprovaram na sessão de ontem a noite a resolução que reduz salários e despesas do poder legislativo, a fim de priorizar investimentos no combate à pandemia da COVID-19. De acordo com o presidente do legislativo, ERNI JUVER, foi estabelecido a redução dos vencimentos dos vereadores e do assessor jurídico em 20 por cento. Informa que, por unanimidade, os vereadores decidiram que o valor economizado deve ser destinado diretamente ao Fundo Municipal da Saúde, com desconto na folha de pagamento dos parlamentares. ERNI JUVER considera que desta forma o governo municipal terá maior possibilidade de investimentos na área da saúde que demanda cuidados especiais neste período de pandemia.

Câmara de vereadores de São João do Oeste suspende pagamento de horas extras, licenças prêmio, indenizações e outras vantagens destinadas aos servidores. Conforme o presidente do legislativo, ERNI JUVER, somando todos os cortes será possível economizar, em três meses, mais de quarenta mil reais. A câmara de São João do Oeste ainda suspendeu viagens para participação de cursos e pagamentos de diárias, deixando as despesas mínimas para manutenção das atividades do legislativo. ERNI JUVER diz que todos os vereadores aprovaram estas medidas e esperamos que elas sirvam de exemplo para os governantes em Florianópolis e Brasília. O presidente informa que a câmara também está disposta a antecipar sobras do orçamento para ser utilizado nas medidas relacionadas à pandemia da Covid 19.

Vereador AFONSO NIEHUES anuncia novo partido de filiação. Após deixar o MDB, NIEHUES confirma filiação ao PSD. Eles declara que foi bem recebido nos quatro partidos de oposição e optou pelo PSD, o Partido Social Democrático. Para o vereador, usar o número 55 é motivo de orgulho cita como referência a deputada itapiranguense MARLENE FENGLER. De acordo com NIEHUES, a decisão foi conjunta com os quatro partidos. Ele revela que tem recebido apoio e carinho com membros dos partidos incluindo de onde saiu o MDB. AFONSO NIEHUES reconhece que se trata de uma mudança profunda em comportamento político , porém afirma que o partido político não é o diferencial e sim as pessoas que integram a sigla.

AFONSO NIEHUES é cauteloso ao falar em corte de salário em virtude da pandemia da Covid 19. |O vereador diz que é favorável a qualquer ação conjunta em benefício da coletividade. Salienta que o problema no momento não é a falta de recurso e diz que muitos usam da demagogia para chamar atenção. NIEHUES considera que é saudável a redução de gasto público em todos os setores incluindo o executivo. Já o presidente do legislativo de Itapiranga, ALEXANDRE SIQUEIRA, considera que o corte de salários precisa ser analisado comcritério, avaliando inclusive o impacto que isso iria gerar para ações de combate ao novo coronavírus. Ele não é contrário, porém não defende o imediatismo nesta ação. O vereador AFONSO UTZIG é favorável ao gesto de contribuição com redução do salários do vereadores para contribuir com os cofres públicos devido a despesas extras para o controle da pandemia.

Chuva favorece plantio da pastagem de inverno. Conforme o agrônomo, LEOCIR ALBAN, a chuva da última segunda-feira foi muito importante, principalmente para as culturas da safrinha, como soja e milho, em que as perdas devido à seca chegam a 50% em alguns municípios. O agrônomo ressalta que a época é também para a troca das pastagens de verão pelas de inverno. Ele afirma que com a chuva do começo desta semana o solo está com as condições ideais para a semeadura das pastagens. ALBAN cita que as variedades mais comuns de pastagens são a aveia e o azevem, com a introdução nos últimos anos do trigo, propício para produção de pasto. O agrônomo ressalta que nesta época da transição ocorre o chamado vazio forrageiro, que ocorre em duas épocas, no outono e na primavera. Ele explica que devido à troca de pastagens, por um período de cerca de 30 dias o produtor terá que fazer uso de alimentos conservados, principalmente a silagem.

CAPS de Mondaí mantém atendimento presencial para casos de emergência. De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, NATÁLIA DA SILVA, o trabalho do CAPS com os usuários é a reinserção em grupos e oficinas terapêuticas, o que no momento está suspenso, como medida de prevenção a pandemia. NATÁLIA destaca que sempre que os usuários necessitam é fornecida a receita para retirada dos medicamentos na unidade de saúde. Conforme a coordenadora, caso seja necessário algum atendimento presencial é feita uma avaliação e se confirmada à necessidade ocorre o agendamento com o paciente. NATÁLIA comenta que caso o usuário apresente algum sintoma do vírus, não é agendado o atendimento presencial, e as orientações são repassadas pelo celular. A coordenadora lembra que há grande preocupação com as conseqüências do isolamento social, tanto para a saúde mental como para a economia, e por esse motivo casos emergenciais estão sendo atendidos.

Dia Mundial da Saúde chama atenção para cuidados com doenças que afetam a sociedade. A data é comemorada anualmente no dia sete de abril. Conforme o médico da unidade de saúde de Iporã do Oeste, LUIS CARLOS BARBOSA, o setor da saúde teve muitos avanços nos últimos anos, mas no momento vive um dos maiores caos com a pandemia do coronavírus. O médico afirma que a sociedade é atingida por uma pandemia em média a cada 100 anos. Ele cita que as últimas pandemias foram da gripe espanhola, além da varíola, a peste negra na Europa e outra doenças ocasionais como a gripe suína, H1N1, e zica vírus. LUIS CARLOS BARBOSA ressalta que para todos os problemas foram desenvolvidas vacinas e métodos de prevenção, mas no caso do coronavírus, é uma doença ainda nova com estudos em andamento, e considerada perigosa, principalmente para os grupos de risco, como idosos, diabéticos, hipertensão, grávidas e com imunidade baixa.

O médico destaca que a secretaria de Saúde já está providenciando a confecção de mascaras com o objetivo de promover uma campanha para que a população faça uso dessa proteção. Ele defende que a máscara seja usada não apenas por pessoas que tenham algum sintoma do vírus ou de gripe, mas sim, por todos para a prevenção da doença. Ele cita como exemplo o país chinês em que o uso da máscara já está presente na cultura da população. LUIS CARLOS BARBOSA comenta que isso inclusive tem contribuído para evitar que as doenças se alastrem na China. O médico orienta que as máscaras podem ser confeccionadas em casa, com material que não seja muito poroso. Para testar a eficiência da máscara, pode ser usado um spray, que não pode atravessar o tecido. O material pode ser higienizado e secado ao sol, para depois ser reaproveitado. O médico chama atenção para cuidados com higiene, evitando nesse período também o uso de barba, unhas compridas ou acessórios como as joias, que podem favorecer a contaminação.

Setor de alimentos mantém faturamento durante a quarentena, mas sindicato demonstra preocupação com projeção de queda na demanda. De acordo com o sócio proprietário da empresa Casa da Cuca de Iporã do Oeste e presidente do Sindicato da Alimentação do Extremo Oeste, GILBERTO SCHNEIDER, entre todos os setores da indústria, o da alimentação tem sido um dos mais privilegiados neste momento de pandemia. O empresário ressalta que mesmo com as medidas restritivas impostas com o decreto do estado, o setor de alimentos tem mantido as vendas considerando que esta é uma necessidade essencial das famílias, principalmente por estarem em casa e o consumo de comida aumenta. Ele cita inclusive que nas primeiras semanas de quarentena o setor registrou aumento no faturamento, com a preocupação das pessoas em estocar alimentos, mas o medo é com a recessão e a baixa na demanda, o que já é registrado no setor de lácteos e deve afetar os demais setores de alimentos.

O Sindi Alimentos possui 38 empresas associadas em toda região, com sede em SMOeste. O Sindicato da Alimentação do Extremo Oeste é filiado a Fiesc. O presidente do sindicato ressalta que as reuniões que tradicionalmente são realizadas a cada 60 dias, de forma presencial, estão sendo mantidas agora de forma virtual, a cada semana para discutir as dificuldades do setor. GILBERTO SCHNEIDER ressalta que na primeira semana do decreto que instituiu a quarentena a maior dificuldade era quanto aos problemas que motoristas estavam enfrentando nas estradas, sem ter estabelecimentos abertos onde pudessem se alimentar e se hospedar. O empresário diz que cada indústria avalia a sua realidade para tomar decisões quanto a necessidade ou não de demissões, pois no momento a demanda vem se mantendo, mas a projeção é reduzir neste próximo mês. Ele afirma que no momento é fundamental se manter positivo e trabalhar para novamente fortalecer a economia.

Assemit lança campanha de valorização do comércio local. Em época de restrições provocadas pela pandemia da Covid 19, a Associação Empresarial de Itapiranga busca formas de apoiar as empresas do município. Conforme o presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI ao comprar no Comércio Local, o cliente auxilia no desenvolvimento do município. As empresas que atuam em Itapiranga geram renda e emprego, pagam impostos municipais e ajudam a alimentar o círculo virtuoso de prosperidade do município. Comprando do comércio local o dinheiro retorna para o cliente em forma de educação, saúde, qualidade de vida, segurança e infraestrutura. GUARESCHI reconhece que o momento é difícil, porém acredita que todos precisam fazer a sua parte. O presidente da Assemit parabeniza os profissionais da saúde pelo trabalho e informações prestadas durante a pandemia da Covid 19.

Associação Empresarial orienta as pessoas para evitarem aglomeração e usarem máscara. O presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI demonstra preocupação com a falta de conscientização das pessoas nas ações de prevenção. Ele cita como exemplo a busca por atendimento em bancos, muitas vezes desnecessárias e sem respeitar as medidas preventivas. O presidente da Assemit observa ainda que está ocorrendo muita aglomeração em mercados e outros estabelecimentos que estão autorizados a prestar atendimento. GUARESCHI salienta que não é necessário a família toda estar presente nas compras. Destaca ainda que lojas de confecções e outros seguimentos que não estão autorizadas abrir as portas, podem fazer vendas com tela entrega. Os clientes possuem acesso pelas redes sociais e por telefone para garantir presentes de Páscoa e compras que necessitarem.

Profissionais da Epagri utilizam redes sociais para manter contato com as pessoas que buscam capacitações. Medidas fazem parte de um plano de ação para contribuir em período de pandemia e quarentena. Segundo a extensionista social da Epagri de Itapiranga, ALÉSIA LAUSCHNER, são repassadas dicas de saúde e de alimentação saudável. Ela reconhece que o novo coronavírus assusta e causa incertezas, porém é preciso buscar formas de redirecionar o foco na rotina diária das famílias. A extensionista salienta que as crianças estão em casa e até famílias inteiras em quarentena e por isso é importante receberem dicas com opções de alimentação mais saudável. ALÉSIA diz que na agricultura familiar com mínimo de organização é possível produzir os alimentos em hortas, pomares, criação de animais e aves. As família possuem acesso a proteínas que necessitam e sem conservantes.

Quarentena pode ser aliada no consumo de alimentos mais saudáveis. Correria do dia a dia reduz tempo das pessoas para suas refeições. A extensionista da Epagri considera que desta forma é possível ter maior imunidade com alimentação mais colorida contendo cereais, frutas, hortaliças e legumes. Outra vantagem é o preparo diário, pois as pessoas possuem mais tempo para fazer suas refeições. A extensionista chama atenção para o preparo da horta e início do plantio de hortaliças de curto prazo e temperos. ALÉSIA LAUSCHNER avalia que estas atividades proporcionam ocupação saudável para manter a saúde mental e pensamento positivo em uma forma de otimismo. Observa ainda que a Covid 19 é uma novidade e todos estão aprendendo lidar com esta situação que mudou a rotina da população.

Polícia investiga tentativa de homicídio Dionísio Cerqueira. Por volta de 15 minutos de hoje, a guarnição da PM em rondas no bairro Joana, encontrou um homem caído na rua. Ele apresentava vários cortes e estava todo ensanguentado. Os policiais iniciaram os procedimentos de primeiros socorros para estancar o sangue e acionaram o Corpo de Bombeiros que conduziu a vítima ao hospital municipal. Apesar dos ferimentos graves o homem afirmou aos policiais que havia sido atacado por duas ou três pessoas, que não sabia o motivos do ataque. As guarnições fizeram rondas nas proximidades, porem nenhum suspeito foi encontrado.

Polícia Civil de São José do Cedro identifica responsáveis por vandalismo. A ocorrência foi registrada no final da noite de quinta-feira, quando dois jovens danificaram árvores plantadas na Rua Irmã Ludovica, no centro da cidade, além de atirarem lixeiros contra imóveis da região. Conforme o delegado da comarca, SANDRO ZANCANARO, após a análise das imagens e com auxílio da população, a polícia civil chegou a um dos autores, um adolescente de 17 anos de idade, que, acompanhado da mãe, prestou declarações na Delegacia, tendo apontado o outro autor, de 20 anos de idade. A Policial Civil informa que já foram instaurados procedimentos policiais contra os dois suspeitos e eles deverão ser chamados para pagarem pelos prejuízos causados. O delegado ressalta que os policiais civis continuam atuando na investigação de crimes e responsabilizando os seus autores, independentemente da situação de Pandemia instaurada.

Operação desarticula roubo de carga de arroz envolvendo caminhões de Maravilha no Maranhão. Uma operação policial desarticulou uma ação criminosa de roubo de carga de arroz na região Tocantina. A operação foi desencadeada pelas polícias Militar e Civil de Imperatriz e Viana, no Maranhão. Os caminhões envolvidos possuem placas de Maravilha. Os motoristas teriam registrado Boletim de Ocorrência, em Porto Franco, de que as cargas que transportavam foram roubadas. A transportadora entrou em contato com a polícia, que imediatamente desencadeou uma operação no sentido de chegar aos suspeitos. Serviço de Inteligência da PM apontou que uma carga de arroz teria sido roubada e que estaria sendo rastreada. Com os levantamentos feitos, a polícia constatou que não se tratava de roubo, conforme relatado pelos dois motoristas no Boletim de Ocorrência. Eles foram contratados previamente para desviar a carga avaliada em mais de 100 mil para outro destinatário e vender, forjando assim o roubo da carga.

Os motoristas foram localizados e confessaram aos policiais que venderam a carga com aproximadamente 80 toneladas por 20 mil reais. A venda ocorreu para um empresário na cidade de São Vicente de Ferrer. A polícia também apreendeu os caminhões. A segunda parte da operação foi realizada no último dia quatro deste mês e resultou na prisão do empresário que teria comprado a carga. Os policiais conseguiram recuperar boa parte da mercadoria que estava escondida num galpão, na cidade São Vicente de Ferrer. A carga, segundo a polícia, era a mesma desviada pelos caminhoneiros. Todos os envolvidos no desvio da mercadoria foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Viana. Eles foram autuados pela prática criminosa de roubo.

SAMU de Itapiranga socorre homem que engoliu um prego. Foi ontem por volta das nove horas e 20 minutos na localidade de Aparecida, interior de Itapiranga. A guarnição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência conduziu a vítima para o Hospital Sagrada Família. Um homem de 42 anos ingeriu um prego em um momento de descuido durante o trabalho que realizava. No hospital foi realizado exame de Raio X que constatou o objeto. A vítima foi transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A Assessoria de imprensa do Hospital Regional informou que o paciente foi avaliado e passou por exames de imagem e clínicos. Ele foi liberado com orientações médicas na espera para eliminar o prego.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.