ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 08 03 2019

-MULHERES GANHARAM 20 E MEIO POR CENTO MENOS QUE OS HOMENS EM 2018

-MOISÉS PROTOCOLA PROJETOS DE INCENTIVOS FISCAIS NA ASSEMBLEIA

-ENQUETE APROVA FAISMO SEM SOBERANAS NESTE ANO

-EVENTO MULHERES QUE INSPIRAM MULHERES SERÁ HOJE A NOITE

-VEREADOR DO PSD QUESTIONA ESCOLHA DE CÁSSIO PARA LIDERANÇA DO GOVERNO

-OPERAÇÃO DA PM VISTORIA CERCA DE 240 BARES NA REGIÃO

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NO VILA NOVA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, teve protestos para pedir direitos iguais e respeito em vários países. Na Espanha, as mulheres organizaram a segunda greve geral feminista. Em Israel, integrantes do movimento progressista "Mulheres do Muro" convocaram uma manifestação no Muro das Lamentações, local sagrado para os judeus, na Cidade Velha de Jerusalém. Em Hong Kong, trabalhadoras domésticas e ativistas participaram de um protesto por melhores condições de trabalho.


O número de brasileiros impedidos de entrar nos países da União Europeia aumentou 61 por cento em 2018 com relação ao ano anterior, de acordo com a Frontex, a agência europeia de controle das fronteiras do bloco. A Frontex registrou que quatro mil 984 brasileiros foram barrados em 2018. Com isso, o Brasil é o sétimo país com mais cidadãos impedidos de entrar no bloco europeu. Os brasileiros foram majoritariamente barrados pela falta de visto válido ou permissão de residência e a falta de documentos que justifiquem a viagem ou as condições de permanência.


Veículos de imprensa venezuelanos e usuários de redes sociais relataram falta de energia em diferentes partes da Venezuela na tarde desta quinta-feira. O site do jornal "El Nacional" afirma que pelo menos 21 bairros da capital Caracas e oito estados do país foram afetados. No Twitter, a empresa estatal de energia Corpoelec afirma que ocorreu uma sabotagem na usina hidrelétrica de Guri, situada no leste do país.


A defesa do ministro do Turismo, MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO apresentou nesta quinta-feira ao STF um pedido de desistência de um recurso no caso dos supostos "candidatos-laranja" do partido. Os advogados haviam pedido a transferência do processo da Justiça de Minas Gerais para o Supremo. A investigação apura supostas irregularidades no repasse de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha pelo PSL a quatro candidatas nas eleições de 2018. A denúncia é de que parte do dinheiro enviado a quatro candidatas, segundo as investigações, foi devolvida a assessores ligados ao ministro.


O vice-presidente HAMILTON MOURÃO afirmou nesta quinta-feira que o presidente JAIR BOLSONARO foi "mal interpretado" ao declarar que "democracia e liberdade só existem" quando as Forças Armadas desejam. Segundo MOURÃO, o presidente quis dizer que onde as Forças Armadas não estão comprometidas com democracia e liberdade, esses valores morrem. MOURÃO afirmou que é isso o que acontece na Venezuela. Ele também disse que o tom da fala do presidente não foi ameaçador.


As mulheres seguiram ganhando menos em 2018. Um levantamento IBGE divulgado nesta sexta-feira relevou que o rendimento médio das mulheres ocupadas equivalia a 79 e meio por cento do que era recebido pelos homens. No ano passado, o rendimento médio das mulheres foi de dois mil e 50 reais, enquanto os homens receberam dois mil 579, uma diferença de 20 e meio por cento. Os números colhidos em 2018 mostram uma melhora em relação a 2017, quando o rendimento médio das trabalhadoras equivalia a 78 por cento dos homens, mas ficou inferior ao observado em 2016.



A Justiça determinou que o acusado de matar o professor indígena MARCONDES NAMBLÁ, de 38 anos, em Penha, no Litoral catarinense, vá a júri popular no dia 25 de junho. GILMAR CÉSAR DE LIMA foi preso 13 dias após o crime, em 2018, e segue detido no Presídio de Blumenau. LIMA confessou o assassinato e será julgado por homicídio qualificado, por motivo fútil e sem chance de defesa da vítima. MARCONDES foi espancado durante a madrugada de Ano Novo, enquanto caminhava pela avenida Eugênio Krause, em Penha. Uma câmera de segurança registrou o momento em que foi é atacado.


Em 2019, os catarinenses estão pagando, em média, três vírgula dois por cento a menos de IPVA do que no ano passado. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2018 de acordo com a tabela Fipe. Em Santa Catarina, o tributo varia entre um e dois por cento do valor venal do veículo. Proprietários de veículos com placas que terminam em três, que optarem por pagar o IPVA em três vezes sem juros, podem quitar a primeira parcela até a segunda-feira, dia 11. As demais parcelas têm vencimento no dia 10 dos meses seguintes, neste caso, abril e maio.


O governo de Santa Catarina enviou nesta quinta-feira à Assembleia Legislativa do estado dois projetos de lei relacionados a políticas públicas de redução ou isenção do Imposto sobre Operações relativas ao ICMS. O primeiro projeto trata sobre seis itens da cesta básica, que continuarão com ICMS de sete por cento em todas as operações, inclusive para o consumidor. São eles: farinhas de trigo, milho e mandioca, massas alimentícias na forma seca e não cozida, pão francês, arroz branco, feijão e leite longa vida. O segundo projeto trata de produtos do agronegócio e beneficia produtos, como por exemplo, suínos vivos.


A recente polêmica envolvendo candidaturas laranjas para completar a cota destinada as mulheres nos partidos trouxe à tona um problema histórico no país: a presença da mulher na política. Os partidos tem muitas dificuldades em completar a lista de candidatas do sexo feminino e, nos casos mais graves e extremos, lança as mulheres apenas para atender a lei, sem uma efetiva participação. O Peperi Debates vai debater esse assunto e analisar as cotas e a presença da mulher na política. O programa vai receber as vereadoras do PT, MARIA TEREZA e do MDB, SILVIA KUHN, além do presidente do PP, GILMAR BALDISSERA e do secretário do PSD, ELIAS ARAÚJO. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.


O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, SANDRA ZAWASKI. Ela vai falar sobre a assembleia geral dos professores estaduais no sábado da semana que vem em São Miguel do Oeste. SANDRA vai explicar os temas da pauta e os pedidos que o Sinte apresentou ao novo governador do estado. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa as 11 horas da manhã.


O Núcleo da Mulher Empresária de São Miguel do Oeste vai realizar nesta sexta-feira uma programação festiva alusiva ao dia internacional da mulher. De acordo com a coordenadora da entidade, JULIANA RISTOFF, o evento “Mulheres que inspiram Mulheres” deverá ser o momento mais importante que o núcleo vai promover neste ano. Ela disse que o objetivo principal é comemorar os 25 anos de existência da entidade na cidade e homenagear empresárias que fizeram história no município. JULIANA explicou que a programação será realizada no Latitudes Eventos com início previsto para as sete e meia da noite.


Quatro personalidades serão homenageadas no evento e os nomes das homenageadas pela câmara da mulher empresária só serão divulgados nesta sexta-feira. De acordo com a coordenadora da câmara, JULIANA RISTOFF, essas pessoas foram escolhidas por representar a história e vida das mulheres, além da força feminina da grande importância e contribuição que tiveram no processo de crescimento do município. Segundo ela, os nomes foram aprovados por todas as participantes do núcleo. A presidente antecipou que a programação do evento de hoje prevê a apresentação da história do Núcleo, logo após será o momento das homenagens e para finalizar será realizado um jantar de confraternização e show com a Banda Yahoo.


A maioria das pessoas que participaram da enquete do programa Boa Tarde Peperi concorda com a decisão da Faismo de não promover o evento de escolha das soberanas da feira deste ano. Pela primeira vez, a exposição não contará com a tradicional corte de soberanas. Na enquete do Facebook, mais de mil e 400 pessoas votaram e 71 por cento são a favor do fim das soberanas. 29 por cento querem que a feira tenha rainha e princesas neste ano. No Instagran, a enquete foi um pouco mais equilibrada: 60 por cento concordam com a decisão da Comissão Central Organizadora e 40 por cento não concordam.


A decisão de não promover o evento de escolha das soberanas da Faismo foi motivada por uma questão estritamente financeira. A explicação é do coordenadora geral da feira, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que o evento é deficitário e a CCO não pode retirar recursos do orçamento da feira para bancar a escolha das soberanas. ZANARDI disse que a despesa para escolher e manter a corte de soberanas é muito alto. Ele afirmou que a rainha é importante, mas a decisão é irrevogável para este ano. Ao invés das soberanas, a CCO vai contratar recepcionistas para orientar visitantes e expositores nos quatro dias da feira.


A Faismo de 2019 deveria manter a corte de soberanas porque esta é uma tradição cultural. A afirmação é da rainha da edição de 2017 do evento, FRANCIELE CAMPANA. Ela disse que entende o argumento financeiro usado pela CCO, mas a presença das soberanas ajudava muito na divulgação da feira. FRANCIELE disse que a rainha e as princesas são “a cara” da Faismo. Ela comentou que a exposição perde ao não escolher a corte de soberanas e que essa decisão deve ser revista para as próximas edições.


A Câmara de vereadores de Barra Bonita vai realizar uma sessão solene em homenagem ao dia internacional da mulher. O evento está marcado para as seis e meia da tarde na sociedade esportiva Independente. De acordo com a presidente do legislativo, NEURA DEREZ, essa será a primeira sessão desse tipo na história do município. A vereadora comentou que apesar do avanços e conquistas, ainda é preciso travar muitas lutas para garantir de fato o empoderamento da mulher. Ela ressaltou que a sessão solene é aberta ao público e todas as mulheres do município serão homenageadas hoje à noite.


Em 23 anos de história, essa é a primeira vez que a câmara de vereadores do município de Barra Bonita tem uma mulher na presidência. NEURA DEREZ foi eleita para presidir a mesa diretora no final do ano passado. Em entrevista para a rádio Peperi na manhã de hoje, ela disse o fato é uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. NEURA citou que as mulheres tem um potencial muito grande e precisam se desafiar a buscar novos espaços na sociedade e na política. Ela disse que a participação feminina ainda é muito pequena, mas as mulheres devem ter consciência do potencial que tem e assumir novas responsabilidades.


A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei de autoria de SILVIA KUHN do MDB e ODEMAR MARQUES do PDT que institui o mês de março como o "Mês de conscientização do uso racional dos recursos naturais". A proposta também inclui a data no calendário oficial de eventos e comemorações do município. O projeto prevê que o município realizará diversas atividades junto às escolas e à sociedade em geral, em parceria com entidades privadas e organizações profissionais para reforçar a importância dos recursos naturais. Um dos objetivos é conscientizar as pessoas para o uso racionais dos recursos ambientais. Entre as ações sugeridas estão campanhas, seminários, palestras e encontros sobre essa temática.


O vereador do MDB, CÁSSIO DA SILVA se manifestou ontem à tarde na Peperi sobre a confirmação do nome dele para assumir a liderança do governo no legislativo. Ele disse que ficou surpreso com o convite feito pelo prefeito WILSON TREVISAN. CASSIO explicou que a primeira conversa sobre a possibilidade de assumir a função ocorreu há cerca de 30 dias. Segundo CÁSSIO, a surpresa maior foi em relação ao reconhecimento ter vindo de um partido adversário e não do MDB. O vereador voltou a afirmar que não teve espaço no partido e que a decisão de aceitar o convite para ser o líder do governo foi pessoal.


O prefeito WILSON TREVISAN deu carta branca ao vereador CASSIO DA SILVA em relação a votação dos projetos do executivo na câmara. A informação é do próprio vereador do MDB. Ele disse que vai manter uma postura de independência na casa e que só aceitou o convite porque o prefeito deu liberdade para que ele continue mantendo a mesma postura que vinha adotando ao longo dos últimos anos na Câmara. CÁSSIO comentou que sua posição irá continuar sendo clara e objetiva. Ele destacou que votará com o que achar melhor para a maioria da população de São Miguel do Oeste, inclusive votando contra projetos do executivo se for o caso.


Apesar dos últimos episódios envolvendo a eleição da mesa diretora e a liderança do governo no legislativo, o vereador CASSIO DA SILVA garantiu que não vai sair do partido neste momento. Ele disse ontem no programa Boa Tarde Peperi que a aproximação com o prefeito WILSON TREVISAN, que também é presidente do PSD, foi apenas no âmbito da liderança do governo. CASSIO disse que não houve convite para trocar de sigla partidária. Ele afirmou que esse assunto não está em pauta, pelo menos neste momento.


O vereador CASSIO DA SILVA é uma pessoa muito próxima do prefeito e que tem honrado a posição de vereador da base aliada. O comentário é do vereador do PSD, ELIAS ARAÚJO. Ele vê como natural a escolha do emedebista para a função de líder do governo no legislativo. ARAÚJO disse que dentro da normalidade e da legalidade existem acordos e estratégias políticas e a indicação de CASSIO para a liderança do governo é uma delas. O vereador do PSD disse que é importante ter um vereador como CÁSSIO ainda mais do lado do governo.


O vereador do PSD, VAGNER PASSOS, também foi pego de surpresa pela nomeação de CASSIO DA SILVA para ser o líder do governo na câmara. Ele disse, em entrevista a Peperi, não foi consultado sobre a escolha da liderança e que só ficou sabendo do fato pelas redes sociais. Ele disse que o prefeito poderia ter escolhido o vereador CARLOS GRASSI que é do PP, partido do vice-prefeito. VAGNER disse que essa situação é bastante estranha, mas que é desse jeito que o prefeito WILSON TREVISAN costuma encaminhar as questões com a base de governo.


Não houve nenhum tipo de diálogo entre o prefeito e os vereadores da base governista para a definição do novo líder do governo na câmara. A reclamação é do vereador do PSD, mesmo partido do prefeito, VAGNER PASSOS. Ele disse que o fato de TREVISAN não conversar com os demais vereadores causou uma mágoa na bancada. VAGNER disse que a confirmação do vereador CASSIO DA SILVA do MDB para a liderança do governo no legislativo também foi uma retaliação do PSD a bancada do partido pela posição adotada na eleição da mesa diretora. Ele afirmou que essa “queda de braço” não é boa para o município. VAGNER afirmou que vai continuar trabalhando da mesma forma, mas que “nada do que acontecer de agora em diante” vai ser surpresa.



A Polícia Militar realizou na noite de ontem uma operação especial em 35 municípios do extremo-oeste. Cerca de 138 policiais participaram da ação e vistoriaram cerca de 240 bares e estabelecimentos do gênero. Durante a operação, os frequentadores dos estabelecimentos foram identificados e revistados. 30 bares estavam com o alvará vencido. Em Guaraciaba, foram apreendidas 24 carteiras de cigarro do Paraguai e uma pessoa foi presa por estar com mandado de prisão ativo. A operação de ontem integra uma série de ações que o décimo primeiro batalhão da PM vem realizando na faixa de fronteira com a Argentina.


A Polícia Rodoviária Estadual registrou apenas um acidente nas últimas 24 horas na região extremo-oeste. A colisão aconteceu por volta das três e meia da tarde de ontem na SC 163 na Linha Beato Roque em São João do Oeste. O acidente envolveu um caminhão baú Volkswagen, emplacado em Tenente Portela e um Astra de São João do Oeste. Os dois veículos trafegavam no mesmo sentido quando o Astra colidiu na traseira do caminhão. Apesar dos danos registrados no carro de passeio, ninguém ficou ferido. O caminhoneiro também saiu ileso.


Um motociclista ficou ferido ao colidir contra um carro na tarde de ontem em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu na comunidade Vila Nova Dois e envolveu uma caminhonete Fiorino e uma moto CG 125 cilindradas. O condutor da moto, um rapaz de 20 anos, sofreu fratura na perna e ferimentos generalizados. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Regional onde recebeu atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.