ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 08-03-2019 Sexta-feira

-MULHERES GANHARAM 20 E MEIO POR CENTO MENOS QUE OS HOMENS EM 2018

-MOISÉS PROTOCOLA PROJETOS DE INCENTIVOS FISCAIS NA ASSEMBLEIA

-SÃO JOÃO DO OESTE IRÁ PROMOVER SEGUNDA TARDE ESPECIAL PARA O DIA DA MULHER

-CRAS DE SANTA HELENA TRABALHA COM FOCO NA ORIENTAÇÃO AS FAMÍLIAS

-TRABALHO COM UNIDADES DE REFERÊNCIA É DESTAQUE NO PLANEJAMENTO DA EPAGRI

-IPORÃ DO OESTE IRÁ INSTALAR ABRIGOS EM PONTOS DE ÔNIBUS DO TRAJETO ESCOLAR

-OPERAÇÃO VERANEIO REGISTRA MAIS DE SEIS MIL BANHISTAS NO RIO URUGUAI

-POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO NA REGIÃO DE FRONTEIRA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, teve protestos para pedir direitos iguais e respeito em vários países. Na Espanha, as mulheres organizaram a segunda greve geral feminista. Em Israel, integrantes do movimento progressista "Mulheres do Muro" convocaram uma manifestação no Muro das Lamentações, local sagrado para os judeus, na Cidade Velha de Jerusalém. Em Hong Kong, trabalhadoras domésticas e ativistas participaram de um protesto por melhores condições de trabalho.


O número de brasileiros impedidos de entrar nos países da União Europeia aumentou 61 por cento em 2018 com relação ao ano anterior, de acordo com a Frontex, a agência europeia de controle das fronteiras do bloco. A Frontex registrou que quatro mil 984 brasileiros foram barrados em 2018. Com isso, o Brasil é o sétimo país com mais cidadãos impedidos de entrar no bloco europeu. Os brasileiros foram majoritariamente barrados pela falta de visto válido ou permissão de residência e a falta de documentos que justifiquem a viagem ou as condições de permanência.


Veículos de imprensa venezuelanos e usuários de redes sociais relataram falta de energia em diferentes partes da Venezuela na tarde desta quinta-feira. O site do jornal "El Nacional" afirma que pelo menos 21 bairros da capital Caracas e oito estados do país foram afetados. No Twitter, a empresa estatal de energia Corpoelec afirma que ocorreu uma sabotagem na usina hidrelétrica de Guri, situada no leste do país.


A defesa do ministro do Turismo, MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO apresentou nesta quinta-feira ao STF um pedido de desistência de um recurso no caso dos supostos "candidatos-laranja" do partido. Os advogados haviam pedido a transferência do processo da Justiça de Minas Gerais para o Supremo. A investigação apura supostas irregularidades no repasse de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha pelo PSL a quatro candidatas nas eleições de 2018. A denúncia é de que parte do dinheiro enviado a quatro candidatas, segundo as investigações, foi devolvida a assessores ligados ao ministro.


O vice-presidente HAMILTON MOURÃO afirmou nesta quinta-feira que o presidente JAIR BOLSONARO foi "mal interpretado" ao declarar que "democracia e liberdade só existem" quando as Forças Armadas desejam. Segundo MOURÃO, o presidente quis dizer que onde as Forças Armadas não estão comprometidas com democracia e liberdade, esses valores morrem. MOURÃO afirmou que é isso o que acontece na Venezuela. Ele também disse que o tom da fala do presidente não foi ameaçador.


As mulheres seguiram ganhando menos em 2018. Um levantamento IBGEdivulgado nesta sexta-feira relevou que o rendimento médio das mulheres ocupadas equivalia a 79 e meio por cento do que era recebido pelos homens. No ano passado, o rendimento médio das mulheres foi de dois mil e 50 reais, enquanto os homens receberam dois mil 579, uma diferença de 20 e meio por cento. Os números colhidos em 2018 mostram uma melhora em relação a 2017, quando o rendimento médio das trabalhadoras equivalia a 78 por cento dos homens, mas ficou inferior ao observado em 2016.


A Justiça determinou que o acusado de matar o professor indígena MARCONDES NAMBLÁ, de 38 anos, em Penha, no Litoral catarinense, vá a júri popular no dia 25 de junho. GILMAR CÉSAR DE LIMA foi preso 13 dias após o crime, em 2018, e segue detido no Presídio de Blumenau. LIMA confessou o assassinato e será julgado por homicídio qualificado, por motivo fútil e sem chance de defesa da vítima. MARCONDES foi espancado durante a madrugada de Ano Novo, enquanto caminhava pela avenida Eugênio Krause, em Penha. Uma câmera de segurança registrou o momento em que foi é atacado.


Em 2019, os catarinenses estão pagando, em média, três vírgula dois por cento a menos de IPVA do que no ano passado. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2018 de acordo com a tabela Fipe. Em Santa Catarina, o tributo varia entre um e dois por cento do valor venal do veículo. Proprietários de veículos com placas que terminam em três, que optarem por pagar o IPVA em três vezes sem juros, podem quitar a primeira parcela até a segunda-feira, dia 11. As demais parcelas têm vencimento no dia 10 dos meses seguintes, neste caso, abril e maio.


O governo de Santa Catarina enviou nesta quinta-feira à Assembleia Legislativa do estado dois projetos de lei relacionados a políticas públicas de redução ou isenção do Imposto sobre Operações relativas ao ICMS. O primeiro projeto trata sobre seis itens da cesta básica, que continuarão com ICMS de sete por cento em todas as operações, inclusive para o consumidor. São eles: farinhas de trigo, milho e mandioca, massas alimentícias na forma seca e não cozida, pão francês, arroz branco, feijão e leite longa vida. O segundo projeto trata de produtos do agronegócio e beneficia produtos, como por exemplo, suínos vivos.


-SÃO JOÃO DO OESTE IRÁ PROMOVER SEGUNDA TARDE ESPECIAL PARA O DIA DA MULHER

-CRAS DE SANTA HELENA TRABALHA COM FOCO NA ORIENTAÇÃO AS FAMÍLIAS

-TRABALHO COM UNIDADES DE REFERÊNCIA É DESTAQUE NO PLANEJAMENTO DA EPAGRI

-IPORÃ DO OESTE IRÁ INSTALAR ABRIGOS EM PONTOS DE ÔNIBUS DO TRAJETO ESCOLAR


Sinte inicia roteiro de visita nas escolas do Extremo Oeste. A coordenadora regional do sindicato dos trabalhadores em educação, SANDRA ZAVASKI lembra que as visitas são feitas sempre no início do ano letivo para avaliação das atividades e conversa com professores, direção e alunos. A intenção é buscar informações sobre as necessidades de cada instituição e apresentar as pautas defendidas. Ela destaca que os encontros servem ainda para prestação de contas sobre as negociações e ações judiciais contra o governo que se arrastam há anos. Lembra que os processos ocorrem de forma coletiva e nem sempre os professores tem acesso a situação na justiça. SANDRA percebe que o nível de aprendizagem e qualidade da educação é considerado bom no Estado, com destaque para o Oeste. No entanto, faltam investimentos. Cita problemas recorrentes na estrutura física das escolas, na organização do quadro de profissionais, a necessidade de concurso e valorização dos professores.


Sinte promove assembleia regional no dia 16. O encontro será no salão paroquial da matriz de SMOeste a partir das oito e meia. A coordenadora regional SANDRA ZAVASKI, antecipa que a pauta terá como tema as negociações com o novo governo. Uma preocupação, segundo a professora, foi o reajuste que houve no piso nacional do magistério, mas, que foi aplicado apenas para os níveis iniciais. Ela revelou que a reforma da previdência também será debatida, já que o tema preocupa a categoria, em relação as mudanças previstas. No projeto atual as professoras mulheres poderão ter aumento de 10 anos de trabalho para conseguir o benefício e os professores homens terão cinco anos a mais de contribuição. SANDRA comenta que a saúde dos profissionais da educação também é um tema de preocupação e por isso na assembleia será lançado um projeto piloto. O trabalho será feito com apoio de uma psicóloga, fisioterapeuta e fonoaudióloga.


Escola Padre Vendelino Seidel organiza assembleia anual da associação de pais e professores. Conforme o diretor do colégio estadual, PEDRO GAUER, a assembleia deste ano será realizada no dia 26 de março, e desde já, é solicitada a participação dos pais ou responsáveis pelos alunos para discutir assuntos diversos da escola. A reunião dia 26 será no período da noite, a partir das 19 horas, no educandário. O diretor enfatiza que é uma oportunidade também para a família conhecer o espaço da escola, os professores e as formas em que os pais podem se envolver e contribuir para o bom andamento dos trabalhos. GAUER ressalta a importância da atuação da APP, que junto com o conselho deliberativo escolar, auxilia na definição das ações e investimentos. No dia 26 ocorre a eleição dos novos membros do conselho. Para abril, no dia cinco, a escola organiza a noite da família na escola.


Belmonte obtém confirmação de 350 mil em emendas. O prefeito de Belmonte, GENÉSIO BRESSIANI, destaca que assim como os prefeitos dos demais municípios da região, que também estiveram na capital federal nos últimos dias, a viagem a Brasília teve como objetivo cobrar dos parlamentares a liberação de recursos. BRESSIANI ressalta que o município já obteve a confirmação de alguns recursos, com boa expectativa ainda para esta semana com a abertura dos programas das emendas dos deputados que indicaram seus municípios. O prefeito cita uma garantia de emendas de 350 mil reais do deputado PEDRO UCZAI, sendo 250 mil para infraestrutura urbana e 100 mil para a saúde. Ele comenta que também fez pedido de recursos para o hospital de Descanso, o qual atende Belmonte, de uma emenda de bancada para auxiliar na manutenção da entidade.


CRAS de São João do Oeste irá promover segunda edição da tarde especial para o dia da mulher. O evento é organizado em parceria com a secretaria de saúde, NASF e núcleo da Mulher Empresária da associação comercial e industrial de São João do Oeste. Segundo a assistente social do CRAS Família Cidadã, CRISTIANE DOS REIS, a programação será realizada neste sábado, dia nove de março, às 14 horas no auditório da feira livre municipal. CRISTIANE destaca que a palestrante será a doutora em enfermagem, KICIOSAN BERNARDI GALLI, que possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, é especialista em educação profissional na área de saúde e enfermagem e em terapia floral. Possui ainda mestrado em saúde e gestão do trabalho, doutora em enfermagem e é docente do curso de enfermagem da UDESC.


O tema que será abordado pela palestrante diz respeito à saúde integral e viver com alegria. A assistente social do CRAS Família Cidadã, CRISTIANE DOS REIS cita também a atividade que será realizada com as mulheres, denominada de dança circular, que oferece experiência de pertencimento, acolhimento, conexão consigo e com o grupo, alegria e plenitude. A programação no dia nove de março contempla ainda uma oficina de artesanato com ANELISE KAUFMANN, que ministra as oficinas do CRAS. Na oportunidade será confeccionada uma lembrança para cada mulher que participar do evento. A assistente social enfatiza que após o encerramento da oficina será oferecido coquetel as participantes. Ela lembra que a programação, voltada a todas as mulheres do município, não terá custos.


A programação para o dia da mulher terá sequencia no dia 15, com o segundo baile das cafonas. Segundo a coordenadora do núcleo da mulher empresária, ANELISE KAUFMANN, além do evento do dia nove, a entidade também organiza uma programação exclusiva para as mulheres, que é o baile da cafona. Ela explica que o baile será realizado no dia 15 de março, a partir das 20 horas e 30 minutos, no clube Ipiranga. O ingresso pode ser adquirido com as integrantes do núcleo, ao valor de 15 reais. ANELISE lembra que a apresentação ficará por conta de uma DJ, e não será permitida entrada de homens. Na primeira edição do ano passado, a coordenadora comenta que houve uma participação significativa de mulheres de São João do Oeste e toda região. ANELISE ressalta que a cada ano o núcleo procura oferecer novas opções de eventos para lembrar a passagem do dia da mulher.


CRAS de Santa Helena trabalha com foco na orientação as famílias. Conforme a coordenadora do CRAS Construindo o Amanhã, psicóloga ANDRESSA FILIPINI, as atividades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos iniciaram ainda em fevereiro, com as crianças e adolescentes. Para iniciar as atividades com o grupo de mulheres, a coordenadora comenta que está sendo aguardada a contratação dos profissionais que ministram as oficinas. ANDRESSA cita que uma das metas do CRAS e da assistência social é levar informação e orientação ao público alvo, levando em conta as suas necessidades. Entre os temas que o setor irá trabalhar, a coordenadora cita diversidade de gênero, combate a violência contra criança, mulher e idoso e a dependência tecnológica que tem afetado a relação familiar e social.


O CRAS iniciou os trabalhos do ano abordando o tema da gravidez na adolescência. A coordenadora comenta que por mais que os jovens tenham informação sobre prevenção às doenças e a gravidez na adolescência, ainda há necessidade de esclarecer dúvidas sobre o tema e que auxiliam na sua formação como cidadãos. ANDRESSA FILIPINI comenta que além da orientação individual, o CRAS também desenvolve trabalhos com grupos. Atualmente são quatro grupos de adultos, destes, um formado por homens. Estes grupos se reúnem a cada duas semanas. ANDRESSA cita também os grupos de crianças e adolescentes com os quais são realizadas atividades todos os dias. Ela destaca também os grupos de orientação a população, que se reúnem mensalmente para esclarecer dúvidas diversas.


A equipe técnica do Centro de Referencia de Assistência Social de Santa Helena é composta pela coordenadora e psicóloga, a assistente social e uma auxiliar de coordenação. O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é coordenado por pedagoga, orientadora social, e auxiliar de serviços gerais. ANDRESSA FILIPINI cita ainda a necessidade da contratação de mais um orientador social para o trabalho com o grupo de mulheres. A coordenadora do CRAS enfatiza que a avaliação deste trabalho com os grupos é muito positiva, pois sempre que ocorrem os encontros são discutidos, minimizados e até evitados problemas com estas pessoas e famílias. Ela avalia que a orientação é fundamental para auxiliar as famílias e a partir do diálogo oferecer a ajuda necessária.


Trabalho com unidades de referência técnica é destaque no planejamento da Epagri regional. O gerente regional da Epagri, JONAS RAMON, destaca que as férias dos funcionários são concentradas nos meses de janeiro em fevereiro, e a partir deste mês as equipes nos escritórios municipais estão completas novamente. Ele cita que o foco dos trabalhos neste começo do ano é o acompanhamento das unidades de referência técnica, as URTs. JONAS RAMON enfatiza que as unidades são propriedades modelos e que servem de referencia, principalmente na área leiteira, gado de corte e fruticultura. Ele comenta que as URTs são usadas como escolas ao ar livre, em que são reunidos grupos de agricultores para repassar orientações nos dias de campo. O gerente comenta que neste acompanhamento mensal é feito o controle contábil e gerencial da propriedade, auxiliando os produtores tanto na produção como na administração da empresa rural.


Em relação aos programas de governo, o gerente regional da Epagri enfatiza que o início ocorre geralmente nos meses de abril ou maio. JONAS RAMON cita os programas de troca a troca de milho, calcário, kit forrageira e kit apicultura. Ele comenta que a maior expectativa é pela reabertura do programa Menos Juros, que o governo subsidia parte dos juros do financiamento, e que teve grande adesão no ano passado. RAMON lembra que o novo governo também está se adaptando, e enquanto os programas não dão início, a Epagri dá continuidade aos trabalhos de assistência e também administrativos como o encaminhamento das licitações. Para este ano são mais de 200 ações previstas com recursos do governo do estado. O gerente garante que os programas serão mantidos ou ampliados, com maior investimento na capacitação de jovens rurais. Já está confirmado o início de mais uma turma de jovens para o próximo mês.


Administração de Iporã do Oeste irá instalar abrigos em pontos de ônibus do trajeto escolar. Segundo o prefeito, LUCIO MALLMANN, durante reunião na manhã de ontem, com a secretaria de educação e os motoristas do transporte escolar, foi solicitado o fornecimento de informações sobre os pontos de parada em todos os trajetos com o objetivo da instalação de abrigos das paradas de ônibus. Ele comenta que ainda no ano passado foi feito o registro de preço dos abrigos de passageiros, e que já estão concluídos. O prefeito ressalta que cada motorista irá informar os pontos ideais, e de maior aglomeração de alunos, para a instalação destes abrigos. MALLMANN cita a possibilidade da administração visitar estes pontos indicados pelos motoristas, para a partir disso, iniciar a instalação dos abrigos pela empresa responsável.


No interior, o prefeito cita que os serviços da secretaria de transportes e obras se concentram na instalação de tubos de concreto nas estradas municipais. LUCIO MALLMANN explica que o município tem prazo até final de abril para executar o convênio com recursos do governo do estado para instalação dos tubos. Com disso, o prefeito pede a compreensão dos agricultores para execução dos demais serviços. MALLMANN diz que devido à extinção das ADRs, há dificuldade de contato com o governo do estado para solicitar a prorrogação do convênio. Sobre o trabalho de modernização das estradas, o prefeito comenta que a empresa reincidiu o contrato, e está sendo firmado contrato com a empresa segunda colocada na licitação. O setor de obras está antecipando os serviços com a detonação das rochas. No momento a detonação ocorre no trecho de São Vendelino e Preferido Alto, e em função disso, o trajeto via linha Esperança deve ser usado.


-OPERAÇÃO VERANEIO REGISTRA MAIS DE SEIS MIL BANHISTAS NO RIO URUGUAI

-POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO NA REGIÃO DE FRONTEIRA


Motociclista sofre ferimentos graves após colisão contra carro. A colisão envolveu uma Honda CG, de São Miguel do Oeste e um Fiorino. O acidente na tarde de ontem ocorreu em uma rua na comunidade Vila Nova Dois, em São Miguel do Oeste. Os bombeiros foram acionados e socorreram a vítima com suspeita de fraturas na perna e braço esquerdo e ferimentos na região da cabeça, além de várias escoriações pelo corpo. O motociclista foi imobilizado no local e conduzido ao Hospital Regional. A PM foi acionada para atender a ocorrência.


Oficial de Justiça é atropelada durante cumprimento de mandado expedido pela Comarca de São Miguel do Oeste. Duas oficiais de Justiça saíram acompanhadas de um advogado para cumprir um mandado de reintegração de posse expedido pela comarca de São Miguel do Oeste. Tratava-se de uma caminhonete. O empresário requerido pediu para fazer uma ligação para a pessoa que vendeu o carro a ele. Segundo o Boletim de Ocorrência, cerca de cinco minutos depois chegaram outros dois homens. Um deles entrou na caminhonete e a oficial de Justiça informou que se fugisse com o carro estaria cometendo um crime. Ele engatou a marcha ré e, como a porta estava aberta, atingiu a oficial e acabou arrastando a moça. O veículo não foi mais localizado/. O caso volta para a comarca de São Miguel do Oeste e seguem as investigações da Polícia Civil.


Colisão entre carro e caminhão é registrada na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 15 horas da tarde de ontem, na SC 163, na Linha Beato Roque, em São João do Oeste. Foi uma colisão traseira de um caminhão baú de Tenente Portela/RS, dirigido por um homem de 41 anos, e um Astra de São João do Oeste, que era conduzido por um rapaz de 21 anos. Além do motorista, havia um caroneiro de 28 anos no automóvel. Os dois veículos trafegavam no mesmo sentido, de Itapiranga para Iporã do Oeste, quando o Astra colidiu na traseira do caminhão, que tentava acessar à esquerda, em uma estrada secundária na linha Pauli. Apesar dos danos registrados no carro, ninguém ficou ferido. As guarnições do Corpo de Bombeiros de Iporã Do Oeste e Itapiranga foram acionadas, mas os envolvidos dispensaram atendimento. A Polícia Militar Rodoviária também atendeu a ocorrência.


Polícia Militar realiza operação na região de fronteira. O objetivo da operação é coibir principalmente os crimes contra a vida, o patrimônio e tráfico de drogas. As ações do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira foram realizadas na noite de ontem com vistoria em bares e similares. Durante a operação os freqüentadores dos estabelecimentos foram identificados e revistados, além dos próprios estabelecimentos terem a sua documentação verificada. A operação aconteceu em todas as cidades que compõem a área de atuação do batalhão, atingindo 35 municípios. Um total de 239 estabelecimentos foram vistoriados. Em 30 deles foi constatado que o alvará de funcionamento estava vencido. Em um bar de Guaraciaba foram apreendidas 24 carteiras de cigarro paraguaios, sendo também presa uma pessoa por estar com mandado de prisão ativo. Foram empregados 138 policiais na ação.


Operação Veraneio registra mais de seis mil banhistas em Itapiranga e Mondaí. Segundo o comandante do quartel dos bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER, a Operação Veraneio em Itapiranga e Mondaí teve resultado positivo. Observa que dos 17 locais de água doce que recebem o serviço de guarda vidas em Santa Catarina, dois são na microrregião. O serviço foi prestado no período de primeiro de dezembro a cinco de março, sempre nos finais de semana e feriados com encerramento no carnaval. RAUBER relata que em Itapiranga foram contabilizadas aproximadamente três mil 250 banhistas que frequentaram a área de lazer Barra do Macaco em linha Laranjeira. Na área de lazer localizada em Mondaí foram duas mil e 900 pessoas durante o período de atuação dos guarda vidas. O sargento considera que o fluxo de pessoas foi expressivo com mais de seis mil banhistas supervisionados.


Sargento dos bombeiros valoriza segurança proporcionada pela Operação Veraneio. O comandante dos bombeiros de Itapiranga, ANDRÉ RAUBER chama atenção para a importância do trabalho preventivo com destaque para resgate de um banhista em Mondaí. Os guarda vidas salvaram um jovem de 19 anos que foi arrastado pela correnteza no Rio Uruguai. A Operação Veraneio em Itapiranga e Mondaí contou com 20 guarda vidas, um bombeiro militar que esteve presente de maneira constante, além de 10 bombeiros militares que realizaram rondas para supervisionar e dar suporte aos civis. ANDRÉ RAUBER lembra que no Extremo Oeste foram três afogamentos registrados em Tunápolis, Anchieta e Paraíso, todos em locais sem atuação dos guarda vidas. O comandante destaca a importância de frequentar áreas de lazer que possuem trabalho preventivo da Operação Veraneio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.