ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 08/03/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, teve protestos para pedir direitos iguais e respeito em vários países. Na Espanha, as mulheres organizaram a segunda greve geral feminista. Em Israel, integrantes do movimento progressista "Mulheres do Muro" convocaram uma manifestação no Muro das Lamentações, local sagrado para os judeus, na Cidade Velha de Jerusalém. Em Hong Kong, trabalhadoras domésticas e ativistas participaram de um protesto por melhores condições de trabalho.

O número de brasileiros impedidos de entrar nos países da União Europeia aumentou 61 por cento em 2018 com relação ao ano anterior, de acordo com a Frontex, a agência europeia de controle das fronteiras do bloco. A Frontex registrou que quatro mil 984 brasileiros foram barrados em 2018. Com isso, o Brasil é o sétimo país com mais cidadãos impedidos de entrar no bloco europeu. Os brasileiros foram majoritariamente barrados pela falta de visto válido ou permissão de residência e a falta de documentos que justifiquem a viagem ou as condições de permanência.

Veículos de imprensa venezuelanos e usuários de redes sociais relataram falta de energia em diferentes partes da Venezuela na tarde desta quinta-feira. O site do jornal "El Nacional" afirma que pelo menos 21 bairros da capital Caracas e oito estados do país foram afetados. No Twitter, a empresa estatal de energia Corpoelec afirma que ocorreu uma sabotagem na usina hidrelétrica de Guri, situada no leste do país.

A defesa do ministro do Turismo, MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO apresentou nesta quinta-feira ao STF um pedido de desistência de um recurso no caso dos supostos "candidatos-laranja" do partido. Os advogados haviam pedido a transferência do processo da Justiça de Minas Gerais para o Supremo. A investigação apura supostas irregularidades no repasse de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha pelo PSL a quatro candidatas nas eleições de 2018. A denúncia é de que parte do dinheiro enviado a quatro candidatas, segundo as investigações, foi devolvida a assessores ligados ao ministro.

O vice-presidente HAMILTON MOURÃO afirmou nesta quinta-feira que o presidente JAIR BOLSONARO foi "mal interpretado" ao declarar que "democracia e liberdade só existem" quando as Forças Armadas desejam. Segundo MOURÃO, o presidente quis dizer que onde as Forças Armadas não estão comprometidas com democracia e liberdade, esses valores morrem. MOURÃO afirmou que é isso o que acontece na Venezuela. Ele também disse que o tom da fala do presidente não foi ameaçador.

As mulheres seguiram ganhando menos em 2018. Um levantamento IBGE divulgado nesta sexta-feira relevou que o rendimento médio das mulheres ocupadas equivalia a 79 e meio por cento do que era recebido pelos homens. No ano passado, o rendimento médio das mulheres foi de dois mil e 50 reais, enquanto os homens receberam dois mil 579, uma diferença de 20 e meio por cento. Os números colhidos em 2018 mostram uma melhora em relação a 2017, quando o rendimento médio das trabalhadoras equivalia a 78 por cento dos homens, mas ficou inferior ao observado em 2016.

A Justiça determinou que o acusado de matar o professor indígena MARCONDES NAMBLÁ, de 38 anos, em Penha, no Litoral catarinense, vá a júri popular no dia 25 de junho. GILMAR CÉSAR DE LIMA foi preso 13 dias após o crime, em 2018, e segue detido no Presídio de Blumenau. LIMA confessou o assassinato e será julgado por homicídio qualificado, por motivo fútil e sem chance de defesa da vítima. MARCONDES foi espancado durante a madrugada de Ano Novo, enquanto caminhava pela avenida Eugênio Krause, em Penha. Uma câmera de segurança registrou o momento em que foi é atacado.

Em 2019, os catarinenses estão pagando, em média, três vírgula dois por cento a menos de IPVA do que no ano passado. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2018 de acordo com a tabela Fipe. Em Santa Catarina, o tributo varia entre um e dois por cento do valor venal do veículo. Proprietários de veículos com placas que terminam em três, que optarem por pagar o IPVA em três vezes sem juros, podem quitar a primeira parcela até a segunda-feira, dia 11. As demais parcelas têm vencimento no dia 10 dos meses seguintes, neste caso, abril e maio.

O governo de Santa Catarina enviou nesta quinta-feira à Assembleia Legislativa do estado dois projetos de lei relacionados a políticas públicas de redução ou isenção do Imposto sobre Operações relativas ao ICMS. O primeiro projeto trata sobre seis itens da cesta básica, que continuarão com ICMS de sete por cento em todas as operações, inclusive para o consumidor. São eles: farinhas de trigo, milho e mandioca, massas alimentícias na forma seca e não cozida, pão francês, arroz branco, feijão e leite longa vida. O segundo projeto trata de produtos do agronegócio e beneficia produtos, como por exemplo, suínos vivos.

Bispo fala sobre a quaresma, tempo de jejum e penitência.

O bispo da Diocese de Chapecó Dom ODELIR MAGRI, ressalta que quaresma é tempo litúrgico forte de reconstrução de si e da comunidade. É um período que coloca alguns questionamentos. Para que vivemos? Sobre o que está fundamentada a nossa vida? Para onde caminhamos? Nesse sentido o bispo fala que quaresma é um tempo forte de conversão. Para isso ela tem sua linguagem, sua celebração, seus exercícios e seus ritos de conversão.

A oração, o jejum e a esmola são como um resumo da vida cristã. Esses exercícios quaresmais, segundo DOM ODELIR, só têm sentido se levarem a uma identificação com Jesus Cristo, são exercícios que alimentam e sustentam o seguimento de Jesus como único Senhor da vida, complementa o religioso. Explica que a toda vida deveria ser uma oração. Na quaresma, a Igreja evoca o Cristo em oração diante do Pai no deserto e nas montanhas.

O jejum é a capacidade de “ordenar” a própria vida para um fim, ao mesmo tempo, é expressão de solidariedade e comunhão com os outros. Já a esmola, segundo DOM ODELIR, atinge o relacionamento com o próximo da caridade. Neste sentido, a esmola significa a atitude de doação gratuita, de serviço ao próximo com generosidade e desprendimento.

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. Segundo o Bispo, um caminho pessoal, comunitário e social que visibiliza a salvação paterna de Deus. Fraternidade e Políticas Públicas é o tema da Campanha da Fraternidade de 2019.

Segundo Colher de Chá reúne mais de trezentas mulheres. Aconteceu na noite de ontem, no centro de eventos de Campo Erê, a segunda edição do evento feito pela administração municipal de Campo Erê, em alusão ao Dia da Mulher. Segundo a primeira dama do município RAQUEL CRISTINA, o encontro foi maravilhoso e cheio de surpresas e muitos brindes para as participantes.

Mulheres participam de oficina da beleza em Segundo Colher de Chá. RAQUEL, comenta que foi muito bom ver o envolvimento das mulheres ao chegarem no centro de eventos e passarem pelo cantinho da beleza. Observa que isso renovou a confiança e auto estima delas. Teve também um painel para fotos, onde elas registram o momento com as amigas e depois foi servido um coquetel. A primeira dama, deseja que todas as mulheres sejam empoderadas e conquistem cada vez mais seu espaço na sociedade.

Criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é anunciado em Segundo Colher de Chá. RAQUEL CRISTINA, ressalta que essa ferramenta vem para somar ainda mais as ações voltadas para as mulheres. É uma proposta que vem para atender e amparar a todas as mulheres. O conselho é composto por mulheres do município de todos os segmentos da sociedade.

Muitas Marias é o tema da palestra do Segundo Colher de Chá. Quem comenta é GLADIS APARECIDA, terapeuta de São Lourenço do Oeste, que ministrou a palestra na noite de ontem. Ela diz, que as mulheres precisam se acolher com amor e gratidão, não ser a Maria coitada, a Maria vai com as outras, mas ser a Maria que brilha, que ama, que quer alcançar seus objetivos.

Escola Médici faz homenagens às mulheres pelo dia internacional. FRANCIELE RIBEIRO Professora da escola em Campo Erê, destaca que foi resgatada dentro da sala de aula a história desse dia. Em atividade externa, foram incluídos os alunos para homenagear as mulheres do município. Dessa maneira, a turma do terceiro ano inovador, percorreu alguns estabelecimentos na manhã de hoje para homenagear as mulheres. Uma das alunas cantou e o restante da turma entregou uma mensagem para cada uma das homenageadas.

Unidade de Saúde Heitor Borges é reaberta em Campo Erê.

Segundo a enfermeira responsável pelo posto LILIAN FACCHIO, ontem aconteceu a reabertura com atendimentos médicos e de dentista. Por enquanto, a profissional destaca que a Unidade conta apenas com um médico. Porém, nos próximos dias mais profissionais devem ser contratados. O posto ficou fechado por dois meses.

Conferencia do Idoso acontece hoje no município. Quem lembra é ADEMAR ALBERTON – secretário de assistência social de Campo Erê. Segundo ele, através do Conselho Municipal do Idoso e Secretaria Social, ocorre daqui a pouco no centro de evento a Conferência Municipal do Idoso. Será das 13 às 17 horas. O tema da Conferência será "Os Desafios De Envelhecer No Século Vinte E Um E O Papel Das Políticas Públicas".

Sintraf e Movimentos Sociais participam de encontro com governador do estado. LIZETE BERNARDI – coordenadora do Sindicato em Campo Erê, relata que esse tipo de audiência acontece com todos os governos para apresentação da pauta dos projetos da agricultura familiar. O governo anterior, cita LIZETE, nunca deu resposta dessa pauta para a categoria. O movimento que agricultura familiar faz no estado é pra o retorno do percentual de uma agricultura forte e sustentável com projeto de inclusão de jovens e mulheres. A coordenadora alega que a comissão foi bem recebida pelo governador CARLOS MOISÉS, que ficou interessado na proposta.

Neste mês acontece uma reunião para análise de pauta da agricultura familiar. LIZETE conta que o encontro será no dia 14, agora de março com o secretário de agricultura do estado. Uma comitiva representante dos sindicatos também vai acompanhar esse trabalho. Apesar de não saber se haverá avanços, a expectativa é muito boa. A demonstração de interesse do governador pela pauta já é uma conquista para a categoria, afirma a coordenadora.

Oito de março: mais que flores, a luta é por direitos. A deputada estadual LUCIANE CARMINATTI, frisa que hoje, Dia Internacional da Mulher, é momento para celebrar conquistas históricas e de homenagear as grandes mulheres que dedicaram suas vidas lutando por uma sociedade mais justa e solidária. Historicamente, oito de março se tornou um dia símbolo e marco mundial das lutas das mulheres. Neste ano, a discussão é contra a Reforma da Previdência, pelo fim de todas as formas de discriminação e violência, por igualdade e em defesa da democracia e dos nossos direitos.

Deputada fala sobre desafios da mulher na sociedade. Conforme LUCIANE CARMINATTI, a mulher teve muitos avanços na luta pelos direitos, pois hoje ocupam diferentes espaços na sociedade. Comenta que a luta nunca foi fácil, começando ainda em 1930 para conquistar o direito ao voto. Destaca que nos últimos anos, a mulher tem assumido papeis políticos, além do comando de empresas, propriedades rurais e muitos outros setores. O número de mulheres responsáveis pelo sustento familiar cresceu muito nos últimos anos, observa a deputada.

Ex-prefeito tem direitos políticos suspensos por improbidade administrativa. O ex-prefeito de Modelo IMÍLIO ÁVILA foi condenado por ato de improbidade administrativa e teve os direitos políticos suspensos por três anos. Ação que resultou na condenação, ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina, apontou que o prefeito dirigiu uma licitação para construção de um pórtico na entrada da cidade a fim de beneficiar a própria empresa.

Promotoria relata que em 2010 o então chefe do executivo promoveu a licitação para execução do portal de acesso à cidade. Na qual a empresa C2 Engenharia e Construções foi contratada mediante o pagamento de 171 mil e 658 reais e 98 centavos. Porém, a obra foi, na realidade, executada pela Metalúrgica Modelo, de propriedade de IMÍLIO. Ocorre que a empresa vencedora teve conhecimento dos termos do edital antes mesmo de seu lançamento - tanto que providenciou os atestados e declarações exigidas 10 dias antes da liberação do edital, especificando, inclusive, os números do processo licitatório que não havia nem mesmo sido lançado.

Acrescenta o Ministério Público que, a fim de garantir o sucesso da C2 na licitação, o edital só foi colocado no mural da prefeitura um dia antes da abertura das propostas. Assim, a vencedora foi a única concorrente. Em seguida, a empresa do prefeito foi subcontratada para a execução do serviço. Diante dos fatos e provas apresentados pelo Ministério Público, o ex-prefeito de Modelo e os proprietários da C2 Engenharia, CLAITON MESACASA e RAFAEL BIAZI, foram condenados à suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público por três anos, seja direta ou indiretamente, por meio de pessoas jurídicas da quais sejam sócios. O promotor de Justiça EDISSON MENEZES diz que vai recorrer da sentença por entender que cabe aos réus, também, aplicação da multa civil prevista na Lei de Improbidade Administrativa.

Veículos colidem no centro. Ontem por volta das 13 horas e 30 minutos na área industrial, em frente a empresa em São Lourenço do Oeste, a guarnição da polícia militar foi acionada para atender a um acidente de trânsito. Se envolveram uma Parati conduzida por um jovem de 25 anos, e um Gol dirigido por um homem de 29 anos. A guarnição efetuou o levantamento do acidente de trânsito que só teve danos materiais.

PM apreende menores com materiais que seriam entregues a detentos da penitenciaria. A equipe da Polícia Militar de serviço na guarda externa da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão observou através das câmeras de monitoramento, dois rapazes em atitude suspeita por volta das 23 horas e 30 minutos de ontem, próximo ao muro do presídio e acionou as equipes. Os policiais estiveram no local, mas não encontraram ninguém e durante patrulhamento nas proximidades localizaram dois menores no pátio de um posto de combustíveis. Eles estavam de posse de uma mochila e dentro dela foi localizada uma garrafa pet com uma corda de aproximadamente 20 metros, 10 pacotes de fumo, sete aparelhos celulares, três carregadores, três cabos USB e um fone de ouvido. Eles informaram que receberiam 500 reais para passar os objetos para o interior do presídio através de uma corda que seria arremessada pelos presos na parte de trás da unidade.

Homem é preso por tráfico de droga. Um homem de 22 anos foi preso nesta quinta-feira, 07, em São Lourenço do Oeste por tráfico de droga. A ação foi coordenada pela Polícia Civil, Divisão de Investigação Criminal (DIC) e Canil, juntamente com a Polícia Militar. Em diligências, a Polícia encontrou alguns usuários habituais de drogas. Eles foram abordados e confessaram que estariam indo adquirir maconha para consumo. Quando o jovem foi abordado, possuía consigo três porções de droga prontas para a venda.

Polícia encontra mais droga na casa do detido. Ele foi conduzido à delegacia, mas os policiais suspeitaram da existência de mais droga na casa dele. Já na residência, os policiais, com ajuda do cão de faro, encontraram mais três porções também já fracionadas de maconha. O detido confessou no interrogatório, que havia adquirido a droga no município de Pato BrancoPR e que faria a entrega a usuários da cidade. Ele foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.