ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 08.02.22 - terça-feira

-PAGAMENTO DO ABONO DO PIS-PASEP COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA

-UM A CADA QUATRO CATARINENSES RECEBEU A DOSE DE REFORÇO CONTRA A COVID

-MUNICÍPIO DESCARTA REATIVAÇÃO DO CENTRO DE TRIAGEM DA COVID-19

-SAÚDE DEVE REALIZAR MAIS UM MUTIRÃO DE CIRURGIAS NA SEMANA QUE VEM

-CASA FAMILIAR INICIA ANO LETIVO COM ALTO NÚMERO DE MATRICULADOS

-CRECHE REGISTRA FILA DE ESPERA DE CRIANÇAS AGUARDANDO VAGA

-PRIMEIRA SESSÃO DO LEGISLATIVO TEM ENTRADA DE DEZ PROJETOS

-AGRICULTURA INTENSIFICA SERVIÇOS DE TERRAPLANAGENS

-CONDUTOR EMBRIAGADO QUASE COLIDE CONTRA CARROS ESTACIONADOS

-PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM PARTE ELÉTRICA MOBILIZA BOMBEIROS

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O ciclone Batsirai cruzou Madagascar e deixou em seu rastro 21 mortos e devastação nas plantações de arroz do centro do país, o que pode agravar a situação humanitária. De acordo com o último balanço do Escritório de Gestão de Riscos e Desastres, além das 21 mortes, o ciclone obrigou 70 mil pessoas a deixarem suas casas. Ele tocou o solo de Madagascar na noite de sábado, com ventos de 165 quilômetros por hora, depois de passar pela ilha francesa Reunião. O Unicef teme que muitas vítimas sejam crianças, em um país onde elas representam mais de 50 por cento da população.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, avaliou nesta segunda-feira que algumas propostas de seu colega francês, EMMANUEL MACRON, para reduzir as tensões entre a Rússia e o Ocidente sobre a Ucrânia podem permitir avanços. Ele também afirmou que fará "tudo o possível" para alcançar "compromissos". Os dois líderes conversaram por mais de cinco horas em Moscou e voltarão a dialogar após a reunião entre MACRON e o presidente ucraniano, VOLODOMIR ZELENSKI, prevista para esta terça-feira em Kiev. O presidente russo também voltou a acusar a Otan de ter se expandido nos últimos 30 anos a ponto de ameaçar a Rússia.

O chanceler alemão OLAF SCHOLZ disse nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, que a Rússia "pagará um preço alto" se atacar a Ucrânia. O líder do governo alemão está nos Estados Unidos para um encontro com o presidente americano JOE BIDEN para falar sobre a crise na Ucrânia nesta que é sua primeira visita oficial ao país. Em Kiev, a ministra de relações exteriores da Alemanha, ANNALENA BAERBOCK, concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira e declarou que a Alemanha irá conceder apoio inequívoco aos ucranianos.

Um levantamento divulgado nesta terça-feira pela ONG Todos pela Educação aponta que 40 vírgula oito por cento das crianças brasileiras entre 6 e 7 anos não sabiam ler ou escrever em 2021. É como se, em uma sala de aula com 25 crianças, 10 delas não houvessem sido alfabetizadas. Para chegar a essa conclusão, a ONG analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE. O questionário foi respondido pelos responsáveis pelas crianças. O número de crianças entre 6 e 7 anos que não sabia ler ou escrever saltou de um milhão 429 milhão em 2019, o equivalente a 25 por cento das crianças brasileiras nessa faixa etária, para dois milhões 367 mil em 2021. O aumento é de 65 por cento em comparação com os números de 2019.

Começam nesta terça-feira os pagamentos do abono salarial PISPasep, referentes ao ano-base 2020. Já nesta terça, os recursos serão liberados para os trabalhadores do setor privado que têm direito ao PIS nascidos em janeiro. Para os servidores públicos, que recebem o Pasep, os pagamentos terão início em 15 de fevereiro. Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento. É preciso ainda estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais. O valor é de até um salário mínimo.

O presidente JAIR BOLSONARO rebateu as críticas que tem sofrido por ter feito mais gastos nos cartões corporativos do governo federal do que os ex-presidentes DILMA ROUSSEFF e MICHEL TEMER. Ele disse que usou mais dinheiro público do que os antecessores porque inaugurou mais obras ao redor do país. De acordo com ele, “não tem exagero”. Na semana passada, o Tribunal de Contas da União decidiu abrir um processo para investigar os gastos do presidente com cartões corporativos. A decisão de instaurar um inquérito foi tomada após denúncias de que o chefe do Executivo teria usado, desde 2019, aproximadamente 30 milhões de reais com os cartões.

Um a cada quatro catarinenses tomou a dose de reforço contra a Covid-19 até esta segunda-feira. Ao todo, Santa Catarina já aplicou um milhão 388 mil e 66 vacinas, o que representa 24 vírgula 90 por cento da população adulta estimada em cinco milhões 573 mil 220. Apesar disso, o número ainda está longe do considerado o ideal, segundo o Estado. A maior taxa de pessoas com a dose de reforço está entre a faixa etária de 70 a 79 anos. Até esta segunda-feira, 79 por cento da população de idosos com essa idade havia recebido a dose extra. Em contrapartida, o número de jovens que tomaram a dose de reforço continua baixo: entre aqueles com 18 e 19 anos apenas três vírgula 62 por cento receberam a dose extra.

Onze escolas da rede estadual de Santa Catarina foram desativadas neste ano. Antes do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação decidiu desativar as unidades, que ficam em sete cidades. A principal justificativa é a otimização da rede, por meio da transferência de escolas aos municípios. Segundo o Estado, a única instituição que deixa de existir é a Escola de Ensino Médio Norberto Lanser, de Blumenau. Nas outras 10 unidades desativadas em 2022, escolas municipais passarão a funcionar nos prédios desocupados pelas unidades estaduais. Os professores da rede estadual serão transferidos para outras unidades da rede. Nessas escolas, as prefeituras assumem a responsabilidade pelo ensino fundamental e o governo garante atenção ao ensino médio.

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina convocou para o dia 15 de fevereiro uma audiência pública para discutir a construção de um novo complexo turístico e de lazer na Serra do Rio Rastro. O encontro acontecerá na Escola de Educação Básica Adolfo José Martins na cidade de Bom Retiro. A audiência vai apresentar uma prévia do que virá no edital de concessão para a exploração comercial de uma área de cerca de 740 mil metros quadrados. O governo do Estado também informou que vai abrir, a partir da próxima sexta-feira, uma consulta pública para esclarecimento de dúvidas sobre a proposta. O futuro complexo turístico do mirante da Serra do Rio do Rastro terá bondinho, shopping e estação de esqui, além de estruturas de apoio, como estacionamento e áreas de alimentação com investimento estimado de 127 milhões de reais.

A escola Catharina Seger do Distrito de Cerro Azul em Palma Sola teve cinco alunos em destaques nas Olimpíadas de Matemática. Conforme o diretor CARLINHOS HORN, dos dez classificados oito compareceram a unidade para fazer as provas. Destes cinco ficaram entre as melhores notas. A premiação ocorreu por fases, como a aluna MARIA REICHERT, que ficou com menção honrosa no nível dois. Já no nível três, outros dois alunos receberam menção honrosa, sendo: KAIKE PAVINATTO e VITOR GARGHETTI. Dois alunos ficaram entre os três colocados, sendo: GEISI HORN com medalha de bronze e GEAN HORN com medalha de prata. Segundo o diretor, nos últimos anos a unidade escolar vem sendo destaque nas olimpíadas com aluno recordista de seis medalhas. Inclusive o estudante ganhou bolsa de estudos 100 por cento custeado pelo governo Federal Para CARLINHOS, isso se deve aos esforços feitos pelos professores durante o período de preparação dos estudantes. Contudo, estes resultados elevam o compromisso dos professores em manter o interesse dos alunos na matéria de matemática.

A creche do Loteamento São Domingos em São José do Cedro possui um grande número de pais aguardando vaga para colocar os filhos na unidade. Apesar de não firmar quantitativo, a diretora DAIANE PASSARIN, garantiu um elevado número de crianças. Por isso, ela solicitou aos pais buscarem a secretaria de Educação ou a própria creche para inscrever o filho na lista. Sendo que mesmo depois de ser chamado, o pequeno precisa passar por adaptações que levam cerca de uma semana, o que poderá estender ainda mais o ingresso efetivo da criança. A diretora afirmou que a unidade chama os próximos nomes da lista assim que houver vaga na creche. Em tempo integral, são atendidas cerca de 150 crianças para uma equipe composta por 20 profissionais. DAIANE, que até então coordenava o Cemeg Infantil, disse que este é um novo desafio em sua carreira.

Apesar do alto registro de casos ativos da Covid-19 diariamente em Palma Sola, a secretaria de Saúde descartou a reativação da ala específica para pessoas com sintomas similares ao vírus. A declaração é do secretário JULIANO ZANDONÁ. Ele comentou que os casos ativos atualmente não estão evoluindo para quadro grave da doença. Por causa disso, até então não há cogitação para reabertura do setor. A ala está fechada desde novembro passado. A decisão na época foi baseada na baixa procura pelo atendimento desde outubro. Atualmente as pessoas com suspeita de infecção, devem procurar a sala do seu ESF para realizar o atendimento. A vacinação contra o coronavírus por parte da população também foi um importante peso para não cogitar a reativação da ala. Ele comentou ainda que na última semana três pessoas tinham sido internadas por causa da Covid e dois pacientes já tiveram alta médica. Apenas um idoso, por ter outras doenças pré-existentes, segue no Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Outro assunto debatido em reunião pela secretaria de Saúde de Palma Sola foi o tempo de isolamento das pessoas infectadas ou com suspeita do vírus. Em Santa Catarina o tempo de isolamento é de sete dias, mas se o paciente testar negativo no quinto dia poderá deixar o isolamento. Caso contrário, cumpre até o décimo dia. Conforme o secretário JULIANO ZANDONÁ, muitas empresas do município tem solicitado informações sobre isso. Em Palma Sola, a secretaria está seguindo a decisão do Ministério Público que prevê entre cinco e dez dias, dependendo do caso. O secretário disse também que o profissional médico define o período conforme o quadro do paciente. Porém, JULIANO afirmou que o colegiado de saúde da Ameosc deve definir um período padrão para todos os municípios.

A secretaria de Agricultura do município de Guaraciaba retomou aos trabalhos com serviços intensos de terraplanagens para futuras construções. O secretário SÉRGIO THALHEIMER, disse que uma parte da equipe está focada nisso devido a edificação e ampliação de granjas com capacidade de dois a três mil animais. Ele disse ainda que o setor está aguardando novos projetos serem liberados para realizar demais terraplanagens. Apesar do momento hídrico atravessado, parte dos agricultores e produtores de gado leiteiro estão otimistas em investir altos valores nas propriedades. Contudo, o secretário destacou que é aguardado a normalização dos preços dos insumos pelos próximos meses. THALHEIMER comentou também que o setor continua fazendo a instalação de sistemas de captação de água da chuva. Segundo ele, muitos trabalhadores rurais estão solicitando a realização deste investimento nas propriedades. Ele disse ainda que os recursos liberados pelo governo estadual tem auxiliado o campo.

A Casa Familiar Rural de São José do Cedro realizou no final de semana a formatura da primeira turma do curso técnico em agropecuária. A informação é da diretora OLÍVIA LUNKES. Foram 11 formandos no último sábado. Ele lembrou que no ano passado também foi realizada outra formação de 15 alunos. Apesar de novos formandos, a diretora comentou que para este ano a escola possui 73 alunos matriculados. Para ela, isso mostra o aumento no ingresso de estudantes a cada ano na Casa Familiar Rural. Mas para atender esta crescente, a diretora afirmou que a estrutura da escola necessitou passar por algumas reformas. Entre elas ampliação de dormitórios e adequações nos demais espaços. OLÍVIA comentou também que a Casa Familiar terá que fazer um relatório diário de casos ativos ou suspeitos da Covid-19 para encaminhar ao governo estadual. O objetivo é acompanhar qual será o impacto da volta às aulas 100 por cento presenciais em todas as unidades escolares de Santa Catarina.

Apesar do anúncio do governo Argentino, a passagem pela ponte Peperi Guaçu no município de Paraíso não foi oficialmente liberada pelo Brasil. Desta forma, qualquer travessia por aquele lugar será tratada como clandestina. A afirmação é do delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira MARK TOLLEMACHE. Ele afirmou que a Polícia e Receita Federal do Brasil já marcaram uma reunião com o governo Argentino para debater esta situação. O delegado afirmou ainda que a travessia pelo Peperi Guaçu não está incluída no acordo do Mercosul como ponto de passagem entre os dois países. O delegado explicou que em Paraíso não possui órgãos de controle migratório como PF e Receita e segue sendo uma passagem insegura devido a pandemia da Covid-19. A entrada de argentinos, por exemplo, será tratada como clandestina e os mesmos poderão sofrer sanções. O governo municipal, assim como estadual, devem buscar a implantação dos órgãos migratórios. Assim que houver uma manifestação por parte do governo brasileiro, a abertura da fronteira pela Ponte Peperi Guaçu deve ser apenas para Paraíso e San Pedro.

A divulgação por parte do governo argentino foi confusa, não obedeceu o acordo do Mercosul e teve o aval do governo brasileiro. Segundo o delegado da Receita Federal de Dionísio Cerqueira MARK TOLLEMACHE, será solicitado ao governo argentino uma retificação por meio de nota devido à informação. Além de explicar o que levou os órgãos do país vizinho adotar esta medida. Na última semana, a Argentina divulgou uma nota autorizando a entrada de turistas pela ponte Peperi Guaçu a partir do sábado, dia cinco, porém a entrada, segundo o delegado, será tratada como irregular.

Dois prefeitos da região estão cumprindo período de isolamento devido a Covid-19. Um deles, o prefeito de Guaraciaba VANDECIR DORIGON, positivou para o vírus ainda na tarde de ontem depois de realizar o teste que diagnosticou a presença do vírus. A regra do isolamento varia entre cinco e dez dias. Apesar disso, VANDECIR vai seguir com as atividades de casa, sem a necessidade de nomear o vice-prefeito como interino. O chefe do executivo de Guaraciaba, segundo a assessoria de Comunicação, informou ainda na tarde de ontem que o quadro de saúde dele é bom. DORIGON passou recentemente por um processo cirúrgico. O prefeito de Anchieta IVAN CANCI, está cumprindo isolamento devido a infecção para o coronavírus de um familiar.

Três dos seis municípios da região de São José do Cedro atualizaram mais um informativo de casos ativos e suspeitos, além de isolados ontem. Palma Sola não atualizou o informativo até o meio-dia de hoje e confirmava 109 pessoas em recuperação. Guaraciaba também não atualizou o boletim ontem e até o fechamento da redação registrava 51 casos ativos. Princesa divulgou seu último informativo no dia quatro e confirmava 59 infectados. Apenas São José do Cedro, Guarujá do Sul e Anchieta atualizaram os dados ontem. Conforme o informativo de Anchieta são 93 casos ativos, nove suspeitos e 140 pessoas monitoradas. Em Guarujá do Sul são 62 pessoas infectadas e 128 monitoradas. Já em São José do Cedro 48 novos casos e possui 118 pessoas infectadas, além de 273 monitorados. São José do Cedro também registrou alta de 60 pacientes ontem.

No final de semana que passou, a secretaria de Saúde de São José do Cedro promoveu o primeiro mutirão de cirurgias eletivas de otorrinolaringologia do ano. Conforme a secretária JUCELI SOLDÁ, foram sete pacientes beneficiados. Na grande maioria foram adolescentes e jovens que aguardavam na fila de espera desde o ano passado, alguns ainda de 2020. O mutirão ocorreu no próprio hospital da cidade. Contudo, nem todos os pacientes foram beneficiados e esperam na fila para serem contemplados nos próximos mutirões. A secretária disse que isso se deve ao número limitado de pacientes atendidos pelo profissional. A secretária comentou ainda que nos próximos dias serão realizadas cirurgias de ortopedia na unidade hospitalar do município, como também cirurgias gerais de baixa complexidade. A previsão é de realizar mais um mutirão no próximo dia 15. JUCELI destacou ainda que os procedimentos ocorrem conforme o quadro de saúde do paciente. Por isso, durante esta semana os contemplados serão chamados pela saúde para fazerem os exames pré-operatórios.

O município possui um convênio com o hospital da cidade visando beneficiar os pacientes. A secretária de Saúde JUCELI SOLDÁ, relatou que esses procedimentos acabam beneficiando a unidade. Sendo que a prefeitura acaba custeando os procedimentos. Ela afirmou ainda que o município possui uma boa unidade e precisa ser mais utilizada dentro da possibilidade.

Ontem a noite ocorreu a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São José do Cedro. A presidência da Casa continuou com o vereador ENIO CAROSSI. Ao todo foram dez projetos de lei que deram entrada e destes nove são em regime de urgência. Por isso, amanhã, a partir das 13 horas será realizada uma extraordinária. Dois foram baixados em comissão para melhor análise dos integrantes. Um deles se trata dotação orçamentária para aquisição de terra onde será edificado o quarto parque industrial. O segundo projeto baixado em comissão trata da incorporação de um veículo Classic na frota. A primeira sessão também contou com a nova integrante, TÂNIA DOS SANTOS, que até então era secretária de Educação. Houve também a ausência devido às férias por 30 dias do vereador GUILHERME FERRARI, e quem assume seu lugar é a suplente SEBASTIANA DE SOUZA. Também foi solicitou o envio de uma moção de pesar à família do ex-prefeito PLÍNIO DE CASTRO. A solicitação foi feita pela vereadora MARCIA DEMOSSI.

O início dos trabalhos na Câmara de Vereadores de São José do Cedro também contou com pedido de informações feitas pelos vereadores. Da bancada de situação, o vereador ISIDERIO DALLO, solicitou o envio de ofício à Celesc, também em nome dos vereadores, para que priorize o restabelecimento de energia no município em casos de necessidade com maior empenho. Ele citou ainda a demora nos atendimentos que ocorreram no passado. DALLO citou também a agilidade dos prazos para a liberação da energia fotovoltaica, após sua implantação. Na bancada de oposição, o vereador CLAUDIO WARTHA, relatou que ter sido procurado por uma família da Linha Santo Antônio para tratar quanto ao fornecimento de água na localidade. Ele disse ainda sobre possíveis valores cobrados para o abastecimento. A vereadora MÁRCIA DEMOSSI, citou o pedido de moradores da Linha Derrubada quanto a continuação do atendimento de consultas na área do ESF quatro. Além De relatar sobre o acesso ao Bairro Santa Rita pela maior segurança dos pedestres que passam pelo local.

O vereador JULIO RUBIN realizou pedidos verbais quanto a melhorias urgentes na ponte da Linha Novo Sarandi. Ele solicitou também o envio de ofício ao DNIT para ocorrer a limpeza na periférica. Já o vereador FERNANDO WILL, requereu à administração que encaminhe cópia do ofício recebido do gabinete da deputada Federal ÂNGELA AMIN, no qual consta que o município não iria mais receber um veículo, caminhão. Ele solicitou melhorias na estrada da Linha Santo Antônio e citou trechos da Linha Santo Isidoro.

A Polícia Militar flagrou um homem dirigindo sob efeito de álcool. O fato ocorreu ontem, por volta das 14 horas, em Iporã do Oeste. Em rondas, a PM localizou um veículo Uno transitando de forma perigosa no centro da cidade, quase colidindo em outros veículos que estavam estacionados sobre a via e ainda vinha no sentido contrário da pista, causando perigo a outros condutores que tiveram que parar seus veículos para evitar acidentes. Diante dos fatos, foi sinalizado para que o condutor parasse o veículo. O homem parou e desligou o veículo no meio da pista, não conseguindo sair do carro devido ao elevado estado de embriaguez. No interior do automóvel foi localizada uma garrafa de cachaça aberta e algumas garrafas de vinho. O condutor aceitou realizar o teste do bafômetro, que constatou a já perceptível embriaguez. Devido a situação, foi dado voz de prisão ao condutor do veículo, pelo crime de dirigir sob efeito de álcool. O homem não acatou a ordem, sendo necessário o uso da força. Ele foi preso.

O Corpo de Bombeiros atendeu por volta das 20 horas e 45 minutos de ontem um principio de incêndio em uma residência na Rua Marechal Deodoro, no Bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o principio de incêndio começou na parte elétrica da residência, que no primeiro momento foi combatido por populares. Os Bombeiros realizaram os rescaldos e prevenção no local. Os danos na residência foram de pequena monta. A Polícia Militar prestou apoio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.