ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 08 02 2020

-AVIÃO COM BRASILEIROS REPATRIADOS DA CHINA CHEGA AMANHÃ AO PAÍS

-CCJ INICIA ANÁLISE DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA TERÇA-FEIRA

-EVENTO COM PROFESSORES MARCA INICIO DO ANO LETIVO NO MUNICÍPIO

-JUIZ PEDE APOIO DA AMEOSC PARA CASA DE APOIO A MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

-DEPUTADO DIZ QUE PSDB TERÁ CANDIDATO A PREFEITO EM SÃO MIGUEL

-VÍTIMA PERDE QUASE OITO MIL REAIS EM GOLPE DO FALSO EMPRÉSTIMO

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA DUAS PESSOAS NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

A China tem 723 mortes por coronavírus e 34 mil 598 casos confirmados, de acordo com o balanço do governo Chinês divulgado na mídia local neste sábado. Ao menos duas mil e 50 pessoas já se recuperaram do vírus. Na província de Hubei, epicentro da epidemia na China, 81 pessoas morreram com o coronavírus. De acordo com a China Central Television, a taxa de mortalidade caiu para dois por cento no país desde quinta-feira.

O pangolim, um pequeno mamífero conhecido por suas escamas e ameaçado de extinção, pode ter tido um papel intermediário na transmissão ao homem do novo coronavírus, que já matou mais de 700 pessoas na China, de acordo com as agências de notícias Reuters e France Presse. A afirmação é de pesquisadores da Universidade de Agricultura do Sul da China. Eles identificaram o pangolim como um possível "hospedeiro intermediário" que facilitou a transmissão do vírus, informou a universidade em um comunicado, sem dar mais detalhes.

A Casa Branca demitiu nesta sexta-feira dois funcionários que testemunharam contra o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, no processo de impeachment. Foram exonerados o tenente-coronel ALEXANDER VINDMAN, especialista em Ucrânia no Conselho de Segurança Nacional e GORDON SONDLAND, embaixador dos Estados Unidos na União Europeia. Os depoimentos de ambos os funcionários levou a Câmara a aprovar o impeachment de TRUMP pela acusação de abuso de poder. O presidente, porém, foi absolvido no Senado nesta quarta-feira.

Os aviões da Força Aérea Brasileira enviados à China para resgatar 34 brasileiros na área mais afetada pela epidemia de coronavírus decolaram de Wuhan por volta das cinco horas da tarde desta sexta-feira. Segundo o Ministério da Defesa, a previsão de voo é de 26 horas, descontadas as escalas. Com isso, as aeronaves devem aterrissar em Anápolis na madrugada de sábado para domingo. Os cidadãos repatriados, assim como a equipe médica e a tripulação dos voos, devem cumprir quarentena de 18 dias na cidade goiana. Até ontem, o Brasil continuava sem nenhum caso confirmado de coronavírus. Segundo o balanço do Ministério da Saúde, equipes ainda investigam oito casos suspeitos. Outros 26 já foram descartados.

O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou na noite desta sexta-feira, o pedido para suspender a atuação do grupo de trabalho do Conselho Nacional de Justiça que estuda a implantação do juiz de garantias em processos penais. O pedido tinha sido apresentado por um advogado, sob o argumento de que os trabalhos afrontariam uma decisão do ministro LUIZ FUX. Em janeiro, FUX suspendeu por tempo indeterminado a designação de dois juízes em cada processo criminal, um para a fase da investigação e outro para a etapa de julgamento. Antes dessa decisão, o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, ministro DIAS TOFFOLI, havia determinado a instalação de um grupo de trabalho para estudar a implementação da medida.

O governo brasileiro está quebrado porque gasta 90 por cento da sua receita com o funcionalismo público, classificado como “parasita” pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. Ele considera urgente a aprovação da reforma administrativa ainda neste ano, para que o dinheiro deixe de ser carimbado e chegue onde realmente faz falta. De acordo com GUEDES, a reforma administrativa deve chegar ao Congresso na próxima semana e vai resolver o problema do dinheiro carimbado no Brasil. Ele afirmou que funcionário público virou um parasita que está matando o hospedeiro que é o Brasil e o dinheiro não está chegando no povo.

Santa Catarina teve melhora na balneabilidade e 74 vírgula cinco por cento dos locais analisados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina estão próprios para banho, conforme relatório divulgado nesta sexta-feira. Na capital, 67 dos 87 pontos examinados podem ser frequentados pelos banhistas. No restante do litoral, são 105 locais de um total de 144. Nos dois casos, houve melhora em relação à semana passada. O relatório completo com todos os locais pode ser consultado no site do IMA.

Designado como relator na Comissão de Justiça dos projetos que tratam da reforma da previdência dos servidores estaduais, o deputado MAURICIO ESKUDLARK anunciou para a próxima terça-feira, às 10 horas, a primeira reunião do colegiado que irá abrir os trabalhos sobre o tema. Ele explicou que os deputados da comissão votarão a admissibilidade da matéria, ou seja, a aceitação para que a proposta tramite na Casa. No mesmo dia, o presidente JULIO GARCIA leva a plenário a proposta que, se for admitida, volta a tramitar na Comissão de Justiça. O líder do PL esclareceu ainda que, depois desta etapa, os parlamentares terão uma semana de vistas coletiva para apreciar as duas proposições. Neste período, os membros da CCJ abrem espaço para ouvir representantes de associações e de segmentos da sociedade. O prazo final para votação em plenário é 24 de março.

O governador CARLOS MOISÉS encaminhou em regime de urgência para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta sexta-feira, o Projeto de Lei Complementar que reajusta o salário mínimo regional do Estado. Se aprovado, o aumento médio será de quatro vírgula 96 por cento. Os pisos para a primeira, segunda, terceira e quarta faixas passarão a ser, respectivamente, de mil 215, mil 260, mil 331 e mil 391. O reajuste será retroativo a primeiro de janeiro, válido para categorias não abrangidas por acordos ou convenções coletivas. A Alesc tem prazo de até 45 dias para votação.

O Peperi Debates deste sábado discutiu a situação e o papel do movimento sindical. O programa de hoje analisou como estão os sindicatos depois das mudanças da legislação e do fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. O debate contou com a participação da presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio no Extremo-oeste, EDRIANE SLAVIERO, da conselheira deliberativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, SANDRA ZAWASKI e do secretário de finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

A forma como o mundo do trabalho se organiza hoje também é resultado da ação histórica dos sindicatos. A afirmação é da conselheira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, SANDRA ZAWASKI. Ela disse que o movimento sindical, em diferentes setores, teve uma atuação destacada para assegurar garantias importantes, como por exemplo, jornada de oito horas diárias para os trabalhadores, horas extras e outros direitos. Na visão de SANDRA, a situação atual dos sindicatos é muito parecida com as dificuldades enfrentadas na época em que os sindicalistas eram perseguidos pelo governo e tinham que se esconder. Ela reforçou que o papel dos sindicatos é ainda mais importante agora, já que muitos direitos conquistados ao longo da história estão ameaçados.

A realidade do movimento sindical varia de acordo com a situação de cada sindicato. O comentário é da presidente do sindicato dos empregados no comércio, EDRIANE SLAVIERO. Ela disse que o fim da contribuição sindical criou dificuldades para as entidades e que existe um contexto de enfraquecimento dos sindicatos que tiveram que reduzir estruturas e se adequar a esse novo momento. A presidente comentou que esse quadro acabou diminuindo o atendimento dos trabalhadores que agora estão sentido falta dessa atuação. EDRIANE citou que os sindicatos são importantes para a sociedade, mas que as pessoas precisam compreender esse aspecto e se envolver mais. Ela disse que o sindicato é formado pelos trabalhadores, mas eles precisam participar e responder as mobilizações das entidades.

O sindicato dos trabalhadores rurais vem atuando na defesa dos direitos dos agricultores e vai manter esse papel durante muito tempo. A afirmação é do secretário de finanças da entidade, LIRIO WATHIER. Ele lembrou que há cerca de 50 anos, quando o sindicato foi criado, os agricultores participavam mais ativamente das atividades e se envolviam com a entidade. Para WATHIER, as novas gerações não tem a mesma visão. O sindicalista também comentou que o sindicato tem uma função importante que é a representação da agricultura familiar em espaços onde o agricultor, individualmente, não consegue chegar. A função, segundo ele, é trabalhar para garantir dias melhores para os agricultores. WATHIER disse que uma das preocupações é com o futuro do sindicato rural já que existe um processo de envelhecimento e saída de jovens do campo.

A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste realizou na manhã desta sexta-feira a abertura do ano letivo 2020, com a presença de professores e funcionários da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu no CTG Porteira Aberta e envolveu mais de 500 profissionais que atuam nas escolas e creches municipais. O prefeito WILSON TREVISAN prestigiou a abertura, junto com o vice-prefeito, ALFREDO SPIER e o secretário PAULO DRUMM. TREVISAN destacou algumas evoluções que ocorreram na Educação a exemplo das progressões, do vale alimentação, da aquisição de materiais pedagógicos para alunos e educadores, as novas unidades, as formações e as efetivações de professores por concurso público. Apesar disso, o prefeito destacou que ainda é possível evoluir ainda mais no setor.

O evento de abertura oficial do ano letivo no dia de ontem também teve uma palestra de formação para os professores. ARI DE SOUZA palestrou sobre o tema "Neurociência e Neuroeducação". Logo depois da palestra, a secretaria de Educação prestou uma homenagem aos servidores com mais de 5 anos de atuação no setor. Na segunda-feira, a Secretaria de Educação retoma o atendimento aos alunos, nas escolas e creches da rede municipal, com exceção da na nova creche do centro, no antigo prédio do Besc. Como houve uma atraso na execução das obras de reforma, o início das aulas nesse novo espaço está previsto para o dia 25 de fevereiro.

A vacina pentavalente, que estava em falta em todo o Estado, está disponível na Sala de Vacinas de São Miguel do Oeste desde o mês de janeiro. A responsável pelo setor, LEANDRA MORTARI, explica que as crianças que estavam na fila de espera para receber a vacina devem comparecer à Unidade Central de Saúde para a aplicação. A indicação é de três doses, aos dois, quatro e seis meses de idade. A vacina imuniza contra meningite, tétano, difteria, coqueluche e hepatite B. LEANDRA ressaltou que o município não recebia as doses desde o mês de novembro de 2019. Em janeiro, a secretaria de saúde do estado enviou uma quantidade suficiente somente para as crianças que estavam na fila de espera.

O estoque de vacinas pentavalente do município será destinado exclusivamente para as crianças que estão com o esquema de imunização atrasado. A explicação é da responsável pelo setor de vacinação da secretaria de saúde, LEANDRA MORTARI. Ela disse que é importante que os pais tragam seus filhos o mais breve possível para regularizar a situação. LEANDRA destacou que caso isso não aconteça, as doses serão disponibilizadas para outras crianças que entraram há menos tempo na fila de espera. As demais crianças terão que aguardar as próximas remessas do medicamento. Por enquanto não há nenhuma previsão de quando o estado vai enviar novas doses da pentavalente para o município.

O Juiz da Comarca de São Miguel do Oeste, MÁRCIO CRISTOFOLI, participou na manhã desta sexta-feira da primeira assembleia do ano na Ameosc. Ele abordou a situação da violência contra a mulher na região e pediu que os prefeitos estudem a possibilidade de apoiar a instalação de uma casa de apoio às mulheres vítimas de violência. Segundo o juiz, o projeto só é viável se envolver mais de um município, além de São Miguel do Oeste. O objetivo da casa de apoio é oferecer uma estrutura para abrigar, temporariamente, mulheres que sofrem violência doméstica. O presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, EVERALDO DI BERTI, também participou do encontro e informou que a Deputada federal CARMEM ZANOTTO já se comprometeu em destinar emendas para contribuir com a construção da casa.

O PSDB terá candidato a prefeito pela segunda eleição consecutiva em São Miguel do Oeste neste ano. A garantia é do deputado estadual e presidente de honra do partido em Santa Catarina, MARCOS VIEIRA. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que os tucanos pretendem disputar a eleição para a prefeitura com candidato próprio, a exemplo de 2016. Um dos nomes do partido que aparece como pré-candidata é o da ex-vereadora e candidata a prefeita no último pleito, CRIS ZANATTA. VIEIRA também informou que a sigla está em busca de novos filiados e já está conversando com lideranças de outros partidos com potencial para disputar a eleição e que podem ingressar no PSDB. Ele não quis entrar em detalhes, mas afirmou que são nomes importantes no cenário político local.

O PSDB está aberto para coligar com qualquer partido em São Miguel do Oeste. A declaração é do deputado estadual e presidente de honra do partido em Santa Catarina, MARCOS VIEIRA. Ele disse que não existe nenhuma restrição a nenhum partido. VEIRA explicou que o PSDB deve discutir a coligação depois de definir os nomes para disputar a eleição para prefeito e a relação de candidatos a vereador. O deputado lembrou que o PT, adversário do PSDB na política nacional, pode estar ao lado dos tucanos outra vez neste ano. Em 2016, os petistas apoiaram a candidatura de CRIS ZANATTA. Ele ressaltou que o PT tem bons quadros e a porta do PSDB de São Miguel está aberta ao partido do ex-presidente LULA.

O deputado estadual MARCOS VIEIRA também afirmou, nesta sexta-feira no Peperi Entrevista, que o governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA está começando mais um ano com muita turbulência. Ele disse que em 2019 a polêmica tentativa de retirada de benefícios fiscais e aumento da taxação de produtos importantes para o estado. Neste ano, pelo menos três fatos agitaram o começo do ano para o governo: o pedido de impeachment do governador, a exoneração do secretário de Infraestrutura CARLOS HASSLER e o projeto de reforma da previdência. Sobre o impeachment, VIEIRA concorda com a decisão do presidente da Alesc de arquivar o pedido. O tucano afirmou que não havia motivo suficiente para o impedimento. Ele também concorda com a demissão de HASSLER que impediu o deputado VALDIR COBALCHINI de participar da uma reunião na sede da secretaria.

A reforma da previdência precisa ser muito discutida para evitar prejuízos para os servidores públicos do estado. A posição é do deputado estadual do PSDB, MARCOS VIEIRA. Ele disse que é necessário analisar a situação de cada categoria antes de votar o projeto em plenário. VIEIRA comentou que a reforma da previdência é importante e necessária para o estado, mas o governo apertou demais em alguns aspectos que precisam ser melhorados pela Alesc.

A reforma da previdência é indispensável para evitar que o estado trabalhe apenas para pagar a folha dos ativos e inativos. A observação é do deputado do PSL, ONIR MOCELIN. Ele disse que é preciso criar um novo modelo para os servidores que entrarem no serviço público a partir de agora e definir uma regra de transição para que já está no funcionalismo. O deputado comentou que a proposta de reforma que está na Assembleia Legislativa deve ser discutida com a categoria e corrigir eventuais problemas e falhas da projeto. MOCELIN ressaltou, no entanto, que é importante manter a reforma de modo que as mudanças tragam uma economia para o estado porque não adianta garantir benefícios para os servidores sem que o estado tenha condições efetivas para manter o modelo atual de previdência.

O governador CARLOS MOISES herdou uma grande dívida de outros governos com os servidores, especialmente com a segurança pública. O comentário é do deputado do PSL, ONIR MOCELIN. Ele disse que os praças da PM e do Corpo de Bombeiros tem uma defasagem de 42 por cento e o governo reconhece esse problema. A dificuldade, no entanto, é o comprometimento da receita com a folha de pagamento. MOCELIN explicou que o governador assumiu Santa Catarina com um índice de 47 por cento da arrecadação para a folha dos servidores, numero acima do limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal. O deputado disse que o governo está reduzindo esse percentual e, ao mesmo, tentando negociar as perdas inflacionarias dos praças. A categoria pediu 42 por cento e reposição e o governo ofereceu 12 de forma escalonada.

O deputado o PSL, ONIR MOCELLIN, confirmou que a agenda oficial do governador destina três dias do mês de março para a primeira visita oficial ao extremo-oeste. Está confirmado que CARLOS MOISÉS estará na região nos dias quatro, cinco e seis de março. MOCELIN disse que faz uma cobrança constante para que o governador venha para a região. O deputado explicou que o governador disse que só faria a visita quando tivesse algo para entregar a comunidade. MOCELIN espera que MOISÉS faça, de fato, um anúncio de um investimento expressivo para a região durante a visita prevista para o começo do mês que vem. Os detalhes do roteiro do governador ainda não foram confirmados, mas ele deve passar por pelo menos quatro cidades, entre elas São Miguel do Oeste.

Um homem suspeito de distribuir cocaína em diversos municípios da região foi preso nesta semana no Rio Grande do Sul. O suspeito realizava o comércio do entorpecente há pelo menos sete anos. A investigação indica que a cocaína era distribuída em Palmitos, Caibi, Mondaí, Riqueza, São Carlos, Águas de Chapecó, Cunha Porã, Maravilha, entre outras. Além da prisão preventiva, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Uma mulher foi presa em flagrante por ter em sua residência 22 buchas de cocaína. A Operação foi coordenada pela delegacia de Palmitos, com o apoio do SAER, do Canil da Delegacia Regional de Chapecó e delegacias de São Carlos, Modelo e Pinhalzinho.

Um morador de Iporã do Oeste perdeu quase oito mil reais no golpe do falso empréstimo. O fato ocorreu nesta sexta-feira. A Polícia Militar foi acionada por uma pessoa que desconfiou ter caído em um golpe, referente a um empréstimo pessoal. A partir de um anúncio em uma rede social, a vítima fez contato com a empresa que solicitou alguns dados. Em seguida, o morador foi informado de que o cadastro estaria aprovado. Mais tarde, a empresa começou a cobrar alguns valores que seriam referentes a despesas com seguro-fiança e taxas bancárias. No total, a vítima depositou sete900 reais em diversas contas informadas pelos criminosos. A PM orienta a nunca fornecer dados ou negociar com pessoas ou empresas desconhecidas, principalmente se não for possível o contato pessoal.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente nesta sexta-feira na rodovia municipal ITG 070 em Itapiranga. A colisão envolveu um Fiesta e uma moto Bros 150 por volta das três horas da tarde. A guarnição do corpo de bombeiros de Itapiranga socorreu o condutor da moto, um homem de 43 anos. Ele apresentava ferimentos nas mãos e pernas. A caroneira da motocicleta, uma mulher de 39 anos, teve escoriações no braço e pernas. Os dois foram conduzidos ao hospital Sagrada Família. O motorista do veículo e a caroneira saíram ilesos e permaneceram no local aguardando a chegada da Polícia Militar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.