ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 08/02/2020

GLOBO EM FOCO – 08 02 20

-AVIÃO COM BRASILEIROS REPATRIADOS DA CHINA CHEGA AMANHÃ AO PAÍS

-CCJ INICIA ANÁLISE DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA TERÇA-FEIRA

-SÃO JOÃO DO OESTE MANTÉM INCENTIVOS À PRODUÇÃO AGRÍCOLA

-PROGRAMA JOVEMCOOP TERÁ FORMAÇÃO DA OITAVA TURMA

-ITAPIRANGA POSSUI SETE MÉDICOS PARA SEIS EQUIPES DE SAÚDE

-DEPUTADO AFIRMA QUE PROGRAMA RECOLHE SERÁ RETOMADO

-VÍTIMA DE IPORÃ DO OESTE PERDE QUASE OITO MIL REAIS EM GOLPE

-ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA DOIS FERIDOS EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 39 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

A China tem 723 mortes por coronavírus e 34 mil 598 casos confirmados, de acordo com o balanço do governo Chinês divulgado na mídia local neste sábado. Ao menos duas mil e 50 pessoas já se recuperaram do vírus. Na província de Hubei, epicentro da epidemia na China, 81 pessoas morreram com o coronavírus. De acordo com a China Central Television, a taxa de mortalidade caiu para dois por cento no país desde quinta-feira.

O pangolim, um pequeno mamífero conhecido por suas escamas e ameaçado de extinção, pode ter tido um papel intermediário na transmissão ao homem do novo coronavírus, que já matou mais de 700 pessoas na China, de acordo com as agências de notícias Reuters e France Presse. A afirmação é de pesquisadores da Universidade de Agricultura do Sul da China. Eles identificaram o pangolim como um possível "hospedeiro intermediário" que facilitou a transmissão do vírus, informou a universidade em um comunicado, sem dar mais detalhes.

A Casa Branca demitiu nesta sexta-feira dois funcionários que testemunharam contra o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, no processo de impeachment. Foram exonerados o tenente-coronel ALEXANDER VINDMAN, especialista em Ucrânia no Conselho de Segurança Nacional e GORDON SONDLAND, embaixador dos Estados Unidos na União Europeia. Os depoimentos de ambos os funcionários levou a Câmara a aprovar o impeachment de TRUMP pela acusação de abuso de poder. O presidente, porém, foi absolvido no Senado nesta quarta-feira.

Os aviões da Força Aérea Brasileira enviados à China para resgatar 34 brasileiros na área mais afetada pela epidemia de coronavírus decolaram de Wuhan por volta das cinco horas da tarde desta sexta-feira. Segundo o Ministério da Defesa, a previsão de voo é de 26 horas, descontadas as escalas. Com isso, as aeronaves devem aterrissar em Anápolis na madrugada de sábado para domingo. Os cidadãos repatriados, assim como a equipe médica e a tripulação dos voos, devem cumprir quarentena de 18 dias na cidade goiana. Até ontem, o Brasil continuava sem nenhum caso confirmado de coronavírus. Segundo o balanço do Ministério da Saúde, equipes ainda investigam oito casos suspeitos. Outros 26 já foram descartados.

O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou na noite desta sexta-feira, o pedido para suspender a atuação do grupo de trabalho do Conselho Nacional de Justiça que estuda a implantação do juiz de garantias em processos penais. O pedido tinha sido apresentado por um advogado, sob o argumento de que os trabalhos afrontariam uma decisão do ministro LUIZ FUX. Em janeiro, FUX suspendeu por tempo indeterminado a designação de dois juízes em cada processo criminal, um para a fase da investigação e outro para a etapa de julgamento. Antes dessa decisão, o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, ministro DIAS TOFFOLI, havia determinado a instalação de um grupo de trabalho para estudar a implementação da medida.

O governo brasileiro está quebrado porque gasta 90 por cento da sua receita com o funcionalismo público, classificado como “parasita” pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. Ele considera urgente a aprovação da reforma administrativa ainda neste ano, para que o dinheiro deixe de ser carimbado e chegue onde realmente faz falta. De acordo com GUEDES, a reforma administrativa deve chegar ao Congresso na próxima semana e vai resolver o problema do dinheiro carimbado no Brasil. Ele afirmou que funcionário público virou um parasita que está matando o hospedeiro que é o Brasil e o dinheiro não está chegando no povo.

Santa Catarina teve melhora na balneabilidade e 74 vírgula cinco por cento dos locais analisados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina estão próprios para banho, conforme relatório divulgado nesta sexta-feira. Na capital, 67 dos 87 pontos examinados podem ser frequentados pelos banhistas. No restante do litoral, são 105 locais de um total de 144. Nos dois casos, houve melhora em relação à semana passada. O relatório completo com todos os locais pode ser consultado no site do IMA.

Designado como relator na Comissão de Justiça dos projetos que tratam da reforma da previdência dos servidores estaduais, o deputado MAURICIO ESKUDLARK anunciou para a próxima terça-feira, às 10 horas, a primeira reunião do colegiado que irá abrir os trabalhos sobre o tema. Ele explicou que os deputados da comissão votarão a admissibilidade da matéria, ou seja, a aceitação para que a proposta tramite na Casa. No mesmo dia, o presidente JULIO GARCIA leva a plenário a proposta que, se for admitida, volta a tramitar na Comissão de Justiça. O líder do PL esclareceu ainda que, depois desta etapa, os parlamentares terão uma semana de vistas coletiva para apreciar as duas proposições. Neste período, os membros da CCJ abrem espaço para ouvir representantes de associações e de segmentos da sociedade. O prazo final para votação em plenário é 24 de março.

O governador CARLOS MOISÉS encaminhou em regime de urgência para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta sexta-feira, o Projeto de Lei Complementar que reajusta o salário mínimo regional do Estado. Se aprovado, o aumento médio será de quatro vírgula 96 por cento. Os pisos para a primeira, segunda, terceira e quarta faixas passarão a ser, respectivamente, de mil 215, mil 260, mil 331 e mil 391. O reajuste será retroativo a primeiro de janeiro, válido para categorias não abrangidas por acordos ou convenções coletivas. A Alesc tem prazo de até 45 dias para votação.

São João do Oeste mantém incentivos à produção agrícola. Não serão feitas alterações nos programas em virtude de ser ano eleitoral. O prefeito FERNANDO BISIGO destaca que 70 por cento do movimento econômico do município tem origem no agronegócio. Este montante coloca São João do Oeste no vigésimo segundo lugar entre nos 295 municípios de Santa Catarina em arrecadação agropecuária. Conforme o prefeito, os incentivos são justificados pela importância e o retorno no movimento econômico. BISIGO chama atenção para a grande procura pelo incentivo que é concedido por metro quadrado de construção. Cresce a demanda nas construções de instalações na atividade leiteira e principalmente na suinocultura e avicultura com vários empreendimentos no interior.

Serviços terceirizados garantem manutenção de estradas em período de férias dos servidores públicos. O prefeito de São João do Oeste, cita que a contratação de horas máquinas terceirizadas manteve os serviços da secretaria de Transportes e Obras durante o mês de janeiro. FERNANDO BISIGO chama atenção para alargamento de estradas e trabalho de rompedor de rochas. Uma das preocupações está na recuperação de estradas visando também boas condições para os trajetos do transporte escolar com início do ano letivo na segunda-feira. FERNANDO BISIGO ressalta que os funcionários da secretaria de Transportes e Obras estão retornando a rotina de trabalhos ampliando as ações necessárias nas estradas do município.

O curso de Odontologia da UCEFF Itapiranga está aproveitando o período de férias dos acadêmicos para ajustes nos espaços da clínica e implantação de mais laboratórios. Conforme a coordenadora, MARINA VIDAL, os ajustes se fazem necessários visto que as primeiras turmas já iniciam o terceiro semestre de estudo, onde haverá mais aulas práticas. Esta primeira etapa de ajustes compreende a instalação de novos laboratórios e numa segunda etapa a instalação de mais uma clínica odontológica. A coordenadora destaca que a partir desse semestre os acadêmicos já iniciam os atendimentos a pacientes com procedimentos simples e na medida que forem avançando nos semestres de estudo, os procedimentos vão ficando mais complexos. O curso de Odontologia da UCEFF Itapiranga é presencial com avaliação máxima no MEC e está com inscrições abertas para turmas do matutino ou vespertino. O início das aulas está marcado para 17 de fevereiro.

O cooperativismo de crédito é conhecido por oferecer taxas e tarifas mais baixas que os bancos tradicionais e por visar o desenvolvimento social e a distribuição de resultados (lucro) aos cooperados. Mas esse não tem sido o único diferencial. O Sicoob, maior instituição financeira cooperativa do País, tem se destacado pelo investimento em novas tecnologias digitais para melhorar a experiência dos cooperados e pelo aumento da rede de atendimento física, com abertura de agências.

Programa Jovemcoop abre inscrições para curso de capacitação. Itapiranga projeta formação de turma com jovens associados. Segundo a coordenadora do Programa A1-Siccob, LUIZA KOLLMANN, o projeto é desenvolvido pelo Sescoop, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em parceria com as cooperativas. São 106 horas de curso em seis módulos destinados para jovens de 18 a 30 anos de idade. LUIZA alerta que existem exigências como estar cursando ou concluído o ensino médico e ser associado ou filho de sócios da cooperativa. Cita que os professor possuem boa formação e possibilitam desenvolvimento das capacidades dos jovens envolvidos. O Programa Jovemcoop é considerado sucesso pelo grande número pessoas que já receberam a capacitação.

LUIZA KOLLMANN salienta que a Cooper A1 tem vagas disponíveis e o preenchimento da inscrição deve com gerentes das unidades, técnicos agrícolas e coordenadores do programa. A meta é desenvolver o jovem no ambiente do cooperativismo, além de estimular o protagonismo no meio rural para formação de líderes. Esta será a oitava turma de formação do Jovemcoop. Durante o curso, eles poderão aprimorar seus conhecimentos através de palestras, atividades e na troca de experiência.

São João do Oeste programa primeira recolha de lixo reciclável do ano no interior. A recolha ocorre por meio do programa “Propriedade Limpa”, implantado em 2018. Conforme o vice-prefeito e secretário de Agricultura, GENÉSIO ANTON, o serviço será executado em dois dias. Na tarde do dia 17 de fevereiro a recolha contempla as comunidades de Itacuruçu, Macuco, Alto Macuco, Palmeiras e Medianeira. Já no dia 19 o roteiro será por Vale Pio, Beato Roque, Cristo Rei, Fortaleza, Jaboticaba, São João e Ervalzinho. ANTON enfatiza que praticamente todas as propriedades têm aderido ao programa, em que o lixo recolhido é destinado para a empresa de reciclagem de Iporã do Oeste. O vice-prefeito afirma que a empresa tem elogiado o material recolhido, pois mais de 85% do lixo é reaproveitado na reciclagem, em função dos agricultores estarem fazendo a correta separação.

Nas recolhas periódicas de lixo nas comunidades do interior são recolhidos plásticos, papelão, garrafas pet, lonas e sacarias, todos recicláveis. Para ferro e vidro haverá recolha específica. O vice-prefeito e secretário de Agricultura de São João do Oeste enfatiza que a recolha contempla cerca de 770 propriedades rurais do município. Em média, por campanha, são recolhidas de 110 a 120 metros cúbicos de lixo compactado. GENÉSIO ANTON cita que a empresa contratada faz a recolha com caminhões com capacidade de 15 metros cúbicos, o que soma em média de sete ou oito cargas de lixo recolhido. Dessa forma é possível compactar três metros cúbicos em apenas um metro, o que representa uma quantia de lixo solto de mais de 250 metros cúbicos. Para este ano, o município irá investir 50 mil reais no programa de recolha de lixo reciclável no interior, o que ANTON considera ser um dinheiro bem aplicado.

Itapiranga possui sete médicos para seis unidades de saúde. Esta semana o município efetivou mais uma contratação. Conforme o secretário da Saúde de Itapiranga, DAVINO RAUBER, a nova contratação visa garantir atendimento médico para a população em todas as unidades. O município possui seis equipes na cidade e na semana passada efetivou mais uma profissional aprovada em concurso público. A prefeitura também realizou teste seletivo para contratação temporária devido a licença gestante, porém nenhum dos aprovados ocupou o cargo. O secretário diz que a meta é atender o excesso de demanda e também substituição em períodos de férias e licenças. Aprovada no concurso público de 2019, a médica LARISSA HEBERLE, iniciou seus trabalhos no ESF Beira Rio. Ela atuará na unidade durante a licença maternidade da médica KELEN ROSAR.

A nova profissional é natural da cidade de Palmitos e estava atuando em Chapecó. DAVINO RAUBER reforça que no momento todas as unidades possuem médico atuando no atendimento à população. No quadro efetivo são sete médicos para seis unidades de saúde . A secretaria da Saúde de Itapiranga ainda possui médicos contratados para a prestação de serviços especializados como é o caso de pediatra. DAVINO RAUBER informa que é sempre um grande desafio atrair médicos para os pequenos municípios.

Secretários de Agricultura de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis manifestaram nesta semana a sua preocupação com a possibilidade do projeto Recolhe não ser retomado. Com a falta de expectativa quanto à retomada da recolha das carcaças de animais mortos nas propriedades, os secretários já estudam outras alternativas, a exemplo da instalação de biodigestores para a produção de biogás a partir das carcaças. Em maio, vai completar um ano que as empresas que faziam a recolha e davam o destino para as carcaças não realizam mais o serviço, alegando o alto custo e a falta da normatização para destinação dos derivados da carcaça, o óleo e a ração. A partir da normatização pelo Ministério da Agricultura em novembro para exportação dos derivados, a dificuldade passou a ser o custo, considerando que as empresas teriam que aumentar o valor que vinham cobrando dos municípios para que a recolha fosse viável e também para atender as exigências da legislação.

O deputado, autor do projeto recolhe, garante que retomada do serviço nas propriedades é só uma questão de tempo. Conforme MAURO DE NADAL, Santa Catarina foi o único estado autorizado a desenvolver esse projeto piloto, mas em Brasília os tramites foram muito demorados quanto à normatização do serviço de recolha e a destinação das carcaças. O deputado afirma que a partir da normatização em novembro, várias reuniões já foram realizadas com os municípios e as empresas para viabilizar a retomada do projeto, analisando principalmente os custos do serviço. MAURO DE NADAL afirma que outras formas de destinação das carcaças se tornam inviáveis devido ao alto custo, e por isso, a mais viável é a recolha das carcaças nas propriedades e a posterior transformação, como vinha sendo feito.

O deputado afirma que a execução do projeto depende da parceria das prefeituras, empresas e agroindústrias. O poder público auxilia no custo da recolha de bovinos, tratativa que já está bem avançada. MAURO DE NADAL diz que o maior entrave ainda era em relação aos suínos, pois não havia a contribuição das agroindústrias com os custos da recolha, levando em conta o grande número de animais recolhidos. Ele afirma que empresas e agroindústrias estão analisando a planilha de custos que foi apresentada, e a partir deste entendimento entre as duas partes o deputado garante que o projeto será retomado por ser a solução mais viável financeira e ambientalmente . DE NADAL avalia que a falta de perspectiva na retomada do projeto por parte dos secretários se deve em função de que as tratativas são demoradas, e estas discussões realizadas mesmo no recesso da Assembleia Legislativa ainda não eram de conhecimento dos municípios.

Acidente entre carro e moto deixa dois feridos em Itapiranga. A colisão ocorreu por volta das 15 horas e 55 minutos de ontem na ITG 070, acesso ao bairro Rainha da Paz. A guarnição do corpo de bombeiros de Itapiranga socorreu o condutor da motocicleta 150 Bros de Itapiranga, um homem de 43 anos. Ele apresentava lesão em dedo da mão e escoriações no joelho direito. A caroneira da motocicleta, uma mulher de 39 anos, teve escoriações no braço direito e perna direita. Após procedimentos no local as vítimas foram conduzidas ao hospital Sagrada Família. O motorista do veículo Ford Fiesta de Itapiranga e sua caroneira saíram ilesos e permaneceram no local aguardando a chegada da Polícia Militar.

Jovem sofre graves ferimentos em colisão na SC-157. O acidente ocorreu por volta das 21 Horas e 25 minutos desta sexta-feira, na rodovia em Novo Horizonte. A colisão frontal envolveu um Fiat Siena, placas de Novo Horizonte, conduzido por um homem de 37 anos, que não se feriu, e uma moto Honda CG 125, placa de São Lourenço do Oeste, dirigida por um jovem de 18 anos, que sofreu lesões graves. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital.

Vítima de Iporã do Oeste perde quase oito mil reais em golpe de empréstimo pessoal. O fato ocorreu nesta sexta-feira. A Polícia Militar foi acionada por uma pessoa que desconfiou ter caído em um golpe, referente a um empréstimo pessoal. A partir de um anúncio em uma rede social, a vítima fez contato com a empresa, a qual solicitou alguns dados, e em seguida, informou que o cadastro estaria aprovado. Mais tarde, a empresa começou a cobrar alguns valores que seriam referentes a despesas com seguro fiança e taxas bancárias. No total, a vítima depositou sete mil e 900 reais em diversas contas informadas pelos criminosos. A empresa chegou a solicitar o depósito de mais mil e 500 reais para liberar o crédito. A PM orienta a nunca fornecer dados ou negociar com pessoas ou empresas desconhecidas, principalmente se não for possível o contato pessoal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.