ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 08 02 2019

-SUBSTITUTO DE SÉRGIO MORO DEVE SER ANUNCIADO NESTA SEXTA-FEIRA

-MÉDICO DA REGIÃO É CONDENADO POR COBRAR ATENDIMENTOS PELO SUS

-BANCADA DO OESTE NA ASSEMBLEIA DEVE CONTAR COM 12 DEPUTADOS

-LIVRO SOBRE EX-PREFEITO SERÁ LANÇADO NA PRÓXIMA SEMANA

-VEREADOR COBRA INVESTIMENTOS DA CASAN NO MUNICÍPIO

-AÇÃO DA POLÍCIA MILITAR PRENDE 14 PESSOAS NO CENTRO

-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDÊNCIA EM BAIRRO DE SMOESTE

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.

O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, assinou nesta quinta-feira uma carta aberta dirigida ao povo dos Estados Unidos pedindo pela paz em seu país e que o presidente americano, DONALD TRUMP, tire suas mãos da Venezuela.No poder desde 2013, MADURO enfrenta o desafio imposto pelo chefe do Parlamento, JUAN GUAIDÓ, que há 15 dias disse ter assumido o Executivo interinamente diante do que ele classifica de usurpação do líder chavista. O presidente venezuelano alerta aos americanos na carta que os próximos dias definirão o futuro de nossos países entre guerra e paz. MADURO afirmou que a Venezuela não precisa dessa ajuda, e rejeita recebê-la argumentando que isso poderia levar a uma invasão armada para produzir uma mudança de governo.

Um total de 12 mil 576 guatemaltecos, hondurenhos e salvadorenhos foram deportados em janeiro dos Estados Unidos e México, para onde haviam viajado em busca de melhores oportunidades de vida. O número foi divulgado pelo Observatório Consular e Migratório de Honduras. O organismo estatal acrescentou que as deportações para os três países continuam aumentando. O Observatório detalhou que houve sei mil 168 deportados guatemaltecos, quatro mil 610 hondurenhos e mil 798 salvadorenhos. Segundo o comunicado, sete mil 270 hondurenhos retornaram voluntariamente de Guatemala e México. O organismo indicou também que entre os três países do Triângulo Norte, a cifra de deportados em 2018 esteve perto de 200 mil.

O Grupo de Contato Internacional anunciou nesta quinta-feira que enviará uma missão técnica à Venezuela para avançar com o processo eleitoral como solução pacífica para sair da crise no país. Os países do bloco também querem explorar a melhor forma possível de enviar ajuda humanitária ao país. A missão fará contato com os mais relevantes atores sociais e políticos da Venezuela, como forma de criar as condições para um processo eleitoral que garanta eleições livres, justas e transparentes. O processo deverá ser inclusivo, sem excluir ninguém que queira

A confirmação do juiz que ocupará a vaga de SÉRGIO MORO na décima terceira Vara Federal de Curitiba será divulgada hoje. LUIZ ANTÔNIO BONAT, natural da capital paranaense, deve ser anunciado para o cargo, de acordo com o critério de tempo de serviço. Ao todo, 25 candidatos se inscreveram. Apenas juízes da quarta Região, que abrange do Sul do país, podiam participar da seleção. O nome de BONAT passará por julgamento pelo Conselho de Administração do TRF-4, em sessão que começa às 16 horas de hoje. Somente após esse trâmite ele será nomeado. O novo juiz ficará encarregado de julgar os processos da Operação Lava Jato em primeira instância, que atualmente estão com a juíza GABRIELA HARDT. Por ser substituta, ela não pode assumir em definitivo. SÉRGIO MORO deixou o cargo de juiz federal após ser indicado para assumir o Ministério da Justiça no governo de JAIR BOLSONARO.

O ex-ministro ANTONIO PALOCCI disse em delação premiada que o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sabia antecipadamente da vigésima quarta fase da Operação Lava Jato, na qual foi conduzido coercitivamente em março de 2016. O termo de depoimento da deleção do ex-ministro faz parte de uma investigação sobre o vazamento dessa fase da operação. Segundo PALOCCI, PAULO OKAMOTO e CLARA ANT, presidente e assessora do Instituto Lula, assim que ficaram sabendo que ocorreria uma operação contra o ex-presidente, fizeram uma limpa na casa dele em Atibaia. O ex-ministro afirmou também que eles lamentaram o fato de que LULA não tenha feito o mesmo e que por isso foram encontrados documentos comprometedores na casa do ex-presidente e no sítio em Atibaia. Ainda segundo PALOCCI, documentos importantes não foram aprendidos na sede do instituto e na casa de assessores do ex-presidente.

Mesmo com chuva, cerca de 50 homens e 16 máquinas reviraram a lama, nesta quinta-feira no décimo quarto dia de buscas em Brumadinho. Até o momento, 157 mortes foram confirmadas na tragédia e outras 182 pessoas continuam desaparecidas. De acordo com a corporação, 250 aparelhos de geolocalização ajudam os militares que trabalham na zona quente, uma novidade que começou a ser usada. De acordo com o tenente-coronel ANDERSON PASSOS, o equipamento permite a localização em tempo real de cada bombeiro, que pode solicitar apoio e socorro.Ainda segundo o tenente-coronel, a tecnologia marca, por exemplo, quantos passos foram dados por cada bombeiro e por onde eles passaram.

Um médico neurocirurgião foi condenado a dois anos e quatro meses de prisão por cobrar para realizar cirurgias pelo Sistema Único de Saúde no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. A pena foi substituída por serviços à comunidade e pagamento de 10 salários mínimos a uma entidade social. A defesa do médico recorreu da sentença.A decisão é em resposta a uma ação do Ministério Público de Santa Catarina que no dia 9 de janeiro desse ano, determinou ainda que o médico pagasse multa e reparasse os danos causados às vítimas, sendo três mil reais para uma e cinco mil reais para outra. O promotor de Justiça EDUARDO SENS DOS SANTOS recorreu da decisão requerendo o aumento das penas. No recurso, ele pede que a multa passe para o valor de 78 mil reais, considerando o patrimônio do réu. A defesa também recorreu da decisão dizendo que os depoimentos são contraditórios e que as denúncias são inverídicas.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou ontem que o estado já registrou mais de três mil focos do mosquito Aedes Aegypti em 116 municípios. O dado representa um crescimento de 44 vírgula sete por cento na comparação com o mesmo período de 2018. Nesta semana a Dive-SC confirmou que Florianópolis registrou o primeiro caso de dengue contraído dentro do estado. Outros dois casos da doença foram registrados este ano. Eles foram importados do Acre e Goiás. O boletim da Dive analisou a situação dos focos e transmissão da doença pelo mosquito entre 30 de dezembro e 2 de fevereiro de 2019. No mesmo período do ano passado, havia dois mil 133 focos em 95 municípios. O estado também considera que 76 municípios catarinenses estão infestados, o que representa um aumento de 18 vírgula sete por cento com relação ao mesmo período de 2018, quando eram 64 nessa situação.

A Celesc vai revisar a conta de luz do mês de janeiro de mil e 200 consumidores de baixa renda, conforme ficou decidido em acordo nesta quinta-feira entre o Ministério Público de Santa Catarina e os Procons estadual e de Florianópolis. No mês passado, o MP catarinense instaurou uma investigação após uma série de reclamações de consumidores sobre os valores cobrados na fatura de energia do último mês. O prazo para as novas medições e apresentação do resultado, constatando se houve ou não erro na fatura, é de 60 dias. A Celesc também se comprometeu a não cortar a luz dos consumidores que terão a conta reanalisada no mês de janeiro, e que ainda não pagaram a fatura.

A edição de amanhã do Retrato Falado será com ADEMAR DALL MAGRO, o taxista MAGRÃO. Ele chegou à região na década de 60 com 13 anos. MAGRÃO é natural de Chapecó, mas foi registrado em Guarujá do Sul. No programa de amanhã ele vai contar histórias da família e da profissão. O Retrato Falado aqui pela Rádio Peperi começa às 10 horas da manhã.

Além de analisar as principais notícias da semana, o Novo Peperi Rádio Repórter de amanhã contará com a presença do prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. Ele será o entrevistado da semana e vai falar sobre os projetos enviados pela prefeitura a Câmara de Vereadores. TREVISAN também vai falar sobre a audiência pública que será realizada neste mês. Ele vai fazer um balanço desses dois anos de gestão. O programa ao vivo começa às 11 horas da manhã. Já a entrevista com WILSON TREVISAN começa às 11 horas e 30 minutos.

O município de Guaraciaba retomou os serviços odontológico de próteses dentárias. Conforme a Secretária de Saúde, DAIANE DORIGON serão atendidos 19 pacientes para a confecção de 31 próteses dentárias. O atendimento acontece no Posto de Saúde Central. Ela lembra ainda que o serviço foi implantado em 2017 no município, e até o momento foram entregues mais de 340 próteses, com investimentos superiores a 145 mil reais. A secretária comentou que os munícipes que estão interessados e necessitam das próteses, precisam comparecer aos seus ESF’s junto à equipe para realizar a avaliação e o cadastro. Após este procedimento eles são chamados para realizar a moldagem e após a confecção pela empresa acontece à entrega. Existe uma fila de espera devido à demanda. Ela lembra ainda que a equipe de saúde bucal realiza atendimentos diários nas unidades básicas com outros serviços como limpeza, obturações, tratamento de canal entre vários outros.

Começou na manhã de hoje a programação oficial alusiva aos 65 anos do município de São Miguel do Oeste. Às oito horas da manhã houve a homenagem aos servidores da Educação. A programação foi realizada no Anfiteatro da Unoesc. As demais atividades que integram as festividades serão realizadas na próxima semana, com homenagem aos servidores da Saúde, Gabinete, Administração e Finanças, Gestão de Pessoas e Transparência, Planejamento, Urbanismo, Agricultura, Desenvolvimento Sustentável e Esporte, Cultura e Turismo, Obras e Assistência Social. A programação segue até a próxima segunda-feira, dia 18.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, esteve visitando nesta semana as estruturas centrais de atendimento da Saúde. No local, funciona a farmácia referência, o laboratório municipal de análises clínicas, a sala de vacinas e o posto de atendimento médico do centro. Segundo TREVISAN, o objetivo da visita, foi conversar com a população que utiliza estes serviços e com os servidores responsáveis pelo atendimento. Ele comentou que serão realizadas algumas adequações na Unidade Sanitária Local. WILSON TREVISAN disse que a partir de março, a estrutura que hoje funciona no térreo do prédio do INSS será transferida para o imóvel ao lado da Praça Belarmino Anonni.

O Velho Oeste Car Club vai realizar nos dias 16 e 17 deste mês uma amostra de carros antigos. O evento vai ocorrer na área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel. O presidente do grupo, ÉDEN GOTTARDO e o vice-presidente, JACINTO VALAR, foram os entrevistados de ontem do Peperi Entrevista. Eles explicaram que o encontro dos carros antigos ocorre a cada dois anos sempre no mês de fevereiro e neste ano eles farão apenas uma amostra para a população de São Miguel do Oeste, visto que o encontro foi realizado no ano passado.

O objetivo do evento promovido pelo Velho Oeste Car Club no próximo final de semana é reunir na praça central as pessoas que tenham carros antigos e até mesmo que gostem desse hobby. O comentário é do presidente do grupo, ÉDEN GOTTARDO. Ele disse que o evento é gratuito tanto para expositores quanto para visitantes. O presidente comentou que são esperados veículos de toda região Extremo Oeste. Ele lembra que o evento terá início no sábado, dia 16, às nove horas e seguirá até às 22 horas. No domingo o horário de exposição será o mesmo.

O município de Romelândia contratou três novos profissionais para atuar em diversas áreas do setor público. Segundo o prefeito, VALDIR BUCS, foram contratos um engenheiro civil, uma veterinária e uma farmacêutica. GIUVANA BARBIERI está atuando na área da Saúde. FRANCIELE FANKHAUSER atuará junto aos produtores do município e JEFERSON BREITENBACH no setor de engenharia da prefeitura. O prefeito comentou que essa será a primeira vez que o município contará com um engenheiro civil. Todos os profissionais foram contratados por meio de concurso público ou processo seletivo.

O vereador ODEMAR MARQUES do PDT, apresentou na noite de ontem em sessão da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, uma moção de apelo solicitando ao governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, à presidente da Casan, ROBERTA MAAS DOS ANJOS, e ao chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO, que tomem as devidas providências e apliquem investimentos necessários para solucionar todos os problemas de abastecimento de água em São Miguel do Oeste. Conforme ODEMAR, a população vem enfrentando há anos problemas de abastecimento de água. Ele sugeriu a construção de uma adutora para captar e aproveitar a água no município. No documento, ele também indica a realização de um estudo de viabilidade para captar água no rio das Antas até a estação de tratamento de água.

Além da moção de apelo, foram apresentadas na sessão de ontem três indicações. Uma delas é do vereador CÁSSIO DA SILVA do MDB que solicita a ampliação da iluminação pública no trecho faltante da Rua Quinze de Novembro, no espaço entre as ruas Albino Moser e Waldemar Rangrab, no Bairro São Jorge. MILTON ANNONI do PR, solicitou ao prefeito e à secretária de Urbanismo que coloquem camada asfáltica na Rua Marcílio Dias, no trecho entre as ruas 22 de Abril e Severino Veronese, no Bairro Jardim Peperi. Já VANIRTO CONRAD do PDT solicitou que o governo municipal troque a atual antena de transmissão de sinal de internet na comunidade de Linha Sete de Setembro por uma de maior capacidade. Todas as indicações foram aprovadas e serão encaminhadas ao executivo municipal. A próxima sessão será na terça-feira às 20 horas com transmissão da Rádio Peperi.

Vai ocorrer na próxima sexta-feira o lançamento do livro que conta a história do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual, LUIZ BASSO. Trata-se do livro “LUIZ BASSO, SUA VIDA, SEU LEGADO”. A obra é dos escritores, IVONE ALBINO DE OLIVEIRA e LOTÁRIO STAUB. O evento de lançamento está sendo organizado pelo Rotary Club e será às 18 horas e 30 minutos no Clube Comercial. Haverá também um coquetel beneficente no valor de 20 reais. Todo o lucro obtido será destinado a Casa de Apoio Terezinha Gaio Basso. Já o livro nesta noite custará 30 reais.

A ideia do livro surgiu após a conclusão de um trabalho de faculdade. Segundo os autores, esse trabalho foi realizado na cidade gaúcha de Ijuí. IVONE contou que na época acabou tirando nota máxima. Ela disse que a partir desse momento surgiu a ideia de fazer o trabalho sobre a vida do político LUIZ BASSO. Os escritores explicaram que a biografia foi concluída em 2014. Ao todo, são cerca de 400 páginas dividas em capítulos visando facilitar a leitura das pessoas.

O deputado estadual MAURO DE NADAL do MDB de Santa Catarina concedeu entrevista para a Peperi na tarde de ontem. Ele é da região Oeste e foi eleito na última semana para exercer o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Na entrevista, DE NADAL disse que a eleição foi tranquila. Ele lembrou que não houve disputa entre os partidos, o que na visão do parlamentar é saudável nesse novo momento que vive a política catarinense e nacional. DE NADAL comentou que todos os partidos foram contemplados com cargos, seja na mesa diretora ou nas próprias comissões.

A mesa diretora da Alesc dará os resultados que os catarinenses esperam. O comentário é do deputado e vice-presidente da Assembleia, MAURO DE NADAL. Ele garantiu que haverá mudanças positivas no modo de trabalho dos deputados nos próximos anos. O parlamentar comentou que as alterações nos trabalhos deverão ser divulgadas nas próximas semanas. DE NADAL garantiu que todos os 40 deputados estaduais poderão exercer seu mandato com plenitude e serenidade. Questionado se o MDB será oposição ou não ao governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA, DE NADAL disse que o partido é a favor do catarinense e para tanto votará de acordo com os projetos que visam alavancar o estado em um todo.

Os deputados vão formar uma bancada para defender assuntos importantes da região Oeste. A afirmação é do deputado MAURO DE NADAL. Ele disse que essa bancada será composta por deputados da região Oeste que visam cobrar investimentos nos municípios da região. Entre as pautas defendidas pela bancada está à questão das estradas e Saúde. DE NADAL comentou que essa bancada será formada por 12 deputados de diferentes partidos. O parlamentar disse que os pedidos e cobranças serão feitas em coletivo. MAURO DE NADAL comentou que a primeira reunião da bancada será realizada na próxima semana em seu gabinete. Na oportunidade os parlamentares deverão definir as prioridades para esse inicio de mandato.

Um estabelecimento comercial foi alvo de ação criminosa na tarde da última quinta-feira em São Miguel do Oeste. O fato ocorreu próximo das 16 horas na Rua XV de Novembro. No local, a guarnição foi acionada pelo proprietário do estabelecimento que flagrou dois homens furtando diversos objetos. Ao perceber a presença do proprietário, eles saíram correndo. Um deles acabou se escondendo em um matagal. Os policiais conseguiram abordar o suspeito e em busca pessoal acabaram encontrando várias moedas. O homem e os objetos foram reconhecidos pela vítima. Ele foi preso em flagrante.

Ao menos 14 pessoas foram presas pela Polícia Militar de São Miguel do Oeste na noite de ontem. As prisões ocorreram após uma série de ações voltadas à manutenção da ordem pública com foco nas ocorrências de perturbação. Das 14 pessoas detidas, dois são menores de idade. Eles foram apresentados na delegacia de Polícia Civil por apresentarem sintomas de embriaguez. Mais de 80 pessoas foram abordadas nas ações, sendo apreendidas 26 gramas de maconha nas abordagens.


Um acidente de trabalho deixou um homem gravemente ferido. O fato foi registrado ontem no município de Palma Sola. Segundo o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada para o atendimento de três vítimas que caíram de aproximadamente oito metros de altura. Eles estavam em um andaime de construção civil, no centro do município, quando houve a queda. FABIO ZANELLA, de 21 anos, teve um corte no rosto, fratura no braço direito e contusão no tórax. JORGE DOS SANTOS, de 60 anos, foi encontrado com fratura no braço direito e dores na pélvis. VELSI LUIZ RIBEIROS de 38 anos teve ferimentos graves. Ele foi encontrado com os sinais vitais alterados, dores na coluna, suspeita de fratura nas costelas e outros ferimentos. Todas as vítimas foram conduzidas ao hospital do município.

Uma residência foi destruída pelas chamas na madrugada de hoje no bairro Progresso em São Miguel do Oeste. O fato foi registrado na Rua Sebaldo Wunch. No local, uma casa mista de aproximadamente 60 metros quadrados estava tomada pelas chamas. O Corpo de Bombeiros efetuou o combate às chamas e o rescaldo. Foram utilizados cerca de mil e 700 litros de água para a extinção completa do fogo. Na residência havia apenas um morador de 77 anos. Ele disse que estava dormindo quando acordou com barulhos e estalos. O idoso relatou que na residência não há energia elétrica. Ele conseguiu sair do interior do imóvel através de uma janela. O morador foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.