ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 08-02-2019 Sexta-feira

-SUBSTITUTO DE SÉRGIO MORO DEVE SER ANUNCIADO NESTA SEXTA-FEIRA

-MÉDICO DO OESTE É CONDENADO POR COBRAR ATENDIMENTOS PELO SUS

-PREFEITURA DE BELMONTE RETOMA ATENDIMENTO NORMAL APÓS TRÊS MESES DE TURNO ÚNICO

-OITAVA EXTENOLEITE SERÁ LANÇADA OFICIALMENTE NESTA SEXTA-FEIRA

-COMPRA COLETIVA DE NITROGÊNIO GERA ECONOMIA SIGNIFICATIVA AOS MUNICÍPIOS

-FARMACÊUTICA ESCLARECE SOBRE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS POR VIA JUDICIAL

-IDOSO CONSEGUE SAIR A TEMPO DE CASA SER TOMADA POR CHAMAS

-ACIDENTE DE TRABALHO DEIXA HOMEM GRAVEMENTE FERIDO


O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ...graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.


O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, assinou nesta quinta-feira uma carta aberta dirigida ao povo dos Estados Unidos pedindo pela paz em seu país e que o presidente americano, DONALD TRUMP, tire suas mãos da Venezuela.No poder desde 2013, MADURO enfrenta o desafio imposto pelo chefe do Parlamento, JUAN GUAIDÓ, que há 15 dias disse ter assumido o Executivo interinamente diante do que ele classifica de usurpação do líder chavista. O presidente venezuelano alerta aos americanos na carta que os próximos dias definirão o futuro de nossos países entre guerra e paz. MADURO afirmou que a Venezuela não precisa dessa ajuda, e rejeita recebê-la argumentando que isso poderia levar a uma invasão armada para produzir uma mudança de governo.


Um total de 12 mil 576 guatemaltecos, hondurenhos e salvadorenhos foram deportados em janeiro dos Estados Unidos e México, para onde haviam viajado em busca de melhores oportunidades de vida. O número foi divulgado pelo Observatório Consular e Migratório de Honduras. O organismo estatal acrescentou que as deportações para os três países continuam aumentando. O Observatório detalhou que houve sei mil 168 deportados guatemaltecos, quatro mil 610 hondurenhos e mil 798 salvadorenhos. Segundo o comunicado, sete mil 270 hondurenhos retornaram voluntariamente de Guatemala e México. O organismo indicou também que entre os três países do Triângulo Norte, a cifra de deportados em 2018 esteve perto de 200 mil.


O Grupo de Contato Internacional anunciou nesta quinta-feira que enviará uma missão técnica à Venezuela para avançar com o processo eleitoral como solução pacífica para sair da crise no país. Os países do bloco também querem explorar a melhor forma possível de enviar ajuda humanitária ao país. A missão fará contato com os mais relevantes atores sociais e políticos da Venezuela, como forma de criar as condições para um processo eleitoral que garanta eleições livres, justas e transparentes. O processo deverá ser inclusivo, sem excluir ninguém que queira participar.


A confirmação do juiz que ocupará a vaga de SÉRGIO MOROna décima terceira Vara Federal de Curitiba será divulgada hoje. LUIZ ANTÔNIO BONAT, natural da capital paranaense, deve ser anunciado para o cargo, de acordo com o critério de tempo de serviço. Ao todo, 25 candidatos se inscreveram. Apenas juízes da quarta Região, que abrange do Sul do país, podiam participar da seleção. O nome de BONAT passará por julgamento pelo Conselho de Administração do TRF-4, em sessão que começa às 16horas de hoje. Somente após esse trâmite ele será nomeado. O novo juiz ficará encarregado de julgar os processos da Operação Lava Jato em primeira instância, que atualmente estão com a juíza GABRIELA HARDT. Por ser substituta, ela não pode assumir em definitivo. SÉRGIO MORO deixou o cargo de juiz federal após ser indicado para assumir o Ministério da Justiça no governo de JAIR BOLSONARO.


O ex-ministro ANTONIO PALOCCI disse em delação premiada que o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sabia antecipadamente da vigésima quarta fase da Operação Lava Jato, na qual foi conduzido coercitivamente em março de 2016. O termo de depoimento da deleção do ex-ministro faz parte de uma investigação sobre o vazamento dessa fase da operação. Segundo PALOCCI, PAULO OKAMOTO e CLARA ANT, presidente e assessora do Instituto Lula, assim que ficaram sabendo que ocorreria uma operação contra o ex-presidente, fizeram uma limpa na casa dele em Atibaia. O ex-ministro afirmou também que eles lamentaram o fato de que LULA não tenha feito o mesmo e que por isso foram encontrados documentos comprometedores na casa do ex-presidente e no sítio em Atibaia. Ainda segundo PALOCCI, documentos importantes não foram aprendidos na sede do instituto e na casa de assessores do ex-presidente do local.


Mesmo com chuva, cerca de 50 homens e 16 máquinas reviraram a lama, nesta quinta-feira no décimo quarto dia de buscas em Brumadinho. Até o momento, 157 mortes foram confirmadas na tragédia e outras 182 pessoas continuam desaparecidas. De acordo com a corporação, 250 aparelhos de geolocalização ajudam os militares que trabalham na zona quente, uma novidade que começou a ser usada. De acordo com o tenente-coronel ANDERSON PASSOS, o equipamento permite a localização em tempo real de cada bombeiro, que pode solicitar apoio e socorro.Ainda segundo o tenente-coronel, a tecnologia marca, por exemplo, quantos passos foram dados por cada bombeiro e por onde eles passaram. O Corpo de Bombeiros usa 250 aparelhos desse tipo.


Um médico neurocirurgião foi condenado a dois anos e quatro meses de prisão por cobrar para realizar cirurgias pelo Sistema Único de Saúde no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. A pena foi substituída por serviços à comunidade e pagamento de 10 salários mínimos a uma entidade social. A defesa do médico recorreu da sentença.A decisão é em resposta a uma ação do Ministério Público de Santa Catarina que no dia 9 de janeiro desse ano, determinou ainda que o médico pagasse multa e reparasse os danos causados às vítimas, sendo três mil reais para uma e cinco mil reais para outra. O promotor de Justiça EDUARDO SENS DOS SANTOS recorreu da decisão requerendo o aumento das penas. No recurso, ele pede que a multa passe para o valor de 78 mil reais, considerando o patrimônio do réu. A defesa também recorreu da decisão dizendo que os depoimentos são contraditórios e que as denúncias são inverídicas.


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou ontem que o estado já registrou mais de três mil focos do mosquito Aedes Aegypti em 116 municípios. O dado representa um crescimento de 44 vírgula sete por cento na comparação com o mesmo período de 2018. Nesta semana aDive-SC confirmou que Florianópolis registrou o primeiro caso de dengue contraído dentro do estado. Outros dois casos da doença foram registrados este ano, mas importados do Acre e Goiás. O boletim da Dive analisou a situação dos focos e transmissão da doença pelo mosquito entre 30 de dezembro e 2 de fevereiro de 2019. No mesmo período do ano passado, havia dois mil 133 focos em 95 municípios. O estado também considera que 76 municípios catarinenses estão infestados, o que representa um aumento de 18 vírgula sete por cento com relação ao mesmo período de 2018, quando eram 64 nessa situação.


A Celesc vai revisar a conta de luz do mês de janeiro de mil e 200 consumidores de baixa renda, conforme ficou decidido em acordo nesta quinta-feira entre o Ministério Público de Santa Catarina e os Procons estadual e de Florianópolis. No mês passado, o MP catarinense instaurou uma investigação após após uma série de reclamações de consumidores sobre os valores cobrados na fatura de energia do último mês. O prazo para as novas medições e apresentação do resultado, constatando se houve ou não erro na fatura, é de 60 dias. A Celesc também se comprometeu a não cortar a luz dos consumidores que terão a conta re-analisada no mês de janeiro, e que ainda não pagaram a fatura.


-PREFEITURA DE BELMONTE RETOMA ATENDIMENTO NORMAL APÓS TRÊS MESES DE TURNO ÚNICO

-OITAVA EXTENOLEITE SERÁ LANÇADA OFICIALMENTE NESTA SEXTA-FEIRA

-COMPRA COLETIVA DE NITROGÊNIO GERA ECONOMIA SIGNIFICATIVA AOS MUNICÍPIOS

-FARMACÊUTICA ESCLARECE SOBRE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS POR VIA JUDICIAL


Rodeio integra comemorações do aniversário do município. O décimo sexto Rodeio Crioulo Interestadual de Itapiranga é realizado pelo CTG Portão do Oeste, em parceria com a Estância Seu Chico. A programação inicia hoje, na localidade de Laranjeira e prossegue até o final da tarde de domingo. Conforme integrante da comissão organizadora, LAZIE DE COL, o rodeio demanda organização e planejamento com bastante antecedência para licença dos órgão competentes. Destaca a fiscalização rigorosa que ocorre para o bem estar animal, nos cuidados com o gado e cavalos. Salienta que a programação faz parte dos eventos oficiais da décima terceira região tradicionalista.


A premiação será em dinheiro e troféus nas modalidades oficiais dos rodeios promovidos nas regras do Movimento Tradicionalista Gaúcho. DE COL demonstra otimismo para um grande número de equipes nos três dias de competição em Itapiranga. O rodeio crioulo também faz parte das comemorações dos 65 anos de emancipação de Itapiranga. na programação de sábado ocorrem às competições dos Jogos Abertos do município. LAZIE DE COL chama atenção para um momento especial nos rodeios que a Oração da Ave Maria, às 18 horas de sábado, com homenagens a laçadores já falecidos. Os três dias de programação terá ingresso livre.


Escola municipal de dança de Mondaí abre matrículas para novos alunos. Podem se inscrever alunos na faixa etária dos cinco aos 15 anos. As inscrições seguem até o início do mês de março. As inscrições podem ser realizadas diretamente com a professora de dança VANDERLIZE BLANK WILLMS. O local das aulas de dança, que era na Casa da Cultura, foi transferido para o Colégio Arthur Deiss. A professora destaca que as aulas de dança para crianças e adolescentes favorecem o desenvolvimento físico cognitivo e motor das crianças, promovendo ritmo, coordenação espacial, agilidade, força, flexibilidade, disciplina e concentração. Após o período de matrículas, o dia de início das aulas será divulgado.Atualmente a escolinha de dança de Mondaí possui 65 alunos inscritos e já participou de diversos festivais, estaduais e regionais, tendo conquistado 27 títulos. O telefone para as inscrições é o 49 99173-1270.


Inscrições para concurso público em Belmonte estão abertas até dia 20 de fevereiro. A vaga é para contratação um educador físico para atuar no Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família e Estratégia Saúde da Família do município. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro, de forma presencial ou pela internet. O valor da taxa de inscrição é de 70 reais. Doadores de sangue e medula poderão solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. A responsável pelo setor de recursos humanos, JUSELENE GIUMBELLI, salienta que o edital está disponível no portal da Ameosc e da prefeitura. A vaga exige nível superior em educação física com registro profissional no Conselho Regional de Educação Física. A remuneração mensal do cargo dependerá da carga horária a ser exercida, podendo chegar a três mil reais. A prova objetiva será aplicada dia nove de março, na Escola Básica Professor Francisco Brasinha Dias de Belmonte.


Volta as aulas no colégio Padre Vendelino Seidel será organizada por turmas. O diretor da escola, PEDRO GAUER, destaca que essa forma de retorno as aulas já foi adotada no ano passado e será repetida em função da boa funcionalidade. Ele explica que na segunda-feira, pela parte da manhã, retornam a escola todos os alunos do ensino médio inovador, totalizando sete turmas, inclusive a turma da primeira série do ensino médio inovador que irá frequentar as aulas no período vespertino. Também retornam pela manhã as três turmas do ensino fundamental anos finais, sétimo, oitavo e nono ano. Já à tarde, retornam a escola os alunos dos anos finais, sexto, sétimo, oitavo e nono ano. O retorno dos alunos do primeiro ao quinto ano será somente na terça-feira. O diretor comenta que os alunos que retornaram a escola na segunda-feira não terão aula na terça-feira. A partir de quarta-feira cada turma frequenta o turno matriculado.


Mondaí já registra 38 focos do mosquito da dengue desde o início do ano. A maioria dos focos foi encontrada em algumas das 30 armadilhas instaladas no município. A enfermeira e coordenadora da dengue, CAREN RODRIGUES, destaca que na última semana foi realizada a dedetização das bocas de lobo. Com esse trabalho o objetivo é reduzir a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue, insetos e pragas diversas. Além disso, a coordenadora cita também o trabalho dos três agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde que orientam as famílias nas visitas mensais. CAREN chama atenção para acidentes com animais peçonhentos, também sendo necessário o cuidado da população, por exemplo, no uso de calçados e na proteção em serviços a campo. A coordenadora comenta que a população tem recebido bem os agentes para a orientação e a vistoria nas residências. Ela lembra que essa visita na residência está amparada pela legislação.


Prefeitura de Belmonte retoma atendimento normal após três meses de turno único. O horário diferenciado de atendimento ao público estava vigente desde o início de novembro, com o objetivo de promover economia administrativa e contenção de despesas. Conforme o vice-prefeito, CLEOMAR PISONI, com a revogação do decreto, o horário de atendimento volta a ser das sete e 30 as 11 e 30 e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Ele destaca que com o turno único foi possível otimizar as despesas na reta final do ano para o encerramento do exercício, bem como, assegurar recursos para investimentos no município. O vice-prefeito comenta queo município também tinha o compromisso de pagar precatórias, que somavam mais de dois milhões de reais. Até junho a prefeitura estima pagar mais 200 mil reais em dívidas, relacionadas a ação trabalhistas de funcionários de gestões anteriores.


Comitê da Bacia Hidrográfica recebe recursos para ações de conservação da água. O governo do estado destinou um milhão e 700 mil reais para ações de preservação da água no Oeste de Santa Catarina. Os recursos serão divididos para quatro comitês. Conforme o coordenador do Plano de Recursos Hídricos, ANDERSON RHODEN, a gestão deste dinheiro será feita pela ECOPEF, Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann, na cidade de Seara. É uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Salienta que o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e afluentes do Peperi-Guaçu tem na gestão 2017–2019, o presidente GIOVANI TEIXEIRA. O Comitê tem sede em São Miguel do oeste, abrange 35 municípios e já teve investimento de um milhão e 300 mil reais para a realização de estudos detalhados com participação de vários profissionais.


O coordenador do Plano de Recursos Hídricos lembra que o documento é para ser usado pela sociedade. Em 2018, por ser ano eleitoral, faltou a liberação de recursos. Com a verba garantida será possível o Comitê receber profissionais para propor ações visando a gestão de qualidade e quantidade de água. Segundo ANDERSON RHODEN, o Plano de Recursos Hídricos tem bastante informações para aplicação em vários ações do poder público e de empresas. Observa que os recursos motivam o Comitê para implementar projetos para sanar problemas com envolvimento de representantes da sociedade civil, poder público e usuários de água. ROHDEN considera que o documento também é importante para os municípios terem melhor gestão do saneamento básico e da água. Informações podem contribuir na elaboração de projetos na busca de recursos nos governos estadual e federal.


Agrônomo aponta os principais problemas na Bacia hidrográfica da região. ANDERSON RHODEN cita a preocupação com a baixa qualidade da água, falta de preservação e ambiental e descaso com a água do subsolo. Durante o estudo foi constatado grande volume de microrganismos contaminantes, bactérias que caracterizam falta de saneamento básico. Salienta ainda a importância da recuperação da mata ciliar em praticamente todos os rios da região visando a proteção contra vários contaminantes. RHODEN alerta para a necessidade de ter melhor controle do uso da água subterrânea. Informa que existem postos em operação e não cadastrados, além de grande número de poços abandonados e sem a devida contenção de contaminantes da água que está no subsolo. Para o agrônomo é fundamental o saneamento básico, mata ciliar e cuidado com água subterrânea para garantir quantidade e qualidade da água na região.


Oitava Extenoleite de Santa Helena será lançada oficialmente nesta sexta-feira. Conforme o prefeito, LUIZ GLUITZ, a noite de hoje, a partir das 20 horas, na área coberta do ginásio municipal, será uma oportunidade para mostrar a toda população o que a feira irá oferecer, de 22 a 24 de março. O prefeito destaca que a Extenoleite terá atrações e novidades principalmente no setor agropecuário, mas também indústria e comércio, além da festa do queijo que integra a programação. LUIZ GLUITZ ressalta que a partir de hoje estará disponível o material para intensificar a divulgação da feira. O evento na noite de hoje terá a presença do coral, soberanas da Extenoleite, autoridades da região, expositores e o convite especial a população em geral. A comissão central organizadora, junto com as sub-comissões, vem se reunindo periodicamente para a organização de toda programação, trabalho que o prefeito cita que tem o apoio das secretarias municipais.


O presidente da CCO, MOACIR LAZAROTTO, ressalta que a feira surgiu para valorizar os produtores de leite, que já estão sendo visitados para orientação da preparação dos animais que serão expostos. Dos 77 estandes disponibilizados, 95% já foram comercializados. Novos espaços para exposição serão criados para atender a demanda. Em relação aos shows, a atração principal será a dupla HUMBERTO e RONALDO, no sábado, 23 de março. Para o show já está disponível o segundo lote de ingressos. O show nacional terá a abertura da dupla FELIPE e FERNANDO de Iporã do Oeste. Os demais shows são com o Grupo Fogo de Chão e a Banda Passarela, sem cobrança de ingresso.


Compra coletiva de nitrogênio gera economia significativa aos municípios da AMEOSC. De acordo com o secretário de agricultura, HENRIQUE KICKOW, anteriormente os municípios faziam a compra individual de nitrogênio, e a partir do ano passado, o colegiado de agricultura da AMEOSC discutiu a possibilidade da compra coletiva do material. O secretário destaca que no final do ano passado ocorreu a primeira compra coletiva, que possibilitou uma economia significativa aos municípios. O litro do nitrogênio que para Iporã do Oeste custava dois reais e 50 centavos, com a licitação da compra coletiva, reduziu para um real e 50 centavos. HENRIQUE KICKOW cita que a compra coletiva irá representar uma economia de 40% durante o ano, o que em valores representa 16 mil reais.


Em 2018 a secretaria de agricultura de Iporã do Oeste investiu quase 40 mil reais na compra de nitrogênio. Já para este ano a previsão é de um gasto de 25 mil reais com a compra coletiva pela AMEOSC. O secretário de agricultura comenta que a economia irá permitir o investimento do recurso em outras ações do setor. HENRIQUE KICKOW cita que o município já vem investindo na capacitação dos agricultores para a inseminação e compra de botijões. O secretário destaca que estão abertas inscrições para um novo curso de inseminação e já foram licitados 15 botijões para cedencia aos produtores interessados e que participarem desta capacitação. O preço normal de um botijão, em média dois mil e 400 reais, na licitação reduziu para mil e 800 reais.


Em comunidades menores serão organizados grupos de agricultores para a cedencia dos botijões. O secretário de agricultura lembra que nesse caso um agricultor capacitado será o responsável pelo manejo do botijão. O curso que está com inscrições abertas inicia assim que houver um grupo de pelo menos dez agricultores. A prática será repassada aos agricultores em propriedade do município ou cidades vizinhas. Hoje em Iporã do Oeste já são 130 produtores que possuem botijão próprio. Além disso, há um botijão cedido para um grupo de agricultores, e mais um está disponível para cedencia. HENRIQUE KICKOW lembra que o abastecimento que estava previsto para hoje foi transferido para segunda-feira, às 13 horas e 30 minutos, em função de problemas na logística da empresa responsável.


Farmacêutica esclarece sobre fornecimento de medicamentos aos pacientes por via judicial. Conforme a farmacêutica da secretaria de saúde de Descanso, LAURA ZANDONÁ, a lista de medicamentos, que são fornecidos aos pacientes, segue o que define a Rename, a relação nacional de medicamentos judiciais elaborada pelo ministério da saúde. Essa lista de medicamentos é obrigatória na farmácia básica, e diz respeito tanto aos remédios contínuos como os demais usados em patologias diversas. A farmacêutica enfatiza que a Rename define a relação dos medicamentos básicos, e para os medicamentos contínuos e de alto custo são utilizados os protocolos clínicos estabelecidos pelo componente estratégico de assistência farmacêutica, o CEAF. Quando o paciente se enquadra nas patologias deste protocolo, como Alzheimer, Parkinson, esquizofrenia, bipolaridade e reumatismo, é possível solicitar a medicação do estado.


Quando o medicamento não está previsto nem pela lista da Rename, nem pelo componente estratégico de assistência farmacêutica, é feito o encaminhamento para obtenção do remédio via judicial. A farmacêutica LAURA ZANDONÁ explica que o primeiro passo para essa solicitação é a negativa do município, informando que não pode arcar com o medicamento. Na sequencia o paciente procura o fórum para a solicitação do remédio via judicial. A farmacêutica enfatiza que os pacientes são orientados a apenas procurar o encaminhamento judicial se o medicamento tiver um custo muito alto. Isso porque é o juiz que vai decidir se o remédio terá que ser fornecido pelo município ou pelo estado. Hoje apenas três pacientes recebem medicamento via judicial em que o município é o responsável pelo pagamento.


O valor de cada medicamento que o paciente recebe via judicial depende de cada patologia. A farmacêutica explica que em patologias básicas os medicamentos variam de 50 a 100 reais, podendo chegar até oito mil reais em casos de tratamento da oncologia. LAURA ZANDONÁ lembra que os valores investidos por ano no pagamento de medicamentos via judicial variam conforme a definição das sentenças da justiça favoráveis ao município ou ao estado.O secretário de saúde de Descanso CLEBER RECH ressalta que quando são divulgadas decisões judiciais em que o município fica intimado a pagar os medicamentos, é necessário remanejar recursos para esta finalidade. O secretário enfatiza que sempre que o município é intimado busca ressarcir o valor posteriormente e fazer o encaminhamento para que o estado faça o pagamento do remédio.


-IDOSO CONSEGUE SAIR A TEMPO DE CASA SER TOMADA POR CHAMAS

-ACIDENTE DE TRABALHO DEIXA HOMEM GRAVEMENTE FERIDO


Objeto na pista provoca queda de moto no interior e deixa homem ferido. O acidente ocorreu por volta das 14 horas de ontem, na linha Araçazinho, interior de Cunha Porã. O piloto, de 27 anos, foi encontrado pelos bombeiros sentado na cadeira de uma residência, taquicárdico. O motociclista relatou ter sofrido queda de moto ao atingir uma corrente que estava estendida na estrada. Ele teve ferimento no cotovelo e tornozelo esquerdo com suspeita de fratura, escoriação na mão direita, no ombro esquerdo e na região do quadril. Após atendimento dos bombeiros, a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro da Fundação Hospitalar de Cunha Porã.


Polícia Militar Rodoviária atende dois acidentes nesta quinta-feira. O primeiro acidente ocorreu por volta das oito horas e 30 minutos de ontem, na SC 305 em Anchieta. Foi um atropelamento de animal envolvendo a motocicleta HONDA/XLR 125 emplacada em Palma Sola. O motociclista, de 61 anos, teve ferimentos leves. O animal envolvido no acidente de trânsito era em bovino. A Polícia Militar Rodoviária também atendeu um acidente, por volta das 17 horas e 30 minutos de ontem, na SC163 em Descanso. Foi um tombamento, envolvendo a moto Honda Biz 125 placa São Miguel do Oeste, conduzida por uma mulher de 21 anos, que sofreu ferimentos leves.


Homem fica ferido em acidente entre carro e moto. O piloto de uma motocicleta CG 150, com placa de São Miguel do Oeste, sofreu ferimentos em uma das pernas depois de colidir com um Fiesta de Barra Bonita. O acidente foi na esquina das Ruas Men de Sá com Padre Aurélio Canzi, no centro. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros ao piloto de 31 anos. Populares também auxiliaram no socorro ao homem que apresentava escoriações nos pés e em um dos braços. A motorista do carro nada sofreu.


Após furtar moedas de empresa, homem se esconde em matagal, mas acaba preso. A Polícia Militar atendeu por volta das 16 horas uma ocorrência de furto em um comércio na Rua 15 de Novembro, em São Miguel do Oeste. A guarnição foi acionada pelo proprietário do estabelecimento que flagrou dois homens furtando. Quando perceberam a presença do solicitante saíram correndo, sendo observados por populares. Um dos homens havia se escondido em um matagal. A guarnição fez a abordagem e encontrou com ele várias moedas. O homem e os objetos foram reconhecidos pela vítima e o ladrão foi preso.


Colisão próxima ao trevo de Iporã do Oeste envolve carro e moto. O acidente ocorreu por volta das nove horas da manhã de hoje, na Esquina Gaúcha, próximo ao trevo de acesso a Mondaí. A colisão envolveu uma Saveiro de Iporã do Oeste, conduzida por um homem de 22 anos, e uma moto Honda CBX 250, placas de Santa Helena, pilotada por um homem de 28 anos. Os dois veículos trafegavam no sentido trevo ao centro da cidade. A moto colidiu na lateral traseira do carro quando o Saveiro ia entrar a esquerda, na rua Claudino Henn. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não houve necessidade de atendimento em função de não haver feridos. A Polícia Militar também esteve no local.


Idoso consegue sair a tempo de casa ser tomada por chamas. Por volta de uma hora e 20 minutos da madrugada de hoje o Corpo de Bombeiros Militar de SMOeste foi acionado para atender a um incêndio em residência na Rua Sebaldo Wunch, Bairro Progresso. A casa mista, medindo aproximadamente 60 metros quadrados, estava tomada pelas chamas. No combate as chamas e o rescaldo foram utilizados 17 mil litros de água. Segundo relatos de populares, na residência havia apenas um morador, que já se encontrava fora da casa. Ao conversar com o morador, de 77 anos, ele informou que estava dormindo quando acordou com barulhos e estalos. Como na residência não havia energia, após acordar o idoso viu a casa tomada pelas chamas e fumaça. Ele não conseguia acessar a porta da residência e para se salvar se obrigou a sair por uma das janela da casa. A guarnição encaminhou o idoso ao hospital regional.


Acidente de trabalho deixa homem gravemente ferido. A ocorrência foi registrada às 16 horas desta quinta-feira, em Palma Sola. Segundo o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada para o atendimento de três vítimas que caíram de aproximadamente oito metros de altura. Segundo informações, elas estavam em um andaime de construção civil, na avenida Crestani, no centro do município, quando houve a queda. FABIO ZANELLA, de 21 anos, teve um corte no rosto, fratura no braço direito e contusão no tórax. JORGE DOS SANTOS de 60 anos, foi encontrado com fratura no braço direito e dores na pélvis. Já VELSI RIBEIRO, de 38 anos, teve ferimentos graves. Os bombeiros encontraram o homem com sinais vitais alterados, dores na coluna, suspeita de fratura nas costelas e outros ferimentos. Todos foram conduzidos ao hospital do município.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.